sábado, 13 de outubro de 2012

Maxi Conta Itaú - Tarifas Bancárias

Canal do Otário: Maxi Conta Itaú -
Tarifas Bancárias - Serviços Essenciais
 
 
 

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Porsche mostra detalhes do Cayenne Turbo S

Porsche mostra detalhes do Cayenne Turbo S

SUV ganhou potência no motor e manteve o mesmo consumo que a versão menos apimentada

 
Porsche Cayenne Turbo S 
 
Porsche Cayenne Turbo S
 
Porsche Cayenne Turbo S
 
A Porsche revelou as primeiras fotos e informações do utilitário esportivo Cayenne Turbo S, a versão apimentada do modelo, que traz o mesmo motor do Panamera Turbo S: V8 biturbo.
 
O propulsor 4.8 a gasolina ganhou 49 cv de potência e 5 mkgf de torque, graças à reprogramação da central eletrônica e à adoção de matérias de titânio e alumínio. O Cayenne Turbo S entrega 542 cv e 75 mkgf.
 
De acordo com a Porsche, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos (0,2s mais rápido que a versão Turbo) e alcança 283 km/h de velocidade máxima. Além de maior potência, a marca alemã afirma que o consumo permanece o mesmo: 8,7 km/l.

Por fora, o modelo top do Cayenne ganhou discretas alterações de estilo, como rodas de 21 polegadas, lanternas escurecidas, acabamento em preto brilhante nos retrovisores e para-choques e quatro saídas retangulares de escape.

Na Alemanha, os preços do Cayenne Turbo S começam em 151.702 euros, cerca de 30 mil euros mais caro que a versão Turbo.

União Europeia ganha o Prêmio Nobel da Paz 2012

União Europeia ganha o Prêmio Nobel da Paz 2012


Instituição recebeu honraria pelo esforço de mais seis décadas em promover paz, conciliação, democracia e direitos humanos

 
União Europeia ganha o Prêmio Nobel da Paz 2012 HEIKO JUNGE/SCANPIX NORWAY / AFP
O presidente do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland, anunciou a distinção em Oslo Foto: HEIKO JUNGE / SCANPIX NORWAY / AFP
O Prêmio Nobel da Paz de 2012 foi atribuído nesta sexta-feira à União Europeia (UE), uma instituição atualmente abalada pela crise econômica, mas com a credencial de ter pacificado um continente destruído pela Segunda Guerra Mundial, anunciou o Comitê Nobel norueguês. A distinção consiste em uma medalha, um diploma e um cheque de US$ 1,2 milhão.

A UE (atualmente com 27 membros) e as instituições que a precederam em sua formação "contribuíram durante mais de seis décadas para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos", disse o presidente do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland, em Oslo.

— Durante um período de 70 anos, Alemanha e França se enfrentaram em três guerras (1870, 1914-18 e 1939-45). Hoje em dia, uma guerra entre Alemanha e França é impensável — destacou Jagland.

O presidente do comitê completou:

— Isto demonstra como, através de um esforço bem encaminhado e da construção da confiança mútua, inimigos históricos podem virar sócios próximos.

O prêmio foi uma surpresa em um momento no qual a solidariedade europeia enfrenta o maior desafio em décadas ante as profundas divisões dentro do bloco, onde os países do norte, ricos e liderados pela Alemanha, demonstram resistência a ajudar os países do sul, com graves problemas financeiros provocados pela dívida excessiva e submetidos a políticas de austeridade.

Um teste de solidariedade, cujos resultados ainda não são conhecidos, que já revelou profundas divergências no projeto europeu, que não goza de grande prestígio entre a opinião pública, que considera Bruxelas (capital da UE) como um mundo distante e burocrático.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, considera que o prêmio constitui "um grande estímulo para o projeto pacificador que a União Europeia representa no continente".

— O Nobel da Paz é uma grande honra para toda a UE para seus 500 milhões de cidadãos — afirmou o presidente Comissão Europeia, o português José Manuel Barroso.

