sábado, 10 de dezembro de 2011

Confiança não se compra

Um lenhador tinha um bebê e um leão em casa. O leão servia como guarda do bebê.
 
O lenhador ouvia conselhos de pessoas que diziam: o leão vai matar seu filho quando ele sentir fome! Mas a sua confiança no animal era muito grande.
Certo dia quando o lenhador chegou a casa e encontrou o leão com a boa cheia de sangue. No desespero o lenhador suou frio e sem pensar, acertou o machado na cabeça do leão, matando-o.
Ao entrar no quarto, encontrou seu filho dormindo, salvo, e ao lado do berço havia um urso morto.


Moral: Se você confia em alguém, não importa o que os outros digam a respeito. Nunca se deixe levar.
 
 

Animada com vitórias no Congresso, Dilma já pensa em férias

Animada com vitórias no Congresso, Dilma já pensa em férias


BRASÍLIA - Animada com a aprovação, em primeiro turno, da Desvinculação das Receitas da União (DRU), que permite ao governo usar livremente 20% de tudo o que arrecada, a presidente Dilma Rousseff já fala em viagem de férias, a partir do dia 26 de dezembro. Os 59 votos obtidos pelo governo foram considerados 'excepcionais' pela presidente, que não se cansou de elogiar a atuação da ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Ideli Salvatti. Dilma reconheceu que a estratégia de Ideli de ter montado um 'bunker' no Senado, para acompanhar de perto todas as votações dos últimos três dias, foi acertada.

Passada a primeira etapa, considerada mais delicada, por causa da disposição de aliados do governo, particularmente de integrantes do PT e do PMDB, de atrelar a votação da DRU à da emenda da Saúde, a presidente ficou aliviada. Ela está convencida que no dia 22 será possível aprovar definitivamente a DRU e garantir os recursos necessários ao governo para enfrentar a crise europeia.

Com isso, Dilma pretende passar o Natal com a família no Palácio da Alvorada e, em seguida, viajar para uma das unidades militares localizadas no litoral. Ela gostou da experiência que teve, no Carnaval deste ano, em Natal, quando passou alguns dias descansando em uma base da Aeronáutica na cidade, sem ser incomodada. A presidente só pretende voltar a trabalhar no dia nove de janeiro, quando deverá começar a desenhar a reforma ministerial.

Brasil e Argentina se comprometem a aumentar comércio regional

Brasil e Argentina se comprometem a aumentar comércio regional



Brasil e Argentina se comprometem a aumentar comércio regional
Brasil e Argentina se comprometem a aumentar comércio regional

Buenos Aires, 9 dez (EFE).- Brasil e Argentina se comprometeram nesta sexta-feira a aumentar 'no curto prazo' o comércio regional, em uma estratégia que procura enfrentar juntos as consequências da crise global.

O compromisso foi selado em reunião realizada em Buenos Aires pelos ministros de Indústria do Brasil, Fernando Pimentel, e da Argentina, Débora Giorgi.

O encontro teve por objetivo avançar na instrumentação do Mecanismo de Integração Produtiva (MIP) que acertaram criar na semana passada as presidentas Dilma Rousseff e Cristina Kirchner, da Argentina, em reunião bilateral realizada na Venezuela.

Segundo um comunicado conjunto, Brasil e Argentina, as maiores economias do Mercosul - bloco também integrado por Paraguai e Uruguai -, acertaram 'avançar em uma maior participação regional no comércio a curto prazo'.

Pimentel e Daniela também se comprometeram 'a instrumentalizar mecanismos binacionais de financiamento que permitam potencializar o acesso aos mercados e uma maior integração dos aparelhos produtivos de ambos os países'.

Os ministros também fizeram acertos para um regime automotivo bilateral baseado em uma maior exigência de conteúdo regional de partes e peças 'que privilegie a agregação de valor e o desenvolvimento de provedores nacionais com maior conteúdo tecnológico'.

Neste mesmo sentido, os ministros vão impulsionar a integração produtiva em setores estratégicos como fabricação de autopeças, gás e petróleo, indústria naval e aeronáutica, entre outros.

Brasil e Argentina destacaram que 'este processo deve envolver de maneira ativa as empresas multinacionais para que estas desenvolvam provedores locais e agreguem ao processo de desenvolvimento tecnológico na região'.

A delegação brasileira se comprometeu a informar no transcurso da próxima semana sobre o modo pelo qual se poderá instrumentalizar o acesso de provedores argentinos a seu sistema de compras públicas.

Red Bull faz exibição em Milton Keynes para celebrar bicampeonato

Red Bull faz exibição em Milton Keynes para celebrar bicampeonato


A Red Bull fará um evento de demonstração neste final de semana, em Milton Keynes, sede da equipe, para celebrar o bicampeonato na F1. A comemoração terá a presença de Sebastian Vettel, Mark Webber e também de David Coulthard

Red Bull faz exibição em Milton Keynes para celebrar  bicampeonato
"A Red Bull vai celebrar o bicampeonato com uma festa da sede da equipe na Inglaterra "
Para celebrar o bicampeonato obtido na temporada 2011 da F1, a Red Bull vai realizar uma exibição neste final de semana 10 e 11 de dezembro nas ruas de Milton Keynes, cidade inglesa onde está localizada a sede do time. Tanto Sebastian Vettel quanto Mark Webber vão pilotar o carro com o qual obtiveram 12 vitórias no campeonato.

Além dos titulares da F1, o chefe de equipe Christian Horner e o projetista Adrian Newey também estarão no evento. David Coulthard e Jake Humphrey, ambos da BBC, vão comandar os festejos, com o ex-piloto de F1 dirigindo um dos carros da Red Bull usados na Nascar.

Webber, na coluna que assina na rede BBC, se disse bastante animado para comemoração. 'Nós estamos esperando um público muito grande. Esse não vai ser um dia mais fácil para trafegar pela cidade, mas deve ser um dia bastante especial, não apenas para os fãs, mas também para a Red Bull', escreveu.

O australiano afirmou, também, que está feliz em poder guiar o carro da F1 nas ruas de Milton Keynes, onde vivem os funcionários da equipe que não viajam para as diversas etapas da categoria. 'Eu sei que muitos no time estão orgulhosos que iremos pilotar o carro na frente de tanta gente que trabalha na própria fábrica', encerrou.

Investimentos em infraestrutura devem crescer substancialmente até 2014

Investimentos em infraestrutura devem crescer substancialmente até 2014


SÃO PAULO - A demanda doméstica continuará a ser o principal fator de crescimento econômico brasileiro no próximo ano, situando-se no patamar de 5,6% do PIB (Produto Interno Bruto), ante 4,7% previsto para este ano, apontou a nova edição do boletim "Economia Brasileira em Perspectiva", divulgada nesta sexta-feira (9) pelo Ministério da Fazenda. Ainda segundo os dados da pesquisa, os investimentos em infraestrutura no Brasil deverão crescer substancialmente entre 2011 e 2014.

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) prevê crescimento de 54% em investimentos nos segmentos essenciais de infraestrutura, como energia elétrica, no período destacado anteriormente. Além desses, os investimentos nos setores de Petróleo & Gás e Químico também deverão crescer de forma considerável, cerca de 60%, nos próximos três anos.

A expansão da economia no próximo ano será capitaneada pelo investimento, que, na avaliação da SPE (Secretaria de Política Econômica), que edita o boletim, crescerá mais do que o consumo das famílias em 2012. Esse quadro contribuirá para a expansão sustentada da capacidade produtiva do País.

Brasil: 18% dos jovens não trabalham nem estudam

Brasil: 18% dos jovens não trabalham nem estudam


SÃO PAULO - A palavra "vago" em espanhol é usada para identificar uma pessoa que não trabalha nem estuda. No Brasil, o número de jovens que se encaixam neste perfil é de 18%, segundo revelou o Latinobarômetro, divulgado pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação. O País tem 48 milhões de jovens entre 15 e 29 anos.

O indicador brasileiro está bem próximo da média da América Latina, que é de 17%. Para ter uma ideia, em País como Honduras e República Dominicana, o indicador é de 33% e 34%, respectivamente. Já no Uruguai e na Bolívia, o percentual é de 12%. O estudo revelou ainda que na América Central, o número é de 27%.

Mulheres em casa
No total, mais mulheres do que homens não trabalham nem estudam: são 54%, contra 46%.
Por classe social, os jovens menos favorecidos são a maioria, chegando a 61%. Na classe média, o índice é de 31% e da classe média alta é de 6%.

Neste Natal, roupas e calçados lideram intenção de compras

Neste Natal, roupas e calçados lideram intenção de compras dos brasileiros

SÃO PAULO - Pesquisa Ipsos/ACSP (Associação Comercial de São Paulo) divulgada nesta sexta-feira (9) revela que os presentes de uso pessoal, como roupas e calçados, lideram a intenção de compras natalinas da população, com 68,6% das indicações. Frente a 2010, houve queda de 7,8 pontos percentuais, já que, no ano passado, 76,4% dos consumidores tinham a intenção de comprar estes itens.

