sábado, 30 de março de 2013

Jovem milionário dos apps aconselha: se tiver uma ideia

Jovem milionário dos apps aconselha: se tiver uma ideia, ponha em prática

O dinheiro está lá, à espera de ideias novas e espertas, disse Nick D'Aloisio, 17, que tem entre os investidores em seu app Summly gente conhecida como Yoko Ono e Rupert Murdoch

 
Suzanne Plunkett / Reuters
Nick D'Aloisio, desenvolvedor do aplicativo de notícias para smartphone Summly, em Londres. O Yahoo comprou o agregador de notícias por estimados 30 milhões dólares.
 
SÃO PAULO, 26 Mar (Reuters) - Você tem uma ideia de tecnologia e quer ganhar uma fortuna ainda na adolescência? Coloque-a em prática, aconselha o estudante londrino que acaba de vender o seu aplicativo de notícias para smartphones ao Yahoo por valor estimado em 30 milhões de dólares.
O dinheiro está lá, à espera de ideias novas e espertas, disse Nick D'Aloisio, 17, que tem entre os investidores em seu app Summly gente conhecida como Yoko Ono e Rupert Murdoch.

"Se você tem uma boa ideia, ou acredita que haja uma lacuna no mercado, aja logo e lance seu produto, porque existem investidores em todo o mundo em busca de empresas para investir", disse à Reuters em uma entrevista por telefone na segunda-feira.

Os termos da venda, acertada quatro meses depois do lançamento do app Summly para o iPhone, não foram revelados, e D'Aloisio, que ainda está no segundo grau, não quis falar a respeito. Mas o blog de tecnologia AllThingsD estimou o valor da aquisição em cerca de 30 milhões de dólares. O adolescente vai se tornar o mais jovem funcionário do Yahoo.

D'Aloisio disse que detinha a maioria das cotas do Summly e que pretende investir o dinheiro obtido com a venda, ainda que sua idade imponha limites legais a seu acesso a ele.

"Estou feliz que seja assim e trabalhando com os meus pais para resolver todo o processo", disse.
D'Aloisio, que mora em Wimbledon, um subúrbio endinheirado de Londres, enfatiza o apoio da sua família e da escola onde estuda, que lhe concedeu um período de licença, mas também destaca as ideias provenientes de seus entusiásticos investidores.

Ele vislumbrou o aplicativo enquanto estudava para uma prova de História dois anos atrás, e criou um protótipo de um app que resume artigos noticiosos em porções de texto facilmente legíveis nas pequenas telas dos smartphones.

O que inspirou, disse, foi a frustrante experiência de vasculhar resultados de busca do Google e inúmeros sites a fim de obter as informações de que precisava ao estudar para a prova.

A primeira versão do app se chamava Trimit e resumia um artigo a cerca de 400 caracteres por meio de um algoritmo. O projeto atraiu a atenção da Horizon Ventures, companhia de capital para empreendimentos controlada pelo bilionário de Hong Kong Li Ka-shing.

Esse investimento atraiu outros investidores célebres, entre os quais os atores Ashton Kutcher e Stephen Fry; a artista plástica Ono, viúva de John Lennon; e o magnata da mídia Rupert Murdoch.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Papa reza deitado no chão em cerimônia da Paixão de Cristo


Papa reza deitado no chão em cerimônia da Paixão de Cristo

Papa Francisco preside na Basílica de São Pedro a encenação da Paixão de Cristo, a primeira de seu pontificado


Dan Kitwood/Getty Images
Papa Francisco reza missa deitado no chão na celebração da Paixão de Cristo, na Basília de São Pedro, em 29 de março de 2013
Papa Francisco reza missa deitado no chão em sinal de respeito e adoração na celebração da Paixão de Cristo, na Basília de São Pedro
Cidade do Vaticano - O papa Francisco preside na Basílica de São Pedro a encenação da Paixão de Cristo, a primeira de seu pontificado e antes da qual rezou durante vários minutos deitado no chão, em sinal de respeito e adoração.
Milhares de pessoas assistem no templo vaticano ao rito da Sexta-Feira Santa. Após a leitura da Paixão de Cristo, o pregador da Casa Pontifícia, o franciscano capuchinho Raniero Cantalamessa, pronunciará a homilia.
A Liturgia da Sexta-Feira Santa é a única do ano na qual não há consagração, mas sim comunhão. A cerimônia conta com uma cruz coberta com uma tela vermelha e colocada no altar maior da Basílica de São Pedro. A Paixão de Cristo é cantada por três diáconos, com a ajuda do Coral da Capela Sistina.
A poltrona do papa está colocada em frente à imagem de São Pedro, a poucos metros do Altar Maior, e o pontífice é ajudado pelos cardeais Kurt Koch e Giovanni Lajolo.
O templo está pouco iluminado, para simbolizar o clima de penitência da celebração. EFE

Como fazer sua empresa aparecer sem gastar nada


Como fazer sua empresa aparecer sem gastar nada

Sócio-fundador da rede social Empreendemia afirma que é possível divulgar a marca da sua empresa sem gastar muito


Getty Images/Allison Joyce
Homem conversando em um restaurante

Como o atendimento pode ajudar na divulgação de uma PME?
Respondido por Millor Machado, sócio-fundador da rede social Empreendemia
Constantemente recebo e-mails com o questionamento: “Não tenho muito dinheiro para investir. Como faço para divulgar a minha marca?”. Cada tipo de empresa precisa de meios específicos de divulgação, mas a minha resposta é: foque em entregar um atendimento tão bom que o cliente faça questão de divulgar a sua marca.
Se estudarmos teorias tradicionais de marketing, veremos que a criação de uma marca envolve a compra de anúncios que servem para “fixar a marca na cabeça do cliente”. O problema é que investimento em publicidade é algo razoavelmente caro e inacessível para o pessoal que está começando.
Porém, a vantagem de uma pequena empresa é que ela não possui um volume tão grande de clientes, o que permite um atendimento mais personalizado do que grandes corporações que precisam lidar diariamente com milhares de clientes. Essa possibilidade de personalização abre uma oportunidade para quem quer se destacar, já que se o cliente está acostumado a um atendimento que “não faz mais que a obrigação”, ele ficará impressionado a ser tratado de forma diferenciada.
Um dos exemplos mais interessantes é de um bar perto de casa. No início, o bar não tinha nem dinheiro para ter material gráfico básico como cardápio e letreiro com o nome, quanto mais verba para anúncios. Mas, mesmo com essas dificuldades, o bar estava sempre cheio e eu não entendia muito bem o por quê até o dia em que fui lá com amigos.
Ao invés de ficar trancado no caixa ou em casa pensando em formas de aumentar o lucro, o dono do bar fazia questão de passar pelas mesas conversando com as pessoas, vendo o que elas estavam achando e colhendo sugestões de melhorias.
Quando soube que era meu aniversário, fez questão de me dar gratuitamente o melhor sanduíche do lugar, mesmo sem eu ter pedido.
Resultado, falei bem do lugar para todos meus amigos. Aparentemente boa parte dos clientes fez o mesmo, já que em poucos meses o bar já estava fazendo reformas para aumentar o número de cadeiras.

