SÃO PAULO - Em 2012, não é esperado um crescimento significativo da inadimplência, porém, para que essa expectativa seja atendida, o consumidor deve ter cautela na hora de fazer as compras, principalmente com os parcelamentos mais longos.

Segundo o presidente da TeleCheque, José Antônio Praxedes Neto, o aumento da renda das famílias deve manter essa expectativa. “Estou tranquilo com as perspectivas de riscos para o ano que vem, porque a população que está realmente alavancando o crescimento do consumo no Brasil ainda tem uma perspectiva de crescimento de massa salarial muito grande, principalmente por causa desse boom de crescimento interno, que deve acontecer por causa de eventos como Copa e Olimpíada”, comenta.

Já o assessor Econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida, afirma que tanto consumidores quanto empresários devem ter cuidado com um possível aumento da inadimplência. “Precisamos recomendar um certo cuidado, pois estimular o consumo de uma pessoa mais endividada vai exigir cautela de todos envolvidos no crédito: por parte do consumidor, nas suas compras, e da parte do empresário, fazer uma boa avaliação de risco e usar o cadastro positivo. Já por parte do governo, ele terá que ver quanto isso será eficiente como política de redução de juros e de estímulo ao consumo neste ambiente de maior endividamento”, explica.