Presidente do Parlamento Europeu, o deputado social-democrata alemão Martin Schulz acrescentou:

— Estou profundamente emocionado e honrado de que a UE tenha vencido o prêmio da paz.

Histórico
Nascida das ruínas da Segunda Guerra Mundial e sob o estímulo dos seis países signatários do Tratado de Roma em 1957, a UE, então batizada de Comunidade Europeia, ajudou a estabilizar um continente acostumado aos conflitos.

Apesar das crises registradas durante seu crescimento, o bloco uniu os destinos de antigos inimigos. Virou o maior mercado comum e uma grande potência econômica mundial, onde a livre circulação de bens, pessoas, serviços e capitais está garantida.

Ao longo dos anos, o projeto se expandiu até englobar 27 Estados situados dos dois lados da antiga cortina de ferro, que separava os países ocidentais das nações do bloco comunista. O espaço tem grandes divergências econômicas, sociais e culturais. Dos 27 países da UE, 17 estabeleceram uma união monetária, a Eurozona.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Delúbio é condenado por unanimidade; Dirceu, por 8 a 2

Delúbio é condenado por unanimidade; Dirceu, por 8 a 2


Relembre as frases marcantes do mensalão - 1 (© Beto Barata AE)
'Não organizei, não sou chefe, jamais participaria da compra de votos de parlamentares'. (José Dirceu, deputado do PT e ex-ministro da Casa Civil)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou o julgamento do capítulo sobre corrupção ativa condenando o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, além de Marcos Valério e mais quatro pessoas ligadas ao empresário. Com este voto, Delúbio e Valério foram condenados por unanimidade; em relação a Dirceu o placar para condenação foi de 8 votos a 2, com apenas os ministros Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli tendo votado pela absolvição.

Na fundamentação de seu voto, o presidente destacou que a base aliada ao primeiro governo Lula foi montada mediante pagamento de propina. "O que é estranhável, lamentável e catastrófico é que partidos foram açambarcados por um deles, o (partido) que fez (que elegeu) o chefe do Poder Executivo, para uma aliança perene e incondicionada no sentido de votar todo e qualquer projeto de interesse do Executivo", disse. "É um estilo de coalizão excomungado pela ordem jurídica brasileira, quando as alianças, os acordos se fazem à base de propina, de suborno, de corrupção", ressaltou, observando que o esquema teria movimentado R$ 153,7 milhões.

Britto afirmou que o alinhamento "incondicional" de um partido a outro desfigura a "ideologia das urnas" e afirmou que o parlamentar corrompido trai a população. "Compra-se a consciência do parlamentar propinado, subornado, corrompido, que trai o povo inteiro porque trai o mandato popular". Afirmou ainda que, além do voto, o parlamentar tem a função de fiscalizar o Executivo e corrompido abdicaria dessa atribuição. "É a mais danosa das omissões".

Ao falar sobre os réus, aproveitou para refutar a hipótese de se levar a biografia dos acusados em conta na hora das condenações e absolvições. "O réu não pode ser julgado biograficamente. Isso vai fazer parte da dosimetria, pelo que fez, pelo que é. Mas ele é julgado pelo que fez concretamente no processo. Nem direito do inimigo nem do compadrio, nem raja de sangue no olho nem ramalhete de flores na mão".

Concluído o capítulo, foram condenados por corrupção ativa, por unanimidade, Dirceu, Valério, seus ex-sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, e a diretora financeira de agência de publicidade Simone Vasconcelos. O ex-presidente do PT José Genoino foi condenado por 9 votos a 1. José Dirceu e o ex-advogado de Valério por 8 votos a 2. Foram absolvidos apenas Anderson Adauto, ex-ministro dos Transportes, e Geiza Dias, ex-funcionária de agência de publicidade de Valério.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PIS e Cofins unificados terão alíquota máxima de 9,25% a partir de 2014

PIS e Cofins unificados terão alíquota máxima de 9,25% a partir de 2014

De acordo com a Fazenda e a Receita Federal, sistema cumulativo de cobrança acabará com a reforma das contribuições

Gustavo Machado

De acordo com a Fazenda e a Receita Federal, sistema cumulativo de cobrança acabará com a reforma das contribuições

O Secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, afirmou ontem que o governo continuará a fazer uma reforma tributária fatiada. Segundo ele, os primeiros objetivos são a modificação das modalidades de cobrança do PIS e da Cofins. O governo federal, além de unir os tributos, acabará com o sistema cumulativo da contribuição. As novas regras, estima, devem vigorar a partir de 2014.
 
