sábado, 10 de novembro de 2012

Os sete comerciais que mais fizeram sucesso nas redes sociais em outubro

Os sete comerciais que mais fizeram sucesso nas redes sociais em outubro

Veja o que a Coca-Cola, Red Bull, Chanel, Samsung, LG, Ashton Bikes e GoPro fizeram para ficar no top 7 das marcas que conquistaram mais compartilhamentos nesse último mês

Por Fábio Bandeira de Mello, Administradores.com
Eles chamaram atenção, aproveitaram a onda das redes sociais e foram destaque em todo mundo. Confira abaixo as sete marcas que mais tiveram compartilhamento nesse mês de outubro.


1. Coca-Cola



Aproveitando os 50 anos do 007 e o lançamento do filme "007 - Operação Skyfall", a Coca-Cola promoveu uma verdadeira missão, digna de James Bond. Em 70 segundos, quem comprasse o refrigerante em uma determinada estação, devia completar um desafio. Compartilhamentos: 790,556 mil





2. GoPro - Hero3


O anúncio é da nova camêra Hero3, da GoPro, que mostra esportistas em diversas localidades e com paisagens sensacionais. Compartilhamentos: 781,923 mil


3. Ashton Bikes


A bordo de uma bicicleta usada por Mark Cavendish durate a Volta da França, o ciclista Martyn Ashton passeia pelo Reino Unido. Compartilhamentos: 556,971 mil


4. Red Bull


O salto histórico do austríaco Felix Baumgartner - que pulou da estratosfera e quebrou três recordes mundiais - foi amplamente divulgado na mídia. Não é a toa que um vídeo dos melhores momentos do acontecimento foi amplamente viralizado. O que a Red Bull tem a ver com isso? Ela patrocinou tudo. Compartilhamentos: 531,235 mil



5. Chanel e Brad Pitt

Só foi juntar um dos perfumes mais cobiçados do mundo e um dos atores mais famosos do cinema para a combinação viralizar. Em um novo comercial para promover a fragrância N°5, a Chanel chamou o ator Brad Pitt. Compartilhamentos: 401,422 mil





6. Samsung Galaxy Note II


O vídeo é longo, mas a curiosidade e o desejo de muitos internautas em conhecer todos os detalhes do Samsung Galaxy Note II fizeram com que o vídeo tivesse mais de 15 milhões de visualizações. Compartilhamentos: 375,885 mil




7. LG


A ação da LG teve uma pitada de humor inglês, mas queria ir mais a fundo: provar o realismo de suas novas TVs IPS. Para isso, substituiu o piso de um elevador pelos monitores que simulava o desabamento do chão. Compartilhamentos: 370,482 mil


http://www.administradores.com.br/informe-se/marketing/os-sete-comerciais-que-mais-fizeram-sucesso-nas-redes-sociais-em-outubro/66674/

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Dilma diz que combate à corrupção é "prática de Estado" no país

Dilma diz que combate à corrupção é "prática de Estado" no país

Na abertura da Conferência Internacional Anticorrupção, em Brasília, a presidente mencionou as iniciativas brasileiras da leis da Ficha Limpa e a de Acesso à Informação, como instrumentos para aperfeiçoar a "governança e gestão" no país, "favorecendo a eficiência e bom uso de recursos" públicos

Reuters
 
BRASÍLIA, 7 Nov (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira que o combate à corrupção é uma "prática de Estado" no Brasil, mas ressaltou que ações contra irregularidades não devem ser responsabilidade exclusiva do governo.

Na abertura da Conferência Internacional Anticorrupção, em Brasília, a presidente mencionou as iniciativas brasileiras da leis da Ficha Limpa e a de Acesso à Informação, como instrumentos para aperfeiçoar a "governança e gestão" no país, "favorecendo a eficiência e bom uso de recursos" públicos.

"No Brasil, a prevenção e o combate à corrupção são práticas de Estado. A democracia brasileira conta com instrumentos sólidos, como a respeitada Controladoria-Geral da União (CGU), os Tribunais de Contas, em especial o TCU, um Ministério Público independente, uma Polícia Federal atuante e uma imprensa livre", disse Dilma ao discursar na abertura da conferência.

"O combate ao malfeito não pode ser usado para atacar a credibilidade da ação política. O discurso anticorrupção não deve se confundir com o discurso antipolítica ou anti-Estado. Deve reconhecer o papel do Estado como desenvolvimento importante à transparência", disse ela, que citou o combate anticorrupção como uma "luta democrática".

Seis ministros deixaram o governo Dilma em meio a denúncias de irregularidades desde o início do mandato da presidente, em janeiro de 2011. A saída dos ministros deu à presidente imagem de intolerante quanto a supostos desvios, o que ajudou a elevar sua popularidade no país, segundo pesquisas.

As saídas ocorreram após denúncias publicadas na imprensa, cuja liberdade foi defendida por Dilma.
"Estou convencida de que mesmo quando há exageros, e sabemos que em qualquer área existe, é sempre preferível o ruído da imprensa livre do que o silêncio tumular da ditadura", disse a presidente, que foi presa e torturada durante o regime militar.

O ministro Jorge Hage, da CGU, também destacou mecanismos de transparência na administração pública e o incentivo para adoção dessas práticas no setor empresarial.

"Optamos, no Brasil, por uma abordagem ampla e diversificada, que investe tanto na prevenção, a começar pela transparência e visibilidade das ações de governo, quanto na investigação e repressão", disse ele.
"CLAMOR" POR REGULAÇÃO

Dilma disse que o Estado não é o único foco para esforços por transparência, citou a crise econômica de 2008 e um chamado "clamor" popular por maior regulação dos fluxos financeiros internacionais.

A presidente disse que "avolumou-se não só o clamor popular, mas a consciência também nos fóruns multilaterais" sobre a necessidade de mudanças na regulação financeira.