Os eletrodomésticos e eletroeletrônicos (DVD, TV, geladeira, fogão, computador,tablets entre outros) estão em segundo lugar, com 27,2%. Com relação ao ano passado, houve aumento de 8,7 p.p. nesta categoria.

Os preferidos
Joias e CDs aparecem na terceira e quarta posições dos itens preferidos de compras, com 14,3% e 10%, conforme tabela a seguir:

Classe de renda
Quando analisada a preferência por faixa de renda, a pesquisa indica que a D/E lidera o desejo de comprar roupas e calçados, com 75,5%.
A classe A/B, por sua vez, tem a dianteira entre os que pretendem comprar joias, com 24,4%, e entre os que pretendem comprar tablets com 5,1%, superando a média geral, que é de 1,4%.

Forma de pagamento
Ainda de acordo com a ACSP, o pagamento parcelado predomina entre os itens mais caros, como TV (76% parcelado e 24% à vista), geladeira (78% parcelado e 22% à vista) e micro-ondas (60% parcelado e 40% à vista). A exceção se dá no pagamento do celular (57% à vista e 42% parcelado) e das viagens (58% à vista e 42% parcelado).

Já as compras à vista são as preferidas para as compras de DVD (70% à vista e 30% parcelado), roupas e calçados (69% à vista e 31% parcelado), livros (79% à vista e 21% parcelado) e CDs (89% à vista e 11% parcelado).
Presentes de Natal
Presentes %
Roupas e calçados 68,6
Eletrodomésticos/ eletrônicos 27,2
Joias 14,3
CDs 10
Celular 8,6
Viagem 7,1
Livros 4,3
Brinquedos 2,9
Fonte: ACSP/Ipsos

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Bolsas europeias fecham em alta após acordos em Bruxelas

Bolsas europeias fecham em alta após acordos em Bruxelas

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 1,91%, aos 5.986,71 pontos.
Líderes europeus se comprometeram com pacto fiscal mais rígido.

As principais bolsas europeias fecharam a sexta-feira (9) com fortes altas, impulsionadas pelo acordo sobre o reforço da disciplina orçamentária na zona do euro.

O novo tratado recebeu o apoio de todos os 17 países da zona do euro. Outros nove países da UE disseram que apoiarão o pacto após consultas aos seus respectivos parlamentos. O Reino Unido foi o único país dos 27 da UE a recusar participar do pacto.

O novo pacto fiscal acordado pela maioria dos países da União Europeia (UE) representa um avanço na busca de soluções para a crise da dívida dos países e garante uma sobrevida ao euro.

O principal índice da Bolsa de Londres, o FTSE-100, ganhou 0,83%, fechando aos 5.529,21 pontos. O CAC 40 de Paris subiu 2,48%, aos 3.172,35 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX subiu 1,91%, aos 5.986,71 pontos. O Ibex 35 de Madri ganhou 2,23%, aos 8,649,7 pontos, e o índice FTSE Mib de Milão avançou 3,37%, a 15.484 pontos.

Todas as bolsas europeias iniciaram as sessões com tendência de queda, mas passaram para o terreno positivo após a confirmação de 26 dos 27 dirigentes europeus reunidos em Bruxelas de sua intenção de reforçar a disciplina orçamentária na Eurozona. De acordo com comunicado do conselho europeu, apenas o Reino Unido se colocou contrário ao tratado, enquanto nove países se disseram aptos, mas deverão antes consultar seus parlamentos.

Após mais de 10 horas de reunião, em Bruxelas, os líderes europeus se comprometeram, na madrugada desta sexta-feira, a adotar um novo pacto fiscal com regras mais rígidas. Além disso, ficou acertado adiantar em um ano a entrada em vigor do fundo de resgate permanente e a adição de 200 bilhões de euros às reservas do Fundo Monetário Internacional (FMI) para ajudar as nações em crise.

Sarkozy, Merkel e Barroso, conversam durante encontro da UE em Bruxelas (Foto: Reuters)
Sarkozy, Merkel e Barroso, conversam durante encontro da UE em Bruxelas (Foto: Reuters)

Já no mercado de obrigações, o rendimento da dívida espanhola a 10 anos subiu ligeiramente na sexta-feira, aos 5,835%, contra 5,784% na véspera. Na Itália, o índice se elevou a 6,548% (contra 6,444%).

Fabricante do Johnnie Walker rejeita primo pobre

Fabricante do Johnnie Walker rejeita primo pobre

Diageo pede ao órgão de registro de patentes a anulação da marca de cachaça João Andante




Foto: Divulgação Ampliar
Apesar das semelhanças, fabricantes da João Andante dizem que nome da cachaça não tem relação com Johnnie Walker

A inglesa Diageo, gigante do setor de bebidas e fabricante do uísque Johnnie Walker, quer tirar do mercado um primo pobre inconveniente, nascido em Minas Gerais: a cachaça João Andante. Criada por quatro amigos no último ano do ensino médio, em 2003, a pinga mineira vende cerca de 200 garrafas por mês no boca a boca e pela internet. Ainda assim, a Diageo entende que a marca – tradução meio manca de Johnnie Walker –, é plágio de uma de suas principais bebidas.

* Leia na íntegra Fabricante-do-johnnie-walker-rejeita-primo-pobre

Toyota prevê lucro 56% menor este ano

Toyota prevê lucro 56% menor este ano

Enchentes na Tailândia e valorização do iene frente ao dólar fizeram com que projeções da fabricante de carros diminuíssem

A Toyota Motor espera registrar lucro de 180 bilhões de ienes (US$ 2,31 bilhões) neste ano fiscal, o que representaria número 55,9% menor que o do ano anterior, quando obteve 408,1 bilhões de ienes (US$ 5,25 bilhões). O grupo japonês divulgou nesta sexta-feira suas previsões para o atual ano fiscal, que chega ao fim em março de 2012, após ter levado em conta o impacto das recentes inundações na Tailândia, que obrigaram a empresa a paralisar temporariamente sua produção nesse país.

O maior fabricante mundial de veículos indicou que prevê receita por vendas de 18,2 trilhões de ienes (US$ 234 bilhões), frente aos 18,99 trilhões (US$ 244,1 bilhões) obtidos no ano fiscal anterior. Além disso, a empresa previu que seu lucro operacional rondará 200 bilhões de ienes (US$ 2,56 bilhões), 57,2% menos que os 468,2 bilhões de ienes (US$ 6,02 bilhões) do ano precedente.

A Toyota espera ter vendas globais de 7,38 milhões de veículos em todo o ano fiscal, um número similar ao do ano anterior. Nas previsões da fabricante pesou consideravelmente a valorização do iene frente ao euro e ao dólar, o que prejudica seriamente sua competitividade no exterior e diminui seu lucro na hora de repatriá-lo.

As inundações na Tailândia também foram outro empecilho nas previsões da Toyota, que entre outubro e novembro foi obrigada a reduzir sua produção em oito países pela falta de peças provenientes do país asiático. Neste ano fiscal, a Toyota teve que enfrentar ainda o impacto do terremoto e do tsunami de março, que afetou seriamente sua produção devido aos cortes na cadeia de provisões.

Grupo sul-coreano vai investir R$ 1,3 bilhão no Nordeste

Grupo sul-coreano vai investir R$ 1,3 bilhão no Nordeste

Dinheiro será revertido para Siderúrgica do pecém, parceria da Dongkuk Steel com a Vale; usina deve ficar pronta em 2015

O grupo sul-coreano de produção de aço Dongkuk Steel decidiu investir US$ 730 milhões (aproximadamente R$ 1,3 bilhão) na Siderúrgica do Pecém (CSP), joint-venture que tem com a Vale, anunciou a companhia nesta sexta-feira.

A CSP, primeira usina siderúrgica integrada do Nordeste, tem também entre os acionistas a sul-coreana Posco. A usina está sendo construída no Ceará com capacidade para produzir 3 milhões de toneladas por ano de placas de aço, numa primeira fase.

A usina deve ficar pronta em 2015, disse a Dongkuk em comunicado à Bolsa sul-coreana.

Anvisa define regras para rastrear medicamentos

Anvisa define regras para rastrear medicamentos

FOLHA.COM
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou nesta quinta-feira diretrizes para a rastreabilidade de medicamentos no país, que será feita utilizando-se um código bidimensional nas embalagens.

O objetivo é atestar a autenticidade dos medicamentos e combater falsificação e roubo de medicamentos.

O código escolhido substitui uma proposta feita pela Anvisa em 2010, de colocar nos medicamentos selos fabricados pela Casa da Moeda. Os selos, com informações sobre número, lote e prazo de validade, seriam "lidos" nas farmácias por equipamentos fornecidos também pela Casa da Moeda.

Essa proposta foi criticada por associações de laboratórios farmacêuticos por encarecer o produto e descartada pela agência.

O sistema de rastreabilidade foi instituído por uma lei, sancionada pelo então presidente Lula em 2009, que previa prazo de adaptação até 2012.

