sábado, 10 de setembro de 2011

Desempenho de concluintes do ensino médio é melhor que no ano anterior

O desempenho dos alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 foi superior ao de 2009. Enquanto no ano anterior a média nacional das provas objetivas – matemática, língua portuguesa, ciências humanas e da natureza – foi 501,58 pontos, em 2010 a nota subiu para 511,21 pontos. Essas médias referem-se não a todos os participantes do Enem, mas apenas àqueles que estavam concluindo o ensino médio quando fizeram a prova.

Pela primeira vez desde que o exame foi criado, em 1998, é possível comparar os resultados de duas edições distintas. Isso porque em 2009 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) adotou uma nova metodologia chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite “calibrar” as provas para que elas tenham o mesmo nível de dificuldade de um ano para outro.

O Ministério da Educação (MEC) divulga na segunda-feira (12) os resultados de cada uma das 23.900 escolas que participaram da prova no ano passado. Na redação a média foi 596,25 pontos no ano passado contra 585,06 em 2009. Para o ministro Fernando Haddad, o crescimento da nota dos candidatos foi satisfatório e indica melhoria na qualidade do ensino médio.

A meta do MEC é que a média chegue a 600 pontos até 2028. “O Brasil, de maneira inédita, trabalha com o conceito de meta de qualidade na educação básica e desde então nós temos superado as metas previstas.” Na avaliação do ministro “é o próprio Enem que melhorou o resultado do Enem”.

“O vestibular desorganiza o trabalho da escola e o Enem organiza. Quando você substitui um pelo outro você tem impacto na qualidade. Essa é a nossa pregação, que precisamos continuar nesse processo para transformar o ensino médio. O Enem dá impulso a uma ação de melhoria. O vestibular desorganiza pela própria irracionalidade do processo, em que cada universidade tem um processo seletivo e você acaba tendo uma sobreposição de conteúdos que nenhuma escola, em sã consciência, consegue cobrir em três anos. Você dispersa a energia”, defende Haddad.

Para Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Conselho de Governança do movimento Todos Pela Educação, o Enem induz a melhoria, mas não conseguirá sozinho promover a mudança de qualidade necessária. Ele avalia que o incremento de 10 pontos na prova entre 2009 e 2010 é resultado de um trabalho mais direcionado que as escolas têm feito – tanto públicas quanto particulares – para preparar os seus alunos para o Enem. Isso porque desde 2009 o exame passou a substituir o vestibular de algumas universidades públicas, além de ser pré-requisito para quem quer disputar as bolsas oferecidas em instituições particulares por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), o que fez crescer o interesse e aumentou o número de inscritos.

“É natural que houvesse esse avanço a partir desse foco que as escolas estão dando, tanto públicas quanto privadas, na preparação para a prova. Por onde a gente anda vê propaganda de cursinhos e instituições que estão preparando o aluno para o Enem e o próprio aluno começa a se moldar para esse novo modelo avaliativo. Não necessariamente o aumento da nota significa que a qualidade do ensino médio melhorou. O ensino médio ainda está estagnado do ponto de vista do desempenho. O aluno precisa urgentemente de uma nova escola”, disse Ramos.

O ministro aponta que a Prova Brasil - avaliação aplicada a todos os alunos do 5° e do 9° ano do ensino fundamental - foi responsável por uma melhoria da qualidade nesta etapa. Ele espera que o Enem tenha o mesmo efeito no ensino médio. “Quando me perguntavam porque o ensino fundamental avança mais do que o médio, eu atribuía a dois fatores. Primeiro, não há como melhorar a qualidade por cima, é preciso avançar da base. Por outro lado, o ensino médio não contava com um instrumento como a Prova Brasil, que ajuda na organização do trabalho da escola”, disse.

O índice de participação dos estudantes concluintes do ensino médio no Enem também cresceu. Em 2009, 45,8% dos alunos fez a prova e em 2010 o número chegou a 56,4%. Para a edição de 2011, que será aplicada nos dias 22 e 23 de outubro, há 5,4 milhões de inscritos. Desse total, 1,4 milhão estão terminando os estudos neste ano. A meta do ministro é que o exame chegue a ser universalizado, com a participação de 100% dos alunos do ensino médio.

“O que nós queremos é que o Enem seja uma espécie de componente curricular do ensino médio. Ou seja, que os estudantes façam a prova mesmo que não pretendam utilizar o resultado para ingressar em uma universidade, que façam como atividade de conclusão da educação básica, até para saber como terminaram”, defendeu.

Os resultados do Enem 2010 por escola estarão disponíveis no site do Inep a partir de segunda-feira.
Da Agência Brasil
Facebook ultrapassa Orkut em usuários no Brasil Folha.com

O Facebook ultrapassou o Orkut, do Google, em número de usuários no Brasil no mês de agosto, confirmou ontem o Ibope Nielsen Online.

Segundo o levantamento, o Facebook fechou o mês passado com 30,9 milhões de usuários únicos, ou 68,2% dos internautas que acessam a rede a partir da residência e do local de trabalho.

No mesmo período o Orkut totalizou 29 milhões de usuários, com alcance de 64% da internet brasileira.

