sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Receita disponibiliza aplicativo para auxiliar contribuintes

Receita disponibiliza aplicativo para auxiliar contribuintes

Função do programa é arquivar comprovantes de despesas e pagamentos efetuados ao longo do ano e movimentação de bens e direitos



Com o intuito de descomplicar ainda mais a vida dos contribuintes a Receita lançou um dispositivo que busca auxiliar os contribuintes a organizarem os documentos necessários para prestação de conta com o Leão em 2015. O aplicativo, disponível no site da Receita, é uma espécie de esboço que o contribuinte faz antes de realizar a declaração do IR.
O programa, que também pode ser acessado através de dispositivos móveis, tem como função base arquivar comprovantes de despesas com dependentes, médicos, dentistas, rendimentos, pagamentos efetuados ao longo do ano e movimentação de bens e direitos. Uma vez arquivado, os comprovantes poderão ser importados posteriormente para a declaração do imposto de renda.
De acordo com o especialista Francisco Arrighi, diretor da Fradema Consultores Tributários, este acompanhamento mensal não tem objetivo de enviar dados ou informações ao fisco antecipadamente. “Sempre insistimos em um controle de receitas com totais de depósitos, agora neste 'rascunho' ficará mais fácil controlar tudo isso”, explica Arrighi.
Além disso, considerando a nova era da informática, os contribuintes que tiverem dúvidas em rendas ou valores de declarações anteriores, no momento em que forem realizar a declaração do IR em 2015, podem também realizar a certificação digital da RFB, para obter mais informações diretamente do Banco de Dados da Receita, diminuindo as chances de erros na execução na DIPF.

Como trabalhavam (ou trabalham) 10 grandes gênios

Como trabalhavam (ou trabalham) 10 grandes gênios

Confira hábitos comuns de nomes como Einstein, Mozart, Picasso e Stephen King



Algumas pessoas acordam cedo para trabalhar, outras preferem virar a madrugada produzindo. Algumas preferem ter lugares e horários e lugares específicos para criar, enquanto outras são indiferentes. Para grandes cientistas, pensadores e artistas da história, isso não é diferente, mesmo que alguns tenham costumes, digamos, um pouco menos convencionais.
Confira alguns hábitos de grandes gênios, que estão reunidos no livro "Os Segredos dos Grandes Artistas", de Mason Currey:
Mozart
Mozart era um gênio muito ocupado. Aos 25 anos, o compositor tentava a vida como músico independente em Viena e tinha uma rotina agitada. Ele se dividia entre concertos, aulas particulares, visitas sociais a benfeitores ricos e encontros com sua futura esposa, Constanze. Ao final do dia, não lhe restava muito tempo para compor. A solução era diminuir as horas de sono: Mozart só dormia 5 horas por dia.
Beethoven
Ao contrário de Mozart, que precisava encontrar tempo para compor, Beethoven fazia disso sua principal tarefa do dia. Ele trabalhava durante duas ou três horas e fazia pausas para caminhadas, que estimulavam sua criatividade. Nesses momentos, o músico sempre levava lápis e folhas de papel de partitura para registrar eventuais ideias. Nos meses mais quentes, que eram mais agradáveis para caminhar ao ar livre, sua produtividade era maior.

Picasso
Picasso, depois de já ter certa fama como pintor, morava em um apartamento com um estúdio imenso e arejado, onde se trancava durante horas. Ninguém podia entrar no lugar sem sua permissão. O pintor tentava ser sociável quando em companhia de outras pessoas, mas, segundo sua namorada Fernande, às vezes, ele ficava tão concentrado que passava refeições inteiras sem falar nada. Pintando, Picasso podia passar três ou quatro horas em pé sem sentir o menor sinal de cansaço.
Albert Einstein
O físico, lembrado sempre como uma figura excêntrica, levou uma vida bem normal, para a surpresa de muita gente. Durante seus anos como professor na universidade de Princeton, sua rotina era tranquila, com trabalho pela manhã e um cochilo depois do almoço. O cientista só não gostava de perder tempo com coisas que considerava desnecessárias, como vestir meias e suspensórios. Seu cabelo longo e desgrenhado era resultado da falta de vontade do cientista de ir a um barbeiro, por achar que também era perda de tempo.
Stephen King 
Como um dos maiores autores da atualidade chegou à marca de mais de 60 livros publicados? Escrevendo muito, todos os dias. Stephen King tem uma meta diária que vale para todos os dias do ano, sem exceção: escrever 2 mil palavras toda manhã. Ele afirmou em seu livro On Writing que assim como criamos uma rotina do sono, é possível criar uma rotina para escrever, com preparação e um ambiente específico.
Agatha Christie 
A escritora Agatha Christie tinha um problema quando jornalistas pediam para ver sua escrivaninha e seu ambiente de trabalho. Ela não possuía nenhum dos dois. "Eu só precisava de uma mesa estável e de uma máquina de escrever", afirmou. Dessa forma, as séries de romances dos detetives Hercule Poirot e Miss Marple nasceram entre a sala de jantar e um lavatório com tampo de mármore.

Woody Allen 
O ator, roteirista e diretor Woody Allen, afirmou que a parte mais difícil de seu processo de criação é finalizar uma história em sua cabeça. Suas narrativas têm impasses que só são resolvidos se Allen trocar de ambiente ou fizer algo diferente. "Ao longo dos anos, constatei que qualquer mudança momentânea estimula uma descarga renovada de energia mental", ele disse. Sua mudança favorita é tomar um banho quente.

