sábado, 14 de janeiro de 2012

Inscrições para bolsas do ProUni começam neste sábado

Inscrições para bolsas do ProUni começam neste sábado


As inscrições para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) começam neste sábado e vão até 19 de janeiro, no site http://siteprouni.mec.gov.br.

Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

Ao todo, estão sendo oferecidas 195.030 bolsas para novos alunos que vão ingressar no ensino superior no primeiro semestre de 2012. São 98.728 bolsas integrais e 96.302 bolsas parciais.

No site prounialuno.mec.gov.br/, o candidato pode consultar o total de vagas de cada curso, distribuído por escola. Participam do ProUni 1.321 instituições de ensino, entre universidades, centros universitários e faculdades.

Acidente com navio italiano de cruzeiro

Acidente com navio italiano de cruzeiro deixa ao menos 3 mortos



Acidente com navio italiano de cruzeiro deixa ao menos 3 mortos
REUTERS
Por Antonio Denti

PORTO SANTO STEFANO, 14 Jan (Reuters) - Pelo menos três pessoas morreram depois que um navio italiano de cruzeiro encalhou e tombou com mais de 4 mil pessoas a bordo. As equipes de resgate continuavam procurando outras vítimas.

A operação de resgate envolvendo botes salva-vidas, navios e helicópteros prosseguia horas depois de o navio Costa Concordia, de 114.500 toneladas, ter se chocado contra um banco de areia perto da ilha de Giglio na noite de sexta-feira. Fotos mostram um enorme rombo numa parte lateral.

"No momento temos cerca de 40 homens no trabalho e aguardamos a chegada de equipes especializadas em mergulho para checar todo o interior do navio", disse o porta-voz da corporação de bombeiros, Luca Cari.

"Não descartamos a possibilidade de que mais pessoas estejam desaparecidas. Isto é difícil porque o navio é enorme", declarou Cari, acrescentando que a embarcação estava tombada para um lado sobre o banco de areia e provavelmente não vai afundar mais do que isso.

Os passageiros disseram que o acidente ocorreu durante o horário do jantar.

PÂNICO

"Estávamos sentados para jantar e ouvimos aquele grande estrondo. Acho que ele bateu em algumas rochas. Houve muito pânico, as mesas viraram, os copos voaram para todos os lados e nós corremos para os decks onde colocamos nossos coletes salva-vidas", relatou a passageira Maria Parmegiano Alfonsi à TV italiana Sky.

Segundo a emissora, a polícia e passageiros disseram que algumas pessoas saltaram do navio, que tem 290 metros de comprimento.

O luxuoso navio de vários andares submergiu parcialmente a apenas centenas de metros da costa. As autoridades não quiseram levantar hipóteses sobre as causas do acidente.

"Certamente haverá uma investigação, mas neste estágio é impossível determinar exatamente o que aconteceu", disse Italo Spalvieri, de uma corporação da polícia no vizinho porto de Livorno.

Muitos dos 3.200 passageiros e 1.023 tripulantes foram levados para o porto de Santo Stefano, no continente, onde estavam abrigados em escolas, igrejas e outros edifícios públicos.

O website da operadora do cruzeiro, a Costa Crociere, com sede em Gênova, aparentemente entrou em colapso diante do volume de acessos, mas a empresa pôs à disposição uma linha telefônica para responder aos pedidos de informação. A Costa informou que vai cooperar plenamente com as autoridades.

Não há informações sobre a identidade das vítimas. Acredita-se que, na maioria, os passageiros sejam italianos, mas também haveria pessoas de muitas outras nacionalidades a bordo.

(Reportagem adicional de Philip Pullella e James Mackenzie em Roma e Ognibene em Florença)

FMI questiona índice de inflação da Argentina

FMI questiona índice de inflação da Argentina


O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou que nos próximos dias vai avaliar o índice de inflação elaborado pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec) da Argentina. Há suspeitas de que os governos do ex-presidente Néstor Kirchner (2003-2007) e de sua mulher e sucessora, Cristina Kirchner, manipulam o indicador.

O organismo destacou que 'não serão aplicadas sanções contra a Argentina'. No entanto, também indicou que não descarta a avaliação de 'medidas baseadas nas recomendações que farão os integrantes da diretoria (do Fundo)'.

Nos últimos anos, o Fundo fez várias críticas ao sistema do Indec. Mas, em julho passado, o governo Kirchner - representado pelo então ministro da Economia, Amado Boudou, atual vice-presidente -, comprometeu-se com representantes do FMI a 'melhorar' e 'normalizar' as estatísticas, especialmente as relativas à inflação.

O prazo de 180 dias dado pelo Fundo para que o governo argentino comece a aplicar as recomendações dadas por duas missões técnicas do Fundo venceu ontem. Nesse período, o governo Kirchner não apresentou nenhuma medida para a 'normalização' dos índices.

Ao longo de 2011, o governo da presidente Cristina deixou de lado o tom de confronto utilizado durante anos com o FMI. No ano passado, quando foi reeleita, Cristina Kirchner - pela primeira vez desde que o kirchnerismo chegou ao poder em 2003 - não utilizou slogans contra o FMI numa campanha eleitoral. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Chávez diz que respeitará votação na Venezuela se perder

Chávez diz que respeitará votação na Venezuela se perder



Chávez diz que respeitará votação na Venezuela se perder
REUTERS
Por Daniel Wallis e Andrew Cawthorne

CARACAS, 14 Jan (Reuters) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse na sexta-feira que se um candidato da oposição vencer as eleições presidenciais deste ano, ele será o primeiro a reconhecer a vitória do rival e entregar o poder.

Os críticos mais extremos do líder socialista sugerem que Chávez pode não aceitar os resultados se for derrotado nas urnas em 7 de outubro.

Em um longo discurso ao Parlamento sobre o estado da nação, Chávez, de 57 anos, rejeitou as críticas e disse ter pedido aos líderes da oposição que prometam publicamente que irão respeitar os resultados da votação.

"Se um de vocês vencer a eleição, serei o primeiro a reconhecer (essa vitória), e peço o mesmo a vocês", afirmou, e disse que fará questão de cumprimentar alguns de seus maiores inimigos ao assumirem o poder.

"Mostraremos ao mundo a maturidade política que adquirimos ao longo desses anos de revolução democrática."

O presidente populista foi transportado do palácio presidencial de Miraflores à Assembleia Nacional em uma limusine com teto solar, enquanto guardas de segurança corriam ao lado do veículo e multidões de simpatizantes de vermelho demonstravam apoio no percurso.

A batalha eleitoral deste ano está se tornando a mais difícil já enfrentada por Chávez em seus 13 anos no poder.

Ele foi submetido a uma cirurgia para tratar de um câncer em junho, e depois, a quatro sessões de quimioterapia. A coalizão da oposição considera que essa eleição será a melhor chance para tirar o atual presidente do poder.

Frase do dia

"O segredo da criatividade é esconder bem as suas fontes."
Albert Einstein

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

As empresas campeãs de reclamação em 2011

As empresas campeãs de reclamação em 2011

Itaú, Oi, Claro-Embratel e Bradesco foram as campeãs de reclamação de reclamação. Ao todo, os Procons realizaram 1,6 milhão de atendimentos
Por Época NEGÓCIOS Online*
Reprodução Internet
Itaú: após fusão com Itaú, banco lidera lista de reclamações

A exemplo de anos anteriores, bancos e operadoras de telecomunicações foram os campeões nacionais de reclamações de consumidores nos Procons em 2011, segundo boletim divulgado hoje pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça.

Do total de 1,6 milhão de atendimentos realizados pelos Procons no ano passado, 81.946 ocorrências diziam respeito ao grupo Itaú, seguido por Oi (80.894), Claro-Embratel (70.150), Bradesco (45.852) e Tim (27.102). Veja a lista das top 20 na tabela abaixo.