O Twitter, de acordo com o Ibope, manteve tendência de crescimento no Brasil e chegou a 14,2 milhões de usuários únicos, ou 31,3%.

Ainda segundo o levantamento, o país chegou a 77,8 milhões de internautas ao término do segundo trimestre, crescimento de 5,5% na comparação com o mesmo período de 2010. O número considera os acessos a partir de residências, locais de trabalho e pontos públicos de acesso, como lan houses.

Do total de usuários, 45,4 milhões foram ativos em agosto. O tempo médio de uso de computadores com internet no mês foi de 69 horas por pessoa.

A categoria que mais cresceu em navegação foi Educação e Carreiras (alta de 9,1%), com 25,8 milhões de usuários únicos. A subcategoria comunidades, onde estão as redes sociais, fóruns e blogs, chegou a 39,3 milhões de pessoas, o equivalente a 87% dos internautas de agosto.

No mês passado, cada internauta passou em média 7 horas e 14 minutos conectados às redes sociais.

Bebê nasce em caminhão do exército em meio à enchente em Santa Catarina


Mãe e bebê passam bem e estão internados no hospital de Itajaí


Humberto Trezzi | humberto.trezzi@zerohora.com.br
Uma menina nasceu dentro de um caminhão do Exército por volta de 0h20 deste sábado, em Santa Catarina. A mãe da criança, que mora em Ilhota, era transportada para Itajaí. As duas cidades estão entre as cidades mais atingidas pelas cheias naquele Estado.

Os militares faziam o trajeto pela rodovia Jorge Lacerda (SC-470), quando o bebê nasceu. Os militares tinham sido chamados pela Defesa Civil de Ilhota para auxiliar o Corpo de Bombeiros, cuja viatura não conseguia atravessar a estrada, devido à enchente. Usaram, para isso, um caminhão com tração nas seis rodas.

O sargento Teixeira, que liderava o socorro, diz que a viatura pesada enfrentou níveis entre 80 cm e 1,5 metro de água, na pista da estrada. Mesmo se tratando de um caminhão, os militares decidiram prosseguir apenas porque o socorro era a uma gestante.

No meio do caminho para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, os seis militares tiveram de fazer o parto, improvisado no próprio veículo. A mãe, Márcia Denise da Cunha, e a recém-nascida, Maria Eduarda, passam bem e estão internadas na maternidade do Hospital Marieta.

"Quando o segundo avião bateu, percebi que era guerra", diz fotógrafo do 11/9

Spencer Platt, jornalista da agência Getty Images, conta sua versão do evento que mudou a história dos Estados Unidos


São Paulo – Quando o fotógrafo Spencer Platt ouviu no rádio que um avião havia batido em uma das torres do World Trade Center, na manhã de 11 de setembro de 2001, ele ainda estava deitado. “Enrolei um pouco mais na cama, tentando me convencer de que não era nada sério”, diz.

Pouco tempo depois, o fotojornalista da agência Getty Images, que mora em Nova York, já estava com a câmera em mãos, registrando de longe as primeiras imagens. E repetia para si mesmo que não era nada além de um acidente. Foi quando o segundo avião bateu na torre norte.

“Depois que fotografei o segundo avião atingindo a torre, percebi que era uma guerra. Nunca vou esquecer a mudança na minha compreensão. Ali eu entendi que não era um acidente, e sim um ato terrorista. Ver a bola de fogo, que parecia queimar por uma eternidade, provocou um estalo na minha cabeça, e eu nunca mais fui o mesmo.”

A pancadaria lucrativa do UFC

O americano Lorenzo Fertitta, sócio da UFC, empresa que organiza os maiores campeonatos de artes marciais do planeta, domou um esporte violento e agora quer torná-lo o mais popular do mundo

 
Brian Smith/Corbis Outline
O americano Lorenzo Fertitta, sócio da UFC
O americano Lorenzo Fertitta, sócio da UFC: faturamento anual de 400 milhões de dólares e planos ousados de expansão da marca

São Paulo - O empresário americano Lorenzo Fertitta, membro de um clã que comanda uma rede de cassinos em Las Vegas, cresceu assistindo aos grandes combates de boxe realizados na cidade. Lá, ele se tornou fã do esporte ao ver de perto lendas como Mohammed Ali e Mike Tyson nocautearem os adversários.

Curiosamente, hoje, Fertitta representa uma das maiores ameaças ao esporte que idolatrou. Sócio desde 2001, ao lado do irmão Frank, da franquia Ultimate Fighting Championship, de campeonatos de lutas de artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês), Fertitta trabalha para deixar para trás o boxe — modalidade à qual se refere hoje como praticamente moribunda — na preferência dos aficionados de pancadaria.

Em entrevista exclusiva a EXAME, pouco antes da edição brasileira do UFC, realizada no final de agosto no Rio de Janeiro, Fertitta falou de seus planos.

Em meio a informações pouco plausíveis — como a de que as lutas do UFC atingem mais de 500 milhões de lares por edição mesmo sendo transmitidas apenas por TV pay-per-view —, ele disse que, com boa organização e investimentos em marketing, vai transformar o MMA no esporte mais popular do mundo nos próximos dez anos.