Dyogo Henrique, secretárioexecutivo adjunto do Ministério da Fazenda, afirmou também que a alíquota máxima será de 9,25% para o imposto que substituirá o PIS e a Cofins. Hoje, se somadas as duas contribuições, a média da alíquota já chega a 9,25%. “Todas as empresas serão colocadas no regime não-cumulativo.
 
Apenas para algumas exceções continuará valendo o modelo cumulativo para o PIS/Cofins”, explicou o secretário-adjunto da Fazenda. Henrique diz que o governo está trabalhando para a redução gradual da alíquota de ICMS interestadual no estado de origem para 4%. “Também haverá um processo de convalidação dos incentivos e benefícios fiscais dados pelos entes por meio do ICMS”, afirmou Dyogo Henrique.
 
Para os estados que possuem uma balança comercial superavitária, ou seja, que enviam mais produtos para outros estados do que recebem, não sejam prejudicados, haverá um fundo de compensação. “Descontados os incentivos dados, serão calculadas as compensações”, disse. No cálculo, serão ignoradas as negociações pelos royalties do petróleo e a nova tabela do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que precisa ser definida até o dia 31 de dezembro por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).
 
De acordo com Henrique, o momento para trabalhar a reforma é ideal. A explicação está na agenda colocada à força pelo STF, que definiu como inconstitucionais a tabela atual de coeficientes do FPE e os incentivos fiscais dados pelos estados que não passaram pela aprovação do Conselho de Política Fazendária (Confaz). “O que todos querem é pagar menos impostos. Mas quando a proposta está na mesa, problemas enormes surgem e impedem a aprovação. O sistema atual é uma bagunça, mas a hora para mudá-lo é favorável”, comentou.
 
Arrecadação
 
De acordo com Carlos Alberto Barreto, a previsão de arrecadação federal sofreu uma queda com os incentivos dados pelo governo por meio do IPI e da Cide sobre os combustíveis. O montante esperado pelo governo é apenas 2,5% superior ao registrado em 2011. A projeção oficial da Receita Federal indicava alta da ordem de 4,5%. O secretário garantiu que nos próximos meses o valor não sofrerá alterações. Segundo ele, as bases de cálculo para a previsão ainda não continham os efeitos das desonerações. Com isso, estados e municípios também sofrerão uma queda na expectativa de arrecadação. Como 47% do IPI e do Imposto de Renda são partilhados entre os entes federativos, estes também devem reduzir suas previsões de arrecadação. Barreto afirma que continuará a revisão da contribuição previdenciária patronal, desonerando a folha de pagamento em troca de um percentual da receita líquida. ¦
 
Reforma injetaria R$ 30 bilhões na economia
De acordo com ex-secretário da Fazenda, poder de compra do brasileiro subiria em 10%

 
O ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda Bernard Appy afirmou ontem que, caso uma reforma fiscal que abranja o ICMS, o PIS e a Cofins, obtenha sucesso, serão injetados na economia R$ 30 bilhões. Segundo o atual consultor da LCA, o poder de compra do brasileiro pode subir em 10% com a simplificação dos tributos e o fim da guerra fiscal. “Se tratarmos destes três impostos conjuntamente, o grosso da reforma tributária já estará resolvida”, afirmou o economista. O caminho, para Appy, seria um modelo de PIS/Cofins que contemple todos os setores, evitando trazer maior complexidade ao sistema. “O ideal seria a cobrança sobre o valor adicionado e não sobre o faturamento”, continua Appy. Para Armando Castelar Pinheiro, economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o governo federal ao dividir em etapas a reforma tributária cria instabilidade do sistema. Segundo ele, setores já pediram para sair do grupo que tiveram a folha de pagamento desonerada em troca da contribuição de 1% da receita líquida. “As medidas devem ser horizontais (contemplando vários setores), evitando a busca por rentabilidade”, explicou Castelar Pinheiro.
 
