sábado, 28 de maio de 2011

Coluna Ponto de Vista - Jornal Informativo Regional - Guaporé RS

"O jovem e seu mau gênio"

Li e achei interessante partilhar com os leitores desta coluna, de um  texto, de curso ministrado pelo Prof. Jáiro Torino Penachi ,  cujo título é, “O JOVEM E SEU MAU GÊNIO”. Tenho certeza que vão gostar.
“Havia um jovem que tinha mau gênio. Seu pai homem sábio, percebendo esta forma de ser de seu filho, buscou uma maneira de ajudá-lo. Deu-lhe então, um saco cheio de pregos e pediu-lhe que cada vez que perdesse a paciência, que falasse alto, irado, com gestos indevidos, que pregasse um prego na cerca no fundo da casa.
No primeiro dia o jovem observando-se notou que agiu de forma errada 37 vezes e pregou então 37 pregos na cerca. Porém, o jovem foi descobrindo que era necessário controlar seu mau gênio porque os resultados deste mau gênio eram sempre negativos para ele mesmo. Quem sempre perdia com essas atitudes negativas era ele próprio.
Então foi se controlando cada vez mais, e consequentemente reduzindo o número de pregos na cerca, até que finalmente chegou o dia no qual o jovem não perdeu o controle sobre seu mau gênio em momento algum e feliz foi contar a seu pai.
Seu pai com toda sabedoria, lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia que ele fosse capaz de controlar seu mau gênio. Conforme os dias foram passando o jovem foi controlando o seu mau gênio e gradativamente retirava os pregos da cerca até que finalmente conseguiu retirar todos os pregos e mais feliz ainda contou a seu pai que não havia mais pregos a serem retirados.
Então seu pai o pegou pela mão e o levou até a cerca. E disse-lhe: Parabéns meu filho, retiraste todos os pregos da cerca, mas dê uma olhada na cerca, nunca será a mesma, está toda marcada. Quando você fala irado, de forma grosseira, inarmônica, ferindo os demais com pensamentos, palavras, gestos, posturas e olhares, essas atitudes deixam uma cicatriz, uma marca, como esta que ficou na cerca.
É como esfaquear um homem, retirar a faca, e curá-lo depois, mas a cicatriz ficará para sempre. E não importa quantas vezes você a cure. Assim também é com as palavras, não importando quantas vezes você diga que sente muito, e a cicatriz continuará ali. Lembre-se: uma ferida verbal, muitas vezes deixa marcas piores que uma ferida física”.
* Colaboração: Olavo W. Chaves

Frase do dia

"Todas as grandezas do mundo
não valem uma boa amizade."
Voltaire

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O poder das palavras

MUDE SUAS PALAVRAS.
MUDE SEU MUNDO.


Colaboração Leandro Betanin.

Paloffi



Câncer de próstada

Cachorros podem detectar câncer de próstata

Um estudo francês mostrou que cachorros, de uma determinada raça, se treinados, podem identificar pessoas que sofrem com câncer de próstata. A raça – os cães pastores belgas – podem ser treinados para essa finalidade.
Médicos do Hospital Tenon, de Paris, treinaram cachorros para distinguir o cheiro da urina de homens que têm câncer de próstata e aqueles que não têm a doença. No fim do treinamento, os cães puderam identificar corretamente 63 de 66 “amostras”.
Pode parecer bizarro, mas os especialistas dizem que o olfato dos cães pode ser 100 mil vezes mais apurado do que o dos humanos. Os pesquisadores acham que os cães reconhecem o cheiro de alguma molécula específica que aparece no organismo dos homens que sofrem com o câncer de próstata e, por conseqüência, na urina deles. Uma
nova parte da pesquisa quer descobrir que molécula é essa.
Os cientistas estão otimistas, mas o estudo precisa ser feito em uma escala maior para que seus resultados sejam comprovados. Afinal há a hipótese de que os cachorros conseguiriam “ler”, de certa forma, através de alguma reação de seus treinadores, se a amostra era de alguém com câncer ou não – sabe-se que os cães podem identificar muito facilmente as reações humanas.
Se os resultados forem comprovados, o teste canino pode ser mais efetivo para identificar o câncer de próstata do que os testes de sangue, usados para esse propósito. [LiveScience] Luciana Galastri.