Incidentes na embaixada israelense no Egito matam 3 e deixam 1.049 feridos

Essam Sharaf, primeiro-ministro egípcio, convocou, neste sábado, reunião para discutir a situação interna da região

Alexander Joe/AFP
Essam Sharaf, primeiro-ministro egípcio
Essam Sharaf, primeiro-ministro egípcio, presidiu reunião para revisar a situação interna do país
Cairo - Pelo menos três pessoas morreram e 1.049 ficaram feridas durante os choques entre manifestantes e as forças de segurança na noite de sexta-feira nos arredores da embaixada de Israel no Cairo, segundo a última apuração da agência de notícia estatal egípcia, "Mena".

A agência, que cita um responsável do Ministério da Saúde, não precisou a causa das mortes, enquanto fontes das forças de segurança assinalaram à Agência Efe que duas mortes foram causadas por ataques cardíacos.

Anteriormente, "Mena" tinha falado de uma morte por ataque de coração e 837 feridos durante os incidentes junto à legação diplomática, onde, segundo a Agência Efe pôde constatar, centenas de manifestantes continuam reunidos neste sábado no meio de um forte desdobramento de segurança, embora já não se registrem choques.

Cerca de 20 militares, apoiados por quatro carros de combate, estão a postos na entrada do local, enquanto os manifestantes cantam palavras de ordem contra Israel.

A rua onde se encontra a embaixada, no lado oeste do Nilo, voltou a ser aberta ao trânsito, apesar de ainda ter sinais da batalha da noite de sexta-feira, onde pneus e carros foram incendiados.

Muitos manifestantes dormem nos portais dos edifícios adjacentes ao da legação. Um dos ali presentes, Ahmad Saber, explicou à Efe que voltou ao local porque não aceita a presença israelense no Egito.

"Queremos acabar com a relação entre os dois países, a saída do embaixador (israelense) foi um primeiro passo, mas não vamos parar até que se cortem as relações totalmente", assinalou Saber.

De acordo com o manifestante, quem começou o choque na noite anterior foi as forças de segurança não foram eles, mas gente alheia ao protesto que chegou para provocar.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Após Senado, presidente do TRF libera supersalários para Câmara

Depois de liberar o pagamento de salários acima do teto constitucional no Senado Federal, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Olindo Menezes, autorizou também o pagamento acima do limite de R$ 26,7 mil para servidores da Câmara dos Deputados.
A decisão, publicada nesta sexta-feira, foi dada em uma ação de suspensão de liminar concedida no início de julho pela 9ª Vara Federal do Distrito Federal que determinava a suspensão do pagamento do salário, e não é definitiva.

O pedido para que o salário fosse retomado na íntegra é da União, sob alegação que os servidores da Câmara não podiam ser tratados em disparidade em relação ao Senado. A União também sustenta que o corte estava gerando lesão à ordem pública. O teto equivale ao salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Estão em risco a continuidade e a eficiência dos serviços públicos prestados na Câmara Baixa, afora a ofensa às garantias do contraditório e do devido processo legal relativamente às situações consolidadas dos servidores do Parlamento".

Para o presidente do tribunal, a decisão da primeira instância foi "apressada". "O magistrado, substituindo-se à atribuição legislativa de uma das casas do Congresso Nacional, impõe regras remuneratórias gravosas aos servidores e membros da Câmara dos Deputados, na sua avaliação pessoal do que deve e não deve integrar o cômputo do chamado teto constitucional, o que, na visão deste momento, atenta claramente contra a ordem pública", disse o desembargador.

Olindo Menezes declarou ainda que não está julgando nem revendo em definitivo a decisão da 9ª Vara Federal do DF e que seu entendimento só deve vigorar até a avaliação definitiva da questão pelo juiz do primeiro grau.

Justiça argentina condena torcedores do River Plate a prisão perpétua


Em 2007, disputa pela liderança da barrabrava Los Borrachos del Tablón culminou no assassinato de Gonzalo Acro

A Justiça argentina condenou nesta quinta cinco torcedores do River Plate a prisão perpétua. Os irmãos Alan e William Schlenker, além de Pablo "Cuca" Girón, Rubén "Oveja" Pintos e Ariel "Colo" Luna pegaram a pena máxima pelo assassinato de Gonzalo Acro em 2007. Já Martín "Pluto" Lococo foi considerado participante secundário do crime e pegou 10 anos. A informação é do site do jornal Olé.

— (Não estou) nem contente e nem feliz, porque nada devolverá meu filho — desabafou Alberto Acro, pai da vítima, ao Olé, após a divulgação da sentença.

Os condenados ainda ficarão livres por cerca de um ano e meio, tempo no qual poderão recorrer da sentença. Lococo se mostrou inconformado com a decisão.

— Não tiveram coragem para me deixarem livre, não fiz nada — disse o torcedor ao repórter do Olé que acompanhava o julgamento.

Os envolvidos no caso — tanto autores do crime como vítima — eram ligados a facções rivais entre si da barrabrava Los Borrachos del Tablón, uma das mais tradicionais da Argentina. Uma disputa pela liderança da torcida do River teria feito com que "Colo" Luna baleasse Acro em 7 de agosto de 2007. Quatro anos depois, a justiça foi feita.
 
