sábado, 17 de março de 2012

Romário: Brasil passará ‘vergonha’, Copa será uma ‘merda’ e haverá ‘o maior roubo’ em obras

Romário: Brasil passará ‘vergonha’, Copa será uma ‘merda’ e haverá ‘o maior roubo’ em obras

Ao migrar dos gramados para o tapete da Câmara, Romário trocou os pés pela língua. Mas não perdeu o cacoete de atacante. Neste sábado (17), o deputado pedurou em sua página no Facebook comentários ácidos sobre a Copa de 2014.

“É uma pena ouvir nas rádios, ver na TV, abrir os jornais e ler que o governo federal se uniu à Fifa para que a Copa do Mundo seja a maior de todos os tempos. Uma mentira descabida! Não será a melhor e nós vamos passar vergonha”, anotou.

Queixou-se da ausência de representantes do Congresso na audiência concedida na véspera por Dilma Rousseff ao presidente da Fifa, Joseph Blatter. “Se continuar acontecendo coisas erradas e estranhas como esse encontro do Blatter com pessoas que não são ligadas a Lei Geral da Copa, ela será uma merda.”

Romário (PSB-RJ) foi à canela: “O governo federal está enganado o povo. E a presidente Dilma está sendo enganada ou se deixando enganar.” Convocou as arquibancadas: “Brasileiros, continuem cobrando e se manifestando, porque essa palhaçada vai piorar quando tiver a um ano e meio da Copa.”

Pisou na rótula: “O pior ainda está por vir, porque o governo deixará que aconteçam as obras emergenciais, as que não precisam de licitações. Aí vai acontecer o maior roubo da história do Brasil.”

Romário prosseguiu: depois da violação das arcas, “eu quero ver se as pessoas que apareceram sorrindo na foto durante a reunião de ontem [de Dilma com Blatter] vão querer aparecer. Esse Brasil é um circo e os palhaços vocês sabem bem quem são.”

Deve-se o destampatório de Romário à composição da mesa do Planalto. Referiu-se à reunião como uma dessas “coisas que só acontecem no nosso país”. Percorreu a lista dos presentes: “O presidente da Fifa vem ao Brasil e se encontra com a presidente Dilma. Até ai perfeito!”

“Nesse encontro estão presentes Aldo Rebello, ministro dos Esportes, ok; Pelé, embaixador honorário do Brasil para a Copa do Mundo de 2014, ok; Ronaldo, conselheiro do Comitê Organizador Local (COL), ok. Só uma pergunta: qual dessas pessoas têm a ver com a Lei Geral da Copa? Nenhuma.”

Listou os ausentes: “O presidente da comissão da Lei Geral da Copa, Renan Filho [PMDB-AL], não estava lá. O relator da Lei da Copa, Vicente Cândido [PT-SP], também não. O presidente da Casa onde será votada a lei, Marco Maia [PT-RS], também não estava presente.”

Tomado pelas palavras, Romário avalia que ele próprio deveria ter recostado os cotovelos na mesa de reuniões do Planalto: “Muitos outros que têm muito a ver com a Lei Geral da Copa não estavam presentes.” Voltou a mirar a canela: “Na minha concepção de político, a política vai de mal a pior.”



De novo, foi para a galera: “O povo tem total razão de reivindicar e cobrar principalmente mais seriedade e responsabilidade das pessoas que tem autonomia para decidir coisas importantes como essa (Copa do Mundo).”

Terminado o encontro do Planalto, o ministro Aldo Rebelo levou Joseph Blatter ao encontro de um grupo de deputados. Entre eles alguns dos que Romário gostaria que tivessem participado da reunião do Planalto –o presidente da Câmara Marco Maia, por exemplo.

Rebelo, Blatter e os deputados trocaram afagos e sorrisos ao redor de espetos de picanha. A julgar por sua manifestação radioativa, Romário parece avaliar que a Lei Geral da Copa mereceria um encontro mais formal. Uma reunião em que a conversa não fosse entrecortada pela mastigação do churrasco.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense abrirá show de Roger Waters

Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense abrirá show de Roger Waters


Grupo tem proposta peculiar de trabalho e foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música 2010 como melhor disco do ano


 
Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense abrirá show de Roger Waters Emílio Pedroso/Agencia RBS
Conjunto Bluegrass Porto Alegrense Foto: Emílio Pedroso / Agencia RBS

O Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense será a banda de abertura do show que Roger Waters fará na Capital no próximo dia 25. A banda tocará no imenso palco montado para a super produção The Wall, que o ex-Pink Floyd trará ao Brasil pela primeira vez.

O contraponto será no mínimo interessante: de um lado, o CBPA, que tem em sua gênese a simplicidade e o bluegrass - só usam instrumentos acústicos e fazem apresentações em qualquer lugar. Do outro, Waters com toda sua mega produção.

Encaminhando-se para o quarto ano de existência, o disco de estreia da CBPA foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música 2010 como melhor disco do ano, na categoria blues/jazz (apesar do gênero do grupo ser bluegrass).

O Conjunto tem uma proposta de trabalho bastante peculiar: bluegrass é uma forma de música norte-americana de raiz - influenciada pela cultura de imigrantes escoceses, irlandeses e afro-americanos - em que utilizam um único microfone, revezando o instrumento ou voz principal à frente do grupo.

The Wall
A turnê The Wall, de Roger Waters, chegou no últimop dia 2 de março à América do Sul. O fundador e um dos principais compositores do Pink Floyd realizou em Santiago o primeiro dos shows, que reuniu 45 mil pessoas.

Ao Brasil ele traz o show a partir do próximo dia 25. A primeira apresentação é em Porto Alegre, no estádio Beira-Rio. Na sequência ele toca no Rio de Janeiro e em São Paulo.

>>> Confira galeria de fotos da turnê The Wall

"Raul Seixas - O Início, o Fim e o Meio" reverencia fundador do rock nacional

"Raul Seixas - O Início, o Fim e o Meio" reverencia fundador do rock nacional


Estreia nacional do documentário será em 23 de março



"Raul Seixas - O Início, o Fim e o Meio" reverencia fundador do rock nacional Divulgação/Divulgação
Raul Seixas Foto: Divulgação / Divulgação

Na onda dos novos documentários que fazem a arqueologia dos primórdios da cultura pop nacional, Raul - O Início, o Fim e o Meio, de Walter Carvalho, é o filme que vem para reaproximar a lenda histórica da emoção que um dia ela causou.

É um filme que deve causar uma nova onda de "raulseixismo". Segundo dados da produção, mesmo 20 anos após sua morte, Raul Seixas ainda é um dos artistas que mais vendem discos no País, cerca de 300 mil cópias ao ano. A estreia do documentário será 23 de março.

No início do filme, um sósia de Raulzito desliza por uma autoestrada com uma motocicleta, e a essas cenas são contrapostas imagens do filme "Sem Destino"(Easy Rider), ícone da contracultura e essência do road movie. A trilha do passeio funde rock'n'roll e baião, cultura americana e periferia de Salvador.

"Ao começar, minha única intenção era conhecer Raul Seixas. Eu não faço filme para provar nada", diz o diretor Walter Carvalho. "Achava e continuo achando que um mito como Raul não tem explicação e nem deve ter. Ele está no inconsciente das pessoas."

O documentário traz imagens inéditas de diversos arquivos e cerca de 94 (50 estão no filme) entrevistas em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro e no exterior (Suíça e Estados Unidos), reunindo ex-mulheres, filhos, amigos de infância, músicos, profissionais da área musical e parceiros, como Paulo Coelho.

Confira o trailer do documentário:


Agência Estado

Criação de vagas no país é a pior para fevereiro desde 2009

Criação de vagas no país é a pior para fevereiro desde 2009


Volume de 150.600 postos ficou 56,6% abaixo do resultado de fevereiro de 2011



O saldo da criação de empregos com carteira assinada no Brasil foi de 150.600 em fevereiro, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O volume de postos criados ficou 56,6% abaixo do resultado de fevereiro do ano passado, já atualizado em 347.070 vagas.

O resultado é o menor para o mês desde 2009, quando foram criados 47.807 postos.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelaram que foram contratados 1.740.062 trabalhadores formais no segundo mês do ano, enquanto 1.589.462 foram desligados.

No primeiro bimestre de 2012, o saldo líquido de empregos gerados foi de 293.987.

Lula conclui tratamento contra o câncer na laringe e retoma conversas políticas

Lula conclui tratamento contra o câncer na laringe e retoma conversas políticas


Ex-presidente será examinado na próxima semana para confirmar o desaparecimento do tumor



Lula conclui tratamento contra o câncer na laringe e retoma conversas políticas Ricardo Stuckert/Divulgação/Instituto Lula
Novo líder do governo no Senado se encontrou com Lula no hospital Sírio-Libanês Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará exames na próxima sexta-feira para checar se houve remissão completa do câncer na laringe. A expectativa é de que os exames confirmem o desaparecimento do tumor. Nesta sexta-feira, Lula recebeu a última dose do tratamento com antibióticos contra uma infecção pulmonar.

Embora a previsão de sua assessoria de imprensa seja que ele retome o "ritmo normal" das atividades em 30 dias, nesta manhã Lula encontrou-se com o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), e na próxima semana receberá o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, para tratar das eleições municipais.