"A magnitude desses fluxos coloca um enorme desafio para esse monitoramento", disse ela.
Segundo Dilma, sem o controle do fluxo, os países estão sujeitos a "manipulações com graves consequências". Ela defendeu um esforço conjunto para a mudança nos governos para a adequação ética das práticas adotadas.

Dilma aproveitou seu discurso para parabenizar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pela reeleição na terça-feira.

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga pelos empregadores até 30 de novembro

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga pelos empregadores até 30 de novembro

A advogada trabalhista Ydileuse Martins explica que quem não cumprir as regras será autuado pelo Ministério do Trabalho e Emprego

 
Com a proximidade do fim do ano, chega a hora de os trabalhadores receberem o 13º salário. O benefício deverá ser pago a todos os trabalhadores do mercado formal, urbano ou rural, inclusive os empregados domésticos.
A primeira parcela pode ser paga entre os meses de fevereiro e 30 de novembro. Já a segunda parcela tem de ser paga, no máximo, até dia 20 de dezembro.

A advogada trabalhista Ydileuse Martins, da IOB Folhamatic, explica que o pagamento do 13º salário não pode ser feito em mais de duas parcelas. "Se a empresa não cumprir as datas previstas na legislação, ela será autuada pelo Ministério do Trabalho e Emprego", comenta.

O 13º salário é regulamentado pela Lei nº 4.090, de 13 de julho de 1962, a qual estabelece que a todo empregado deverá ser paga, pelo empregador, uma gratificação salarial, independentemente da remuneração a que fizer jus. Entretanto, o empregador não é obrigado a pagar o adiantamento no mesmo mês a todos os seus empregados. "Dessa forma, os trabalhadores de uma mesma empresa poderão recebê-lo em meses diferentes, lembrando que o prazo máximo para pagamento da primeira parcela a todos os empregados é o dia 30 de novembro", pontua Ydileuse.

"A importância paga a título de primeira parcela será deduzida do valor da gratificação devida até o dia 20 de dezembro. Não há incidência de INSS e Imposto de Renda sobre a primeira parcela. Já na segunda parcela, além do desconto da primeira parcela, também será descontado o INSS e o IR, quando houver, sobre o valor total do salário, inclusive da pensão alimentícia, nos casos em que há a obrigação. Em relação ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS, o empregador deverá efetuar o recolhimento sobre cada parcela individualmente", explica a advogada.

O pagamento do 13º salário deve ser feito contra recibo, "demonstrando ao empregado claramente os valores, inclusive com médias acumuladas mensais, a que este tem direito", finaliza Ydileuse Martins.

Gurgel defende que prisão dos réus do mensalão deve ser imediata

Gurgel defende que prisão dos réus do mensalão deve ser imediata

BRASÍLIA - O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, insistiu nesta quinta-feira, 8, na necessidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) ordenar a prisão imediata dos réus ao final do julgamento.

"O que o Ministério Público vai defender e já vem defendendo é que não há motivo para que não se dê a execução definitiva imediata à decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal", afirmou o procurador em entrevista a jornalistas. A tendência no STF é determinar as prisões apenas após o julgamento de eventuais recursos dos condenados.

O ministro Joaquim Barbosa determinou na quarta-feira, 7, a apreensão dos passaportes brasileiros e estrangeiros dos 25 condenados no processo do mensalão.

Para o procurador, a apreensão dos passaportes é uma "medida corriqueira" prevista na legislação processual criminal brasileira. Ele destacou que na quarta-feira Joaquim Barbosa também determinou a comunicação da decisão às autoridades responsáveis pela fiscalização das fronteiras para que impeçam eventuais tentativas de saída do País. "É algo que tranquiliza, na medida em que é preciso lutar pela efetividade da decisão do Supremo", disse.

Ao determinar a entrega dos passaportes num prazo de 24 horas após a intimação dos réus, Joaquim Barbosa fez críticas ao comportamento de alguns réus. "Uns (réus), por terem realizado viagens ao exterior nesta fase final do julgamento. Outros, por darem a impressão de serem pessoas fora do alcance da lei, a ponto de, em atitude de manifesta afronta a este Supremo Tribunal Federal, qualificar como ''política'' a árdua, séria, imparcial e transparente atividade jurisdicional a que vem se dedicando esta Corte, neste processo, desde o dia 2 de agosto último", afirmou no despacho.

Roberto Gurgel não quis comentar nesta quinta o teor do depoimento prestado em setembro pelo publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, que foi condenado pelo STF por envolvimento com o mensalão a penas que somadas ultrapassam 40 anos de reclusão.

Segundo Gurgel, o depoimento não tem repercussões no processo do mensalão. "Nada do que eventualmente ele venha a dizer ou tenha dito pode ser utilizado neste julgamento e também não pode resultar para ele nenhum benefício neste julgamento", afirmou.

NASA registra imagem do Sol eclipsado pela Terra

Veja um retrato surreal do Sol eclipsado pela Terra

NASA registra imagem do Sol eclipsado pela Terra.
 
 
Eclipse
Eclipse
Este retrato surreal (e belíssimo) do Sol foi feito pelo Observatório Dinâmico Solar da NASA enquanto ele se encaminhava para a sua temporada de eclipse:

“Duas vezes por ano, durante três semanas próximas aos equinócios vernal e outonal, a nave do Observatório Dinâmico Solar [SDO na sigla original] da NASA se encaminha para a sua temporada de eclipse — um breve período onde a Terra bloqueia sua visão do Sol por um dado período todos os dias. Qualquer nave que esteja observando o Sol da órbita terrestre tem que lidar com eclipses do gênero. Mas a órbita do SDO é projetada para minimizar a ocorrência deles ao mesmo tempo em que proporciona um ‘borrão’ temporário nas imagens em um dos seus instrumentos. A temporada de eclipse mais recente aconteceu entre 6 e 29 de setembro de 2012. Na medida em que a Terra entrava e saía do campo de visão do SDO, seus avançados instrumentos de imagem capturaram visões parciais do Sol em múltiplos comprimentos de onda. Cientistas solares não encontraram muita utilidade nessas imagens, mas pesquisadores atmosféricos talvez possam ter algumas ideias ao observarem como a luz do Sol se move através da atmosfera terrestre.” 

