sábado, 23 de julho de 2011

Música

Cantora Amy Winehouse é encontrada morta em Londres

Polícia confirmou que encontrou corpo da cantora em sua casa.
Ela morreu aos 27 anos; Álbum 'Back to black' ganhou 5 prêmios Grammy.


Do G1, em São Paulo

A cantora Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa, em Londres, neste sábado (23), segundo a Polícia Metropolitana de Londres. Ela tinha 27 anos e um histórico de envolvimento com álcool e uso de drogas.
Um porta-voz da polícia confirmou que o corpo estava na residência da cantora no bairro de Camden e que o motivo da morte ainda não foi esclarecido.

"A polícia foi chamada pelo serviço de emergência de Londres para o endereço na Camden Square pouco depois das 16h05 de hoje [horário local], sábado, 23 de julho, seguindo relatos de que uma mulher foi achada desacordada", diz a nota divulgada pela Polícia Metropolitana de Londres.
Policiais retiram corpo de Amy Winehouse em Londres (Foto: AFP)
Policiais carregam corpo de Amy (Foto: AFP)

Segundo o texto, a cantora foi declarada morta ainda no local. "As investigações sobre as circunstâncias da morte continuam. Neste estágio inicial, ela está sendo tratada como não esclarecida."
Em novo pronunciamento da Polícia Metropolitana, por volta das 17h (Brasília) deste sábado, um porta-voz reforçou que ainda não foi feito nenhum exame no corpo de Amy e que é cedo para especular sobre a relação entre a morte e uso de drogas.
Antes, o site especializado em celebridades TMZ divulgou que uma necrópsia no corpo da cantora será realizada neste domingo. A publicação diz ainda que o pai da cantora, que estava em Nova York, está retornando a Londres.
Alvo constante dos tabloides ingleses por sua rotina de abuso de drogas, brigas e escândalos conjugais com o ex-marido, Blake Fielder-Civil, também viciado em drogas, Amy foi presa por duas vezes em 2008.
Um dos seus principais hits, "Rehab", falava sobre suas constantes idas às clínicas de reabilitação. A faixa está no álbum "Back to black", de 2006, último lançado pela cantora. Rumores sobre um próximo álbum circulavam há tempos, mas uma das poucas gravações oficiais de Amy a ver a luz no período foi um cover de "It's my party", incluída em um disco do produtor Quincy Jones, lançado no ano passado.
De acordo com o semanário musical "NME", o terceiro álbum da cantora teria sido concluído, mas enfrentava problemas de finalização por conta da rotina tumultuada de Amy.

Volta aos palcos tumultuadaAmy Winehouse chegou a se apresentar em turnê pelo Brasil em janeiro deste ano, com shows em Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. A passagem dela pelo Brasil, no começo deste ano, prometia marcar a volta por cima da popstar britânica.

O que se viu em suas apresentações, no entanto, foram shows curtos, marcados por uma presença de palco tímida e pontuados por alguns momentos constrangedores, quando a cantora esquecia as letras de suas próprias músicas e deixava o palco por alguns instantes sem dar satisfações.
No mês passado, a cantora britânica abandonou uma turnê pela Europa após ter sido vaiada durante show na Sérvia por estar aparentemente bêbada durante a performance.
Durante 90 minutos, Amy balbuciou partes de suas canções e deixou o palco várias vezes, enquanto a banda continuava o show.

Repercussão mundial

Em nota divulgada nesta tarde, a Universal, gravadora da cantora, afirmou estar profundamente triste com a perda repentina de uma "musicista talentosa, cantora e intéprete". "Nossas orações vão para a família de Amy, amigos e fãs neste momento difícil", finalizou o texto.
Placa de Camden Square, onde Amy morreu (Foto: AFP)
Placa de Camden Square, onde Amy morreu (Foto: AFP)
 
Entre os primeiros a se manifestar no microblog Twitter foi o backing vocal da cantora, Zalon (no Twitter, @Zalon).
"Uma parte de mim morreu hoje. Nos conectamos por caminhos que vou valorizar para sempre. Você sabe o quanto eu te amo. RIP AmyWinehouse", desabafou o artista.
Também no Twitter, a revelação da música soul Janelle Monáe, que abriu os shows de Amy Winehouse no Brasil em janeiro, diz que seu "coração está pesado".
"Meu coração está com os dois familiares de Amy Winehouse, entes queridos. Orando por sua força durante este tempo", diz Janelle.
saiba mais
O cantor Mayer Hawthorne, que também abriu shows de Amy no Brasil, postou que está profundamente triste. "Rest in peace Amy. Thank you for everything ['Descanse em paz, Amy. Obrigado por tudo', em inglês]", diz.

BiografiaAmy Winehouse nasceu em Londres, em uma família judia. Começou a ouvir jazz quando criança e formou a primeira banda aos dez. Filha de uma farmacêutica e de um motorista de táxi, com o qual tinha uma relação conturbada, ela cresceu na área de Southgate, no norte de Londres. Seus tios maternos eram músicos de jazz profissional.

Amy Winehouse durante show em Belgrado, em que foi vaiada (Foto: AP)
Amy Winehouse durante show em Belgrado, no qual foi vaiada (Foto: AP)

Aos 16 anos, Amy passou a cantar profissionalmente. O primeiro disco, "Frank", foi lançado quando ela completou 20 anos e produzido por Salaam Remi. O segundo trabalho, "Black to black", saiu em 2006. O disco foi produzido por Mark Ronson e tinha como banda de apoio os Dap Kings, que também se apresentaram recentemente no Brasil.
Foi "Back to black" que consagrou a cantora. O trabalho lhe rendeu cinco prêmios Grammy, o Oscar da música internacional.
A morte precoce de Amy Winehouse aos 27 anos se junta a uma trágica lista de roqueiros que também morreram nesta idade, por consequência direta ou indireta do uso de drogas, entre eles, Janis Joplin, Kurt Cobain, Jim Morrison, Brian Jones e Jimi Hendrix.

Música

Fãs se aglomeram na casa de Amy;
vizinhos ouviram gritos

Fãs se aglomeraram em frente à casa de Amy Winehouse. Foto: AP
Fãs da cantora se reuniram em frente à casa dela
Foto: AP


Ulisses Neto  Direto de Londres
 
Poucos fãs e algumas dezenas de jornalistas estão na porta da casa onde a cantora britânica Amy Winehouse morreu na tarde deste sábado em Camden, região norte de Londres. Um dos vizinhos de Amy falou com a imprensa e relatou que ouviu muito barulho e alguns gritos de mulher na madrugada de hoje. "Não posso dizer que eram gritos da Amy Winehouse, mas ouvimos muita confusão nas últimas horas que, aparentemente, vinham da casa dela", disse o morador de Camden Square, que se identificou apenas como Derick. "Ela era uma ótima vizinha, não me incomodava em nada", relatou.

A polícia local cercou a quadra onde a artista morava e está restringindo até mesmo a entrada de moradores. A medida foi tomada para facilitar o trabalho dos investigadores e da polícia forense que tenta explicar exatamente o que levou à morte da cantora. O corpo só foi retirado pela polícia às 20h50 no horário local (16h50, em Brasília).

Entre os fãs que fazem vigília na porta da cantora estão os brasileiros Flávio Daher e Francisco Clemente. "Esse é o meu primeiro dia em Londres. Sou um grande fã dela e a primeira coisa que fiz ao chegar aqui foi ir ao bar que ela costumava frequentar", afirmou Flávio. Coincidentemente, os dois paulistanos estavam no The Hawley Arms quando souberam do incidente. "Estávamos no bar, que fica a umas cinco quadras daqui. De repente, todo mundo começou a mexer no celular ao mesmo tempo. O meu amigo também olhou no aparelho dele e viu que a Amy Winhehouse tinha morrido", afirmou Flávio. Segundo Clemente, "o clima ficou muito pesado no bar. O pessoal todo bastante abatido. Por isso, decidimos vir até aqui para ver o que estava acontecendo".

O casal Simon e Mishka também faz vigília na porta da casa de Amy Winehouse. Os dois moram na região e pretendem fazer uma homenagem à artista. "Decidimos vir até aqui porque também somos moradores de Camden e a Amy representava o bairro. Ela era uma cantora fantástica", disse Simon.

"Com certeza, ficamos muito chocados ao ouvir a notícia, mas não posso dizer que estou surpreso. Ela
era do tipo de pessoa que o estilo de vida só vai acabando com as próprias energias", completou. Mishka disse que "apesar de tudo e até da confusão que ela trouxe para essa região do bairro, gosto muito do trabalho dela e quero deixar esse violão ali na esquina de onde ela morava".