CLICESPORTES
 
Reprodução,ole.com.ar
Olé noticia a condenação dos torcedores Foto: Reprodução,ole.com.ar  / clicEsportes

Foto - Local a onde foi construído o Cristo Redentor - Rio de Janeiro

Vídeo - Criatividade é a nossa maior qualidade

Pôsteres tentam profissionalizar imagem de prostitutas na Irlanda

Movimento quer pôr fim a visões negativas e positivas que distorcem imagem da profissão.

Da BBC
Campanha foi intitulada Turn Off the Blue Light - em tradução literal, Apague a Luz Azul (Foto: Turn Off the Blue Light )
Campanha foi intitulada Turn Off the Blue Light - em
tradução literal, Apague a Luz Azul
(Foto: Turn Off the Blue Light )

Um grupo de prostitutas irlandesas está fazendo uma campanha para combater preconceitos em relação à profissão.

Os idealizadores da campanha criaram pôsteres que mostram modelos sorrindo acompanhadas pela frase 'I chose the job that suits my needs' (em tradução livre, 'Escolhi o emprego que se adapta às minhas necessidades').

A ideia, segundo o site do movimento, é apresentar uma versão mais equilibrada e realista da profissão, sem vitimizar ou glamourisar homens e mulheres que optam pela atividade.

A campanha foi intitulada Turn Off the Blue Light (em tradução literal, Apague a Luz Azul) e é uma reação a uma outra, intitulada Turn Off the Red Light (Apague a Luz Vermelha), que pedia a criminalização para acabar com o tráfico de mulheres no país.

Preconceito
Segundo as organizadoras da campanha, tanto as representações negativas da prostituição quanto as positivas são nocivas.

'Por um lado, existe a imagem dos trabalhadores da indústria do sexo como mulheres abusadas, controladas por cafetões, vítimas de tráfico, desamparadas e escravizadas', diz o site.

'Esta é uma visão incrivelmente negativa do trabalho e não é realista'.

Segundo o grupo, esse tipo de imagem é usado por entidades que fazem campanhas contra a prostituição para chocar o público.

'Isso diminui a autoconfiança das profissionais, encoraja o ódio à indústria do sexo e, o que é mais sério, passa uma mensagem para o público de que profissionais do sexo estão ali para ser abusadas'.

No outro extremo está a imagem da 'prostituta feliz', mostrando a profissão como uma forma glamourosa de ganhar muito dinheiro. Esta não é a experiência vivida pela grande maioria dos profissionais da área, diz o site.

Os pôsteres estão sendo oferecidos ao público em geral. A ideia é que simpatizantes da campanha distribuam os cartazes pelo país para informar a população.

Todos os cartazes tem textos que descrevem atividades cotidianas realizadas por uma mulher que, ao final, se revela como prostituta. Em um deles, é possível ler: 'Eu preciso deixar meu filho no treino de futebol, pegar minha filha na aula de dança irlandesa, pagar minha hipoteca e minhas contas, e eu sou uma profissional do sexo.'

'Temos certeza de que nossa campanha faz um retrato fiel da prostituição na Irlanda hoje, e esperamos que os pôsteres ajudem as pessoas a pensar de novo sobre como elas veem as profissionais do sexo', diz o site da campanha.

Legislação
A prostituição é uma atividade legal na Grã-Bretanha e República da Irlanda, desde que praticada por pessoas maiores de 18 anos.

No entanto, algumas atividades associadas à prostituição são proibidas, como oferecer serviços sexuais nas ruas.

Também é ilegal administrar bordéis.

Leis como essas teriam como objetivo colocar a responsabilidade sobre os que contribuem para a exploração comercial do sexo, isentando de culpa os que praticam a prostituição.

Segundo os organizadores da campanha Turn Off the Red Light, pelo fim da prostituição na Irlanda, essas leis não são suficientes e devem ser mudadas.

O grupo é uma aliança de várias ONGs que defendem direitos de imigrantes e de crianças e entidades de apoio a mulheres vítimas de violência. Entre elas, Barnardos, The Immigrant Council of Ireland e Rape Crisis Network of Ireland.

Em seu site, a aliança refuta a ideia de que a prostituição seja uma transação comercial inofensiva e consensual, entre adultos e cita os casos de vários países, entre eles, Suécia e Noruega, que optaram recentemente por criminalizar a compra (e não a oferta) do sexo - segundo a aliança, com resultados positivos.
Bahia atrai R$ 355 milhões do Boticário

O Grupo Boticário anunciou, nesta quinta-feira (8), em Salvador, uma série de investimentos na ordem de R$ 355 milhões na Bahia, para a construção de uma fábrica de cosméticos e de um centro de distribuição. Os empreendimentos vão atender à crescente demanda das regiões Nordeste e Norte do País. Na ocasião, o presidente do Grupo, Artur Grynbaum (e), e o governador daquele estado, Jaques Wagner (d), assinaram um protocolo de intenções para instalação de unidade fabril e logística. Após o evento, o governo apresentou ao Grupo Boticário as opções de terrenos para a instalação da fábrica e do centro de distribuição. De acordo com o cronograma de trabalho, a previsão é iniciar as obras no primeiro semestre em 2012. No primeiro ano de operação, que deverá começar em 2013, os empreendimentos devem gerar cerca de 700 empregos diretos e 100 indiretos. Durante as obras, que devem durar 18 meses, a previsão é de que sejam criados cerca de 1 mil postos de trabalho.
Receita faz apreensão recorde de R$ 828,9 milhões no semestre