Onde investir para um prazo inferior a um ano?


Onde investir para um prazo inferior a um ano?

Internauta tem 32 mil reais para investir, mas vai precisar do dinheiro em oito meses


Marcos Santos/USP Imagens
Dinheiro: notas de 50 reais
Com alguns milhares de reais já dá para investir em um fundo interessante
Dúvida do internauta: Tenho 32 mil reais e gostaria de aplicar esse valor para um prazo de oito meses, pois após esse período, talvez precise do dinheiro. Qual o investimento mais indicado, com baixo risco?
Resposta de Fabiano Pessanha*:
O sonho de todo investidor é maximizar o retorno dos seus investimentos, para o menor nível possível de risco. E um dos indicadores mais interessantes para analisar e comparar um fundo de investimento é o Índice de Sharpe.
Esse índice é um dos mais utilizados na avaliação de fundos por expressar a relação retorno/risco, informando se o fundo oferece rentabilidade compatível com o risco a que expõe o investidor. Quanto maior o “Sharpe” do fundo, desde que positivo, melhor a sua classificação, desde que sejam avaliados no mesmo período.
Além de constar nas lâminas dos fundos de investimento, facilitando a comparação entre fundos de mesma categoria, este índice está presente também em diversos rankings de jornais e revistas especializadas. Cabe ao investidor escolher o melhor fundo que se adeque à sua realidade.
Com o patrimônio disponível de 32 mil reais e prazo de investimento relativamente curto (oito meses), período em que você poderá ter a necessidade de liquidez, podemos tomar como um boa alternativa alocar em fundos de renda fixa Crédito Privado ou Referenciado DI, com taxas de administração de até 1% ao ano. Como você investirá por um período superior a 180 dias, sua alíquota de imposto de renda terá reduzido dos 22,5% iniciais para 20%.
De forma complementar à aplicação em renda fixa sugiro analisar também um fundo multimercado com baixa volatilidade de um gestor especializado e histórico consistente de resultados.
Para identificar qual é a sua carteira ótima, com o percentual ideal em cada tipo de ativo, entre em contato com seu consultor financeiro e solicite que seja feito três passos antes de investir:
1. Identifique qual é o seu perfil de investidor por meio do questionário Suitability;
2. Analise as oportunidades presentes em seu investimento atual e suas possíveis restrições orçamentárias no período;
3. Identifique e implemente a melhor estratégia para elaborar seu plano financeiro.
*Fabiano Pessanha é gerente comercial da Geração Futuro Corretora de Valores e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF).
Perguntas, críticas e observações em relação a esta resposta? Deixe um comentário abaixo!

Guerras de Iraque e Afeganistão custarão a EUA de 4 a 6 tri


Guerras de Iraque e Afeganistão custarão a EUA de 4 a 6 tri

Estudo da Harvard mostra que as guerras custarão caro para os Estados Unidos no longo prazo por causa dos gastos com veteranos de guerras e das dívidas


AFP / Tony Karumba
Tropas americanos em ação no Afeganistão em 23 de setembro de 2012
Americanos em ação no Afeganistão: Ex-funcionária da administração do presidente Bill Clinton estima que os EUA já gastaram cerca de dois trilhões 
As guerras de Iraque e Afeganistão custarão aos Estados Unidos entre 4 e 6 trilhões de dólares no longo prazo, revelou um estudo publicado na quinta-feira.
A professora da Universidade de Harvard Linda Bilmes somou o custo das pensões e gastos de saúde para dois milhões e meio de veteranos de guerra e os juros das dívidas contraídas para financiar as mobilizações militares.
"Como consequência destas opções de gasto em tempos de guerra, os Estados Unidos enfrentarão restrições de fundos para os investimentos com funcionários e diplomacia, investigação e desenvolvimento de novas iniciativas militares", afirmou em seu relatório.
Bilmes, ex-funcionária da administração do presidente Bill Clinton, estima que os Estados Unidos já gastaram cerca de dois trilhões de dólares nas duas guerras iniciadas por George W. Bush.

Facebook pode anunciar smartphone


Facebook pode anunciar smartphone em 4 de abril

Rumores indicam que a rede social irá apresentar um smartphone HTC com Android com uma versão modificada do Facebook


REUTERS/Regis Duvignau/Arquivo
Usuário acessa o Facebook em iPad
Usuário acessa o Facebook em iPad: Rede social enviou um convite para a imprensa internacional conhecer a ´nova casa do Facebook no Android´

São Paulo - O Facebook fará um evento no próximo dia 4 de abril na sede da empresa, em Menlo Park, nos Estados Unidos. Rumores indicam que a rede social irá apresentar um smartphone HTC com Android com uma versão modificada do Facebook.

A rede social enviou um convite para a imprensa internacional conhecer a ´nova casa do Facebook no Android´. O mais provável é que a rede social apresente uma plataforma fora do Google Play em que seja possível baixar e instalar vários aplicativos.
Segundo rumores, o projeto do Facebook Phone tem sido trabalhado desde 2012 e já deveria estar na mão dos consumidores desde o ano passado. O atraso aconteceu porque a HTC tinha outros lançamentos como prioridade.
Vale lembrar que, no ano passado, Mark Zuckerberg ressaltou que o Facebook não está envolvido com a HTC em um projeto sobre hardware.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Estímulos e provocações para empreendedores

Estímulos e provocações para empreendedores

Uma das características marcantes de quem empreende é descobrir, ou transformar, em oportunidades, situações ou necessidades onde a grande maioria apenas enxerga problemas

 
Shutterstock
 
Empreender é uma iniciativa, ou até uma arte, que não está necessariamente, vinculada ou dependente, das condições do meio em que ela ocorre. Existem muitos casos de empreendimentos muito bem sucedidos que surgiram em períodos de crise e recessão – tanto econômica como social -, da mesma forma que tantos outros foram criados em momentos de bonança ou euforia econômica.