Coluna Ponto de Vista – Jornal Informativo – 22/07/11

O MEDO
O medo. Coisa comum, corriqueira e natural, que por um motivo ou outro, ocorre frequentemente em todas as vidas humanas. O ser humano passa a existir e automaticamente o medo se manifesta, começa com o primeiro choro ao nascer, o acompanha sempre, tornando-se parte integrante de seu ser. É verdade, sempre haverá no fundo de seus íntimos e no decorrer de suas existências, temores e preocupações causados (as) por mais diversos motivos ou acontecimentos que se possa imaginar e que muitas vezes tomam conta da paz, perturbando noites de sono que poderiam ser de sossego, passa ceder lugar para pensamentos temerosos que preocupam e que não deixam o ser humano aproveitar para dessa forma poder desfrutar de um sono acalentador  e o descanso imprescindível para reiniciar o outro dia com a energia necessária e suficiente para ter uma jornada mais tranquila, físico e mental, por não haver dormido bem; nessas situações, o relógio aparenta andar lentamente, a madrugada se torna longa e em interminável tormento, um novo dia surge e as energias foram desperdiçadas pelo medo do por vir, por causa da angústia e do tormento causados por  noites mal dormidas.
Analisando o medo em outro aspecto, ou seja, receio de fazer ou de executar com firmeza e determinação o que deve ser feito e que ninguém, mas ninguém mesmo o fará a não o “eu” como executor, mas que uma angústia temerosa impede de fazer, na maioria dos casos as oportunidades passam, o medo permanece e é certo que a lamentação por não haver tido coragem para avançar ficará e fará morada no intimo do indeciso, mas que se revisto com coragem e positividade para seguir a diante, esse medo transformar-se-á em uma grande experiência que ajudará a superar as frustrações anteriores, para que em novos momentos, novas oportunidades e situações que se apresentarem nessa roda da vida, sejam superadas sem hesitação, com coragem e galhardia, para com isso, ter condições de superar  todos os possíveis temores e apreensões.
A pessoa sensata não é medrosa; é sim previdente, por que com clareza e calma, tem a capacidade de medir todas as consequências que seus atos poderiam ou poderão ocasionar e encontrar dessa forma, o caminho certo para passar a existir condições lógicas e vencer eficientemente todos os obstáculos que surgirem no decorrer do tempo.

* Por Olavo W. Chaves
Inter vai promover Porto Alegre durante a
Copa Audi
 
Cristine Rochol/PMPA/Divulgação/JC
Dubin anuncia que o Inter promoverá Porto Alegre durante Copa Audi
Dubin anuncia que o Inter promoverá Porto Alegre durante Copa Audi
 
O Inter apresentou, nesta sexta-feira (22), os uniformes que vestirão os jogadores durante a Copa Audi, disputada entre os dias 26 e 27, em Munique, na Alemanha. As novas camisetas possuem a frase Come to Porto Alegre - Brazil 2014 (Venha a Porto Alegre, Brasil 2014 - em alusão à Copa do Mundo) estampada ao lado do símbolo do time. Já a camiseta promocional possue a frase em tamanho maior.

O evento de apresentação dos uniformes especiais de jogo e da camiseta promocional contou com a participação do refeito José Fortunati e do segundo vice-presidente do clube, Dannie Dubin.

Conforme Dubin, o Internacional preparou um kit para distribuição aos jornalistas e formadores de opinião, composto também por uma publicação sobre Porto Alegre e o Rio Grande do Sul. "A nossa viagem tem os objetivos de divulgar o clube, a cidade e o seu povo, disse o dirigente.

O diretor-executivo de marketing, Jorge Avancini, explicou que o material será distribuído aos 250 profissionais da imprensa cadastrados. Serão dois mil itens, incluindo 500 unidades da camiseta promocional.

Fortunati agradeceu o apoio do clube na divulgação da cidade para o mundo. "O Internacional dá mais uma clara demonstração da profunda relação que tem com a cidade e com o Estado. Ao divulgar Porto Alegre no exterior, estará estimulando as pessoas a vir antes, durante e depois da competição, gerando emprego e renda por meio do turismo", afirmou o prefeito.

Além do clube gaúcho, participam do torneio amistoso na Alemanha o Bayern de Munique (Alemanha), o Milan (Itália) e o Barcelona (Espanha).

Uniforme especial de jogo foi apresentado nesta sexta-feira. Cristine Rochol/PMPA/Divulgação/JC

Saúde

Vacinação contra o sarampo é prorrogada por mais uma semana

Agência Estado
ANA PAULA APRATO/JC
Até a tarde desta sexta-feira, o banco de dados do PNI, registrava vacinação de 87,5% do público.
 
Até a tarde desta sexta-feira, o banco de dados do PNI, registrava vacinação de 87,5% do público.

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que terminaria nesta sexta-feira (22), será prorrogada no Rio Grande do Sul até o dia 29 de julho. A imunização seguirá nos postos de saúde de todo o Estado, com ênfase nos municípios que ainda não atingiram a meta de 95% abrangência das crianças com idade entre um e menos de sete anos. Estas cidades devem avaliar a situação e implementar estratégias na busca pela imunização das crianças ainda não vacinadas.

Até a tarde desta sexta-feira, o banco de dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), registrava a vacinação de 87,5% do público alvo no RS, o que corresponde a 705 mil crianças.

No total, a população estimada nesta faixa etária no Estado chega a 805 mil crianças. Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, 342 cidades gaúchas já passaram de 90% de cobertura, sendo que mais de 248 municípios atingiram a meta de 95%. As regiões Metropolitana, da Fronteira e dos Vales são as que registram os índices mais baixos de cobertura.

A Sociedade de Pediatria do RS recomenda a vacina contra o sarampo, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Essa vacinação é chamada de campanha de seguimento, e foi antecipada em oito Estados brasileiros para manter o país sem transmissão disseminada do vírus, uma vez que há surto da doença na Europa. Com a chegada das férias de julho, aumenta tanto o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil quanto a ida de brasileiros para o Exterior.

O Rio Grande do Sul e outros sete estados (SP, MG, RJ, PE, BA, CE e AL) foram identificados pelo Ministério da Saúde para terem a campanha antecipada, levando em conta critérios de fluxo turístico, densidade populacional e localidades com menores coberturas da vacina nos últimos anos.

Neste ano, o RS já registrou sete casos confirmados de sarampo. Todos são de pessoas não vacinadas e que tiveram contato com viajantes portadores da doença. Em 2010, foram oito casos confirmados no Estado, sendo todos importados ou associados a esses casos vindos do Exterior.

Investimento

Petrobras investirá US$ 224,7 bi até 2015

Agência Estado
O Conselho de Administração da Petrobras aprovou o Plano de Negócios da companhia no valor de US$ 224,7 bilhões para o período de 2011 a 2015. Depois de vetar o plano por duas vezes, o plano foi divulgado hoje com um valor muito pouco acima do anterior, apenas 0,3% ou US$ 700 milhões a mais do que no plano anterior, que cobria o período de 2010 a 2014.

Os vetos, segundo fontes, teriam sido por conta do valor elevado apresentado inicialmente, na casa dos US$ 260 bilhões. O Conselho teria recomendado à Petrobras um corte de pelo menos US$ 30 bilhões. Do total dos investimentos previstos, 57% serão destinados à área de Exploração e Produção, 31% para a área de Abastecimento e Refino, 6% para Gás e Energia, 1% para a área Corporativa, 2% para petroquímica, 1% para distribuição e 2% para biocombustíveis.
A Petrobras ainda comunicou na tarde desta sexta-feira (20) que o seu Conselho de Administração elegeu a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, como nova Conselheira de Administração da Companhia.
Miriam ocupará a vaga aberta pela saída do ex-ministro Antonio Palocci, que deixou o governo em meio às acusações de enriquecimento ilícito.
A companhia reduziu a sua previsão de investimentos para 2011, de R$ 93 bilhões para R$ 84,7 bilhões. Quando comparado com o realizado em 2010 (R$ 76,4 bilhões), mesmo com a redução, os investimentos representam elevação de 11%. Quanto à sua meta de produção para 2011, a companhia manteve em 2,1 milhões de barris por dia e a de produção total de óleo e gás no Brasil e exterior em 2,772 milhões boed (barris de óleo equivalente/dia).

A meta de produção total para o horizonte de cinco anos apresentou um aumento em relação ao plano anterior, alcançando 3,993 milhões boed em 2015, sendo 3,070 milhões de bpd de produção de óleo no Brasil (543 mil boed referentes ao pré-sal). A meta de longo prazo apresentou significativo crescimento, passando de 5,382 milhões boed para 6,418 milhões boed em 2020 (4,910 milhões bpd referente à produção de óleo no Brasil). Segundo a estatal, este aumento se deve basicamente ao crescimento da participação da produção esperada do pré-sal e à introdução da produção nas áreas da cessão onerosa, realizada no processo de capitalização no ano passado.

