sábado, 6 de abril de 2013

Estudantes indianos criam lingerie anti-estupro


Estudantes indianos criam lingerie anti-estupro

Invento foi premiado em um dos eventos de tecnologia mais importantes da Índia


Reprodução
Nos últimos meses, a Índia ganhou repercussão na imprensa mundial devido ao estupro e morte de uma jovem em um ônibus e outros casos parecidos que aconteceram depois

A que ponto nós chegamos, alguns de vocês devem estar se perguntando, ao lerem o título deste post. Mas o fato é que a realidade vivida pelo povo indiano nos últimos meses – abusos sexuais brutais de mulheres no pais – levaram três jovens estudantes a criar uma lingerie à prova de estupros. E a ideia foi premiada por um dos eventos de tecnologia mais importantes da Índia, o Gandhian Young technological Innovation, edição de 2013.
O invento, chamado de Society Harnessing Equipment (SHE), tem sensores ligados a uma placa de circuito elétrico capaz de gerar choques e está equipado com GPS. A parte interna da lingerie é feita com um material que evita que a pessoa que estiver usando sofra o choque, que é gerado por qualquer tentativa brusca de retirada da peça.
A ideia é repelir os ataques e ajudar na localização de vítimas. Nada convencional e chega a soar como algo esdrúxulo (o que, de fato, até pode ser), mas ganhou o apoio de muita gente, diante da comoção social vivida na Índia após os últimos acontecimentos.
Em dezembro, a Índia ganhou repercussão na imprensa mundial devido ao estupro e morte de uma jovem em um ônibus. Nos meses seguintes, outros casos parecidos ganharam visibilidade devido à polêmica gerada pelo primeiro.

Jack Welch e o real papel da área de RH


Jack Welch e o real papel da área de RH

O CEO que liderou a General Electric por 20 anos, nomeado pela revista Fortune como o Gerente do Século, demonstra ter opiniões contundentes sobre o assunto


Reprodução/ Welch Way Management Training
“Se o seu RH só está fazendo piqueniques ou newsletters, você está morto!”

Com tantas informações, insights e palpites que dispomos após o advento da era digital, não é tarefa fácil saber que opinião seguir para melhor administrar uma empresa. Até mesmo porque nenhum indivíduo detém todas as respostas para o sucesso nos negócios. Mas quando o assunto é Jack Welch, fica impossível desconsiderar suas ideias nas mais diversas áreas de uma organização. O CEO que liderou a General Electric por 20 anos, nomeado pela revista Fortune como o Gerente do Século, demonstra ter opiniões contundentes no que diz respeito ao real papel da área de RH. Em entrevista para a Endeavor Brasil, quando questionado se existe uma forma de medir a eficácia da área, Welch define o indicador mais relevante: o número de líderes formados na empresa. Sem papas na língua, diz que “se o seu RH só está fazendo piqueniques ou newsletters, você está morto!”
Prestando atualmente consultoria para um grupo selecionado de CEOs dos 500 da Revista Fortune, Jack Welch considera a pesquisa como um dos grandes modos de se gerenciar. Alerta, porém, que a área de RH deve se ocupar com as perguntas certas, pois questionar sobre a qualidade da comida oferecida na cantina ou o espaço no estacionamento não ajudarão verdadeiramente a empresa a atingir seus objetivos.
É algo sobre o qual precisamos refletir: por que a área de recursos humanos não se ocupa com questões estrategicamente prioritárias? Bem, não sou nenhum Jack Welch, mas também tenho minhas opiniões. Trabalhando com treinamento e consultoria em liderança, pude observar a dinâmica de poder e responsabilidade que impera em várias empresas brasileiras e me arrisco a afirmar que o maior causador desta falta de foco estratégico é o próprio empresário. Sua visão reacionária sobre o papel do RH faz com que as tarefas da área fiquem limitadas a iniciativas operacionais e eventuais “perfumarias”. Questões estratégicas, como a eficácia dos gestores no engajamento dos colaboradores, são totalmente desconsideradas, causando um ciclo vicioso no qual medidas reativas e superficiais acabam por aumentar ainda mais a desconfiança e a desmotivação das pessoas.