O que os estudos ainda continuam mostrando é que a maioria dos empreendedores surge nas camadas mais desfavorecidas da sociedade. Ou seja, é bem mais raro o espírito, e até a iniciativa empreendedora, entre os membros da classe média ou entre famílias mais abonadas, com herdeiros que já nascem com uma vida muito mais cheia de facilidades. Sem a necessidade, ou estímulo, para conquistar algo pelos seus próprios meios ou determinação.

Especialmente se considerarmos que uma das características marcantes de quem empreende é descobrir, ou transformar, em oportunidades, situações ou necessidades onde a grande maioria apenas enxerga problemas.

Apesar de iniciativas e estímulos valiosos, como os oferecidos por entidades tipo Endeavor, Sebrae, Senac, Sesi e algumas instituições de ensino profissionalizante, existem duas fontes permanentes de desestímulo ao espírito empreendedor.

Refiro-me a própria família, que de forma bastante convencional, e com base na própria história profissional dos pais e avós, tende a orientar seus descendentes para a idéia exclusiva do emprego formal. Seja ele público ou privado, mas sempre com a doce ilusão da segurança que uma carteira profissional assinada, ou a estabilidade de funcionário público, possam proporcionar.

A outra instituição que continua preparando, quase que exclusivamente para o emprego, é a própria escola, e o mundo acadêmico de uma forma geral. Reforçam, de uma maneira muito enfática, a necessidade de um detalhado planejamento prévio – desconsiderando a importância da iniciativa e intuição – a tal ponto que a maioria das tentativas não ultrapassa os limites do papel.

Muitos sonhos, aspirações e planos já morrem no nascedouro. E não necessariamente pela escassez de recursos financeiros, mas pela falta de estímulos e autoconfiança.

Entre empreendedores podemos caracterizar dois tipos. Que embora tenham como ponto de partida algumas características em comum, ambos necessitam de tratamento e orientação que considere algumas diferenças significativas.

Refiro-me em primeiro lugar ao “lobo solitário”. Ou seja, aquela pessoa que tem ambições muito próprias, individualista e que sonha em ser “dono” do seu negócio.

Esta pessoa necessita desenvolver sistemas de auto-motivação permanente, além de também exercer uma liderança participativa, motivadora e de forte reconhecimento com sua equipe. Por menor que ela possa ser no início. E também necessita criar formas de relacionamento com fornecedores e clientes na busca de uma fidelidade que deve ser correspondida – mutuamente - em várias dimensões.

Deve tomar muito cuidado, para um adequado processo de crescimento, em não criar uma estrutura que se torne dependente da sua figura, carisma ou processo decisório. Muitos empreendedores deste tipo tendem a ser centralizadores, o que pode dificultar a formação de equipes com suficiente autonomia e grau de iniciativa.

Já quando falamos de empreendedores, que iniciam seu projeto em grupo, a principal preocupação no início deve ser a de fixar um Acordo ou Protocolo. O mesmo visa estabelecer, de forma bastante participativa, amplamente discutido e aceito por todos envolvidos, um conjunto de direitos e obrigações de tudo aquilo que envolve seu relacionamento como sócios, além do papel de gestores do negócio.

Importa saber que, na qualidade de sócios deve existir uma clara confiança para que os riscos e conquistas possam ser claramente compartilhados. Independentemente da proporção de cada um na sociedade. Já na qualidade de gestores suas atribuições, autonomia e relação hierárquica devem também estar fixadas e aceitas por todos. Tanto entre os mesmos como na relação com seus colaboradores.

Vale ressaltar que, da mesma forma como devem ser discutidos os resultados do negócio, é da maior importância que os sócios se mantenham atentos em avaliar, permanentemente, sua relação.
É bom lembrar que 70% dos negócios que desaparecem no Brasil, têm como causa principal conflitos societários – ou familiares – não resolvidos.

Este artigo visa estimular o surgimento de empreendedores em um mercado cada vez com maiores oportunidades. E para quem busca uma alternativa diferente ao emprego formal. É apenas mais uma provocação.

A estratégia da caixa de bombons

A estratégia da caixa de bombons

Com a proximidade da Páscoa e a correria nas lojas em busca do melhor presente, temos que lembrar que esta é uma ótima oportunidade para as lojas online. Esse é um mercado em constante evolução. Atualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Lojista de Shopping (Alshop), o Brasil aparece como o terceiro maior produtor de chocolates e o quarto maior consumidor. Dessa maneira, a confraternização tem aberto caminhos para o aumento nas vendas. AFGV (Fundação Getúlio Vargas) aponta que o aumento da demanda em 2013 já tornou os ovinhos 6,04% mais caros em relação ao mesmo período do ano passado.
Se todos desejam receber ovos de páscoa, presentear também faz parte da fonte de prazer de muitas pessoas, o e-mail marketing, se mostra mais uma vez, como uma estratégia eficaz, segura para garante o retorno sobre o investimento. Mas para que a comunicação atinja o máximo da satisfação as campanhas devem seguir determinados preceitos.

Certamente dosar cores, formas e imagens estarão entre eles. Um e-mail poluído pode afastar os usuários. Exageros podem confundir os usuários e o código de HTML mal construído pode ser interpretado como spam pelos provedores.

Outra dica para seu e-mail marketing reside em utilizar caracteres moderados e objetivos na linha de assunto. A máxima “menos é mais” costuma ser bastante valorizada pelos mais de 94,2 milhões de usuários brasileiros (segundo o Ibope Media).

Da mesma forma, a segmentação não pode ser deixada de lado. A empresa que dispara seus e-mails lembrou-se de criar uma planilha ou relatório com o que sua base consumiu no ano anterior? Estes dados ajudarão a formar perfis e grupos de envio para 2013.