As 20 empresas que receberam o maior número de
reclamações no Procon em 2011
EmpresaNúmero de reclamações
Itaú81.946
Oi80.894
Claro-Embratel70.150
Bradesco45.852
TIM27.102
Vivo26.025
Santander21.785
B2W (Submarino, Lojas Americanas e outras)21.554
Banco do Brasil19.098
Ponto Frio17.293
LG17.048
Ricardo Eletro16.380
Net12.559
BV Financeira12.390
Banco BMG12.232
Caixa12.114
Samsung11.899
Citibank11.134
HSBC9.123
Sky8.779
Fonte: Procon

De acordo com o documento, os problemas mais recorrentes enfrentados pelos consumidores no Brasil são relacionados a cartões de crédito (9,21%), telefonia móvel (7,99%), serviços bancários (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e aparelhos celulares (5,44%).

Além disso, 35,46% das queixas dizem respeito a cobranças indevidas ou com informações insuficientes, enquanto 19,99% tratam de ofertas não realizadas. Outros 11,62% das reclamações estão relacionados a contratos não cumpridos e 11,19%, a denúncias de má qualidade em produtos e serviços prestados.

Principais motivos de reclamação
PosiçãoOcorrênciaTotal %
Problemas com cobrança545.57835,46
Problemas na oferta307.60319,99
Problemas contratuais178.71811,62
Vício ou má  qualidade de produto ou serviço172.16011,19
Problemas com garantia de produtos145.8059,48
Fonte: Procon

Mulheres reclamam maisSegundo documento divulgado pelo Ministério da Justiça, a maior parte das reclamações foi feita por mulheres (54,69%). Considerando a idade, a faixa etária dos consumidores que mais reclamaram é de 21 a 50 anos.

(Com informações da Agência Estado)

Banco pode enviar informe para IR por e-mail

Banco pode enviar informe para IR por e-mail

Segundo Receita, só receberá comprovante em papel quem não fizer operação bancária via internet ou solicitar

Martha Beck


 A Receita Federal esclareceu ontem que os bancos poderão enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos relativos a aplicações financeiras por meio eletrônico, ou seja, por e-mail. Esses documentos precisam ser usados pelas pessoas físicas para preencher a declaração de Imposto de Renda (IR). Segundo os técnicos do Fisco, embora as instituições já pudessem repassar os dados aos clientes pela internet desde 2006, havia dúvidas sobre o assunto.


De acordo com a instrução normativa (IN) 1.235, os comprovantes só serão enviados por papel, caso o cliente do banco não faça operações pela internet. O documento impresso também pode ser solicitado pelo contribuinte caso ele ache necessário tê-lo guardado. A IN 1.235 esclarece ainda que os bancos não precisam enviar o comprovante para investidores estrangeiros, uma vez que estes não declaram renda no Brasil.


Em casos nos quais dois contribuintes tenham uma conta bancária conjunta, o documento será enviado ao primeiro titular. Quem preferir que o comprovante seja enviado ao segundo titular terá de comunicar esse fato ao banco. Além disso, a instituição passa a ser obrigada a armazenar e enviar aos contribuintes os informes de rendimentos relativos aos últimos cinco anos, caso eles façam essa solicitação.


Contribuinte tem de receber documento até início de março


Os comprovantes precisam ser enviados aos contribuintes antes do prazo de entrega da declaração do IR, que começa no início de março e vai até o fim de abril. Desde o ano passado, a declaração só pode ser enviada ao Fisco pela internet.


Outra IN publicada ontem pela Receita, a 1.237, esclarece os benefícios tributários para empresas de consórcios que participam de três regimes especiais de tributação. Estes regimes são os de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi), de Incentivos para o Desenvolvimento da Indústria Petrolífera (Repenec) e de Construção, Ampliação, Reforma ou Modernização de Estádios de Futebol (Recopa).


O texto explica que a redução de tributos prevista nesses regimes vale não apenas para as empresas líderes dos consórcios, mas para as demais. Para usufruírem dessas vantagens, as companhias também precisam ser habilitadas pelo Fisco. Anteriormente, isso só se aplicava às líderes.


Consórcios são solidários no pagamento à Previdência


A Receita também fez alterações na tributação previdenciária por meio da IN 1.238. De acordo com a instrução, os consórcios de empresas que contratarem pessoas físicas ou jurídicas para prestação de serviços podem ser responsabilizados caso haja inadimplência no recolhimento da contribuição previdenciária.


Segundo o Fisco, essa responsabilidade é solidária, o que significa que a Receita vai definir se uma ou todas as empresas do consórcio precisam arcar com a tributação. Além disso, a IN reduziu de R$29 para R$10 o valor mínimo de recolhimento permitido nas Guias da Previdência Social (GPS).

Fonte: O Globo

Renda fixa continua a brilhar em 2012

Renda fixa continua a brilhar em 2012, diz Santander

Inflação, CDBs e títulos privados lastreados em imóveis serão os destaques

 
Pedro Armestre/AFP
Banco Santander
Na Bolsa, Santander recomenda fundos para ganhar mesmo com queda do Ibovespa

São Paulo – A renda fixa continuará sendo o grande destaque de 2012, com destaque para o crédito privado e os produtos atrelados à inflação, dizem representantes da Asset do Santander. Na ponta da renda variável, no entanto, os investidores devem ser mais cautelosos e preferir os fundos com estratégias específicas, como os de small caps, dividendos ou capital protegido.
 
“As empresas brasileiras estão crescendo e aumentando seu endividamento, e a Bolsa ainda deve registrar neste ano grande volatilidade. O investidor deve diversificar mais”, diz Luciane Ribeiro, diretora executiva da Asset do Santander. Para o estrategista do banco, Ricardo Denadai, a economia mundial não está mais à beira do colapso, mas o investidor terá de aprender a conviver com um risco mais alto.

Veja a seguir as perspectivas da Asset do Santander para os investimentos em 2012:

Renda fixa: inflação e crédito privado

Mesmo com a previsão mais baixa para a Selic no fim do ano – 9,5% para o mercado como um todo e 10% para o Santander – a renda fixa deve continuar brilhando em 2012. No ano passado, o destaque ficou por conta dos títulos públicos ou privados indexados à inflação, que fechou no teto da meta, em 6,5%. Os fundos que buscam superar o IMA-B, índice da renda fixa atrelada à inflação, foram os que tiveram a melhor performance em 2011 entre os fundos de renda fixa. Houve fundo rendendo quase 18% ao ano.

Um desempenho tão excepcional não deve se repetir neste ano, uma vez que as previsões são de queda para a inflação. O Santander prevê uma desaceleração forte para o IPCA até o meio do ano, para algo como 5,5% ou 5,3%. “Mas a inflação deve voltar a ser tema no segundo semestre”, alerta Ricardo Denadai.

O crescimento econômico deve ganhar fôlego no primeiro semestre, levando a inflação a fechar o ano estável entre 5,5% e 5,3%, sem novas quedas. Se o cenário internacional surpreender positivamente, o crescimento pode acelerar novamente na segunda metade do ano, elevando a inflação mais uma vez. Por isso, títulos atrelados a índices de preços devem continuar sendo bons investimentos, principalmente com vistas ao segundo semestre.

Internet pode afetar o cérebro como álcool e cocaína

Internet pode afetar o cérebro como álcool e cocaína

Pesquisa mostra que pessoas viciadas em internet podem ter alterações no cérebro semelhantes às causadas por drogas

 
Wikimedia Commons
Pessoa digitando no teclado
O pesquisa, financiada pela Fundação de Ciências Naturais da China, analisou imagens de cérebro de 17 adolescentes viciados em internet

São Paulo - O vício pela internet pode afetar o cérebro da mesma maneira que a dependência das drogas. Cientistas chineses analisaram imagens cerebrais de adolescentes diagnosticados com "transtorno do vício de internet" e descobriram que as alterações nos órgãos dos pacientes eram semelhantes às observadas em pessoas viciadas em álcool, maconha e cocaína. A descoberta poderá ajudar no desenvolvimento de novas abordagens de tratamento. O estudo foi publicado no periódico PLoS One.

Resultado: O estudo relacionou, pela primeira vez, o vício pela internet e danos ao cérebro. Os dados mostraram que viciados em internet possuem alterações no cérebro semelhantes às pessoas viciadas em drogas como a maconha e a cocaína.

O pesquisa, financiada pela Fundação de Ciências Naturais da China, analisou imagens de cérebro de 17 adolescentes viciados em internet e as comparou com 16 jovens saudáveis. Os resultados mostraram danos nas fibras de massa branca cerebral que conectam regiões envolvidas no processamento das emoções, atenção, tomada de decisão e controle cognitivo. Alterações semelhantes já foram observadas em estudos com pessoas viciadas em álcool e cocaína.

