sábado, 15 de outubro de 2011

Volkswagen avalia credenciais do RS para receber fábrica


Cúpula da montadora teve reuniões com governo, empresários e profissionais de RH para analisar projeto de R$ 3 bilhões

Charles Guerra, BD /
O potencial da mão de obra, a qualificação e o relacionamento com os sindicatos estão entre as vantagens do RS para atrair montadora
Foto: Charles Guerra, BD
Maria Isabel Hammes | bela.hammes@zerohora.com.br
Foi com picanha cortada em fatias, risoto (salgado, para alguns paladares) e sagu e ambrosia de sobremesa que o governo do Estado recebeu a cúpula da Volkswagen, indústria que analisa a possibilidade de construir nova fábrica no Brasil — investimento calculado em R$ 3 bilhões.

Na noite de quinta-feira, o governador Tarso Genro recebeu, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, um grupo de cerca de 10 dirigentes e executivos da montadora, liderados pelo alemão Alexander Seitz (foto ao lado), vice-presidente de Suprimentos da Volkswagen para a América do Sul.

Ao todo, cerca de 40 pessoas participaram do jantar, entre os quais os secretários Mauro Knijnik, do Desenvolvimento, e Odir Tonollier, da Fazenda, além de empresários da Federação das Indústrias e de outros segmentos econômicos. E foram esses empresários, além do governo, claro, os encarregados de responder aos inúmeros questionamentos dos dirigentes da multinacional alemã. No caso, pontos positivos e negativos do RS para a atração de investimentos.

Manifestantes montam acampamento na Praça da Matriz, na Capital


Cantor Tonho Crocco se apresenta a partir das 20h deste sábado


Lauro Alves / Agencia RBS
Manifestantes se reúnem na Praça da Matriz, onde mais tarde Tonho Crocco se apresenta
Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

O grupo de manifestantes que integra o movimento 15 de Outubro - Unidos por Mudança Global se reúne na tarde deste sábado na Praça da Matriz, em Porto Alegre. Eles vão passar a noite na praça, onde muitos shows já foram confirmados, entre eles o do cantor Tonho Crocco, que deve se apresentar às 20h.

Segundo a estudante Raquel Matos, do Movimento Juntos, o "15", o público está animado e já organiza atividades, já que a pluralidade de ideias entre os participantes é grande. A manifestação termina neste domingo, ao meio-dia no Parque de Redenção, onde teve início.

— Estamos respondendo ao chamado dos Indignados, da Espanha — afirma Raquel.

Porto Alegre está entre as 951 cidades que aderiram aos protestos que pedem mudanças globais, de econômicas a políticas.

Participam do protesto entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), a Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), a União da Juventude Socialista (UJS), o LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), o Movimento Juntos, o Movimento Kizumba e a Associação Software Livre (ASL), entre outros.

Cristina Kirchner será reeleita no 1º turno, dizem pesquisas



Cristina Kirchner será reeleita no 1º turno, dizem pesquisas
Cristina Kirchner será reeleita no 1º turno, dizem pesquisas

Buenos Aires, 15 out (EFE).- A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, pode ser reeleita no primeiro turno das eleições gerais do dia 23 com mais de 50% dos votos e uma vantagem de mais de 35 pontos, afirmam as últimas pesquisas eleitorais.

As diferentes consultorias afirmaram que o socialista Hermes Binner, governador da província de Santa Fé, que ficou em quarto nas eleições primárias de agosto, será o candidato da oposição com a melhor classificação, entre 14 e 17% dos votos.

Pelo terceiro posto brigam o radical Ricardo Alfonsín, filho do ex-presidente Raúl Alfonsín (1983-1989), e o peronista dissidente Alberto Rodríguez Saá, governador da província de San Luis há oito anos.

Em três das quatro enquetes publicadas neste sábado pelo jornal 'Clarín', Rodríguez Saá tem entre 9 e 10,2% das intenções de voto, na frente de Alfonsín, que deve obter entre 6,8 e 9,1% dos votos. Entretanto, a pesquisa da empresa de consultoria OPSM situa o radical na frente do peronista com 13 e 8%, respectivamente.

O peronista dissidente Eduardo Duhalde, que presidiu a Argentina entre 2002 e 2003, acumularia entre 4,6 e o 6,3% dos votos, segundo as pesquisas.

Os outros dois candidatos, Elisa Carrió e o Jorge Altamira, não chegam a 6% dos votos em conjunto.
As enquetes estimam que a presidente terá entre 52 e o 53% dos votos, por isso melhoraria os resultados das primárias, nas quais obteve 50,2%.

A lei eleitoral argentina estabelece que este sábado é o último dia no qual as pesquisas sobre as eleições podem ser publicadas.

Mantega diz que Brasil está pronto para proteger sua economia


FRANKFURT (Reuters) - O Brasil está pronto para dar passos adicionais a fim de proteger a economia em caso de uma recessão nos Estados Unidos e na Europa, disse o ministro da Fazenda brasileiro, Guido Mantega, segundo reportagem publicada em um jornal alemão.

Em uma entrevista para o Euro am Sonntag, Guido Mantega disse que o Brasil estava relativamente isolado da atual turbulência mundial, dado que suas exportações contribuem apenas para 13 por cento de seu produto e seu índice de dívida em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) está abaixo de 39 por cento.

'Somos menos dependentes das flutuações da economia internacional devido a nossa enorme e dinâmica demanda interna', garantiu Mantega ao jornal.

'No entanto, naturalmente tomaremos as medidas necessárias, seja com políticas vinculadas aos impostos ou à moeda, em caso de uma escalada da crise,' afirmou.

Mantega reiterou que os governos estão retomando táticas para obter posições competitivas.
'Estamos claramente em meio a uma guerra de divisas,' disse.

Em suas declarações para o Euro am Sonntag, Mantega manteve as expectativas de que a inflação, que vem sendo impulsionada por preços mais altos das matérias-primas, alimentos, principalmente, comece a desacelerar no país.

REDUÇÃO DA POBREZA

'Os fatores externos são responsáveis (pela aceleração da inflação), especialmente pelo enorme excesso de liquidez mundial devido à política monetária de alívio quantitativo nos Estados Unidos, além de um aumento nos custos de produção,' indicou.

'(A inflação) já alcançou seu auge e os preços logo voltarão a cair. Para o ano o valor será inferior aos 6,5 por cento,' disse o ministro.

Além disso, Mantega disse que espera que a economia brasileira continue expandindo no médio prazo.
'Para os próximos dois anos esperamos um crescimento médio acima de 5 por cento, assumindo que a crise não aumente mais. Deverá ser uma expansão sólida, em linha com a inflação, que está sob controle,' disse.

Segundo Mantega, os avanços na produção devem ajudar a reduzir a pobreza no Brasil, que caiu pela metade nos últimos oito anos.

'Nesses oito anos, mais de 29 milhões de pessoas se uniram à classe média, que já incluía 100 milhões de brasileiros. Foram criados 17 milhões de empregos durante um período em que o país cresceu em média 4 por cento,' explicou o ministro.

Manifestação termina em vandalismo e deixa dezenas de feridos em Roma


Manifestação termina em vandalismo e deixa dezenas de feridos em Roma
Manifestação termina em vandalismo e deixa dezenas de feridos em Roma

Roma, 15 out (EFE).- Os confrontos entre a Polícia italiana e centenas de vândalos transformaram Roma no cenário de uma batalha campal durante mais de quatro horas neste sábado, deixando dezenas de feridos entre manifestantes e policiais, além de inúmeros prejuízos materiais.

A Polícia teve de recorrer à força para dispersar os vândalos, que incendiaram veículos, atacaram bancos e estabelecimentos comerciais e jogaram pedras e pedaços de madeira durante uma manifestação contra o sistema financeiro em Roma.

Caminhões da Polícia intervieram lançando jatos d'água e bombas de gás lacrimogêneo para dispersar o grupo de baderneiros que transformou o que era uma pacífica manifestação em uma batalha campal.
Ao término do protesto - que teve a participação de 200 mil pessoas, segundo os organizadores e a imprensa italiana - na Praça de São João de Latrão, milhares de manifestantes assistiam atônitos às cenas de guerra.

Os incidentes começaram na rua Cavour, onde os radicais atearam fogo a vários veículos e saquearam lojas e agências bancárias.

Depois, os distúrbios continuaram na rua Labicana, onde grupos de vândalos atearam fogo a dois andares de um prédio do Ministério da Defesa.