Vale lembrar que sexta-feira santa é feriado na maioria das empresas: portanto, programe o envio de suas newsletters até a quinta-feira. Mas fique atento também ao fato de que a maioria das empresas enviará o seu “Feliz Páscoa” nesta data, “entupindo” a caixa de entrada dos destinatários com mensagens. Antecipe-se.

Disponibilizar links válidos, apresentando ofertas reais, prazo de entrega condizente com o período, firmar compromisso de segurança no envio, também são estratégias válidas para cativar os usuários.
Atente ainda para o estoque, ofertando produtos realmente disponíveis. Isto será essencial para campanhas vitoriosas, diminuindo o índice de reclamações em órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, Reclame Aqui, entre outros.

Por isso, diversifique suas ações, como em uma caixa de bombons, para que todos tenham a chance de receber suas campanhas. E lembre-se: ninguém, definitivamente, está à procura de dor de cabeça numa época tão feliz – só se for de tanto comer chocolate!

Victor Popper é CEO da All In

Empresa oferece quase R$ 4 mil para vaga de “bebedor de cerveja

Empresa oferece quase R$ 4 mil para vaga de “bebedor de cerveja”

O cargo oferecido pela Guinness Portugal se chama “profissional da cerveja” e o contrato tem duração de seis meses

 
Para alguns, é o emprego dos sonhos: salário que varia entre 1,2 mil e 1,5 mil euros (R$ 3,2 mil a R$ 3,8 mil), horário flexível e celular da empresa para apenas beber cerveja e relatar a experiência no Facebook. É essa a oferta de emprego que a cervejaria Guinness está fazendo em Portugal.
O cargo se chama “profissional da cerveja” e o contrato tem duração de seis meses. O candidato deve ter mais de 19 anos, disponibilidade para viajar e pelo menos um ano de experiência bebendo cerveja “de forma responsável”.

O selecionado terá que viajar à Irlanda para conhecer a história da cervejaria e visitar bares.

As inscrições estão abertas, na fanpage da cervejaria.

Ford Mustang: um cinquentão em forma

Ford Mustang: um cinquentão em forma

Para comemorar 50 anos de produção contínua do veículo, companhia licenciou marca para relógios, camisetas e miniaturas

 
Divulgação
 
O Ford Mustang entrará em breve para um clube muito exclusivo – o dos veículos com 50 anos de produção contínua. Para celebrar esse marco, a Ford licenciou 50 empresas que venderão produtos como relógios, camisetas e miniaturas alusivos aos 50 anos do "pony car" mais famoso do mundo.
"Durante os seus primeiros 49 anos de produção, o Mustang despertou vários tipos de emoções nos nossos consumidores – como liberdade, independência e autenticidade –, apenas para citar alguns", diz John Nens, líder do time de licenciamento global da marca. "Estamos comemorando este aniversário com uma coleção exclusiva de produtos licenciados, com o logotipo de 50 anos do Mustang", complementou.

O logotipo foi criado por Michael Thomson, designer da Ford. Ele traz a silhueta do cavalinho a galope, marca registrada do Mustang, com os dizeres "50 Years". O novo emblema tem uma aparência limpa e sofisticada, nas opções de branco sobre preto e preto sobre branco. Apenas 50 empresas serão licenciadas para criar produtos com este logo, incluindo miniaturas de metal de alta qualidade, videogames, relógios e roupas.

"Estamos trabalhando em parceria com nossos licenciados para garantir que cada item reflita as qualidades únicas do Mustang", diz Nens. "Assim como o carro, queremos que nossos produtos licenciados incorporem uma atitude de força, paixão e alta qualidade", complementou.

Nos próximos meses, outros licenciados da Ford vão apresentar vários produtos com o logo de 50 Anos do Mustang para marcar esse momento especial da história automotiva.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Às vésperas da Páscoa, Nestlé faz recall de chocolates em oito países

Às vésperas da Páscoa, Nestlé faz recall de chocolates em oito países

Empresa anunciou o recolhimento de quatro variedades de Kit Kat; Brasil não está incluído

 
 
 
Para qualquer marca, ter que fazer recall já é ruim. Fazer recall de chocolate às vésperas da Páscoa é péssimo. Mas a Nestlé decidiu recolher quatro variedades do Kit Kat, em oito países: Reino Unido, Alemanha, Suíça, Malta, Áustria, Cingapura, Filipinas e Canadá. O motivo foi a denúncia de consumidores de que haviam encontrado pedaços de plástico misturados aos chocolates.
"Fizemos o recall dos produtos em questão após sete consumidores no Reino Unido terem reclamado sobre pedaços de plástico no produto. Até o momento não recebemos nenhuma outra reclamação similar. Mas, para evitar riscos aos nossos consumidores, decidimos fazer o recall voluntário de toda a produção de quatro variedades especiais do Kit Kat Chunky e do Kit Kat Chunky Collection Giant Egg fabricadas a partir de setembro de 2012", informou a Nestlé em comunicado.

No texto em que anuncia o recall, a Nestlé pede desculpas e diz que a segurança e a qualidade dos produtos é uma “prioridade inegociável da companhia”.

Os produtos afetados foram das linhas em barras de 48g nos sabores Peanut Butter, Hazelnut, Chocolate Fudge e Caramel, além do ovo de chocolate Chunky Collection. A Nestlé informou que nenhum dos produtos é comercializado no Brasil.

Conheça os 12 erros mais comuns na declaração do IR

Conheça os 12 erros mais comuns na declaração do IR

Erros pequenos ocasionam a inclusão em malha fina da Receita Federal

 
Sempre que é chegada a hora de declarar o Imposto de Renda, diversos contribuintes caem na malha fina por deslizes insignificantes. Por esse motivo, o presidente da Fradema Consultores Tributários, Dr. Francisco Arrighi elaborou uma lista com os erros mais freqüentes no preenchimento da declaração do IR. Confira abaixo:
1 – Digitar o ponto (.), em vez de vírgula (,), considerando que o programa gerador da declaração não considera o ponto como separador de centavos.

2 – Não declarar todos os rendimentos tributáveis recebidos, como por exemplo: salários, pró-labores, proventos de aposentadoria, aluguéis etc.

3 – Não declarar o rendimento tributável recebido pelo outro cônjuge, quando a opção for pela declaração em conjunto.