Os autores admitem que não é possível dizer se as mudanças no cérebro são causa ou consequência do vício pela internet - é possível que pessoas jovens com alterações cerebrais sejam mais propensas ao vício. "Os resultados sugerem que a integridade da massa branca pode servir como base para o tratamento de pessoas que não conseguem se desvencilhar da internet", disseram os autores.

8 formas de medir o desempenho do seu negócio

8 formas de medir o desempenho do seu negócio

Saiba quais métricas são importantes para acompanhar o desenvolvimento das pequenas empresas

 
dreamstime.com
Gráfico

São Paulo – Você sabe qual a lucratividade do seu negócio? Já parou para medir o retorno de uma campanha de marketing? Ou conhece o custo real das suas mercadorias? Se o empreendedor não sabe esses números, fica mais difícil medir se o negócio está dando certo ou não.
 
Para ajudar nesta tarefa, EXAME.com consultou dois especialistas em finanças para ensinarem quais métricas são realmente importantes para as pequenas empresas. Além de planilhas e indicadores, esses dados ajudam a manter o negócio mais organizado e potencializar o crescimento.
 
  1. Campanhas de marketing
  2. Capital de giro
  3. Lucratividade
  4. Custo da mercadoria vendida
  5. Risco financeiro
  6. Controle de preços da concorrência
  7. Turnover
  8. Clima organizacional

Leilão de aeroportos tem ao menos 14 empresas buscando consórcio

Leilão de aeroportos tem ao menos 14 empresas buscando consórcio

Apesar da forte concorrência, a expectativa é de que os pesados investimentos exigidos nos empreendimentos não permitam ágios elevados sobre os lances mínimos

 
Wikimedia Commons
Aeroporto de congonhas
Pelas regras do edital, todos os consórcios precisam ter uma operadora estrangeira de aeroportos

São Paulo - A menos de um mês para o leilão de concessão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília, ao menos 14 empresas, das quais cinco estrangeiras, estão negociando a formação de consórcios para entrar na disputa prevista para 6 de fevereiro.
 
Apesar da forte concorrência, a expectativa é de que os pesados investimentos exigidos nos empreendimentos não permitam ágios elevados sobre os lances mínimos.

A concessão dos terminais aeroportuarios é a grande aposta do governo para garantir, com recursos privados, a expansão necessária para suportar o forte aumento da demanda por transporte aéreo no Brasil, que vem ocorrendo há anos e vai acelerar ainda mais com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Segundo duas fontes que acompanham o processo -uma do setor privado e outra do governo- entre os estrangeiros interessados estariam as duas já confirmadas, Fraport (Alemanha) e Aena (Espanha), e também GMR (Índia), Corporación América (Argentina) e Aéroports de Paris (França).

Pelas regras do edital, todos os consórcios precisam ter uma operadora estrangeira de aeroportos. Isso porque é exigido que entre os sócios privados pelo menos um tenha cinco anos de operação de terminais com movimentação superior a 5 milhões de passageiros por ano.

Além da própria estatal Infraero, que será sócia seja qual for o consórcio vencedor para cada um dos aeroportos, nenhuma outra empresa no Brasil possui essa característica.

Para o professor do Insper-SP Eduardo Padilha, a crise internacional não deve ser empecilho para a participação das estrangeiras na licitação. "É algo a se preocupar, mas a ordem dos investimentos não faz com que empresas não tenham capacidade, ainda mais com o fluxo de caixa."

Frase do dia

"A cada dia, a natreza produz o suficiente para suprir nossas carências. Se cada um tomasse a porção que lhe fosse necessária, não haveria pobreza, guerras, e no mundo todo ninguém mais morreria de inanição."
Gandhi

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Sério, isso é trabalho?

Sério, isso é trabalho?

Empresas abusam da criatividade e montam escritórios temáticos que mais parecem parques de diversões

Por Fábio Bandeira de Mello, Revista Administradores
 
Seja bem-vindo! Aqui você pode desfrutar de salão de jogos, sala de relaxamento, massagista, rede Wi-Fi, videogame, salinhas de bate-papo e uma lanchonte personalizada com muitos doces à vontade. Não, não estamos falando de um clube ou de um hotel cinco estrelas. Esse é um novo conceito de escritório que está virando moda pelo mundo e que busca aliar um espaço físico diferenciado com um ambiente extremamente prazeroso para os funcionários.

Mas não se engane em achar que as empresas que adotam um método diferente em gestão – oferecendo toda essa "mordomia" aos funcionários – não trabalham. Pelo contrário: por trás de tudo isso, os colaboradores têm metas e prazos para cumprir e precisam organizar seus horários da forma que melhor lhes convêm. "Adotar um ambiente irreverente tem sido a solução usada por muitas empresas para estimular a criatividade e a produtividade dos seus funcionários. Desfrutando de uma atmosfera de descontração, o funcionário se sente menos pressionado e isso melhora o seu desempenho.", explica Priscilla Nardini, designer de ambientes e sócia da M&N Ambientes.

Grandes empresas como Google e Facebook tornaram esse conceito de escritório algo mais conhecido. "Esses gigantes da informática enxergaram que oferecer liberdade e descontração é rentável quando a prioridade da empresa é inovar e oferecer ao seu consumidor final serviços e produtos personalizados", comenta Priscila. Para ela, não são somente as duas companhias que adotam esses princípios. "Essa abordagem é usada, principalmente, em empresas que exigem muito da criatividade dos funcionários. São os casos de escritórios que necessitam inspirar seus funcionários a fugir do senso comum", destaca a designer.

Porém, não fique triste se o seu local de trabalho não utiliza esses artifícios. Não são todas as empresas que se adequam a esse conceito. A irreverência é permitida em alguns lugares por que essa característica faz parte da identidade da empresa. "Imagine um hospital ou um escritório de advocacia com um escorregador no meio da sala? Pense como seria estranho ter uma pista de skate dentro de uma repartição pública", lembra a consultora em RH Flávia Dantas. Para ela, a pitada de ousadia deve ser bem pensada para não ir contra os princípios da própria empresa.

Então, se o escritório em que você está não ousa tanto, vale a pena ao menos imaginar como seria legal trabalhar em um lugar assim.

Conheça alguns edifícios comerciais e escritórios que se destacam pela valorização dos ambientes:
Albert France Lanord Architects (Suécia)
 
 O prédio tinha tudo para ser um set de filmagem típico do Batman. No entanto, os 1.200 m² desse antigo abrigo anti-atômico é a sede da Albert France Lanord Architects, na Suécia. A construção explora os contrastes das pedras rústicas com as curvaturas do vidro e as estruturas modernas do aço. 

Red Bull (Inglaterra)

 
 Descer de escorregador ou de escada? Essa é a dúvida no dia a dia dos funcionários da Red Bull, em Londres. A moderna sede da empresa reflete a hiperatividade e o senso de diversão que o consumo da bebida, segundo seus fabricantes, proporciona. 

Bastard Store Studiometrico & Office (Itália)

 
 Em seu coração, um parque de skate acima do piso principal. Essa é a arrojada instalação da Bastard, provavelmente para dar sensação de liberdade e fazer os clientes sonharem com roupas, acessórios e equipamentos. 

Threadless (EUA)

 
 Dizem que os funcionários da camiseteria Threadless T-shirt se divertem mais no trabalho do que você nos fins de semana. O escritório está cheio de itens para entreter, como mesa de ping-pong, máquinas de jogos de vídeo e uma rampa de skate em miniatura. 

Ogilvy & Mather (China)

 
 Com o objetivo de oferecer aos seus funcionários um ambiente que inspira a criatividade, a sede da Ogilvy & Mather – no centro da cidade de Guangzhou, China – é uma base de artes e cultura na região. 

Google (Suíça)

 
 O Google se transformou em um ícone no quesito "escritórios arrojados pelo mundo". Na sede da empresa em Zurich, Suíça, é possível encontrar ambientes bem diferentes, como hiper salas de relaxamento, escorregador, entre outras diversões para seus funcionários. 

