sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher

História do Dia Internacional da MulherHistória do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade

dia internacional da mulher
 
 
História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
Marcos das Conquistas das Mulheres na História
- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres 

quinta-feira, 7 de março de 2013

LG apresenta lançamentos em São Paulo

LG apresenta lançamentos em São Paulo

Televisão com tela OLED, que foi apresentada na CES 2013, é a principal novidade

 
 
LG apresenta lançamentos em São Paulo LG Eletronics/LG Electronics
Novo aparelho da empresa foi anunciado em Las Vegas, durante a Consumer Electronics Show Foto: LG Eletronics / LG Electronics
Embalado pelo som de Psy, a coreana LG apresentou nesta quarta-feira os lançamentos da companhia para 2013. Entre as novidades desse ano, estão a televisão com tela OLED, apresentada pela primeira vez durante o Consumer Electronics Show (CES) , em Las Vegas, com melhor qualidade de imagem e apenas 4 milímetros de espessura, e o celular Optimus G, com tecnologia 4g e grande capacidade de memória.

— Saltamos do sétimo para o segundo lugar no número de smartphones no brasil. A meta e alcançar o primeiro lugar em poucos anos — ressaltou Jan Petter, diretor de Vendas de Celular

Até 2015 estão previstas a abertura de mais oito lojas da companhia no Brasil. Duas já estão em funcionamento, uma em Recife e a outra em Porto Alegre. A expectativa é que a empresa fature 3 bilhões de dólares em 2013, um aumento de 20% no volume de negócios se comparado com 2012.

Rio Grande do Sul terá safra recorde de soja neste ano

Rio Grande do Sul terá safra recorde de soja neste ano

Conforme levantamento da Conab, produção estimada do grão é de 12,19 milhões de toneladas

 
 
Rio Grande do Sul terá safra recorde de soja neste ano Maiara Bersch/Agencia RBS
Produção de soja a ser colhida no Estado é 86,8% maior do que o volume do ano passado Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS
No mês em que os produtores dão início à colheita de soja no Rio Grande do Sul, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirmou a estimativa de safra recorde do grão, com 12,19 milhões de toneladas. Conforme o sexto levantamento da companhia, divulgado hoje, o volume é 86,8% maior do que o colhido no ano passado. No total, a safra de grãos gaúcha deverá ser a segunda maior da história, com 27,67 milhões de toneladas — variação de 32,5% em relação a 2012

Na comparação com o último levantamento da Conab, a produção de soja estimada não teve alteração. Já a estimativa para o milho foi expandida, com aumento da produção de 4,7 milhões de toneladas para 5,12 milhões de toneladas. O arroz também obteve crescimento, ao passar de 7,91 milhões de toneladas para 8,02 milhões de toneladas neste ano.
A área total de plantio de grãos no Estado cresceu 5,4% em relação à safra passada (7,57 milhões de hectare) e chegou a 7,98 milhões de hectares. O aumento de 10% da área de soja foi o mais significativo, devido o avanço do grãos nas áreas de várzea, fazendo rotação com a cultura do arroz.

Para realizar o levantamento, os técnicos da Conab ouviram, 18 a 22 de fevereiro, representantes de órgãos públicos e privados das áreas de grande produção.

Pedágio de Carazinho: governo do Estado perde briga no STJ

Pedágio de Carazinho: governo do Estado perde briga no STJ

O Piratini pretendia levantar as cancelas hoje, com atos festivos e políticos comandados pelo governador Tarso Genro.

 
 
Pedágio de Carazinho: governo do Estado perde briga no STJ Tadeu Vilani/Agencia RBS
Movimento no pedágio de Carazinho transcorre sem transtornos Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer, indeferiu por volta do meio-dia desta quinta-feira o pedido de liminar do governo estadual para declarar por encerrado o contrato do polo de pedágio privado de Carazinho.

Com isso, a concessionária Coviplan mantém a autorização para permanecer explorando as quatro praças do polo até 28 de dezembro.

O Piratini pretendia levantar as cancelas nesta quinta, com atos festivos e políticos comandados pelo governador Tarso Genro.

Na decisão, prevaleceu o entendimento de que as concessões autorizam a cobrança de pedágio por 15 anos, o que determina o final dos contratos no segundo semestre de 2013. Na avaliação jurídica do Piratini, o término do polo de Carazinho deveria ocorrer hoje porque os contratos fariam a previsão de cobrança de tarifas por 14 anos e seis meses — com seis meses apenas de obras —, fator que ensejaria o levantamento das cancelas hoje.