Empresa que contratar ex-usuário de drogas estará isenta de INSS


Empresa que contratar ex-usuário de drogas estará isenta de INSS

O objetivo do projeto (PLS 465/11) é estimular a reinserção social de usuários e dependentes de drogas.

Agência Senado

As empresas que admitirem ex-usuários e ex-dependentes de drogas em fase de recuperação poderão ficar isentos por um ano do pagamento da contribuição previdenciária incidente sobre a remuneração desses trabalhadores. É o que prevê projeto de lei do senador Waldemir Moka (PMDB-MS) aprovado nesta quarta-feira (7) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.

O objetivo do projeto (PLS 465/11) é estimular a reinserção social de usuários e dependentes de drogas. A relatora da matéria, senadora Ana Amélia (PP-RS), destacou que há resistência dos empregadores na contratação de pessoas em processo de recuperação da dependência de drogas. A senadora argumentou que essas pessoas estão em constante risco de recaída e, portanto, o trabalho é muito importante para elas.

- É sabida a resistência dos empregadores na contratação, como empregados, de ex-usuários e ex-dependentes de drogas em processo de recuperação. Para além de eventuais preconceitos descabidos, devemos reconhecer que o risco de uma recaída está quase sempre presente nesses casos e o trabalho de reabilitação envolve a consciência, pelo próprio indivíduo em tratamento, de que a luta contra o vício é renovada a cada dia - disse a senadora.

O senador Moka observou que, depois de desintoxicados, os dependentes químicos têm grande dificuldade de conviver em sociedade e, especialmente, de conseguir vaga no mercado de trabalho. O projeto de lei, destacou, visa estimular a contratação dessas pessoas para que, tendo um trabalho, possam ter "uma vida mais normal".

SUS

A CAS também aprovou projeto de lei do senador Humberto Costa (PT-PE) que visa tornar explícito na Lei Orgânica da Saúde (lei 8.80/90) que a gratuidade é um princípio do Sistema Único de Saúde (SUS). A intenção da proposta (PLS 366/11) é impedir a cobrança por ações de saúde nas unidades das redes próprias do SUS.

O autor ressaltou que esse princípio não está referido de forma expressa na Constituição nem está escrito em nenhuma lei, mas é aceito. A iniciativa para a apresentação do projeto, argumentou Humberto Costa ao justificar o projeto, é evitar a apropriação dos serviços públicos por interesses privados, especialmente das operadoras de planos de saúde.

- O projeto supre lacuna importante em nosso ordenamento jurídico e institui norma eficaz para prevenir esse "movimento insidioso" de apropriação dos serviços públicos de saúde por interesse outros que não a saúde de nossa população - disse o relator da matéria, senador Casildo Maldaner (PMDB-SC).

Fonte: Coad

Empréstimo consignado somente com permissão da família


Consignado somente com permissão da família

Projeto fixa que aposentado do INSS terá que pedir autorização para pegar empréstimo

Rio - Aposentados e pensionistas do INSS podem se ver obrigados a ter que pedir autorização da família para contratar empréstimo consignado — com parcelas debitadas automaticamente no contracheque. A proposta faz parte de projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados.

Se for aprovada na Casa, a matéria polêmica vai alterar a lei que autoriza o desconto de prestações em folha de pagamento (Lei 10.820/03). De acordo com o autor do projeto de lei, o deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), os idosos precisam avaliar melhor a necessidade de se contratar empréstimos consignados.

Para autorizar a operação, o familiar do segurado do INSS deve ter menos de 60 anos e possuir relação de parentesco em linha reta (avô, pai, filho ou neto), colateral (irmã, tio e primo) ou por afinidade (cônjuge e companheiro) com o beneficiário. Na falta deste familiar que preencha as condições, a autorização poderá ser feita por autoridade pública.

O deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB) também explicou que a expansão do crédito consignado tem estimulado práticas agressivas na captação de novos clientes pelos bancos. Para ele, a promessa de crédito fácil tem servido como instrumento de propagação indiscriminada do empréstimo consignado.

“Não tem cabimento uma coisa dessas”, avalia João Inocentini, do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical. Representante sindical dos aposentados na CUT, Epitácio Luiz Epaminondas, o Luizão, também é voz firme contra a proposta. Para ele é inadimissível que seja retirada a autonomia do segurado de tomar a decisão sobre tomar ou não dinheiro emprestado.

Operações registram volume de R$ 2,1 bilhões em outubro

As operações de crédito consignado contratadas por segurados do INSS somaram R$ 2,1 bilhões em outubro. Sem considerar a inflação, o resultado foi 6,69% superior ao mesmo período de 2010, quando foi liberado R$ 1,987 bilhão. Segundo o instituto, foram registrados 683.921 contratos.

Do total de operações, 85,09% foram parcelados entre 49 a 60 meses.

Aposentados e pensionistas de 60 a 69 anos responderam por 37,63% de contratos. A Região Sudeste correspondeu ao maior volume de operações, com R$1,081 bilhão.

Depósito de benefícios na conta

O INSS deposita hoje o pagamento dos aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo e possuem cartão com final 4 ou 9, desconsiderando-se o dígito.

O instituto também deposita hoje o pagamento dos segurados que têm vencimentos de até um salário mínimo e possuem cartão com final 9. A folha de pagamento do mês de novembro segue até amanhã. A mesma folha paga a segunda parcela do 13º aos aposentados e pensionistas. O calendário com as datas do pagamento do INSS está disponível no site
www.previdencia.gov.br.

Governo lança cartilha para reduzir a mortalidade das pequenas empresas

Governo lança cartilha para reduzir a mortalidade das pequenas empresas

A cartilha terá dicas sobre planejamento, saúde financeira, de recuperação judicial e de como lidar com crises.

Karla Santana Mamona


O MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) lança, nesta quarta-feira (7), uma cartilha denominada de Guia de Sobrevivência das MPEs. O objetivo é aumentar a taxa de sobrevivência dos micro e pequenos negócios.

A cartilha terá dicas sobre planejamento, saúde financeira, de recuperação judicial e de como lidar com crises. O lançamento ocorre durante a Sessão Solene Conjunta da 20ª Reunião Plenária do Fórum Permanente das MPEs e do 26° Enarc (Encontro Nacional de Registro de Comércio).

Durante o evento, também será lançado um folder “Venda Casada”, que informará aos micro e pequenos empresários sobre a prática ilegal de contratação de operações condicionadas à aquisição de bens e serviços.

Exportações

Também será assinada uma portaria da Secretaria de Comércio Exterior que visa a ampliar o acesso das MPEs (micro e pequenas empresas) ao Proex (Programa de Financiamento às Exportações). A medida permite que tenham acesso ao financiamento operações por meio de Declaração Simplificada de Exportação, as quais são feitas sem o Registro de Exportação e estão limitadas ao valor de US$ 50 mil.

Fonte: Infomoney

Delator do Esporte diz ter dado R$ 1 mi a comitê do PT em 2006

Delator do Esporte diz ter dado R$ 1 mi a comitê do PT em 2006

BRASÍLIA - O soldado da Polícia Militar João Dias, delator de um suposto esquema de corrupção no Ministério do Esporte, afirmou na quinta-feira, 8, em depoimento à corporação que, em 2006, intermediou a arrecadação de cerca de R$ 1 milhão para o comitê regional da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O dinheiro, segundo ele, foi entregue ao atual secretário do Governo do Distrito Federal, Paulo Tadeu.

João Dias foi preso na quarta-feira, depois de invadir a sede do governo de Brasília, jogar R$ 200 mil na antessala do gabinete de Paulo Tadeu, ofender uma funcionária e quebrar o dedo de um policial militar. Paulo Tadeu, que é deputado federal licenciado, afirmou que tudo não passou de uma 'armação frustrada' por parte de João Dias. O secretário disse que vai pedir ao Ministério Público que participe das investigações com a Polícia Civil, para provar que não tem nada a ver com o soldado.

O soldado da PM foi o responsável pelas denúncias de supostas irregularidades no Ministério do Esporte que levaram à queda de Orlando Silva da pasta. Dias afirmou ainda que o esquema foi montado pelo ex-ministro e hoje governador do DF, Agnelo Queiroz (PT). Na denúncia, o policial disse que sua ONG desviava dinheiro no esquema. Agnelo nega as acusações.

No depoimento que prestou na quinta-feira, o policial afirmou que o registro de saques de uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) pode comprovar as acusações que está fazendo. Ele não deu detalhes da origem do dinheiro que afirma ter entregado ao comitê de campanha de Lula.

Importação de gasolina da Petrobras atinge recorde

Importação de gasolina da Petrobras atinge recorde

Por Leila Coimbra
RIO DE JANEIRO (Reuters) - As importações de gasolina pela Petrobras atingiram o volume recorde de 70 mil barris diários em dezembro, afirmou à Reuters nesta quinta-feira o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa.