Danos morais

C&A deve indenizar ex-funcionária por câmera no banheiro

FOLHA.COM: A C&A foi condenada pela Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul a indenizar em R$ 30 mil, por danos morais, uma ex-supervisora que foi filmada por uma câmera escondida no banheiro feminino de uma das lojas da rede.

Segundo o Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, o caso ocorreu em Porto Alegre --a câmera, de acordo com o processo, foi instalada por um gerente e um supervisor do estabelecimento.

A empresa já havia sido condenada em primeira instância.

A Justiça entendeu que as empresas são responsáveis pelas atitudes de quem ocupa cargos de chefia, como gerências. "Neste caso, o gerente e o supervisor envolvidos passaram dos limites de poder diretivo, gerando o dever do empregador de reparar o dano", informou o tribunal. A juíza do caso entendeu que houve violação à intimidade, honra e imagem da funcionária.

A câmera escondida foi descoberta em 2003 e levou o Ministério Público do Trabalho a investigar o caso. O gerente envolvido foi demitido, e várias funcionárias ajuizaram ação de danos morais, alegando terem sido vítimas das gravações. O banheiro, ainda segundo o tribunal, era usado como vestiário.

A C&A informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não vai se posicionar sobre o caso. A empresa também não confirmou se irá cumprir a determinação do tribunal ou se irá recorrer da decisão.

Frase do dia

"Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore,
passaria seis afiano meu machado."
Abrahm Lincoln

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mudanças nas leis trabalhistas

TST aprova pacote de medidas que vão mexer na vida do trabalhador

Outra decisão diz respeito ao uso do celular da empresa.

Débora Zampier



A partir de agora, as empresas serão obrigadas a dar o vale-transporte ao funcionário caso não consigam provar que ele não precisa do benefício. Esse foi um dos entendimentos aprovados hoje (24) pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), num pacote de medidas que vão mexer no cotidiano do trabalhador brasileiro.
Outra decisão diz respeito ao uso do celular da empresa. O tribunal decidiu que o empregado não fica de sobreaviso ao levar o celular da empresa para casa.

Os ministros do TST firmaram posição sobre mais de 20 questões que envolvem as relações de trabalho. As medidas devem orientar outras instâncias da Justiça do Trabalho em todo o país e podem ajudar a reduzir conflitos entre empregadores e empregados. Isso porque as partes vão saber de antemão, em alguns casos, se serão derrotadas no seu pleito em última instância.

Sobre o uso do celular da empresa, até hoje, decisões diferentes na Justiça motivavam ações de funcionários cobrando pagamentos adicionais por ficarem com o telefone. Agora, cabe ao trabalhador provar que, além de estar com o celular do trabalho, ficou à disposição da empresa no horário de folga. O entendimento consolidado sobre o celular já era usado em relação ao aparelho de pager.

Outra mudança importante diz respeito ao vale-transporte. A partir de agora, a empresa é que deve provar que o empregado não precisa receber o benefício. Caso isso não ocorra, o empregador fica obrigado a dar o vale. Até hoje, era o trabalhador que precisava provar a necessidade de receber o benefício.

O TST também fez uma alteração sobre a vigência do dissídio coletivo. O dissídio é a ação na Justiça para solucionar conflitos entre empregadores e empregados. Antes, a decisão judicial que pacificava o conflito era válida por um ano. Agora, pode vigorar por até quatro anos. Isso só não ocorrerá se houver outro acordo ou legislação que altere as bases do dissídio.

Também ficou consolidado o entendimento de que a jornada de trabalho dos operadores de telemarketing é de seis horas, e não de oito horas. O TST aplicou aos operadores de telemarketing a norma que já valia anteriormente para telefonistas, pois a função também é considerada estafante. A decisão deve se aplicar a cerca de 1,2 milhão de operadores de telemarketing que trabalham no país, segundo a Associação Brasileira de Telesserviços.