É bem legal podermos ver algo assim. Apenas pense que existe uma bola de fogo gigantesca, com diâmetro 100 vezes maior que a Terra, flutuando por aí.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Site apresenta panorama da educação no Brasil

Site apresenta panorama da educação no Brasil e dados detalhados sobre todas as escolas do país

Portal QEdu, lançado nesta terça-feira (6), apresenta resultados da Prova Brasil e do Censo Escolar com recursos interativos e interface intuitiva

 
Nesta terça-feira (6), a Fundação Lemann e a startup Meritt Informação Educacional lançam o portal QEdu, uma plataforma de informações sobre a Educação Básica no Brasil. O portal permite que qualquer pessoa, especialista ou não, encontre dados sobre a qualidade da educação de forma clara e interativa, possibilitando conhecer a fundo o desempenho de nossos estudantes e os fatores a ele relacionados.

Tendo como fontes a Prova Brasil e o Censo Escolar, o QEdu reúne informações detalhadas sobre cada escola, cidade e estado do país, permitindo desde comparações simples até análises mais aprofundadas. Outro diferencial do portal é a disponibilização de um grande banco de dados sobre o perfil dos estudantes, diretores e professores, e um detalhamento sobre as condições de infraestrutura e matrícula nas escolas.
 
"Um dos maiores desafios foi organizar essa imensa base de dados, transformando diversos números e conceitos em informações relevantes para diferentes públicos", diz Ricardo Fritsche, co-fundador da Meritt e um dos idealizadores do portal. Alexandre Oliveira, também co-fundador da startup, complementa: "Criamos uma ferramenta bastante interativa, que permite uma compreensão intuitiva e muito mais clara dos dados apresentados".
 
O QEdu é uma plataforma gratuita e aberta, com foco em públicos como gestores educacionais, jornalistas e interessados em educação. Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann, ressalta a importância da plataforma no debate sobre educação brasileira. "Ainda que o Brasil tenha muitos dados educacionais disponíveis, eles não são amplamente divulgados ou efetivamente utilizados pelos gestores. O objetivo do QEdu é mudar esse cenário e, com isso, ajudar a melhorar o desempenho dos alunos".

Como a Starbucks escapou da falência e se tornou uma das marcas mais amadas do mundo

Os segredos de Howard Schultz para a retomada de sucesso da Starbucks

Entenda como o executivo, após oito anos aposentado da direção da companhia, voltou a ser CEO e conseguiu reerguê-la de sua maior crise

Por Fabio Bandeira de Mello, www.administradores.com
O que você prefere: simplesmente tomar um café ou ter uma experiência diferenciada ao tomá-lo? Foi esta segunda opção que a Starbucks escolheu como core competence, ou seja, sua competência central, e que tem lhe garantido atender 60 milhões de clientes por semana. Só para se ter uma ideia, hoje, a empresa tem uma receita anual de US$ 10 bilhões, 18 mil lojas em 54 países e possui 200 mil funcionários (que prefere chamar de "parceiros").
 
Os números, que impressionam, sofreram um baque em 2007. Nesse ano, a Starbucks viveu sua maior crise: suas vendas e ações caíram e foram desfeitas mais de 600 lojas. Isso fez com que a empresa recorresse ao aposentado Howard Schultz em caráter de urgência, após oito anos afastado.
 
Como CEO e chairman da companhia, o objetivo de Schultz não poderia ser outro: promover a retomada dos lucros. E com pouco tempo e muitas ideias inovadoras, os resultados de seus esforços, aliados a uma equipe verdadeiramente determinada, conforme ele relata, fizeram com que a Starbucks superasse esse momento e retomasse o crescimento.
 
O renomado executivo falou na ExpoManagement, realizada em São Paulo, sobre como conseguiu reverter o cenário vivido pela empresa e como ela conseguiu, desde os meados dos anos 1970, alcançar esse patamar tão admirado pelos consumidores.
 
Foto: HSM/Divulgação
Howard Schultz em palestra virtual na Expomanagement

Inovação e ideias

Uma das formas encontradas pela Starbucks foi superar o momento ampliando o relacionamento e a ligação emocional que a Starbucks tinha com seus consumidores e funcionários. "A idéia não era investir tanto em marketing, mas sim investir na confiança com o cliente e com o funcionário, tendo um relacionamento com nível emocional capaz de criar essa conexão singular", indica o executivo
Uma das ideias, em vigor hoje, foi a criação do "My Starbucks Idea" - um projeto que pede a ajuda das pessoas para definir o futuro da empresa. Através de um site, as pessoas podem sugerir ideias e discutir com outros consumidores as melhores propostas.
 
"As redes sociais não são o canal para vender de imediato, mas sim criar um canal de confiança e que gere engajamento. Criamos esse canal "My Sarbucks Ideia" para ter, inclusive, um feedback dos nossos funcionários", disse.
 
Na China, vendo o relacionamento mais próximo entre pais e filhos, a Starbucks criou uma reunião anual com os pais dos funcionários. "Sabíamos que se deixássemos os pais dos colaboradores mais envolvidos sobre o trabalho de seus filhos conseguiríamos profissionais mais engajados", falou o empresário.