O plano de negócio da Petrobras de 2011 a 2015 prevê, pela primeira vez, um desinvestimento de US$ 13,6 bilhões. Segundo a estatal, o objetivo do desinvestimento é dar maior eficiência na gestão dos ativos e rentabilidade à companhia. No plano, a Petrobras descarta uma nova emissão de ações e explica que a geração operacional de caixa se mantém como a principal fonte de financiamento do orçamento de US$ 224,7 bilhões previsto pela companhia até 2015. O fluxo de caixa para o período somará até US$ 148,9 bilhões.

"Os recursos adicionais necessários para o financiamento do Plano serão captados exclusivamente através da contratação de novas dívidas, junto às diversas fontes de financiamento que a Companhia tem acesso no Brasil e exterior", diz o documento.
Exploração e produção

O plano de negócios da Petrobras de 2011 a 2015 prevê investimentos de US$ 127,5 bilhões para o segmento de Exploração e Produção (E&P), cifra que responde por 57% de todo o orçamento previsto pela estatal no período. No último plano, com vigência entre 2010 a 2014, a companhia estimava um valor menor de US$ 118,8 bilhões para esta área, o que correspondia a 53% do total orçado.

A maior parte dos recursos destinados ao segmento de Exploração e Produção vai para atividades no Brasil (US$ 117,7 bilhões), sendo 65% para desenvolvimento da produção, 18% para exploração e 17% para infraestrutura.
Pré-sal

Os investimentos no pré-sal correspondem a 45% do valor orçado para E&P no Brasil e aproximadamente 50% do montante reservado ao desenvolvimento da produção. Segundo a estatal, a participação do pré-sal na produção nacional de petróleo passará da estimativa de 2% em 2011 para 40,5% em 2020.

No plano, a Petrobras explica que o aumento da participação da produção do pré-sal na curva de produção está relacionado aos maiores investimentos nesses ativos e, principalmente, a elevada eficiência já comprovada nos Testes de Longa Duração (TLD) e projeto piloto de Lula (ex-campo de Tupi). O primeiro poço a produzir em escala comercial no pré-sal do campo de Lula já é o poço mais produtivo da companhia.

Medicina

Conselho não reconhece cirurgia feita por Faustão

 da Folha.com
A cirurgia de redução de estômago a qual se submeteu o apresentador Fausto Silva, que chegou a perder mais de 30 kg, não foi reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

O órgão emitiu uma nota de esclarecimento nesta sexta-feira sobre o procedimento, conhecido como gastrectomia vertical com interposição de íleo (região do intestino delgado).

Segundo o CFM, há necessidade de mais estudos e pesquisas que comprovem a eficácia da cirurgia e a segurança aos pacientes.

Com a decisão, permanece igual a resolução CFM 1942/2010, que estabelece normas seguras para o tratamento cirúrgico da obesidade mórbida, definindo indicações, procedimentos e equipe.

A técnica foi desenvolvida pelo cirurgião goiano Áureo Ludovico de Paula para originalmente tratar o diabetes tipo 2.

Em 2009, a advogada Daliana Kristel Gonçalves Camargo deu início a um processo contra o médico goiano. Ela alegou que teve problemas de saúde após ser operada.

No ano seguinte, a Justiça Federal de Goiás proibiu, em caráter liminar, a realização do procedimento até que fosse aceito pelo CFM e pelo Conep (Comitê Nacional de Ética em Pesquisa).

EMAGRECIMENTO

A diferença para a cirurgia convencional está na recolocação do íleo (fim do intestino delgado) entre o duodeno e o jejuno. Ao entrar em contato com o alimento, o íleo começa a produzir GLP1 (hormônio que estimula a produção de insulina). Nos diabéticos tipo 2, a insulina está reduzida no organismo e o íleo produz pouco GLP1 porque a maior parte do alimento já foi absorvida.

Com o reposicionamento de parte do intestino, o alimento entra em contato mais rápido com o íleo, o que pode aumentar a produção do GLP1.

Editoria de Arte/Folha Imagem
Editoria de Arte/Folha Imagem

Terrorismo

Ao menos 91 pessoas morreram em atentados sucessivos na Noruega, diz polícia

AP
Os dois ataques que atingiram a Noruega na sexta-feira (22) deixaram ao menos 91 mortos, segundo a polícia. O total de mortos no tiroteio na ilha de Utoeya, próxima à capital Oslo, subiu de 10 para 84. A explosão que atingiu a região do escritório do primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg, deixou sete vítimas fatais.

Um norueguês, detido pela polícia, é suspeito de ser o autor dos ataques. Ele seria ligado a um grupo da extrema direita e foi visto no centro de Oslo horas antes da explosão, segundo informações da rede de televisão TV2 Nyhetskanalen. As autoridades descartam a relação dos dois ataques com o terrorismo internacional e acreditam que eles estejam relacionados com "movimentos locais antissistema".

Explosão na capital Oslo

Por volta das 10h20 de sexta (no horário de Brasília), uma explosão atingiu um escritório do primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg, em Oslo. A explosão quebrou a maioria das janelas do prédio de 17 andares, assim como de ministérios próximos ao local. A polícia cercou a região e retirou todos as pessoas das dependências dos prédios governamentais para atender aos feridos.
Até o momento, sete pessoas morreram e nove ficaram gravemente feridas.
Foto 47 de 47 - 23.jul.2011 - Equipe de resgate retira vítima da ilha de Utoya, onde um homem abriu fogo contra os presentes. Havia cerca de 560 pessoas acampando no local e ao menos 84 morreram, segundo a polícia da Noruega Mais Morten Edvardsen/Reuters

Tiroteio

Cerca de duas horas após a explosão em Oslo, ocorreu um tiroteio na ilha de Utoya, a cerca de 20 quilômetros da capital. No local era esperada neste sábado a visita do primeiro-ministro a uma colônia de férias do Partido Trabalhista, onde havia cerca de 560 pessoas.

Um homem vestido de policial entrou no acampamento e passou a disparar indiscriminadamente. Os jovens que estavam no local entraram em pânico e alguns tiveram que fugir a nado.

Inicialmente, havia sido divulgado que 10 pessoas foram mortas no tiroteio, mas a polícia revisou esse número para "ao menos" 84.

"Forte reação"

O primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg classificou de "covardes" os ataques ocorridos e disse que o país não será silenciado. "Não nos destruirão. Somos uma pequena nação, mas uma nação orgulhosa. Ninguém nos reduzirá ao silêncio pelas bombas. Ninguém nos reduzirá ao silêncio pelas balas. Ninguém impedirá a Noruega de existir", disse o premiê em entrevista coletiva concedida na sexta-feira.

Stoltenberg disse ainda que o país foi atacado "mais do que o suficiente para reagir fortemente". "Vamos encontrar os culpados e condenar os responsáveis", disse o premiê. "O mais importante agora é salvar vidas e mostrar compaixão com as vítimas e seus familiares", completou.

Segundo ele, a melhor resposta que o país pode dar ao ataque é "mais democracia e menos maldade". "Nós devemos isso às vítimas", declarou.
*Com agências internacionais

Mensagem do dia

A vida não é um jogo onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo. Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.
Mário Quintana

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Trabalhista II

Proposta concede incentivo à contratação de idosos

Na avaliação do autor da proposta, boa parte dos problemas socioeconômicos dos brasileiros se deve a gastos com saúde

Maria Neves



Em análise na Câmara, o Projeto de Lei 525/11, do deputado Walter Tosta (PMN-MG), permite às empresas que preencherem 20% do seu quadro de funcionários com pessoas de 60 anos ou mais deduzir até 30% das despesas com pessoal da formação do lucro real, utilizado para o cálculo do Imposto de Renda.

Na avaliação do autor da proposta, boa parte dos problemas socioeconômicos dos brasileiros se deve a gastos com saúde, educação e segurança, que causam maiores impactos para “os segmentos da população financeiramente menos abastados”.

Segundo ele, “incrementar a renda dessa parcela da sociedade, por meio do incentivo à reinserção no mercado de trabalho, é o caminho mais curto para suprimir muitas mazelas”.

Tramitação

O projeto tramita em conjunto com o Projeto de Lei 688/99, do ex-deputado Freire Júnior, que foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família, e rejeitado na Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público. Os dois projetos, e outros 25 apensados, ainda serão analisados pelas comissões de Finanças e Tributação (inclusive no mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, serão votados pelo Plenário.

Fonte: Agência Câmara

Trabalhista

Gorjeta é isenta de tributos

De acordo com a sentença, os valores arrecadados com a chamada gorjeta devem ser, por lei, repassados aos funcionários.