Há ainda uma nova regra para mudança de jornada de trabalhadores que atuam em condições insalubres. Até hoje, a alteração podia ser feita livremente por acordo entre empregado e empregador. A partir de agora, toda alteração precisará passar por fiscalização do Ministério do Trabalho.

As mudanças são resultado da Semana do TST, promovida de 16 a 20 de maio. Os ministros pararam de julgar todos os processos para analisar os principais conflitos que atravancavam os tribunais do Trabalho e o próprio TST. Com isso, esperam ter contribuído para a solução desses conflitos.

Fonte: Agência Brasil

Moral da história

A ROUPA FAZ A DIFERENÇA?

Sem maiores preocupações com o vestir, o médico conversava descontraído com o enfermeiro e o motorista da ambulância, quando uma senhora elegante chega e de forma ríspida, pergunta:
- Vocês sabem onde está o médico do hospital?
Com tranqüilidade o médico respondeu:
- Boa tarde, senhora! Em que posso ser útil?
Ríspida, retorquiu:
- Será que o senhor é surdo? Não ouviu que estou procurando pelo médico?
Mantendo-se calmo, contestou:
- Boa tarde, senhora! O médico sou eu, em que posso ajudá-la ?!?!
- Como?!?! O senhor?!?! Com essa roupa?!?!...
- Ah, Senhora! Desculpe-me! Pensei que a senhora estivesse procurando um médico e não uma vestimenta....
- Oh! Desculpe doutor! Boa tarde! É que... Vestido assim, o senhor nem parece um médico...
- Veja bem as coisas como são...- disse o médico -... as vestes parecem não dizer muitas coisas, pois quando a vi chegando, tão bem vestida, tão elegante, pensei que a senhora fosse sorrir educadamente para todos e depois daria um simpaticíssimo "boa tarde!"; como se vê, as roupas nem sempre dizem muito...
Moral da História:
UM DOS MAIS BELOS TRAJES DA ALMA É A EDUCAÇÃO.

BOA RESPOSTA
Um mecânico está desmontando o cabeçote de uma moto, quando ele vê na oficina um cirurgião cardiologista muito conhecido. Ele está olhando o mecânico trabalhar. Então o mecânico pára e pergunta:
- 'Ei, doutor, posso lhe fazer uma pergunta?'
O cirurgião, um tanto surpreso, concorda e vai até a moto na qual o mecânico está trabalhando. O mecânico se levanta e começa:
- Doutor, olhe este motor. Eu abro seu coração, tiro válvulas, conserto-as, ponho-as de volta e fecho novamente, e, quando eu termino, ele volta a trabalhar como se fosse novo. Como é então, que eu ganho tão pouco e o senhor tanto, quando nosso trabalho é praticamente o mesmo?
Então o cirurgião dá um sorriso, se inclina e fala bem baixinho para o mecânico:
- 'Você já tentou fazer como eu faço, com  o motor funcionando?'
Moral da História:
QUANDO A GENTE PENSA QUE SABE TODAS AS RESPOSTAS, VEM A VIDA E MUDA TODAS AS PERGUNTAS.

MUITA CALMA!
Entra um senhor desesperado na farmácia e grita:
- Rápido, me dê algo para a diarréia! Urgente!
O dono da farmácia, que era novo no negócio, fica muito nervoso e lhe dá o remédio errado: um remédio para nervos. O senhor, com muita pressa, pega o remédio e vai embora.
Horas depois, chega novamente o senhor que estava com diarréia e o farmacêutico lhe diz:
- Mil desculpas senhor. Creio que por engano lhe dei um medicamento para os nervos, ao invés de algum remédio para diarréia. Como o senhor está se sentindo?
O senhor responde:
- Cagado... mas tô tranquilo.
Moral da História:
"POR MAIS DESESPERADORA QUE SEJA A SITUAÇÃO, SE ESTIVER CALMO, AS COISAS SERÃO VISTAS DE OUTRA MANEIRA".