Na decisão, publicada pelo STJ às 12h13min, o ministro salientou que a permanência da Coviplan nos polos não gera lesão à ordem e economia pública.

Na Justiça a Coviplan também cobra uma indenização de R$ 23,5 milhões por suposto desequilíbrio dos contratos, algo que teria se formando, principalmente, pelo não reajuste de tarifas em alguns anos.

O polo de Carazinho seria o primeiro dos sete concedidos em 1998 pelo Estado à iniciativa privada a ter os contratos encerrados.

A decisão frustra sindicatos e lideranças empresariais e comunitárias de Carazinho, que, desde ontem, acalentavam a esperança de contarem com uma decisão favorável do STJ para reverter o caso. A pedido do governador Tarso Genro, lideranças da região cancelaram protestos em torno das quatro praças da cidade para não tumultuar o processo. Não está descartado que manifestações ocorram na tarde desta quinta-feira.

Rio suspende todos os pagamentos até Supremo decidir sobre royalties

Rio suspende todos os pagamentos até Supremo decidir sobre royalties

Sérgio Cabral disse que o Rio de Janeiro está pronto para ir ao Supremo, assim que a decisão do Congresso Nacional for formalizada

 
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, suspendeu nesta quarta-feira todos os pagamentos do Estado, com exceção do salário dos servidores públicos até que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue a constitucionalidade do projeto de lei de distribuição de royalties do petróleo. Na quarta-feira, o Congresso Nacional derrubou o veto da presidenta Dilma Rousseff que mantinha os estados produtores (Rio, Espírito Santo e São Paulo) como os principais beneficiários na partilha do dinheiro.

De acordo com a nota de Cabral, os secretários estaduais de Fazenda e de Planejamento foram orientados a cancelar pagamentos, empenhos, repasses e outras transferências não obrigatórias até que seja definida a situação dos estados que perderão recursos caso seja mantida a derrubada do veto.

O governador disse que o Rio de Janeiro está pronto para ir ao Supremo, assim que a decisão do Congresso Nacional for formalizada. Segundo Cabral, três artigos da Constituição Federal são desrepeitados pela derrubada do veto, entre eles, o que trata do desequilíbrio orçamentário.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Salão de Genebra abre atrás da esperança

Salão de Genebra abre atrás da esperança

Para voltar a ter crescimento nas vendas, Europa espera por incentivos ao carro verde

 
Salão de Genebra abre atrás da esperança  FABRICE COFFRINI/AFP
Herdeira da Enzo, La Ferrari tem 963 cavalos de potência e pode ser vendida no Brasil a R$ 4 milhões Foto: FABRICE COFFRINI / AFP
Gilberto Leal, Enviado Especial/Genebra
 
As dificuldades da zona do euro fizeram despencar a venda de veículos no Velho Continente, em especial na Espanha, em Portugal, na França e na Itália, que amargaram tombos entre 25% e 50% nos resultados de 2012 em comparação ao ano anterior. Apenas a Alemanha teve resultados positivos. Para 2013, a expectativa não é das melhores.

Os executivos dos principais grupos automotivos acreditam em recuperação apenas a partir de 2015. E esperam por benefícios fiscais para a compra dos chamados carros verdes — elétricos e híbridos — como ocorre no Japão e nos Estados Unidos. Mas, para quem chega ao Palexpo, o centro de eventos da cidade suíça, e visita o Salão do Automóvel de Genebra, parece que a crise não existe. Como sempre, as estrelas são os superesportivos, os luxuosos sedãs e os veículos premium de marcas tradicionais, como Ferrari, Lamborghini e McLaren.

Primeiro evento automotivo europeu do ano, o salão tem como tema a mobilidade de hoje e amanhã, a evolução da tecnologia, a segurança e a ecologia. A mostra, aberta ao público até o dia 17, destaca o avanço da sustentabilidade e a busca da convivência do homem com a máquina e a preservação do ambiente.

Pelos 110 mil metros quadrados do Palexpo, 260 expositores de 40 países mostram 900 modelos, dos quais 120 lançamentos, e cerca de cem movidos por energia alternativa. Nos dois primeiros dias, reservados à imprensa, na terça e quarta desta semana, em torno de 10 mil jornalistas passaram pelos nove pavilhões.

