segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

JAC e Chery perdem a corrida para o IPI em 2011

JAC e Chery perdem a corrida para o IPI em 2011

Montadoras chinesas causaram protestos das empresas já instaladas por aqui – e o governo freou seus planos

Concessionária da JAC Motors
JAC Motors: as três maiores montadoras chinesas conseguiram cerca de 1,8% de participação de mercado em 2011

São Paulo – As montadoras chinesas descobriram, em 2011, que não poderão andar tão rápido quanto imaginavam no Brasil. O “radar” que as monitora são os rivais já instalados por aqui, que temem perder mercado. E a “multa” foi o aumento do IPI para veículos importados – traçado sob medida para os chineses, depois dos protestos da Anfavea.
 
Taxada de protecionista pelo governo chinês e por órgãos internacionais de comércio, a medida pretende conter o crescimento dessas empresas no Brasil ainda no berço. Em conjunto, as sete montadoras chinesas acompanhadas pela Abeiva responderam por 2,05% das vendas de carros no Brasil entre janeiro e outubro.

À frente do grupo, despontam a JAC Motors, a Chery e a Hafei. As três maiores conseguiram cerca de 1,8% de participação de mercado. “É aquém do esperado”, disse Fabio Takaki, diretor para a América do Sul da consultoria Booz & Company.

 A JAC chegou ao país em 2011, com plano de vendas de 35.000 carros no primeiro ano. A menos que ela venda 13.655 carros em dezembro, a meta não será cumprida – sendo que sua média de vendas foi de 2.000 carros por mês, o que rendeu um total de 21.345 carros emplacados entre janeiro e novembro de 2011, segundo dados da Fenabrave. A alta no IPI gerou uma desconfiança no consumidor e impediu um pouco o planejamento de expansão de mercado da JAC, segundo a empresa. E essa é a chinesa que possui a maior participação de mercado: 0,69%.

A segunda chinesa com maior participação é a Chery, com 0,63% - entre 2010 e 2011 ela ultrapassou a Hafei. A Chery vendeu seu primeiro carro no Brasil em 2009. Com os lançamentos de 2010, ela queria conquistar 1% do mercado em um ano – e vender 30.000 carros por ano. Em 2010 ela vendeu 7.008. Entre janeiro e novembro de 2011, foram 19.438.

Não dá pra negar que as chinesas vem crescendo. O número de carros emplacados pela Chery, por exemplo, aumentou 246% em relação ao mesmo período de 2010. Mas, apesar do crescimento, elas ainda estão longe de bater as metas que se impuseram. 

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