VALTER CAMPANATO /ABR/JC
Aduanas concentraram maior parte das retenções, afirma Checcucci
Aduanas concentraram maior parte das retenções, afirma Checcucci
 
O reforço na área de defesa comercial e o aperto da fiscalização contra o contrabando, o descaminho e a falsificação fizeram com que a Receita Federal batesse um novo recorde: o volume de apreensões de mercadorias atingiu R$ 828,9 milhões no primeiro semestre de 2011, o maior valor para o período e 23,3% a mais que nos primeiros seis meses de 2010.

O maior número de apreensões de mercadorias ocorreu por causa de importações irregulares, que atingiram R$ 529,8 milhões, 25% a mais que no primeiro semestre de 2010. “O grosso das novas apreensões ocorreu nos despachos aduaneiros”, afirmou o subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita, Ernani Checcucci.

O restante das apreensões foi feito nas fronteiras ou em operações especiais da Receita. Entre as mercadorias com maior crescimento nas apreensões estão munições, cigarros, medicamentos, bolsa e acessórios, relógios, inseticidas e fungicidas. “Temos batido recordes semestrais de apreensão e destruição nos últimos três anos”, destacou Checcucci.

A Receita informou, por exemplo, que foram retidos 81,648 milhões de maços de cigarros contrabandeados e que representam uma sonegação de R$ 80 milhões.  As apreensões de cigarros cresceram 46,76% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010. O subsecretário afirmou que a Receita já espera o aumento do contrabando a partir de 2012, em razão do aumento de preço do cigarro programado para o início do próximo ano. “A expectativa é que haja um maior interesse econômico para trazer essas mercadorias de forma irregular, mas vamos tomar as ações necessárias para coibir”, afirmou Checcucci.

A Receita Federal informou também que R$ 2,95 bilhões devem entrar para os cofres públicos como resultado da fiscalização dos auditores diretamente nas empresas, o que significa 43,9% a mais que no primeiro semestre de 2010. O montante arrecadado corresponde a tributos sobre as importações que deixaram de ser recolhidos para os cofres públicos.
Tarso ampliará os incentivos no Estado


Caroline Bicocchi/Palácio Piratini/JC
No anúncio ao Conselhão, governador ressaltou a adoção de critérios para o desenvolvimento regional
No anúncio ao Conselhão, governador ressaltou a adoção de critérios para o desenvolvimento regional

O Executivo gaúcho pretende criar um ambiente que permita que a economia do Estado cresça em patamares iguais ou superiores aos da nacional. Atingindo o objetivo, o governo reverterá um cenário verificado nos últimos anos, quando o Rio Grande do Sul não acompanhou o ritmo do País. Enquanto em 2003 o Estado participava com 7,33% do PIB do Brasil, no ano passado esse percentual foi reduzido para 6,47%. Entre 2002 e 2010 a taxa de crescimento do PIB brasileiro foi de 36,5%; no Rio Grande do Sul foi de apenas 25,1%.

Para transformar a intenção em realidade, o governo implantará um conjunto de medidas para acelerar o desenvolvimento, ampliar os investimentos, promover a inovação e fortalecer cadeias produtivas regionais. As propostas foram apresentadas aos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS) e às representações da sociedade civil em reunião realizada na quinta-feira no Palácio Piratini.

O governo concentra a sua estratégia em quatro pilares básicos: o Programa de Subvenção de Juros, o novo Fundopem, a Política de Economia da Cooperação e o Pró-Inovação. As iniciativas serão viabilizadas através de projetos de lei e decretos. O governador Tarso Genro adianta que até o dia 15 deste mês as matérias deverão ser encaminhadas para a Assembleia Legislativa. Ele acredita que a contribuição da sociedade, através do CDES-RS, facilitará a apreciação dos textos no Legislativo. Tarso enfatiza que se trata de uma mudança na matriz de incentivos, com a adoção de critérios de desenvolvimento regional, hierarquia setorial e preocupação com a área de inovação tecnológica.

Dentro do pacote estão alterações no tradicional mecanismo de incentivo estadual: o Fundopem. O secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, detalha que a ferramenta focará um maior conteúdo local, será menos burocrática e dará mais apoio à inovação e à cooperação. Entre as mudanças, está a definição de que o segundo nível de incentivo (75% do investimento fixo e das despesas com salários e encargos) será dado a qualquer setor considerado prioritário (indústria oceânica, indústria automotiva e agroindústria) e não apenas à cadeia do polo naval, como ocorre atualmente. As empresas também poderão fruir simultaneamente o Fundopem/Integrar-RS e o Pró-Inovação. Além disso, será acrescentado o conceito de massa salarial nas normas de concessão de incentivo, criando uma diferenciação para os empregos com melhor remuneração.

