segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

"Não" à divisão do Pará vence por ampla maioria

"Não" à divisão do Pará vence por ampla maioria

Pelos resultados finais, 66,6% dos eleitores se posicionaram contra a criação de Carajás. Com relação a Tapajós, a rejeição foi de 66,08%

Agência Brasil
Urna eletrônica
O resultado já era esperado por conta da divulgação, na última sexta-feira, da terceira pesquisa feita pelo Instituto Datafolha

Marabá - A rejeição à criação de mais dois Estados no território do Pará já é definitiva. A apuração se encerrou por volta de 1h40 (horário de Brasília) na madrugada desta segunda-feira, e o "não" se consagrou vencedor no plebiscito que consultou a população paraense sobre a criação dos Estados de Carajás (sul e sudeste do atual Estado) e Tapajós (a oeste).
Na votação, os eleitores tiveram que opinar em relação à criação de cada Estado, em separado. Caso a criação dos dois Estados se concretizasse, o Pará remanescente ficaria com 17 por cento do território atual e 64 por cento da população.
De acordo com os resultados, 66,6 por cento dos eleitores se posicionaram contra a criação de Carajás, e 33,40 por cento a favor. Com relação a Tapajós, a rejeição foi de 66,08 por cento dos votos, com 33,92 por cento a favor.
O total de eleitores que deixou de comparecer à votação foi de 25,71 por cento dos cerca de 4,8 milhões de paraenses aptos a votar, ou seja, mais de 1,2 milhão de pessoas, ou um quarto dos eleitores.
Como em uma eleição normal, o voto no plebiscito era obrigatório para os eleitores alfabetizados, maiores de 18 anos e menores de 70 anos, e facultativo para aqueles de 16 a 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores que não votaram terão 60 dias após o dia 11 de dezembro para apresentar sua justificativa à Justiça Eleitoral.

Sem surpresa
O resultado já era esperado por conta da divulgação, na última sexta-feira, da terceira pesquisa feita pelo Instituto Datafolha. Nela, o índice de rejeição ao desmembramento do Pará em três Estados era alto: 65 por cento dos paraenses eram contrários à criação de Carajás e 64 por cento eram contra Tapajós.
Ainda assim, em Marabá, onde predominava a campanha do "sim", a sensação durante a votação era de que cada eleitor estava fazendo sua parte, apesar das pesquisas. "Temos que puxar a sardinha para o nosso lado", afirmou Adinar Paixão Pereira, de 70 anos, referindo-se à grande vantagem do "não" na capital, Belém.
De acordo com estimativa do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), a população da área deixada para o Pará remanescente seria de 4,9 milhões de habitantes, enquanto que Carajás e Tapajós, juntos, teriam 2,8 milhões.
Para a eleitora Joice Lima Campos o plebiscito foi um momento importante.
"Estamos tendo a oportunidade de decidir, diferente de quando decidem e temos que acatar", disse ela logo após votar. "Seria melhor se todas as decisões tomadas para o povo fossem perguntadas a ele."
Na pesquisa do Datafolha divulgada no dia 25 de novembro, com mais detalhes do que a última, mostrava que o maior índice de rejeição estava no que seria o Pará remanescente, onde apenas 9 por cento da população apoiava a criação de Carajás e 8 por cento a do Tapajós. Já nas regiões que poderiam ser criadas, o anseio separatista ultrapassava, separadamente, os 70 por cento.

PIB
Carajás, onde está localizada a maior mina de ferro do mundo, ficaria com 24 por cento da área do atual Estado, e 21 por cento da população. Tapajós teria 59 por cento do território e 15 por cento da população.
Ainda segundo o Idesp, o PIB continuaria concentrado no Pará, com 56 por cento. Carajás teria 33 por cento do PIB e Tapajós, 11 por cento.
A região de Carajás, no entanto, é considerada a com maior potencial econômico, por ser ali que a Vale concentra seus projetos de mineração. O próximo grande projeto a ser implantado, a Aços Laminados do Pará (Alpa), terá como sede justamente Marabá, que seria a provável capital de Carajás.
Para o deputado Zenaldo Coutinho (PSDB), que participou do movimento contrário à divisão, a motivação do "sim" estava longe de querer beneficiar a população. "A primeira motivação é a política, de lideranças, e há uma motivação econômica de uns poucos grupos empresariais", afirmou ele na semana antes da votação.
O professor Fernando Michelotti, vice-coordenador do campus I da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Marabá, já acreditava que o índice de abstenção no plebiscito poderia ser alto. "As pessoas não se sentem motivadas, por entenderem que a disputa é entre quem vai ficar com as migalhas, com o poder", afirmou.
A poucos dias da eleição, o advogado José Batista, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) também partilhava da mesma opinião a respeito das abstenções, o que, para ele reflete um "sentimento de descontentamento da sociedade com quem está conduzindo a atual proposta de divisão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...