Mesmo em fase de recuperação do longo período de tratamento quimio e radioterápico e convalescendo da pneumonia, Lula está voltando gradativamente à articulação política. Um dos primeiros de sua conversa "olho no olho" será Eduardo Campos, com quem pretende fechar o apoio do PSB em São Paulo ao candidato do PT à Prefeitura, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad. Segundo a assessoria de Campos, o governador aguarda apenas a definição do dia, horário e local do encontro.

MP abre investigação criminal contra o prefeito de São Paulo por contrato de inspeção veicular

MP abre investigação criminal contra o prefeito de São Paulo por contrato de inspeção veicular


Além de Gilberto Kassab, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, também é suspeito



A Câmara Especializada em Crimes Praticados por Prefeitos (Cecrimp), do Ministério Público do Estado de São Paulo, instaurou nesta sexta-feira um procedimento investigatório criminal para apurar eventuais condutas criminosas na manutenção do contrato feito, em 1996, pela prefeitura de São Paulo e a empresa Controlar para a implantação do programa de inspeção veicular no município.

O Ministério Público (MP) vai apurar se o prefeito Gilberto Kassab, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, "praticaram condutas criminosas previstas na Lei de Licitações e no Decreto Lei nº 201/67", informou, em nota, o MP.

Em novembro do ano passado, uma liminar da 11ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo determinou nova licitação para escolher a empresa responsável pela inspeção veicular. A decisão ainda declarou indisponíveis os bens do prefeito Gilberto Kassab. A liminar foi derrubada em janeiro, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O sequestro de bens atendia a um pedido do MP para garantir o ressarcimento à população e aos cofres públicos de um prejuízo estimado em R$ 1,1 bilhão. Estão incluídos no montante pagamentos feitos pela prefeitura à Controlar, empresa responsável pela inspeção, e os valores pagos pelos motoristas que tiveram de se submeter ao procedimento.

Um dos promotores do caso, Roberto Antonio de Almeida Costa, disse, em novembro, que o prefeito foi conivente com uma série de fraudes cometidas pela Controlar.

— A ligação que a gente vê entre o senhor prefeito e as empresas é de natureza eleitoral, em que há doação de campanha de sócios dessas empresas — disse o promotor ao apresentar documentos que embasam a ação.

Procurada, a prefeitura informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que só irá se manifestar após ser notificada da decisão. A Controlar também declarou que não foi notificada sobre a abertura da investigação.

Professores prometem nova paralisação na terça-feira

Professores prometem nova paralisação na terça-feira


Categoria tentará impedir que deputados votem o projeto de lei de reajuste dos salários


 

Professores prometem nova paralisação na terça-feira Adriana Franciosi/
Policiais e professores protestam em frente ao Palácio Piratini Foto: Adriana Franciosi

Os professores da rede estadual prometem paralisar as atividades na terça-feira. Eles tentarão impedir a votação do projeto de lei de reajuste da categoria. A decisão foi tomada após reunião que terminou sem acordo entre Piratini e Cpers, no final da tarde desta sexta-feira.

A presidente do Cpers, Rejane de Oliveira, criticou a postura do governo:

— O governo mentou que queria negociar. Nos chamaram para negociar, mas não foi isso o que aconteceu. Eles não estão prevendo mudança na proposta.Por isso, vamos pedir aos deputados que não votem o projeto.

Durante a reunião, o secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, chegou a oferecer a antecipação da parcela de novembro para setembro, mas o sindicato rejeitou. A categoria cobra o pagamento imediato do piso nacional de R$ 1.451,00.

Azevedo reafirmou que o governo chegou ao seu limite financeiro ao oferecer reajuste de 76,6% até o final da gestão, em 2014, elevando o salário inicial da categoria para R$ 1.260,00. Alheio à pressão do Cpers, o secretário garantiu que está mantida a votação em regime de urgência, na próxima terça-feira, do projeto de lei que concederá três parcelas de correção salarial ao magistério — em maio, novembro e fevereiro —, totalizando reajuste de 23,5%.

quinta-feira, 15 de março de 2012

TJ recebe recurso contra retirada de crucifixos em prédios da Justiça do RS

TJ recebe recurso contra retirada de crucifixos em prédios da Justiça do RS


Ação da Liga Brasileira de Lésbicas foi acatada no início de março


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) já recebeu solicitação de um advogado, oriundo do Paraná, para que seja reconsiderada a medida que determinou a retirada de crucifixos dos prédios da Justiça no Estado. Até sexta, magistrados podem entrar com recursos contra a remoção dos símbolos religiosos, que começou a ocorrer no sábado, quatro dias após o Conselho de Magistratura do TJRS ter acatado reivindicação da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL).

Alguns advogados, desembargadores e juízes não concordam com a decisão, que foi tomada em âmbito administrativo e não teve decisão definitiva. O relator do caso, desembargador Cláudio Baldino Maciel, ressaltou que os espaços públicos devem ser utilizados unicamente para símbolos oficiais do Estado. Ele salientou, ainda, que o Estado laico protege a liberdade religiosa de qualquer cidadão ou entidade, em igualdade de condições, e não permite a influência da religiosidade na coisa pública.

Nesta tarde, foi realizada uma audiência entre o arcepisbo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings e o advogado e ex-ministro da Justiça, Paulo Brossard, onde o assunto foi abordado. Dom Dadeus afirmou que este não é um embate entre Igreja e Estado, e que a sociedade de modo geral deveria discutir a questão. O arcebispo acredita que a decisão será revertida, mas disse que não irá se manifestar pois não é de sua alçada, conforme ele, e sim uma ação interna do Judiciário.

Chevron suspende extração de petróleo

Chevron suspende extração de petróleo no Brasil após descobrir mais um vazamento


Empresa estima que cinco litros de óleo tenham sido despejados no segundo acidente


A companhia Chevron decidiu suspender temporariamente a produção de petróleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, depois de descobrir um novo vazamento. A mancha de óleo foi avistada no dia 4, durante monitoramento regular feito por técnicos da companhia na mesma área onde ocorreu um vazamento em novembro do ano passado.

A informação foi dada nesta quinta-feira, em entrevista coletiva, no Rio de Janeiro, pelo diretor de Assuntos Corporativos da Chevron, Rafael Jaen. No Brasil, a Chevron só explora campos de petróleo na Bacia de Campos.

Segundo Jaen, a decisão de suspender as atividades foi tomada por precaução e informada aos órgãos reguladores brasileiros. Foi instalado um sistema para captar as bolhas de óleo que estão vazando. A estimativa inicial, disse o diretor, é que tenham vazado 5 litros de óleo.

Rafael Jaen informou que o incidente não tem relação com o vazamento descoberto em novembro, a três quilômetros da mancha atual. A produção total diária da Chevron no Campo de Frade chega a 61,5 mil barris de petróleo.

Porsche vende 22% a mais em 2011

Porsche vende 22% a mais em 2011

Montadora de luxo alemã vendeu 119.000 veículos no ano passado; meta é chegar a 200.000 unidades nos próximos anos

QUATRO RODAS
Porsche Cayenne
Porsche Cayenne

São Paulo - Embora a economia europeia esteja passando por um momento delicado e recheado de incertezas, a alemã Porsche conseguiu aumentar em 22% suas vendas no ano passado na comparação com 2010. No período, a montadora de luxo comercializou 119.000 carros.

Entre os modelos mais vendidos, o Cayenne foi o campeão, respondendo por mais da metade das vendas da montadora em 2011. Segundo a Porsche, cerca de 60.000 foram comercializados em todo o mundo.

Até 2018, a Porsche planeja elevar para 200.000 o número de carros vendidos no mundo.

"Os resultados que apresentamos criam uma plataforma sólida para a nossa estratégia de crescimento. Estamos planejando um crescimento saudável", afirmou Lutz Meschke, diretor financeiro da companhia, em comunicado.

O faturamento da Porsche também cresceu no período, totalizando 10,9 bilhões de euros; alta de 18% na comparação com o ano anterior.

Google contrata estrela de startup (e seu time inteiro) por milhões

Google contrata estrela de startup (e seu time inteiro) por milhões

Kevin Rose e sua equipe fizeram uma transferência de luxo da sua incubadora, Milk, para o gigante de buscas

Getty Images / Scott Olson
Kevin Rose, ex-Digg
Alex Albrecht, do time do Digg, e Kevin Rose, de camisa vermelha durante o evento Digg Nation: cervejas, videocast e engajamento social

São Paulo - O superstar da web 2.0 e co-fundador do Digg, Kevin Rose, está de mudança marcada para o Google. O recrutamento do empreendedor da internet concorre ao posto de maior contratação da indústria digital em 2012. As informações são do site All Things D.

E não pára por aí. Os empregados da empresa atual de Rose, a incubadora de aplicativos Milk, também engrossarão as fileiras do gigante das buscas. Pela contratação, cada um receberá a bagatela de um a dois milhões de dólares.

A quantia, que vale por uma vida de trabalho de muitos meros mortais, é a prova de que a disputa por funcionários está esquentando no Vale do Silício. A agressividade do Google na atração da equipe tem motivos: segundo o site Tech Crunch, as cifras pelas oito cabeças saltaram após uma oferta recente de ninguém menos que o Facebook, também interessado em contratar o talentoso time.