O novo Fundopem permitirá que se utilize até 90% do ICMS incremental para financiar o investimento em ativo fixo nas implantações ou ampliações. Atualmente, a legislação permite que se utilize no máximo 75% do ICMS incremental. Para ultrapassar os 75% e chegar ao máximo de 90% do ICMS incremental, a empresa deverá adquirir mais insumos do Rio Grande do Sul (conteúdo local). O novo mecanismo prevê ainda a possibilidade de antecipação do pagamento do financiamento, inclusive com desconto sobre o valor financiando.

O governo deseja ainda ampliar o percentual do Integrar de acordo com o enquadramento do projeto nas categorias da estratégia de desenvolvimento, prevendo pontuação diferenciada para os casos de classificação como setor prioritário, preferencial ou especial. Os percentuais de abatimento, que hoje oscilam de zero a 70%, passariam a ser de 10% a 90%.

Áreas estratégicas receberão atenção especial

Na reunião do CDES-RS, o governo gaúcho também admitiu que setores considerados estratégicos poderão ganhar um tratamento diferenciado e específico. O secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, revela que o segmento calçadista, por exemplo, deve ser beneficiado com um programa nesse sentido, em pouco tempo.

O secretário da Fazenda, Odir Tonollier, considera as ações a serem tomadas no plano de desenvolvimento como essenciais. "O Rio Grande do Sul vem patinando no seu ritmo de crescimento econômico e a ideia é ter um mecanismo para combater essa situação", diz Tonollier. Ele espera que a economia gaúcha já manifeste reação a partir da aprovação das matérias e alcance o desempenho da brasileira em breve.

Outro item que deve contribuir para isso é o Programa de Subvenção de Juros. Trata-se da concessão de subsídios de taxas de juros para operações de crédito do Bndes destinadas à produção e aquisição de bens de capital e para a inovação tecnológica. O Tesouro do Estado vai custear os financiamentos concedidos por meio do Sistema Financeiro Estadual (Banrisul, Brde ou Badesul) a empresas do setor produtivo, exclusivamente para aplicação em projetos no Rio Grande do Sul.

O secretário explica que os três bancos funcionarão como repassadores das linhas de crédito do Bndes, algo que já acontece hoje, mas sem subsídio. "Queremos potencializar essas linhas de crédito", comenta o dirigente.

CGU aponta prejuízo de R$ 682 milhões no ministério dos Transportes

Auditoria concluída hoje apurou 66 irregularidades em 17 processos do Dnit e da Valec

A auditoria especial da Controladoria-Geral da União (CGU) concluída nesta quinta-feira apontou 66 irregularidades em 17 processos de licitações e contratos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Valec, estatal do setor ferroviário. De acordo com o resultado, as irregularidades identificadas "apontam prejuízo potencial de R$ 682 milhões". Essa cifra representa 13,3% do valor total fiscalizado, de R$ 5,1 bilhões.

A CGU está encaminhando o relatório com os resultados da auditoria aos órgãos competentes, por determinação da presidenta Dilma Rousseff, para apurar denúncias de irregularidades no Dnit e na Valec e para que as providências nas respectivas áreas de atribuições sejam tomadas.

Um resumo das conclusões e recomendações da CGU já está disponível no site da Controladoria. A partir de amanhã, a íntegra do Relatório da Auditoria também estará publicada no site da CGU. Para conferir os trechos que se referem ao Dnit-RS ou a obras no território gaúcho.

Os trabalhos de apuração contaram com pleno apoio do ex-ministro Alfredo Nascimento (que também solicitou à CGU a investigação), quanto do atual ministro Paulo Sérgio Passos, que deu orientação expressa aos órgãos do ministério para facilitar o pleno acesso dos auditores a toda a documentação, processos e arquivos necessários.

Obras

Além da apuração de denúncias de irregularidades nas obras da BR 116, no Rio Grande do Sul, da BR 280, em Sant Catarina, e na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), também foram alvo da auditoria obras de restauração e duplicação do Lote 07 da BR 101, em Pernambuco, obras do Contorno de Vitória, no Espírito Santo, irregularidades constatadas no âmbito do Dnit/ES e do Dnit/RS, licitação para estruturação de Postos de Pesagem Veicular (PPV), impropriedades na contratação de empresas terceirizadas pelo Dnit e pela Valec, impropriedades na execução de obras delegadas, contratação de empresa para fornecimento de trilhos (Fiol e FNS) e construção da Ferrovia Norte-Sul.

Além do problema da má qualidade dos projetos, há, no Dnit, um grande número de projetos antigos em estoque, que acabam sendo licitados já defasados em relação ao volume médio diário de tráfego, ao nível de serviço, às localizações de jazidas e às necessidades de desapropriações, o que, inevitavelmente, conduz à necessidade de aditivos contratuais, consequência das necessárias revisões de projeto em fase de obra.

O relatório da CGU sustenta que, tanto no Dnit quanto na Valec, “raríssimos são os empreendimentos em que não há acréscimos de custos, muitos dos quais se aproximam do limite legal, algumas vezes até superando-os, tornando sem efeito os descontos obtidos nos processos licitatórios”, que, aliás, em muitos casos, são irrisórios. O relatório da Controladoria exibe uma tabela com 13 empreendimentos que receberam aditivos contratuais. Três deles excederam o limite legal (de 25%) e em um dos casos o custo aumentou em 73,7%.