Como a Suíça é um país neutro (não produz automóveis), o espaço está dividido para as marcas em igualdade de condições em nove ambientes. Além das montadoras, estão presentes fornecedores de peças, equipamentos, componentes e acessórios, com ênfase na redução do consumo de combustível e dos níveis de emissões. Marcas míticas, esportivas e tradicionais — Bentley, Aston Martin, Lamborghini, Jaguar, Rolls-Royce, Ferrari, Bugatti e Maserati — disputam a preferência dos visitantes. Muitos dos carros chegarão ao Brasil nos próximos meses.

Gilberto Leal viajou para Genebra a convite da Audi do Brasil

BC mantém taxa básica de juro em 7,25% ao ano

BC mantém taxa básica de juro em 7,25% ao ano

Integrantes do Comitê de Política Monetária decidiram de maneira unânime pela manutenção do juro

 
Pela terceira vez seguida, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a taxa básica de juro, a Selic, em 7,25% ao ano. Mesmo assim, é o menor patamar de sua história. Na decisão desta quarta-feira à noite, os integrantes do BC apontaram em comunicado depois da reunião que "avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 7,25% ao ano, sem viés.

O Comitê irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária." A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 16 e 17 de abril. A ata da reunião desta quarta-feira será divulgada pelo BC na quinta-feira da próxima semana, dia 15 de março.



10 frases ditas por Chorão, do Charlie Brown Jr.

10 frases impactantes ditas por Chorão, do Charlie Brown Jr.

Cantor foi encontrado morto nesta quarta-feira. Causa da morte ainda não foi esclarecida

 
Rafael Campos /Contigo
Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr.
 
As frases e ideias de Chorão serviram de inspiração para fãs e artistas que surgiram após o Charlie Brown Jr. ganhar notoriedade
 
São Paulo – O cantor Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr. encontrado morto nesta quarta-feira, está sendo lembrado pelos fãs como poeta das ruas. Não por acaso. As letras de suas músicas levantavam questões sobre a sociedade, ser autêntico, não se importar com as aparências e aproveitar verdadeiramente a vida.

Durante o dia, o assunto da morte do artista dominou as redes sociais, com as hashtags #LutoChorão e #RIPChorão alcançando a lista dos temas mais comentados do Twitter no mundo. Personalidades conhecidas no Brasil e no mundo lamentaram a perda, incluindo a banda de pop rock Capital Inicial, o cantor Fiuk, a cantora Elba Ramalho, o lutador de MMA José Aldo, e até o perfil oficial do grupo Guns N' Roses manifestou luto. Confira a seguir algumas frases ditas por ele ao longo de sua trajetória musical.

1 “Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério. O jovem no Brasil nunca é levado a sério” (trecho de “Não é Sério”, em parceria com Negra Li)
2 “Se viver requer coragem, então viva para ser feliz e não viva em vão” (versos da música “Não Viva em Vão”)
3 “Quem é de verdade sabe quem é de mentira” (trecho de “Pontes Indestrutíveis”)
4 “Um homem quando está em paz não quer guerra com ninguém” (verso de “Só os Loucos Sabem”)
5 “O tempo às vezes é alheio à nossa vontade, mas só o que é bom dura tempo o bastante pra se tornar inesquecível” (trecho da música “Vícios e Virtudes”)
6 “Eu odeio gente chique eu não uso sapato” (parte do refrão de “Não Uso Sapato”)
7 “Toda patricinha adora um vagabundo” (parte de “Champanhe e Água Benta”)
8 “Me diz, então, o que da vida posso ter? Eu tenho fé em Deus pra resolver qualquer problema” (parte de “Tamo Aí na Atividade”)
9 “Molduras boas não salvam quadros ruins” (frase de “Longe de Você”)
10 “Cada escolha, uma renúncia, isso é a vida” (parte de “Lutar Pelo Que é Meu”) 

Ação da Petrobras tem maior alta diária em 14 anos

Ação da Petrobras tem maior alta diária em 14 anos

Os papéis ordinários da companhia iniciaram a trajetória de alta após a empresa ter anunciado um aumento do preço do diesel em refinarias

 
São Paulo - As ações ordinárias da Petrobras tiveram sua maior alta diária em 14 anos nesta quarta-feira, após a estatal surpreender o mercado ao anunciar novo reajuste de preço do diesel, motivando analistas a elevar suas estimativas para os resultados da petrolífera.
 