De acordo com o professor, a maior trava para a reforma fiscal no país é o tamanho da carga tributária. Segundo ele, a arrecadação subiu de 24% do Produto Interno Bruto para 34% em 2011. “O maior problema é que não utilizamos o dinheiro para aumentar a competitividade, mas para outros meios”, diz Pinheiro. Ele avisa que o patamar atual dos juros e o desemprego em baixa abrem espaço para a redução da carga tributária. “O momento é propício. No futuro, teremos gastos muito maiores com previdência social e saúde. O governo precisa rever o gasto”, alerta. Para Fernando Rezende, professor da FGV, a base tributária precisa ser compatilhada por União, estados e municípios, afim de promover o desenvolvimento regional. “São desafios para o governo, a melhoria da competitividade das empresas, a autonomia dos entes federativos, a estabilidade de normas do sistema tributário e a isonomia”, indica Rezende. ¦
 
G.M.
Gustavo Machado
gmachado@brasileconomico.com.br
Fonte: Brasil Econômico

José Dirceu é condenado por corrupção ativa pelo STF

José Dirceu é condenado por corrupção ativa pelo STF

Pena será definida no final do julgamento do mensalão

 
Com o voto do ministro Marco Aurélio Mello favorável à condenação, sexto até agora, José Dirceu está condenado pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção ativa. A posição do ministro foi decisiva, já que - mesmo se os demais integrantes da corte se posicionassem a favor do réu - não somariam votos suficientes para absolvê-lo. O placar final foi de 6 votos pela condenação e dois contra.

Em seu voto, Marco Aurélio disso que o 'PT realmente buscou base de apoio no Congresso. E buscou até mesmo se desfigurando'. A Procuradoria Geral da República, em sua acusação, disse que Dirceu era o "chefe da quadrilha".

A pena de Dirceu e dos demais réus condenados será definida ao final do julgamento do processo do mensalão. 

Com os votos de seis ministros favoráveis à condenação, José Genoíno também já está condenado por corrupção ativa.

Ao todo, já foram condenados dez réus por corrupção passiva, na primeira etapa do julgamento. Entre os julgados nessa segunda fase, está o chamado "núcleo petista" do mensalão, que inclui ainda José Dirceu e Delúbio Soares. 

Crianças digitais

Crianças digitais: elas estão crescendo ou nascendo assim?

Para as crianças de hoje, suas lembranças de infância estarão ligadas à aquisição do seu primeiro celular ou do primeiro computador pessoal. Veja o que isso significa

Por Rubem Saldanha, www.administradores.com
 
Figurinhas, bolinhas de gude, esconde-esconde e outras brincadeiras: jogos do passado que felizmente nos acompanharam durante a infância. Certamente, muitos leitores nascidos nos anos 60 e 70 lembram com carinho e nostalgia da primeira vez que tiveram a ajuda de seus pais para aprender a andar de bicicleta ou dos campeonatos de bolinhas de gude na escola. No entanto, parece que, para as crianças de hoje, suas lembranças de infância estarão ligadas à aquisição do seu primeiro celular ou do primeiro computador pessoal. Elas nascem com conhecimentos incorporados e são chamadas de crianças digitais.

Adotar novas práticas e convertê-las em hábito requer uma preparação cultural constante. É possível observar ao longo da história que o sucesso de uma invenção começa quando existe uma necessidade por parte da sociedade, que deve estar preparada para recebê-la. No entanto, o historiador e sociólogo Lewis Mumford destaca que, entre 1700 e 1850, a técnica se apoderou da imaginação: as máquinas e os objetos que a sociedade produzia eram desejados rapidamente. De alguma maneira, o sucesso não depende do objeto criado, mas sim da compreensão do seu uso, quer dizer, a função que as pessoas encontram nele.