Posteriormente, os incidentes seguiram para a rua Merulana, perto da Praça de São João de Latrão, onde terminava a passeata e os arruaceiros armados de paus e barras continuaram jogando objetos contra os policiais.

Quando chegou, a Polícia foi aplaudida pela maioria dos manifestantes, que várias vezes tinham tentado afastar os vândalos. Um grupo de manifestantes chegou a reter três dos radicais e os entregou à Polícia.

O protesto, que começou de forma pacífica, foi liderado por um grande cartaz no qual se podia ler: 'Povos da Europa, rebelai-vos', e contou com a participação de representantes de sindicatos italianos, movimentos de civis e grupos estudantis.

Os distúrbios obrigaram os organizadores da manifestação a suspender os comícios que tinham convocado na chegada à Praça de São João de Latrão.

A mobilização em Roma faz parte da iniciativa internacional convocada para 951 cidades de 82 países, em protesto contra o sistema financeiro mundial e em linha com as manifestações do movimento Occupy Wall Street, que mobiliza Nova York há quase um mês.

Ministro é acusado de liderar fraude no Esporte

BRASÍLIA - O ministro do Esporte, Orlando Silva, é apontado como principal beneficiário de um suposto esquema de desvio de dinheiro público por meio de convênios de sua pasta com Organizações Não Governamentais (ONGs) pelo policial militar João Dias Ferreira, investigado como um dos integrantes do grupo.

O 'Estado' revelou, em uma série de reportagens publicadas em fevereiro deste ano, que o principal programa do ministério, o Segundo Tempo, se transformou em um instrumento financeiro do PCdoB, partido de Orlando Silva. Sem licitação, o ministro entregou o programa a entidades ligadas ao partido, cujos contratos com essas ONGs somaram R$ 30 milhões só em 2010.

Em entrevista à revista Veja, o policial militar e ex-militante do PCdoB, confirma o favorecimento do partido nos contratos e afirma que o ministro recebeu pessoalmente remessas de dinheiro do esquema. A entrega, segundo a reportagem, foi feita dentro da garagem do Ministério do Esporte por Célio Soares Pereira, que servia de motorista e mensageiro do grupo. À revista, Pereira afirmou que esteve pelo menos quatro vezes entregando dinheiro na garagem do ministério, além da ocasião em que repassou diretamente ao ministro 'maços de notas de R$ 50 e R$ 100' em uma caixa de papelão.

Pereira afirma que recolheu o dinheiro com representantes de entidades no Distrito Federal que recebiam verba do programa Segundo Tempo. Ele disse ainda que fazia as cobranças nas ONGs quase todo mês. Dentro do esquema, segundo revelou o policial João Dias Ferreira na entrevista, cabia ao PCdoB indicar os fornecedores e as pessoas encarregadas de arrumar notas fiscais frias para justificar as despesas fictícias. As ONGs tinham de dar até 20% no ato de cada liberação dos recursos.

O esquema, segundo a reportagem, funciona desde a gestão de Agnelo Queiroz, ministro do Esporte (de janeiro de 2003 a março de 2006) e atual governador do Distrito Federal. O ex-militante comunista afirma que o ministro chegou a usar parte do dinheiro desviado do ministério para pagar uma gráfica que fez adesivos para a companha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006.

O ministro deve ir à Câmara dos Deputados esta semana para prestar esclarecimentos sobre as denúncias nas comissões de Fiscalização e Controle e de Desportos e Turismo. 'Pessoas inidôneas não possuem condições morais para fazer acusações levianas e indignas. A resposta será a transparência e a vinda a público para oferecer a verdade à opinião publica', afirmou o líder do PC do B, deputado Osmar Júnior (PI).

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Fiscal acusado de passar cantada após blitz no RS é demitido

O agente de trânsito acusado de enviar uma cantada via mensagem SMS a uma motorista que teve a carteira de habilitação (CNH) apreendida em uma blitz em Porto Alegre (RS) foi demitido na manhã desta sexta-feira, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Segundo a mulher, o agente enviou um torpedo a seu telefone celular após ter acesso ao número de telefone durante uma barreira da Balada Segura, que fiscaliza o cumprimento da Lei Seca na capital gaúcha.

"Peguei o numero teu enquanto vc disse pro colega qdo ele pediu teu endereço. So quero que digas se posso saber teu MSN, facebook, Orkut algo do tipo p/ conversarmos melhor. Me dá um retorno se possivel, sou o rapaz quem fez os testes do bafometro em vcs!", dizia a mensagem. Após a abertura de procedimento administrativo, a direção da empresa decidiu por desligar o agente de seus quadros de funcionários.

Em nota, a EPTC afirma que "a atitude do agente foi incompatível com os procedimentos exigidos e adotados diariamente na fiscalização do trânsito". O diretor da empresa, Vanderlei Cappellari foi convocado a explicar o episódio na próxima quarta-feira, no plenário da Câmara de Vereadores.

BMW apresenta o novo Série 3

Sexta geração do modelo começa a ser vendida em 2012.
Há opção de motor 2.0 turbo, de 245 cv; versão híbrida é confirmada.

Do G1, com agências internacionais

A BMW revelou nesta sexta-feira (14), na Alemanha, a sexta geração do Série 3, um dos modelos de maior sucesso da marca. O sedã ficou maior, mas sem grandes surpresas no design -parece um Série 5 menor. As vendas devem começar em fevereiro do ano que vem na Europa e nos Estados Unidos. Até o fim do ano a montadora diz que vai lançar uma versão híbrida, com motor a combustão combinado a outro elétrico.

bmw série 3 (Foto: AP/Divulgação)
BMW apresentou o novo Série 3 na Alemanha (Foto: AP/Divulgação)

O entreeixos do Série 3 ficou cerca de 5 centímetros maior e a largura aumentou em cerca de 1 centímetro. No interior há mais espaço para as pernas nos bancos traseiros. O peso diminuiu em cerca de 40 kg na comparação com a geração anterior. No visual, a linha ganha faróis mais alongados que se encontram com tradicional grade dos carros da marca. Serão oferecidas três versões de acabamento: Sport Line, Luxury Line e Modern Line.

bmw série 3 (Foto: Michaela Rehle/Reuters)
Faróis ficaram mais alongados na nova geração (Foto: Michaela Rehle/Reuters)

O 335i recebe motor turbo de 3.0 litros, de 6 cilindros, que desenvolve 300 cavalos, e 328i conta com o novo motor turbo 2.0 litros, de quatro cilindros, que entrega 240 cv. É o mesmo que equipa o BMW Z4 sDrive28i e segue a tendência da marca de blocos menores, porém mais potentes. Além disso, serão oferecidas duas versões 320d, a diesel. Há duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou o novo automático de oito.

bmw série 3 (Foto: Divulgação)
Vendas do novo Série 3 começam em fevereiro de 2012 (Foto: Divulgação)

Brasileiros preferem a poupança

Estrategista explica que essa atitude se deve a três principais fatores: por uma questão cultural; falta de conhecimento e segurança para investir em algo que já se conhece

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br
 
O Banco Central constatou, por meio de pesquisa, que a poupança é a modalidade de investimento mais utilizada pelos brasileiros. A captação líquida cresceu no mês de setembro, representando um aumento de 88% em relação a agosto, o que quer dizer que ocorreram mais depósitos em relação ao número de saques.

Diante deste cenário, Cláudia Augelli, estrategista de investimentos da Eugênio Invest, empresa focada em educação financeira, consultoria e gestão, explica que essa preferência dos brasileiros pela poupança, mesmo não sendo a aplicação mais rentável, se deve a três principais fatores: por uma questão cultural; falta de conhecimento mesmo com o avanço da educação financeira e segurança para investir em algo que já se conhece.

Além disso, Cláudia explica que desde o início do ano que as ações brasileiras estão baratas e isso ajudou a atrair muitos iniciantes para a bolsa, mas muitos deles não tiveram boas experiências. " Muitos investidores devem ter encerrado suas posições com prejuízo e migrado para a poupança." Num ano em que a Bolsa acumula um prejuízo de mais de 20%, é compreensível que a poupança chame a atenção do investidor, que prefere não ganhar muito, do que perder", destaca Claudia Augelli.