Não há detalhes sobre os salário e benefícios de Rose. Mas seu perfil inovador, socialmente engajado (e descolado) dá uma pista que ele será um elemento de valor dentro do Google, com atividades especialmente focadas no Google +, que ainda não mostrou tempero suficiente para envolver massivamente os usuários.

Rose, que tem 34 anos, é também um investidor-anjo inveterado, e já colocou dinheiro em companhias como Zynga, Fourquare e Twitter. Nem ele nem o Google se manifestaram oficialmente sobre a negociação.

Brasileiro transforma erva-mate em cerveja

Brasileiro transforma erva-mate em cerveja

Teoricamente, a bebida não pode ser classificada como cerveja devido à lei de pureza alemã, mas é feita com parte de seus ingredientes, como malte, lúpulo e água

 
Kristian Rasmussen / Stock Xchng
Pessoa bebendo cerveja
A bebida cheira e se parece com cerveja

Berlim - Fabricio Martins do Canto, um brasileiro que mora na Alemanha, criou uma cerveja fabricada a partir de erva-mate, que pode ser degustada num bar onde também são encontrados produtos como refrigerante de mate, chá gelado de mate e um refresco que tem como ingrediente a erva.

Membro do novo Partido Pirata alemão, Martins disse à Agência Efe que justamente num debate político da legenda, entre goles de chimarrão e cerveja, teve a ideia de misturar as bebidas.

Assim nasceu a 'Mier', uma cerveja fabricada a partir de erva-mate que ganhou espaço nos meios de comunicação alemães desde que começou a ser produzida numa fábrica em Berlim.

Teoricamente, a bebida não pode ser classificada como cerveja devido à restritiva lei de pureza alemã, mas é feita com parte de seus ingredientes, como malte, lúpulo, água e fermento. Além disso, a bebida cheira e se parece com cerveja, embora tenha um sabor um pouco mais forte e amargo.

Na preparação do produto, é incorporado uma infusão de folhas de erva-mate cultivada por famílias com descendência alemã no sul do Brasil.

'Mier' é comercializada no bar Meta Mate, um pequeno estabelecimento onde também é possível comprar erva industrial argentina e seleções de erva-mate de plantações brasileras elaboradas por Martins do Canto. Além disso, são vendidas no lugar cuias de cerâmica, já que a típica cuia da região sul, fabricada a partir de madeira, não pode ser comercializada na Alemanha já que com o tempo ela causa o aparecimento de fungos.

Meirelles terá cadeira no conselho da Azul

Depois da J&F, Meirelles terá cadeira no conselho da Azul

Executivo assumiu posição neste mês e ajudará companhia aérea nas decisões estratégicas

 
Antonio Cruz/AGÊNCIA BRASIL
Henrique Meirelles, presidente do Banco Central
Henrique Meirelles: executivo é o mais novo membro do conselho da Azul

São Paulo – Após assumir a presidência do conselho de administração da J&F, holding que controla marcas como JBS e Flora, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, terá uma cadeira no conselho da Azul.

Segundo nota da companhia aérea, Meirelles assumiu a posição neste mês na companhia e vai participar a cada três meses das reuniões do conselho, nas quais dividirá as principais decisões da empresa com os demais membros.

"Além de ser um executivo reconhecido e um líder nato, certamente aprenderemos com ele mais sobre a economia e o mercado financeiro brasileiro. Essa será sua grande contribuição para a Azul", disse David Neeleman, fundador e presidente do conselho da Azul, em nota.

Já Meirelles espera contribuir para a expansão de suas atividades dentro das melhores práticas de gestão buscadas pela empresa.

“A Azul é uma empresa que acredita no Brasil e está fazendo investimentos importantes em um setor com enormes oportunidades de crescimento”, afirmou, em comunicado.

No início do mês, Meirelles assumiu o posto de presidente do conselho da J&F. Segundo reportagem de EXAME, edição 1012, o executivo deve ir para o conselho de outras três companhias nas próximas semanas.

Brasil e México fecham acordo sobre regime automotivo

Brasil e México fecham acordo sobre regime automotivo

O anúncio oficial deve ser feito ainda hoje, no México, pelo ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota

 
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota
Patriota ainda está no México finalizando os termos do acordo com autoridades mexicanas

Goiana - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, confirmou hoje que o Brasil conseguiu limitar a importação de veículos mexicanos até 2015, dentro da revisão do regime automotivo bilateral. O anúncio oficial deve ser feito ainda hoje, no México, pelo ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, que ainda está no México finalizando os termos do acordo com autoridades mexicanas.

"O México está abrindo mão de parte significativamente das exportações", disse Pimentel em Goiana, no interior do Pernambuco, onde participou de solenidade de lançamento das obras de uma fábrica de vidros planos para construção civil, moveleira e automotivo.

"Vai ficar muito razoável para os dois lados", acrescentou, citando que as importações de veículos do México deve ficar em US$ 1,450 bilhão este ano, contra US$ 2,1 bilhões no ano passado. Segundo Pimentel, a única pendência que ainda está em negociação é o prazo das cotas de atingimento de cotas de conteúdo local.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Pepe promete fortalecer agricultura familiar, e Florence defende gestão

Pepe promete fortalecer agricultura familiar, e Florence defende gestão

Pepe Vargas assumiu Desenvolvimento Agrário no lugar de Afonso Florence.
Florence foi criticado, mas Dilma negou que má gestão foi motivo da troca.



A presidente Dilma Rousseff ao lado do novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)
A presidente Dilma Rousseff ao lado do novo
ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas
(Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)

O novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas (PT-RS), tomou posse nesta quarta-feira (14) com a promessa de "fortalecer a agricultura familiar" e ampliar "o diálogo com os movimentos sociais", depois de seu antecessor Afonso Florence (PT-BA) ter deixado o cargo em meio a críticas de má gestão na área de reforma agrária.

As críticas levaram a presidente Dilma Rousseff "lamentar", em nota, as interpretações sobre a saída de Florence do governo. Após reiterar agradecimentos, disse que ele "prestou grandes serviços ao processo de inclusão social no campo". Em discurso nesta quarta, a presidente voltou a elogiar Florence e pediu atenção à agricultura familiar.

No discurso de posse, Pepe Vargas agradeceu “a confiança” depositada pela presidente Dilma. “Vou dedicar todas as minhas energias para cumprir a missão determinada por vossa excelência ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ou seja, fortalecer a agricultura familiar e buscar superar a pobreza extrema do meio rural ampliando o diálogo com os movimentos sociais”

O novo ministro afirmou que 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros vêm da agricultura familiar. Ele pretende, disse, ampliar esse número e “produzir ganhos de produtividade e melhoria da qualidade do trabalho, de forma a reduzir os preços dos alimentos, contribuindo para a queda da inflação e o aumento dos postos de trabalho”.
 
Pepe Vargas afirmou ainda que não “vacilou” ao aceitar a “convocação” de Dilma para assumir o Desenvolvimento Agrário. “Não poderia me furtar de contribuir com o objetivo de construir um país rico e sem pobreza. Obsessão do seu governo”.

O Palácio do Planalto anunciou a troca na pasta na última sexta-feira (9). De acordo com o blog de Cristiana Lôbo, Dilma trocou Florence por Vargas porque quer resultados de gestão. Segundo o comentarista Gerson Camarotti, da Globo News, a presidente avaliava como "sofrível" a atuação do ministro. "O Globo" informou que o desempenho de Florence não agradava ao Planalto nem aos movimentos sociais do segmento da reforma agrária. Para a "Folha de S.Paulo", o ministro foi demitido "por deficiência". "O Estado de S. Paulo" atribuiu a saída de Florence a "ataques" dos movimentos sociais.

Após a saída, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) também criticou, em nota oficial, a atuação de Florence e disse esperar que a situação melhore com o novo ministro.

Paralisação dos professores no RS atinge 51% das escolas

Paralisação dos professores no RS atinge 51% das escolas, diz Seduc

Secretaria de Educação divulga levantamento sobre protesto do magistério.
Sindicato dos professores estima adesão maior, de até 90% das escolas.


A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul divulgou no final da tarde desta quarta-feira (14) a porcentagem das escolas que aderiram aos três dias de paralisação do magistério em defesa do pagamento do piso nacional. Das 2.572 escolas da rede estadual de ensino, 27% paralisaram totalmente as atividades e 24% parcialmente, totalizando 51%, de acordo com levantamento da secretaria.

Já o sindicato dos professores e trabalhadores em educação do estado (Cpers-Sindicato) estima que de 80% a 90% das escolas das redes estaduais e municipais aderiram ao protesto. Somente em Porto Alegre, pelo menos 24 colégios suspenderam as atividades até o final da semana, afirma o Cpers.

Em nota, a Seduc afirmou que respeita o direito de paralisação dos trabalhadores, mas pede que seja feito o “fiel registro da realidade da escola quanto à efetividade de cada professor e funcionário”. A secretaria afirma ainda que toda a carga horária de aulas perdidas com a paralisação deverão ser recuperadas, integralmente.