Imagem: Thinkstock

Desde muito pequenas, as crianças mantêm uma relação com a tecnologia que alguns adultos jamais chegarão a alcançar. Os computadores voltados ao público infantil têm uma vida útil inferior a de dez anos atrás. Por isso eles preferem jogar nos dispositivos dos adultos e utilizam todas as ferramentas tecnológicas com grande facilidade e rapidez.

Estas crianças nasceram na era digital e crescem conhecendo as novas invenções; são atraídas pelos desenvolvimentos tecnológicos e desejam possuí-los. Ao interagir com seus jogos e brinquedos começam a amadurecer e a se preparar para o futuro, muitas vezes sem nem se dar conta disso.

Nos últimos anos, governos e empresas têm trabalhado em conjunto para que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) sejam incorporadas às salas de aula de forma adequada e efetiva. A televisão também estimula a convergência nas telas. Canais infantis da TV a cabo, por exemplo, recomendam que as crianças acessem suas páginas web para baixar conteúdo lúdico.

O que muitas vezes esquecemos é que as crianças de hoje serão os adultos de amanhã, motivo pelo qual devemos trabalhar e incentivar os valores que desejamos que perdurem ao longo do tempo. O fato é que os pais e as diferentes instituições – sejam elas públicas ou privadas – precisam saber acompanhar o crescimento e a evolução desta nova geração. O apoio dos adultos e de toda a cadeia educacional é fundamental para que os jovens façam bom uso das novas tecnologias e possam aplicá-las em seu benefício e da sociedade. No final de tudo, o que vale mesmo é incentivar e apoiar os interesses destas crianças, para que no futuro, seus sonhos se tornem realidade.

Rubem Saldanhaé Gerente de Educação da Intel Brasil. 

Brasil tem uma empresa para cada 14 habitantes

Brasil tem uma empresa para cada 14 habitantes

País tem quase 13 milhões de empreendimentos e metade é de empresários individuais, aponta mapeamento do empreendedorismo no Brasil

Por Simão Mairins, www.administradores.com
 
De acordo com um mapeamento divulgado nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Brasil tem atualmente 12.904.523 empresas. Levando em conta que a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a população do país em 2012 é de quase 194 milhões de habitantes, para cada 14 brasileiros existe, hoje, uma empresa. Os empresários individuais representam 50% dos empreendimentos.

Os dados são do Censo das Empresas e Entidades Públicas e Privadas Brasileiras (Empresômetro), que traça um mapa do empreendedorismo no Brasil. De acordo com o levantamento, 90% (cerca de 11,6 milhões) das empresas brasileiras são iniciativas privadas, 9% (1,1 milhão) são sem fins lucrativos e 1% (96,9 mil) são públicas governamentais. Os números consideram matrizes e filiais de forma isolada.

O censo do IBPT aponta que os empresários individuais (6,4 milhões) respondem por 50% dos negócios existentes no Brasil. O levantamento, entretanto, separa a categoria em duas: empresário Individual (3,9 milhões, o equivalente a 30% do total) e Micro Empreendedor Individual – MEI (2,5 milhões, 20% do total).

São Paulo concentra quase 30% das empresas do Brasil

No levantamento por estados, São Paulo lidera, concentrando 29,3% das empresas do país (3.782.075). Roraima aparece na ponta oposta, com apenas 23.852 empresas (0,2% do total).


Na segmentação por região, o Sudeste é a que mais concentra empreendimentos, com 6.369.797 (49,3% do país). O Nordeste aparece logo em seguida, com 2.410.249 (18,68%). 