Por outro lado, a estrategista considera que para quem está pensando na aposentadoria a melhor alternativa é uma carteira bem diversificada, que misture ativos de pouco, médio e muito risco. Sendo que as proporções dessa mistura, vão depender do perfil do investidor. " Devemos tomar certos cuidados na escolha dos investimentos que visam a aposentadoria, avaliando sempre o rendimento "real" (que é o rendimento nominal descontado a inflação). A inflação corrói o poder de compra do investidor, e como em nosso País ainda temos uma inflação ainda muito alta, essa deve ser uma preocupação", complementa Cláudia.

Segundo Cláudia, a poupança é uma excelente alternativa para quem tem pouco dinheiro para investir ou vai precisar dos recursos no curto prazo. Pelas regras atuais, a caderneta de poupança rende a variação da TR (taxa referencial de juros) acrescida de 6,13% ao ano. "Quando a taxa Selic está alta, não é a melhor opção. Porém, se a Selic cai muito, as cadernetas ficam, comparativamente, mais atrativas do que outras aplicações financeiras", avalia Cláudia Augeli, ressaltando que as aplicações em poupança têm a vantagem da isenção do imposto de renda e na renda fixa pode chegar a 22,5% sobre o rendimento.

Cláudia conclui que deve ficar bem claro para o investidor que não existe investimento bom ou ruim. "Existe o investimento mais adequado para cada tipo de perfil e para cada tipo de mercado. Fazer uma boa alocação é um exercício diário, nenhuma estratégia é boa o tempo todo, em todos os cenários". Segundo ela "O hábito de poupar mensalmente é bem importante para quem possui objetivos de longo prazo. O poder exponencial dos juros compostos é um grande aliado. Sem contar que a Selic é atualmente a maior taxa de juros do mundo". 
RS: protesto obriga Dilma a usar carro em trajeto de 50 m

Bancários e servidores públicos tumultuaram passagem de Dilma pela região central de Porto Alegre. Foto: Tárlis Schneider/Agência Freelancer/Especial para Terra Bancários e servidores públicos tumultuaram passagem de Dilma pela região central de Porto Alegre
Foto: Tárlis Schneider/Agência Freelancer/Especial para Terra

Daniel Favero Direto de Porto Alegre


Dezenas de bancários e servidores dos Correios, da saúde estadual e da Justiça Federal organizaram um protesto em frente à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na manhã desta sexta-feira, durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Porto Alegre. Na saída da Assembleia, Dilma tentou evitar os manifestantes e teve que ir de carro ao Palácio do Piratini, sede do governo estadual, distante cerca de 50 m - um trajeto que normalmente é feito a pé.

Munidos de apitos e narizes de palhaço, os manifestantes soltaram fogos de artifício durante o discurso de Dilma na Assembleia Legislativa, tumultuando a cerimôniade lançamento do Pacto Brasil Sem Miséria na Região Sul.

Dilma chegou por volta das 10h20 à Assembleia, onde recebeu do presidente da Assembleia, deputado Adão Villaverde (PT), a Medalha do Cinquentenário da Legalidade e uma publicação que relata as atividades realizadas pela Casa em homenagem aos 50 anos do Movimento da Legalidade, desencadeado para garantir a posse de João Goulart na Presidência após a renúncia de Jânio Quadros.

Dilma foi recebida por Villaverde e pelo governador do Estado, Tarso Genro. Na Sala da Presidência da Assembleia já aguardavam Dilma o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Sofia Cavedon (PT), e a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário (PT), além dos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Ana Amélia Lemos (PP-RS). A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), também recepcionaram a presidente.

Dilma assinou, ao lado dos três governadores dos Estados da Região Sul do País - Tarso Genro (RS), Raimundo Colombo (Santa Catarina) e Beto Richa (Paraná) - o Pacto Sul - Brasil Sem Miséria, que prevê diversas ações para erradicar a pobreza na região. Segundo o governo federal, o programa pretende beneficiar, em todo o País, 16,2 milhões de pessoas, sendo que a Região Sul responde por 4,3% do total.
Estima-se que 61% da população mais pobre da região está concentrada na área urbana. O programa espera erradicar a pobreza através de ações que garantam a transferência de renda, a inclusão produtiva, o acesso a serviços públicos, saúde, educação, assistência social, saneamento e energia elétrica.

Protestos
Além das manifestações dos bancários e dos servidores públicos, trabalhadores da área carbonífera do Estado fizeram um protesto que bloqueou a BR-290 na altura da Ponte do Guaíba, principal ligação de Porto Alegre com o sul gaúcho. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 40 manifestantes desceram de um ônibus no km 96 da rodovia, por volta das 8h30. Em seguida, quatro caminhões usados para o transporte de carvão fecharam as pistas, bloqueando o trânsito nos dois sentidos.

Ainda de acordo com a PRF, os manifestantes pretendiam apresentar à presidente Dilma queixas sobre a atual situação do setor, que, segundo os organizadores do protesto, estaria sendo preterido em leilões de energia promovidos pelo governo federal. Após duas horas de negociação, os manifestantes liberaram a via totalmente por volta das 10h30.

Com informações da Agência da ALRS.

Berlusconi obtém voto de confiança do Parlamento

 
Por Gavin Jones e Philip Pullella

ROMA (Reuters) - O premiê italiano, Silvio Berlusconi, obteve um voto de confiança nesta sexta-feira na câmara baixa do Parlamento, que deu a seu governo de centro-direita um novo, mas provavelmente efêmero, prolongamento de vida.

A moção de confiança em Berlusconi, que disse antes da votação que a Itália mergulharia em uma catástrofe econômica e social se seu governo caísse agora, obteve 316 votos a favor, e 301 contra.

O resultado era incerto até o último minuto e mesmo alguns membros da coalizão de centro-direita expressaram incertezas, demonstrando nervosismo antes da votação para decidir se o governo seguiria adiante.

Um parlamentar da coalizão, Francesco Nucara, disse à câmara que estava votando para salvar o governo pelo bem do país, mas expressou abertamente seu descontentamento com Berlusconi, sua forma de conduzir o governo de centro-direita e sua escolha de ministros.

"Você colocou algumas pessoas em seu governo que não são dignos de ser guardiões de algumas de suas empresas", disse Nucara em seu pronunciamento antes da votação.

O governo de Berlusconi tem sido manchado por escândalos, estagnação econômica e intensa pressão dos mercados financeiros.

Berlusconi foi obrigado a convocar a votação depois que sua coalizão, dividida e indisciplinada, sofreu um grande constrangimento quando fracassou em aprovar uma provisão orçamentária de rotina na terça-feira.
Segundo uma pesquisa da Reuters com 20 analistas na quinta-feira, a Itália já estava em recessão, mal conseguiu algum crescimento em 2012 e descumprirá as metas de déficit fiscal do governo.

Sua dívida soberana foi rebaixada no mês passado pela Standard & Poor's, Moody's e Fitch, e desde agosto o país vem dependendo do Banco Central Europeu para comprar títulos e impedir que os juros cheguem a níveis instáveis.

Campeonato Gaúcho de Automobilismo

Empresa é condenada por deixar de fornecer contracheque a trabalhador
Um ex-empregado da Viação Transmoreira Ltda. vai receber indenização por danos morais, em razão dos constrangimentos sofridos, quando, no dia a dia, lhe era exigido apresentar comprovação de renda e ele não tinha como fazer isso, porque a empresa não fornecia os contracheques mensais. O processo foi julgado pelo juiz titular Marcelo Moura Ferreira, na 3a Vara do Trabalho de Contagem, que deferiu a reparação, por entender que a conduta da reclamada vai muito além do simples descumprimento de uma obrigação contratual, atingindo as relações privadas do trabalhador, principalmente as de consumo.
O trabalhador alegou que não recebia holerites da empregadora e, por isso, a comprovação de renda na condição de consumidor, seja em estabelecimentos bancários ou comerciais, era dificultada. A empresa não negou o fato, mas defendeu-se dizendo que efetuava o crédito do empregado diretamente em sua conta salário e, por essa razão, não precisava fornecer o recibo salarial. No entanto, em audiência, entregou ao reclamante os holerites pedidos, pretendendo encerrar a discussão.
Mas essa postura da empresa, na visão do magistrado, não modifica o dano que já ocorreu, e por inúmeras vezes. Segundo o julgador, a função dos recibos salariais não é apenas proporcionar meios para que o empregado confira os valores pagos. Esses documentos visam também, e principalmente, facilitar a vida do trabalhador em suas relações de trato pessoal. Até porque, hoje em dia, a aquisição de bens, em quase 100% dos casos, só pode ser feita mesmo por meio do crediário. E a abertura do crediário depende da comprovação de renda, que se faz com a exibição dos recibos de salário.
“O empregado, nesta situação, é vítima do patrão dentro e fora da empresa, sobretudo fora dos portões desta, sujeitando-se, em razão da incúria daquele, a toda sorte de humilhações”, enfatizou o juiz sentenciante. Basta imaginar a situação do empregado que, estando em uma loja ou banco, próximo a estranhos e tratando com estranhos, decide comprar e, ao ser perguntado pelo contracheque, para comprovar o ganho mensal, diz que não tem. “É quando o lojista ou o banqueiro, por um preposto seu, nem sempre preparado para lidar com este tipo de situação, lhe diz, sem hesitação, um categórico e sonoro Não”.
Com esse entendimento, o juiz condenou a empresa ao pagamento de indenização por danos morais. A reclamada recorreu da decisão e aguarda o julgamento do recurso pelo Tribunal.