A Petrobras comunicou na noite de terça-feira um aumento de 5 por cento do diesel nas refinarias a partir desta quarta-feira, numa medida que visa aproximar os valores aos praticados no mercado internacional e busca reduzir os prejuízos da sua divisão de Abastecimento.

"Vemos este aumento como uma vitória para a diretoria da Petrobras, que continua a brigar por uma abordagem mais racional para os preços de diesel e gasolina no país", avaliaram analistas do Itáu BBA em relatório.

O reajuste --o segundo para o diesel neste ano-- surpreendeu o mercado, que considerava improvável que o governo federal autorizasse novo aumento de combustíveis num momento de crescentes preocupações com o avanço da inflação.

"O mercado praticamente tinha descartado novos ajustes e aumentos de combustíveis para 2013, até pelas próprias declarações do governo", disse o analista João Pedro Brugger, da Leme Investimentos, em Florianópolis.

Com isso, as ações ordinárias da estatal saltaram 15,16 por cento, a 16,41 reais, na maior alta diária do papel desde 10 de março de 1999. A preferencial subiu 9 por cento, a 18,05 reais, registrando sua maior valorização diária de fechamento desde 10 de dezembro de 2008.

Para Brugger, o avanço mais forte dos papéis com direito a voto é explicado por uma correção --já que a ação vinha sendo mais penalizada após a estatal ter anunciado corte de dividendos para a classe ordinária de ação.

terça-feira, 5 de março de 2013

Pastor é mesmo escolhido para presidir Direitos Humanos


Pastor é mesmo escolhido para presidir Direitos Humanos

Deputado Marco Feliciano foi escolhido pelo PSC para ser novo presidente da CDHM da Câmara. Nome pode ser barrado por membros da própria comissão, mas hipótese é remota


Agência Câmara
Deputado Marco Feliciano
Deputado e pastor Marco Feliciano: ele será mesmo o novo presidente da comissão que lida com os direitos das minoriasóxima
São Paulo – O pastor e deputado do PSC Marco Feliciano foi escolhido oficialmente como o candidato do partido para o cargo de presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM). Amanhã seu nome será votado pelos membros da comissão, mas a hipótese de sua candidatura ser rejeitada é considerada remota.
Consolida-se, assim, o cenário temido por associações defensoras dos direitos gays desde que o nome dele foi dado como favorito, na quinta-feira passada. 
Em 2011, o pastor foi acusado de racismo e homofobia por entidades ao escrever que os “africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé” e que “a podridão dos sentimentos dos homoafetivos levam ao ódio, ao crime” (veja reprodução dos tuítes acima).
Marco Feliciano comemorou a indicação pelo microblog. E prometeu hoje "abrir o diálogo sobre todos os assuntos de interesse da sociedade". Ele nega veementemente as acusações de que seja homofóbico ou racista.
“O PSC, sob deliberação de toda a bancada, na certeza de que a comissão estará muito bem entregue, decidiu pelo nome do pastor Marco Feliciano”, anunciou no fim da tarde de hoje o líder do partido na Câmara, André Moura.
Lembrado do movimento de oposição ao deputado - um abaixo assinado contra Marco Feliciano na plataforma Avaaz chegou a quase 50 mil votos -, o líder do PSC ressaltou que há também "movimentação extremamente favorável ao pastor". 
Feliciano criou uma petição em seu próprio site que chegou a 95 mil assinaturas hoje, segundo a página.
Embora seu nome ainda tenha que passar pelos 18 membros da comissão - o que deve ocorrer amanhã - é improvável que seja rejeitado ou enfrente uma candidatura avulsa. Isso porque o comando das comissões é dividido previamente entre os partidos por acordo do colégio de líderes. Um distúrbio na CDHM poderia atrapalhar a divisão anteriormente acertada.