Bárbara Pombo



A Justiça Federal de São Paulo livrou cerca de 15 mil estabelecimentos ligados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Estado de São Paulo (Abrasel-SP) do pagamento de tributos federais sobre a taxa de serviço cobrada dos consumidores - 10% sobre o valor da conta. A decisão é da 1ª Vara Cível Federal da capital.

De acordo com a sentença, os valores arrecadados com a chamada gorjeta devem ser, por lei, repassados aos funcionários. Portanto, não entram no faturamento de bares e restaurantes e não podem sofrer a incidência de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), PIS, Cofins e CSLL. "O comércio é apenas um intermediário nessa operação. Apenas os 90% arrecadados pelas empresas são tributáveis", diz o advogado da Abrasel, Diogo Telles Akashi, do escritório Maricato Advogados Associados, acrescentando que a decisão obtida em São Paulo incentivou a entidade a mover ações similares em outros Estados.

A Superintendência da Receita Federal em São Paulo informou que já recorreu da sentença, proferida em junho. Além de conseguir afastar a exigência da cobrança, os bares e restaurantes paulistas poderão recuperar os valores pagos entre 2000 e 2010. Na sentença, o juízo da 1ª Vara Cível Federal de São Paulo cita o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que, até a edição da Lei Complementar nº 118, de 2005, os contribuintes têm dez anos para recuperar impostos recolhidos a mais. O dispositivo alterou o Código Tributário Nacional (CNT), reduzindo de dez para cinco anos o tempo para pedir a devolução de crédito, no caso de tributo sujeito a lançamento por homologação.

Fonte: Valor Econômico

Endividamento familiar

Seis de cada dez famílias estão endividadas, mostra CNC

Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio também mostra que percentual de famílias com contas ou dívidas em atraso alcançou 23,7% em julho

CNC
 
Rio de Janeiro - O percentual de famílias com dívidas no cheque pré-datado, cartões de crédito, carnês de loja, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros alcançou 63,5% em julho de 2011, recuando em relação aos 64,1% observados em junho. Os números fazem parte da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), nesta quarta-feira (20).

A pesquisa também mostra que percentual de famílias com contas ou dívidas em atraso alcançou 23,7% em julho, patamar acima dos 23,3% do mês anterior. Apesar do aumento, a percepção em relação à capacidade de pagamento melhorou, e o percentual de entrevistados que declarou não ter condições de pagar seus débitos em atraso recuou de 8,4% em junho para 8,1% em julho.

Mesmo com o recuo do percentual de famílias endividadas, a parcela que tem percepção de endividamento muito alto voltou a subir em julho, alcançando 17,8%, o maior nível da série histórica iniciada em janeiro de 2010. Em julho de 2010, o percentual de famílias que havia declarado estar muito endividado era de 14,8%. Ainda na comparação com o mesmo período do ano passado, a parcela que declarou estar mais ou menos endividada passou de 20,5% para 22,9%, e a parcela pouco endividada alcançou 22,7% do total dos endividados contra 22,5% em julho de 2010.

Dentre as famílias com contas ou dívidas em atraso, o tempo médio de atraso foi de 60,4 dias em julho de 2011, inferior aos 61,4 dias de julho de 2010. O tempo médio de comprometimento com dívidas, dentre as famílias endividadas, foi de 6,8 meses, sendo que 25,2% das famílias endividadas estão comprometidas com dívidas até três meses e 29,4% por mais de um ano. Ainda entre as famílias endividadas, a parcela média da renda comprometida com dívidas recuou na comparação anual, passando de 30,3% para 29,6% no mês corrente.

O cartão de crédito foi apontado como um dos principais tipos de dívida por 75,9% das famílias endividadas, seguido por carnês, para 21,8% e, em terceiro, o financiamento de carro, para 10,7%. Para as famílias de renda até 10 salários mínimos, o cartão de crédito, por 75,9%, o carnê, por 22,7%, e o crédito pessoal, por 10,1%, são os principais tipos de dívida apontados. Já para famílias de renda acima de 10 salários mínimos, os principais tipos de dívidas apontados em julho foram: cartão de crédito, para 74,7% das famílias, financiamento de carro, para 24,3%, e carnês, para 15%. 

Empreendedorismo

Startups: por que a maioria falha?

Na maioria, os problemas estão na tomada de decisões equivocadas durante a fundação

O empreendedor está a todo tempo buscando melhorar e crescer. Quando é empregado de uma empresa, ou está sonhando em como subir na hierarquia e assumir mais responsabilidades, ou está quebrando a cabeça para criar um produto inovador. Quando surge uma boa ideia, não tem quem segure, automaticamente se torna um sonho que agarra com unhas e dentes para transformar em realidade.

No mundo da tecnologia, criar uma empresa parece relativamente fácil, principalmente para quem é programador e passa o dia inteiro produzindo códigos, que no fim das contas são micro-produtos e as vezes até produtos completos. Na visão de muitos programadores, para criar uma empresa basta ter um bom produto, e para este produto nascer, não precisa de muito dinheiro, basta sentar na cadeira e programar.

Na prática, as coisas não são tão simples assim. No berço mundial das startups, o Silicon Valley, milhares de startups nascem todos os anos, mas boa parte delas não chega a completar o primeiro ano de vida.

A maioria dessas startups que falham utilizam o modelo de desenvolvimento de produtos (Product Development Model) para o desenvolvimento da sua startup, para resumir em dois passos, seria o seguinte:

1. Crie o produto
2. Vá ao mercado vender

  iStockPhoto/TommL   
    
   Na maioria, os problemas estão na tomada de decisões equivocadas durante a fundação   


Crie o produto

Normalmente o produto é desenvolvido de forma totalmente isolada, sem qualquer contato com o possível cliente. Investe-se tempo e dinheiro sem ter a certeza de que existe alguém interessado em utilizar este produto, pagar pelo produto e se este processo de venda pode ser repetível e escalável.

Product Development Model 

Neste fase tem-se um produto pronto e muitas vezes ele é excelente. Acontece que na hora de vender, muitas vezes os resultados são bem diferentes do esperado. Poucas pessoas ou ninguém quer utilizar o produto, preço alto ou baixo demais e quantidade de vendas bem abaixo do esperado. Como já foi investido muito dinheiro, tentam remediar e fazer transformações para ter os resultados esperados. No fim das contas, quase sempre o resultado é o mesmo: a empresa morre.

O maior problema das startups está na sua fundação, que é exatamente este modelo, que não é bom e da muitas margens para o insucesso. A boa notícia é que atualmente nós temos recursos importantes disponíveis, que auxiliam o empreendedor a aumentar significativamente as chances de sua startup dar certo.

Um dos mais antigos empreendedores do Silicon Valley, Steven Gary Blank, vivenciando e assistindo de camarote todos esses problemas, se perguntou:

"Seria possível evitar esses problemas e criar uma alternativa mais eficiente?"

Steve Blank então iniciou um processo de profundas pesquisas e estudos, para tentar entender se existia um padrão entre as startups que tinham sucesso e as startups que falhavam. O resultado de tudo isso foi documentado em seu famoso livro The Four Steps to the Epiphany, onde ele dá um passo-a-passo para qualquer empreendedor que deseja abrir uma startup.

Eu não quero ser injusto em dizer erroneamente onde e por quem que este movimento iniciou, mas o fato é: Geoffrey Moore influenciou fortemente Steve Blank a produzir sua obra prima. Na sequência, vieram pessoas muito importantes. A principal delas eu diria que é Eric Ries, criador do movimento Lean Startup.

Este movimento acabou tomando proporções gigantescas, teve uma adesão praticamente unanime de empreendedores e investidores. Por outro lado, existem diversas outras pessoas que contribuíram muito com conhecimentos e lições aprendidas, que você deve conhecer e acompanhar, pois complementam diretamente os autores acima.

Uma lista incompleta de autores e pessoas que contribuíram de forma significativa são:

Alex Osterwalder, Yves Pigneur, Marc Andreessen, Hiten Shah, David Heinemeier Hansson, Jason Fried, Sean Ellis, Dave McClure, Nivi, Naval, Mark Suster, Jason Calacanis, Paul Graham, Fred Wilson, Dharmesh Shah, Ash Maurya e muitos outros. Os que eu esqueci, por favor coloquem nos comentários.

Este movimento e todas essas pessoas estão mudando a forma como se cria e desenvolve empresas. São técnicas que servem para qualquer área, podem e devem ser utilizadas por qualquer empreendedor que esteja pensando em abrir uma startup ou criar um novo produto. Aplicando as receitas corretamente, você estará automaticamente aumentando suas chances de sucesso.