Inadimplência com financiamento de veículos sobe para 4,4% em setembro

SÃO PAULO – A taxa de inadimplência do consumidor em relação ao financiamento de veículos foi de 4,4% em setembro, uma alta de 0,2 ponto percentual se comparada com o resultado obtido em agosto, de 4,2%.

De acordo com o levantamento realizado pela Agência MSantos, desde janeiro de 2011 a inadimplência referente às dívidas de compras de automóveis tem apresentado tendência de aumento de 0,2 p.p., sendo atípico apenas entre os meses de abril e maio, quando o aumento foi de 0,4 p.p.

Segundo o economista da Agência, Ayrton Fontes, a melhor maneira de verificar a existência de tendência de aumento é acompanhar a evolução dos atrasos entre 15 e 90 dias. “A partir do 16º dia de atraso, as agências de cobrança contratadas pelos bancos iniciam um procedimento de cobrança junto ao cliente, já que, normalmente, o boleto é aceito com até 15 dias de atraso pela rede bancária”, justifica.

Pagamentos em atraso

De acordo com Fontes, os escritórios de cobrança continuam enfrentando mais dificuldades com os clientes que não conseguem pagar dívidas a partir de duas parcelas vencidas. Segundo ele, os consumidores que estão devendo somente uma parcela possuem mais facilidade em quitar a dívida.

O levantamento mostra que entre os consumidores que estão inadimplentes com o financiamento do veículo, a maioria pertence à classe média e com renda mensal de R$ 2 mil a R$ 3,5 mil.

Os financiamentos que aparecem com grande número de inadimplentes são os fechados a partir de 2009, com prazo de até 60 meses.

Indicador do BC mostra desaceleração da economia

SÃO PAULO/BRASÍLIA (Reuters) - O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) sofreu queda de 0,53 por cento em agosto contra julho, salientando a desaceleração da economia brasileira há menos de uma semana da próxima reunião do Comitê de Política Econômica (Copom).

Em julho ante junho, o IBC-Br, que é considerado um indicador antecedente do comportamento do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 0,34 por cento, dado dessazonalizado e revisado da leitura preliminar de 0,46 por cento.

'Não imaginava um dado tão ruim (para agosto)', afirmou o economista-chefe do Gradual Investimentos, André Perfeito, que apostava em resultado mais próximo de zero ou apenas ligeiramente negativo.

Ele atribuiu a queda às medidas de aperto monetário promovidas pelo governo até julho, incluindo alta de 1,75 ponto na taxa básica de juro, contingenciamento de despesas orçamentárias e aumento do compulsório bancário.

Apesar do cenário ruim, ele calcula que o BC se manterá fiel ao discurso de 'moderação', e cortará a Selic em mais 0,5 ponto percentual na próxima semana. Se concretizado, o movimento será igual ao dado em agosto e levará a taxa para 11,50 por cento ao ano.

Pesquisa da Reuters mostrou que a maior parte dos economistas aposta agora em mais um corte de 0,5 ponto na próxima reunião do comitê na semana que vem e em novembro, último encontro do ano.

O número de junho do IBC-Br também foi revisado para pior, de queda preliminar de 0,26 por cento para baixa de 0,33 por cento.

Em relação a agosto de 2010, o IBC-Br cresceu 2,02 por cento. No ano, o IBC-Br acumula alta de 3,43 por cento, e de 4,07 por cento em 12 meses.

'O crescimento está acomodando em ritmo maior do que o esperado, provavelmente já refletindo os primeiros sinais das recentes turbulências no mercado e o aumento da incerteza gerados pela crise da dívida europeia', afirmaram em relatório os economistas do Barclays Capital Guilherme Loureiro e Marcelo Salomon, em comentário sobre o IBC-Br.

O indicador do BC veio em linha com outros dados da economia que mostram arrefecimento. As vendas no varejo brasileiro, por exemplo, registraram em agosto a primeira queda mensal desde abril passado, de 0,4 por cento, frente a julho, informou nesta semana o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

(Reportagem de Vanessa Stelzer e Isabel Versiani)

Dilma diz que País libertou-se da supervisão do FMI

CURITIBA - A presidente da República, Dilma Rousseff, disse nesta quinta-feira, 13, em Curitiba, ao anunciar investimento de R$ 1 bilhão, a fundo perdido, para a construção do primeiro trecho do metrô, que isso só é possível porque o País conseguiu libertar-se da 'supervisão' do Fundo Monetário Internacional (FMI). 'Nós sabemos o que é a supervisão do Fundo, sabemos o que é proibir que um país faça investimentos', afirmou a uma plateia de cerca de 500 pessoas previamente cadastradas para participar do ato no salão nobre do Parque Barigui.

Segundo ela, quando o Brasil ainda estava sob a 'gerência' do FMI, havia, no caso do saneamento, apenas R$ 500 milhões para investir em todo o Brasil. 'Isso é o que investimos em uma cidade hoje', acentuou. 'Investir do orçamento 1 bilhão no metrô seria inimaginável.' Ela fez um apelo para que o País continue 'macroeconomicamente muito sério, muito prudente e dando os passos que a gente pode dar com as nossas pernas'. 'Olhando a inflação com um olho e o crescimento com o outro', alertou.

Dilma registrou que nesta sexta-feira, 14, assina, em Porto Alegre, o Pacto do Brasil sem Miséria, com objetivo de tirar mais 16 milhões de brasileiros da pobreza extrema. Ela disse ter participado do 'imenso esforço' feito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de criar o Brasil com 'sustentação muito forte no mercado interno'. Segundo ela, além disso, o Brasil tem bancos fortes, política fiscal consolidada e reservas internacionais. 'Nós temos condições de resistir a esse momento que foi muito grave e tem sido sistematicamente grave porque parece que não há uma convicção política uniforme entre os diferentes líderes sobre como lidar com essa crise internacional', criticou.

O Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade Urbana Grandes Cidades, do governo federal, destinou R$ 1 bilhão, de um total previsto de R$ 2,25 bilhões, a fundo perdido, para o projeto do metrô. Outros R$ 750 milhões devem ser financiados com juros e condições especiais. O restante será investido pelo governo do Estado e pela prefeitura.

Ex-presidente do Grupo Silvio Santos fala sobre sua saída da holding e critica Record

Luiz Sebastião Sandoval abdicou do cargo após o escândalo gerado pela fraude que levou o banco Panamericano à falência. Ao Administradores, ele conta que não concordou com a solução adotada por Silvio para resolver a crise no grupo, fala dos erros do SBT na disputa pela audiência e critica a Record pelo que classificou como "concorrência desleal"

Por Simão Mairins, www.administradores.com.br
 
Presidente do Grupo Silvio Santos por 28 anos, ele entrou para a holding há mais de 40, quando ela ainda era apenas uma única empresa, bem menor que o império em que se transformou. Seu nome: Luiz Sebastião Sandoval, o homem que ajudou a fundar a famosa rede Baú da Felicidade, o SBT e mais uma série de companhias, das quais abdicou de presidir após a descoberta da ainda não muito bem esclarecida fraude que levou o banco Panamericano – uma das empresas do grupo – à falência.