Petrobras reajusta preço do diesel em 5% nas refinarias


Petrobras reajusta preço do diesel em 5% nas refinarias

Os novos preços serão praticados a partir da meia-noite da quinta-feira


Marcos Santos/USP Imagens
Bomba de combustível: etanol, gasolina e diesel
Diesel: a Petrobras justificou a decisão afirmando que está procurando alinhar os preços dos derivados aos valores praticados no exterior
São Paulo - A Petrobras anunciou, em comunicado ao mercado na noite desta terça-feira, o reajuste de 5% no preço de venda do diesel nas refinarias, que entra em vigor a partir da 0h da quinta-feira (06).
Segundo o comunicado, o aumento foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que "busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo".
O preço do diesel exclui os tributos federais Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) e PIS/Cofins, além do estadual ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Morre o presidente da Venezuela, Hugo Chávez


Morre o presidente da Venezuela, Hugo Chávez

Ele voltou de Cuba para morrer, depois de meses combatendo um câncer em estágio terminal


©AFP / --
Hugo Chávez discursa enquanto segura a espada do herói latino Simon Bolívar
Hugo Chávez discursa enquanto segura a espada de Simon Bolívar
São Paulo – O presidente venezuelanoHugo Chávez morreu hoje, aos 58 anos. Um dos políticos mais controvertidos da América Latina, Chávez enfrentava um câncer desde 2011. No início de dezembro, ele se submeteu à quarta intervenção cirúrgica, realizada em Cuba. Até a realização da cirurgia, Chávez ainda estava se dedicando a assuntos do governo. 
Hugo Rafael Chávez Frías nasceu em Sabaneta, em 1954, e foi criado pela avó, Rosa Inés Chávez. Em 1975, ele ingressou na Academia Militar de Venezuela, onde entrou em contato com as ideias de Simón Bolivar. Seu contato com a política não tardaria a aparecer. Em 1982 ele participou da criação do Exército Bolivariano 200, que veio a tornar-se o MBR-200, uma agrupação civil-militar que encabeçou a tentativa de derrubar o então presidente Carlos Andrés Pérez. 
Mas Chávez só foi chegar ao poder em 1999 – e por ali permaneceu desde então. A trajetória do presidente é marcada pela longa permanência no poder, pelo que chama de “socialismo do século XIX” e também pela postura de crítica aos Estados Unidos e ao imperialismo. 
Chávez apareceu na lista da revista Time das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2005 e 2006. Na primeira aparição, a revista afirmou que a diferença entre Chávez e Fidel Castro era a liberdade da mídia na Venezuela, e que Chávez era um revolucionário auto-suficiente. 
A ressalva feita pela Time foi que, se Chávez encontrasse uma maneira de ficar no poder além de 2012, o hemisfério teria um novo Fidel Castro. Em outubro, Chávez foi reeleito novamente, garantindo o direito de ficar no poder até 2019, ou seja, durante quatro mandatos seguidos. 
Chávez escolheu o vice-presidente e chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, como seu sucessor.

Fabricante da Budweiser é processada por adicionar água a cervejas

Fabricante da Budweiser é processada por adicionar água a cervejas

A ação afirma que a prática teria começado após a Anheuser-Busch ter se fundido à AB Inbev em 2008

 
Thinkstock
A Anheuser-Busch– empresa que pertence ao grupo belga-brasileiro AB Inbev — foi processada por consumidores em São Francisco, na Califórnia. De acordo com a ação coletiva, a companhia estaria “rotulando falsamente o teor de álcool de seus produtos”.

O processo envolve dez marcas de bebidas, incluindo a Budweiser. A ação afirma que a prática de aguar a cerveja teria começado após a Anheuser-Busch ter se fundido a AB Inbev em 2008, se tornando a maior produtora de bebidas alcoólicas do mundo. “Após a fusão, a Anheuser-Busch começou a utilizar práticas enganosas, comprometendo a qualidade dos seus produtos a fim de reduzir os custos”, afirma a ação judicial.

Os consumidores exigem uma indenização por danos e prejuízos nos últimos cinco anos. Em comunicado, a Anheuser-Busch diz que as acusações são completamente falsas.

Com informações da BBC

Imposto de Renda: os cuidados que podem amenizar a mordida do Leão


Imposto de Renda: os cuidados que podem amenizar a mordida do Leão

A melhor maneira de se adequar e elaborar a declaração de maneira tranquila é a juntada de documentos que indicam ganhos, salário e despesas que podem ser abatidas do imposto

 
Shutterstock
A cada ano, surge uma novidade por parte do governo nas regras das declarações do Imposto de Renda. Nem sempre a mudança atende aos anseios da sociedade, que espera, cada vez mais, a melhoria das práticas, dos controles existentes e a redução dos tributos, em especial o que incide sobre os salários, um dos mais perversos.
Em meio às novidades, em 2013 não apareceu a que todos queriam: a atualização adequada da tabela do Imposto de Renda, que precisaria, pelo menos, ser no mesmo nível da inflação real medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado), que em 2011 ficou em 6,5% e, em 2012, 5,83%. O governo, porém, corrigiu a tabela sobre a sua meta inflacionária, ou seja 4,5%. Assim, na prática, as pessoas pagarão mais imposto.