Chuvas em SC afetam quase 490 mil e causam pelo menos uma morte

Blumenau é a cidade mais atingida, com 280 mil pessoas prejudicadas

Blumenau é a cidade mais atingida, com 280 mil pessoas prejudicadas
Crédito: Rogério Pires / Divulgação / CP

As chuvas que caem sobre Santa Catarina desde terça-feira afetam 489.903 pessoas, em 59 municípios do Estado vizinho.  Conforme a Defesa Civil estadual, há 18.369 desalojados e 1.314 desabrigados. Valdemiro Carminatti, de 66 anos, foi a primeira vítima fatal da enxurrada. Ele morreu no desabamento do telhado que estava consertando na rua São Pedro, Centro de Guabiruba. Três pessoas sofreram ferimentos por conta dos estragos das chuvas. Elas estavam nos municípios de Ascurra e Ilhota.

Quatorze das cidades atingidas já decretaram situação de emergência: Angelina, Bocaína do Sul, Brusque, Correia Pinto, Caçador, Ituporanga, Leoberto Leal, José Boiteux, Navegantes, Rio das Antas, Pouso Redondo, Rio dos Cedros, Rio das Antas, Tijucas e Witmarsum – outras 36 encaminharam a Notificação Preliminar de Desastre, documento que antecede a situação de emergência.

Pelo menos 12 pontos em nove rodovias do Estado têm algum tipo de alteração em seu trânsito devido às chuvas (confira a relação abaixo). O tempo segue instável em Santa Catarina e a Defesa Civil aguarda mais precipitação para as próximas 24 horas, com o volume que pode chegar até 100 milímetros em alguns pontos.

Segundo o boletim divulgado às 23h pela Defesa Civil, o município de Blumenau é o que tem mais pessoas desalojadas, com 15 mil, e afetadas: com 280 mil – valor correspondente a quase 93% da população local. Às 17h, o nível do rio Itajaí-Açu era de 10,4 metros e a previsão é que o leito chegue até 14 metros.

Assim como em 1984 e 2008, anos de grandes enchentes no município, o que se vê desde a última terça-feira no local é água e medo, causado pela cheia do rio Itajaí-Açu. O governo catarinense já liberou R$ 3 milhões para os municípios atingidos.

De acordo com a prefeitura, 41 estão desabrigados. Três escolas estão servindo como abrigo, depois que as aulas foram suspensas, na manhã desta quinta-feira. Apenas na segunda-feira há previsão para retorno dos alunos.

Crescimento da economia brasileira valoriza a carreira de administrador

A profissão de administrador, que completa 46 anos de sua regulamentação no Brasil, ainda é a mais procurada pelos jovens que buscam o ensino superior no país

CRA/SP
 
O bom momento vivido pela economia brasileira e a demanda crescente por profissionais qualificados são promissores para muitas carreiras, especialmente para o administrador, que, com seu perfil generalista, pode atuar em diferentes áreas e contribuir de diversas formas para o crescimento das oranizações.

"De forma geral, o administrador está presente nas empresas que devem crescer por causa do bom momento econômico e da realização de grandes eventos esportivos no País. É o caso das organizações que atuam nas áreas de infraestrutura, construção civil, logística, energia, telecomunicações, tecnologia, óleo e gás, e eventos", destaca o presidente do Conselho Regional de Administração - CRA-SP, Walter Sigollo. "Todas elas precisam de bons administradores para competir no mercado interno e externo", complementa o administrador.

A profissão, que completa nesta sexta, dia 9 de setembro, 46 anos da sua regulamentação no Brasil, continua sendo uma das mais procuradas pelos jovens que buscam o ensino superior. Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2009, divulgado pelo MEC (Ministério da Educação), a Administração é o curso com mais inscritos no Brasil. São mais de 1.800 instituições de ensino superior que oferecem o curso, mais de 780 mil alunos matriculados, cerca de 120 mil formandos por ano, mais de 2.500 cursos de Administração e 680 mil vagas.

Sigollo lembra que a carreira de administrador apresenta uma peculiaridade em relação às demais profissões: é dinâmica e constantemente agrega novos campos de atuação ao seu escopo, o que dá maior flexibilidade ao currículo e amplia o mercado de trabalho. Ele, porém, alerta para uma mudança no perfil do profissional.
"O administrador precisa aprender a lidar com as questões relacionadas à sustentabilidade e aos princípios de governança corporativa. Da mesma forma, a maior valorização das pessoas nas empresas, pois hoje se sabe que elas podem ser o principal fator de diferenciação e inovação de uma organização, também obriga o administrador a se preocupar com a gestão de pessoas nas organizações."

Para esse novo perfil, Sigollo recomenda duas posturas. A primeira é a de que o administrador busque, paralelamente ao conhecimento técnico, uma formação cultural mais abrangente e sólida que vai ajudá-lo a se transformar em um profissional com visão de futuro e afeito à inovação. A segunda é de que ele não deixe nunca de estudar, de buscar conhecimento, mesmo que de forma autodidata. 