Pons and Huot (França)

 
 As empresas Pons e Huot uniram-se para criar um escritório em que a privacidade e a concentração estão em primeiro lugar. As mesas dos funcionários ficam em uma espécie de bolha isolante e o espaço temático com árvores passa um ar de tranquilidade para a realização do trabalho. 

Selgas Cano Architecture (Espanha)

 
 O escritório de arquitetura da Selgas Cano traz um padrão de interior bastante singular. Ele está totalmente imerso no ambiente natural ao seu redor. Sua estrutura branca com paredes de vidro tubular faz com que a natureza seja sua verdadeira decoração. 

Facebook (EUA)

 
 Na sede da empresa na Califórnia, os próprios funcionários foram entrevistados para saber o que eles queriam para tornar o ambiente mais aconchegante e produtivo. O resultado dessa consulta foi um espaço amplo e bem prazeroso. 

Administradores (Brasil)

 
 O cafofo do Administradores também adota um conceito mais cool para o ambiente de trabalho, com direito a intervalo para videogame, quadro para pensamentos aleatórios e ilustrações, além de uma decoração de histórias em quadrinhos. 

MUDANDO O VISUAL

Que tal deixar seu escritório um ambiente mais agradável? Veja algumas dicas simples da designer Priscila Nardini:
- Ambiente limpo e organizado: descontração não é sinônimo de bagunça. Manter a organização de mesas, documentos e arquivos otimiza o tempo e o trabalho. Cada coisa deve ter seu lugar.
- Área de socialização: a copa e a sala dos funcionários devem oferecer conforto. Permitir que os colaboradores se relacionem em seus intervalos de descanso melhora a percepção sobre o ambiente de trabalho.
- Música ambiente: alguns tipos de serviços são bem burocráticos e permitem que uma música suave e em volume moderado seja colocada como forma de estímulo.
- Decoração: a utilização de vasos de plantas, quadros e objetos de decoração humaniza o ambiente e traz referências típicas de uma casa para o local de trabalho. 

Assessoria do Vaticano copia texto da Wikipédia e sequer percebe crítica a bispo

Assessoria do Vaticano copia texto da Wikipédia e sequer percebe crítica a bispo

Gafe foi cometida em texto que divulgava para a imprensa a lista de novos cardeais nomeados por Bento XVI


O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, justificou o deslize dizendo que a equipe estava com pressa e precisou "preparar" os perfis com urgência, pois não tinha recebido as informações com antecedência. 

Celular fora do trabalho pode dar hora extra

Celular fora do trabalho pode dar hora extra

Lei que altera CLT, sancionada pela presidente Dilma, acaba com distinção entre trabalho dentro da empresa e à distância

Maeli Prado/Priscilla Oliveira


Em tempos de popularização dos smartphones, uma lei que acaba com a distinção entre trabalho dentro da empresa e à distância, sancionada pela presidente Dilma Rousseff no final de 2011, já gera polêmica entre empregados e empregadores.


A legislação, que alterou a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), diz que o uso de celular ou e-mail para contato entre empresas e funcionários equivale, para fins jurídicos, às ordens dadas diretamente aos empregados.


De acordo com advogados especializados, a mudança abre espaço para que funcionários que usam o celular para trabalhar após o horário de expediente, por exemplo, recebam horas extras por isso.


Até agora, a legislação trabalhista colocava no mesmo patamar o trabalho no escritório e o feito de casa, mas não mencionava o uso de tecnologias que permitem que o funcionário possa produzir onde quer que esteja.


"A CLT foi promulgada em 1943, quando não havia os meios de comunicação atuais", diz a advogada trabalhista Aparecida Hashimoto, do Granadeiro Guimarães Advogados. "Mesmo que o funcionário atenda uma ligação por cinco minutos, ele está trabalhando. Deveria ter direito a receber."


É uma interpretação oposta à de entidades empresariais, como a CNI (Confederação Nacional da Indústria), que rebatem que o objetivo do projeto de lei do deputado Eduardo Valente, de 2004, que deu origem à mudança da CLT, era somente regular o trabalho à distância.


Ou seja, quando o funcionário tem acesso remoto inclusive ao sistema da empresa. "Para nós essa interpretação foi uma surpresa, porque o objeto, o sentido da lei era regular, garantir segurança, e não gerar insegurança", afirma Emerson Casali, gerente-executivo de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Associativo da CNI.

Governo diz que vai pagar por troca de implantes

Governo diz que vai pagar por troca de implantes

O governo voltou atrás e anunciou hoje que vai pagar a cirurgia para troca de implantes mamários de silicone das marcas PIP e Rofil que romperam, mesmo nos casos de pacientes que colocaram as próteses por motivos estéticos. O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, afirmou que a determinação de atender às mulheres foi dada pela presidente Dilma Rousseff. Planos de saúde também serão obrigados a atender suas pacientes. 'Isso já foi definido com a Agência Nacional de Saúde Suplementar', disse.

O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), Arlindo Almeida, porém, disse desconhecer essa determinação. 'Não houve discussão ou comunicado oficial. Não há como garantir que operadoras concordem em pagar custos para reparar o estrago feito numa operação que ela não autorizou'. A estimativa é que 20 mil cirurgias sejam feitas. Calcula-se que 12,5 mil mulheres no País colocaram próteses da fabricante francesa PIP. Outras 7 mil, da indústria Rofil. Não se sabe, porém, quando as trocas irão começar. Um protocolo será preparado pelas sociedades médicas indicando quais exames terão de ser realizados.

Em uma segunda etapa, depois de identificada a demanda, um cadastro com serviços onde a troca será feita deverá ser divulgado. Barbano disse não haver intenção de fazer uma força-tarefa para atender essas mulheres. 'Não imaginamos que isso seja necessário'. A troca não atingirá mulheres que apresentem próteses com sinais de fragilidade. Também não serão atendidos pedidos de mulheres que, apesar de o implante estar íntegro, manifestarem interesse em fazer a substituição. 'Nada indica que isso seja necessário. Esse grupo deverá ser submetido a um acompanhamento mais rigoroso por parte dos médicos', disse Barbano.

A decisão de garantir a troca de prótese para mulheres foi anunciada hoje, depois de uma reunião da Anvisa com representantes de sociedades médicas e do Ministério da Saúde. A reunião foi marcada logo depois do cancelamento, dia 30, do registro da prótese PIP, feita com silicone industrial. Ontem, a agência determinou também o cancelamento do registro da prótese Rofil - que terceirizou sua produção para a empresa PIP.

Occupy Wall Street retorna à praça onde começou o movimento

Occupy Wall Street retorna à praça onde começou o movimento

Nova York, 11 jan (EFE).- Os integrantes do movimento Occupy Wall Street comemoraram nesta quarta-feira a decisão da polícia de Nova York de retirar as barreiras que impediam o acesso à praça Zuccotti, onde permaneceram acampados até novembro do ano passado.

'Isto significa uma grande vitória os que acreditam na primeira emenda da Constituição. A praça deve estar aberta ao público', afirmou à Agência Efe um porta-voz do movimento, Mark Bray, que celebrou a retirada das medidas de segurança ao lado de 300 manifestantes, que chegaram à praça na noite de terça-feira.

A polícia retirou as cercas metálicas 24 horas após várias associações civis apresentarem uma queixa para o Departamento de Urbanismo de Nova York, no qual pediram que o acesso ao local fosse garantido a todas as pessoas.

'As barreiras, os postos de controle e as medidas de segurança seletivas não só despertam sérios problemas constitucionais, mas violam as leis de urbanismo da cidade', disse a diretora-executiva da União de Liberdades Civis de Nova York (NYCLU), Donna Lieberman.

O porta-voz dos 'indignados' disse que a retirada das cercas mostra que a queixa das associações civis não carecia de fundamento. 'Estamos felizes por poder voltar para o local onde tudo começou', acrescentou.

Os simpatizantes do movimento comemoraram a vitória passando a noite na praça. Na madrugada, a tensão voltou a se repetir quando alguns manifestantes resolveram se deitar em caixas de papelão. Pelo menos três pessoas foram detidas.

A proprietária do parque, a companhia Brookfield Properties, proibiu que qualquer pessoa acampasse no local após a polícia desalojar o logradouro em 16 de novembro, e desde então só é possível entrar na praça por dois lugares.