4 – Declarar o somatório do Imposto de Renda Retido na Fonte descontado do 13º salário, ao Imposto de Renda Retido na Fonte descontado dos rendimentos tributáveis e descontar integralmente este somatório do imposto devido apurado.

5 – Declarar o resultado da subtração entre os rendimentos tributáveis e os rendimentos isentos e não tributáveis, ambos informados no comprovante de rendimentos fornecidos pela fonte pagadora (empresa).

6 – Declarar prêmios de loterias e de planos de capitalização na ficha “Rendimentos Tributáveis”, considerando que esses prêmios devem ser declarados na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva.

7 - Declarar planos de previdência complementar na modalidade VGBL como dedutíveis, quando a legislação só permite dedução de planos de previdência complementar na modalidade PGBL e limitadas em 12% do rendimento tributável declarado.

8 – Declarar doações a entidades assistenciais, quando a legislação só permite doações efetuadas diretamente aos fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e limitadas em até 6% do imposto devido.

9 - Declarar Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva, como Rendimentos Tributáveis, como por exemplo o 13º salário.

10 - Não declarar os Ganhos ou Perdas de Capital quando são alienados bens e direitos.

11 - Não declarar os Ganhos ou Perdas de Renda Variável quando o contribuinte opera em bolsa de valores.

12 – Declarar despesas com planos de saúde de dependentes não relacionados na declaração do IR.
Outra dúvida comum diz respeito a quem precisa declarar ou não, por conta disso, a Fradema Consultores Tributários listou os itens de quem está obrigado a apresentar a Declaração de Ajuste Anual relativa ao exercício de 2013, ano-calendário de 2012:

1 - recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 24.556,65

2 - recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil

3 - obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas

4 - relativamente à atividade rural:
a) obteve receita bruta em valor superior a R$ 122.783,25.
b) pretenda compensar, no ano-calendário de 2012 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2012;

5 - teve, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil.

6 - passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês e nesta condição se encontrava em 31 de dezembro;

7 - optou pela isenção do Imposto sobre a Renda incidente sobre o ganho de capital proveniente da venda de imóveis residenciais por ter aplicado o capital na aquisição de outro imóvel localizado no País, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias contados da venda do primeiro imóvel
Base Legal: Instrução Normativa RFB nº 1.333, de 18 de fevereiro de 2013, art.

Decisão do STF derrubando imposto deixará importações mais baratas

Decisão do STF derrubando imposto deixará importações mais baratas

O Supremo Tribunal Federal barrou o ICMS no cálculo de PIS e Cofins para importação

 
Thinkstock
 
Na última quarta-feira (20),o Supremo Tribunal Federal declarou, com unanimidade dos votos, que é inconstitucional a inclusão do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na base de cálculo do PIS e Cofins, para as importações. A partir disso, as importações terão um custo menor para as empresas.
O advogado Marco Aurélio Poffo,do BPHG Advogados, de Blumenau (SC), destaca que a perda de arrecadação tributária do governo federal será bilionária. Entre 2006 e 2010, a União arrecadou R$ 34 bilhões pelo ICMS ter sido considerado no cálculo do PIS e da COFINS Importação. Na opinião do advogado essa é a mais importante decisão judicial na área tributária dos últimos anos. “Ainda não foi determinada a data em que tal decisão valerá para todas as empresas, e isto pode demorar, já que a modulação dos efeitos se dará em recurso a ser promovido pela União”, comenta.

O especialista ainda explica que esta decisão dá o direito de recuperar os valores indevidamente pagos nos últimos cincos somente à empresa do Rio Grande do Sul, que ajuizou a ação. Porém poderá beneficiar no futuro as demais empresas “Quem quiser recuperar o que pagou indevidamente, terá que ajuizar ações individuais”, diz Poffo.

Sustentabilidade: menos lágrimas, mais neurônios

Sustentabilidade: menos lágrimas, mais neurônios

Parar de usar elevador e usar escadas também faz bem para a saúde. Lavar roupa a mão e carregar pianos nas horas vagas também. Mas não é por isso que vou acreditar que as pessoas vão começar a fazer isso

 
Shutterstock
 
Como fiquei feliz com o resultado do meu artigo sobre olhar a sustentabilidade de um modo mais sério e prático, resolvi continuar.

O jornalista João Carlos Santana da Rádio CBN recentemente chamou a atenção para o fato de que por dia, 9 ciclistas são internados em hospitais públicos de São Paulo por causa de acidentes de trânsito, com pelo menos uma morte.

Vamos contrastar isso com o movimento cada vez maior que insiste que a solução para nossas cidades é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. Para ser justo, não é um movimento só brasileiro. O famoso padrão LEED de construção para edifícios, por exemplo, que é um selo de origem norte-americana que certifica que uma construção passa por vários pré-requisitos “sustentáveis”, premia a construção de infra-estrutura como bicicletários e chuveiros para ciclistas em prédios comerciais. Algo que faz sentido em diversas localizações mas dificilmente se justifica em prédios juntos à marginal. (não vou citar nomes, mas sim, existem prédios com bicicletário na Marginal paulista, um ato tanto de consciência sustentável e de suicídio assistido aos que se aventurarem a pedalar por lá).

E é basicamente isso o que me deixa chocado ao ver esses “movimentos”. Uma pesquisa na Internet me contou que o uso maior de bicicletas ia “exercer menos pressão sobre a matriz energética”, “diminuir os problemas de trânsito”, “resolver problemas de mobilidade” entre outras maravilhas. Também não é difícil achar relatos sobre as maravilhas para a saúde.

Como alguém já disse, parar de usar elevador e usar escadas também faz bem para a saúde. Lavar roupa a mão e carregar pianos nas horas vagas também. Mas não é por isso que vou acreditar que as pessoas vão começar a fazer isso (aliás, não consegui disfarçar minha expressão facial quando conheci uma das representantes de um desses movimentos pelo uso de bicicleta como meio de transporte na cidade de São Paulo. Duvido que ela usasse uma bicicleta como transporte para andar pela cidade, apesar dela aparentar ser capaz de engolir uma inteira no café da manhã).

Além de não querer andar por aí de bicicleta, basta olhar pela janela em um bom dia de trânsito para me fazer pensar: Sim, gosto do mundo, mas prefiro continuar vivo. As ruas, mesmo com ciclovias, são estreitas, e sempre há trechos pequenos demais entre um erro e um carro de algumas toneladas.