Em consultorias, ao aplicarmos um diagnóstico chamado Medida IAN (índice de atendimento das necessidades), coletamos um considerável volume de informações relevantes para auxiliar o RH a avaliar a eficácia das lideranças e, consequentemente, auxiliar os gestores na melhoria de suas competências. De forma clara e objetiva, os números têm demonstrado o quanto as empresas estão pecando pela falta de avaliação de seus líderes e a real necessidade de uma capacitação competente para que saibam lidar com as questões motivacionais recorrentes no dia a dia dos colaboradores.
O quadro preocupa, pois tal carência acaba desencadeando sérios problemas para a atração e retenção de talentos, recursos que nenhuma empresa pode dar-se ao luxo de desperdiçar nos dias atuais. 
Voltando às palavras de Jack Welch: “O RH é secundário em muitas empresas, pois só cuida de benefícios, piqueniques, newsletters, aniversários. Toda essa bobagem. Nada sobre liderança!”

Ameaças de Kim Jong-Un viram chacota na internet


Ameaças de Kim Jong-Un viram chacota na internet

Piadas, montagens e charges com ditador debocham da Coreia do Norte

Ameaças de Kim Jong-Un viram chacota na internet Reprodução/Reprodução
Quinze meses após a morte de seu pai, Kim Jong-Il, Jong-Un passou para as capas dos jornais agitando a ameaça de uma guerra nuclear com a Coreia do Sul e os Estados Unidos. Embora em algumas ocasiões seu comportamento seja alvo de piadas, o certo é que está a um passo de provocar um conflito na península. O líder chegou a dizer que iria um dia:
— Quebrar a coluna dos inimigos dementes, cortar o pescoço e assim mostrar claramente o que é uma verdadeira guerra.
A internet~não perdoa. As declarações de Kim têm virado chacota nas redes sociais, nos últimos dias. Surgiram muitas piadas, montagens e charges com Kim Jong-Un e debochando da Coreia do Norte. Em uma das postagens, aparecem ameaças do ditador aos Estados Unidos, nas quais o líder coreano avisa que vai atacar, mas o presidente Barack Obama, parece fazer pouco caso. 

Confira abaixo: 

 
 
 

Como transformar o hobby em empresa


Como transformar o hobby em empresa

Profissionais contam como fizeram para unir prazer e negócio


Como transformar o hobby em empresa Lauro Alves/Agencia RBS
Quem não sonha em combinar prazer e trabalho? Mas o que em teoria parece perfeito, na prática não se confirma ser assim tão simples. De acordo com Viviane Ferran, gerente de atendimento do Sebrae-RS, o primeiro erro de quem pensa em empreender a partir de habilidades e/ou interesses que lhe trazem satisfação é acreditar que o mercado será receptivo ao seu objeto de interesse.
— Antes de abrir um negócio, deve-se avaliar muito bem se aquele produto ou serviço atrairá o interesse das pessoas e se já não há diversas empresas oferecendo o mesmo — alerta Viviane.
Chicafundó
Do sonho alimentado desde a infância, Elisa Prenna, 38 anos, colheu os ingredientes para trocar a carreira na área de comércio exterior e transformar em negócio o prazer que sentia ao cozinhar para os amigos. Quando decidiu, no início de 2010, montar o próprio restaurante, a administradora decidiu fazer um test-drive:
— Por alguns meses, montei projeto-piloto em casa. Montava cardápios e recebia amigos e pessoas próximas a eles para colher opiniões. A partir daí, pude montar o cardápio e pensar no formato do meu bistrô — conta a proprietária do Chicafundó.
Quando abriu o Chicafundó, Elisa já sabia exatamente o que queria e o resultado foi semelhante à proposta inicial. Como se estivesse na copa da casa da avó, o cliente é tratado com o acolhimento da família. A comida preparada em um fogão de duas bocas pela própria dona do negócio e mais dois chefs traduzem a proposta intimista.
Cupcake
Colegas de trabalho em uma agência de comunicação digital — João Vitor de Souza (em pé), 24 anos, Paulo Fabrício de Araújo (sentado), 29 anos, e Eduardo Stefani Pacheco, 25 anos — compartilhavam a paixão pelos games. Da convivência diária surgiu a amizade e as ideias para a criação de novos jogos de computador. Projetos esses que não poderiam ser executados na empresa na qual trabalhavam.
Assim, o trio decidiu empreender e, em 2012, abriu a Cupcake, com o objetivo de desenvolver soluções de comunicação e entretenimento por meio dos passatempos virtuais em uma sala no bairro Auxiliadora, na Capital.
Lagom
A cerveja uniu o engenheiro de controle e automação Nicolai Poletto (da E para D), 30 anos, o publicitário Maurício Chaulet, 34 anos, e o chef Luciano da Rocha Filippetto, 37 anos. Da fabricação de bebida artesanal em casa e da troca de experiências entre os amigos cervejeiros surgiu a ideia de lançar a própria marca, o que levou o trio a se dividir entre suas carreiras e a vida de empresários da Lagom Brewery & Pub. Com o sucesso da empresa, os sócios passaram a se dedicar só ao negócio.
— Em 2012, o Daniel Nasi (sentado), dono da cervejaria Sieben, se associou a nós para abrirmos uma loja no Moinhos de Vento — resume Filippetto.
Lugastal
Após duas décadas advogando, Luciana Gastal (foto), 42 anos, voltou para a Capital, depois de temporada morando em Brasília, disposta a mudar o rumo profissional. Com dicas do marido Claudio Gastal, consultor empresarial na área de gestão, transformou o prazer do artesanato — mescla de design com patchwork — em negócio.
A marca Lugastal já existia informalmente por meio de um blog, lido por centenas de artesãs e aspirantes ao empreendedorismo. Mas, em 2010, nasceu formalmente a empresa. A partir do estúdio que funciona como ateliê de costura e loja, a empresária hoje vende seus produtos para 27 lojas brasileiras e uma uruguaia.
Dicas específicas
— Descubra se o produto ou serviço que você pretende oferecer interessará às pessoas.
— Faça uma pesquisa para saber se o mercado já não está saturado na área em que você pretende atuar.
— Inove, procure oferecer um diferencial (seja no produto, na forma de pagamento ou de atendimento, por exemplo).
— Estude a viabilidade do negócio (se o valor que você terá de cobrar pelo trabalho garantirá o giro financeiro necessário ao sucesso da empresa).
— Vá até a prefeitura da sua cidade e descubra se poderá ou não instalar a empresa no endereço que você pretende (se o local oferece condições de parada aos fornecedores e clientes, se há segurança, se é possível colocar uma placa na fachada da rua).
— Busque sócios que se complementem nas atividades técnicas e administrativas.
— Respeite a sua capacidade de investimento (ou seja, não dê o passo maior que a perna).
— Não misture o dinheiro da empresa com finanças pessoais.
— Lembre-se que estoque também é dinheiro (não fique com o dinheiro parado).
— Invista em publicidade (adequada ao seu tamanho).
Fonte: Viviane Ferran, gerente de atendimento do Sebrae-RS

