quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Sonho de décadas: veja os bastidores do anúncio da nova ponte do Guaíba

Sonho de décadas: veja os bastidores do anúncio da nova ponte do Guaíba

Obra deverá ser construída com recursos públicos, a um custo estimado de R$ 900 milhões

Sonho de décadas: veja os bastidores do anúncio da nova ponte do Guaíba Roberto Stuckert Filho/Divulgação
Em um dos armazéns do Cais Mauá, presidente da República fez o anúncio tão esperado pelos gaúchos Foto: Roberto Stuckert Filho / Divulgação
 
Depois de 18 minutos de discurso, a presidente da República confirmou na terça-feira uma obra reivindicada há anos pelos gaúchos. Combinando sorrisos e improvisos diante de uma plateia eclética, de empresários, agricultores e gestores públicos, Dilma Rousseff anunciou a construção da segunda ponte do Guaíba, antecipada por Zero Hora na edição de ontem.

A presidente introduziu o assunto às 17h24min, ao se referir à atual travessia como um “gargalo”. O efeito foi imediato: a expectativa fez ranger as cadeiras de plástico. Em seguida, um silêncio esperançoso tomou o pavilhão B do Cais do Porto, onde ocorria a cerimônia. Homens e mulheres vestidos com trajes sociais suavam. Ventiladores tentavam, em vão, amenizar o calor.

Diante do púlpito, Dilma manteve o suspense por mais dois minutos. Dedo em riste, lembrou que a antiga — porém única — passagem fora inaugurada em dezembro de 1958, projetada por engenheiros alemães, com o que de melhor se tinha na época. Para em seguida dizer, em tom de triunfo, que espera contar, dessa vez, “com engenheiros brasileiros”, mesmo que descendentes de alemães.

— Cinquenta e três anos depois, fico muito feliz de estar aqui, dizendo que o governo federal vai anunciar hoje a construção da segunda ponte do Guaíba — arrematou Dilma.

Gritos, assovios e palmas obrigaram a presidente a parar de falar por 30 segundos. O barulho parou, mas o burburinho mesclado com euforia, não. A mineira recomeçou, elevando o tom de voz:

— Esse antigo e importante sonho de todos os gaúchos e gaúchas começa hoje (ontem) a se transformar em realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...