Abaixo, veja os nomes mais comuns de empresários individuais e de empresas no Brasil



 
http://www.administradores.com.br

Achocolatado lança ação com "assalto ao contrário"

Achocolatado lança ação com "assalto ao contrário"

Na propaganda, um grupo de pessoas mascaradas realiza um "assalto ao contrário." Ao invés de levar produtos da loja, eles colocam unidades do Oak Milk na prateleira

Por Redação , Administradores.com
 
O achocolatado australiano Oak Milk lançou uma ação de marketing de guerrilha, a fim de sanar problemas de distribuição do produto.
Na propaganda, um grupo de pessoas mascaradas realiza um "assalto ao contrário". Ao invés de levar produtos da loja, eles colocam unidades do Oak Milk na prateleira. A marca também incentiva os internautas a participarem da ideia, sugerindo lojas e supermercados que não vendem o produto. A indicação pode ser feita por meio de um aplicativo no Facebook.

Veja abaixo o vídeo com a ação da marca:

 

Bob’s investe R$ 7 milhões em ação que dará 10 mil milkshakes

Bob’s investe R$ 7 milhões em ação que dará 10 mil milkshakes

Com o conceito “O que é incompartilhável para você?” a rede de fast food quer se aproximar dos consumidores, que deverão revelar segredos para ganhar a bebida

Por Isa Sousa, Mundo do Marketing
 
O Bob's investiu R$ 7 milhões em uma ação de Marketing para estreitar relacionamento com os consumidores. Com o conceito "O que é incompartilhável para você?", a rede distribuirá 10 mil milk shakes.

Na primeira fase da promoção, os consumidores deverão se cadastrar em um aplicativo no Facebook ou no hotsite chamado "Post Incompartilhável" e expor fatos de sua vida em troca da bebida. Na segunda fase, a mecânica é basicamente a mesma e a premiação passa a ser o direito de comprar um milk shake de 500 ml e levar outro de 300 ml de graça.

Os internautas devem acessar o hotsite da iniciativa ou a página do Bob´s Brasil no Facebook. A rede ainda divulgará a ação com material nos pontos de venda. 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Caixa também reduzirá tarifas ainda nesta semana

Caixa também reduzirá tarifas ainda nesta semana

Banco diz que redução é questão de estratégia e concorrência


A Caixa Econômica Federal vai anunciar ainda nesta semana a redução de algumas tarifas bancárias para pessoas físicas, segundo o vice-presidente de Finanças do banco, Márcio Percival.

Nesta segunda-feira, o Banco do Brasil cortou suas tarifas em até 34% após pressão do Ministério da Fazenda. De acordo com Percival, no caso da Caixa, a redução é uma questão de estratégia e concorrência e não há pressão do governo para isso.

— Nesse cenário de concorrência, a Caixa está sempre buscando as menores taxas de juros e de serviços do mercado. Vamos fazer isso de forma responsável, avaliando a estrutura de custos do banco — afirmou.

De acordo com o executivo, a magnitude dos cortes ainda está em estudo. Já está definido que haverá redução na cesta padrão de serviços, que hoje é de R$ 10,00. No BB, essa cesta teve seu preço reduzido de R$ 13,50 para R$ 9,90. A Caixa também vai cortar tarifas isoladas, como DOC/TED, saques, ordem de pagamento e 2ª via de cartões.

O BB anunciou a redução de 24 tarifas classificadas pelo Banco Central como prioritárias a partir da próxima semana. Delas, 22 ficaram mais baratas que na Caixa, a maioria com diferença entre cinco e trinta centavos no valor. Outras duas, com o mesmo preço, na comparação entre os novos valores divulgados pelo BB e os números da Caixa que constam da pesquisa feita pelo BC.

Exportações de frango em setembro igualam volume de 2011

Exportações de frango em setembro igualam volume de 2011

Receita teve queda de 3,4% conforme dados divulgados pela Ubabef

 
Exportações de frango em setembro igualam volume de 2011 Sirli Freitas/Agencia RBS
Setor reduziu em 10% a produção de frango no país Foto: Sirli Freitas / Agencia RBS
Nestor Tipa Júnior

As exportações brasileiras de carne de frango permaneceram estáveis no mês de setembro em relação ao mesmo período de 2011. Dados da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) com base em números do Ministério do Desenvolvimento indicam que o volume cresceu apenas 0,4% chegando a 305,7 mil toneladas.