Na terça-feira (13), o Governo gaúcho adiou a votação do projeto de reajuste do magistério, após pressão do Cpers. A categoria pede a retirada da Assembleia Legislativa do projeto que concede 23,5% de reajuste, em três parcelas, e exige o pagamento do piso integral do nacional, de R$ 1.451, ainda neste ano. Uma reunião entre Governo e Cpers está marcada para a próxima sexta-feira (16).

Eike e Petrobrás fazem acordo de US$ 1,6 bilhão

Eike e Petrobrás fazem acordo de US$ 1,6 bilhão

OSX negocia construção de duas sondas de perfuração com a Sete Brasil, sócia da estatal

AE
A Petrobras e o empresário Eike Batista devem se associar pela primeira vez, nas próximas semanas, num contrato de fornecimento de equipamentos para exploração do pré-sal. O elo será a OSX, empresa de serviços offshore do grupo, que negocia a construção de duas sondas de perfuração, num valor estimado em US$ 1,6 bilhão (R$ 2,89 bilhões), com a Sete Brasil, empresa de investimentos da qual a Petrobrás é sócia.

Posteriormente, as sondas construídas pelo grupo de Eike devem ser afretadas (alugadas) para a própria Petrobrás. "A Sete Brasil está em fase de negociação com o estaleiro OSX e acredita muito no interesse comum entre as empresas de tornar este projeto possível", João Carlos Ferraz, presidente da Sete Brasil.

O negócio selará uma nova fase de relacionamento de Eike com a Petrobrás, antes marcado pela disputa por investidores e pelo recrutamento de executivos da estatal. Desde a criação da petroleira concorrente, a Petrobras viu estrelas de seus quadros serem contratadas a peso de ouro por Eike - como é o caso do próprio diretor-geral da OGX, Paulo Mendonça.

Além do negócio de US$ 1,6 bilhão para a construção das sondas, o possível afretamento delas não custaria à Petrobras menos de US$ 1 milhão por dia. Os últimos contratos de afretamento fechados pela estatal em fevereiro foram de até 15 anos e ultrapassaram este valor.

Um megaequipamento desse tipo não fica pronto em menos de três anos, no melhor dos cenários. As sondas seriam construídas na Unidade de Construção Naval do Açu (UCN Açu, ao lado do Superporto do Açu), mais um estaleiro que pode ser enquadrado na denominação "virtual". Ou seja: as sondas precisam começar a ser montadas com o estaleiro ainda em construção.

Executivo critica Goldman Sachs em carta de demissão

Executivo critica Goldman Sachs em carta de demissão

Banqueiro diz que instituição só se preocupa em tirar dinheiro dos clientes, chamados "fantoches"

iG
Foto: APAmpliar
Sede do Goldman Sachs em Nova York

Um executivo do banco Goldman Sachs publicou hoje um artigo fulminante no jornal The New York Times no qual explica sua demissão. Para Greg Smith, a instituição se tornou um lugar “tóxico e destrutivo”, onde diretores chamam abertamente seus clientes de "muppets”.

Nos Estados Unidos, o termo “muppet” se refere aos personagens da série de televisão e dos filmes de cinema, mas no inglês falado no Reino Unido pode ser usado como gíria para uma pessoa estúpida, que age como um fantoche.

Este é o mais novo revés para o mais famoso banco de investimentos de Wall Street, que durante muito tempo forneceu senadores e secretários de gabinete para Washington, mas que recentemente tem sido comparado a uma “lula gigante que se enrola na cara da humanidade”.

Na carta de demissão que saiu na edição de hoje, Greg Smith, que trabalhou com derivativos, disse que o ambiente no Goldman "está mais tóxico e destrutivo que nunca".

"A empresa mudou tanto desde que entrei nela como recém-formado que já não posso dizer com a consciência tranqüila que me sinto identificado com o que representa", escreveu Smith, que trabalha em Londres.

O ex-diretor relata que nas reuniões que participava ultimamente não eram gastos "um só minuto" para se analisar como ajudar os clientes, pois tudo o que importava era "como tirar o máximo de dinheiro possível deles"

“Fico mal com a maneira insensível com que as pessoas falam abertamente de seus clientes. Nos últimos 12 meses, eu vi cinco diretores diferentes chamando seus clientes de fantoches", disse Smith

Ambev supera Vale em valor de mercado em dois pregões

Ambev supera Vale em valor de mercado em dois pregões

Cervejaria ficou à frente da mineradora nos dias 9 e 12. Petrobras lidera

AE
Foto: DivulgaçãoAmpliar
AmBev supera valor de mercado da Vale

A Ambev está disputando com a mineradora Vale a posição de segunda maior empresa brasileira de capital aberto por valor de mercado, segundo levantamento divulgado hoje pela Economatica.

Segundo cálculos da consultoria, a Ambev foi, por dois pregões consecutivos, maior que a Vale. Nos dias 9 e 12 de março (sexta e segunda-feira) o valor de mercado da companhia de bebidas ultrapassou o da mineradora. No dia 12 de março, por exemplo, o valor de mercado da Ambev foi de R$ 211,4 bilhões contra R$ 204,8 bilhões da Vale.

Essa situação não era vivenciada, de acordo com a Economatica, desde o dia 27 de novembro de 2011. Ontem a Vale recuperou a posição com valor de mercado de R$ 215,5 bilhões em relação a R$ 214,1 bilhões da Ambev.

A maior empresa por valor de mercado no Brasil é a Petrobras com R$ 314,93 bilhões, conforme o último pregão (ontem).

A Economatica informa que para o cálculo do valor de mercado das empresas não considera as ações em tesouraria.

Dólar sobe e fecha no maior valor desde início de janeiro

Dólar sobe e fecha no maior valor desde início de janeiro

Moeda norte-americana encerrou esta quarta-feira cotado a R$ 1,807, com alta de de 0,37%

AE
O dólar comercial retomou a alta ante o real e fechou nesta quarta-feira no maior valor desde 9 de janeiro, cotado a R$ 1,807, alta de 0,37%, na venda; no mercado à vista de balcão, moeda foi cotada a R$ 1,8090 (+0,50%), após interromper ontem a trajetória de sete sessões de ganhos acumulados em 5,43%. Na BM&F, o dólar pronto encerrou com ganho de 0,17%, a R$ 1,808.

O avanço interno da moeda norte-americana ficou em linha com a valorização generalizada no exterior em meio aos sinais do Federal Reserve e de seu presidente, Ben Bernanke, de que há uma melhora na economia do país, mas que novos estímulos não estão sendo considerados no momento.

Além disso, o compromisso explícito do governo brasileiro em evitar a valorização do real não sai da cabeça dos agentes financeiros. Nesta terça-feora, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o câmbio no País agora é administrado e sugeriu a existência de uma banda de oscilação para o dólar, de R$ 1,70 a R$ 1,90. Assim, desde então, o próprio mercado passou a considerar o patamar de R$ 1,80 como piso psicológico informal. Tanto é assim que, hoje, a mínima do dólar à vista foi de R$ 1,800 e a do dólar abril de 2012, de R$ 1,8070.

Outro fator de pressão sobre a moeda norte-americana é a grande expectativa pela ata da reunião do Copom da semana passada, que reduziu a taxa Selic em 0,75 pp, para 9,75% ao ano, e que será divulgada amanhã cedo, disse o gerente da mesa de derivativos de uma corretora. "Dependendo do tom do documento do BC, o mercado buscará um rumo. Se a ata sinalizar para outro corte agressivo da Selic, por exemplo, o mercado vai procurar possivelmente um outro nível de preço mais adequado às perspectivas futuras", avaliou a fonte.

terça-feira, 13 de março de 2012

Sony lança no Brasil serviço on-line gratuito de filmes

Sony lança no Brasil serviço on-line gratuito de filmes

Crackle exibirá obras de grandes estúdios e terá limite de 150 títulos

LatinStock
Pessoa vendo TV
O Crackle vai rivalizar com serviços como Netflix e a NetMovies, ambos pagos

São Paulo - A Sony anunciou nesta terça-feira a chegada ao Brasil de seu serviço gratuito de distribuição de filmes on-line, o Crackle. De acordo com a companhia, o objetivo é oferecer um cardápio estimado em 150 obras, incluindo filmes de estúdios como Columbia Pictures, TriStar Pictures, Screen Gems e Sony Pictures Classics. Lançado em abril de 2011 nos Estados Unidos, o projeto conta com uma média de 11 milhões de usuários únicos por mês.

O Crackle vai rivalizar com serviços como Netflix e a NetMovies, ambos pagos, mas ainda não os supera nos países em que está disponível. Afinal, os rivais contam com milhares de filmes e seriados em seus acervos. Para a chegada do site ao Brasil, a Sony escolheu apenas cinco longas: Men in Black, Bad Boys, Hellboy, Stealing Havard, In the Line of Fire e Hollow Man – todos apresentam opção de dublagem e legendas em português, além do áudio original.