Donna disse que espera agora que o parque volte a ser o epicentro do movimento Occupy Wall Street, que há quatro meses começou a protestar contra o mundo corporativo e as classes mais ricas, que representa, segundo os manifestantes, apenas 1% da população.

EFE

Um terço das tarifas bancárias mais usadas ficaram mais caras em 2011

Um terço das tarifas bancárias mais usadas ficaram mais caras em 2011, diz Febraban

SÃO PAULO – Pouco mais de um terço das tarifas bancárias mais utilizadas ficaram mais caras no ano passado, de acordo com levantamento do Star (Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros), da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgado nesta quarta-feira (11).

Segundo os dados, dos 29 serviços mais solicitados pelos clientes de instituições bancárias no ano passado, 10 registraram aumento de tarifas, enquanto dois apresentaram recuo e 17 mantiveram os preços estáveis.

De acordo com a entidade, quase todas os reajustes foram abaixo da inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), de 6,5%. “Somente o fornecimento presencial do extrato mensal de conta-corrente e poupança teve uma majoração acima deste índice, de 7,19%, mas os valores foram reajustados por três grandes bancos após permanecerem estáveis em 2008, 2009 e 2010”, afirma a nota da Febraban.

Cheques sem fundos crescem 8,33% em 2011

Cheques sem fundos crescem 8,33% em 2011, aponta TeleCheque

SÃO PAULO - Em 2011, houve crescimento de 8,33% no número de cheques devolvidos por falta de fundos. No ano passado, 2,21% dos cheques devolvidos eram sem fundos, enquanto em 2010, o índice era de 2,04%.

De acordo com estudo da TeleCheque, divulgado nesta quarta-feira (11), também revela que a taxa de inadimplência dos brasileiros ficou em 6,06% na comparação anual, sendo registrado 2,80% em 2011 e 2,64% em 2010.

Segundo o presidente da TeleCheque, José Antônio Praxedes, o aumento da inadimplência se deve ao novo perfil de consumo do País. “Tivemos um aumento nos prazos dos financiamentos e nos valores nos tipos de financiamento. Tudo isso implica no crescimento do prazo médio e dos valores de compras, o que aumenta a exposição ao risco de inadimplência”, explica.

Em relação aos cheques honrados, houve queda na comparação anual. O percentual passou de 97,36% em 2010 para 97,20% em 2011.

No ano passado foram realizadas mais R$ 1,4 milhão em transações com cheques, sendo que, em média, o valor de cada cheque foi de R$ 285,10.

Estiagem já afeta mais de um milhão de pessoas no RS

Estiagem já afeta mais de um milhão de pessoas no RS

O Rio Grande do Sul já tem 1.002.587 pessoas afetadas pela estiagem deste verão. Elas moram nos 188 municípios que decretaram situação de emergência e correspondem a 9,3% da população do Estado, que tem 10,7 milhões de habitantes. O levantamento foi divulgado no final da tarde de hoje pela Defesa Civil.

A falta de chuva é percebida desde o final de novembro sobretudo nas regiões central e noroeste do território gaúcho e já prejudicou lavouras de milho, feijão e soja e pastagens para o gado, provocando perdas estimadas em R$ 877 milhões. As previsões climáticas prometem algum alento para os agricultores, sobretudo para os que plantaram soja. O boletim do 8º Distrito de Meteorologia indica perspectiva de pancadas de chuva na metade norte do Estado entre amanhã e domingo.

Frase do dia

"Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu."
John Richardson Jr

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Declaração do Imposto de Renda começa em 1º de março

Declaração do Imposto de Renda começa em 1º de março

O ideal é que tudo esteja pronto em 1º de março, quando a Receita Federal liberar o programa da declaração na internet. Pense positivo.


Todo ano tem carnaval. Todo ano tem São João. Todo ano tem Natal. E todo ano tem declaração do Imposto de Renda. Simples assim. Como não dá para fugir do leão, o melhor é começar a se preparar com antecedência. Separar recibos da escola dos filhos, das despesas médicas, do plano de saúde, a nota fiscal do carro novo. O ideal é que tudo esteja pronto em 1º de março, quando a Receita Federal liberar o programa da declaração na internet. Pense positivo. Como 2012 é um ano bissexto, você terá um dia a mais para se preparar para o acerto de contas com o felino.


Em Pernambuco, 636 mil contribuintes apresentaram a declaração no ano passado. “O que tem de diferente do ano passado é o limite de obrigatoriedade da entrega. Até 2014, a tabela será corrigida anualmente em 4,5%”, lembra o auditor da Receita Federal Alexandre de Moraes Rego. Ano passado, estava obrigado a declarar quem tinha recebido em 2010 acima de R$ 22.487,25. Agora, deve prestar contas quem ganhou mais de R$ 23.499,15 no ano passado em rendimento tributável (salário, aposentadoria, aluguel, pensão alimentícia, pensão por morte).


As empresas têm até o fim de fevereiro para entregar os comprovantes de rendimentos. Também foram corrigidos os valores das deduções. O valor do dependente subiu (quase nada) de R$ 1.808,28 para R$ 1.889,64. Um detalhe que não pode ser esquecido: se o dependente tiver renda, ela deve ser incluída na declaração. Já as despesas com educação (ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior, o que engloba graduação e pós-graduação) estão limitadas a R$ 2.958,23.


Despesas com empregados domésticos também podem ser abatidas, mas só até o limite de R$ 866,60. “As deduções com despesas de saúde continuam sem limite, tanto para o titular quanto para os dependentes que contam na declaração. Mas tudo tem que estar com recibo ou nota fiscal”, diz Alexandre Rego. O diretor tributário da Confirp Contabilidade, Welinton Mota, reforça que o contribuinte precisa ter atenção ao colocar as despesas médicas por conta da Dmed (Declaração de Despesa Médica), que começou a valer no IR do ano passado.


Empresas de prestação de serviços de saúde e dos planos de saúde devem informar quanto os contribuintes pagaram. Os dados das empresas são cruzados com informações prestadas pelas pessoas. Se houver divergência, a declaração poderá cair na malha fina. E não é nada agradável frequentar a malha. No fim de 2011, 24.841 declarações de pernambucanos estavam nas garras do leão. Quem entrou no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) e resolveu a pendência pode receber a restituição no primeiro lote extra, que sai no próximo dia 16.


Por falar em restituição, quem entrega o documento primeiro tem prioridade na hora de receber o “troco”. Mas os idosos (com mais de 60 anos) têm ainda mais prioridade. Para quem, ao invés de receber, terá de pagar mais imposto, Alexandre Rego diz que há uma mudança. A partir deste ano, o contribuinte só vai conseguir imprimir o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) pelo programa do IR da primeira cota (ou cota única). Da segunda cota em diante, só entrando no site da Receita Federal.


Esta mudança foi feita para estimular o débito automático das cotas. E evitar que que contribuintes espertinhos paguem as cotas sem colocar os juros. “Do ponto de vista da matemática financeira é melhor pagar à vista”, destaca o auditor. O prazo final para a entrega da declaração é 30 de abril. Que ninguém pense em prorrogação. A última vez que isso aconteceu foi em 1995. Quem perder o prazo terá pela frente uma multa que pode variar entre R$ 165,74 e 20% do imposto devido.

Fonte: Jornal Contábil

DCTF: Receita Federal cancela multas

DCTF: Receita Federal cancela multas



O Ato Declaratório Executivo da Receita Federal do Brasil nº 01 /2012, publicado no Diário Oficial de ontem, 10/01, dispõe que ficam cancelados os lançamentos relativos às multas aplicadas pela entrega da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) relativa ao mês de setembro de 2011, desde que transmitidas até 27 de dezembro de 2011.

A medida atende um pedido da Fenacon que relatou à Receita Federal as dificuldades que os empresários contábeis enfrentavam na entrega da declaração. Na ocasião, o órgão informou a prorrogação do prazo de entrega e o cancelamento das multas geradas. Esta última se cumpre agora com a publicação do Ato Declaratório.
 