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Exército da Coreia do Norte diz que ataque nuclear aos EUA está autorizado

Exército da Coreia do Norte diz que ataque nuclear aos EUA está autorizado
 
O Exército da Coreia do Norte disse nesta quinta-feira (4, no horário local) que recebeu a autorização final para lançar um ataque com eventual uso de armas nucleares contra os Estados Unidos, segundo um comunicado divulgado pela agência estatal KCNA.
 
 
 
O comunicado avisou "formalmente" os Estados Unidos de que as ameaças americanas serão "esmagadas" utilizando "meios nucleares modernos, leves e diversos".
 
"A operação sem compaixão das forças armadas revolucionárias neste aspecto foi finalmente examinada e ratificada", indicou.

Segundo a nota, "o momento de uma explosão [da situação] se aproxima rapidamente" e uma guerra na península coreana pode eclodir "hoje ou amanhã".

Ainda nesta quarta-feira, o secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel anunciou que o país vê um perigo "real e claro" da Coreia do Norte, devido à capacidade nuclear e de mísseis e à retórica belicosa do país."Nós levamos essa ameaça a sério", afirmou Hagel a uma plateia na Universidade de Defesa Nacional, em Washington.

"Estamos fazendo tudo que podemos, trabalhando com os chineses, e outros, para acalmar a situação na península."

Clientes ganham na Justiça pagamento de aluguel se imóvel atrasar

Clientes ganham na Justiça pagamento de aluguel se imóvel atrasar

Os tribunais têm consolidado entendimento de que as construtoras que atrasam a entrega de imóveis devem, além de aceitar o cancelamento do contrato, devolver os valores pagos, pagar indenização por danos morais, e ainda ressarcir os gastos que o consumidor teve com aluguéis, em virtude do atraso.
Essa tem sido a resposta da Justiça à crescente demanda de casos de clientes que reclamam do atraso na entrega de casas e apartamentos.

Somente a Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (Amspa) encaminhou à Justiça 815 processos em 2012, 29% a mais que em 2011, quando ajuizou 632 ações.