A melhor maneira de se adequar e elaborar a declaração de maneira tranquila é a juntada de documentos que indicam ganhos, salário e despesas que podem ser abatidas do imposto. Também é importante identificar se a declaração será efetuada pelo modelo simplificado ou completo. No primeiro, o governo autoriza a redução de 20% da renda sem declarar as despesas, limitada para o ano de 2013 ao valor de R$ 14.542,60. Quem receber renda superior a R$ 72.713,00 ficará limitado a essa dedução.

Portanto, é fundamental verificar o volume de despesas que são aceitas pelo fisco. O limite de dedução por dependente é de R$ 1.974,72; despesas com instrução: R$ 3.091,35; custos com a contribuição do empregado doméstico no limite máximo de R$ 985,86; gastos médicos e odontológicos, sem limites; deduções do PGBL (uma das alternativas de previdência privada), limitado a 12% da renda; e investimentos em quotas de cinema de 1% do Imposto devido. Essa análise é fundamental para verificar o imposto devido no sistema simplificado ou completo.

Outro fator importante no caso de declarantes que são casados é a alternativa de fazer a declaração em separado. Esta pode ser a melhor opção se os dois tiverem renda. Vários planejamentos tributários podem ser feitos a partir dessa situação. É importante analisar todos os detalhes.

Estão obrigados a prestar contas ao fisco os contribuintes nas seguintes situações: que receberam rendimentos tributáveis com renda superior a R$ 24.556,65 em 2012; que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributáveis exclusivamente na fonte no valor de R$ 40 mil; que obtiveram, em qualquer mês, ganhos de capital na alienação de bens e direitos, desde que sujeitos à incidência do imposto; que tiveram receita bruta com atividade rural acima de R$ 122.783,25; que possuíam em 2012 bens ou propriedades no valor de R$ 300 mil.

Contribuintes que receberam renda inferior e que estão dispensados da entrega da declaração poderão efetuá-la desde que tenham imposto retido na fonte, pois, dessa forma poderão ressarcir aquilo que foi cobrado. Porém, muitos acabam perdendo o direito por não declarar.

O prazo de entrega esgota-se em 30 de abril de 2013. A não entrega, quando obrigatória, gera multa de no mínimo R$ 165,74 e máxima de 20% do Imposto devido. Todo cuidado é pouco, incluindo a documentação. É prudente estudar as melhores alternativas para, dentro das normas vigentes e legais, pagar o menos possível, mas ficar absolutamente em dia com o fisco. Assim, a mordida do Leão doerá menos e o contribuinte ficará tranquilo quanto à sua situação com o imposto de renda.

Reginaldo Gonçalves é coordenador de Ciências Contábeis da FASM (Faculdade Santa Marcelina).

Vivo, Claro, Oi e Tim deverão ser investigadas por CPI

Vivo, Claro, Oi e Tim deverão ser investigadas por CPI

César Halum: operadoras de telefonia móvel são as campeãs de reclamações nos Procons do País

 
Os deputados vão investigar as tarifas abusivas e a má qualidade dos serviços da telefonia móvel. As possíveis irregularidades das operadoras que prestam esse serviço público sob concessão serão alvos de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Enquanto essa CPI não é formalizada, proposta de fiscalização financeira e controle (PFC 95/12) está adiantando o trabalho.

O deputado César Halum (PSD-TO) apresentou, na última semana de fevereiro, requerimento (RCP 19/13) de criação de CPI para apurar o valor arrecadado com as tarifas de telefonia móvel no Brasil e os investimentos já feitos para a melhoria do sistema.

As quatro maiores operadoras - Vivo, Claro, Oi e Tim - terão que explicar, por exemplo, o valor elevado das ligações internacionais e a diferença entre as tarifas do pré e pós-pago, que, segundo o deputado Halum, é "uma afronta".

