sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Novo sistema de placas


Novo sistema de placas de veículos vai ser implementado a partir de terça no RS
Após reunião, Detran afirmou que número de profissionais capacitados é o necessário para atender a demanda
Divulgação / Ministério das Cidades


A diretoria do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) confirmou, após reunião no final da tarde desta quinta-feira (13), que o novo sistema de placas de veículos, que adota o padrão utilizado no Mercosul, será implementado em todo o Estado a partir da próxima terça-feira (18). 

De acordo com o departamento, existe o entendimento de que o número de profissionais capacitados para fabricar as novas chapas é o necessário para atender a demanda. 

A data inicial do novo sistema era 1º de dezembro, mas o prazo foi estendido a pedido do diretor-presidente do Detran-RS, Paulo Kopschina. Em entrevista à rádio Gaúcha, no dia 26 de novembro, ele demonstrou preocupação com a capacidade de produção das placas.

CRVA estarão fechados na segunda-feira

 Os Centros de Registros de Veículos Automotores (CRVA) de todo o Estado estarão fechados nesta segunda-feira (17) para preparação do novo sistema. Quem quiser transferir ou emplacar carros terá que procurar esses centros na terça-feira (18).
As novas placas, com o padrão Mercosul, serão obrigatórias para:
    ·         Novos emplacamentos
·         Veículos zero-quilômetro 
·         Transferências de cidades ou de propriedade
·         Substituições de placas com avaria, que forem roubadas ou furtadas.
novo modelo é de cor branca, possui quatro letras e três números, além de um "QR" Code, um código digital, para identificação do veículos.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Nova CNH será obrigatória só em 2022

Nova CNH será obrigatória só em 2022

Contran adiou em quatro anos o prazo para Detrans começarem a emitir novo modelo de documento; nova CNH será cartão com chip e QR Code

cnh

O Contran adiou para 2022 o início da implantação da nova Carteira Nacional de Habilitação. O novo documento terá um chip e um QR Code para mais segurança e rapidez na identificação. A proposta da nova CNH foi apresentada no fim de 2017 e deveria entrar em vigor no início de 2019.
Agora, a data foi alterada para 31 de dezembro de 2022. Até lá, todos os Detrans do País deverão estar emitindo a nova CNH. Segundo o Contran, os quatro anos extras no prazo servirão para adequar as versões digitais da CNH e do CRLV à nova carteira.

CNH tecnológica

Em fiscalizações, as autoridades de trânsito poderão obter as informações gravadas no documento por meio de um aplicativo.
A carteira de motorista vai virar um documento com várias funções. Além de conter o histórico de infrações do motorista, poderá ser usada até para pagar pedágios ou usar o transporte público. A carteira também terá informações como a impressão digital do condutor.

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...