A discussão acerca da possibilidade da construtora ser condenada a pagar, além da multa moratória prevista em contrato, os demais prejuízos causados aos clientes, em virtude do atraso na entrega do imóvel, era bastante controvertida até que os casos começaram a chegar no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ao se manifestar sobre o tema, o STJ decidiu condenar uma construtora a pagar a multa e ainda ressarcir o cliente pelos alugueis que ele deixou de receber por não ter à disposição o apartamento para alugar e com isso auferir renda. Essa recente decisão, tomada em janeiro deste ano, tem sido o norte de todos os tribunais do país.

Embora a decisão não tenha resultado em jurisprudência que defina decisões dos tribunais inferiores, ela tem sido um dos principais fundamentos usados pelos tribunais para reconhecer uma tríplice vantagem para o consumidor: exigir o cancelamento do contrato em caso de atraso, a isenção de multa e a indenização por perdas e danos (como os aluguéis que teriam sido recebidos de locatários ou ainda os valores gastos com aluguéis em virtude da não entrega do imóvel).
 

 

Ex-CEO da Coca-Cola relata em livro como a marca mais popular do mundo foi construída

Ex-CEO da Coca-Cola relata em livro como a marca mais popular do mundo foi construída

Neville garante que não conhece a tal "fórmula secreta" do refrigerante; livro foi lançado no Brasil pela Editora Prumo

 
Satisfeito com a aposentadoria de executivo sênior da Coca-Cola Company, morando na ilha de Barbados e praticando golfe sob o brilhante sol caribenho, Neville Isdell recebe um telefonema, em 2004, com um convite desafiador. Sem nunca ter ambicionado, em 30 anos na companhia, ocupar o cargo de presidente do conselho e CEO, ele hesita em aceitar a grande missão para colocar a empresa novamente no rumo certo. A decisão bem-sucedida levou o executivo a compartilhar no livro Nos bastidores da Coca-Cola, lançamento da Editora Prumo, as lições que aprendeu em seu papel na reconstrução da marca mais conhecida do mundo.
Na narrativa, o executivo voltou ao início de sua carreira, na Zâmbia, passando pela África do Sul, Austrália, Filipinas e Alemanha - na incrível época que se seguiu à queda do Muro de Berlim e à abertura do antigo império soviético - a reentrada da companhia na Índia e no Oriente Médio e os cinco anos que liderou a empresa como presidente do conselho e CEO.

Segundo o autor, a Coca-Cola é uma empresa que está por toda a parte: Sua propaganda ajudou a criar a imagem moderna do Papai Noel e “coca-cola” é o segundo termo mais reconhecido no mundo depois de “OK”. Ao mesmo tempo, o produto tem um fascínio secreto: pouquíssimas pessoas conhecem seus ingredientes. Nem mesmo Neville conhece a fórmula secreta.

No período em que ocupou o cargo de presidente do conselho, Neville tentou fazer a empresa avançar em termos de responsabilidade social corporativa, um processo ainda em curso na Coca-Cola e na maioria das empresas globais. De acordo com ele, seu sucessor na companhia, Muhtar Kent, tem dado prosseguimento a este conceito, que, em sua opinião, acabará decidindo o futuro do capitalismo.

Para narrar essa e outras reflexões e momentos curiosos, Neville explora no livro a história de sua vida e o futuro intimidante, porém empolgante, dos negócios globais.

Ficha técnica

Livro: Nos bastidores da Coca-Cola: O ex-CEO da Companhia conta como foi construída a marca mais popular do mundo
Editora PrumoAutor: Neville Isdell e David BeasleySelo: InformaçãoISBN: 978-85-7927-221-9Formato: 14 x 21 cmNº de páginas: 224Preço: R$ 34,90

Governo prorroga IPI reduzido para veículos até 31 de dezembro

Governo prorroga IPI reduzido para veículos até 31 de dezembro

Tributo sobre veículos subiria a partir desta segunda-feira (1)

 
SÃO PAULO, 31 Mar (Reuters) - O governo anunciou na noite de sábado a prorrogação das atuais alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis e caminhões até 31 de dezembro de 2013.
O tributo sobre veículos subiria a partir desta segunda-feira, 1o de abril.

"Com essa medida, o governo não só estimula o setor automotivo, um dos principais motores da economia, como toda a cadeia automobilística, como as indústrias de autopeças, de estofamento e de acessórios", afirmou o Ministério da Fazenda, em comunicado.

A medida representa uma renúncia fiscal adicional de 2,2 bilhões de reais entre abril e dezembro de 2013 em relação ao que já estava programado.