PROBLEMA É SÉRIO
O sujeito vai ao psiquiatra
- Doutor - diz ele - estou com um problema: Toda vez que estou na cama, acho que tem alguém embaixo. Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou ficando maluco!
- Deixe-me tratar de você durante dois anos, diz o psiquiatra. Venha três vezes por semana, e eu curo este problema.
- E quanto o senhor cobra? - pergunta o paciente.
- R$ 120,00 por sessão - responde o psiquiatra.
- Bem, eu vou pensar - conclui o sujeito.
Passados seis meses, eles se encontram na rua.
- Por que você não me procurou mais? - Pergunta o psiquiatra.
- A 120 paus a consulta, três vezes por semana, durante dois anos, ia ficar caro demais, ai um sujeito num bar me curou por 10 reais.
- Ah é? Como? Pergunta o psiquiatra.
O sujeito responde:
- Por R$ 10 ,00 ele cortou os pés da cama...
Moral da História:
MUITAS VEZES O PROBLEMA É SÉRIO, MAS A SOLUÇÃO PODE SER MUITO SIMPLES!
HÁ UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE FOCO NO PROBLEMA E FOCO NA SOLUÇÃO.





Colaboração Giovani Deboer, aluno de RH

Frase do dia

"Experiência não é o que acontece com você,
mas o que você fez com o que lhe aconteceu."
Aldous Huxley

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Seja proativo

Saiba como deixar de ser um profissional mediano para se tornar brilhante

Muitas vezes a pessoa quer se destacar motivada pela promoção de um colega ou por ficar fora de um projeto

Infomoney
 
No mercado de trabalho, existem profissionais que fazem seu trabalho da maneira esperada, são até considerados competentes naquela função, mas não se destacam. Para a professora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Veris Faculdades, Suely Piaia Murtinho, isso acontece porque o profissional não tem proatividade.

“Ele até faz o arroz com feijão bem feito. Mas é um profissional mediano, ele não se sobressai porque não tem proatividade”, ressalta a especialista.

A consultora de carreira Maria Bernadete Pupo acrescenta que muitas vezes o profissional é considerado mediano porque não tem entusiamo com seu trabalho. “Não fazer o que gosta, ser acomodado, não ter energia e não ser empenhado são fatores que dificilmente ajudarão a pessoa ser brilhante”.

Como se destacar

O primeiro passo para deixar de ser mediano e se tornar “brilhante” é reconhecer as dificuldades, que podem ser relacionadas tanto com as competências técnicas como as comportamentais. De acordo com as duas especialistas, geralmente as pessoas não se destacam no trabalho por causa de questões de comportamento.

“É fundamental que ele sinta necessidade de mudar. Mas é importante ter ajuda, senão ele acaba fazendo sempre a mesma coisa, tendo as mesmas atitudes”, aconselha Suely. Segundo a professora, o estímulo de mudar de situação ocorre principalmente quando algum dos colegas é promovido ou envolvido em um projeto em que a pessoa gostaria de atuar.

  imagem: Helder Almeida (iStockPhoto)  
  bri  
  Primeiro passo para deixar de ser mediano e se tornar "brilhante" é
reconhecer as dificuldades 
  


Quem pode ajudar

Neste processo, além da própria atitude do profissional de querer mudar, o gestor da empresa e o departamento de RH (Recursos Humanos) também podem ajudar. “Nada acontece sem um bom planejamento. É importante ter um plano de ação em conjunto”, diz Suely.

Maria Bernadete declara ainda que o líder tem uma função fundamental que é motivar seu profissional. “Ele tem de valorizar as pessoas”. Para ela, o chefe tem de possibilitar que o colaborador cresça por meio do envolvimento com a empresa, já que a falta de envolvimento é um dos principais motivos da alta rotatividade nas organizações.