A grande questão aqui não são as bicicletas. Será que a melhor solução, em pleno século 21, é colocar o pessoal para pedalar na rua?

Uma notícia recente da Businessweek diz que não. Segunda a matéria, a prefeitura de Tel Aviv em Israel está trabalhando para tornar realidade um projeto de transporte criado com tecnologia da NASA.

A ideia é simples: Uma espécie de teleférico super moderno. São cápsulas de transporte para duas pessoas, em um trilho elevado que funciona por magnetismo. Você entra em um veículo desses, aponta em uma tela em que estação que chegar, e trilhos magnéticos te levam até lá. Em silêncio, com uma vista panorâmica, substituindo táxis, ônibus e outros transportes muito mais poluentes. Como o sistema é magnético, não há manutenção de freios e rodas, o que mantém o custo de operação bastante baixo. As estimativas é que ele custe um pouco mais que um ônibus e menos que um taxi.



Foto: Skytran
Pelas estimativas, algo assim sairá em torno de 50 milhões de dólares para a primeira linha, de pouco mais de 6 quilômetros. Parece caro? Pense nas horas engarrafadas que se perde nas cidades brasileiras hoje em dia, nas internações e mortes por acidente, no combustível e impacto ambiental. Não sou urbanista, mas mesmo em uma cidade como São Paulo, aposto que 3 ou 4 dessas linhas fariam maravilhas.

Na verdade pouco me importa se a iniciativa de Tel Aviv ou essa tecnologia específica vai dar certo. O que chama a atenção é que eles estão tentando. Voltando ao Brasil, qual foi a última vez que você viu um político ou instituição brasileira tentar algo REALMENTE inovador? E isso que eu passei a maior parte da minha vida em Curitiba, uma cidade que se orgulha de suas inovações - Propostas pelo governo de Jaime Lerner há mais de 20 anos atrás.

Então, por favor, parem de bater em teclas velhas e desgastadas. Andar de bicicleta é ótimo para quem gosta. Assim como surfar e saltar de paraquedas tem seus admiradores. Não é, no entanto, solução para todos. Problemas modernos exigem pensamento modernos, iniciativas ambiciosas e análises com foco no futuro.

De novo, menos lágrimas, mais neurônios.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Para apanhar sonegadores, leão cruza dados de oito documentos

Para apanhar sonegadores, leão cruza dados de oito documentos



A Receita Federal dispõe de um sofisticado sistema eletrônico que permite cruzar as informações prestadas pelos contribuintes na declaração do IR. A meta é apanhar quem tenta sonegar.

Uma vez recebidos, esses dados são cruzados com aqueles armazenados nos computadores da Receita.

Esse sistema é abastecido por oito declarações exigidas de empresas e de outros órgãos públicos e privados.

O primeiro (e principal) documento que o fisco usa é a Dirf (Declaração do IR Retido na Fonte), entregue pelas empresas. Nela estão diversos valores: salário anual pago pela empresa, 13º salário, IR retido na fonte (se for o caso), contribuição ao INSS, plano de saúde (se for o caso) etc.

Outro documento usado é a DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica). Por esse documento, o fisco sabe quanto as empresas distribuíram de lucro aos sócios.

Os gastos com clínicas médicas, com laboratórios, com hospitais e com planos de saúde são informados ao fisco por meio da Dmed, a declaração entregue pelas prestadoras de serviços de saúde e operadoras de planos privados de assistência à saúde.

Os dados de quem tem conta em banco (conta-corrente, poupança, investimento etc.) são informados ao fisco por meio da Dimof (Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira).

As administradoras de cartões de crédito usam a Decred (Declaração de Operações com Cartão de Crédito) para informar as operações acima de R$ 5.000 mensais.

Os dados de transações com construtoras, incorporadoras e imobiliárias são informados pela Dimob (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias).

Uma vez feita a operação imobiliária, é preciso registrar o imóvel em cartório. Para verificar isso, a Receita dispõe da DOI (Declaração sobre Operações Imobiliárias), entregue pelos serventuários da Justiça responsáveis por cartórios de notas, de registro de imóveis e de títulos.

Há ainda a Dprev (Declaração sobre a Opção de Tributação de Planos Previdenciários), entregue ao fisco pelas entidades de previdência complementar, pelas sociedades seguradoras ou por administradores do Fapi (Fundo de Aposentadoria Programada Individual).

Padilha anuncia redução do prazo para registro de medicamentos

Padilha anuncia redução do prazo para registro de medicamentos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta segunda-feira (25) medidas para reduzir em até 40% o prazo para análise de registro de novos medicamentos a partir de abril.

Para os produtos considerados prioritários para o Sistema Único de Saúde (SUS) ou inovadores, a exemplo dos medicamentos para hipertensão, diabetes e os oncológicos, o prazo para registro deve se reduzido de nove a seis meses.

O ministro divulgou a criação do Sistema de Registro Eletrônico de Medicamentos, que começará a funcionar em 15 de abril. O sistema irá reduzir o prazo de registro junto à Anvisa. "Quanto mais registros [de medicamentos], melhor. Estimulamos a produção e aumentamos a competitividade", disse Padilha depois de participar de um almoço com empresários em São Paulo.

Segundo o ministro, a medida deve tornar o preço dos medicamentos mais barato. "Quanto mais marcas tivermos, mais genéricos, o preço será reduzido pela competitividade", afirmou. Padilha disse ainda que essa iniciativa deve facilitar a distribuição de remédios gratuitamente para a população pelo governo.

Para exemplificar, o petista citou a tentativa do governo federal de trazer ao Brasil a produção de remédios para combater diferentes tipos de câncer. Isso, segundo o ministro, tende a ampliar a produção, reduzir os preços, além de permitir ao governo aumentar a distribuição gratuita do produto.

Ford New Fiesta começa a ser entregue em maio

Ford New Fiesta começa a ser entregue em maio

Ford New Fiesta nacional, coadjuvante em show da cantora Claudia Leitte neste domingo no ABC
Ford New Fiesta nacional, coadjuvante em show da cantora Claudia Leitte neste domingo no ABC

A Ford exibiu o New Fiesta nacional pela primeira vez neste domingo (24), durante show gratuito realizado no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, no ABC, cidade-sede da montadora e berço da produção verde-amarela do modelo. Nesta segunda-feira (25), uma cerimônia marcou a produção (simbólica) da primeira unidade do New Fiesta 2014, na fábrica de São Bernardo que voltou a fazer carros de passeio em 2007, com o Ka.