Leia a íntegra do Ato Declaratório nº 01/2012:
A SECRETÁRIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL -SUBSTITUTA, no uso da atribuição que lhe confere o inciso III do art. 273 do Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do Brasil, aprovado pela Portaria MF No- 587, de 21 de dezembro de 2010, e tendo em vista o disposto na Instrução Normativa RFB No-1.212, de 24 de novembro de 2011, declara:
Art. 1º Ficam cancelados os lançamentos relativos às multas aplicadas pela entrega da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) relativa ao mês de setembro de 2011, desde que transmitidas até 27 de dezembro de 2011.
Art. 2º Este Ato Declaratório Executivo entra em vigor na data de sua publicação.
 
ZAYDA BASTOS MANATTA
Fonte: Fenacon

UFC Rio: números tão grandes quanto os lutadores

UFC Rio: números tão grandes quanto os lutadores

De peso da estrutura do octógono ao 'exército' de lutadores brasileiros, confira algumas curiosidades do evento, que volta ao Brasil na noite deste sábado

Eduardo Monteiro / Veja
Anderson Silva, lutador
O campeão Anderson Silva no UFC Rio de Janeiro

São Pauloi - Às vésperas de sua segunda edição no Rio de Janeiro - neste sábado, com José Aldo e Vitor Belfort nas lutas principais -, o UFC tem alguns números poucos conhecidos dos fãs que acompanham o esporte, que explodiu no Brasil em 2011. A estrutura que está sendo montada na Arena HSBC – equipamentos de som, luz e telões – pesa cerca de cinco toneladas e chegou ao país em carga marítima. Entre os lutadores - no total, cerca de 300 com contrato assinado -, os brasileiros são o segundo maior grupo. A seguir, cinco curiosidades numéricas sobre o UFC:

Estrutura pesada
O material usado para montar o octógono chegou ao Brasil por carga marítima, e é o mesmo usado nos eventos em outros países, como Estados Unidos e Inglaterra. Segundo a IMX, empresa que produz o UFC no Brasil, são mais de cinco toneladas de equipamentos: aproximadamente três toneladas de aparelhos de som, quatro telões de alta definição e luzes.

Ligados pela TV
Além de patrocinadores e venda de ingressos, uma das maiores rendas do UFC são os pacotes de pay-per-view. Segundo a assessoria do canal fechado que transmite o UFC no Brasil, existem 174.353 assinantes, e esse número aumenta exorbitantemente quando algum brasileiro faz a principal luta da noite. Comprar uma noite do evento custa cerca de 40 reais.

Salários generosos
O brasileiro Anderson Silva é dono de um dos maiores salários do UFC: somando patrocínios e bolsas, o valor chega perto de 800.000 dólares por luta. Alguns atletas ainda embolsam um dinheiro extra com prêmios, como "nocaute da noite" ou "finalização da noite". Júnior Cigano, campeão dos pesados após vencer Cain Velasquez, recebeu 220.000 dólares, incluindo 110.000 dólares de bônus pela vitória.

Exército de brasileiros
Maior evento de Artes Marciais Mistas (MMA) do mundo, o UFC tem contrato assinado com cerca de trezentos lutadores. O país com mais representantes: Estados Unidos (o Brasile é o segundo). Com a constante entrada de lutadores brasileiros na franquia, os assessores do UFC ainda não têm um número fechado de quantos estão no evento.

Ingressos salgados
Os cerca de 15.000 ingressos para o primeiro UFC Rio, em agosto de 2011, acabaram em 74 minutos. Os preços para segunda edição continuaram variando entre 275 e 1.600 reais, mas desta vez a venda não foi tão rápida: ainda é possível comprar ingressos para a luta deste sábado. 

Big Brother: 5 estratégias dos patrocinadores para não acabar no paredão

Big Brother: 5 estratégias dos patrocinadores para não acabar no paredão

Não são apenas os participantes que disputam a atenção do público – as marcas também lutam para aparecer dentro da casa

 
Reprodução
Ação do Minuano na 10ª edição do Big Brother
Ação do Minuano na 10ª edição do Big Brother

São Paulo – Enquanto 12 participantes competem por 1,5 milhão de reais, uma outra disputa tem lugar dentro da casa do programa Big Brother Brasil: entre provas de líder e paredões, os patrocinadores também querem um lugar ao sol – e precisam de criatividade e ousadia para chegar lá.
 
O patrocínio no programa tem uma dinâmica própria. A decisão sobre como serão as ações das marcas dentro da casa inclui a produção do programa, além do cliente e da agência de publicidade. E qualquer deslize cai nas redes sociais.

“As empresas ainda apostam muito porque dá visibilidade para as marcas”, disse Júlio Moreira, professor de branding da pós-graduação da comunicação da ESPM. E a visibilidade vem no começo do ano, quando não há grandes ações ou datas comemorativas. A marca tem que ver se terá um dano com seu publico alvo, se for uma marca mais premium corre alguns riscos, segundo Moreira.

As empresas acreditam que o retorno não traz arranhões significativos. “Mesmo quem não gosta (de Big Brother) e não assiste não cria uma visão negativa da marca”, disse Maria Lúcia Antônio, gerente de publicidade da Fiat, marca que patrocina o programa desde a primeira edição.

* Leia na íntegra: big-brother-5-estrategias-dos-patrocinadores-para-nao-acabar-no-paredao

BTG Pactual quer comprar R$ 1 bi em ações da Hypermarcas

BTG Pactual quer comprar R$ 1 bi em ações da Hypermarcas

O investimento, que seria no mercado secundário, pode representar a compra de 96 milhões de ações da Hypermarcas ao preço de fechamento de ontem, de R$ 10,39 reais

EXAME
Hypermarcas
A proposta do BTG Pactual chega depois de uma queda de 65 por cento nos preços do papel em relação ao pico de R$ 29,49 em 11 de outubro

São Paulo - O Banco BTG Pactual SA, banco brasileiro do bilionário André Esteves, fez uma oferta para comprar R$ 1 bilhão em ações da Hypermarcas SA para ter uma participação dentro do bloco de controle na empresa de bens de consumo, disse uma pessoa próxima à negociação.
 
O investimento, que seria no mercado secundário, pode representar a compra de 96 milhões de ações da Hypermarcas ao preço de fechamento de ontem, de R$ 10,39 reais. Os controladores estão avaliando a oferta, que não envolveria captação de novos recursos, de acordo com a fonte, que pediu para não ser identificada porque as negociações são privadas.

A proposta do BTG Pactual chega depois de uma queda de 65 por cento nos preços do papel em relação ao pico de R$ 29,49 em 11 de outubro de 2010. A Hypermarcas tem 627 milhões de ações, das quais 59 por cento em circulação no mercado, de acordo com dados da Bloomberg.

A Hypermarcas teve uma queda de 24 por cento nos lucros do terceiro trimestre depois de impor condições que desagradaram aos distribuidores e da queda na demanda do País. A empresa, que teve sua nota de crédito reduzida pela Moody’s Investors Service em 8 de novembro, rebaixou sua estimativa de lucros para o ano de 2011 duas vezes desde agosto.

Porta-vozes do BTG Pactual e da Hypermarcas preferiram não comentar a proposta do banco, de acordo com as duas assessorias de imprensa que pediram para não serem identificadas por política das companhias.

Sonia Racy, colunista do jornal O Estado de S. Paulo, disse na semana passada que o BTG Pactual estaria negociando a compra de uma participação na Hypermarcas sem dizer como obteve a informação. De lá para cá, as ações tiveram alta de 1,5 por cento. Elas tinham alta de 0,7 por cento às 16:44, para R$ 10,46.

Celular apresentado na CES dura até 15 anos sem recarga

Celular apresentado na CES dura até 15 anos sem recarga

Aparelho deve desembarcar no mercado ainda em 2012 ao preço equivalente de R$ 90

 
A substituição dos antigos aparelhos celulares por smartphones é uma tendência incontestável. Mas ainda assim existem usuários ultraconservadores que querem ter um aparelho barato que faça ligações e que não descarregue em menos de dois dias. Para atender a esse público, a Xpal Power - fabricante das pilhas Energyzer - irá lançar o aparelho SpareOne na Consumer Electronics Show (CES) 2012.

Ele não faz muita coisa além de ligações e tem o visual bem simples. Na verdade o aparelho foi criado para ser o reserva ideal aos celulares convencionais, para realizar chamadas de emergência, por exemplo. De acordo com a fabricante, uma única carga na pilha do SpareOne é suficiente para garantir 15 anos sem levá-lo novamente à tomada.