Comércio - automóveis

Peugeot 508 RXH: requinte a toda prova
 
PEUGEOT/DIVULGAÇÃO/JC
 O modelo da Peugeot  é um veículo de conforto, conveniência e tecnologia
O modelo da Peugeot é um veículo de conforto, conveniência e tecnologia

O Peugeot 508 RXH será apresentado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro. Dotado de motorização híbrida a diesel, ele ampliará a oferta da marca no mercado europeu a partir do primeiro semestre de 2012.

Após o lançamento do 508 sedã e SW (station wagon), no início deste ano, automóveis que se distinguem pelo dinamismo e elevado nível de qualidade, a montadora francesa aposta no 508 RXH, uma versão exclusiva que irá completar sua gama na Europa, além de reafirmar os esforços em prol de novas tecnologias amigáveis ao meio ambiente.

O modelo traz uma visão original e sofisticada ao universo de veículos “todo-terreno”. Com design elegante e equipado da inovadora motorização HYbrid4, o 508 RXH combina liberdade e prazer de dirigir.
Primeiro propulsor híbrido a diesel do mundo, o 2.0l HDi FAP HYbrid4 desenvolve potência máxima de 200 cv e torque máximo de 441 Nm. O conjunto motriz, complementado pela tração integral, garante ótimo desempenho em qualquer condição.

No modo 100% elétrico, o 508 RXH se torna ideal para o uso urbano. Funcionando ao mesmo tempo com diesel e eletricidade, o veículo é capaz de percorrer 23,8 quilômetros por litro de combustível, atingindo emissões de CO2 inferiores a 109 gramas por quilômetro rodado.

Além do visual sofisticado e robusto, o 508 RXH se diferencia também por detalhes como os faróis de LED (visíveis dia e noite). Para reforçar o caráter exclusivo do carro, seu interior conta com materiais nobres, como peças em cobre e estofamento em couro.

O modelo possui versão única de acabamento e de equipamentos, em harmonia com seu posicionamento de topo de linha. A grande oferta de tecnologia também é destaque.

Na lista de itens de série estão previstos recursos como acesso ao veículo sem uso da chave, assentos dianteiros com regulagem elétrica, “head up display” (dispositivo que projeta no para-brisa informações sobre a condução), rodas em liga-leve de 18 polegadas, teto panorâmico, vidros laterais com tratamento acústico, sistema de navegação, entre outros.

Redes Sociais

Orkut vs. Facebook


Quem vai vencer a guerra das redes sociais? (Foto: Reprodução)
Redes lutando por espaço (Foto: Reprodução)

Qual é a sua rede social favorita: Orkut ou Facebook?
A resposta para a pergunta acima, certamente, não vai obedecer somente ao que manda o seu gosto pessoal, uma vez que, por se tratarem de redes, como o próprio nome diz, sociais, as pessoas com as quais você interage vão exercer uma grande influência na sua escolha.
Basta mudar só um pouco a pergunta. Qual é a rede social em que você mais interage com seus amigos: Orkut ou Facebook?
Sim, essa simples mudança na forma de perguntar pode fazer algumas pessoas pararem para pensar um pouco na resposta. Pois cada vez mais, o Facebook vem ganhando mais adeptos no Brasil e a migração de muitos que estão no Orkut para a maior rede social do mundo tem se demonstrado uma tendência.

Será esse o vencedor da grande batalha? (Foto: Reprodução)
O vencedor da batalha? (Foto: Reprodução)

Ou seja, se a maioria dos seus amigos forem para lá, de nada adianta você achar o Orkut lindo e maravilhoso. Mas, por outro lado, não adianta muito você se apaixonar pelo Facebook se a maioria da sua galera segue interagindo lá no rival.
E é fato: as duas redes sociais travam uma guerra relativamente silenciosa, porém muito franca, pela audiência dos usuários de internet no país. Especialmente desde agosto de 2009, quando o criador e diretor do Facebook, Mark Zuckerberg, esteve no Brasil pessoalmente e afirmou que o país é essencial em seu objetivo de “conectar o mundo inteiro”.
Números
Na época, o Facebook já era a maior do planeta, com 250 milhões de usuários, mas tinha apenas 1,3 milhão no Brasil. Atualmente, já são mais de 750 milhões no total e mais de 21 milhões de brasileiros (Fonte: SocialBakers.com).
O Brasil entrou no mapa e se tornou um fenômeno das redes sociais em 2004, ao adotar o Orkut como nenhum outro país. E apesar de todo o crescimento do Facebook por aqui, a rede social do Google continua comandando. Para se ter uma ideia, os brasileiros representam nada menos que 50,6% (Fonte: Orkut) dos cerca de 60 milhões de usuários no mundo e é o único país no qual a maior rede social do planeta ainda não é líder.
Confira mais alguns números:

- O Brasil é apenas o nono país no ranking de usuários do Facebook, atrás de lugares com populações bem menores, como Reino Unido (4º), Turquia (5º) e França (8º);
- Já no Orkut, os brasileiros lideram com quase o dobro de usuários da Índia

- Uma em cada 9 pessoas no mundo está no Facebook. A relação do Orkut é de uma para cada 116 pessoas;

- Na proporção feita no Brasil, a coisa muda de figura. Um em cada 6 brasileiros está no Orkut. No caso do Facebook, a média é a mesma mundial: uma para cada 9 pessoas;

- No caso de brasileiros conectados à internet (cerca de 73,9 milhões, de acordo com pesquisa recente do Ibope/Nielsen), 40,5% estão no Orkut, enquanto o Facebook está representado com 28,9%;

- Usuários do Facebook compartilham 30 bilhões de posts com conteúdo (links, notas, fotos ou mesmo posts normais, no qual o usuário responde à pergunta “no que você está pensando agora?”);

- Mas a atividade de brasileiros no Orkut está longe de fazer feio. Por exemplo, na véspera de Natal do ano passado, 93 milhões de scraps foram escritos. Já no dia 1º de janeiro de 2011, mais de 63 milhões de fotos foram postadas. Tudo isso em 24 horas!;

- A comunidade “Eu odeio acordar cedo”, uma das maiores do Orkut, tem algo em torno de 6,5 milhões de membros. Pouco mais de 5 milhões a mais que as páginas oficiais de Corinthians e Flamengo, as duas mais populares do Brasil no Facebook, somadas.
Perfil dos usuários
Por se tratar da rede social dos mais jovens e das classes C, D e E, justamente o público que começa a entrar na internet, o Orkut acaba mantendo uma boa vantagem na liderança, mesmo com todo o crescimento e com a migração natural para o Facebook.
Os brasileiros que se iniciam na internet, muitos deles em lan houses, já começam por uma trinca consagrada nos últimos anos: uma conta de e-mail, um perfil no MSN e outro no Orkut. Com isso, por mais que o Facebook cresça, o Orkut acaba se mantendo como o mais popular. Na rede de Mark Zuckerberg, o perfil dos usuários é de pessoas de maior poder aquisitivo, mais idade e, consequentemente, de maior escolaridade.

Divisão por faixa etária no Brasil:Orkut (Fonte: Orkut)
IdadePorcentagem
Até 25 anos53,48%
26-30 anos14,99%
31-35 anos6,68%
36-40 anos4,15%
41-50 anos4,14%
Mais de 50 anos3,47%
Facebook (Fonte: SocialBakers.com)
IdadePorcentagem
Até 24 anos42%
25-34 anos30%
35-44 anos14%
45-54 anos8%
Mais de 55 anos4%

Funcionalidades
O Facebook apresenta um visual extremamente mais limpo. Livre, por exemplo, daqueles incômodos spams que aparecem nos scraps, com gifs animadas piscantes, orações e propagandas indesejadas. No líder mundial das redes sociais, a grande atração está na timeline das pessoas ou das páginas que nós curtimos. É onde a interação acontece, com posts e verdadeiros debates dentro deles, justamente pela apresentação com opções bem mais amigáveis e de fácil visualização do que o Orkut.

Fakes no Orkut (Foto: Reprodução)
O rei das comunidades (Foto: Reprodução)

Já o líder das redes sociais no Brasil tem seu grande trunfo nas comunidades, algo que o Facebook e seus usuários ainda não aproveitaram satisfatoriamente. Apesar de uma parte significativa das comunidades ser um grande repositório de bobagens, outra parte tão importante quanto guarda preciosos tópicos com trocas de informações entre usuários e podem ser considerados, sim, excelentes locais de informação.
Não que não seja possível fazer, no Facebook, algo como as comunidades do Orkut. Na verdade, a função de grupos pode servir de uma forma parecida. Mas a consagrada organização das comunidades do Orkut, curiosamente bem mais limpas do que todo o resto do site, ainda atrai muitos dos milhões de usuários que a rede ainda tem no país.

