sexta-feira, 28 de novembro de 2014

CUIDADO, o PT está te investigando

PT contrata pesquisa para mapear antipetismo

Resultado será debatido no 5º Congresso Nacional do partido, em junho de 2015



O Partido dos Trabalhadores, surpreso com a alta rejeição aos candidatos do partido nas eleições de 2014, encomendou uma pesquisa nacional para mapear o antipetismo, suas causas e possíveis soluções. Proposta inicial de questionário deve ser apresentada pela empresa Marissol.
Consultado eleitores em todos os Estados, o resultado será debatido no 5º Congresso Nacional do partido, em junho de 2015, em Salvador (BA). O Congresso, instância máxima de decisões do partido, será usado para uma série de reformas, como se conectar novamente com os movimentos sociais e os intelectuais de esquerda.
De acordo com a Exame, dirigentes do partido acreditam que a onda antipetismo começou nos protestos de junho de 2013, cresceu durantes a eleições e continuou, como mostrado em manifestações pedindo o impeachment da presidente Dilma. Entre as principais estopins estão a corrupção (principalmente o mensalão), que ganha mais força com as denúncias da Petrobras.
Não é só o impacto eleitoral que preocupa: os casos registrados de violência contra militantes também são foco. Para dirigentes os setores da direita e da oposição incentivam, via redes sociais, o ódio e o preconceito ao PT, materializado nas manifestações pós-eleitorais.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Black Friday: Procon lista sites para 'fugir' de dor de cabeça

Black Friday: Procon lista sites para 'fugir' de dor de cabeça


Black Friday vai acontecer nesta sexta-feira (28) e como já é de costume sites mal intencionados aproveitam a data para aplicarem golpes nos consumidores. Pensando nisso, o Procon-SP divulgou um série de dicas para reduzir ao máximo os problemas na hora das compras.

Black Friday (Foto: Pond5)

O órgão tem monitorado os preços de grandes varejistas na Internet para ajudar a detectar aumentos abusivos antes do evento e a recomendação é para os usuários conferirem os preços dos produtos antes da liquidação para ter certeza que os descontos são reais.
Também é aconselhável confirmar as descrições dos produtos e compará-los com outras marcas. Além disso, é importante imprimir ou salvar documentos que comprovem a oferta e a confirmação do pedido – como comprovantes de pagamento, contratos ou anúncios.
O Procon também alerta para a importância de ler a política de privacidade da loja virtual para confirmar os compromissos assumidos e procurar saber mais sobre o uso de dados fornecidos pela Internet. É recomendável só comprar de sites que não tenham tido problemas no passado. Para ajudar os consumidores, a instituição divulgou uma lista de sites que devem ser evitados durante a Black Friday.

Lista do Procon mostra sites que devem ser evitados durante a Black Friday (foto: Reprodução/Procon)

Outro detalhe a ser lembrado é que a liquidação não elimina os direitos do consumidor. A empresa é responsável por cumprir qualquer oferta veiculada e deve manter canais de atendimento de fácil acesso para o esclarecimento de dúvidas.
O consumidor tem prazo de até sete dias para desistir de compras feitas fora do estabelecimento comercial – por telefone, em domicílio, via telemarketing, catálogos ou Internet. Este prazo conta a partir da aquisição ou do recebimento do produto.
O Código de Defesa do Consumidor também estabelece prazo de 30 dias para reclamações de problemas aparentes e de fácil constatação para produtos não duráveis e 90 dias para duráveis, contados a partir da identificação do problema.
O Procon lembra que os produtos importados adquiridos no Brasil seguem as mesmas regras dos nacionais, desde que em estabelecimentos legalizados. Por fim, o usuário deve examinar a mercadoria e só assinar o documento de comprovação de recebimento após confirmar seu estado. Qualquer irregularidade deve ser justificada e a empresa responsável deve resolver o problema.
O órgão vai manter seus canais de atendimento operando 24 horas por dia no período entre as 19h de quinta-feira (27) até a meia noite de sexta-feira. Os consumidores podem registrar queixas pelo Atendimento Eletrônico no site e nas páginas do Facebook e Twitter do serviço. 
Segundo o diretor executivo da Fundação, Alexandre Modonezi, o Procon está preparado para a Black Friday. “Nosso objetivo é equacionar o problema do consumidor junto a empresa em tempo real. Além disso, recomendamos que as compras sejam feitas rapidamente por causa dos estoques”, aponta.
Confira dicas de segurança para aproveitar ao máximo a Black Friday:

Via Procon

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...