"Neste ano houve crescimento de 19 por cento no consumo de gasolina em função do aumento da frota de carros, da redução da mistura de etanol na gasolina de 25 por cento para 20 por cento e também por conta da quebra da safra de cana que deixou os preços do etanol desvantajosos em relação aos outros combustíveis", disse Costa.

O diretor da Petrobras estima que em 2012 este cenário de alta do consumo de gasolina se mantenha. As expectativas da empresa são de um aumento de 21 por cento na demanda, na comparação com este ano.
"O consumo subiu 19 por cento em 2011 e sobre este valor ainda teremos um incremento de 21 por cento no próximo ano".

Segundo Costa, esse pico de importação de 70 mil barris diários para abastecer a demanda interna deverá arrefecer a partir de março do próximo ano.

"O auge do consumo de gasolina costuma ser nas férias de verão, onde as pessoas costumam viajar de carro. Depois essa demanda cai e a de diesel aumenta, em função do início da colheita das safras agrícolas", disse.

A média de importação de gasolina em 2012 está estimada em 55 mil barris diários. Neste ano, a média até novembro ficou em 45 mil barris por dia, segundo o executivo.

Esse volume é cinco vezes maior que a média do ano passado, de apenas 9 mil barris por dia importados.
Um outro agravante para 2012, segundo o diretor da Petrobras, é o limite da capacidade de refino da estatal, que atingiu 91 por cento de fator de utilização, um dos maiores do mundo.

"Aumentamos neste ano a capacidade da Revap ( Refinaria Henrique Lage, em São Paulo) e da Replan (Refinaria de Paulinia, também em SP). Mas não há mais como fazer novas ampliações nas plantas já existentes e a próxima refinaria, a Abreu e Lima (PE), começará a produzir em 2013 e apenas diesel, não gasolina".

Quase 34% dos brasileiros não têm condições de pagar suas dívidas

Quase 34% dos brasileiros não têm condições de pagar suas dívidas

SÃO PAULO – Quase 34% da população brasileira não tem condições de pagar suas dívidas, conforme mostram os dados do IEF (Índice de Expectativa das Famílias), divulgado nesta quinta-feira (8) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Os dados mostraram que apenas 18% dos entrevistados acreditam que terão condições de honrar os compromissos, enquanto 45,6% responderam que conseguirão quitar parcialmente em novembro.

Regiões

Entre as regiões do Brasil, no Sul é onde está o maior índice de expectativa quanto à capacidade de pagamento de contas em atraso. Por lá, 48,65% das famílias acreditam que vão conseguir pagar todas as suas contas em atraso. No Centro-Oeste a taxa é a segunda maior do Brasil, de 40%: 

Novas dívidas

O estudo também mostrou que 8,7% das famílias entrevistadas planejavam tomar empréstimos ou financiamento para adquirir algum bem nos próximos três meses. Em relação às regiões do Brasil, no Nordeste é onde há mais pessoas interessadas em empréstimos para aquisição de bens (14,6%).

No Centro-Oeste a taxa também é alta, de 9,8%. Na sequência, vêm Sul, Sudeste e Norte, com taxas respectivas de 7,75%, 5,86% e 3%.

Expectativa sobre a capacidade de pagamento de contas atrasadas (%)
RegiãoVai pagar totalmenteVai pagar em partesNão terá condições de pagar
Centro-Oeste4033,326,67
Nordeste11,9453,2332,84
Norte1,731,665
Sudeste15,644,636,1
Sul48,640,58,1
Fonte: Ipea - IEF

Dólar ganha forças durante a sessão e fecha em alta de 1,5%, cotado a R$ 1,817

Dólar ganha forças durante a sessão e fecha em alta de 1,5%, cotado a R$ 1,817

SÃO PAULO – Ganhando forças durante a sessão, o dólar comercial terminou essa quinta-feira (8) em forte alta de 1,50%, cotado a R$ 1,8174 na venda. O mercado mostrou piora significativa em seu humor, com os investimentos "mais arriscados" apresentando queda, enquanto investimentos mais seguros, como é o caso da moeda norte-americana, apresentaram forte valorização. 

Nesta data, o BCE (Banco Central Europeu) decidiu cortar a principal taxa de juros da Zona do Euro em 0,25 ponto percentual, para 1,0% ao ano.  O presidente da instituição, Mario Draghi, anunciou novas medidas não convencionais para melhorar a liquidez dos bancos, permitindo que as instituições forneçam mais crédito às famílias e às empresas não-financeiras.

Enquanto isso, no Reino Unido, o BoE (Bank of England), manteve taxa de juros em 0,5% ao ano e não alterou seu programa de compra de ativos inalterado.

Frase do dia

Se você não entende que trabalha para seus subordinados, então você não sabe nada sobre liderança.
Dee Hock

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Coca-Cola muda fórmula secreta de lugar pela primeira vez desde 1925

Coca-Cola muda fórmula secreta de lugar pela primeira vez desde 1925

Fórmula foi transferida de cofre de banco para museu da companhia.
Criada em 1886, fórmula estava guardada em banco, no centro de Atlanta.

Coca-Cola muda fórmula secreta de lugar pela primeira vez desde 1925 (Foto: Divulgação)
Museu da Coca-Cola passará a guardar a 'fórmula secreta'  do refrigerante (Foto: Divulgação)

A Coca-Cola anunciou nesta quinta-feira (8) que, pela primeira vez em 86 anos, mudou a localização onde está guardada a sua "fórmula secreta", levando-a de um cofre de banco para o museu da companhia, em Atlanta.

"Pela primeira vez na história, o cofre contendo a fórmula secreta será visível para o público em uma exposição permanente intitulada 'O cofre da fórmula secreta', que começa hoje no World of Coca-Cola", informou a empresa, em comunicado.
saiba mais

A "fórmula secreta" estava guardada desde 1925 em um cofre do Banco SunTrust, no centro de Atlanta (EUA). A fórmula criada em 1886, no entanto, permanecerá escondida da vista do público e guardada a sete chaves pelos proprietários da empresa.

"Este é um dia especial na história da Coca-Cola, e o culminar perfeito para as celebrações do nosso 125º aniversário", disse, no comunicado, Muhtar Kent, presidente e CEO da Coca-Cola Company.

Cofre contendo 'fórmula secreta' fará parte de exposição permanente em Atlanta (Foto: Divulgação)
Cofre contendo 'fórmula secreta' fará parte de exposição permanente em Atlanta (Foto: Divulgação)

Governo regulamenta programa Reintegra de desoneração para exportadores

Governo regulamenta programa Reintegra de desoneração para exportadores



O governo regulamenta nesta quinta-feira (1º), em edição extra do Diário Oficial da União, o Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra). O regime prevê a desoneração de resíduos de tributos indiretos (Cide, IOF, PIS, Cofins, etc.) sobre os produtos industrializados brasileiros exportados. O Reintegra é uma das principais medidas do Plano Brasil Maior, lançado no último mês de agosto, e a regulamentação do programa acontece na sequência da aprovação no Congresso Nacional da Medida Provisória nº 540/2011, que tratou do tema. O regime irá vigorar de hoje até o dia 31 de dezembro de 2012. “A desoneração das exportações somada às medidas de estímulo ao consumo que acabam de ser anunciadas vão dar novo vigor à indústria brasileira”, disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

O ministro destaca que o Reintegra é um dos mais amplos programas de desoneração já concedidos à indústria nacional. “Trabalhamos nesse programa para aumentar a capacidade da indústria brasileira frente a um cenário de forte concorrência e de muita competitividade que nos deparamos no mundo atual”, disse. As empresas beneficiadas terão direito a reintegração equivalente ao percentual de 3% da receita de exportação. Serão beneficiados pelo regime 8.630 códigos tarifários que responderam, em 2010, por mais de US$ 80 bilhões em exportações.

Como regra, poderão ser beneficiados os produtos em que os custos dos insumos importados não forem superiores a 40% do preço de exportação. No entanto, para bens considerados de alta tecnologia (produtos farmacêuticos; máquinas, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos e partes; aeronaves e partes; instrumentos, aparelhos e partes; e aparelhos de relojoaria e partes), esse limite foi elevado a 65%, uma vez que se tratam de setores com uma necessidade maior de importação de componentes para a garantia da competitividade.

Como os produtos importados e reexportados por empresas brasileiras não carregam os resíduos tributários objeto do regime, o Reintegra não os beneficiará. Já os insumos importados dos países integrantes do Mercosul, que cumprirem os requisitos de origem do bloco econômico, serão considerados como nacionais para aplicação do Reintegra.

O decreto também prevê a criação de um grupo técnico, formado pelo Ministério da Fazenda e pelo MDIC, que terá a tarefa de examinar eventuais propostas de alterações do percentual de reintegração, do percentual máximo de insumos importados e da lista de produtos elegíveis ao regime.

Desburocratização: crédito tributário ou espécie

Para viabilizar um procedimento simplificado e menos burocrático, as próprias empresas poderão atestar à Receita Federal o cumprimento pelo produto exportado dos requisitos estabelecidos, inclusive quanto ao limite de conteúdo importado. Os exportadores poderão ainda utilizar os valores do Reintegra para compensar débitos próprios, vencidos ou vincendos, relativos a tributos administrados pela Receita ou, então, solicitar a quantia em espécie.