Os detalhes que fazem a diferença

Amor e humanidade. Essas são duas palavras que Howard Schultz considera como fundamental para o sucesso da Starbucks e para as empresas que querem obter sucesso. "Você tem que ter amor naquilo que faz, quase tanto quanto você ama sua família. E o sucesso é melhor quando você sabe dividir com os colaboradores da empresa. É servir aos outros melhor do que a você mesmo", indica.
 
Nesse quesito, o executivo destaca que o objetivo de uma empresa supera a questão do dinheiro. "A nossa responsabilidade vai muito além de ganhar dinheiro e ter lucro, devemos ter um nível de responsabilidade social. Não podemos criar valor para os acionistas se não criarmos o mesmo valor para nossos funcionários e para as comunidades que estão a nossa volta. Reconhecer que nosso propósito é sim ter lucros, mas que queremos administrar a empresa com o olhar da humanidade", afirma.
 
Para alcançar isso, Schultz ressalta que inovação, dedicação e trabalho são extremamente fundamentais. "O sucesso não cai do céu, ele precisa ser alcançado. A inovação não é um acessório. A empresa precisa manter em seu DNA isso, e sempre se reinventar com ousadia", conclui.

Reeleito, Obama diz que volta à Casa Branca mais determinado e inspirado

Reeleito, Obama diz que volta à Casa Branca mais determinado e inspirado

'O melhor está por vir', disse presidente em discurso em Chicago.
Democrata bateu Romney no colégio eleitoral e terá mais 4 anos no poder.


O presidente dos EUA, Barack Obama, reeleito após vencer o republicano Mitt Romney na eleição da véspera, disse nesta quarta-feira (7) que, para os Estados Unidos, "o melhor ainda está por vir" e que ele volta à Casa Branca "mais determinado e inspirado" para o segundo mandato.

Obama, que ganhou mais quatro anos para continuar implantando seu programa de mudanças, teve dificuldades para iniciar seu discurso. A plateia gritava para o presidente: "Mais quatro anos! Mais quatro anos".

Obama disse que parabenizou o candidato republicano, Mitt Romney, e seu candidato a vice, Paul Ryan, pela campanha.

O democrata, falando a uma multidão, fez uma declaração de amor à primeira-dama, Michelle, e às filhas, Sasha e Malia, citou o "primeiro cachorro", Bo, e também agradeceu a sua equipe de campanha.
Obama afirmou que nunca teve tantas esperanças sobre o futuro do país.

"Apesar de todas as nossas diferenças, muitos compartilham esperanças para o futuro dos Estados Unidos", disse.

O presidente celebrou o processo democrático no país e disse que quer "trabalhar com líderes dos dois partidos", pois há muito trabalho a fazer.

Ele citou a necessidade de reduzir o déficit, reformar o código tributário, aprovar a reforma da imigração e diminuir a dependência do país do petróleo estrangeiro.

O presidente reeleito também disse que quer conversar com o derrotado Romney. "Podemos trabalhar juntos para levar o país adiante", disse.

O presidente reeleito dos EUA, Barack Obama, discursa nesta quarta-feira (7) em Chicago (Foto: AP)
O presidente reeleito dos EUA, Barack Obama, discursa nesta quarta-feira (7) em Chicago (Foto: AP)

Presidente do Facebook na América Latina revela os segredos de sucesso da rede social

Presidente do Facebook na América Latina revela os segredos de sucesso da rede social

Alexandre Hohagen, em palestra na ExpoManagement, mostra o que fez a rede conquistar um bilhão de usuários no mundo

Por Fabio Bandeira de Mello, www.administradores.com
 
Faça um teste: pergunte a 10 pessoas próximas a você se elas possuem uma conta no Facebook. Não será um espanto se todas estiverem conectadas. A rede social criada por Mark Zukemberg possui um número que realmente impressiona: no mundo, mais de 1 bilhão de usuários; no Brasil, já são 58 milhões (segunda maior população da rede).

Para Alexandre Hohagen, presidente do Facebook na América Latina, todo esse sucesso tem a ver com a própria evolução da comunicação e das tecnologias, que permitiu um avanço significativo na forma de as pessoas se relacionarem.

"O mundo está mudando. Se antes as inovações demoravam séculos, hoje é algo bem mais rápido [...]. O video-game Wii tem, por exemplo, mais capacidade de armazenamento do que tinha a nave Apolo 13", afirma Alexandre.

Foto: divulgação/HSM

O executivo destaca que até a velocidade de comunicação e das tecnologias mudou. "Na comunicação, ninguém mais aceita não saber alguma coisa. Todo mundo, principalmente as novas gerações, querem a informação na hora. Na tecnologia, o vídeo-cassete, se a gente lembrar, foi produzido em meados da década de 1970 e, em 1980, ele se destacou. No entanto, na década de 1990 fizeram o DVD e ele sumiu. Indiscutivelmente, o ciclo de disfunção de um produto está cada vez mais rápido", indica.

Mudança na internet

Alexandre destaca que a internet está sendo recriada em volta das pessoas e uma das formas bastante perceptíveis é a identidade real das pessoas na rede.

"Se antes as pessoas eram números, como acontecia no Mirc, ou inventavam nomes, como nos chats de bate papo, hoje as pessoas são elas mesmas. Isso causa uma proximidade entre quem está se relacionando", indica o executivo.

Para Alexandre, estamos vivendo a era da sabedoria do amigo, na qual damos muito valor ao que nossa rede de relacionamento está pensando. "Prestamos muito mais atenção no que nossos amigos estão falando nas redes sociais", afirma.

Isso, segundo o executivo, abre um desafio para marcas e organizações falarem com o seu público nesses espaços. Em vez de vender um produto, é preciso criar um relacionamento e uma história com os leitores. "As empresas têm que saber como comunicar com o seu público, fazer histórias que envolvam", afirma.

