quarta-feira, 16 de abril de 2014

5 frases típicas de um chefe fraco e inseguro

5 frases típicas de um chefe fraco e inseguro

Confira as expressões e entenda como lidar com cada um dos perfis apresentados

 
 
 

1 – “Aqui, quem manda sou eu”

Essa é clássica e muito presente na vida de uma equipe aos cuidados de um chefe fraco e inseguro. É uma das mais rudimentares formas de auto-afirmação, bradadas por chefes sem moral em busca de intimidar suas equipes a fim de conquistar uma migalha de atenção. Se você tem um chefe desses, só lamento. Tomara que você também não seja tão fraco como ele e escolha viver se sujeitando a levar essa na cara todos os dias. Sugestão: chefes fracos, quando percebem que você não se intimida (mas, ao contrário, respeitosamente, olha em seus olhos durante uma conversa franca), logo desiste de esbravejar e lhe escuta. Em alguns casos, ficará muito clara a fraqueza dele, pois diante do confronto respeitoso, não sabe o que dizer, sua olheira escurece, gagueja, treme e quase baba na gravata.

2 – “Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”

Essa é uma das principais diferenças entre um chefe e um líder. O líder lidera pelo exemplo, enquanto o chefe acha que só será respeitado e honrado pelo poder hierárquico. Geralmente, chefes assim estão acomodados e odeiam seu trabalho, não são nem um pouco comprometidos com a empresa e logo deverão ser substituído. Caso contrário, representam uma excelente oportunidade para você mostrar seu trabalho e sua competência. Destacar-se com chefes acomodados é bem simples, pois seus resultados logo serão percebidos e esse chefe acomodado sairá de seu caminho.

3 – “Não está satisfeito, a porta de saída fica bem ali”

De novo, é um perfil que aposta que na intimidação conseguirá chicotear a sua equipe para atingir suas metas. No fundo, morre de medo de sua equipe ir embora, pois, se isso acontecer, ficará em maus lençóis com seus superiores. No fundo, é fraco, preguiçoso e usa dessa estratégia medíocre por considerar ser o caminho mais fácil para que ele alcance seus objetivos. Minha sugestão é, mais uma vez, de forma sempre respeitosa, olhar no olho, sem se intimidar, para uma conversa franca. É impressionante como chefes fracos podem ser facilmente liderados por seus subordinados.

4 – “Você não é pago para pensar. Você é pago para fazer o que eu mando”

Esse perfil é geralmente centralizador. Não gosta de novas ideias, porque é inseguro, tem medo de perder seu espaço e preguiça para sair de sua zona de conforto onde domina todos os processos. Talvez esse seja um dos perfis mais danosos para um jovem promissor, pois corta na raiz sua chance de ser mais criativo e o coloca dentro de uma caixa hermeticamente fechada. Minha sugestão é que você procure outra empresa para trabalhar ou então assuma o risco de desenvolver processos diferentes que alcancem maiores resultados e assim ganhe a confiança dele. Mas, de novo, é um risco, pois isso não significa que isso vai agradá-lo e você ainda fica exposto a uma demissão por insubordinação.

5 – “Estou aqui há mais de 10 anos fazendo isso e você vem com novas ideias pra reinventar a roda?”

Esse é o chefe limitado. Ele sequer tem vergonha de dizer que está há 10 anos fazendo a mesma coisa. Essa frase, no entanto, não expressa intimidação. Por isso, ele pode ser mais flexível a ser convencido a implantar seu projeto. Chefes limitados geralmente são muito gente boa. Investir num contato mais próximo a fim de conquistar a sua confiança pode ser a melhor estratégia para introduzir novas práticas sugeridas por você. E ele fará questão de divulgar que a ideia foi sua.
Feliz é aquele que encontra em seu caminho um líder. Alguém que estimula sua criatividade, que antes de tudo dá exemplo e através dele extrai o melhor de sua equipe. O líder entende que sua missão é prover sua equipe de inspiração, visão macro da organização e sabe que não adianta usar de subterfúgios mentirosos para motivar os integrantes de seu time. O líder aplaude a equipe pelas vitórias e assume a responsabilidade pela derrota. Ele tem prazer na vitória de seus alunos e, com isso, alcança maiores resultados para a companhia.
Nunca encontrou um líder em seu caminho? Então seja você esse líder!
Artigo publicado originalmente no Geração de Valor e cedido gentilmente ao Administradores.com.

Venda de refrigerantes da Coca-Cola cai pela primeira vez em 15 anos

Venda de refrigerantes da Coca-Cola cai pela primeira vez em 15 anos




Por Candice Choi | AP, de Nova York

A Coca-Cola, maior fabricante de bebidas do mundo, anunciou ontem que suas vendas mundiais de refrigerantes caíram pela primeira vez em volume em 15 anos. A queda no primeiro trimestre foi compensada pelas vendas mais vigorosas de algumas de suas bebidas não carbonatadas, incluindo sucos e água engarrafada. Com isso, o volume geral de bebidas vendidas subiu 2%.