A companhia afirmou que pretende adicionar novos filmes semanalmente, até chegar à marca de 150 obras. Depois disso, os vídeos mais antigos devem sair do ar para dar espaço a novos conteúdos. Assim como os concorrentes, no futuro, o serviço também poderá ser acessado a partir de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Bolsa passa 68.000 pela 1ª vez desde abril com EUA

Bolsa passa 68.000 pela 1ª vez desde abril com EUA

O Ibovespa teve a primeira alta em três dias, puxado pela Vale SA, que acompanhou a valorização dos metais

Divulgação/BM&FBovespa
Bovespa 1
O mercado local também reagiu ao maior otimismo quanto à recuperação mundial após relatório mostrando que a confiança do investidor alemão aumentou mais que o previsto

São Paulo - O Ibovespa acelerou a alta no fim do pregão e encerrou acima de 68.000 pontos pela primeira vez desde abril, após indicadores mostrarem crescimento nas vendas no varejo nos Estados Unidos e depois que o banco central americano elevou suas estimativas para a economia.

O dólar virou para queda na última hora de negócios, após o fechamento do mercado de ações e depois de ter passado o dia em alta. Os juros futuros avançaram nos contratos mais negociados, com os sinais de retomada da economia global podendo diminuir o espaço para cortes da taxa básica.

Internacional: Bolsas americanas sobem antes e após Fed

As bolsas americanas começaram o dia em alta após indicadores mostrarem aumento nas vendas do varejo na maior economia do mundo e a melhora do sentimento dos investidores na Alemanha. A alta se manteve após o banco central dos Estados Unidos dizer que o mercado de trabalho teve melhoras. A Nasdaq fechou na maior pontuação desde novembro de 2000.

As vendas no varejo nos EUA subiram 1,1 por cento em fevereiro, em linha com as estimativas dos analistas, no maior aumento em cinco meses. Na Alemanha, o índice ZEW de confiança do investidor subiu de 5,4 em fevereiro para 22,3 em março, mais que o dobro da mediana das estimativas em pesquisa Bloomberg.

Dilma muda líderes mas mantém articulação política centralizada

Dilma muda líderes mas mantém articulação política centralizada

A decisão de substituir os líderes de governo ocorreu menos de uma semana após a presidente ver rejeitada pelos senadores a recondução de Bernardo Figueiredo

Roberto Stuckert Filho/Presidência da República
Dilma no Senado
A ida de Dilma ao plenário do Senado ocorre no mesmo dia do depoimento do ministro da Fazenda, Guido Mantega, à Comissão de Assuntos Econômicos

São Paulo - As mudanças nas lideranças do Congresso promovidas pela presidente Dilma Rousseff visam uma renovação dos canais de diálogo do Executivo com o Congresso, mas as trocas também trazem novos riscos e não modificam o modelo centralizador da articulação política do governo, segundo fontes ouvidas pela Reuters.

A derrota no Senado com a rejeição da recondução do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e um manifesto peemedebista crítico ao governo, apoiado por mais de 50 dos 78 deputados do partido, apressaram as mudanças que estavam sendo gestadas, segundo uma fonte do governo, que pediu anonimato.

A decisão de substituir os líderes de governo na Câmara e no Senado ocorreu menos de uma semana após a presidente ver rejeitada pelos senadores a recondução de Bernardo Figueiredo, técnico de sua máxima confiança, à direção-geral da ANTT. O veto no Senado deu à Dilma a certeza de que a articulação política precisava de ajustes. E rápido.

No cronograma inicial da presidente, segundo essa fonte do governo, encontrar uma solução política para os Ministérios do Trabalho e dos Transportes era mais urgente do que a troca de lideranças no Congresso.

Mas, com as votações do Código Florestal e Lei Geral da Copa pautadas na Câmara e o projeto que cria o Fundo Complementar dos Servidores Públicos (Funpresp), no Senado, Dilma avaliou que seria melhor proceder as trocas logo, antes que colhesse uma nova derrota.

No caso do Senado, a presidente conversou com os caciques peemedebistas e tentou costurar um acordo para substituir o senador Romero Jucá (RR) por Eduardo Braga (AM), que é um dos expoentes de uma corrente do partido que não vota sempre com o governo e resistia à liderança do senador Renan Calheiros (AL).

Audi negocia a compra da Ducati para avançar sobre a BMW

Audi negocia a compra da Ducati para avançar sobre a BMW

Com a aquisição, montadora passaria a competir com a rival também no mercado de motos esportivas de luxo

MARCO DE BARI
Ducati
Modelo da Ducati: Audi quer competir com a BMW também sobre duas rodas

São Paulo – A Audi, braço da Volkswagen para carros de luxo, está negociando a compra da tradicional fabricante de motos italiana Ducati. A informação é da agência de notícias Reuters.

A Ducati conquistou fama no mundo das motos com seus modelos esportivos de luxo. Por isso, se o negócio for confirmado, a Audi teria condições de ampliar a briga com a BMW, uma de suas maiores rivais, também para o mercado de motos – onde a BMW já atua.

Além disso, a Audi teria acesso à tecnologia de desenvolvimento de motores superleves e de alto desempenho – algo que poderia trazer algumas lições para a melhoria de seus automóveis.

Ainda segundo a Reuters, a Audi realiza, neste momento, uma due diligence na Ducati, e a decisão de compra (ou não) deve ser tomada em abril. Tanto a Volks, que controla a Audi, quanto as montadoras envolvidas não quiseram se pronunciar à Reuters.

Fundada em 1926, a Ducati conta com 17 títulos mundiais de motociclismo.

MST bloqueia bancos e prédios públicos no interior do Estado

MST bloqueia bancos e prédios públicos no interior do Estado


Grupo questiona medidas do governo para combater a estiagem e o endividamente no campo



Integrantes do MST ocupam diversos prédios públicos desde o início da manhã desta terça-feira pelo interior do Estado. Pelo menos sete cidades, entre elas Porto Alegre, são alvos de protestos, direcionados contra o governo federal em razão de medidas instaladas para combater a seca e o endividamento dos produtores rurais.

Há registro de ocupações em frente a bancos, Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) e prefeituras em Bagé, Pinheiro Machado, Júlio de Castilhos, Santana do Livramento, Livramento, São Luiz Gonzaga, São Francisco de Assis e Porto Alegre. Segundo um dos coordenadores do movimento, as manifestações poderão continuar nesta quarta-feira. Emerson Giacomelli confirmou também que houve reunião entre representantes do MST e do governo para tentar resolver os impasses.

De acordo com Giacomelli, não foram cumpridas as medidas emergenciais contra a seca anunciadas pelo governo federal, como a liberação de 14 mil toneladas de trigo estocados na Conab. Além disso, o movimento busca uma bolsa-estiagem, para reparar perdas por causa da seca. O MST estima que 2 mil pessoas estejam mobilizadas.

Mantega diz que denúncias na Casa da Moeda foram investigadas

Mantega diz que denúncias na Casa da Moeda foram investigadas


Ministro falou ainda sobre dólar: "sem medidas, já estaríamos com o câmbio em R$ 1,40"


Mantega diz que denúncias na Casa da Moeda foram investigadas Antonio Cruz/ABr
Mantega participou de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Foto: Antonio Cruz / ABr

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira que não houve nenhuma denúncia de irregularidade formal, concreta, que não fosse investigada pelo Ministério da Fazenda. Ele fez a afirmação durante audiência na CAE do Senado em relação à situação do então presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci.

— Não só sobre isso como qualquer assunto. Desafio alguém a dizer o contrário.

Mantega afirmou que o Ministério da Fazenda investigou todas as denúncias apresentadas contra a Casa da Moeda e alguns de seus servidores, como o ex-presidente da entidade, Luiz Felipe Denucci. O ministro também declarou que o Ministério da Fazenda solicitou investigação à Polícia Federal e que investigações do Ministério Público sobre essas denúncias acabaram sendo arquivadas.

O ministro voltou a citar a história envolvendo as denúncias contra Denucci. Ele lembrou que se tratou de uma "denúncia anônima" sobre contratos de venda e salientou que, no período em que esteve à frente da Casa, Denucci lidou com a realização de muitas transformações no órgão, como aquisições de novos equipamentos. O ministro disse que o Ministério Público acatou a denúncia e fez a verificação e, depois, arquivou procedimento sem encontrar irregularidade. A conclusão foi a de que seria criada uma comissão de sindicância no início de 2011.

— Até hoje não se detectou nenhuma irregularidade.

Mantega destacou que, no início de 2012, o jornal Folha de São Paulo publicou artigo com denúncia sobre depósitos. Ele lembrou que, três dias depois, a Fazenda decidiu pela constituição da comissão, depois que a CGU solicitou informações.

— Depois, o Ministério da Fazenda pediu ao Ministério da Justiça que a Polícia Federal investigasse o caso. Este é o procedimento da Fazenda, que não se baseia em boatos e em fofoca. Só em denúncia formal.

Estado registra o primeiro caso de dengue autóctone em 2012

Estado registra o primeiro caso de dengue autóctone em 2012


Caso — contraído dentro do território gaúcho — foi constatado em Três de Maio, no Noroeste


A Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), informou nesta terça-feira que foi confirmado o primeiro caso de dengue autóctone — contraído dentro do território do Rio Grande do Sul — este ano. A ocorrência foi constatada em Três de Maio, na região Noroeste do Estado.

De acordo com o CVES, a doença foi contraída por uma mulher de 24 anos, residente no município. O quadro evoluiu para cura. Neste momento, estão em investigação, também naquela localidade, mais duas situações suspeitas da enfermidade.