Em relação à receita, o mês passado fechou com US$ 632,7 milhões, queda de 3,4% no comparativo com setembro de 2012. No acumulado do ano, o volume cresceu 0,9%, chegando a 2,92 milhões de toneladas. No entanto a receita caiu 6,9% no período calculado de janeiro a setembro. No acumulado do ano o valor é de US$ 5,61 bilhões.

Segundo o presidente da Ubabef, Francisco Turra, a manutenção dos embarques tem sido fundamental para conter a crise de produção da avicultura brasileira, considerada pelo setor uma das piores da história da atividade no país.

– Tivemos que reduzir em 10% a nossa produção nacional devido as altas nos custos de insumos para a ração animal. As empresas não tinham mais como bancar esta alta – ressalta.

Em reunião com o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, Turra pediu a ampliação do Reintegra (programa de devolução dos impostos indiretos que incidem sobre a exportação) para outros produtos além da carne processada. O governo vai criar um grupo de trabalho para monitorar a crise do setor avícola.

– O setor tem R$ 2 bilhões para recuperar em créditos do governo. Queremos garantir um fundo para que as pequenas e médias indústrias possam recuperar a competitividade – afirma Turra.

FMI reduz projeção de PIB brasileiro para 1,5% em 2012

FMI reduz projeção de PIB brasileiro para 1,5% em 2012

O Fundo manteve a projeção da alta da inflação no Brasil de 5,2% para este ano e reduziu suavemente a estimativa para 2013, pois passou de elevação de 5% para 4,9%


O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez uma sensível redução da estimativa de crescimento do Brasil em 2012. A projeção passou de uma alta de 2,5%, feita recentemente em julho, para uma elevação de 1,5%, um pouco inferior à previsão do Banco Central, que há quase duas semanas passou para 1,6% sua estimativa.

Tal desaceleração expressiva do País não foi sentida apenas na economia local, mas provocou impactos expressivos na América Latina, pois, conforme o FMI, foi responsável em grande medida pela perda de vigor da região, que registrou uma velocidade do PIB ao redor de 3% na primeira metade de 2012. A revisão do crescimento brasileiro foi a segunda maior feita pelo FMI entre países avançados e emergentes, ficando atrás apenas da Índia, cujos números diminuíram de um incremento de 6,2% para 4,9% em 2012.

De acordo com o relatório Perspectiva da Economia Mundial, divulgado nesta segunda-feira, o FMI também reviu para baixo a projeção do PIB do Brasil de 2013, de uma alta de 4,6% para uma elevação de 4,0%. Para a instituição, não foi somente o contágio da crise internacional, sobretudo a recessão na zona do euro, que fez com que o país desacelerasse tanto em tão pouco tempo.

"A retomada do crescimento foi abaixo do esperado no Brasil - uma importante causa do desempenho regional mais fraco - devido a condições externas precárias e à transmissão mais lenta da distensão da política monetária desde agosto de 2011 como resultado do aumento da inadimplência, depois de muitos anos de rápida expansão do crédito", apontou o FMI.

A necessidade de aperto dos juros em 2011 pelo BC para conter a inflação e a adoção de medidas macroprudenciais naquele ano para reduzir a forte expansão de alguns segmentos de crédito também foram apontados pelo FMI como elementos que contribuíram para a maior desaceleração do PIB do País neste ano.

Embora a redução do ritmo do PIB do Brasil tenha sido avaliada pelo FMI como mais forte do que a da América Latina, classificada como "moderada", o Fundo manifesta que a economia nacional deve pegar tração no fim de 2012, puxada pela demanda doméstica. Esse movimento terá como um dos principais agentes responsáveis o ciclo de redução da Selic pelo Banco Central, que reduziu a taxa básica de 12,50% para os atuais 7,5% ao ano.

Programa estimula consumidor a verificar prazo de validade

Programa estimula consumidor a verificar prazo de validade

Ao passar no caixa, cliente que encontrar produto vencido poderá levar outra mercadoria de graça


Conferido por uns e negligenciado por outros, o prazo de validade dos produtos representa mais do que uma data máxima para o consumo.

