quarta-feira, 18 de junho de 2014

The Economist compara estados brasileiros a países

The Economist compara estados brasileiros a países e chama Brasil de "Italordânia"

Revista compara também situação econômica de 1950 e 2014, anos em que o Brasil sediou Copas do Mundo




Em 1974, para explicar a disparidade econômica existente no Brasil, o economista brasileiro Edmar Bacha criou o termo "Belíndia". Isso queria dizer: uma pequena e rica Bélgica cercada por uma grande e pobre Índia. O The Economist, para explicar melhor o conceito, criou um mapa interativo comparando os estados brasileiros a diferentes países. A conclusão a que chegou foi de que não somos mais uma "Belíndia", mas uma "Italordânia".
O que se descobriu durante a produção do mapa foi que as partes mais ricas do Brasil não estão hoje exatamente nos nívels belgas de riqueza e distribuição de renda. Nosso nível é comparável ao da Itália. Já na comparação da parte mais pobre do país, o texto diz que a Índia é muito mais pobre do que os estados mais desfavorecidos do Brasil, Maranhão e Piauí. As economias desses dois estados são comparadas à da Jordânia.
A revista compara também a situação econômica dos estados brasileiros em 1950, ano da primeira Copa do Mundo no Brasil, com 2014, ano em que, novamente, o país sedia o evento. Na época, Maranhão e Piauí tinham o mesmo nível de pobreza que o Afeganistão pós-guerra de 2011.
De todos os 26 estados e do Distrito Federal, 10 ainda eram mais pobres que a Índia em 2011, ano de referência considerado para a composição do mapa atual. O Rio de Janeiro, capital do Brasil na época da Copa de 1950, era tão rico quanto o Peru. Agora, alcançou o país báltico Estônia.
Vale lembrar que o mapa utilizou como base o PIB per capita dos estados e dos países comparados. O PIB per capita é a soma de todas as riquezas de uma dada região devidida pelo seu total de habitantes.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Ayrton Senna inspira novo comercial da Nike

Ayrton Senna inspira novo comercial da Nike

No vídeo “Chegue Lá”, a voz do ex-piloto inspira os brasileiros ao descrever o caminho da vitória, sempre recheado de superações


Ao fechar os olhos e pensar numa personalidade brasileira que inspire conceitos como determinação e superação, fica difícil não pensar em Ayrton Senna da Silva. A Nike sabe disso e utilizou um depoimento histórico do ídolo do automobilismo mundial em seu novo filme.
No vídeo “Chegue Lá”, a voz do ex-piloto inspira os brasileiros ao descrever o caminho da vitória, sempre recheado de superações. “Seja quem você for, qualquer posição que você tenha na vida - nível altíssimo ou mais baixo, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e, sempre, faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”, diz Senna.
O texto tem como objetivo inspirar todos os brasileiros, especialmente os atletas de todos os níveis técnicos e idades. Motivá-los a sonhar sempre, ter força de vontade, acreditar e colocar tudo em jogo, com a convicção de que o objetivo será alcançado.
“Vivemos um momento único em nosso País. E quisemos que os brasileiros refletissem sobre as sábias palavras do homem que melhor do que ninguém entendeu que a vitória assume muitas formas, e que sempre existe uma chance de chegar lá”, explica Henry Rabello, vice-presidente de Marketing da Nike do Brasil.


“Chegue Lá” é mais um capítulo da campanha “Ouse Ser Brasileiro”, lançada em novembro de 2013. O vídeo foi criado pela Nike do Brasil e a Wieden + Kennedy São Paulo. Confira:




Torcida japonesa ajuda a limpar estádio após partida em Pernambuco

Torcida japonesa ajuda a limpar estádio após partida em Pernambuco

Os japoneses ajudaram a recolher em sacos plásticos o lixo produzido na ala deles nas arquibancadas


No último sábado (14), a seleção do Japão e a da Costa do Marfim disputaram uma partida na Arena Pernambuco, no Recife pelo Grupo C da Copa do Mundo da Fifa. Os asiáticos abriram o placar com um gol do atacante Honda. Entretanto, o time adversário conseguiu virar o jogo e vencer a partida por 2 a 1. 
Mas, nas arquibancadas, os japoneses saíram vitoriosos, pelo menos no quesito civilidade e cidadania, dando um exemplo para o mundo.
Apesar da derrota, a torcida nipônica conseguiu se destacar pela educação. Após o apito final, os torcedores presentes ajudaram a recolher em sacos plásticos o lixo produzido na ala deles nas arquibancadas, deixando o ambiente limpo e organizado.
Definitivamente, um exemplo que deveria ser seguido por torcedores de todos os países. 

Ver imagem no Twitter

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...