Para os veículos flex e a gasolina de até 1.000 cilindradas, cujas alíquotas subiriam de 2 para 3,5 por cento a partir de segunda-feira, o imposto foi mantido em 2 por cento até o final deste ano. A alíquota original do IPI para veículos de até 1.000 cilindradas é de 7 por cento.

Para os carros flex de 1.000 a 2.000 cilindradas, a alíquota do IPI deveria passar de 7 para 9 por cento em 1o de abril, enquanto para veículos a gasolina, subiria de 8 para 10 por cento.

Com a medida, as alíquotas ficam mantidas em 7 por cento para veículos flex e em 8 por cento para gasolina. O IPI original do segmento é de 11 por cento para carros flex e de 13 por cento para os que são movidos a gasolina.

Para veículos acima de 2.000 cilindradas, a alíquota permanece em 25 por cento para os movidos a gasolina e em 18 por cento para os flex. Já para caminhões, a alíquota foi mantida em zero.

Também foi prorrogada até 31 de dezembro a alíquota de 2 por cento de IPI para veículos comerciais leves. A alíquota original nesse segmento é de 8 por cento.

O governo reduziu o IPI sobre veículos no final de maio do ano passado, em meio a uma queda nas vendas do setor responsável por cerca de 23 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) industrial do Brasil. O incentivo começou a ser retirado gradualmente neste ano.

terça-feira, 2 de abril de 2013

O que faz você perder tempo no trabalho e como driblar isso


O que faz você perder tempo no trabalho e como driblar isso

Pesquisa mostra quais são os principais fatores para desperdiçarmos tanto tempo no trabalho; especialista ensina como domar estes vilões na rotina


Creative Commons/nicholasbittencourt/flickr
Relógio de parede
São Paulo – Uma boa parte do expediente já se foi. E, até agora, o quanto do seu planejamento diário já foi riscado da agenda? Se a resposta foi “pouco”, atenção: você pode ter na mesa ao lado, na nova aba que você está ansioso para abrir no navegador ou nas próprias atividades diárias alguns dos principais vilões para a boa administração do tempodo trabalho. 
Pesquisa feita pelo site Salary.com mostra que quase 70% dos americanos admitem desperdiçar tempo no trabalho. Destes, 11% afirmam que dedicam horas do expediente para assuntos não relacionados com acarreira.
1 De acordo com o levantamento, 43% dos profissionais participantes da pesquisa apontaram o ato de papear com colegas como o principal fator para perder tempo no trabalho.
2 Para 28% deles, navegar na internet é o principal vilão da produtividade. E os sites de notícias são os mais visitados durante o expediente. Quando questionados sobre qual o único site mais acessado, Facebook ganhou disparado.
3 Com 19% dos votos, as (intermináveis) reuniões lideram a lista de piores distrações no ambiente de trabalho.
4 O chefe, acredite, também está na lista dos principais vilões da produtividade. Ao todo, 8% dos participantes da pesquisa escolheram os superiores como a principal fonte de distração durante o expediente
5 Para 13% dos participantes, as elevadas cargas de trabalho são o motivo para perder tempo no trabalho
Como mudar o quadro
Seja assertivo
O primeiro passo para parar de desperdiçar tempo no trabalho é aprender a falar não de vez em quando durante o expediente. É o que afirma a professora da FGV Andrea Piscitelli. “Você não vai crescer na carreira agradando todo mundo”, afirma Andrea. “Quem prefere agradar em vez de se posicionar, tende a fazer coisas mais operacionais porque sempre a prioridade de terceiros fica em primeiro plano”.
Negocie
Mas isso deve ser feito de uma maneira respeitosa, é claro. E, para que isso aconteça, é essencial que você tenha boas capacidades de negociação e organização. “Você deve ouvir a demanda e se posicionar já agendando um momento para respondê-la. Isso já alivia a outra parte”, afirma a especialista. 
Identifique os gatilhos de sabotagem
“A tendência do ser humano é prezar pelo prazer e pelo conforto”, diz Andrea. Por isso, quase sempre, todos somos vencidos pela tentação de abrir algum site que não tem nenhuma relação com nosso trabalho. A dica para se livrar deste ciclo? “Identifique o gatilho de auto-sabotagem e tenha maturidade para não ceder ao que não é prioridade para o momento”, diz a especialista. 
Reuniões
É possível cooperar a produtividade de uma reunião mesmo sem ser o moderador dela. “As empresas têm estimulado as pessoas a serem líderes de si mesmas. Isso implica em assumir este tipo de responsabilidade durante as reuniões”, diz a especialista. Como? Por meio de pequenas intervenções para que o grupo não perca o foco da pauta, uma postura aberta a negociações e, principalmente, uma atitude assertiva.
Discipline-se
De acordo com Andrea, “não dá para deixar tudo a mercê da própria vontade”. Por isso, programe, de uma maneira organizada, os momentos que você irá dedicar para leitura de notícias, responder e-mails, entre outras atividades fora das demandas comuns do trabalho. “O mais importante é ter uma metodologia que priorize o que é mais importante”, diz. 
Tenha um método