Em fase de divulgação do seu livro "Aprendi Fazendo", que revela os bastidores da sua história no Grupo Silvio Santos, Sandoval aceitou conversar com o Administradores.com.br. Mas, de cara, sua assessoria já deixou o recado: "o Dr. Sandoval pode falar sobre qualquer assunto, exceto o caso do Panamericano".
Aceitamos a condição, seguimos em frente e o resultado foi uma grande entrevista em que ele falou sobre o início do grupo com o Baú da Felicidade, a criação do SBT, a quase candidatura de Silvio Santos à presidência da República, a concorrência da Record – que ele classificou como "desleal" – e ainda conseguimos algumas breves considerações sobre sua saída da holding. Confira abaixo:

luiz sebastiao sandoval
Foto: Divulgação

Como surgiu a ideia de lançar o livro?
A história eu já tinha na cabeça e a intenção de lançar o livro já era antiga, apenas não tinha tempo. Quando sai do grupo, sentei e escrevi.

Qual o grande momento da sua carreira que você relata no livro?
Não há um grande momento. Ele conta minha trajetória de vida e a minha trajetória no Grupo Silvio Santos. Quando eu entrei no grupo, éramos apenas a empresa Baú da Felicidade. E lá fui trabalhando, na área jurídica. Mas como sou um homem de negócios, junto ao presidente da época, nós fomos criando empresas. Depois assumi a presidência do grupo – isso há 28 anos atrás – e continuei esse processo. Criamos uma rede de televisão, um banco e várias outras empresas.

Sua participação no grupo é anterior ao SBT. Você poderia falar um pouco sobre como foi a construção da emissora, que se tornou uma das principais do Brasil?
Tão logo houve a falência da Tupi, os canais ficaram disponíveis e o governo os colocou em licitação. E aí nós entramos na disputa e ganhamos, criando a rede – inicialmente – com quatro canais: São Paulo, Rio, Belém e Porto Alegre. Depois, com esses canais instalados, formamos a rede, com 108 emissoras afiliadas no país.

Num exercício de autocrítica, como o senhor avalia sua importância para o sucesso do Grupo Silvio Santos?
Como presidente, eu colocava em prática as decisões tomadas pelo Conselho de Administração da holding, que eram referendadas pelo sócio majoritário, o Silvio Santos.

Silvio Santos sempre foi visto como uma figura um tanto quanto egocêntrica. No trabalho de executivo, como foi dividir com ele a responsabilidade sobre a tomada de algumas decisões, estando no comando de um negócio dele?
O Silvio é um grande empresário, um homem de muita visão. Ele sempre foi de apoiar novas ideias, a criação de novas empresas, novos negócios.

Como foi, para o grupo, quando Silvio Santos resolveu se candidatar à presidência?
Eu fui contra a candidatura, porque ele seria cobrado como um homem capaz de levar a felicidade a todos – na época ele tinha o programa As Portas da Esperança – e nós sabemos que num país como o nosso não se faz as coisas assim tão fácil, em quatro ou cinco anos. Além do mais, ele teria dificuldades em lidar com o Congresso. O Silvio não é de transigir, de fazer acordos, não é de ceder. Então ele ficaria muito frustrado. Mas ele só não se candidatou porque o partido ao qual se filiou não estava legalizado, e a candidatura foi impugnada, naquela eleição em que Collor disparou e venceu. Mas ele era favorito e ia ganhar.

E se caso ele tivesse vencido?
A imagem dele teria ficado muito machucada perante o povo.

Você já conversou com Silvio Santos sobre o livro? O que ele achou?
Sim. Ele leu o livro e ligou para me cumprimentar. Elogiou o trabalho e disse que gostou muito. Eu fui sincero e coloquei de forma elegante toda a trajetória dele, do grupo, minha e dos demais companheiros, porque para construir aquele grupo houve o trabalho de uma equipe toda. Eu apenas tive a honra de coordenar essas equipes por um longo tempo. Mas, sem ele, nós não teríamos chegado aonde chegamos.

Nos últimos anos, o SBT tem perdido espaço para a principal concorrente na luta pelo 2º lugar, a Record. A que o senhor atribui isso e qual o impacto dessa queda para todo o grupo?
Primeiro, nós temos que entender que a Record foi beneficiada pelo dinheiro da Igreja Universal, e com esse dinheiro ela pôde montar a rede, comprar canais de televisão, conquistar afiliadas que eram do SBT, assim como artistas, diretores, produtores. Esse é o primeiro fato: passamos a ter um concorrente com muito dinheiro, que errou muito por muito tempo, mas acertou a mão para fazer televisão. Agora nós não reagimos na programação como deveríamos.

Então o senhor acredita que foi uma concorrência desleal?
Sim. Há uma ilegalidade nisso, porque toda e qualquer igreja tem uma imunidade fiscal prevista na Constituição. Mas o Código Tributário expõe que a arrecadação de uma igreja tem que ter um fim específico, ela pode construir templos, remunerar seus pastores, mas nada de atividade comercial.

O que o senhor vai fazer agora, que deixou a presidência do grupo?
Agora vou fazer o que eu quero, que é escrever. Também vou trabalhar na consultoria de projetos. Trabalho desde os oito anos de idade e não pretendo mais ser empregado. Enfim, é uma meia aposentadoria.

Como foi deixar o cargo que ocupou por tanto tempo?
Foi triste, pelas condições em que aconteceu. O Silvio desanimado face à fraude que aconteceu no Panamericano, me chamou e disse que pretendia acabar com as empresas, como está sendo feito. E eu não aceitei isso. Eu não saberia destruir aquilo que eu ajudei a construir.
"Unidos venceremos. Divididos, cairemos."
Bob Marley

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Medicina recebe número recorde de inscritos para vestibular 2012 da Ufrgs

Curso tem 51,88 candidatos por vaga, seguido por Psicologia, com 18,5

Medicina é o curso mais procurado no Vestibular 2012 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com 51,88 caididaos por vaga – sao 7.263 candidatos disputando as 140 vagas oferecidas. O curso de Psicologia (noturno) tem a segunda maior densidade (18,50), seguido por Jornalismo (16,62). A quarta posição é ocupada por Publicidade e Propaganda com 16,24 e a quinta pelo curso de Fisioterapia com 15,03. A relação candidato/vaga foi anunciada nesta quinta-feira pela universidade.

No próximo vestibular da UFRGS, 41.009 candidatos vão disputar uma das 5.290 vagas distribuídas em 89 cursos. A novidade para este concurso é a oferta das graduações em Engenharia Hídrica e Zootecnia.

As provas serão realizadas entre os dias 8 e 11 de janeiro, nos municípios de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí, com início às 8h30min, e duração de 4h30min. Outras informações e a lista completa com o número de candidatos por vaga em cada curso podem ser conferidas no site do vestibular da UFRGS.

Produto brasileiro terá imposto menor nos EUA

Renovação de preferências comerciais aprovada pela Câmara americana vai beneficiar 25% dos itens exportados pelo Brasil aos Estados Unidos

DENISE CHRISPIM MARIN



A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou ontem a renovação das preferências comerciais a produtos de países em desenvolvimento, entre os quais os do Brasil. O projeto será submetido na próxima quarta-feira ao Senado, onde deverá ser aceito sem relutância pelos dois partidos.

Com a aprovação, cerca de 1.200 itens da pauta de exportação brasileira voltarão a ser beneficiados com a redução de imposto de importação ao ingressarem no mercado americano. Desde janeiro passado, essa vantagem havia sido suspensa.

A expectativa da indústria brasileira é garantir a retomada do benefício retroativa a 1.º de janeiro, de forma a compensar os importadores americanos de produtos brasileiros pela tarifa cheia aplicada desde então.
De acordo com a Coalizão de Indústrias do Brasil, escritório de lobby em Washington, cerca de 25% da pauta de exportação brasileira aos Estados Unidos é favorecida por esse mecanismo. O setor mais beneficiado é o de máquinas elétricas.

Acordos. A tramitação dessa proposta no Congresso americano fora atrelada no início deste ano à de três acordos de livre comércio fechados desde 2007 pelos Estados Unidos com a Colômbia, o Panamá e a Coreia do Sul. Uma vez aprovados ontem pela Câmara dos Deputados, as preferências comerciais e outras medidas de assistência ao comércio a países em desenvolvimento foram igualmente avalizadas pela Casa.

O aval da Câmara, dominada pela oposição republicana, foi o resultado de uma longa batalha da Casa Branca. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, insistia na aprovação dos três acordos de livre comércio como um passo essencial para abrir mercados para produtos e serviços americanos no exterior e para, consequentemente, dar impulso a setores produtivos do país e gerar novos postos de trabalho.