O preço também é tentador: US$ 49 (aproximadamente R$ 90), incluindo a pilha e um microSIM. O aparelho deve desembarcar no mercado ainda em 2012. 

spareone celular
(imagem: divulgação)


Com informações do TechTudo

Recorde de fusões e aquisições no Brasil

Fusões e aquisições: no Brasil houve um recorde de 817 operações em 2011

De acordo com o estudo, o crescimento foi de 12,5% em relação a 2010, que era o recorde anterior

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br
 
Com 817 operações de fusões e aquisições que envolveram direta ou indiretamente empresas brasileiras no ano de 2011, o recorde anual anterior para esse tipo de operação (com as 726 de 2010) foi batido em 91 transações. É o que mostra a Pesquisa de Fusões e Aquisições elaborada pela KPMG no Brasil. Segundo a pesquisa, do total de operações já registradas neste ano, 410 foram domésticas, isto é, envolveram empresas controladas por capital brasileiro, indicando um crescimento de aproximadamente 23% ante a quantidade de transações (333) apurada no ano de 2010.
"Os negócios entre empresas brasileiras também estabeleceram um recorde em 2011, superando a marca anterior de 379 negócios observada em 2008. As operações entre empresas brasileiras corresponderam a 50% do total dos negócios do ano", diz o executivo.

Negócios com estrangeiros
As transações nas quais uma empresa de capital estrangeiro adquire, de brasileiros, empresa de capital brasileiro estabelecida no Brasil (CB1) apresentaram uma evolução de cerca de 19%, com 208 negócios este ano, frente aos 175 de 2010. "O Brasil efetivamente esteve na agenda dos investidores estrangeiros em 2011 que, apesar das turbulências verificadas nos Estados Unidos e na Europa, identificaram muitas oportunidades para expandir suas operações por aqui e, com isso, estabeleceram um novo recorde para este tipo de transação, superando com sobras o recorde anterior verificado em 2010", acrescenta o executivo.

Em contrapartida, as transações de internacionalização de empresas brasileiras (CB2) tiveram recuo de cerca de 14%, passando de 65 transações em 2010 para 56 em 2011. Também foi observada uma queda de cerca de 17% nas transações CB3 (onde empresa de capital brasileiro adquire de estrangeiros empresa de capital estrangeiro estabelecida no País), com 29 negócios contra 35 de 2010.

Nas transações onde uma empresa de capital estrangeiro adquire de estrangeiros uma empresa de capital estrangeiro estabelecida no Brasil (CB4), a situação é de estabilidade, registrando-se em 2011 um total de 107 transações em relação às 108 observadas em 2010. "Os números relativos às transações entre empresas brasileiras e estrangeiras apontam que as empresas estrangeiras têm priorizado seus investimentos no Brasil, o que pode ser no crescimento das aquisições (CB1) por parte destas e na redução das vendas de operações estrangeiras no Brasil (CB3). Sob a ótica das empresas brasileiras, a queda do movimento de internacionalização parece sinalizar que a maioria também optou pelo Brasil como sua principal plataforma de crescimento" complementa Luís Motta.

Fusões e aquisições por setor
Liderando o ranking desde 2008, o setor de Tecnologia da Informação foi o que mais registrou fusões e aquisições no ano, com 90 transações somadas, patamar apenas 5 operações (ou 5,9%) acima das 85 anotadas ao longo de todo 2010. A seguir, ficou o segmento de Telecomunicações e Mídia, com 59 operações, um salto de 110,7% ante os 28 negócios do ano passado (muito em função das transações relativas às empresas "pontocom"). A terceira posição ficou com o segmento imobiliário que atingiu ao longo do ano 46 transações, 12,2% superior as 41 de 2010. Na quarta posição o setor de Alimentos, bebidas e fumo com 44 transações, avanço de 4,8% frente as 42 referentes ao ano passado. Na quinta posição ficou o setor de Companhias de energia, com 42 transações, sete a mais que no ano anterior (avanço de 20%).
A atual edição da Pesquisa de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil considera as operações de fusões e aquisições anunciadas e concluídas e entre 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2011. O levantamento é realizado sistematicamente desde 1994.

Comércio e indústria efetivaram 22 mil temporários do Natal

Comércio e indústria efetivaram 22 mil temporários do Natal

Apesar de significativo, número ficou abaixo da previsão feita pela Asserttem

Por Redação, www.administradores.com.br
 
O cenário de incertezas no campo da economia impactou no número de efetivações dos temporários após o período do Natal. Das 147 mil vagas abertas em todo o país, 15% foram transformadas em emprego efetivo, segundo constatou pesquisa de checagem encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) ao Instituto de Pesquisa Manager (Ipema). De acordo com a previsão divulgada anteriormente, este percentual seria de 20%.

Nos últimos meses de 2011 o número de vagas temporárias abertas pelo comércio e pela indústria foi 5% maior em relação ao mesmo período de 2010, quando foram contratados 140 mil trabalhadores para as festas de final de ano. No último Natal, o comércio empregou 103 mil pessoas e a indústria, 44 mil.

Jismália de Oliveira Alves, presidente da Asserttem, explica que o setor de trabalho temporário é muito sensível à economia, o que justifica a diminuição do número de efetivações. "O momento é de ansiedade e expectativa, o que implica em maior cautela por parte dos segmentos contratantes de mão de obra temporária", diz. No entanto, segundo Jismália, a efetivação de 22 mil trabalhadores é bastante significativa para o mercado de trabalho formal. "É o setor demonstrando mais uma vez a importância do trabalho temporário como porta de entrada para o emprego e como propulsor da geração de renda".

A remuneração para quem conquistou uma vaga temporária neste Natal ficou entre R$ 690 e R$ 996 nas atividades do comércio e entre R$ 920 e R$ 1,3 mil para quem foi contratado na indústria. Os homens ocuparam a maioria das vagas, ficando com 55% das oportunidades no comércio e 65% na indústria.

PRINCIPAIS FUNÇÕES CONTRATADAS PELO COMÉRCIO

Analista de crédito; atendimento; crediário; embalador; estoquista; etiquetador; fiscal de caixa; fiscal de loja; operador de telemarketing; Papai Noel; vendedor; promotor de vendas e repositor.

PRINCIPAIS FUNÇÕES CONTRATADAS PELA INDÚSTRIA

Auxiliar administrativo; auxiliar de laboratório; nutricionista; operador de máquinas; técnico em segurança do trabalho; auxiliar de departamento financeiro; auxiliar de serviços gerais; operador de empilhadeira; técnico em manutenção industrial e motorista.

COMPARATIVO ANUAL 
ANOCONTRATAÇÕESVARIAÇÃOEFETIVAÇÃO
200690.00030%-
2007105.00016,5%34%
2008115.0009,5%28%
2009125.0008,5%25%
2010140.00012%28%
2011 (Previsão)147.0005%20%
2011 (Checagem)147.0005%15%


 

Frase do dia

"O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado."
William Edwards Deming

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Proposta aumenta limite de renda para regime de lucro presumido

Proposta aumenta limite de renda para regime de lucro presumido

De acordo com ele, “passados mais de oito anos, nova elevação se impõe, para evitar que empresas sejam excluídas do regime”.

Maria Neves


A Câmara analisa o Projeto de Lei 2011/11, do Senado, que amplia o limite da receita bruta total para que empresas possam optar pelo regime de tributação com base no lucro presumido. Pelo texto, o valor sobe para até R$ 78 milhões no ano calendário anterior à declaração de rendimentos, ou R$ 6,5 milhões multiplicados pelo número de meses de atividade, quando inferiores a 12 meses.

Atualmente, a renda máxima para enquadramento no regime de lucro presumido é de R$ 48 milhões anuais – ou R$ 4 milhões multiplicados pelo número de meses de atividade da empresa, caso exista há menos de dois anos.

Autor da proposta, o ex-senador Alfredo Cotait explica que os limites atuais foram estabelecidos em 2002. De acordo com ele, “passados mais de oito anos, nova elevação se impõe, para evitar que empresas sejam excluídas do regime”.