A sua rede social
As estratégias e artimanhas de ambos para atrair mais usuários vão continuar e a sede de Mark Zuckerberg por dominar o mundo, eventualmente, devem fazer o Facebook ultrapassar o Orkut no Brasil, como aconteceu em todos os últimos redutos “orkutianos”. Mas, como já foi dito lá no início, a sua rede social favorita sempre tende a ser aquela na qual estão os seus amigos.

Chuvas

Chuvas causam prejuízos para 50 mil e deixam 10 mil fora de casa no RS

Uma morte foi registrada pelas chuvas na quinta-feira em Santo Augusto.
Em Montenegro, moradores são retirados de casa com auxílio de botes.

Do G1, em São Paulo
chuvas rio grande do sul (Foto: Lauro Alves/Agência RBS)
Em Montenegro, moradores tiveram que ser retirados
de bote das casas (Foto: Lauro Alves/Agência RBS)

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de semana afetaram 50.907 pessoas, que tiveram prejuízos materiais, como destruição de casa ou perda de pertences. Mais de 10 mil pessoas estão fora de casa devido às chuvas – 4.583 desaloados e outros 5.891 desabrigados, segundo balanço da Defesa Civil do Estado.

Pelo menos três cidades decretaram situação de emergência: Tiradentes, Encantado e Lajeado. Outras oito cidades comunicaram à Defesa Civil a notificação preliminar de desastre em suas áreas: Constantina, Nova Bassano, Parobé, São Sebastião do Caí, Pontão, São Gerônimo, Taquara e Arvorezinha.
Em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, o Rio Caí continua subindo e prestes a transbordar. Pelo menos 150 famílias tiveram que ser retiradas de suas casas e algumas foram resgatadas de barco durante a madrugada desta sexta-feira (22). As autoridades acreditam que esta seja uma cheia recorde na região do Vale do Caí.

Segundo as últimas medições da Defesa Civil, as águas, que sobem cerca de 20 centímetros por hora, estavam 5,85 metros acima do normal na localidade.

Na quinta-feira (21), a Defesa Civil já havia confirmado a localização do corpo de um agricultor de 41 anos que estava desaparecido em Santo Augusto, no noroeste do Rio Grande do Sul. Ele é considerado a primeira vítima das chuvas no estado e teria sido arrastado pela correnteza quanto tentava atravessar um riacho que, devido à grande quantidade de chuvas, está acima do nível normal.

Chuva causou prejuízos na cidade de Encantado (RS) (Foto: Anapaula Gotardi/VC no G1)
Chuva causou prejuízos na cidade de Encantado (RS) (Foto: Anapaula Gotardi/VC no G1)

As chuvas elevaram o Rio Caí 13,15 metros acima do nível normal na cidade gaúcha de São Sebastião do Caí, informou a Defesa Civil do município. Desde a madrugada, as famílias que residem próximo ao rio Caí estão sendo deslocadas para a casa de familiares. O órgão avalia que o nível do rio pode chegar a 14 metros acima do normal.

Igrejinha também tem grande número de desabrigados e desalojados, chegando a 300 famílias (cerca de 1,5 mil pessoas). Alguns grupos isolados tiveram que ser retirados de casa por botes, com ajuda do Corpo de Bombeiros.

Adm estratégica

O que o fracasso da Barbie revela sobre a China

Fechamento da megaloja da Mattel em Xangai, dedicada à Barbie, mostra o peso do choque cultural

 
Divulgação
Boneca Barbie
Barbie: imagem de moça independente não é bem recebida por pais chineses

São Paulo - Barbie, quem diria, não fez sucesso entre as meninas chinesas. O pouco interesse das crianças levou a Mattel, sua fabricante, a fechar a megaloja que mantinha em Xangai nesta segunda-feira (7/3). Tratava-se da primeira e única loja-conceito da Barbie no mundo - um espaço de 3.500 metros quadrados com estúdio de beleza, moda, restaurante e, claro, muitos modelos da boneca.

Inaugurado em março de 2009, o local era a aposta da Mattel para divulgar sua boneca-símbolo na China. A iniciativa também era uma das principais ações para comemorar os 50 anos de lançamento da Barbie. Mas as coisas não saíram como o planejado. Desde que a loja foi aberta, a Mattel reduziu três vezes a previsão de vendas para a China.

Oficialmente, a Mattel afirma que o fechamento da loja é apenas uma mudança de estratégia para conquistar o mercado local. Mas especialistas afirmam que a empresa americana enfrentou vários problemas para emplacar a Barbie no país – e alguns não serão resolvidos tão cedo, mesmo que a Mattel aborde os consumidores chineses de outro modo.

Boa moça?

O primeiro obstáculo é um tanto inesperado: o quase absoluto desconhecimento dos chineses sobre a Barbie. De tão popular no Ocidente, onde a boneca se transformou em objeto de desejo da grande maioria das meninas, e mães, tias e irmãs mais velhas passam esse culto para as novas gerações, a Mattel se esqueceu de que, na China, sua maior embaixatriz era uma estranha. Para a imprensa internacional, confiar na fama da boneca fez com que a Mattel fosse displicente em sua divulgação na China.

Outro problema é a imagem da boneca. Os chineses que a conheceram não gostaram muito do que viram. Na verdade, a consideraram muito sexy para ser apenas o brinquedo de meninas. No Ocidente, Barbie encarna muito dos sonhos femininos: é bonita, bem torneada, com roupas da moda, e passa uma imagem de independência, com seus carros, suas profissões e seu eterno namorado, Ken.

Mas, para a recatada sociedade chinesa, em que os homens são mais valorizados e as muitas meninas são mortas ao nascer, a modernidade de Barbie choca mais do que atrai. E os pais, responsáveis por comprar os brinquedos, não estão interessados em difundir esse estilo de vida para suas filhas.

Os pais, aliás, estão muito mais preocupados em usar o dinheiro para outra coisa – incentivar suas filhas a estudar tudo o que for possível. Numa sociedade ultracompetitiva como a chinesa, em que ser o segundo da sala é motivo de vergonha familiar e o fracasso não é tolerado de modo algum, os pais preferem gastar seu dinheiro com cursos extracurriculares para as meninas – e não com brinquedos. E essa é a terceira causa do fracasso da Barbie no país.

Sem sua megaloja, a Mattel agora vai apostar na parceria com distribuidores e revendedores locais para popularizar a boneca. Mesmo essa estratégia tem seus riscos. No mês passado, a Best Buy, uma das maiores varejistas americanas, anunciou que está deixando a China. A empresa também encontrou dificuldades para enfrentar o competitivo mercado local. Aliar-se a um varejista do país pode ser uma alternativa para a Mattel, mas o mais difícil será convencer os pais de que Barbie, no final das contas, é uma boa moça para os padrões chineses.

Marketing

Johnnie Walker Blue Label apresenta sua nova embalagem

Viajem - Disney

Como tirar o máximo do seu dinheiro numa viagem à Disney

Especialista dá oito dicas simples para gastar menos dinheiro e ter mais prazer no parque temático mais famoso do mundo

 
Wikimedia Commons
Castelo da Princesa no Magic Kingdom
Complexo Disney World, em Orlando, recebeu mais de 16 milhões de visitantes em 2010, de acordo com TEA

São Paulo – Quem tem filhos dificilmente escapa de ao menos uma vez na vida ouvir o famigerado pedido de ir pra Disney nas férias. O complexo de parques é, sem sombra de dúvida, um dos destinos favoritos de dez em cada dez crianças e pré-adolescentes. Para gastar num destino de férias tão popular e que recebeu mais de 16 milhões de visitantes no ano passado, segundo números da Themed Entertainment Associations, é pertinente que se faça um mínimo de planejamento e que se saiba exatamente para onde está indo passar as férias.

A blogueira Sarah Butler, do Moneywatch.com, conversou com Bob Sehlinger, autor do “The Unofficial Guide Walt Disney World 2011”, livro que promete dar dicas para sobreviver financeiramente e aproveitar o mágico mundo dos parques temáticos.

Viaje na baixa temporada
A melhor época para viajar para a Disney é após o feriado de Ação de Graças, que geralmente acontece na última semana de novembro, até o dia 20 de dezembro. Nesta época, o clima está ameno em Orlando e os parques, decorados para o Natal. Outra vantagem é que a cidade está mais vazia que em outros períodos.

Comece o dia cedo
Se organize para chegar 30 minutos antes da abertura dos portões do parque do dia e pegue seus bilhetes de entrada com antecedência. Ao chegar mais cedo, as chances de ter que enfrentar uma multidão furiosa para conseguir dar uma volta no carrossel do Dumbo são bem menores. A sensação será de que os preços de ingressos e atrações são mais justos.