"Em todos os Procons do Brasil, nos últimos três anos, a campeã de reclamações foi a telefonia móvel. Portanto, o povo brasileiro está insatisfeito e não é só pela tarifa nem é só pela qualidade do serviço: é pelo descaso no tratamento com o consumidor”, destacou o parlamentar. “Quando o consumidor quer falar com uma dessas operadoras, fazer reclamação ou obter uma informação também é tratado com muito descaso."

A carta do (agora ex) CEO do Groupon: por que é tão difícil assumir os erros?

A carta do (agora ex) CEO do Groupon: por que é tão difícil assumir os erros?

Ao brincar com a própria demissão, Andrew Mason demonstrou mais do que bom-humor: revelou que reconhecer os erros é a melhor maneira de ser bem-sucedido

 
Administradores.com/ Editoria de Arte
Que mal tem em reconhecer os próprios erros, pelo menos de vez em quando?

A cultura corporativa predominante no Brasil determina que o erro, falha, engano ou apenas eventuais maus resultados devem ser expulsos da empresa e enterrados com sal grosso. Profissionais que erram não são adequados para o trabalho, não se encaixam nos objetivos, são fracassados, trabalham pouco ou são incompetentes (ou tudo isso junto)… Quem erra ou se envolve em algum erro relacionado à sua atividade profissional pode não ter uma segunda chance. A própria pessoa se convence de que é um erro em si. Daí para uma crise de depressão e insatisfação com a própria carreira basta um passo.

Na edição nº 18 da Revista Administradores, me prontifiquei a escrever sobre o fracasso. Uma matéria mais curta do que eu gostaria, mas na qual procurei mostrar que o erro pode ser o início de uma grande experiência - não só no nível pessoal, mas também para as empresas (que nada mais são do que pessoas trabalhando por um objetivo comum). Entre os exemplos, citei o case da Starbucks, que conseguiu se recuperar recentemente de uma série de resultados desastrosos.

Se eu fosse escrever a mesma reportagem hoje, não deixaria de fora a carta de Andrew Mason. Fundador do serviço de compras coletivas Groupon, ele foi demitido esta semana pelo conselho da companhia do cargo de Chief Executive Officer (CEO) da mesma empresa. Ao invés de dar desculpas ou lamentar a postura dos seus pares, ele não só reconheceu onde errou, como também motivou os funcionários (para os quais a carta foi dirigida) a continuarem construindo a história do Groupon; e ainda ironizou a postura de quem se esquiva de assumir a responsabilidade pelo fracasso.

"Após quatro anos e meio intensos e maravilhosos como CEO do Groupon, eu decidi passar mais tempo com minha família. Estou brincando - fui demitido hoje", declarou. Perdi a conta de quantos empresários e políticos decidiram "se dedicar à família" depois de sofrer algum tipo de pressão conjuntural. Me atrevo a fazer uma generalização empírica: todas as pessoas tendem a fazer de tudo para não serem apontadas como "culpadas" pelo erro, inclusive mentir, tergiversar, enrolar ou apontar outros culpados - inclusive colegas de trabalho. Muitas vezes a chefia carrasca não ajuda, mas é rápida em abrir o alçapão da forca. E para mudar esse comportamento, agir ao contrário do que a própria intuição diz, é preciso muita maturidade.

No sentido de mudar essa cultura, Mason deu o melhor dos exemplos como líder (desse cargo ele não pode ser demitido): "vocês estão fazendo coisas fantásticas no Groupon, e vocês merecem que o mundo lá fora lhes deem uma segunda chance. Um novo CEO irá garantir a vocês essa segunda chance. O conselho está alinhado por trás da estratégia que nós compartilhamos durante os últimos meses, e eu nunca vi vocês trabalhando juntos tão eficientemente como uma companhia global [como agora] - é hora de dar ao Groupon uma válvula de escape ao barulho da opinião pública", escreveu.

Não há dúvidas de que o Groupon revolucionou o varejo e a prática de descontos, influenciando vários outros serviços a fazerem o mesmo e inspirando diferentes modelos de negócios. Mas, nos últimos anos, a "febre das compras coletivas" começou a arrefecer; os descontos oferecidos estão menores do que antes e os varejistas e consumidores não estão mais tão encantados com as ofertas como antes. Segundo a Forbes, Mason foi demitido "após uma longa série e passos em falso e chances perdidas de dar um novo direcionamento à companhia".