Desde 2007, o Rio Grande do sul enfrenta surtos de dengue autóctone, especialmente na Região Noroeste, que apresenta condições de calor e umidade favoráveis para o desenvolvimento do mosquito transmissor da doença (Aedes Aegypti). O município de Três de Maio registrou casos de pequena proporção nos anos de 2007 (12 casos), 2010 (14 casos) e 2011 (3 casos).

As medidas de controle recomendadas estão sendo desenvolvidas e incluem eliminação de criadouros, tratamento químico da área, pesquisa de casos suspeitos, mobilização e esclarecimento da população e dos profissionais de saúde. Os municípios da região Noroeste estão em alerta para a identificação de casos suspeitos e intensificando as ações preventivas e de controle do mosquito.

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do CEVS, Marilina Bercini, reforça que os sinais e sintomas de dengue são febre alta, dores articulares e musculares, dor de cabeça, manchas avermelhadas pelo corpo, vômitos e diarréia. Ela orienta que as pessoas que apresentarem este quadro clínico devem procurar o posto de saúde mais próximo para avaliação médica.

Até o momento, foram notificados 178 casos suspeitos de dengue, com 15 casos confirmados importados, além do primeiro caso confirmado autóctone. Na mesma época, em 2011, foram notificados 455 casos com 39 confirmações.

Anvisa proíbe aditivos de sabor em cigarros vendidos no Brasil

Anvisa proíbe aditivos de sabor em cigarros vendidos no Brasil


Açúcar segue permitido na quantidade necessária para repor perda na secagem


 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu na noite desta terça-feira, proibir os aditivos de sabor, como cravo e mentol, em cigarros vendidos no país. A adição de açúcar segue permitida apenas na quantidade necessária para repor a quantidade perdida na secagem.

O açúcar, segundo os fabricantes, é necessário na produção justamente por conta dessa perda. Segundo a Anvisa, a indústria terá de informar o órgão quanto de açúcar foi perdido e quantidade acrescentada para viabilizar a produção.

Na semana passada, a indústria do tabaco apelou à Casa Civil para barrar a proposta da Anvisa. O setor alega que os cigarros com sabor não servem para atrair fumantes jovens e nem são mais prejudiciais à saúde.

Para a Anvisa e organizações de combate ao fumo, a indústria tabagista usa os cigarros aromatizados para atrair jovens e adolescentes. De 2007 a 2010, subiu de 21 para 40 o número de marcas desse tipo, informou a Vigilância Sanitária.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Dívidas de R$ 3 milhões ameaçam realização do Festival de Gramado

Dívidas de R$ 3 milhões ameaçam realização do Festival de Gramado


Quadragésima edição do evento está marcada para o mês de agosto


 
Dívidas de R$ 3 milhões ameaçam realização do Festival de Gramado Cleiton Thiele/Especial
Trabalhadores preparando a 39ª edição do Festival, em 2011 - evento hoje está ameaçado Foto: Cleiton Thiele / Especial


Impedido de receber patrocínio via Lei Rouanet, o Festival de Gramado acumula R$ 3 milhões de dívidas e muitas dúvidas sobre sua realização em agosto próximo. No ano em que celebra 40 edições, o evento está sob administração de um Conselho Gestor, apontado pela prefeitura de Gramado. Mas há incertezas sobre quem o realizará.

As dúvidas vêm desde 2011, quando as investigações do Ministério Público apontaram supostas irregularidades nas contas do Natal Luz, que tinha a mesma instituição proponente que o festival de cinema, a Associação de Cultura e Turismo de Gramado (ACTG). Uma semana antes de começarem as exibições dos filmes no Palácio dos Festivais, o Ministério da Cultura bloqueou o dinheiro captado pela ACTG para todos os eventos da cidade.

Nas contas do festival, há R$ 715 mil bloqueados. O restante dos R$ 2,3 milhões aprovados pela Lei Rouanet está temporariamente suspenso.

– O festival é vítima do processo do Natal Luz, e sinto efetivamente uma grande preocupação, visto que o não cumprimento do pagamento de credores, fornecedores e prestadores de serviço deverá prejudicar consideravelmente a próxima edição – avalia o ex-presidente do evento, Alemir Coletto, que entregou em janeiro o cargo à prefeitura de Gramado após seis anos à frente do festival.

A organização desta edição está sob responsabilidade do administrador judicial do Conselho Gestor, Ruben Francisco de Souza Oliveira, que esteve à frente do último Natal Luz.

– Estamos em tratativas com o MinC para a liberação dos recursos captados para quitar as dívidas e encaminhar novo projeto – diz Oliveira.

Prazo para alistamento eleitoral e transferência do local de votação termina em 9 de maio

Prazo para alistamento eleitoral e transferência do local de votação termina em 9 de maio


Na Capital, serviço pode ser feito na Central de Atendimento ao Eleitor, na Avenida Padre Cacique


 
O prazo de alistamento para aqueles que ainda não possuem título para as eleições deste ano termina em 9 de maio, segundo o calendário eleitoral lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Este também é o último dia para quem quiser atualizar dados, solicitar alteração do local de votação ou transferência de município.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS), o movimento nos cartórios deve aumentar com a proximidade da data de fechamento do cadastro. Por isso, os eleitores que não desejam enfrentar filas devem procurar o cartório eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de sua cidade o mais breve possível, uma vez que o prazo não será prorrogado.

O dia 9 de maio é, ainda, o prazo final para o eleitor com necessidades especiais solicitar transferência para uma seção de fácil acesso.

Cpers pressiona Piratini pela retirada de projeto que prevê reajuste ao magistério

Cpers pressiona Piratini pela retirada de projeto que prevê reajuste ao magistério


Proposta, que pode ser votada nesta terça, não contempla aumento concedido pelo governo federal



Dirigentes do Cpers aguardam desde às 17h por uma audiência com o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana. A longa espera não fez os sindicalistas esmorecerem. Eles estão decididos a pressionar o Piratini pela retirada do projeto de lei que prevê reajuste de 23,5% ao magistério da pauta de votações de amanhã da Assembleia. Até o momento, apenas receberam o pedido para que sigam aguardando.

Os dirigentes do Cpers decidiram ir até a Casa Civil após tomar conhecimento de que a pauta de amanhã da Assembleia previa a votação do reajuste da categoria — algo que já estava confirmado pelo Piratini desde a semana passada.

Manifestando surpresa, a presidente do Cpers, Rejane de Oliveira, argumenta que na última reunião entre o sindicato e o governo, no dia 5 de março, foi solicitada a retirada da proposta do Legislativo. O governo não respondeu nos dias subsequentes e, após receberem a confirmação de que a proposta será apreciada amanhã em Plenário, os sindicalistas decidiram pressionar.

Em recente assembleia realizada em frente ao Piratini, o Cpers referendou a exigência do pagamento do piso nacional do magistério ainda em 2012. O patamar, reajustado recentemente pelos 22% do índice Fundeb, é de R$ 1.451,00. Para chegar nesta remuneração, o sindicato defende a concessão de reajuste de 22,41% em maio, agosto e novembro.

O Piratini alega ser inviável atender a reivindicação e se escuda no argumento de que desrespeitaria a Lei de Responsabilidade Fiscal ao conceder o reajuste e, consequentemente, ultrapassar o limite máximo de gastos com a folha de pagamento. O cronograma do governo prevê que, em 2014, o básico dos professores será de R$ 1.260,00.

Brasil retoma renegociações do acordo automotivo com o México

Brasil retoma renegociações do acordo automotivo com o México


SÃO PAULO - O Brasil e o México irão retomar as renegociações referentes ao acordo automotivo na próxima quarta-feira (14). Nesta terça (13), os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota, irão para a Cidade do México, para se encontrar com o ministro da Economia do país, Bruno Ferrari.

De acordo com a Agência Brasil, a intenção é chegar a um consenso sobre os ajustes na relação comercial automotiva entre os dois países. O Brasil quer que o México limite as exportações de carros ao mercado nacional com tarifa reduzida a US$ 1,4 bilhão.

As autoridades brasileiras também querem mais participação de conteúdo regional na produção dos veículos e a inclusão de caminhões, ônibus e utilitários no benefício de alíquota reduzida.

Negociações

Esta é terceira tentativa de renegociação do acordo automotivo entre os países. Os representantes do México já estiveram duas vezes no Brasil, no mês passado, mas não houve avanços nas negociações.
O acordo automotivo foi firmado em 2002 e permite a importação de veículos , peças e partes de automóveis do México com redução das taxas de impostos, além de determinar um percentual mínimo de nacionalização dos veículos de origem brasileira.

O acordo também isenta os automóveis da taxa de importação até 35%, cobrada sobre os veículos de fora do México e do Mercosul. Atualmente, as transações comerciais entre os dois países movimentam cerca de US$ 8,5 bilhões; o setor automotivo é responsável por uma parcela de 40%. Esta é a primeira vez, em dez anos, que há um saldo negativo para o Brasil.