Não se prenda ao pacote de refeições
Muitos bilhetes de entrada na Disney já incluem pacotes de refeição. De acordo om o autor, essas opções são pouco flexíveis em termos de cardápio. Mesmo os menus dedicados aos infantes contam com opções muito restritas e pouco saudáveis. Até mesmo uma criança enjoa de comer hambúrguer com fritas diariamente. No horário das refeições, também é comum que restaurantes e lanchonetes estejam lotados demais. A melhor coisa a fazer é não comprar pacotes e comer em horários alternativos, fugindo das filas.

Alugue um carro
Para evitar que a família inteira fique dependente dos ônibus que transitam entre os parques e que tem lotação similar aos ônibus de linha de qualquer metrópole, a dica do especialista em parques temáticos é simples: alugue um carro. De acordo com ele, todas as atrações do complexo da Disney contam com estacionamentos amplos. A única exceção, diz ele, é o Magic Kingdom, que oferece serviços de monotrilho para levar os visitantes até a entrada do parque.

Economize com hotel
Quando se reserva um quarto da categoria “luxo”, pode ter certeza de que é luxuoso. O mesmo acontece com quartos econômicos, que são aceitáveis. Mas tenha em mente que você não precisa ficar necessariamente nos hotéis dentro do complexo. A maioria dos hotéis da cidade tem transportes especiais para as atrações do complexo da Disney. Além disso, quem optar por alugar um carro nem precisa depender deste tipo de transporte ou das tarifas de hotéis mais próximos ao castelo da princesa.

Determine quem é uma pessoa “Disney” e quem não é
Uma pessoa “Disney” é aquela que responde positivamente a sugestões como: “que tal se fôssemos primeiro ao barco do pirata e de lá podemos seguir para a casa assombrada e depois para a montanha russa?” Membros da família que não estão com esse pique todo acabam se sentindo pressionados a ficar mais tempo no parque que o aceitável, física e psicologicamente. O ideal é separar os grupos com diferentes interesses.

Faça uma lista de prioridades
O filho pequeno faz questão de girar xícaras enquanto o mais velho quer aproveitar o máximo das montanhas-russas de loops radicais. Não tem jeito, para agradar gregos e troianos, leiam-se caçulas e mais velhos, é bom ter na ponta do lápis todas as atrações imperdíveis de cada “público” para tentar satisfazer pelo menos alguns dos desejos.

Separe momentos para descansar
Essa dica pode parecer besteira. Afinal, quem faz uma viagem como esta quer aproveitar cada minuto de cada atração. No entanto, o autor lembra que andar o dia inteiro e enfrentar as enormes filas de cada brinquedo é cansativo e desgastante. Portanto, é pertinente separar momentos para dar um pulo na piscina do hotel ou tirar um cochilo.

Bolsa de valores

Mundial desaba com fim de especulação sobre aquisição

Ações da empresa tiveram queda de 24% nesta quinta-feira e acumulam desvalorização de 63% em três dias

 
João Mussato
Michael Lenn Ceitlin, presidente da Mundial
Michael Lenn Ceitlin, presidente da Mundial, negou a venda da empresa

São Paulo - A Mundial SA Produtos de Consumo desabou na bolsa de São Paulo com investidores diminuindo suas apostas em uma possível aquisição da fabricante brasileira de artigos de consumo.

A Mundial fechou em baixa de 24 por cento, cotada a R$ 1,90, após chegar a cair 52 por cento na mínima do dia. Desde o dia 19 de julho, a queda acumulada é de 63 por cento.

O preço da ação se valorizou mais de sete vezes desde o final de maio, chegando a R$ 5,11 em 19 de julho, em meio a especulações de que a companhia seria alvo de uma aquisição. O ganho chegou a elevar o múltiplo da Mundial para 133,9 vezes, enquanto o do Ibovespa é de 9,7 vezes, segundo dados compilados pela Bloomberg.

“Em algum momento você tem que parar para pensar se uma alta do tamanho da que a Mundial teve tem alguma ligação com o desempenho da empresa propriamente dita”, disse Leandro Martins, analista da corretora Walpires SA, em entrevista por telefone de São Paulo. “Não é exatamente surpreendente que, depois de subir tanto em tão pouco tempo, ela tenha uma queda forte.”

O presidente da Mundial, Michael Lenn Ceitlin, disse em 15 de junho que a empresa não tinha recebido qualquer proposta de aquisição. Zilma Amorim, coordenadora de relações com investidores da companhia, disse o mesmo em e-mail com data de 19 de julho.

“De momento, não há a menor possibilidade de a empresa ser vendida”, disse a executiva no e-mail.

Economia - Grécia

Segundo resgate grego será de 159 bilhões de euros

Novo pacote de ajuda vai incluir 50 bilhões de euros do setor privado

 
Pius Utomi Ekpei/AFP
A chanceler alemã, Angela Merkel
A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou o pacote de ajuda

Bruxelas - O segundo programa de resgate para a Grécia, aprovado nesta quinta-feira pelos países da zona do euro, será de 159 bilhões de euros, 109 bilhões de financiamento oficial (eurozona e FMI) e 50 bilhões de euros de participação privada.

"Encontramos uma resposta comum à crise", afirmou após a cúpula do Eurogrupo o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, com medidas para garantir a sustentabilidade da dívida grega e prevenir o contágio a outros países, já que "a situação era realmente grave".

"O financiamento oficial total será de 109 bilhões de euros", assinala o texto aprovado nesta quinta-feira.
Nesta participação privada, cerca de 12,6 bilhões procederão da recompra de bônus gregos por parte das entidades participantes, e o resto (37 bilhões de euros) será uma "contribuição líquida", segundo indica a declaração aprovada pela cúpula de chefes de Estado e Governo da zona do euro.

O total líquido da participação privada se calcula em cerca de 106 bilhões de euros para o período 2011-19, precisou a cúpula.

Esta participação privada deve ser "totalmente voluntária", insistiu o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, em entrevista coletiva.

Trichet assegurou que não acredita que este novo programa possa incentivar um "falta de pagamento creditício" por parte da Grécia, e assegurou que os países da eurozona estão preparados inclusive para um caso extremo.

Os líderes da zona do euro acordaram também uma redução das taxas de juros e prazos de vencimento mais longos, com a participação privada, para melhorar a sustentabilidade da dívida grega.

Concretamente, os chefes de Estado e do Governo da eurozona ampliarão ao máximo possível os prazos de devolução dos empréstimos procedentes do fundo de resgate, a Facilidade Europeia de Estabilidade Financeira (FEEF), desde os atuais sete anos e meio a 15 anos (com possibilidade de até 30 anos e um período de carência de 10 anos).

Além disso, as taxas de juros dos créditos deste instrumento serão reduzidas até aproximadamente 3,5%, enquanto o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, assegurou que estas medidas "asseguram a sustentabilidade da dívida grega" a longo prazo.

A suavização das condições para os emprestamos da eurozona que se aplicarão à Grécia beneficiarão também à Irlanda e a Portugal, os outros dois países com programas de resgate.

Por outro lado, os líderes da zona do euro acordaram melhorar a eficácia da FEEF a fim de evitar o contágio a outros países.

Isso farão-no ao flexibilizar o fundo de resgate, e isso lhe permitirá atuar por precaução com linhas de créditos preventivos, a recapitalização de bancos através de empréstimos a Governos, incluindo os países não resgatados, e a intervenção no mercado secundário da dívida, com a ajuda do Banco Central Europeu e se existem circunstâncias excepcionais e uma decisão unânime dos Estados-membros.

Mensagem do dia

"Sou o que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela só tenho uma chance de fazer o que quero.
Tenho felicidade o bastante para fazê-la doce
dificuldades para fazê-la forte,
Tristeza para fazê-la humana
e esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas,
elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos."
Clarice Lispector

quinta-feira, 21 de julho de 2011

O FOLHETO!!!

Recebi essa mensagem de um amigo e o mínimo que posso fazer é repassar para vocês. Ótima semana a todos.


O FOLHETO!

Todos os domingos à tarde, depois da missa da manhã na igreja, o velho padre e seu sobrinho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos sacros.

Numa tarde de domingo, quando chegou à hora do padre e seu sobrinho saírem pelas ruas com os folhetos, fazia muito frio lá fora e também chovia muito. O menino se agasalhou e disse:

-Ok, tio padre, estou pronto. '

E o padre perguntou:

-'Pronto para quê?':

-'Tio, está na hora de juntarmos os nossos folhetos e sairmos. '

O padre respondeu:


-'Filho, está muito frio lá fora e também está chovendo muito. '

O menino olhou surpreso e perguntou:

-'Mas tio, as pessoas não vão para o inferno até mesmo em dias de chuva?'