Nas contas do governo, os três acordos podem ampliar em US$ 13 bilhões os embarques dos Estados Unidos em apenas um ano. O volume pode não ser expressivo em comparação ao total de US$ 1,28 trilhão exportado pelo país em 2010. Mas será uma contribuição para a meta do governo de Obama de dobrar as exportações americanas até 2015 e terá impacto considerável na redução da taxa de desemprego, hoje em 9,1%.

Resistência. Os acordos de livre comércio compunham um capítulo do plano de incentivo ao crescimento econômico dos Estados Unidos, cujas medidas fiscais foram rejeitadas na última terça-feira pelo Senado e enfrentarão resistência ainda maior na Câmara.

Ao serem examinados pelo plenário do Senado, na próxima semana, os acordos comerciais não tendem a se tornar alvos de paixões e de ambições partidárias. "Finalmente, vamos fazer algo importante para o país com base no consenso entre os dois partidos", afirmou o líder da minoria republicana, senador Mitch McConnell.

Fonte: Estadão

Dilma sanciona sem vetos lei que concede aviso prévio de até 90 dias

Com a mudança, o empregado terá direito aos 90 dias de aviso prévio quando completar 20 anos de trabalho.

Luciana Lima



A presidenta Dilma Rousseff sancionou hoje (11) sem vetos a lei aprovada pela Câmara dos Deputados que concede aviso prévio de até 90 dias, proporcional ao tempo de trabalho.
A informação foi confirmada pela Casa Civil da Presidência da República. A mudança será publicada no Diário Oficial da União da próxima quinta-feira, quando começará a valer.
Atualmente, os trabalhadores têm direito a 30 dias de aviso prévio. A nova lei determina que seja mantido o prazo atual de 30 dias de aviso prévio, com o acréscimo de três dias por ano trabalhado, podendo chegar ao limite de 90 dias (60 dias mais os 30 dias atuais).
Com a mudança, o empregado terá direito aos 90 dias de aviso prévio quando completar 20 anos de trabalho.

Fonte: Agência Brasil

FMI alerta para riscos nas economias asiáticas

Piora da turbulência na zona do euro poderia representar um extremo risco.
Perspectivas do fundo foram divulgadas nesta quinta por meio de relatório.

As pressões inflacionárias na Ásia permanecem elevadas, apesar do crescimento econômico mais lento e, enquanto uma pausa na alta da taxa de juros pode ser justificada em alguns países, em outros, o aperto monetário precisa continuar.

Isso é o que aponta o Fundo Monetário Internacional em seu informe "Perspectiva Econômica Regional", divulgado nesta quinta-feira (13). O FMI afirmou que os riscos de curto prazo estão "decididamente" maiores e avisou que uma piora na turbulência financeira na zona do euro poderia representar um "extremo" risco para a Ásia.
saiba mais
 
No entanto, o FMI previu que o PIB da região da Ásia-Pacífico deve crescer 6,3% este ano e 6,7% no próximo, em torno de 0,5 e 0,2 ponto porcentual a menos do que as previsões feitas em abril, respectivamente. "No geral, estamos vendo uma forte demanda doméstica e isso está, em grande medida, protegendo a Ásia das incertezas nas economias avançadas", disse Anoop Singh, diretor do departamento de Ásia e Pacífico do FMI.

Enquanto a China tem espaço para conceder mais estímulo fiscal, se necessário, isso deve ser feito através do consumo, em vez de investimento, para ajudar a reequilibrar as desigualdades que se acumularam, afirmou Singh. A alta alavancagem em derivativos cambiais também torna os investidores vulneráveis a uma perda de confiança, o que poderia interromper o financiamento dos fundos bancários.

Em seu relatório de outubro, o FMI observou ainda que, em uma grave recessão global, o crescimento do PIB da Ásia-Pacífico poderia cair de 1,5 a 4 pontos porcentuais em relação às taxas atuais.

Hackers invadem Blog do Planalto

Invasores colocaram foto de protesto contra corrupção.
Eles deixaram mensagem a favor da Ficha Limpa e do voto aberto.

G1, em São Paulo

Hackers invadiram na madrugada desta quinta-feira (13) o Blog do Planalto. Os invasores colocaram frases em que pedem Ficha Limpa e voto aberto no Congresso, além de uma foto em que pessoas aparecem com vassouras - em uma referência a varrer a corrupção.

Na quarta-feira, milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra a corrupção. O movimento convocou protestos em 25 cidades em 18 estados no país.

De acordo com a assessoria de imprensa do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o Blog do Planalto é hospedado na Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) e, portanto, o Serpro não pode comentar o caso. O G1 tenta contato com a Dataprev.

Blog do Planalto é hackeado (Foto: Reprodução)
Reprodução do Blog do Planalto hackeado (Foto: Reprodução)

5 regras para quebrar no trabalho

Especialistas afirmam que, dependendo da cultura organizacional da empresa, o profissional deve sim agir “fora da caixa”

 
Getty Images
7. Não se esqueça da sua voz
Especialistas dizem que sair do comodismo faz bem para você e para a empresa

São Paulo – Sabe aquele tipo de regra que todo mundo no trabalho segue e, apesar de não gostar, você faz exatamente o que os seus colegas fazem? Especialistas afirmam, apesar de ainda haver empresas extremamente burocráticas, os tempos mudaram.

“Normalmente as pessoas têm medo de ousar. O funcionário pode colaborar de forma que ele cresça profissionalmente e ajude a empresa também”, afirma a diretora executiva da SimGroup, Sueli Brusco.
Veja cinco regras que, segundo especialistas, devem ser quebradas no ambiente de trabalho:

1 Nunca falar “eu não sei”
Quando o seu superior pergunta se você sabe fazer alguma coisa a sua resposta é “sim”, sem pestanejar? Às vezes, é preciso admitir que você não sabe como realizar uma tarefa.
“É melhor ser humilde e admitir que não sabe, pois se você começa a fazer e no final entrega um serviço de péssima qualidade, é muito pior”, explica Eduardo Abreu, gerente de Recursos Humanos da HAYS Recruiting.
Maria Cecília Coutinho de Arruda, professora de Ética e Marketing da FGV –EASP, diz que a sinceridade deve prevalecer como regra. Ela ensina que o profissional antes de dizer sim ou não, deve pensar um pouco. “Pensar se é realmente capaz de atender aquela tarefa e depois falar ‘conheço tais e tais maneiras de resolver isso, é assim?´ O superior saberá se você será a melhor pessoa para executar”.
Se o profissional deveria saber por que é o que se espera de seu cargo, mas não sabe, a recomendação é a mesma: admitir.

2 Não expor suas críticas
“A crítica nunca deve ser exposta sem uma solução. Levar uma crítica bem construída e ideias que possam solucionar um problema na empresa é uma atitude que deve ser sempre considerada”, explica Sueli.
Para ela, atualmente as empresas estão buscando inovação e mais participação dos funcionários, por isso, essa atitude pode ser bem vista. Mas, claro, tudo deve ser feito respeitando o espaço e o tempo do colega de trabalho ou superior.

3 Não ter acesso ao diretor/gerente/presidente
Às vezes os executivos sêniores, diretores e gerentes parecem seres inalcançáveis. Para Abreu, o profissional não pode ter medo. Caso tenha uma ideia que julga interessante, deve tentar falar com os “chefões". “Claro que sem pular a hierarquia. Se você, por exemplo, tem uma ideia que possa ajudar seus colegas de trabalho e a empresa, relate ao seu superior e depois marque um horário com o gerente”, ensina.
Para Maria Cecília, se nessa situação o seu chefe não deixar ou intervir, é mais um sinal de que você deve recorrer a outro chefe. “O profissional não deve se podar, nem se rebaixar”, afirma.

4 Não ser criativo
Especialistas afirmam, não há razão para deixar a criatividade de lado no trabalho. Pensar fora da caixa é um conselho que vale para qualquer profissional do mercado.

5 Não fazer horas extras
Muito trabalho e sua empresa não permite que você faça horas extras remuneradas? Negocie. “Se você tem um projeto para entregar e não quer levar trabalho para casa, converse com o seu superior”, diz Abreu.

Para ele, mesmo a solução de um home office acarreta em horas extras, o importante é falar e não agir da maneira que imaginar que é a melhor opção.