Carteira de trabalho informatizada chega a todo o Brasil e garante maior segurança ao trabalhador

Carteira de trabalho informatizada chega a todo o Brasil e garante maior segurança ao trabalhador

O maior benefício do documento está na segurança.


O Ministério do Trabalho e Emprego já implantou em todo o país o processo de informatização da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), que começoua ser emitida em São Paulo, atingindo assim todo o território nacional. De janeiro ajunho deste ano, as Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs), que substituíram as antigas delegacias regionais, emitiram mais de 1,9 milhão de carteiras profissionais informatizadas. Segundo dados da Coordenação de Identificação e Registro Profissional do ministério, o volume é equivalente a46,32% do total de CTPS, incluídas as manuais, expedidas no período.

Desde setembro, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/SP) vem se preparando para oferecer a nova versão do documento. A expedição das carteiras começou por Bauru e, até o fim de 2012, chegará aos municípios deAndradina, Araraquara, Ribeirão Preto, Araçatuba e Presidente Prudente.

Segurança ficou maior

O maior benefício do documento está na segurança. A nova carteira é mais seguracontra rasuras e fraudes no Seguro-Desemprego, Fundo de Garantia do Tempo do Serviço (FGTS) e benefícios previdenciários. O documento tem capa azul em material sintético mais resistente que o usado no modelo anterior, é confeccionado em papel de segurança e traz plástico auto-adesivo inviolável, que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo - os dados mais visados por falsificadores.

Todas as informações pessoais do trabalhador e sua fotografia são impressas nacarteira no momento da emissão. Na carteira manual, as informações eram preenchidas à mão. "Com a nova carteira, iremos inibir as fraudes e isso será um ganho para o trabalhador. O Estado também sai ganhando com a redução dos custos", explica Francisco Gomes dos Santos, coordenador de Identificação e Registro Profissional do MTE.

Além da segurança, a informatização facilita a identificação dos trabalhadores por meio de uma base única de dados. Em caso de extravio do documento, o trabalhador poderá pedir uma nova via em qualquer posto do MTE e em qualquer unidade da federação.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Americano de 15 anos lança empresa de doces saudáveis e tem Gisele Bundchen como garota propaganda


Americano de 15 anos lança empresa de doces saudáveis e tem Gisele Bundchen como garota propaganda

O jovem empresário garante que seus doces e caramelos são feitos sem conservantes e têm 40% menos açúcar que os tradicionais


O norte-americano Nicky Bronner, de 15 anos, voltou para casa numa noite de Halloween cheio de doces que havia conseguido na vizinhança. O pai, no entanto, confiscou as guloseimas, alegando que não eram boas para a saúde do filho. Nicky, inconformado com a atitude do pai, foi procurar na internet informações que o amparassem em uma contraposição. Mas não encontrou nada muito animador. "Pela primeira vez, vi que meu pai estava certo", disse o garoto em uma entrevista a uma rede de TV dos EUA. Mesmo assim, ele não se contentou. Foi então que resolveu encontrar uma forma de produzir doces saudáveis.

Depois de algumas pesquisas e fazer alguns contatos, Nicky acabou chegando ao chef australiano Adam Melonas, que já tinha experiência com produtos saudáveis e foi indicado pelo renomado cientista britânico Peter Barham, especialista em gastronomia molecular. Filho de pai milionário, o adolescente conseguiu fácil sociedade com o chef, mesmo o negócio não existindo ainda. O fato é que a ideia acabou dando certo, e agora a Unreal Candy tem a simpatia de artistas famosos e quer bater de frente com gigantes do setor, como a M&Ms.

O jovem empresário garante que seus doces e caramelos são feitos sem conservantes e têm 40% menos açúcar que os tradicionais, mensagem que nomes como Gisele Bündchen, Tom Brad, Matt Damon e John Legend se encarregaram de multiplicar.

Veja abaixo o vídeo que tem a participação de Gisele Bundchen:

 

MEC gasta R$ 90,4 milhões com abstenção no Enem e prepara reação

MEC gasta R$ 90,4 milhões com abstenção no Enem e prepara reação


SÃO PAULO - O Ministério da Educação (MEC) vai fazer um estudo para tentar reduzir o número de candidatos que se inscrevem e faltam no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A taxa de abstenção neste ano foi de 27,9%, índice similar ao das duas últimas edições. Em um vestibular, essa taxa não costuma passar de 9%. O custo com os faltosos neste exame foi de R$ 90,4 milhões.

O estudo foi um pedido pessoal do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ao professor Luiz Cláudio Costa, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão que organiza o Enem. A análise deve ficar pronta em 20 dias. "O ministro atentou para esse problema e já estamos produzindo o estudo. Tenho convicção de que é possível construir uma política para reduzir esses índices", disse Costa.

O órgão quer entender exatamente o perfil dos faltosos, cujo número chegou a 1,6 milhão no exame do fim de semana passado. O Inep quer identificar se existe variação da abstenção por região e idade e também se há predominância dos candidatos isentos ou treineiros. Neste ano, 70% dos 5,7 milhões de inscritos não pagaram a taxa de inscrição. São alunos de escola pública ou que pediram isenção por carência.

O custo por aluno neste Enem foi de R$ 55,98, um aumento de R$ 8 em relação ao ano passado. Esse gasto tem sido crescente a cada ano e a taxa de abstenção se mantém estável. Em 2011, a média de faltas foi de 26,4% e, em 2010, de 28%.

Apesar dos altos índices registrados nos anos anteriores, o Inep nunca fez um estudo para entender os motivos da abstenção. "Vamos fazer agora o recorte, levando em conta os dados deste ano e dos anteriores, para mostrar ao ministro o que aconteceu em cada edição", disse o presidente do Inep.