Petróleo fecha em queda, refletindo temores com a desaceleração chinesa

Petróleo fecha em queda, refletindo temores com a desaceleração chinesa


SÃO PAULO - Os principais contratos futuros de petróleo fecharam em baixa nesta segunda-feira (12). Os investidores seguiram preocupados com a desaceleração da economia chinesa, enquanto os temores quanto a redução da oferta da commodity permanecem em pauta diante das tensões entre Irã e Ocidente.

Diante disso, a cotação do barril do petróleo Brent, negociado no mercado de Londres, fechou a US$ 125,44 no pregão desta segunda-feira, leve baixa de 0,49% em relação ao último fechamento. Já o contrato com vencimento em abril, que apresenta maior liquidez no mercado de Nova York, fechou cotado a US$ 106,34 por barril, configurando uma baixa de 0,99% frente ao fechamento anterior.

A China, segundo maior consumidor de petróleo, registrou seu maior déficit comercial em 12 anos durante o mês de feveiro. No período, as importações cresceram bem mais que o esperado e a balança comercial ficou negativa em US$ 31,5 bilhões. Além disso, a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) apontou que os indicadores econômicos da China continuam a indicar para abaixo da tendência de crescimento.

Queda na produção de petróleo iraniana

As exportações do Irã devem cair devido às sanções estabelecidas pelos Estados Unidos e Europa para a commodity. O país, segundo maior produtor de petróleo da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), registrou produção de 3,45 milhões de barris por dia em fevereiro, seu menor nível desde setembro de 2002.

Sindicatos dizem que 17 Estados não pagam o piso

Sindicatos dizem que 17 Estados não pagam o piso salarial dos professores


Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) diz que 17 Estados não pagam o novo piso nacional dos professores, de R$ 1.451, e 18 não respeitam a jornada extraclasse, que prevê que 33% do tempo de trabalho dos docentes sejam utilizados para atividades como correção de provas, preparação de aulas, formação profissional, entre outras.

De acordo com a entidade, os únicos Estados que cumprem a Lei do Piso são Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e São Paulo, além do Distrito Federal. Os sindicatos filiados à CNTE, responsáveis pelo balanço, não conseguiram levantar informações sobre o salário no Amazonas e no Rio de Janeiro.

O levantamento é diferente de outro divulgado na semana passada pela Agência Brasil, baseado em informações das secretarias estaduais de Educação. A reportagem apontou que são nove os Estados cujos docentes não vão receber na folha de pagamento de março valor igual ou superior ao definido pela lei.

Para cobrar o pagamento do novo piso, professores da rede pública devem paralisar as atividades de quarta (14) a sexta-feira (16). Nesta terça (13), a CNTE e suas entidades filiadas dão início à mobilização com um 'twittaço' usando a hashtag #Opisoelei.

A Lei do Piso foi sancionada em 2008 e determina um valor mínimo que deve ser pago aos professores da rede pública com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais. Pelas regras, o piso deve ser reajustado anualmente a partir de janeiro, tendo como critério o crescimento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Entre 2011 e 2012, o índice foi 22% e o valor passou de R$ 1.187 para R$ 1.451.

Para a CNTE, no entanto, o piso para este ano deveria ser de R$ 1.937,26. A entidade considera, entre outros critérios, a atualização monetária em 2009 (primeiro ano de vigência efetiva da lei) e a incidência de 60% para pagamento dos salários dos educadores, decorrente das complementações da União feitas através das Medidas Provisórias 484/2010 e 485/2010.

Os sindicatos também cobram a adequação dos vencimentos dos docentes à Lei do Piso. A remuneração, embora em alguns casos seja maior que o piso, reúne gratificações e outros benefícios pagos aos professores.

ANS lança guia prático sobre planos de saúde

ANS lança guia prático sobre planos de saúde



A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lança nesta segunda-feira, 12, o Guia Prático sobre Planos de Saúde com informações para esclarecer dúvidas dos beneficiários ou de quem deseja contratar um plano pela primeira vez. O Guia será distribuído em vários eventos pelo país organizados pelos Procons e nos Núcleos da Agência, além de poder ser acessado pela internet, no endereço www.ans.gov.br.

Além de descrever o papel da ANS e suas atribuições, o guia traz um passo a passo com orientações para contratação de um plano, com exemplos sobre os vários tipos de produtos oferecidos pelas operadoras. Há também recomendações ao consumidor, no momento de escolher um plano.

A publicação ressalta ainda a importância de se informar sobre a rede credenciada de profissionais, laboratórios, clínicas e hospitais e sobre os valores diferenciados conforme a idade. O Guia aborda ainda os direitos quanto à cobertura mínima obrigatória de acordo com o tipo de plano e as acomodações (apartamento ou enfermaria), além da área geográfica de cobertura (municipal, estadual, regional ou nacional). Dúvidas frequentes sobre situações que poderão ocorrer com o beneficiário também são esclarecidas na publicação.

Os reajustes de preços para cada tipo de plano, a portabilidade das carências para outra operadora, além de um glossário com os termos mais usados pelo setor, também são abordados pelo Guia. A publicação traz ainda os canais de relacionamento da Agência com os consumidores, por meio de telefone, sítio eletrônico e atendimento presencial nos Núcleos da ANS.

Aeroportos não serão problema para a Copa

Aeroportos não serão problema para a Copa, diz Infraero



Ao assinar contrato para a instalação da primeira lanchonete popular em aeroportos do País, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antonio Gustavo Matos do Vale, garantiu nesta segunda-feira que todas as obras visando à Copa do Mundo de 2014 estão 'rigorosamente em dia'. 'Os aeroportos não serão problema para a Copa do Mundo', acentuou.

Ele destacou que todas as críticas ao trabalho desenvolvido pela Infraero são recebidas 'de forma natural'. 'Entendemos a ansiedade das pessoas em relação à infraestrutura e em relação ao time', salientou Vale. 'Mas todo planejamento está rigorosamente em dia.' Particularmente no Afonso Pena, o presidente da Infraero garantiu, em encontro com o governador do Paraná, Beto Richa, que todas as obras previstas para a Copa do Mundo estarão prontas até dezembro de 2013.

No local, ele assinou o contrato para a instalação da lanchonete que apresentará preços mais populares e operará a partir de maio. 'São 15 produtos com preço máximo fixado a partir de uma coleta realizada na região do aeroporto e Curitiba', acentuou. De acordo com Vale, o projeto começa pelo Afonso Pena, em razão do término do contrato com a lanchonete anterior - a licitação foi vencida pela CDPlan Distribuidora de Produtos Alimentícios, Bebidas e Afins. 'Conforme os contratos dos outros aeroportos forem terminando, vamos implantando outras', disse.

O presidente da Infraero também fez a entrega oficial para uso do novo estacionamento do Afonso Pena, que aumentou de 680 para 2.200 vagas. As obras são realizadas no terminal de passageiros e na pista, que está recebendo camada de asfalto, além de substituição de luminária, e devem terminar em junho. Amanhã, Vale assinará ordens de serviço em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, com o objetivo de reformular todo o terminal de passageiros, em projeto orçado em R$ 50 milhões com prazo de 18 meses.

domingo, 11 de março de 2012

Negócios na Expodireto Cotrijal superam R$ 1,1 bilhão

Negócios na Expodireto Cotrijal superam R$ 1,1 bilhão


Apesar da cautela dos agricultores diante de prejuízos da seca, comercialização foi 6,44% superior à do ano passado


 

Negócios na Expodireto Cotrijal superam R$ 1,1 bilhão Adriana Franciosi/Agencia RBS
Máquinas agrícolas foram destaque na feira Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS


A 13ª Expodireto Cotrijal, realizada em Não-Me-Toque, norte do Estado, teve R$ 1,106 bilhão em negócios. Apesar da cautela diante dos prejuízos provocados pela seca na safra atual, a comercialização superou em 6,44% a do ano passado. Os números do evento foram divulgados no fim da tarde de sexta-feira pelo presidente da Cotrijal, Nei Mânica.

Um dos destaques foi o aumento de 580% nos negócios da área internacional, que comercializou R$ 102 milhões com a participação de 71 países, 105 importadores e mais de 200 empresas. Nos cinco dias de atividades, a feira recebeu 185,5 mil visitantes, o maior público de todas as edições e 15% superior ao do ano passado.

— O produtor mostrou que investir em modernidade é decisivo para desenvolver o campo — destacou Mânica.

Ele também frisou a importância da feira no debate de temas importantes para o setor como irrigação e seguro agrícola. Por fim, classificou o resultado positivo como um sentimento de vitória diante de uma safra frustrada. A 14ª edição da Expodireto Cotrijal será de 4 a 8 de março de 2013.

Cinquenta anos depois, pílula ainda é anticoncepcional mais usado

Cinquenta anos depois, pílula ainda é anticoncepcional mais usado


Segundo o Ibope, cada vez mais mulheres recorrem à pílula do dia seguinte


 

Cinquenta anos depois, pílula ainda é anticoncepcional mais usado Divulgação/stock.xchng
Foto: Divulgação / stock.xchng

A ordem de prioridades na vida das mulheres se inverteu nas últimas décadas: hoje, elas pensam primeiro na carreira, deixando a formação da família em segundo plano. E, como adiam o momento de ter filhos, usam e exigem cada vez mais dos métodos de contraconcepção. Estas são algumas das conclusões de uma pesquisa do Ibope sobre métodos anticoncepcionais, na qual o comportamento das mulheres nascidas até 1965 (baby boomers) foi comparado ao das gerações posteriores (X e Y).