Não importa qual ferramenta você irá usar, mas é importante que você tenha uma estratégia clara para organizar seu expediente. Não há problema em combinar diferentes métodos. No entanto, é essencial que essa combinação seja bem elaborada. Do contrário, você pode acabar se perdendo em meio a uma porção de agendas, aplicativos e diferentes estratégias.
Faça o que você ama
“A produtividade é inversamente proporcional ao nível de energia emocional que você precisa investir. Você gasta mais energia qunado não sente prazer ou se sente robotizado no processo”, diz Andrea. “Quando você gosta do trabalho e dos resultados tende a focar mais no trabalho”.

Apple corta preços do iPhone 4 e do 4S no Brasil


Apple corta preços do iPhone 4 e do 4S no Brasil

A Apple reduziu os preços do iPhone 4 e do 4S em até 27% em sua loja online brasileira. O iPhone mais barato passa a custar 1.099 reais


Divulgação
iPhone 4S, da Apple
O iPhone 4 agora custa 1.099 reais; e, o iPhone 4S, 1.699 reais
São Paulo — A Apple reduziu os preços do iPhone 4 e do iPhone 4S em sua loja online no Brasil. O iPhone 4, que custava 1.499 reais, teve um corte de 27% no preço, passando a custar 1.099 reais. Esse modelo, o mais barato da Apple, é oferecido apenas com 8 GB de capacidade.
Já o iPhone 4S, com 16 GB de capacidade, teve seu preço reduzido em 15%, de 1.999 para 1.699 reais. A Apple não vende o iPhone 5 na loja online brasileira. Esse modelo mais recente pode ser encontrado em lojas de varejo por preços em torno de 2.500 reais na versão com 16 GB de capacidade.
A redução aliviou um pouco a diferença entre os preços do iPhone no Brasil e no exterior, especialmente no caso dos modelos mais baratos. Um iPhone 4 desbloqueado custa 449 dólares nos Estados Unidos. O preço brasileiro é, agora, 22% maior.
O modelo 4S ficou 55% mais caro aqui que nos Estados Unidos, onde custa 549 dólares desbloqueado. O preço mais exorbitante no Brasil continua sendo o do iPhone 5. Esse smartphone custa, aqui, quase o dobro de seu preço nos Estados Unidos. Lá, ele pode ser comprado por 649 dólares, desbloqueado e com 16 GB de capacidade.

Samoa Air cobrará passageiro de acordo com o peso


Samoa Air cobrará passageiro de acordo com o peso

Cada cliente tem que subir em uma balança no aeroporto para que a companhia possa checar a veracidade das informações fornecidas pelo passageiro


Getty Images
Avião decolando de aeroporto
A empresa acredita que a medida também deve ajudar a promover cuidados com saúde
Está acima do peso? Segue um alerta importante: a companhia aérea Samoa Air se tornou a primeira companhia aérea do mundo a cobrar passageiros de acordo com seu peso.
O passageiro deve fazer a reserva online, declarar sua massa corporal e o peso estimado de sua bagagem. O peso total será usado para calcular a tarifa de voo.
Não adianta mentir. Cada cliente tem que subir em uma balança no aeroporto para que a companhia possa checar a veracidade das informações fornecidas pelo passageiro. Os preços vão variar entre 1 e 4,16 dólares por quilo, de acordo com a duração daviagem.
A Samoa Air afirma que uma família de peso normal pagará menos pela tarifa.
A decisão de tarifar o peso dos passageiros aconteceu porque a frota tem muitas aeronaves pequenas com 12 lugares. Isso faz com que o peso dos passageiros e da bagagem seja mais importante do que em aviões maiores.
Samoa é um país que sofre com um dos maiores índices de obesidade do mundo. A empresa acredita que a medida também deve ajudar a promover cuidados com saúde.