Inscrição. A impressão que corre no MEC é que a alta taxa não é culpa apenas dos que não pagam. Haveria também um porcentual representativo de faltosos entre aqueles que pagam o valor da inscrição. Mesmo quem paga a taxa, de R$ 35, é beneficiado com subsídio do governo - a taxa real seria de R$ 45.

O MEC arrecadou R$ 66 milhões com as taxas de inscrição neste ano. Com isso, o gasto do governo com a organização desta edição foi de R$ 262 milhões. O valor refere-se às questões de logística, segurança, impressão, aplicação e correção da prova. Apesar de não terem a prova corrigida, o custo por aluno dos ausentes não tem alteração, segundo o ministério.

De acordo com especialistas, o modelo híbrido da prova também pode favorecer o número de faltas. O Enem nasceu em 1998 como ferramenta nacional de avaliação do ensino médio. A partir de 2009, foi reformulado e se tornou o maior vestibular do País - já adotado pela maioria das universidade federais. Além disso, a nota é usada como critério para a concessão de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e financiamento estudantil. Ainda é usado para certificação do ensino médio para jovens e adultos.

Para o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Cipriano Luckesi, ainda existe muita confusão em torno do exame. "A população em geral ainda não assimilou com clareza a verdadeira função do Enem", diz o professor, que é especialista em avaliação. "Acho que o MEC precisa se esforçar para esclarecer que o Enem é recurso de seleção. Mas ainda é importante que ele continue sendo uma ferramenta para avaliar o ensino médio."

Mercadante já disse neste ano que o MEC estuda tornar o Enem obrigatório para os concluintes do ensino médio. A medida significaria a substituição da Prova Brasil pelo exame. Hoje, a Prova avalia os concluintes dessa fase por amostragem.

Para alcançar todos os concluintes, haveria aumento de 300 mil estudantes no Enem. A medida exigiria um custo adicional de R$ 17 milhões no exame.

Algumas formas de administrar as cargas da vida...


Algumas formas de administrar as cargas da vida...

1. Aceite que há dias em que você é o pombo e outros em que você é a estátua.

2. Mantenha sempre suas palavras leves e doces, pois pode acontecer de você precisar engolir todas elas.

3. Só leia coisas que façam você se sentir bem e ter a aparência boa de quem está bem, caso você morra durante a leitura.

4. Se você emprestar R$ 200 para alguém e nunca mais ver essa pessoa, provavelmente valeu a pena pagar esse preço para se livrar dessa má pessoa.

5. Pode ser que o único propósito da sua vida seja servir de exemplo para os outros.

6. Nunca compre um carro que você não possa manter.

7. Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na ratoeira. Saiba esperar.

8. Lembre, também, que sempre tem queijo grátis nas ratoeiras.

9. Quando tudo parece estar vindo na sua direção, provavelmente você está no lado errado da estrada.

10. Não perca tempo odiando alguém, remoendo ofensas e pensando em vingança. Enquanto você faz isso a pessoa está vivendo bem feliz e você é quem se sente mal e tem o gosto amargo na boca. 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Brasil é o quarto maior mercado do mundo para a Herbalife

Brasil é o quarto maior mercado do mundo para a Herbalife

Seção brasileira comemora crescimento de quase 20%

 
A empresa de nutrição e vendas diretas Herbalife anunciou que aumentou em 18% suas vendas líquidas em Reais no Brasil no período acumulado entre janeiro e setembro, em comparação com o mesmo período do ano passado. O número supera o crescimento do mercado que movimenta mais de R$ 50 bilhões ao ano, de acordo com estudo promovido pela ABEVD (Associação Brasileira de Venda Direta).

"O Brasil é o quarto maior país do mundo para a Herbalife. Em 2012, expandimos a rede logística por meio de seis novos Centros de Distribuição Regionais e pontos de acesso ao produto aos Distribuidores Independentes Herbalife. Também aumentamos os investimentos na marca com a campanha 'Já tomou o seu shake hoje?' que recém retornou à mídia, além do patrocínio do Botafogo Futebol e Regatas. Todos estes investimentos somados ao plano de incentivos aos Distribuidores Herbalife, tem proporcionado a melhor oportunidade de negócios em venda direta", afirmou Gioji Okuhara, diretor geral da Herbalife do Brasil.
 
No mundo, as vendas líquidas da empresa, em dólares americanos, registraram aumento de 14% no terceiro trimestre e 17% de janeiro a setembro, quando comparados a 2011. "Nossos negócios continuam crescendo dois dígitos no volume de vendas em todas as regiões em que atuamos. Em 2013, esse ritmo deve ser continuado, com a expansão do incentivo ao consumo diário dos produtos e a conquista de novos mercados", afirmou Michael O. Johnson, Presidente Mundial do Conselho e CEO da Herbalife.
 
Imagem: divulgação
Em 2011, a empresa registrou aumento de 42,5% no faturamento em dólares no Brasil, em comparação a 2010. Em Reais, o faturamento no Brasil aumentou 35,9% no mesmo período. Globalmente, a empresa registrou 26% de aumento nas vendas líquidas durante o ano de 2011, atingindo US$ 3,5 bilhões.

Consumidor pode exigir velocidade de internet contratada a partir desta quinta-feira

Consumidor pode exigir velocidade de internet contratada a partir desta quinta-feira

 
Até agora, as empresas não tinham qualquer obrigação: o usuário contratava 1MB de velocidade, mas não necessariamente recebia isso.
Já valem a partir de hoje as novas regras de qualidade da internet fixa estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As empresas são obrigadas a oferecer uma velocidade mínima de internet. Os consumidores poderão exigir uma “velocidade instantânea” de banda larga, que não poderá ser inferior a 20% da contratada pelo usuário em 95% das medições realizadas. Até agora, as empresas não tinham qualquer obrigação: o usuário contratava 1MB de velocidade, mas não necessariamente recebia isso. No primeiro ano, a velocidade instantânea será de 20%. Nos 12 meses seguintes, de 30% e, depois, de 40%.