Por trás da informação estampada nos rótulos, estão garantidas as características e a qualidade dos alimentos.

Embora não seja um hábito seguido à risca pelos consumidores, verificar a validade antes de consumir é essencial para a segurança alimentar.

— O prazo é estabelecido por meio de análises, que determinam o tempo em que podem ocorrer alterações químicas e modificações nas propriedades dos alimentos — explica Marilene Vasata Sgarbi, presidente da Associação Gaúcha de Nutrição.

Até a data do vencimento, as empresas garantem as características que podem ser percebidas pelos sentidos humanos, como cor, brilho, paladar, odor e textura. Após o prazo, o fabricante pode se isentar de responsabilidade sobre o alimento consumido.

— O alimento que contém alguma gordura pode se oxidar e mudar de cor — exemplifica Marilene.
Habituada a verificar apenas a validade de produtos perecíveis, como carnes e lácteos, a funcionária pública Ana Paula Giacomolli Beheregaray, 29 anos, já comprou alimentos estragados:

— Algumas vezes voltei para trocar e outras acabei deixando por preguiça.

Uma iniciativa a ser lançada hoje na Capital deverá despertar a consciência dos consumidores que ainda não têm o hábito de verificar a validade de todas as mercadorias. O Procon de Porto Alegre e a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) implantarão um programa que irá permitir ao consumidor receber gratuitamente a mesma quantidade de produtos com prazo de validade vencido que encontrar na área de vendas dos supermercados.

— É um incentivo para os consumidores ficarem mais atentos e rigorosos na hora da compra — diz Flávia do Canto Pereira, diretora executiva do Procon de Porto Alegre.

A iniciativa, intitulada "De olho na validade", foi implantada com sucesso em três capitais brasileiras — São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A partir de hoje, os supermercados associados à Agas terão 45 dias para se adaptar à regra. A medida valerá somente antes de o consumidor passar pelo caixa.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Os dados curiosos das eleições no Rio Grande do Sul

Os dados curiosos das eleições no Rio Grande do Sul


Veja os eleitos mais jovens, os mais velhos e os mais votados


As eleições municipais deste domingo tiveram algumas curiosidades em várias cidades do Estado, como uma garota eleita vereadora aos 17 anos, em Ipê — mas que completará a maioridade no mesmo dia em que assumir o cargo, 1º de janeiro. Na outra ponta, o vereador mais velho, em Alegrete, tem 77 anos completados em agosto. Veja essa e outros estatísticas curiosas das eleições, fornecidadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Prefeito com maior porcentagem de votos totais (sem ser candidato único e sem o segundo colocado ter zero voto)
Luiz Felipe Brenner Machado (Peta) (PDT), em Santa Margarida do Sul — 73,39% (1.751 votos)

Vereador com maior porcentagem de votos totaisCarla Cristine Wittmann Chamorro (PTB), em Morro Reuter — 18,31% (842 votos)

Vereador com maior número de votosPedro Ruas (PSOL), em Porto Alegre — 14.610 votos (1,67% dos votos totais)

Prefeito mais jovemClaudia Schenkel (PSDB), em Picada Café — 26 anos (16/08/1986)

Prefeito mais velhoMiguel Schmitt-Prym (PP), em Panambi — 75 anos(31-08-1937)

Vereador mais jovemGislaine Ziliotto (PT), em Ipê — 17 anos (01/01/1995)

Vereador mais velho
Adão Conceição Dornelles Faraco (PMDB) (Adão Faraco), em Alegrete — 77 anos (08/12/1934)

Cidade com menor diferença de votosRelvado, com 2 votos — Adroaldo da Croc (PT) fez 988 votos, e Jatir Radaelli (PMDB), 986 votos

Cidade com a maior abstençãoSantana do Livramento — 24,79% (17.429 votantes)

Cidade com maior número de votos em brancoPorto Alegre, com 40.061 votos

Cidade com maior porcentagem de votos brancosGentil, com 30,27% de votos brancos (464 votos)

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...