O tom de apoio ao trabalho dos colaboradores foi fundamental para o ex-CEO: o Groupon vinha executando demissões sistemáticas em massa. No último semestre de 2012, 648 funcionários foram mandados embora, a companhia viu o seu fluxo de caixa ser reduzido de US$ 64 milhões para US$ 42 milhões e o preço das ações chegou a valer US$ 3,85 - na época da IPO valiam US$ 20. Hoje está em torno de US$ 4,83, com alta de 12% após a demissão do CEO. Uma dose de motivação para os trabalhadores, junto com a postura do líder de assumir todas as consequências pelos erros e parar de reverter os maus resultados em demissões, certamente fará a diferença para o Groupon em um futuro próximo.

"Se há um pedaço de sabedoria que este simples peregrino gostaria de transmitir para vocês é: tenham coragem de começar com o cliente. Meus maiores arrependimentos são os momentos que deixei que os dados substituíssem minha intuição sobre o que seria o melhor para os nossos clientes. Essa mudança na liderança dá a vocês um pouco de fôlego para quebrar velhos hábitos e entregar felicidade sustentável aos consumidores - não percam essa oportunidade", concluiu.

Andrew Mason ganhou meu respeito. Gostaria de ver mais líderes abandonando o patronalismo e agindo dessa maneira, e mais colaboradores assumindo as responsabilidades em vez de apontar o dedo para os colegas. Gostaria, sobretudo, de agir desse mesmo jeito se alguma bomba eventualmente estourar nas minhas mãos.

domingo, 3 de março de 2013

A história da professora que se correspondia com Drummond

A história da professora que se correspondia com Drummond

Helena Maria Balbinot Vicari, de 72 anos, guarda 60 cartas que trocou com o autor mineiro

 
A história da professora que se correspondia com Drummond Fernando Gomes/Agencia RBS
A professora, moradora de Guaporé, trocou cartas com o escritor durante 25 anos Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS
Carlos André Moreira
 
Carlos Drummond de Andrade era um missivista intenso, mesmo para uma época em que escrever cartas era comum. Sua correspondência com Mário de Andrade foi editada em mais de 600 páginas. A com Cyro dos Anjos, em mais de 300. Em Guaporé, a 235 quilômetros de Porto Alegre, uma professora guarda 60 cartas – para ela, tão valiosas quanto. Helena Maria Balbinot Vicari, 72 anos, começou a se corresponder com Drummond de Andrade quando tinha 21 anos, em 1961 (o poeta estava chegando aos 60). Ela era aluna da escola normal em Guaporé e queria manifestar solidariedade diante de uma pedra recorrente no caminho do autor mineiro: a má vontade da crítica. – Uma professora comparou em um livro um poema da Cecília Meirelles e um do Drummond, para dizer que ela sim fazia poesia, e que ele provavelmente sumiria das vitrines das livrarias em alguns anos. Fiquei indignada e escrevi para ele que o achava o melhor, ainda que meus professores não concordassem – conta ela. Correspondente atencioso, Drummond respondeu, em mensagem datada de 16 de junho de 1961.  Agradecia as palavras gentis e enviava, atendendo ao pedido da leitora, um cartão de visitas autografado. De tempos em tempos, Helena retomava o contato e sempre recebia resposta – as cartas seguintes já falavam de uma maior aceitação de Drummond na escola (a professora havia mudado).  "Para um autor de minha geração, é interessante verificar como rapazes e môças aceitam a poesia chamada modernista, que foi tão combatida e mesmo ridicularizada pelos professores de ginásio, por aí além", comemorava o poeta em novembro de 1962, ao saber que Helena e os colegas haviam realizado uma dramatização do drummondiano Noite na Repartição. O contato foi sempre por escrito. Helena jamais conheceu o poeta, e só falou com ele por telefone uma única vez. A amizade epistolar durou até 1986 – um ano antes da morte dele. Helena mantinha Drummond informado de sua vida, seus progressos na escola normal, seu noivado e posterior casamento com Jurandir Vicari, o nascimento dos filhos, poemas que escrevera. Drummond sempre respondia, enviava versos, conselhos de alguém mais experiente (Drummond era quatro décadas mais velho). Mais do que um testemunho da amizade de Helena com Drummond, as cartas que ela mantém bem guardadas nas folhas de plástico de um classificador preto são indício de uma relação ainda mais duradoura.
A convivência de Helena com a poesia.

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...