As empresas também ficam obrigadas a ter uma “velocidade média” para a banda larga fixa. Ela é o resultado da média de todas as medições realizadas no mês. A meta é de 60% nos 12 primeiros meses. A partir de novembro de 2013, será de 70%, e após novembro de 2014, de 80%. Para o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, este é um passo muito importante na garantia dos direitos dos usuários:

— Os consumidores vão poder começar a reclamar com dados concretos.

As empresas tiveram um ano para adaptar seus equipamentos às novas regras de qualidade da Anatel estabelecidas no Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia. Aquelas que não cumprirem essas metas poderão ser punidas pela agência. No Brasil, 43% dos usuários de internet fixa utilizam até 2MB por segundo e 57%, acima.

Voluntários vão medir desempenho

O Ministério das Comunicações e a Anatel anunciaram em agosto o projeto de medição da qualidade da banda larga fixa no Brasil, também prevista no regulamento, que permitirá verificar se as empresas estão cumprindo as novas regras. Há hoje no país cerca de 19,4 milhões de acessos de banda larga fixa. Para essa aferição, estão sendo recrutados 12 mil voluntários em todo o país, uma amostragem de 0,06% do total. A expectativa do governo é que o usuário escolha a empresa que oferecer a maior velocidade. O primeiro balanço das medições será divulgado em 31 de dezembro. A partir daí, a Anatel fará a sua fiscalização. Serão acompanhadas as empresas Oi, Net, Telefonica Data, Ajato, GVT, Embratel, Sercomtel, Vivo, Cabo Telecom, e a CTBC Telecom, que têm acima de 50 mil clientes.

Os voluntários também receberão relatórios mensais com dados sobre a qualidade do serviço em sua residência ou empresa. A ideia é, a cada ano, trocar 25% dos voluntários, de forma que a agência tenha uma ampla visão do desempenho das empresas.

Os usuários já estão recebendo um whitebox (aparelho que ficará conectado ao roteador), que vai medir a velocidade de envio e recebimento dos dados — arquivos, e-mails, fotos etc. A tecnologia de fiscalização on-line já é utilizada em mais de 30 países, incluindo EUA e Reino Unido. Caberá à Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ), de responsabilidade das prestadoras de internet, receber e analisar os dados.

Os primeiros a receber os equipamentos foram os voluntários de Rio, São Paulo e Minas Gerais. Os medidores também já estão sendo distribuídos em Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Veridiana Alimonti, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), considera que 20% é um percentual muito pequeno para ser o mínimo obrigatório de velocidade da banda larga a ser entregue. Mas ela ressalta que foi muito difícil chegar a esse percentual. As empresas alegavam ser complicado garantir uma velocidade média, já que esse serviço sofre muitas interferências. Mesmo após muitas negociações com a Anatel, a Oi entrou na Justiça pedindo a anulação da regra.

— Houve muita pressão da sociedade para que a Anatel cobrasse das empresas informações claras sobre o que estavam entregando, pois a publicidade prometia uma velocidade alta e um serviço ininterrupto, o que na realidade não acontece — explica Veridiana.

Consumidor teria direito a desconto

A advogada do Idec observa ainda que, mais importante que a velocidade mínima entregue, é a velocidade média, para que o consumidor compare os preços cobrados pelas empresas, a fim de escolher uma operadora. E alerta:

— Se o que for informado na publicidade e na oferta do serviço não for cumprido, o consumidor tem direito ao abatimento proporcional.

Segundo Veridiana, se o consumidor não receber nem do mínimo de 20%, seria o caso até de romper o contrato.

No Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) da Secretaria Nacional do Consumidor, entre 2009 e 2011, os serviços de internet responderam por 7,66% do total de reclamações. As principais queixas foram cobrança indevida e abusiva (37.9%), rescisão ou alteração unilateral do contrato (15,69%) e não cumprimento da oferta (9,82%).

Senador que chamou colegas de ladrões é acusado por improbidade e crimes eleitorais

Senador que chamou colegas de ladrões é acusado por improbidade e crimes eleitorais

Outros senadores pediram que ele citasse os nomes dos acusados, mas ele se negou, dizendo "não ser necessário"

 
O senador Mário Couto (PSDB/PA) – que, sem citar nomes, chamou colegas de "ladrões" e "corruptos" – voltou falar sobre o assunto em plenário hoje e, novamente, gerou confusão. Outros senadores pediram que ele citasse os nomes dos acusados, mas ele se negou, dizendo "não ser necessário" e por estar amparado no regimento da Casa. Couto se dirigiu ao Supremo Tribunal Federal em seu pronunciamento, pedindo celeridade na análise de ações que aguardam julgamento lá.

O próprio parlamentar, entretanto, é alvo de um inquérito no STF, por crimes eleitorais, e ações civis no Tribunal de Justiça do Pará, movidas pelo Ministério Público do estado "para ressarcimento de danos causados ao erário e responsabilização por improbidade administrativa em decorrência de desvios de recursos da Assembleia Legislativa do Pará durante o período em que ocupou a presidência da Casa (2003-2007)", afirma o portal Transparência Brasil, que reúne dados sobre políticos brasileiros.

Segundo a Folha.com, a senadora Ana Amélia (PP/RS), que chegou a discutir com Couto, exigiu responsabilidade do colega. "Nós já sofremos muito nessa Casa. Sangramos esse ano com a cassação de mandato de um colega, e eu penso que enxovalhar generalizadamente a Casa e a instituição não é um bom serviço", disse.

