quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Chile congela salários

Chile congela salários dos 200 funcionários do governo mais bem pagos


  • 23/09/2015
  • Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil
  • Fonte: InfoMoney - SP

O congelamento começará a partir de 1 de dezembro deste ano, quando deveria haver um reajuste de 4,5% para os funcionários; q presidente Michelle Bachelet, ministros, deputados, senadores e lideranças regionais abrirão mão do reajuste


SÃO PAULO - Com desaceleração econômica e queda na arrecadação, o governo do Chile anunciou nesta segunda-feira o congelamento do salário dos 200 funcionários mais bem pagos em um sinal de austeridade.

"Este é um sinal concreto de austeridade", afirmou o ministro da fazenda, Rodrigo Valdés, ao anunciar as medidas a jornalistas.

O congelamento começará a partir de 1 de dezembro deste ano, quando deveria haver um reajuste de 4,5% para os funcionários. A presidente Michelle Bachelet, ministros, deputados, senadores e lideranças regionais abrirão mão do reajuste.

"O crescimento da economia está sendo bastante menor do que se projetava e isso tem como consequência menos arrecadação para o Estado. É como uma família que vê a renda que entra em casa crescendo menos e tem que escolher como gastar o dinheiro que tem", disse o ministro da Fazenda.

A medida foi tomada em um momento em que o Chile atravessa por um momento de desaceleração econômica. O impacto não será tão grande nos cofres públicos, de cerca de 70 milhões de pesos chilenos ou um pouco mais de R$ 400 mil, mas gera forte impeacto em meio à crise de confiança do eleitorado em relação à classe política do País em meio aos escândalos de corrupção.

Vale ressaltar que Michelle Bachelet prometeu reformas em meio à forte queda de popularidade. No início de setembro, a parcela dos chilenos que desaprovam a presidente Michelle Bachelet atingiu uma nova máxima, para 72%, de acordo com uma pesquisa do instituto GfK Adimark. É o pior índice de um presidente desde que o instituto iniciou a realização de pesquisas, em 2006.

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...