O processamento dos créditos do Reintegra será realizado trimestralmente por um dos sistemas eletrônicos da Receita Federal (PER/DCOMP), o que irá garantir rapidez e segurança na validação dos créditos, mesmo no caso de reintegração em espécie. O pedido de ressarcimento ou a declaração de compensação somente poderão ser transmitidos após o encerramento do trimestre calendário em que ocorreu a exportação e após a averbação do embarque.

Líderes devem treinar pessoas para trabalhar em equipe

Líderes devem treinar pessoas para trabalhar em equipe

No geral, explica consultor, treinamento se faz necessário porque as pessoas tendem a atuar individualmente

Infomoney
 
Os líderes devem treinar as pessoas para trabalharem em equipe, segundo avalia o consultor de empresas e diretor da Mega Treinamentos, David P. Lima Jr.

Na opinião dele, o treinamento deve ser preparado por profissionais que tenham a capacidade de avaliar os problemas reais e as necessidades mais presentes de uma equipe, sendo que o treinamento deve ser feito sob medida.

Além disso, ressalta, o treinamento não deve ser aplicado como uma forma de castigo, na tentativa de corrigir a direção do trabalho em equipe. Ao contrário, ele deve ser apresentado como forma de preparação e aprimoramento.

Por que é tão importante?
No geral, explica o consultor, o treinamento se faz necessário porque, apesar de acreditarem no trabalho em equipe, as pessoas tendem a atuar individualmente e retornarem para a própria zona de conforto, o que acaba abalando a vitalidade das organizações.

No que diz respeito aos líderes, enfatiza o especialista, eles também desenvolver a capacidade de lidar com pessoas, já que os profissionais não abandonam as empresas, abandonam os líderes. Em outras palavras,  diz Lima Jr, “os membros de uma equipe não abandonam sua missão ou seus objetivos e, sim, quem os deverá conduzir a isso”.

Ministro da Saúde é contra a liberação de álcool em estádios

Ministro da Saúde é contra a liberação de álcool em estádios

Proposta para liberar a comercialização está no relatório da Lei da Copa

Ministro da Saúde participou de subcomissão da Câmara que discute o consumo de bebidas<br /><b>Crédito: </b> Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr / CP
Ministro da Saúde participou de subcomissão da Câmara que discute o consumo de bebidas
Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr / CP
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta quarta ser contrário à comercialização de bebidas alcoólicas em jogos de futebol. A proposta de liberar a venda e o consumo em bares e restaurantes dentro dos estádios está no relatório do deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), relator do projeto que trata da Lei Geral da Copa. "Sou totalmente contra a essa brecha da Lei da Copa que diz que bebida alcoólica poderá ser vendida dentro dos estádios de futebol", disse o ministro durante audiência de uma subcomissão da Câmara que discute o consumo de bebidas.

A posição de Padilha é oposta a do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que participa de uma audiência da comissão de Turismo e Desporto. Aldo afirmou que, seguindo esse caminho, em breve as bebidas poderão ser barradas do carnaval e da sociedade. Questionou ainda por que não se pode vender bebidas em jogos, mas se permite o comércio em outro tipo de evento. "Em um estádio de futebol durante uma partida não pode ter bebida e no show da Madonna pode ter?", questionou Rebelo.

Governo e 11 estados firmam Plano Estratégico de Fronteiras

Governo e 11 estados firmam Plano Estratégico de Fronteiras

Da Agência Brasil

Brasília - Com objetivo de fortalecer as ações de segurança pública nas regiões de fronteira, o Ministério da Justiça firma hoje (8) os termos de adesão ao Plano Estratégico de Fronteiras com 11 estados brasileiros (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina). A adesão vai possibilitar a esses estados acesso a recursos de R$ 37 milhões para investimentos em projetos na área.

A solenidade será às 10h, no Salão Negro do Ministério da Justiça. Participam os ministros José Eduardo Cardozo e Antonio Patriota, das Relações Exteriores, além da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e de representantes dos 11 estados. A adesão ao plano permitirá a participação da União e dos estados na construção de políticas uniformes e integradas de segurança pública nas regiões fronteiriças.

Indústria automobilística prevê mercado interno mais aquecido no próximo ano

Indústria automobilística prevê mercado interno mais aquecido no próximo ano

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – As montadoras de veículos no Brasil pretendem manter, no ano que vem, a estratégia de compensar a baixa demanda no mercado internacional com o aumento da comercialização interna e, assim, continuar a obter resultados recordes de produção e de vendas. A previsão do setor para 2012 é um crescimento entre 4% a 5%, com vendas de 3,7 milhões a 3,8 milhões de unidades.

De janeiro a novembro, foram licenciados 3,284 milhões de veículos, 4,8% a mais do que foi licenciado em igual período do ano passado, e a expectativa é encerrar o ano com expansão de 3,3%, no melhor desempenho até agora.

Os números esperados para vendas internas, exportações e produção foram anunciados hoje (7) pelo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini. “Apesar dos problemas lá fora [no exterior] e das medidas macroprudenciais [adotadas pelo governo em relação ao aperto no crédito], tivemos um bom ano”, avaliou.

Belini atribuiu o crescimento de 14,6% nas vendas internas de novembro, em relação a outubro, como consequência da posterior flexibilização das medidas macroprudenciais e redução dos juros, que baratearam o custo do financiamento.

Pela expectativa do presidente da Anfavea, as exportações deverão cair 5,5% no ano que vem, e o volume financeiro deverá ficar 3% menor com US$ 14,7 bilhões. No acumulado até novembro, as exportações atingiram US$ 14,2 bilhões, com alta de 19,9% sobre 2010. Em unidades, no entanto, o volume caiu em 3,5%.

Belini justificou essa elevação à valorização dos produtos exportados, que embutem tanto a desvalorização do real em relação ao dólar, quanto à incorporação de novos itens aos veículos vendidos ao exterior.
Na sua avaliação, o Brasil tem alternativas para driblar o impacto do desaquecimento da economia dos Estados Unidos e da crise de endividamento na zona do euro. Para Belini, há folga para baixar ainda mais a taxa básica de juros, a Selic, e, além disso, há um bom nível de reservas internas. Ele lembrou que o mercado brasileiro está tão atrativo que a indústria automobilística planeja investir, até 2015, US$ 22 bilhões.

Segundo a Anfavea, o setor tem uma participação de 23% na formação do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria e de 5%, no PIB nacional. De acordo com balanço da entidade, o número de empregados no setor ficou praticamente estável em novembro, com 145.386 ante 145.357, em outubro. Sobre igual mês do ano passado, houve expansão de 7%.

Senado aprova texto da emenda que fixa gastos com a saúde

Senado aprova texto da emenda que fixa gastos com a saúde

Parlamentares suprimiram destaque que criaria novo imposto para a área

Humberto Costa, ao centro, de braços cruzados, é o relator do processo<br /><b>Crédito: </b> Fabio Rodrigues / Abr / CP
Humberto Costa, ao centro, de braços cruzados, é o relator do processo
Crédito: Fabio Rodrigues / Abr / CP
O projeto que regulamenta a emenda 29 e trata do repasse de recursos para a saúde, acaba de ter o texto-base aprovado pelo Senado. O substitutivo enviado pela Câmara foi aprovado pelos parlamentares com parecer favorável do relator, Humberto Costa (PT-PE).

Os senadores votaram ainda dois destaques. O trecho do texto que criava a nova Contribuição Social para a Saúde (CSS), uma espécie de reedição da CPMF, foi suprimido. O outro, tratava da proibição para que governadores e prefeitos utilizem recursos do Fundo de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para financiar a saúde, também suprimido conforme opinião do relator.

Desta forma, o substitutivo mantém a fórmula atual, segundo a qual a União deve investir o mesmo montante do ano anterior, acrescido da variação do produto interno bruto (PIB) dos últimos dois anos. A votação da Emenda 29 abre caminho para a análise da PEC que prorroga até 2015 a Desvinculação de Receitas da União (DRU), mecanismo que permite o Executivo aplicar livremente 20% do orçamento.

Receita libera consulta a lote multiexercício do Imposto de Renda

Receita libera consulta a lote multiexercício do Imposto de Renda

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet

Christof Koepsel/Getty Images
Leão do IR
A Receita avisa que excepcionalmente, no fim de semana, o serviço não estará disponível devido a uma manutenção técnica

Brasília - A Receita Federal do Brasil libera hoje (8), às 9h, a consulta ao lote multiexercício do Imposto de Renda Pessoa Física (exercícios 2011, 2010, 2009 e 2008). A Receita avisa que excepcionalmente, no fim de semana (10 e 11), o serviço não estará disponível devido a uma manutenção técnica no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
 
Os valores das restituições serão creditados no dia 15 de dezembro, nas agências bancárias, para um total de 110.525 contribuintes, totalizando R$ 255.091.276,88. Para o exercício de 2011, serão creditadas restituições para 86.979 contribuintes, no valor de R$ 211.390.978,56. Desse total, 10.201 referem-se aos contribuintes de que trata a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso).