Banco do Brasil disputa compra de bancos norte-americanos


Banco do Brasil disputa compra de bancos norte-americanos

Dos alvos em potencial, a negociação mais avançada é para compra da unidade do espanhol Bankia na Flórida, onde o BB comprou o EuroBank por 6 milhões de dólares


Lia Lubambo/EXAME
Agência do Banco do Brasil
A alta direção do BB vem se mostrando insatisfeita com o ritmo de expansão orgânica; por isso, voltou a apostar em aquisições, segundo fonte
São Paulo - O Banco do Brasil está na disputa pela compra de bancos norte-americanos nos Estados da Flórida e de Nova Jérsei, como parte da estratégia de aumentar a participação nos resultados do grupo, disse uma fonte a par do assunto.
Dos alvos em potencial, a negociação mais avançada é para compra da unidade do espanhol Bankia na Flórida, onde o BB comprou o EuroBank, por 6 milhões de dólares, há dois anos.
Segundo a fonte, a alta direção do BB vem se mostrando insatisfeita com o ritmo de expansão orgânica. Por isso, voltou a apostar em aquisições. Para 2013, o banco estatal quer elevar a fatia das atividades internacionais nos resultados do grupo, de 8,5 para 13 por cento.
Quando comprou o Eurobank, em abril de 2011, o plano era expandir o número de agências, de três para vinte, em cinco anos, especialmente em comunidades onde há forte presença de brasileiros, como Nova York, Nova Jersey e Massachusetts. Até agora, o banco segue com apenas três unidades.
O Bankia luta para se recompor após ter tido em 2012 um prejuízo de 19,2 bilhões de euros (25,2 bilhões de dólares), o maior já sofrido por uma empresa da Espanha. O banco fez provisões de quase 24 bilhões de dólares relacionadas a perdas com empréstimos imobiliários e outros ativos no ano passado para limpar seu balanço.
Em novembro, o banco já anunciara um plano de desinvestir na seguradora Mapfre, na qual tem cerca de 15 por cento de participação, e no Banco de Miami. No Brasil, a Mapfre é sócia do BB numa joint venture do setor de seguros.
Consultado, o BB informou por meio de sua assessoria de imprensa que não comenta especulações do mercado.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Um dos estádios da Copa, Fonte Nova terá nome de cerveja


Um dos estádios da Copa, Fonte Nova terá nome de cerveja

O Grupo Petrópolis investirá R$ 10 milhões por ano, por dez anos, para incorporar uma de suas marcas ao nome do estádio, que será Itaipava Arena Fonte Nova


Natalia Arjones/Divulgação
Arena Fonte Nova, em Salvador, obras de março
Fonte Nova: os termos do contrato apontam ainda que a cerveja Itaipava e outras marcas do Grupo Petrópolis poderão comercializar seus produtos com exclusividade no estádio
Salvador - A Fonte Nova se tornou nesta segunda-feira a primeira das novas arenas que serão utilizadas na Copa do Mundo de 2014 a anunciar um contrato de naming rights (direitos sobre o nome do estádio).
O Grupo Petrópolis investirá R$ 10 milhões por ano, por dez anos, para ter o direito de incorporar uma de suas marcas ao nome do estádio, que será chamado de Itaipava Arena Fonte Nova.
Os termos do contrato apontam ainda que a cerveja Itaipava e outras marcas do Grupo Petrópolis poderão comercializar seus produtos com exclusividade nos restaurantes e bares do estádio.
"A conquista deste contrato, logo no início da operação, é de extrema importância para a sustentabilidade econômica do equipamento, além de permitir a redução do investimento público do governo do Estado, conforme estabelecido no contrato de Parceria Público Privada (PPP)", disse o presidente da Itaipava Arena Fonte Nova, Frank Alcântara.
A Itaipava Arena Fonte Nova será inaugurada nesta sexta-feira, em cerimônia que contará com a presença da presidente Dilma Rousseff. A primeira partida do novo estádio, um dos 12 que sediarão a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, será disputada no domingo, com o clássico entre Bahia e Vitória pelo Campeonato Baiano.