Mas o declínio é significativo para a Coca-Cola, que viu as vendas de suas bebidas gaseificadas recuarem pela última vez em 1999, segundo dados do grupo.

Gary Fayard, o diretor financeiro que está deixando a empresa, atribuiu parte da queda das bebidas carbonatadas ao fato de a Páscoa cair este ano no segundo trimestre e não no primeiro.

"Não é algo que nos diz respeito, como poderia parecer à primeira vista", disse ele em uma entrevista por telefone. Fayard também citou uma queda de dois dígitos nas vendas dos refrigerantes gaseificados no Reino Unido, onde a companhia manteve seus preços, apesar de mudar para garrafas menores. Para o ano todo, Fayard acredita que o volume de vendas de refrigerantes no mundo será positivo.

O recuo trimestral no segmento ocorre num momento em que a Coca-Cola se vê cada vez mais dependente das bebidas não gasosas para aumentar seu faturamento, já que os refrigerantes estão sendo pressionados tanto no mercado doméstico como no internacional.

Em países desenvolvidos como os Estados Unidos, essas bebidas vêm sendo criticadas há anos, por sua contribuição ao aumento de peso da população. E o alvo não é apenas o açúcar. Mais recentemente, executivos atribuíram a queda das vendas dos refrigerantes diet a preocupações com os adoçantes artificiais.

No primeiro trimestre, o volume de Coca-Colas vendidas caiu 1% na América do Norte e 5% na Europa. Houve também queda no México, depois que o país instituiu um imposto sobre as bebidas açucaradas, embora a companhia não tenha especificado a gravidade dessa queda.

Por enquanto, as bebidas carbonatadas respondem por 75% do volume de caixas vendidas pela companhia fora dos Estados Unidos. No total, os mercados internacionais respondem por 81% do volume comercializado.

O executivo-chefe da Coca-Cola, Muhtar Kent, afirmou em uma conferência telefônica com jornalistas que a companhia vai buscar "um crescimento equilibrado entre as bebidas não carbonatadas e as carbonatadas", e se voltará para regiões diferentes do mundo.

A Coca-Cola não está sozinha nas dificuldades para aumentar as vendas dos refrigerantes. A PepsiCo, que divulga seus resultados trimestrais amanhã, vem registrando quedas ainda maiores, apesar do reforço do marketing, que está incluindo o patrocínio do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano.

No próximo ano, a Coca-Cola planeja aumentar seu orçamento de marketing em US$ 400 milhões, "para perto de US$ 4 bilhões", disse Kent. A companhia também lançou, na Argentina, uma versão da Coca-Cola adoçada com uma mistura de stevia e açúcar, que ela pretende lançar em outros mercados em algum momento.

Para o trimestre encerrado em 28 de março, o câmbio desfavorável contribuiu para uma queda de 8% no lucro líquido, para US$ 1,62 bilhão. A receita caiu 4% no período, em relação ao ano anterior, para US$ 10,58 bilhões, mas ficou acima das previsões de Wall Street, que apontavam para US$ 10,5 bilhões.

Companhias como a Coca-Cola, que têm uma grande parte de seus negócios fora dos Estados Unidos, sofrem um golpe na receita quando o dólar está mais valorizado, uma vez que as moedas estrangeiras convertidas resultam em menos dólares.

Novo CD da Colombo no Sul tem investimento de R$ 60 milhões

Novo CD da Colombo no Sul tem investimento de R$ 60 milhões



A rede varejista Lojas Colombo, dando seguimento ao projeto de focar seus negócios no Sul, investe R$ 60 milhões na abertura de um centro de distribuição em Canoas. A nova unidade deverá entrar em operação em março de 2015, e vem se somar aos dois CDs que a rede já tem na região: um em Porto Alegre e outro em Curitiba.

Rodrigo Piazer, diretor superintendente da Colombo, diz, em nota, que o futuro CD “permitirá a ampliação do mix de produtos comercializados pela rede, especialmente pelos canais da web e televendas”. Com 70 mil metros quadrados de área construída, o novo centro de distribuição terá capacidade para movimentar 300 mil itens por mês.

Depois da reestruturação realizada no ano passado, com a alienação de 65 pontos de venda que mantinha em São Paulo e Minas Gerais, a Colombo limita hoje as suas operações aos três estados do Sul, onde ficou com uma cadeia de 260 lojas. O balanço de 2013 da empresa registra uma receita líquida de R$ 1,264 bilhão, um crescimento de 2,5% ante o ano anterior.

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