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet (http://www.receita.fazenda.gov.br).

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá procurar qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Frase do dia

Numa empresa em dificuldades, tão logo um problema é resolvido, outro vem à tona - nunca existe só uma barata na cozinha.
Warren Buffett

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

'Vogue Italia' retira de seu site foto de modelo magra demais

'Vogue Italia' retira de seu site foto de modelo magra demais

 

O motivo foi o uso da imagem em sites pró-anorexia

A modelo americana Karlie Kloss, de apenas 19 anos e dona do 3ª lugar no ranking do Models.com, é a estrela de um ensaio da última edição da "Vogue Italia". Em uma das fotos, em que aparece com uma jaqueta justa e uma hot pant jeans, Karlie choca pela magreza excessiva e ossos protuberantes no quadril. Veja abaixo:


Karlie Kloss para a "Vogue Italia" de dezembro. Foto: Steven Meisel / Reprodução

Alguns dias após a publicação, a "Vogue Italia" decidiu retirar de seu site a foto em questão, depois que ela começou a aparecer em sites pró-anorexia. A editora da publicação, Franca Sozzani, é conhecida por fazer campanha contra esses sites e por apoiar associações de combate aos distúrbios alimentares.

Essas associações, em um primeiro momento, recriminaram a publicação da foto, mas aprovaram a rápida atitude que a revista tomou. Lynn Grefe, CEO da National Eating Disorders Association (em tradução livre, Associação Nacional de Distúrbios Alimentares), disse ao site Fashionista.com: "Acho ótimo que a revista tenha retirado a imagem do site. Sinto muito que eles tenham a publicado em primeiro lugar, mas foi bom terem tirado".

Karlie Kloss atribui sua magreza aos esportes que pratica. No mês passado, a top declarou: "Sempre fui adepta das atividades físicas. No colégio, fazia muitos esportes e balé. Hoje, com tantas viagens a trabalho, fica difícil manter uma rotina de esportes. Então tenho um personal trainer".

Veja mais fotos do ensaio de Karlie Kloss na "Vogue Italia" de dezembro:

A modelo posou inteiramente nua para a revista. Foto: Steven Meisel / Reprodução

Foto: Steven Meisel / Reprodução

Escassez de talentos faz salário no Brasil ultrapassar o de países desenvolvidos

Escassez de talentos faz salário no Brasil ultrapassar o de países desenvolvidos

SÃO PAULO - A escassez de talentos, aliada ao bom momento econômico pelo qual passa o Brasil, já faz com que os salários brasileiros ultrapassem o de países desenvolvidos.

O fenômeno, segundo revela a gerente da Michael Page no Rio de Janeiro, Fernanda Amorim, pode ser sentido em diversas áreas e cargos, mas destaca-se nas áreas técnicas, engenharia e tecnologia, especialmente em cargos sêniores.

“O Brasil continua demandando mais profissionais do que é capaz de formar, o que faz com que os salários aqui cresçam (...) A situação da economia global também contribui para a diferença salarial”, explica Fernanda.

Outras áreas

A diferença salarial entre o Brasil e países mais desenvolvidos, informa a especialista, pode chegar a 85% favoráveis ao Brasil.

Essa diferença, contudo, diz ela, não é uniforme, sendo sentida mais nas áreas de engenharia de petróleo e civil, por exemplo, do que em outras engenharias.

Sobre outras áreas bem avaliadas no mercado de trabalho local, como a de administração de empresas, ou mesmo aquelas citadas como promissoras, por conta dos eventos que ocorrerão no país nos próximos anos – Copa do Mundo e Olimpíada -, como é o caso de turismo, as diferenças salarias não são tão acentuadas, sendo que esta última, diz ela, é historicamente mal remunerada no País.

Principal chefe da máfia da Camorra, é detido na Itália

Michele Zagaria, principal chefe da máfia da Camorra, é detido na Itália

Detido Michele Zagaria, o principal chefe da máfia da Camorra
Detido Michele Zagaria, o principal chefe da máfia da Camorra
(atualiza dados da captura).

Roma, 7 dez (EFE).- A Polícia italiana deteve nesta quarta-feira Michele Zagaria, o chefe do clã 'Casaleses', o mais poderoso e impiedoso da Camorra, a máfia napolitana, e um dos mais procurados pela Justiça.

Foragido desde 1995 e condenado à prisão perpétua por associação à máfia, homicídio, posse ilegal de armas e extorsão, o mafioso foi localizado em um esconderijo escavado sob uma casa na cidade de Casapesenna, na província de Caserta (sul da Itália).

Os policiais cercaram o local onde Zagaria estava foragido, mas tiveram que perfurar cerca de cinco metros de concreto armado para chegar ao refúgio que tinha construído.

Após sua detenção, o mafioso foi imediatamente encaminhado a Nápoles, em meio a fortes medidas de segurança.

Em agosto de 2000, foi emitida uma ordem de busca e captura internacional do criminoso, visto que as autoridades suspeitavam que tivesse fugido para o exterior.

Michele Zagaria, de 53 anos, era considerado o último 'capo' do clã dos Casaleses, após a detenção em novembro de 2010 de Antonio Iovine e dos anteriores chefes Nicola Schiavone, detido em junho de 2010, e do pai deste último, Francesco Schiavone, que está preso desde 1998.

O ex-ministro do Interior italiano Roberto Maroni considerou Zagaria, ao lado do chefe da Cosa Nostra, a máfia siciliana, Matteo Messina Denaro, os dois homens mais procurados do país.

Sem alarde, nova sede do TSE será inaugurada no dia 15

Sem alarde, nova sede do TSE será inaugurada no dia 15

Sem grande alarde será inaugurada na próxima semana em Brasília a nova sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A obra começou em 2007, custou R$ 327 milhões e foi projetada por Oscar Niemeyer, autor dos projetos dos principais prédios públicos da capital federal. De fora, o prédio lembra outras grandes obras do Judiciário, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST), que ficam na mesma região do novo TSE e também consumiram milhões de reais.

Ao justificar a necessidade de construção de uma nova sede, que será inaugurada no dia 15 em um evento discreto e sem festa, o TSE alegou que nos últimos anos houve um crescimento da demanda da Justiça Eleitoral. O eleitorado, que há 40 anos era de 29,4 milhões de pessoas, passou para 135,5 milhões em 2010.

'O TSE cresceu muito depois da automação do voto em 1996, com investimentos em equipamentos e novos servidores. A atual sede ficou pequena para essa necessidade', justificou a diretoria geral do tribunal na época do início da obra. Executada pelo consórcio Via-OAS, a nova sede tem área total de 115,5 mil metros quadrados, sendo que um terço desse espaço será ocupado por garagem e depósito de urnas. Ela deveria ter sido inaugurada no final de 2010, mas o ritmo da obra foi afetado pelo contingenciamento do orçamento.

Integrado por sete ministros, o TSE faz reuniões duas vezes por semana para realizar sessões plenárias de julgamento. Nos períodos eleitorais, que ocorrem a cada dois anos, o movimento no tribunal é intensificado e muitas vezes são convocadas sessões extraordinárias.

Delta Air Lines terá participação minoritária na Gol

Delta Air Lines terá participação minoritária na Gol

SÃO PAULO, 7 Dez (Reuters) - A Gol anunciou nesta quarta-feira uma aliança estratégica com a Delta Air Lines, na qual a companhia aérea norte-americana fará um investimento de 100 milhões de dólares na empresa brasileira.

O investimento "dará uma participação minoritária estratégica" à Delta na Gol. A companhia norte-americana vai investir o montante em troca de recibos de ações (ADSs) lastreados em papéis preferenciais da Gol que serão emitidos a um preço médio de 22 reais papel, informou a companhia brasileira em comunicado ao mercado.

As ações da Gol encerraram na terça-feira cotadas a 14,96 reais. Com isso, o ágio que está sendo pago pela Delta é de 47 por cento.

O aumento de capital será de aproximadamente 280 milhões de reais, incluindo direito de subscrição dos demais acionistas da empresa aérea.

Com o investimento, a Delta poderá ter um representante no Conselho de Administração da Gol, "desde que, entre outras condições, ele mantenha uma posição de pelo menos 50 por cento das ADSs adquiridas no investimento da Gol", afirmou a companhia brasileira.

O acordo acontece em meio à fusão da rival TAM com a chilena LAN, que deverá criar a maior companhia aérea da América Latina.

Com a aliança, Delta e Gol vão ampliar acordos de compartilhamento de voos, "permitindo à Delta colocar seu código em mais voos Gol no Brasil, Caribe e América do Sul, e à Gol colocar seu código em serviços Delta entre Brasil e Estados Unidos, e a partir dos Estados Unidos para outros destinos".

Segundo a Gol, a parceria não implicará na adesão da empresa a uma aliança global de companhias aéreas.