Apple pede desculpas aos chineses por confusão com garantias


Apple pede desculpas aos chineses por confusão com garantias

A Apple está revisando suas garantias para o iPhone 4 e o iPhone 4S e simplificando sua explicação sobre garantias e procedimentos


Kevork Djansezian / Getty Images
Tim Cook, da Apple, em março de 2012
Tim Cook: "Nós expressamos nossas desculpas sinceras por causar aos clientes qualquer mal-entendido ou temor", disse o presidente-executivo da Apple.
Pequim- O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, se desculpou nesta segunda-feira com os consumidores chineses pela confusão sobre a política de garantia após mais de duas semanas de críticas da mídia chinesa em seu serviço de pós-vendas.
A Apple está revisando suas garantias para o iPhone 4 e o iPhone 4S e simplificando sua explicação sobre garantias e procedimentos para os consumidores darem suas opiniões, disse Cook em uma carta no site da empresa na China.
"Nós estamos cientes de que, devido a uma comunicação externa suficiente, alguns consideram que a atitude da Apple é arrogante, desatenta ou indiferente à opinião dos clientes", disse Cook.
"Nós expressamos nossas desculpas sinceras por causar aos clientes qualquer mal-entendido ou temor", adicionou.
As críticas à Apple começaram em 15 de março com a difusão de um programa anual na China Central Television sobre direitos e segurança dos consumidores.
Agora a Apple vai substituir os modelos iPhone 4 e 4S comprados na China com novos modelos em caso de tais reparos, junto com uma nova garantia de um ano, disse Cook em sua carta.

EUA enviam destróier para costa da Coreia do Norte


EUA enviam destróier para costa da Coreia do Norte

De acordo com oficial, o deslocamento do "USS Fitzgerald" é uma "iniciativa prudente" para oferecer maiores "opções de defesa antimísseis, se forem necessárias"


AFP
EUA enviam destróier para costa da Coreia do Norte
O "USS Fitzgerald", enviado recentemente para a Coreia do Sul como parte de exercícios militares conjuntos, foi transferido para o sudoeste da península coreana, em vez de retornar ao Japão
Os Estados Unidos deslocaram para a costa da Coreia do Norte um destróier capaz de interceptar mísseis, no último movimento militar americano em meio ao aumento das tensões na península coreana, disse uma fonte do Departamento da Defesa nesta segunda-feira.
O "USS Fitzgerald", enviado recentemente para a Coreia do Sul como parte de exercícios militares conjuntos, foi transferido para o sudoeste da península coreana, em vez de retornar para seu porto de origem, no Japão.
De acordo com o oficial, que conversou com a AFP e pediu para não ser identificado, o deslocamento do "USS Fitzgerald" é uma "iniciativa prudente" para oferecer maiores "opções de defesa antimísseis, se forem necessárias".
O militar informou que os Estados Unidos haviam reduzido sua presença em águas coreanas depois do bem-sucedido lançamento de foguete, em dezembro, pelo regime norte-coreano. Para Washington e Seul, tratou-se de um míssil balístico.
Mais cedo, o Exército americano confirmou para a AFP que enviou, no domingo, aviões não tripulados F-22 Raptor para participar de exercícios conjuntos. O treinamento com a Coreia do Sul vai até 30 de abril.
Também nesta segunda-feira, a Casa Branca declarou que, apesar da retórica bélica, o regime norte-coreano ainda não fez movimentos militares "em larga escala nem posicionamento de forças".

Agora é a vez da Claro: operadora recebe multa de R$ 21,7 milhões da Anatel


Agora é a vez da Claro: operadora recebe multa de R$ 21,7 milhões da Anatel

Total de multas dadas pela agência em 2012 atinge quase R$ 100 milhões.

owensoft/Flickr

Depois de multar sem parar a Oi, a Anatel agora se virou para outras operadoras. A Claro é a nova vítima, com uma multa de R$ 21,7 milhões.

A agência reguladora começou 2013 com tudo e já passou das 20 multas aplicadas à operadoras nestes primeiros meses do ano. A Oi é o principal alvo e já deve mais de E$ 70 milhões, mas não o único – a Vivo já tinha sido multada antes desta punição milionária aplicada à Claro.

A Claro foi multada por infringir regras sobre o licenciamento de estações do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações. Segundo a Folha, a operadora não vai se pronunciar sobre o caso.

Os quase R$100 milhões que as operadoras devem juntas à Anatel – são mais de R$ 70 milhões da Oi, cerca de R$ 4 milhões da Vivo e agora R$ 21,7 milhões da Claro – poderão ser trocados por investimentos para melhorar os serviços oferecidos aos consumidores. A agência aprovou em primeira versão um regulamento para as operadoras usarem o dinheiro que seria para as multas para melhorarem a infraestrutura, mas o documento ainda vai passar por consulta pública.

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