Suely acrescenta também que o chefe tem de dar feedbacks constantes e acompanhar de perto o trabalho do profissional. Por fim, ela aconselha que a pessoa procure um coach que ajudará a identificar as suas dificuldades e trabalhar para saná-las. “Alguém de fora sempre enxerga melhor e nos mostra outros caminhos”, finaliza a especialista.
 
http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/saiba-como-deixar-de-ser-um-profissional-mediano-para-se-tornar-brilhante/45019/

Frase do dia

"Pensar em fazer grandes coisas
é o melhor pretexto para não fazer as pequenas."
Jacinto Benavente

terça-feira, 24 de maio de 2011

Estamos quase no fim

Brasileiro trabalha até 29 de maio apenas para pagar tributos

A população brasileira trabalha até o dia 29 de maio apenas para pagar tributos – impostos, taxas e contribuições –, segundo dados do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), divulgados nesta segunda-feira (23).
Desde 2003, quando o IBPT lançou o primeiro estudo, a arrecadação cresce. Na época, o contribuinte destinou do seu rendimento bruto, em média, 36,98% para pagar tributos que incidem sobre os rendimentos, consumo, patrimônio, entre outros.
Já em 2004, o trabalhador destinou 37,81% do rendimento para a tributação, em 2005, 38,35%, em 2006, 39,72%. Em 2007, 40,01% do rendimento do brasileiro foi para o fisco, em 2008, foram 40,51%, em 2009, 40,15% e, em 2010, 40,54%. Neste ano, o contribuinte destinará 40,82% do seu rendimento bruto.

Indignação
O presidente da entidade, João Eloi Olenike, destaca que esse aumento da contribuição aos cofres públicos é motivo de indignação, pois todo o sacrifício da população contrasta com a ineficiência dos serviços públicos.

“Enquanto é costumeira a notícia de quebras sucessivas de recordes de arrecadação de impostos, taxas e contribuições, o cidadão convive com os seguintes fatos cotidianos: problemas na saúde pública, educação deficiente, falta de segurança pública e caos na infraestrutura”, explica.

Comparação
Na tabela abaixo, está a comparação dos dias trabalhados no Brasil com os de outros países: 

 Arrecadação em outros países 
Países Dias *
Suécia185 dias
França149 dias
Brasil149 dias
Espanha137 dias
EUA102 dias
Argentina97 dias
Chile92 dias
México91 dias
* Dias trabalhados para pagamento de tributos

Fonte: INFOMONEY

Esta nervoso, vai assoviar...

Roger Whittaker é um grande músico com apresentações no mundo inteiro, graças a internet agora podemos conhece-lo e aprecia-lo.


Aproveite para relaxar.

Nosso crescimento

Quando passamos por dificuldades, nós crescemos...

     Você conhece a lenda do rito de passagem da juventude dos índios Cherokees? O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho. O filho se senta sozinho no topo de uma montanha toda a noite e não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte.
     Ele não pode gritar por socorro para ninguém. Se ele passar a noite toda lá, será considerado um homem. Ele não pode contar a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido. O menino está naturalmente amedrontado. Ele pode ouvir toda espécie de barulho. 
     Os insetos e cobras podem vir picá-lo. Ele pode estar com frio, fome e sede. O vento sopra a grama e a terra sacode os tocos, mas ele não poderá remover a venda. Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um homem.
     Finalmente... Após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida. Ele então descobre seu pai sentado na montanha perto dele. Ele esteve à noite inteira protegendo seu filho do perigo.

Moral da história: Apenas porque você não vê Deus, não significa que Ele não esteja conosco. Nós precisamos caminhar pela nossa fé, não com a nossa visão material.

Frase do dia....

"O mundo é um belo livro,
mas pouco útil para quem não sabe ler."
Carlo Goldoni

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Professora Amanda Gurgel

          No dia 10 de maio, uma professora, Amada Gurgel, falou em audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte meia dúzia de verdades que desenharam em parte o cenário da educação no País.

Frase do dia

"A experiência é uma professora
muito severa porque primeiro ela aplica
a prova e, somente após, vem a lição."
Vernon Law

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...