Ford investirá R$ 800 milhões

Ford investirá R$ 800 milhões na produção de novo automóvel global

Anúncio foi feito pelo presidente da montadora no Brasil e no Mercosul

A Ford vai investir R$ 800 milhões na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) para produzir um novo automóvel global.

O anúncio foi feito na terça-feira por Marcos de Oliveira, presidente da montadora no Brasil e no Mercosul, sem adiantar detalhes sobre o novo modelo.

O aporte de R$ 800 milhões faz parte dos R$ 4,5 bilhões já anunciados para o plano de investimentos no período de R$ 2011 a 2015.

Atualmente, são fabricados 140 mil veículos por ano na unidade de São Bernardo em apenas um turno de produção. Oliveira indicou que a maior parte dos R$ 800 milhões será investida no desenvolvimento do automóvel e na modernização da fábrica para receber uma plataforma global.

A ampliação da capacidade produtiva, acrescentou, poderá ser feita com novos equipamentos ou a criação de mais um turno. O presidente da Ford também não quis informar se o quadro de funcionários será elevado.

Dilma critica "insensatez política"

Dilma critica "insensatez política" de Estados Unidos e União Europeia

Presidente mostrou otimismo ao falar sobre situação econômica do Brasil para 2012

A presidente Dilma Rousseff criticou o que chamou de "insensatez política" por parte dos governos dos Estados Unidos e da União Europeia no enfrentamento da crise financeira internacional. Em um discurso de otimismo em relação à situação econômica do país em 2012, a presidente reconheceu que o ano de 2011 não foi fácil, mas ressaltou que o Brasil, comparativamente a outros países, se saiu melhor.

Dilma reiterou ainda que o Brasil não precisa mais se submeter às regras do Fundo Monetário Internacional (FMI). Além disso, o país não sofre de um problema sistêmico de desregulamentação financeira, considerada "absurda" por ela, e não perdeu a capacidade de agir sobre sua economia, como ocorre em alguns países.

— Não só estamos encerrando o ano com estabilidade e crescimento, mas, sobretudo, com a visão de que 2012 será necessariamente melhor que os anos anteriores, o que não é pouca coisa, diante da crise e da insensatez política que vivenciamos ao longo deste ano tanto dos Estados Unidos como da Europa — afirmou, durante a cerimônia de premiação "Os Brasileiros do Ano", promovido pela Editora Três, na noite de terça-feira, em que recebeu o prêmio de "Brasileira do Ano".

— Eu sei que 2011 não foi um ano fácil, para o mundo principalmente, mas, em relação ao mundo, foi um ano bem melhor para o Brasil — acrescentou.

Dilma disse que os países desenvolvidos passam hoje por uma crise de confiança que se traduz em recessão, instabilidade e, sobretudo, em taxas de desemprego "assustadoras", que seriam o "grande mal", na avaliação dela. A presidente admitiu que o Brasil não está imune à crise, mas se preparou, ao longo dos últimos 20 anos de estagnação, para enfrentá-la da melhor forma possível.

— O Brasil tecnicamente não está imune, mas construiu e conquistou condições para transformar esse momento de crise não só em um momento de reagir, mas de construir oportunidades — afirmou.

— Não que nós vamos considerar que quanto pior o mundo, melhor para nós. Não se trata disso, pelo contrário. Sabemos que temos relação estreita com todo o mundo.

Novo Código Florestal

Com novo Código Florestal aprovado pelo Senado, saiba o que muda nas leis ambientais

Uma das principais alterações aborda a recomposição das margens e leitos de rios

Após sete meses de negociações, os senadores aprovaram em plenário, na noite de terça-feira, o novo Código Florestal. Foram 58 votos a favor e oito contra a polêmica reforma ambiental.

Agora, o texto volta para a Câmara dos Deputados e, a partir daí, para a Presidência da República. Depois de cinco horas de debates, o texto-base do projeto foi votado em 22 minutos. A ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, comemorou o resultado.

Do lado de fora do Congresso, antes da votação, ecologistas e estudantes estenderam faixas contra a reforma ambiental e acamparam nos gramados da Esplanada. De frente para o Palácio do Planalto, na Praça dos Três Poderes, integrantes do Greenpeace inflaram um balão em formato de motosserra para protestar contra a reforma ambiental.

Confira os principais pontos que sofreram modificações:
MultasA possibilidade de converter multas em serviços de recuperação ambiental será estendida para todas as propriedades rurais que desmataram sem autorização ou sem licenciamento e foram autuados até 2008.

Recomposição das margens
— Para rios com até 10 metros de largura
Todas as propriedades rurais poderão manter as atividades consolidadas até 2008 em margens de rios, mas serão obrigadas a recompor faixas de vegetação de no mínimo 15 metros no caso de rios de até 10 metros de largura.

— Para rios acima de 10 metros de largura Imóveis de até quatro módulos fiscais
Devem recompor faixas de matas correspondentes à metade da largura do rio – do mínimo de 30 metros ao máximo de cem metros –, não excedendo os percentuais das áreas de reserva legal.

— Propriedades com mais de quatro módulos fiscais
Conselhos estaduais de meio ambiente, após ouvirem o Poder Executivo, estabelecerão as dimensões mínimas obrigatórias de matas ciliares, também respeitando o limite correspondente à metade da largura do rio, dentro do intervalo mínimo de 30 metros e máximo de cem metros.

Nascentes e olhos d'águaSerão permitidas atividades consolidadas no entorno das nascentes e olhos d’água, com recomposição obrigatória da vegetação em um raio mínimo de 30 metros.

Atividades em encostas de morrosAs atividades agrossilvopastoris serão permitidas em encostas com inclinação entre 25 graus e 45 graus.

Cadastro ambientalEstabeleceu prazo de um ano, prorrogável por igual período, para que seja feita a inscrição da propriedade no Cadastro Ambiental Rural. Também quer disponibilizar cadastro na internet.

RegularizaçãoO texto estabelece prazo de até dois anos, a partir da nova lei, para que União, Estados e Distrito Federal implantem os Programas de Regularização Ambiental. Em topos de morro, poderão ser admitidas atividades florestais, culturas de espécies lenhosas, perenes ou de ciclo longo, além de infraestrutura associada ao desenvolvimento dessas atividades. Estão vedados novos desmatamentos nas áreas protegidas.

Reserva legalÉ fixado o prazo de cinco anos para que os Estados aprovem o zoneamento ecológico-econômico. Propriedades que desmataram reserva legal após 22 de julho de 2008 têm cinco anos para recompor a área.

Incentivos econômicosNovos incentivos econômicos foram criados para quem preservar e recuperar áreas florestadas.

Agricultura familiarUm capítulo específico simplifica a inscrição no Cadastro Ambiental Rural e o licenciamento ambiental de planos de manejo florestal, garante apoio técnico e jurídico para o cumprimento das regras e cria mecanismos de estímulo e de financiamento.

Zonas urbanasO texto assegura que sejam mantidos pelo menos 20 metros quadrados de área verde por habitante em novas expansões urbanas. Os municípios terão de delimitar a largura das faixas marginais de qualquer curso d’água natural que delimitem as áreas da faixa de passagem de inundação.

Raiva pode causar males cardíacos

Pesquisa revela que raiva pode causar males cardíacos

Estudo mostra que pessoas com mais dificuldade de controlar temperamento são também as que mais sofrem com a saúde

Itamar Melo  |  itamar.melo@zerohora.com.br Uma pesquisa realizada no Instituto do Coração, em Porto Alegre, lança um alerta aos esquentadinhos: irritar-se pode fazer muito mal à saúde.

Ao revelar uma correlação expressiva entre a dificuldade de controlar a raiva e o desenvolvimento de doenças cardíacas, o trabalho traz indícios de que mudar o comportamento diante dos revezes e das frustrações de cada dia pode prevenir infartos e outros males do coração.

O estudo foi conduzido pela psicóloga Márcia Moura Schmidt, que avaliou a expressão de raiva em 523 pacientes com suspeita de problemas cardiovasculares.

Ao analisar os resultados, ela descobriu que aquelas pessoas com dificuldades para exercer controle sobre a emoção eram justamente as que apresentavam maior comprometimento coronário. Ou seja, enfurecer-se é comportamento de risco.

A pesquisadora planeja agora investigar se a oferta de técnicas de gerenciamento do estresse aos pacientes em risco pode melhorar seu prognóstico. Mas não são apenas os que já sofrem de males cardíacos que teriam a ganhar.

Segundo Márcia, adotar no dia a dia práticas esportivas, de relaxamento e de autocontrole capazes de reduzir o estresse pode ter como efeito blindar o coração contra muitos problemas.