O lançamento oficial do New Fiesta à imprensa (com direito a test-drive e avaliação) acontece em 20 de abril; a distribuição às revendas está marcada para o dia 28. As primeiras entregas começam em maio.

O show de domingo teve como atração principal a cantora Claudia Leitte, além de apresentação da atriz global Ísis Valverde. Segundo informações divulgadas pela assessoria da Ford, cerca de 50 mil pessoas assistiram ao espetáculo e, de quebra, viram o New Fiesta com a tradicional cor azul metálica -- azul Candy, segundo a Ford. A versão que aparece na foto é a topo de gama, Titanium.

Gasto com deputados caminha para R$ 1 bilhão

Gasto com deputados caminha para R$ 1 bilhão

Aumento anunciado para verbas dos parlamentares e prometido reajuste salarial devem elevar despesas com os 513 deputados em R$ 129 milhões por ano. Com novas medidas, custo salta de R$ 799 milhões para R$ 928 milhões

Rodolfo Stuckert/Ag. Câmara
Entre aumentos anunciados e prometidos por Henrique Alves, custo anual de gabinete deve pular para R$ 1,8 milhão

Quando o mandato dos atuais deputados começou, em fevereiro de 2011, o contribuinte gastava, em média, R$ 122 mil por mês para manter um gabinete na Câmara. Com as propostas de aumento de salário e outros benefícios em curso na Casa, a perspectiva é de que essa mordida sobre o bolso do cidadão brasileiro salte para R$ 142 mil mensais. Ou seja, em um ano, o custo dos 513 deputados no exercício do mandato aumentará R$ 129 milhões por ano, passando dos atuais R$ 799 milhões para R$ 928 milhões. Um gasto extra de 16%. Os dados são de levantamento exclusivo do Congresso em Foco.


As mudanças são fruto de medidas iniciadas no final da gestão de Marco Maia (PT-RS), como o aumento da verba de gabinete para contratar até 25 funcionários em Brasília e no estado, benefício que subiu de R$ 60 mil para R$ 78 mil mensais. E, principalmente, dos aumentos anunciados neste início de ano pelo novo presidente, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), como o auxílio-moradia, a cota para cobrir despesas dos parlamentares, de alimentação a viagens, e do prometido reajuste salarial para os parlamentares, compromisso assumido pelo peemedebista durante sua candidatura, como revelou o Congresso em Foco.

O impacto dessas medidas só não será maior porque a Câmara aprovou o fim do 14º e do 15º salários, pagos no início e no final de cada ano, na tentativa de melhorar a imagem da Casa. Agora, os parlamentares só vão receber o benefício duas vezes no mandato, no início e no final dele. Um corte que teve seu alcance financeiro diminuído com a criação de novos cargos para contemplar partidos políticos.

Há dois anos, o gabinete de um único deputado consumia, em média, R$ 1,55 milhão por ano. Com todas as mudanças anunciadas e as que estão em discussão, cada gabinete deve custar R$ 1,8 milhão anualmente.

domingo, 24 de março de 2013

Campanha americana deflagra debate sobre ensino de programação de computador nas escolas

Campanha americana deflagra debate sobre ensino de programação de computador nas escolas

Avanço da tecnologia digital desperta mobilização de educadores e empresários nos EUA em favor de lições de computação na educação básica, e já provoca reflexos no Estado

 
Campanha americana deflagra debate sobre ensino de programação de computador nas escolas Diego Vara/Agencia RBS
Inspirado por iniciativa americana, colégio Sinodal, de São Leopoldo, pretende ampliar lições de computação que hoje dão ênfase à robótica Foto: Diego Vara / Agencia RBS
Marcelo Gonzatto
 
A disseminação das tecnologias digitais deixou as escolas à beira de uma revolução.

Um número crescente de especialistas argumenta que não basta preparar os estudantes do século 21 para ler, escrever ou fazer contas: é preciso ensiná-los a programar computadores. Nos Estados Unidos, celebridades se uniram em uma campanha em defesa da chamada "alfabetização digital", e que já provoca reflexos no Rio Grande do Sul.

Assista ao vídeo sobre as aulas no colégio Sinodal, em São Leopoldo:


Personalidades como o fundador da Microsoft, Bill Gates, e o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, figuram em um vídeo divulgado na internet que defende o ensino de linguagem de programação — códigos que mesclam letras, números e sinais gráficos para dizer aos computadores e dispositivos digitais que ações realizar, como enviar e-mails ou rodar jogos. Para os defensores da ideia, nos próximos anos será tão importante falar a língua das máquinas como hoje é fundamental ler e escrever. Duas razões sustentam a iniciativa: faltam programadores no mercado de trabalho — a defasagem deverá chegar a 1 milhão de pessoas em 2020 nos EUA —, e educadores apontam que aprender a lógica da computação ajuda o raciocínio, melhora o desempenho em outras disciplinas e estimula a criatividade.

— Quando o aluno aprende a linguagem do computador para dizer a ele o que fazer, muda tudo. A máquina se transforma em um laboratório — concorda a coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Léa Fagundes.

O problema é como disseminar essa cultura no país, o que exige treinar professores e dar infraestrutura. Hoje, a modalidade de programação mais ensinada em escolas públicas e privadas é a robótica, na qual os alunos comandam a movimentação de robôs por meio de códigos inseridos no computador. Na rede municipal de Porto Alegre, por exemplo, 35 escolas treinaram professores de disciplinas variadas para usar esse recurso e seguem com ele no currículo.

(Diego Vara/Agencia RBS)

Também existem softwares, mais voltados para crianças, usados para apresentar a lógica da computação aos alunos. Eles permitem que o usuário insira comandos que criam figuras, movimentam personagens e possibilitam a elaboração de desenhos, narrativas e jogos. O maior desafio do sistema escolar está no ensino das linguagens de programação propriamente ditas, utilizadas para criar páginas na internet, aplicativos e jogos (conheça as principais logo abaixo). Uma das barreiras é a falta de professores especializados.