Chevrolet Cruze é substituto à altura para o Vectra

Carro vai disputar mercados com os japoneses Honda Civic e Toyota Corolla

 
Marco de Bari/Quatro Rodas
Cruze, da Chevrolet
Cruze vai enfrentar a dura concorrência da dupla Honda Civic e Toyota Corolla

São Paulo - Eis o Cruze, o carro que aposentará o Vectra em nosso mercado para devolver à Chevrolet a possibilidade de entrar no segmento dos sedãs médios na faixa de 60 000 a 65 000 reais, o mais fervilhante do momento e dominado pelos samurais Civic e Corolla. Oficialmente, a fábrica desmente os rumores sobre o plano de aposentadoria do Vectra, mas o fato é que não há lugar para os dois conviverem - pior: sozinho, o Vectra da geração atual não conseguia fazer sombra aos líderes japoneses. Os planos da GM para o Cruze vão muito além de nossas fronteiras. O modelo tem importância estratégica para a marca. Ele é o primeiro passo do plano de reestruturação decretado para vencer a crise que tomou conta da GM e estourou em 2008. A ordem é globalizar plataformas e produtos, o que, na prática, significa que todos os lançamentos serão carros mundiais.
 
Com 4,60 metros de comprimento e 1,79 metro de largura, o Cruze tem o mesmo porte do Corolla e do Elantra, modelo da Hyundai que estreia em outubro e que, segundo uma fonte ligada à Chevrolet do Brasil, é um concorrente tão respeitado quanto os japoneses da Toyota e da Honda. O Cruze é bastante racional na distribuição de espaço: com 2,69 metros de entre-eixos, reserva 107 cm de espaço para as pernas na dianteira, 90 cm na traseira e oferece portamalas com 450 litros. Com 2,70 metros de entreeixos, o Elantra revela números similares na cabine (111 cm para as pernas na dianteira e 84 cm na traseira), mas perde no volume do porta-malas, 420 litros.

Além de espaçosa, a cabine do Cruze é bem cuidada. Exibindo elementos comuns a outros carros da marca, ela ajuda a reforçar a impressão de unidade. O painel com a parte central destacada, por exemplo, cria o que a GM chama de duplo cockpit, com ambientes claramente divididos para motorista e passageiro. Detalhes como os botões giratórios do arcondicionado, parecidos com os do Agile, também dão "homogeneidade da nova GM" ao Cruze. Revestida por uma parruda cobertura plástica, a face interna do esquadro das portas tem aparência robusta e caprichada. No painel, junto à porta do motorista, um dos poucos deslizes estéticos detectados em nosso primeiro encontro: o plugue de contato do sistema de diagnose fica aparente, sem qualquer tipo de proteção dos contatos metálicos.

Fifa fala mal do Brasil ao Comitê Olímpico, diz jornal

Documento da Fifa alerta Comitê Olímpico sobre problemas no Brasil

 
Agência Brasil
O deputado Romário
São Paulo - Os donos de dois dos maiores eventos esportivos do mundo a Copa do Mundo e as Olimpíadas estão trocando informações sobre o Brasil — a Copa acontece no brasil em 2014 e as Olimpíadas em 2016, no Rio.
 
Segundo reportagem desta quarta-feira do jornal O Estado de S. Paulo, a Fifa elaborou um documento no qual descreve todos os problemas que têm enfrentado no Brasil para que a Copa do Mundo aconteça sem problemas.

O documento é tratado com sigilo absoluto pelos dois órgãos e, segundo o Estado, seu conteúdo não foi revelado. O documento nem passou pelo Brasil ou pelo comitê local da Copa.

Críticas

Na última semana, várias críticas em relação à legislação durante o período da Copa do Mundo vieram á tona. As principais dizem respeito à venda de meias-entradas para estudantes (que a Fifa tenta derrubar) e a venda de bebidas nos estádios. “Vou falar uma frase aqui bem lamentável em relação à Copa do Mundo. É F... mas tenho que falar: a Copa é do Brasil, mas não dos brasileiro”, disse o deputado federal Romário.
"Quando guri, eu tinha de me calar, à mesa: só as pessoas grandes falavam. Agora, depois de adulto, tenho de ficar calado para as crianças falarem."
Mário Quintana

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Marcha contra a corrupção reúne cerca de 20 mil pessoas em Brasília


Marcha contra a corrupção reúne cerca de 20 mil pessoas em Brasília
"Manifestantes protestam no DF com vassouras, nariz de palhaço e roupas de presidiários"

Uma mancha escura formada por cerca de 20 mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar, percorreu um quilômetro de distância na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, seguindo do Museu da República até chegar à Praça dos Três Poderes, na manhã desta quarta-feira, 12.

Os três pontos principais da 2ª edição da Marcha contra a Corrupção, realizada também em outras 18 cidades, são a regulamentação da Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a aprovação do projeto de lei que estabelece o voto aberto dos parlamentares no Congresso, e a preservação dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de órgão de controle externo do Judiciário.

PM elevou para 20 mil pessoas a estimativa do número de participantes da segunda edição da Marcha contra a Corrupção, em Brasília, na manhã de hoje. O primeiro levantamento dava conta de 13 mil manifestantes que percorreram a Esplanada dos Ministérios, do Museu da República até a Praça dos Três Poderes e depois seguiram mais alguns metros até o Ministério do Exército, onde ocorreu a dispersão.

Mesmo assim, o volume de participantes foi inferior à contagem feita pela PM na primeira edição do evento, em 7 de Setembro. Na ocasião, foram contabilizadas as participações de 25 mil pessoas. De acordo com o tenente Marcos Braga, o outro evento acabou ganhando adesão de última hora da população de Brasília, que saiu de suas casas para assistir ao desfile militar.

Com bicicletas, vassouras, nariz de palhaço e roupas de presidiários, ou empunhando faixas, os manifestantes fizeram uma pequena pausa no percurso, em frente ao Congresso Nacional, onde foi cantado o Hino Nacional.

O número de participantes está menor do que o estimado pela PM na primeira edição do evento, em 7 de setembro, quando a PM contou 25 mil pessoas. O tenente Marcos Braga, da PM do DF, explicou que naquela ocasião o evento ganhou apoio de última hora da população de Brasília, que saiu de suas casas para assistir ao desfile de 7 de setembro.

Desta vez, os manifestantes também carregam uma faixa com uma pizza de 15 metros de diâmetro. Aos grados, gritam: 'Não sou otário, do meu bolso é que sai o seu salário', 'Ô Dilma, presta atenção, o brasileiro não quer mais corrupção', 'Voto secreto não, eu quero é ver a cara do ladrão'.

Venda de Toddynho no RS é liberada

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul autorizou nesta terça-feira, 11, a comercialização do achocolatado Toddynho no Estado após 12 dias de interdição cautelar.

Permanece proibida a venda de cerca de 80 unidades de 200 ml do lote L4 32 05:30 a L4 32 06:30 com data de validade de 19 de fevereiro de 2012, cujas amostrar apresentaram pH superior a 13, equivalente ao de detergente.

'A desinterdição foi motivada pelo fato de os resultados das análises laboratoriais dos demais lotes demonstrarem estarem satisfatórios para a determinação do pH', afirmou a pasta.

A medida cautelar de todos os lotes foi solicitada devido à ocorrência de notificações de queimaduras e irritação de boca e garganta relacionadas ao consumo do produto.Ao menos 39 pessoas passaram mal ao ingerir os produtos do lote citado em 15 municípios do Estado.

A Pepsico, responsável pela fabricação do produto, afirmou que houve uma falha durante o processo de higienização dos equipamentos na fábrica em Guarulhos, na Grande São Paulo. 'Houve uma falha e uma das linhas envasou algumas embalagens de Toddynho com o produto usado para limpeza, à base de água e líquido detergente', impróprios para o consumo.

Reino Unido tem maior nível de desemprego em 16 anos

LONDRES - O desemprego no Reino Unido subiu para seu nível mais alto em 16 anos, em agosto, de acordo com as estatísticas oficiais apresentadas nesta quarta-feira, 12. De longe, este resultado é a maior queda de vagas em tempo parcial (meio período) já registrada. O Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) disse que o número de pessoas desempregadas no Reino Unido aumentou em 114 mil em três meses, até o final de agosto, totalizando 2,57 milhões, enquanto a taxa de desemprego subiu para 8,1%. A última vez em que havia mais pessoas sem ocupação foi em outubro de 1994, segundo o ONS.

A taxa de desemprego para as pessoas entre 16 e 24 anos subiu para seu nível mais alto assinalado até hoje, diz o ONS. O número de jovens desempregados chegou a 991 mil, ou 21,3% do grupo nesta faixa etária.