Grupo preso com meia tonelada de maconha

Grupo preso com meia tonelada de maconha teria ligação com facção criminosa da Região Metropolitana

Conforme a Inteligência do Centro de Policiamento Metropolitano, as cinco pessoas manteriam contato com a organização "Os Manos"

Grupo preso com meia tonelada de maconha teria ligação com facção criminosa da Região Metropolitana Comando de Policiamento Metropolitano da Brigada Militar/Divulgação
Grande quantidade de maconha foi recolhida no km 297 da rodovia Soledade-Lajeado (BR-386) Foto: Comando de Policiamento Metropolitano da Brigada Militar / Divulgação
 
As cinco pessoas presas na operação em conjunto da Brigada Militar (BM) com o Ministério Público Estadual (MPE), que resultou na apreensão de cerca de meia tonelada de maconha no Vale do Taquari, teriam ligação com a facção criminosa da Região Metropolitana "Os Manos", conforme a Inteligência do Centro de Policiamento Metropolitano (CPM).

Os quatro homens e uma mulher — todos eles gaúchos — manteriam algum tipo de relacionamento com a organização, a qual atua dentro e fora de presídios, ligada a homicídios, tráfico de drogas e armas na região.

Segundo o chefe do Setor de Inteligência do CPM, major Adriano Klafke, o monitoramento de movimentações de droga entre os Estados da Região Sul vinha sendo feito há meses, com foco na repressão.

Em função desse trabalho foi possível acompanhar e planejar a melhor forma de abordagem aos dois automóveis que se deslocavam desde o Mato Grosso do Sul, passando por Paraná e Santa Catarina, até chegar a Canoas, onde os entorpecentes deveriam ser redistribuídos.

— O flagrante foi planejado em Pouso Novo, na BR-386, por várias razões. Entre elas, queríamos um local em que uma possibilidade de fuga pudesse ser evitada e, em consequência disso, causasse algum acidente de trânsito — explica Klafke.

O major conta ainda que a abordagem deveria rechaçar qualquer tipo de confronto entre a polícia e os suspeitos, o que poderia causar a exposição eventual de civis. Outra questão estratégica da Inteligência foi identificar se havia a composição de um comboio ainda maior de automóveis seguindo para a Região Metropolitana.

— Identificamos que havia somente os dois carros. Mas, segundo os próprios presos, um outro veículo, com pane mecânica, tinha ficado no Paraná com quantidade equivalente de drogas. Avisamos também a Polícia Rodoviária Federal e foi possível localizar esse automóvel — diz Klafke, o qual acredita que apenas uma parcela da maconha que estava no Paraná pôde ser apreendida.

A operação, chefiada pelo comandante de policiamento metropolitano, coronel Silanus Mello, teve a participação do Batalhão de Operações Especiais (BOE) para garantir a segurança dos envolvidos durante a abordagem. Para Klafke, o planejamento prévio foi crucial para que o grupo sequer reagisse:

— Quando é planejada, a abordagem não permite qualquer tipo de reação.

O material foi encaminhado pela Polícia Civil ao Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), em Porto Alegre. A droga está avaliada em R$ 250 mil.

Frase do dia

A chave para alcançar as metas organizacionais está no fato de a empresa ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados-alvo selecionados.
Philip Kotler

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Declaração de IR de empresa acaba até 2014

Declaração de IR de empresa acaba até 2014

O governo decidiu acabar até 2014 com a principal declaração entregue hoje pelas empresas ao fisco, a do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, informa Lorenna Rodrigues em reportagem na Folha desta terça-feira.

Para atender a ordem de racionalizar o sistema tributário brasileiro, dada pela presidente Dilma Rousseff em seu discurso de posse, a Receita Federal também vai extinguir mais sete documentos e adotar medidas para simplificar o PIS/Cofins.

Em entrevista à Folha, o secretário da Receita, Carlos Barreto, disse que várias declarações não são mais necessárias porque o órgão já dispõe das mesmas informações por meio sistemas eletrônicos, notas fiscais eletrônicas e do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital).

"Não justifica mais a gente exigir do contribuinte uma declaração sobre algo que já temos", afirmou. A mudança pode ser feita apenas com uma instrução normativa. Segundo Barreto, nas próximas semanas, a Receita dará início à faxina com o fim da DIF-Bebidas, que traz informações sobre a produção de cervejas e refrigerantes.


Editoria de Arte/Folhapress

BSP e FGV são eleitas as melhores escolas de negócios da América Latina

BSP e FGV são eleitas as melhores escolas de negócios da América Latina

Ranking da QS Intelligence Unit listou os MBAs mais bem-vistos por empregadores; escolas brasileiras estão entre as dez melhores

Infomoney
 
A BSP (Business School São Paulo) e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) estão entre as dez melhores escolas de negócio da América Latina, que listou os cursos de MBAs mais bem-vistos por empregadores de todo o mundo. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (5) e fazem parte de um ranking anual publicado pela QS Intelligence Unit.

Para se ter uma ideia, somente de 2009 para cá, a BSP já passou da 5a posição do ranking para a 2a colocação em 2011. O mesmo se deu com a FGV, que subiu três posições neste ano, passando a ocupar o terceiro lugar no levantamento anual.

“Hoje, o mundo está voltando seus olhos para os países emergentes [na América Latina], como o Brasil, por causa do forte e sólido crescimento econômico”, declarou o diretor da BSP no Brasil, Armando Dal Colletto.

As escolas competiram com 200 concorrentes de outros 45 países do globo e tiveram papel de destaque no mercado internacional justamente por sua reputação entre os estudantes e empregadores. Confira o ranking na América Latina:

RankingEscolaPaís
1Pontificia Universidad CatólicaChile
2Business School São PauloBrasil
3Fundação Getulio VargasBrasil
4Universidad de ChileChile
5EGADE-Tecnológico de Monterrey, Campus MonterreyMéxico
6IAE Business School, Universidad AustralArgentina
7INCAE Business SchoolCosta Rica
8Instituto Tecnológico Autónomo de México (ITAM)México
9ESAN, Escuela de Administración de Negocios para GraduadosPeru
10IPADE Business School, Universidad PanamericanaMéxico

No topo
No topo do ranking, a Pontificia Universidad Católica de Chile foi a que mais se destacou na América Latina. Contudo, na hora de contratar, os empregadores ainda preferem os profissionais que se formaram nas tradicionais escolas norte-americanas e europeias.

Na América do Norte, por exemplo, figuram entre as melhores as escolas as de Harvard, Stanford, e Kellogg, nos Estados Unidos. Já na Europa, as 'queridinhas' dos recrutadores são a francesa Insead e as inglesas London Business School e Oxford-Säid.

Já na análise por região, entraram na lista ainda algumas universidades do Oriente Médio, da África e Ásia.

UNE inicia movimento Ocupe Brasília

UNE inicia movimento Ocupe Brasília com acampamento na Esplanada dos Ministérios

Manifestação quer incluir no Plano Nacional de Educação meta de investimento de 10% do PIB

UNE inicia movimento Ocupe Brasília com acampamento na Esplanada dos Ministérios Antônio Cruz/Agência Brasil
Estudantes acamparam na Esplanada dos Ministérios Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

Inspirada em movimentos internacionais como o Ocupe Wall Street, que protestam contra os impactos da crise financeira sofridos pela população, a União Nacional dos Estudantes (UNE) planeja acampar na Esplanada dos Ministérios a partir desta terça-feira para pedir o aumento dos investimentos em educação.

O movimento Ocupe Brasília, do qual também participa a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), pretende reunir cerca de 300 estudantes em algum ponto próximo ao Congresso até o fim da semana.

O principal objetivo da manifestação é incluir no Plano Nacional de Educação (PNE) a meta de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para os próximos 10 anos. O relator da proposta que atualmente tramita na Câmara dos Deputados definiu esse patamar em 8%, segundo relatório divulgado ontem (5). Atualmente, o país aplica cerca de 5% do PIB em educação.

— A gente reconhece o esforço do relator [deputado Angelo Vanhoni (PT-PR)] de pautar essa discussão dentro do governo mas, para a gente, 8% do PIB são insuficientes. O Brasil ultrapassou a Itália e já é a sétima economia do mundo, nos próximos anos vai ser a quinta do mundo. Mas, nos rankings internacionais, como o da Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura] ficamos em 88° na qualidade da educação — diz o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

— Apesar da crise internacional, o Brasil cresce acima da média mundial, entendemos que esse é o momento para combater as desigualdades educacionais historicamente instituídas — defende.

Além do aumento dos investimentos para a educação, o movimento vai defender a inclusão da meia-entrada para estudantes na Copa do Mundo de 2014 e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação. Todos esses assuntos estão em debate atualmente no Congresso Nacional.

A UNE programa algumas atividades para a semana, entre elas sessões de cinema com filmes nacionais e um campeonato de futebol no gramado da Esplanada em defesa da meia-entrada para estudantes. Iliescu diz que a diferença da ocupação proposta pela entidade em relação a outros movimentos que ocorrem no mundo é que no Brasil a agenda é positiva.

— Nossa inspiração vem de movimentos como o dos estudantes chilenos, dos manifestantes da Praça Tahir [no Egito] e os Indignados da Espanha. Com a diferença que aqui nós não vivemos uma situação de desemprego ou perda de direitos. Nosso esforço é mobilizar os estudantes por uma agenda positiva — explica.

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...