Sustentabilidade: compromisso de todos, dever da liderança

Sustentabilidade: compromisso de todos, dever da liderança

"Na condição de líderes, cabe a nós o papel de contagiar positivamente a empresa, a sociedade e o ecossistema em que vivemos", afirma Oscar Clarke, presidente da HP no Brasil

Por Plataforma Liderança Sustentável, especial para o Administradores.com
 
Filho de um inglês com uma piauiense, Oscar Clarke, presidente da HP no Brasil, considera a diversidade fundamental para compreender as ideias e práticas socioambientais. "A sustentabilidade na minha família era de tal grandeza que nós todos nos entendíamos, mesmo com as limitações dos idiomas", brinca. No respeito às diferenças e na harmonia entre elas reside, talvez, um dos primeiros insights do líder sobre o tema.

No entanto, o que realmente modificou os valores de Clarke e o fez olhar para a sociedade, as pessoas e o próprio planeta de forma diferente foi uma "experiência sobrenatural". Durante uma manobra em um teste para se habilitar como piloto de acrobacias, o presidente da HP perdeu o controle da aeronave. Depois dos três giros programados, desesperou-se, soltou o manche e aguardou a tragédia. Inexplicavelmente, porém, a aeronave restabeleceu o voo horizontal e ele conseguiu pousar em segurança. Na época, agnóstico, mudou de imediato seu posicionamento.

A história foi compartilhada com o público para mostrar algumas características do líder sustentável, como a esperança, o otimismo e a valorização das pessoas e do ambiente. Clarke considera seu dever transmitir esses valores aos seus colegas de trabalho, a fim de motivá-los e engajá-los numa mesma causa. Conforme contou, "já em 1957, numa reunião com lideranças da empresa, os fundadores da HP firmavam o compromisso da companhia com o desenvolvimento social e ambiental".

O relato confirma a crença de Clarke de que a agenda da sustentabilidade deve partir da liderança. Afinal, "na condição de líderes, cabe a nós o papel de contagiar positivamente a empresa, a sociedade e o ecossistema em que vivemos." 

Assista abaixo à palestra de Oscar:    http://vimeo.com/52014365

A plataforma

   
Um ponto de encontro com a inspiração e o conhecimento. Essa é a função que a Plataforma Liderança Sustentável, lançada pela consultoria Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, se propõe a desempenhar. Segundo Ricardo Voltolini, idealizador do projeto, trata-se de "um movimento que pretende identificar, inspirar, mobilizar e conectar jovens lideranças em sustentabilidade espalhadas pelo Brasil".

China desenvolve `mega` supercomputador

China desenvolve `mega` supercomputador

Máquina, batizada de Tianhe-2, será capaz de processar algo em torno de 100 quadrilhões de operações por segundo


Reprodução
O supercomputador chinês Sunway Bluelight
Os chineses já desenvolveram o Sunway Bluelight, outro supercomputador "made in China"

São Paulo – Cientistas da computação chineses trabalham na concepção do supercomputador mais poderoso do mundo. A máquina, que receberá a alcunha de Tianhe-2, terá uma capacidade de 100 petaflops de processamento.

A nova máquina será capaz de processar, por segundo, algo em torno de 100 quadrilhões de operações. Ela ficará pronta em 2015 e terá a missão de substituir o “orgulho chinês” Tianhe-1A – uma máquina feita com CPUs chinesas, com poder de processamento de 4,7 petaflops e quinta colocada na lista dos maiores supercomputadores (Top 500).

A máquina ficará instalada no Centro de Supercomputação de Guangzhou e será usada pelas Forças Armadas do país. Quando estiver pronta, será cinco vezes mais rápida que o mais potente supercomputador da atualidade: o americano Titan, do Oak Ridge National Laboratory.

Os chineses afirmam que a máquina poderá ter upgrade, ou seja, que ela poderá ganhar novos recursos e ficar mais potente com o tempo. Com isso, eles fazem uma engenharia para deixar a máquina capaz de receber recursos e atingir, em 2018, a casa dos 1000 petaflops por segundo.

Para alcançar o objetivo, a China estaria desenvolvendo uma tecnologia nova – ou seja, construindo processadores, memórias e até um sistema de refrigeração próprio e dispensando a ajuda de empresas especialistas em supercomputação.

Cientistas pesquisam existência da alma

Cientistas pesquisam existência da alma

Segundo pesquisadores americanos, a alma humana estaria localizada no cérebro


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Alma, dizem os cientistas, estaria dentro do cérebro

São Paulo – Muitas pessoas garantem: já viram almas andando por aí. Dois cientistas querem ajudar essas pessoas a não virarem chacota – eles fazem uma pesquisa científica para provar que almas realmente existem.

Eles são o médico americano Stuart Hamerroff e o físico britânico Sir Roger Penrose. Numa reportagem feita pela publicação Daily Mail, eles explicaram que a alma de uma pessoa está dentro das células cerebrais em um lugar chamado microtúbulo. Os microtúbulos, segundo os livros de biologia, são estruturas proteicas que fazem parte do citoesqueleto das células. Elas ajudam no transporte celular pelo corpo humano.

Para os dois cientistas, elas são mais do que que isso. Pelo menos é o que afirmam na pesquisa que visa a formar a teoria quântica da consciência.

Segundo os pesquisadores, os microtúbulos têm energia quântica do universo. Essa energia seria a alma e ajudaria a formar a consciência de uma pessoa durante toda a sua vida. Portanto, quando a pessoa morre, essa energia quântica voltaria ao universo, de onde veio. Isso seria, portanto, a alma.

A teoria de ambos é muito criticada pela comunidade científica.

E toda vez que são provocados por um pesquisador, eles respondem com a teoria das pessoas que são ressuscitadas depois de uma parada cardíaca e sempre voltam com uma história do momento da morte.
Para eles, a história nada mais é do que a experiência dessa energia quântica indo embora do corpo e se vendo obrigada a voltar – já que a pessoa conseguiu sobreviver ao acidente cardíaco.

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