O estudo mostrou que as novas gerações começam a vida sexual mais cedo (80% das entrevistadas iniciou-a antes dos 16 anos) e por iniciativa própria (39%). Apesar disso, a maior parte de suas representantes não conhece todos as opções de contraceptivos disponíveis no mercado: eles se queixam da pílula tradicional, pela obrigatoriedade de precisar lembrar de tomá-la todos os dias, mas não recorrem a outros métodos por saber pouco a respeito deles. Como consequência dos dois fatores, um grande número afirma recorrer cada vez mais à pílula do dia seguinte — o que é preocupante, segundo especialistas.

— Diferentemente das baby boomers, a mulher de hoje sai de casa sem saber se vai fazer sexo, e, se acontece, recorre à pílula do dia seguinte, o que é alarmante — diz a psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do programa de estudos em sexualidade da USP. — Esta pílula foi projetada para ser excepcional, e, nestes casos, dá resultados excelentes. Mas, se usada como rotina pode levar a um grande desequilíbrio do ciclo da mulher, por ter uma alta carga hormonal. E, dependendo do caso, até desencadear um quadro de câncer. Hoje em dia há muitas opções. A mulher deve buscar a que mais se adéqua ao seu estilo de vida. Se não o faz, pode ser por desinteresse ou por receio de que o método falhe. Mas ela deve se lembrar de que novos métodos só chegam ao mercado depois de largamente testados.

A falta de conhecimento sobre os benefícios e inconvenientes de métodos mais modernos foram realmente os motivos alegados pelas mulheres das gerações X e Y para justificar sua preferência pelas já muito conhecidas pílulas hormonais em detrimento de alternativas como implante subcutâneo, injeções, DIU com hormônio e adesivos, bem mais novas. Muitas explicam a pouca informação dizendo não terem sido informadas por seus médicos sobre a conveniência destas formas de evitar a gravidez.

Feita por encomenda de uma empresa do ramo farmacêutico, a pesquisa aplicou questionários a mil mulheres de dez grandes cidades brasileiras (Rio, São Paulo, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Belém, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Recife), com idades entre 18 e 65 anos. As representantes das gerações X e Y disseram que se informam sobre métodos anticoncepcionais recorrendo a amigas e à internet, mas também ouvem seu ginecologista — desde que o método recomendado por ele médico atenda a suas preferências (52%).

Mesmo com safra reduzida, vinícola norte-americana produz um dos melhores pinot noir dos EUA

Mesmo com safra reduzida, vinícola norte-americana produz um dos melhores pinot noir dos EUA


Com uvas cultivadas em encostas pedregosas, a Rhys obtém destaque no setor


 

Mesmo com safra reduzida, vinícola norte-americana produz um dos melhores pinot noir dos EUA Jim Wilson/The New York Times
Proprietário da Rhys, Mark Harvey disse que 90% dos custos são fixos Foto: Jim Wilson / The New York Times

Eric Asimov


Saratoga, Califórnia — A safra de 2011 não foi gentil com a vinícola Rhys. Tempo frio em junho, tempo quente em setembro e algumas chuvas inoportunas significaram que a colheita da uva caiu 60 % desde 2009 e 2010. Mesmo com a safra reduzida, a Rhys decidiu se desfazer de um pouco do vinho e o vendeu a produtores em massa após identificar que ele não era distintivo o suficiente para lançá-lo sob sua própria marca.

Assim é a vida vitícola. Para Kevin Harvey, proprietário da Rhys, o déficit foi uma compensação dolorosa por fazer obsessivamente alguns dos melhores pinot noir dos Estados Unidos. Com uvas cultivadas principalmente em vinhas localizadas ao longo de encostas perigosas, nas Montanhas Santa Cruz, a Rhys produz vinhos cativantes, com uma intensidade saborosa, pedregosa e complexa que oculta as suas marcas graciosas e texturas elegantes.

No entanto, em anos como 2011, estabelecer padrões elevados – e mantê-los – custa um preço às finanças da vinícola.

— É horrível. Pelo menos 90% de nossos custos são fixos. Simplesmente não temos todo esse rendimento — diz Harvey.

Protestos contra energia nuclear reúnem manifestantes ao redor do mundo

Protestos contra energia nuclear reúnem manifestantes ao redor do mundo


Ativistas se mobilizaram um anos depois da catástrofe em Fukushima, no Japão


 

Protestos contra energia nuclear reúnem manifestantes ao redor do mundo Victor R. Caivano/AP
No Rio de Janeiro, cerca de 100 manifestantes estiveram reunidos na praia de Ipanema Foto: Victor R. Caivano / AP

Um ano após a catástrofe na central de Fukushima, no Japão, milhares de pessoas mobilizaram-se neste domingo em várias partes do mundo, em protesto contra a energia nuclear.

No Brasil, a manifestação aconteceu na manhã deste domingo na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Cerca de 100 manifestantes estiveram reunidos com faixas para chamar atenção de governantes para o risco de acidentes em usinas nucleares, como o ocorrido no Japão.

Na Alemanha, país que decidiu abandonar progressivamente a energia atômica após o terremoto e o tsunami que destruíram os reatores de Fukushima, cerca de 3 mil pessoas fizeram um círculo em torno da central de Brokdorf. Protestos também foram observados perto dos reatores alemães de Gundremmingen e Neckarwestheim, no sul do país.

Na França, a nação mais dependente do mundo em energia nuclear, com 75% da eletricidade produzida no país, uma corrente humana reuniu 60 mil pessoas. Vindos da Alemanha, Suíça, Bélgica e de toda a França, os manifestantes se mobilizaram nos 230 km que separam Lyon de Avignon, ao longo do vale do Ródano, a região mais nuclearizada da Europa, com 14 reatores.

Cerca de 5 mil militantes participaram de uma caminhada de mais de uma hora, nas proximidades da central nuclear de Mühleberg, no oeste da Suíça. A passeata "Saiamos do nuclear" teve como objetivo pedir a paralisação imediata das centrais de Mühleberg e de Beznau. Após o acidente de Fukushima, as autoridades suíças recomendaram a não substituição dos cinco reatores em funcionamento, ao final de seu período de vida útil — até o ano de 2034.

Na Espanha, centenas de manifestantes se reuniram perto da central de Garona, no norte do país, para exigir seu fechamento. O governo decidiu prolongar por mais cinco anos o tempo de vida útil desta usina, a mais antiga do país.

Na Austrália, cerca de 500 manifestantes contra a energia nuclear reuniram-se perto das sedes dos grupos de mineração BHP Billiton e Rio Tinto em Melbourne, por iniciativa de uma associação de imigrantes japoneses chamada "japoneses pela paz".

— É muito importante para nós comemorar este dia, para que os australianos se lembrem do que aconteceu em Fukushima e do papel da Austrália como fornecedor importante de urânio ao Japão, aí compreendidos os reatores de Fukushima — declarou um dos organizadores, Kazuyo Preston.

Seleções públicas movimentam mercado de R$ 50 milhões

Seleções públicas movimentam mercado de R$ 50 milhões


Cerca de 700 mil gaúchos devem fazer 2 milhões de inscrições para concorrer às vagas


 

Seleções públicas movimentam mercado de R$ 50 milhões Genaro Joner/Agencia RBS
Douglas Soares, do CPC, transmite aulas para o interior Foto: Genaro Joner / Agencia RBS


Neste ano, 700 mil gaúchos devem fazer 2 milhões de inscrições para concorrer a até 50 mil vagas em concursos públicos. Esse batalhão deverá movimentar R$ 50 milhões, entre taxas de inscrição, cursos de preparação e material didático, calcula a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac).

A cifra atiça a iniciativa privada. Cursos preparatórios, livrarias, gráficas e outros prestadores de serviços afinam suas estratégias para fisgar os concurseiros. Contratação de professores gabaritados, ampliação das estruturas para aula, investimento em marketing e abertura de filiais no interior são algumas armas no arsenal das empresas para avançar nesse campo de batalha.

— Ser concurseiro virou profissão, e há um mercado em ascensão para atendê-lo — intetiza Tiago Engracio, gerente da Livraria da Banca das Apostilas, instalada no Centro de Porto Alegre.

Companhias que atendem aos candidatos pretendem crescer entre 20% e 40% neste ano, devido à oferta generosa de vagas no setor público em 2012. Os cursos preparatórios, que faturam alto com o movimento, evitam divulgar seus lucros. Mas a quantidade de alunos mostra a força do negócio.

No Cetec Porto Alegre serão atendidos 15 mil alunos neste ano, entre aulas presenciais e ensino à distância. Pelo IDC, especializado em preparação para concursos para o Judiciário, passarão de 12 a 15 mil estudantes. No Centro Preparatório para Concursos (CPC), serão atendidas 8 mil pessoas.

— Com a popularização da internet e do EAD, as possibilidade de se preparar para concursos públicos cresceu muito, fazendo o mercado se organizar para atender a este movimento — afirma Genaro Galli, diretor de Pós-Graduação e Extensão da ESPM Sul.

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...