Vantagens

Cotait defende que o regime simplificado de declaração de lucro pelas empresas é favorável tanto para o setor produtivo quanto para o governo. “Para o contribuinte, o regime reduz o trabalho e os custos com coleta e arquivo de documentos, enquanto, para o Fisco, diminui o esforço de aferição do imposto devido e de fiscalização dos contribuintes”.

O parlamentar explica que, a correção dos valores utilizou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o período de 2002 a 2010.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reajuste na tabela do IR livra 800 mil brasileiros do imposto

Reajuste na tabela do IR livra 800 mil brasileiros do imposto, afirma Dilma

A planilha de tributação sobre o salário do brasileiro foi corrigida em 4,5% e, a partir de 2012

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (9) no programa de rádio Café com a Presidenta que cerca de 800 mil trabalhadores brasileiros ficarão isentos do pagamento do Imposto de Renda por causa da mudança na tabela de cobrança do imposto. 


A planilha de tributação sobre o salário do brasileiro foi corrigida em 4,5% e, a partir de 2012, quem ganha até R$ 1.637,11 não paga mais o imposto – antes, o limite era de R$ 1.566,61. Além da isenção para parte dos brasileiros, Dilma destacou a redução do desconto para quem ainda pagará o IR. 


- Nós reajustamos a tabela do Imposto de Renda em 4,5%, e o desconto que o contribuinte tem no contracheque será, portanto, menor já a partir deste mês de janeiro. São 25 milhões de contribuintes pagando menos imposto. Com o reajuste da tabela, 800 mil pessoas ficaram isentas, ou seja, não vão mais pagar Imposto de Renda. 


A presidente também destacou o aumento do salário-mínimo, que subiu de R$ 545 para R$ 622 em 2012. Segundo Dilma, 40 milhões de brasileiros serão diretamente beneficiados, sendo cerca de 20 milhões de empregados e outros 20 milhões de aposentados e pensionistas. 


- O aumento do mínimo é importante, porque as famílias vão poder consumir mais e viver melhor. Com isso vão criar mais demanda para a nossa indústria, o nosso comércio e o setor de serviços, mantendo o dinamismo e a roda da nossa economia girando para que o Brasil continue a crescer.

Dilma também falou sobre as novas regras do Supersimples, que a partir de janeiro impõe novo limite de faturamento anual. O teto passou de R$ 240 mil para R$ 360 mil e, no caso das pequenas empresas, subiu de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões. 


A presidente encerrou a participação no programa semanal de rádio exaltando a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca (geladeiras, fogões, tanquinhos e máquinas de lavar roupa), que barateia tais eletrodomésticos e permanece em vigor até março.

TVs evoluem e agora podem “ver e ouvir” espectadores

CES 2012: TVs evoluem e agora podem “ver e ouvir” espectadores

Simplificar a interface de TVs é tendência e se tornou preocupação número 1 de grandes fabricantes, como Samsung e LG


 
Em vez de usar um controle remoto, imagine falar com a TV ou gesticular em frente a uma câmera para trocar de canal ou aumentar o volume. A tecnologia parece futurista demais, mas já está disponível nas TVs da LG e da Samsung lançadas na Consumer Electronics Show (CES) 2012, feira de tecnologia que será aberta ao público hoje (10), em Las Vegas (EUA).

Foto: Getty Images Ampliar
Nova versão da TV conectada da Samsung ganhará reconhecimento de voz e gestos

Para Scott Ahn, diretor global de tecnologia da LG, comandos de voz e de gestos se tornarão cada vez mais fundamentais para simplificar o uso das tecnologias e a novidade não ficou fora das novas TVs que devem chegar ao mercado até o final de 2012. “A interface das TVs se tornará mais natural do que jamais foi, mas foram necessários vários anos de pesquisa para chegar a estas novas tecnologias”, diz Ahn.

A Samsung também apostou no reconhecimento de voz e gestos em sua nova linha de TVs. “A plataforma SmartTV evoluirá a cada ano. O usuário poderá ter, a cada ano, uma nova TV com novos recursos”, disse Boo-Keun Yoon, presidente mundial da divisão de eletrônicos de consumo da Samsung. As TVs mais avançadas da marca, que chegam ao mercado até o final de 2012, sairão de fábrica com câmera integrada para reconhecimento facial e de gestos.

Voltando às origens

Simplificar a interação dos usuários com os dispositivos, segundo Shawn Dubravac, diretor de pesquisas da Consumer Electronics Association (CEA), entidade que organiza a CES, é um tendência para o futuro. “Os primeiros controles remotos eram fáceis de usar porque tinham apenas quatro botões, mas os fabricantes encheram os controles de botões, que nunca usamos”, disse Dubravac ontem, em evento pré-CES.

A evolução, segundo o consultor, começou no ano passado, quando alguns fabricantes lançaram seus primeiros controles remotos com sensores para interagir com a TV por meio de movimento, como no console Nintendo Wii. Este foi o primeiro passo para simplificar a tecnologia. “O próximo passo será tornar a interação mais natural”, disse Dubravac.

Além das TVs, o controle de dispositivos por voz e gestos deve chegar, em breve, a outros dispositivos, como computadores (a Intel já demonstrou na CES 2012 os futuros ultrabooks que oferecerão o recurso) e também em smartphones (até agora, a Apple oferece o sistema mais avançado de reconhecimento de voz, o Siri).

Chips poderosos chegam às TVs

Com os recursos de reconhecimento de voz e gestos --além da conexão de internet, que deve estar na maioria das TVs lançadas em 2012-- os televisores ficam cada vez mais parecidos com os computadores. Para suportar estas novas funcionalidades de software, no entanto, era preciso desenvolver um novo processador para as TVs, com maior poder do que os atualmente usados.

No último ano, segundo Ahn, a LG desenvolveu seu próprio chip para TVs, com quatro unidades de processamento gráfico (GPUs) que funcionam ao mesmo tempo. Os resultados mostram imagens cada vez mais nítidas e velocidade maior na navegação na internet por meio da TV e também na instalação de aplicativos, outra tendência para o futuro das TVs conectadas.

A concorrência entre as fabricantes, no entanto, está acirrada. A Samsung também desenvolveu um processador com quatro núcleos para sua nova linha de TVs. Além de suportar os novos recursos de reconhecimento de voz e gestos, o chip foi necessário, segundo Tim Baxter, presidente da Samsung America, para suportar novos recursos de sincronização de conteúdo em nuvem. “Todo o conteúdo armazenado pelo usuário, como fotos, poderá ser acessado a partir de qualquer dispositivo SmartTV ou Galaxy”, disse Baxter. 

É melhor pagar o IPVA à vista ou parcelar?

É melhor pagar o IPVA à vista ou parcelar?

Mesmo tendo o dinheiro, contribuinte pode parcelar se conseguir uma rentabilidade para seu capital superior ao desconto à vista, mas precisa ficar atento aos pagamentos


 
Neste mês os proprietários de veículos devem tomar uma decisão entre pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) à vista ou em parcelas. Para saber qual a melhor opção, é preciso calcular se o desconto vale a pena.

Quem tem o capital necessário para pagar à vista, deve verificar se o desconto é maior ou menor do que o rendimento de seu dinheiro aplicado. Se o desconto for maior do que o rendimento, é melhor pagar à vista. Se for menor, compensa fazer o pagamento parcelado. Veja aqui mais informações sobre datas de vencimento, alíquotas e descontos em seu Estado.


Foto: Getty Images Ampliar
Se o desconto para o pagamento à vista for maior do que o rendimento de seu dinheiro, pague à vista

“Quando o desconto do IPVA para o pagamento à vista é de 3%, por exemplo, pode ser melhor pagar em parcelado, já que é possível conseguir uma aplicação bem feita com um ganho de pouco mais de 1% ao mês,” diz Antonio de Azambuja Neto, professor de finanças da Universidade Guarulhos (UnG).

Quando o desconto é superior a 5%, entretanto, é mais interessante parcelar, já que é mais difícil conseguir uma rentabilidade que atinja este percentual em três meses.

Quem não tem todo o dinheiro do imposto deve parcelar os pagamentos, para evitar começar o ano fazendo novas dívidas. Mas, caso o desconto seja ainda maior do que o valor dos juros do empréstimo para fazer o pagamento, o que é muito difícil, pode tomar o dinheiro emprestado e quitar o IPVA.

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...