— O ideal é que combinassem o curso de pedagogia com especialização em informática, ou o contrário — afirma o mestre em computação e diretor de uma escola de computação Rodrigo Losina.
Em todo o país, conforme dados de 2010, há 79 cursos de licenciatura em computação, que preparam educadores para lecionar sobre esse tema. Mas eles formam menos de 700 profissionais por ano.

— Isso é muito abaixo do necessário — sustenta o doutor em computação e professor da UFRGS Daltro José Nunes.

Como resultado, segundo Losina, há uma tendência de aumento no número de alunos adolescentes em cursos de linguagens de programação oferecidos por escolas de computação. Mas a campanha americana já inspira instituições como o colégio Sinodal, de São Leopoldo, a investir mais na linguagem dos computadores. A instituição já leciona robótica, mas pretende ampliar o ensino para que os estudantes aprendam a criar projetos mais variados.

— Inspirados pela campanha, vamos introduzir o ensino de outras linguagens, voltadas para a criação de jogos e aplicativos — conta o professor de Educação Digital Jorge Jardim.

A intenção é usar a computação para que os jovens de hoje programem seu futuro

Papa Francisco confirma viagem ao Brasil

Papa Francisco confirma viagem ao Brasil durante missa do Domingo de Ramos


Ele participará da Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Rio de Janeiro

 
Papa Francisco confirma viagem ao Brasil durante missa do Domingo de Ramos Gabriel Bouys/AFP
Milhares de fiéis saudaram o papa Francisco Foto: Gabriel Bouys / AFP
O papa Francisco anunciou neste domingo que viajará em julho ao Brasil para participar na Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Rio de Janeiro.

— Aguardo com alegria o próximo mês de julho, no Rio de Janeiro. Vamos nos encontrar naquela grande cidade — afirmou o Papa dirigindo-se aos jovens durante a homilia do Domingo de Ramos na Praça de São Pedro na presença de milhares de fieis.

Há 28 anos, o Domingo de Ramos é considerado o Dia da Juventude pela Igreja católica, por isso o Papa aproveitou a ocasião para fazer o anúncio oficial de sua viagem ao Rio de Janeiro para participar no encontro mundial com os jovens, que acontecerá de 23 a 28 de julho.

O Papa Francisco havia manifestado na quarta-feira passada à presidente brasileira Dilma Rousseff seu desejo de viajar em julho ao Brasil e, se possível, também visitar o santuário de Aparecida em seguida.

Francisco presidiu pela primeira vez a missa de Ramos na Praça de São Pedro, com a qual são iniciados os ritos da Semana Santa, uma das mais importantes datas para a Igreja católica. O pontífice argentino abençoou os ramos e realizou a procissão que comemora a entrada de Jesus em Jerusalém e, principalmente, sua paixão e morte na Cruz.

— Queridos jovens, eu os imagino fazendo festa em torno de Jesus, agitando ramos de oliveira; eu os imagino enquanto aclamam seu nome e expressam a alegria de estar com ele. Vocês têm uma parte importante na celebração da fé. Nos trazem a alegria da fé e nos dizem que temos de viver a fé com o coração jovem, sempre, inclusive aos setenta, aos oitenta anos — afirmou durante sua homilia, improvisando algumas vezes para citar seu predecessor Bento XVI, a quem visitou na véspera, na residência de veraneio papal de Castel Gandolfo.

Também mencionou um provérbio de sua avó e falou do demônio para advertir aos fieis que "não deixem roubar a esperança dada por Jesus".

Trata-se da primeira Semana Santa que o papa latino-americano, de 76 anos, preside no Vaticano, já que foi eleito recentemente, em 13 de março passado. O Papa também rezou o tradicional Angelus da janela do palácio apostólico diante da Praça de São Pedro, o segundo de seu pontificado, depois de ter reunido uma multidão na mesma ocasião há uma semana.

Colheita da soja é aberta com perspectiva de safra recorde no RS

Colheita da soja é aberta com perspectiva de safra recorde no RS

Solenidade foi realizada em Tupanciretã com presença do governador.
Expectativa é de que sejam colhidas cerca de 12 milhões de toneladas.


Colheita soja RS Tupanciretã (Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini)
Tarso Genro destacou benefícios da colheita para economia do RS (Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini)

A colheita da soja foi aberta oficialmente neste sábado (23), em Tupanciretã, na Região Central do Rio Grande do Sul, com perspectivas animadoras para produtores do grão e para a economia gaúcha. A expectativa é de safra recorde, a maior da história do estado.

De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), devem ser colhidas entre 11 e 12 milhões de toneladas do grão. O número representa um aumento de 89% em relação ao volume colhido na safra anterior, quando o estado enfrentou problemas com estiagem.

A solenidade contou com a participação do governador Tarso Genro. Animado com a expectativa de safra recorde, o governador destacou os benefícios que os bilhões de reais injetados na economia com a colheita da soja devem trazer para o estado.

“Nós tivemos uma queda no crescimento, no ano passado, em função da estiagem. Este ano será ao contrário: as micro, pequenas e médias cidades do Rio Grande do Sul terão um impulso extraordinário de consumo, dos salários, do gasto das pessoas no comércio. Isso ajuda o Estado a crescer e se desenvolver”, afirmou.

Além de anunciar medidas de estímulo ao setor, Tarso prometeu tomar providências para evitar que aconteça no Rio Grande do Sul o que vem ocorrendo em estados como Paraná, São Paulo e Mato Grosso. Recentemente, a China cancelou contratos bilionários cancelados por problemas de logística, como as atrasos nos embarques nos portos.

Maior produtor de soja da região Sul do Brasil, com uma área plantada de 5,5 mil hectares em Tupaciretã, Pedro Luiz Herter espera colher 60 sacas por hectare, 100% a mais do que na safra anterior. Graças a investimentos na correção do solo e na compra de fertilizantes e defensivos agrícolas.

“A produção este ano será muito boa. Nós tivemos um bom regime de chuvas, o produtor investiu em tecnologia e terá a resposta esperada. Eu estou muito otimista”, ressaltou.
O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul, Ireneu Orth, destacou que a safra recorde se deve a dois fatores: o aumento da área de plantio – um milhão de hectares a mais em comparação à última safra 0 e as boas condições climáticas.

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...