René Descartes
O filósofo francês René Descartes tinha o hábito de acordar tarde. Ele não saía da cama antes das onze da manhã e acreditava que a ociosidade era essencial para o trabalho mental. Sua vida mudou, entretanto, quando aceitou um cargo na corte da Rainha Cristina da Suécia: ele precisava acordar às cinco horas da manhã para dar aulas à jovem regente. A nova rotina e o frio do país acabaram sendo demais para o rapaz, que morreu pouco mais de um mês depois de sair da França, aparentemente com pneumonia.
Charles Darwin
Darwin passou anos dedicando-se aos estudos sobre sua Teoria da Evolução. Durante mais de uma década, ele guardou suas ideias com medo de ser rejeitado na comunidade científica e na sociedade inglesa e perder sua credibilidade. Antes de expor sua teoria, passou anos apresentando os mais diversos estudos, sobre crustáceos, abelhas, flores e geologia sul-americana. Só depois de ganhar uma Medalha Real por seu trabalho e de sentir que havia construído uma boa reputação como cientista, ele publicou a teoria que revolucionou a ciência. 
Andy Warhol 
Andy Warhol foi pintor, escritor, empresário, cineasta e uma das maiores figuras do movimento de pop art. Sua rotina era cheia de compromissos e o tempo que dedicava à criação de projetos variava. Mas durante dez anos, depois de criar a revista Interview, em 1969, Warhol adquiriu um hábito diário. Ele saía para caminhadas pela cidade de Nova York levando diversos exemplares da revista. Durante seu trajeto, Warhol entregava a publicação a lojistas, na esperança de que alguns deles quisessem anunciar na publicação, e a fãs que o abordavam nas ruas.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Site transmite imagens de mais de 70 mil câmeras de segurança

Site transmite imagens de mais de 70 mil câmeras de segurança

O domínio Insecam.com reúne dispositivos de cerca de 150 países




Câmeras de segurança IP, aquelas usadas para monitoramento por protocolo de internet, estão cada vez mais comuns pois oferecem a possibilidade de acompanhar em tempo real o que acontece em uma residência, escritório ou outro ambiente, pela internet. Se estiverem mal configuradas, porém, essas câmeras podem causar problemas relacionados à privacidade do usuário. O site Insecam.com é um exemplo: o domínio reúne mais de 70 mil câmeras ao redor do mundo, transmitindo em tempo real as imagens vindas desses aparelhos, inclusive de quartos e cômodos íntimos.
As imagens feitas por essas câmeras podem ser acessadas porque estão protegidas apenas pela senha padrão do aparelho, "admin", ou seja, os usuários não personalizaram a senha de acesso. Os responsáveis pela página afirmam listar as câmeras e transmitir as imagens como forma de conscientizar usuários sobre a necessidade de mudar a senha padrão de dispositivos como as câmeras de monitoramento IP.
O site norte-americano Motherboard, ligado ao Vice, fez reportagem em outubro mostrando como o acesso aos links poderia prejudicar usuários. O administrador do Insecam.com rebateu a afirmando que existência do site pode chamar atenção para a gravidade do problema, que segundo ele foi ignorada durante muitos anos. Até agora ele não recebeu reclamações nem pedidos por remoção de alguma câmera da listagem, apesar de estar na descrição do site que qualquer pessoa que se sentir prejudicada ou exposta pode fazer isso.
O problema apontado pelo professor Matthew Green, entrevistado pelo Motherboard, é que as pessoas passíveis de serem observadas através do Insecam.com sequer fazem ideia dessa possibilidade, e isso pode explicar o porquê da falta de reclamações. Felizmente, uma vez ciente do problema, o usuário pode simplesmente alterar a senha padrão de "admin" para uma mais segura e automaticamente será retirado da listagem do Insecam.com. Fabricantes de câmeras listadas na página falaram ao Motherboard afirmando que incentivam a mudança de senha. Resta descobrir se os manuais dos dispositivos oferecem ao clientes a informação de que ao não trocar a senha podem ficar expostos.
Você acha que o Insecam.com é uma boa forma de tratar do problema? Ou é apenas invasão de privacidade? Deixe sua opinião.

WhatsApp

Duas formas de ler mensagens sem ser dedurado pelo novo recurso do WhatsApp

Mais uma vez as redes sociais mostraram seu poder de adaptação




Após a polêmica por causa da nova ferramenta do WhatsApp que revela a um usuário quando um destinatário visualiza sua mensagem, a internet mais uma vez mostrou seu poder de adaptação e algumas formas de burlar o novo sistema de aviso do aplicativo já foram descobertas. Separamos duas, testamos para verificar a veracidade e comprovamos: elas funcionam (pelo menos, por enquanto).
Uma delas, a mais fácil e simples, é também a mais problemática: ler através das notificações. Quando algo é enviado para você através do WhatsApp, o sistema de notificação do celular revela o conteúdo da mensagem, possibilitando a leitura. O problema é que quando se recebe várias mensagens, o aplicativo automaticamente unifica todas, revelando apenas a quantidade.
A segunda é bem mais eficaz - e também um pouco mais complicada. Ao receber as mensagens, o usuário deverá ligar o "modo avião" do celular primeiro, para somente depois abrir o aplicativo e ler o que foi enviado. Dessa maneira, os tracinhos que indicam a leitura não ficam azuis.

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...