O padre respondeu:

-'Filho, eu não vou sair nesse frio. '

Triste, omenino perguntou:

-'Tio, eu posso ir? Por favor!'

O padre hesitou por um momento e depois disse:

-'Filho, você pode ir. Aqui estão os folhetos. Tome cuidado, filho. '

-'Obrigado, tio!'

Então ele saiu no meio daquela chuva. Este menino de onze anos caminhou pelas ruas da cidade de porta em porta entregando folhetos sacros a todos que via.

Depois de caminhar por duas horas na chuva, ele estava todo molhado, mas faltava o último folheto. Ele parou na esquina e procurou por alguém para entregar o folheto, mas as ruas estavam totalmente desertas. Então ele se virou em direção à primeira casa que viu e caminhou pela calçada até a porta e tocou a campainha. Ele tocou a campainha, mas ninguém respondeu. Ele tocou de novo, mais uma vez, mas ninguém abriu a porta. Ele esperou, mas não houve resposta.

Finalmente, este soldadinho de onze anos se virou para ir embora, mas algo o deteve. Mais uma vez, ele se virou para a porta, tocou a campainha e bateu na porta bem forte. Ele esperou, alguma coisa o fazia ficar ali na varanda. Ele tocou de novo e desta vez a porta se abriu bem devagar.
De pé na porta estava uma senhora idosa com um olhar muito triste. Ela perguntou gentilmente:

-'O que eu posso fazer por você, meu filho?'

Com olhos radiantes e um sorriso que iluminou o mundo dela, este pequeno menino disse:

-'Senhora, me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de dizer que JESUS A AMA MUITO e eu vim aqui para lhe entregar o meu último folheto que lhe dirá tudo sobre JESUS e seu grande AMOR. '

Então ele entregou o seu último folheto e se virou para ir embora.
Ela o chamou e disse:

-'Obrigada, meu filho!!! E que Deus te abençoe!!!'

Bem, na manhã do seguinte domingo na igreja, o Padre estava no altar, quando a missa começou ele perguntou:

- 'Algu ém tem um testemunho ou algo a dizer?'

Lentamente, na última fila da igreja, uma senhora idosa se pôs de pé.
Conforme ela começou a falar, um olhar glorioso transparecia em seu rosto..

- 'Ninguém me conhece nesta igreja. Eu nunca estive aqui. Vocês sabem antes do domingo passado eu não era cristã. Meu marido faleceu a algum tempo deixando-me totalmente sozinha neste mundo. No domingo passado, sendo um dia particularmente frio e chuvoso, eu tinha decidido no meu coração que eu chegaria ao fim da linha, eu não tinha mais esperança ou vontade de viver.

Então eu peguei uma corda e uma cadeira e subi as escadas para o sótão da minha casa. Eu amarrei a corda numa madeira no telhado, subi na cadeira e coloquei a outra ponta da corda em volta do meu pescoço.
De pé naquela cadeira, tão só e de coração partido, eu estava a ponto de saltar, quando, de repente, o toque da campainha me assustou. Eu pensei:

-'Vou esperar um minuto e quem quer qu e se ja irá embora. '

Eu esperei e esperei, mas a campainha era insistente; depois a pessoa que estava tocando também começou a bater bem forte. Eu pensei:

-'Quem neste mundo pode ser? Ninguém toca a campainha da minha casa ou vem me visitar. '

Eu afrouxei a corda do meu pescoço e segui em direção à porta,
enquanto a campainha soava cada vez mais alta..

Quando eu abri a porta e vi quem era, eu mal pude acreditar, pois na minha varanda estava o menino mais radiante e angelical que já vi em minha vida.. O seu SORRISO, ah, eu nunca poderia descrevê-lo a vocês! As palavras que saíam da sua boca fizeram com que o meu coração que estava morto há muito tempo SALTASSE PARA A VIDA quando ele exclamou com voz de querubim:,

-'Senhora, eu só vim aqui para dizer QUE JESUS A AMA MUITO. '

Então ele me entregou este folheto que eu agora tenho em minhas mãos..

Conforme aquele anjinho desaparecia no frio e na chuva, eu fechei a porta e atenc ios amente li cada palavra deste folheto.

Então eu subi para o sótão para pegar a minha corda e a cadeira. Eu não iria precisar mais delas. Vocês vêem - eu agora sou uma FILHA FELIZ DE DEUS!!!

Já que o endereço da igreja estava no verso deste folheto, eu vim aqui pessoalmente para dizer OBRIGADO ao anjinho de Deus que no momento certo livrou a minha alma de uma eternidade no inferno. '

Não havia quem não tivesse lágrimas nos olhos na igreja.. o Velho Padre desceu do altar e foi em direção a primeira fila onde o seu anjinho estava sentado. Ele tomou o seu sobrinho nos braços e chorou copiosamente.

Provavelmente nenhuma igreja teve um momento tão glorioso como este.

Bem aventurados são os olhos que vêem esta mensagem. Não deixe que ela se perca, leia-a de novo e passe-a adiante.

Lembre-se: a mensagem de Deus pode fazer a diferença na vida de alguém próximo a você.

Por isso...

- Me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de dizer que JESUS TE AMA MUITO e eu vim aqui para lhe entregar o meu último folheto.   

FAÇA A DIFERENÇA

                                    FAÇA A DIFERENÇA 


                Investigações demonstram que a diferença entre os países pobres e os ricos não é a idade, isto pode ser demonstrado por países como Índia e  Egito, que têm mais de 2.000 anos e ainda são muito pobres. Por outro lado, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que apenas 150 anos atrás eram desconhecidos, hoje são países desenvolvidos e ricos.

                A diferença entre países pobres e ricos tampouco está nos recursos naturais disponíveis, o Japão possui um território limitado, 80%  montanhoso, inadequado para a agricultura e a criação de gado, mas é a segunda economia mundial. Este  país é como uma imensa fábrica flutuante, importando matéria-prima de todo o mundo e exportando produtos manufaturados.

                Outro exemplo é a  Suíça, que não produz cacau, mas  tem o melhor chocolate do mundo. Em seu pequeno território cria animais e cultiva o solo durante apenas quatro meses no ano. Não obstante, produz laticínios da melhor qualidade. É um país pequeno que oferece uma imagem de segurança, ordem e trabalho, transformando-o no caixa-forte do mundo.

                Executivos de países ricos que se relacionam com países pobres evidenciam que não existe diferença intelectual realmente significativa.

                A raça, a cor da pele tampouco são importantes: imigrantes qualificados como preguiçosos em seus países de origem são a força produtiva de países europeus ricos.

                Onde está, então, a diferença?

                A diferença é a atitude das pessoas, moldada no decorrer dos anos pela educação e pela cultura.

                Ao analisar a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constatamos que a grande maioria segue os seguintes princípios de vida:

1.                        A ética, como princípio básico.
2.                        A integridade.
3.            A responsabilidade.
4.            O respeito às leis.
5.            O respeito pelos direitos dos demais cidadãos.
6.            O amor pelo trabalho.
7.            O esforço para economizar e  investir.
8.            O desejo de superar.
9.            A pontualidade.

                Nos países pobres, apenas uma minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária. Não somos pobres porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco, somos pobres porque nos falta atitude. Nos falta vontade para cumprir e assumir esses princípios de funcionamento das sociedades ricas e desenvolvidas.

SOMOS ASSIM POR QUERER TOMAR VANTAJEM SOBRE TUDO e TODOS

SOMOS ASSIM POR VER ALGO QUE ESTÁ MAL e DIZER: “DEIXA COMO ESTÁ”

DEVEMOS TER ATITUDES e MEMÓRIA VIVA

SÓ ASSIM MUDAREMOS O BRASIL DE HOJE

                Se você não encaminhar este e-mail nada, nada irá acontecer. Seu cão ou gato não vai morrer, você não perderá seu trabalho, não vai ter sete anos de má sorte e tampouco se enfermará. Se você ama o seu país, circule esta mensagem para a maior quantidade de pessoas, reflita sobre isto e MUDE!!!

                Provavelmente você é uma dessas pessoas que faz a diferença e luta para mudar nossa sociedade corrupta e sem princípios.

                Mas não esqueça que ainda existem muitos necessitando entender que a falta de princípios é a raiz da miséria.

PENSE NISSO e AJUDE-NOS.

Os pensamentos geram atitudes.
Atitudes geram hábitos.
Hábitos geram um estilo de vida.
Estilo de vida é o reflexo do caráter.
O caráter de um povo é o reflexo daquilo que ele pensa.
E seus representantes no governo, por isto, não pensam diferente.
Nós somos o que pensamos e não o que pensamos que somos.

Por Jorcelangelo L. Conti

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...