Esses dados do ONS mostram que o aumento do desemprego deu-se, em grande parte, devido a um declínio acentuado dos empregos de meio período. O número de trabalhadores em tempo integral recuou em 2 mil postos, em três meses até agosto, para 21,32 milhões.

Segundo um funcionário do Escritório Nacional de Estatísticas, este declínio reflete as perdas de emprego no setor público, e uma queda acentuada no número de trabalhadores com mais de 65 anos, muitos dos quais se submetem a empregos de meio período.

Uma medida mais oportuna do desemprego, a contagem requerente, também subiu. O ONS disse que o número de pessoas que afirmam Subsídio de Desemprego '- uma prestação de desemprego - subiu 17,5 mil em setembro. A taxa de contagem reclamante subiu para 5,0%. Foi a última maior em 1997, o ONS disse.

Segundo o ONS, o número de pessoas que reclamam o seguro-desemprego também subiu 17.500 em setembro. A taxa de pessoas que reclamam este direito aumentou 5,0%. O índice mais alto era de 1997, disse o ONS. As informações são da Dow Jones.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

TST determina fim de greve dos Correios

Justiça autorizou desconto de parte dos dias não trabalhados.
Funcionários devem voltar ao trabalho na quinta-feira, sob pena de multa.


Fábio Amato Do G1, em Brasília
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu nesta terça-feira (11), durante julgamento do dissídio coletivo dos Correios, que a greve da categoria não é abusiva. Entretanto, o tribunal autorizou a empresa a descontar dos funcionários sete dos 28 dias não trabalhados. E determinou a volta ao trabalho a partir de quinta-feira, sob pena de multa.

A decisão representa derrota aos trabalhadores, em greve desde o dia 14 de setembro. O principal entrave para um acordo era o desconto dos dias parados, que os Correios não abriam mão e os grevistas não aceitavam.

Trabalhadores dos Correios acompanham julgamento da greve no TST (Foto: Agência Brasil)Trabalhadores dos Correios acompanham julgamento da greve no TST (Foto: Agência Brasil)


Em seu voto, o relator do dissídio, ministro Mauricio Godinho Delgado, defendeu que os dias parados fossem totalmente compensados com trabalho pelos funcionários, já que a greve não foi considerada abusiva.

Entretanto, a maioria dos ministros votou pelo desconto dos dias parados, total ou em parte, considerando uma jurisprudência do tribunal – que prevê desconto devido à suspensão do contrato de trabalho e, portanto, dos serviços -, além de um pré-acordo assinado na semana passada entre representante dos Correios e sindicalistas.

Na oportunidade, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) aceitou proposta dos Correios de desconto de seis dias parados, em 12 parcelas mensais de meio dia cada, a partir de janeiro. A proposta, porém, foi rejeitada pelos trabalhadores em assembléias.

A proposta aprovada nesta terça-feira pelo tribunal, intermediária, prevê o desconto, de uma só vez, de sete dias e compensação de outros 21. Como os Correios já haviam cortado seis dias dos trabalhadores, referentes a setembro, falta descontar mais um.

O TST fixou ainda o reajuste salarial da categoria em 6,87%, retroativo a 1º de agosto, além de aumento real de R$ 80 com validade a partir de 1º de outubro. Os índices já faziam parte da proposta negociada entre Correios e sindicato.

O secretário-geral da Fentect, José Rivaldo da Silva, disse que não era possível avaliar se a decisão do TST significou prejuízo aos trabalhadores. Ele apontou, entretanto, que o sindicato tinha uma expectativa maior em relação à greve. Silva disse ainda que a decisão deixa uma lição aos trabalhadores.

“O que ficou de recado aos trabalhadores é que é melhor negociar do que apostar no tribunal”, disse Silva, ao final da sessão.

Dilma sanciona sem veto lei que prevê aviso prévio de até 90 dias

Presidente não alterou projeto de lei aprovado na Câmara em setembro.
Depois de um ano, cada ano adicional de trabalho acrescenta 3 dias.


Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (11) a lei que estabelece aviso prévio de até 90 dias em caso de demissão. Com a mudança, o aviso prévio será proporcional. O trabalhador com um ano de emprego mantém os 30 dias, mas para cada ano adicional de serviço, o aviso prévio aumenta em três dias, até o limite de 90, no total.
saiba mais
 
Atualmente, quando o trabalhador deixa o emprego voluntariamente, ele tem que continuar trabalhando por 30 dias; mas, caso não queira, deve ressarcir a empresa pelo mesmo período. Já quando o empregado é dispensado, a empresa deve mantê-lo no trabalho por 30 dias ou o libera, pagando pelo período não trabalhado. Essas regras permanecem, mas agora por até 60 dias extras.
A proposta que amplia o prazo do aviso prévio, aprovada no último dia 21 de setembro pela Câmara, tramitava no Congresso desde 1989.
ValidadeAs novas regras de aviso prévio passarão a valer a partir da publicação no Diário Oficial da União, o que está previsto para ocorrer na próxima quinta-feira (13).

De acordo com a Casa Civil, o novo prazo de aviso prévio vale para demissões que ocorrerem a partir da publicação da lei no DO. Não retroage para quem pediu demissão ou foi demitido antes da vigência da nova regra, nem mesmo para quem estiver cumprindo aviso prévio quando a norma for publicada. No entanto, nada impede que os trabalhadores entrem na Justiça pedindo a aplicação da regra no caso concreto.
Em nota, o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), comemorou a ampliação como "avanço social" e que ela deverá "inibir a rotatividade no emprego", em referência à eventual diminuição das demissões.

O líder sindical ainda disse que as centrais deverão auxiliar os trabalhadores já demitidos a solicitarem o aviso prévio proporcional. A Justiça trabalhista permite reclamações em até dois anos após a dispensa.

Medidas simples podem aumentar restituição do Imposto de Renda

A principal dica dos contadores, especialistas em elaborar a temida declaração do Imposto de Renda, é manter documentos organizados e prestar atenção aos prazos.

Karla Losse Mendes


Algumas medidas simples podem ajudar o contribuinte a diminuir o tamanho da "mordida do Leão" no início do ano. A principal dica dos contadores, especialistas em elaborar a temida declaração do Imposto de Renda, é manter documentos organizados e prestar atenção aos prazos.
 
O presidente do Sindicato dos Contabilistas do Paraná, Narciso Doro, afirma que nem todos os prazos ligados ao Imposto de Renda estão no ano que vem. Ele lembra, por exemplo, que as deduções do Imposto de Renda de doações feitas para organizações sociais cadastradas pelos fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente só são válidas sobre as doações feitas até dezembro de 2011.

"As pessoas esquecem que a doação tem que ser feita durante o exercício. As doações feitas na época da declaração só serão válidas para dedução no próximo ano", explicou. Ele também lembra que a dedução dos valores é limitada a 1% do valor do imposto devido. Por exemplo, se o valor do imposto que o contribuinte tem que pagar for de R$ 1 mil, o valor máximo que poderá ser deduzido é R$ 10.

A vice-presidente do Conselho Regional dos Contabilistas do Paraná, Lucélia Lecheta, orienta que os contribuintes guardem todos os comprovantes de despesas, principalmente aquelas com saúde, educação e previdência, que são dedutíveis do imposto.

"Organizar os documentos com antecedência sempre vai trazer benefícios. Muitas pessoas não conseguem fazer a dedução de uma despesa na hora da elaboração do imposto porque esqueceram, por exemplo, de pedir um recibo do dentista. Meses depois é muito mais difícil conseguir esse documento" comentou.
Além de guardar e organizar os documentos, a contadora também alerta aos contribuintes para que verifiquem se o documento possui todas as informações necessárias, como o nome e o CPF do prestador de serviço, o valor pago e o nome do consumidor. Todas as informações devem estar legíveis e o documento não deve conter rasuras.

Lucélia faz uma alerta também em relação à venda de imóveis que gerem ganho de capital. Ela explica que, nesses casos, o imposto de renda é devido já no mês seguinte à transação e não na próxima declaração. Apurar se há imposto a ser pago junto à Receita Federal no momento da compra evita que o contribuinte pague multas e juros.

A contadora também afirma que qualquer declaração feita de forma incorreta pode ser retificada caso o contribuinte não tenha sido notificado pela Receita Federal, evitando assim pendências que possam complicar declarações posteriores e comparecimento ao órgão para as correções. "Se perceber que fez algo incorreto, realizar a retificação é sempre melhor", contou.

Fonte: Paraná Online

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...