Conheça 10 carreiras em que a pós-graduação faz a diferença

Especialista indica as dez especializações mais importantes para o atual cenário de trabalho brasileiro

Infomoney
 
O aumento da renda do trabalhador e a iminência de um verdadeiro boom de obras de infraestrutura, com a Copa 2014 e a Olimpíada de 2016, prometem aquecer o mercado de trabalho brasileiro. A expectativa do Sebrae, por exemplo, é que 700 mil novos postos sejam criados até a realização de tais eventos, sendo 420 mil apenas pelas empresas de menor porte.

Quem deseja se destacar e fazer a diferença nesta hora precisa estar preparado. Afinal, se as oportunidades serão muitas, as exigências para os contratados também.

Portanto, fique atento! Se você ainda não se especializou, aproveite as dicas do gerente da divisão de Vendas e Marketing da Robert Half, Jorge Martin, para descobrir quais os cursos que realmente farão a diferença em um processo de seleção e invista!

As pós-graduações mais quentes do mercado
Confira abaixo as 10 especializações indicadas pelo especialista:
  • Gestão tributária – procurada por profissionais de todos os segmentos, especialmente os focados na área jurídica, o MBA em Gestão Tributária está em alta no País, afinal, nada pode ser tão complexo quanto o sistema tributário nacional, bem como os processos de fusões e aquisições. Por isso, pense bem: contar com um profissional que entenda tudo sobre o tema é tudo que um empreendedor pode desejar.

  • Medicina do trabalho e gestão em saúde – com tantas oportunidades de trabalho ser médico, deixou de ser suficiente e é preciso mais. Portanto, se você quer fazer diferente, aposte suas fichas no universo da Medicina do Trabalho. Nesta especialização, os riscos dos trabalhadores são constantemente avaliados e mensurados e oportunidades não vão faltar a ninguém.

  • Segurança ambiental – as obras de infraestrutura e eficiência energética promovidas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) têm agitado o mercado de engenharia ambiental. Para tanto, é preciso estar preparado para lidar com os possíveis impactos ambientais e suas consequências. Quem estiver interessado em dar um up na carreira é só aproveitar a dica: ainda dá tempo de investir na área.

  • Gerente de projetos – os engenheiros civis que se preparem, já que os cursos de especialização em projetos estão em alta, afinal, o que não faltam neste País são obras de infraestrutura – sejam elas públicas, comerciais ou residenciais. De acordo com Martin, esta é uma boa área para se investir, especialmente por que muitas empresas estão à procura de bons profissionais que possam dar conta de seus projetos.

  • Controladoria, Gerência Contábil e Fiscal – o curso é indicado para profissionais formados em Administração, Contabilidade e Ciências Contábeis e promete atualizar os interessados na área de planejamento. Nada mais adequado para quem atua em um mercado tão agitado, em que as transações comerciais despontam a todo momento.

  • Negócios em petróleo e gás – a gestão nesta área costuma ser muito bem aproveitada e requisitada, em virtude da dificuldade de se encontrar profissionais familiarizados com o tema. Aqui, os diretores de desenvolvimento de negócios das organizações, bem como os engenheiros interessados no setor são os mais visados. Para Martin, a indústria naval é uma das mais favoráveis no momento.

  • Engenharia de produção – os profissionais da indústria também não ficarão de fora da lista de especializações. O segmento de engenharia de produção, por exemplo, tem sido um dos mais procurados pelo setor, que, por sua vez, busca uma gestão de processos cada vez mais qualificada para aumentar a produção e reduzir eventuais custos.

  • Gestão empresarial – recomendado para os executivos de vendas e finanças que desejem aprimorar conhecimentos e estratégias com foco no mercado. Traz informações sobre finanças, operações, marketing e gestão de pessoal, abordando todas os segmentos de uma empresa em prol de uma atuação mais empreendedora.

  • Gestão de pessoas – e se o aquecimento do mercado favorecerá a contratação de profissionais, a gestão de pessoas também será beneficiada. Com um maior número de contratações, aumenta também a responsabilidade de tal setor para planejar e intervir nos processos corporativos, além de reconhecer possíveis talentos que possam vir a contribuir para a empresa.

  • Finanças aplicadas à gestão de RH – nova e estratégica dentro das organizações, a pós-graduação nesta área têm sido muito aproveitada pelos profissionais de recursos humanos - estes, diferentemente do passado, agora também precisam mensurar os custos de uma contratação e do aprimoramento da equipe. De acordo com Martin, é justamente por conta de tal visão estratégica que este setor costuma ser valorizado, afinal, é dele a responsabilidade pelo planejamento de gastos em especializações e qualificações, bem como com os demais investimentos que possam aumentar o desempenho do trabalhador e, consequentemente, da empresa.

Frase do dia

"Alguns homens veem as coisas como são, e dizem 'Por quê?'. Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo 'Por que não?'"
George Bernard Shaw

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

AGORA CHEGA!!!



        O CRCRS, juntamente com representantes de entidades de classe que compõe a sociedade civil organizada, religiosos e políticos, participou, ontem (7), do ato público em defesa da ética na política e da moralidade na administração pública, que reuniu centenas de gaúchos na sede da OAB/RS. 

        Na ocasião, foi lançado o portal www.agorachega.org.br que permite a manifestação sobre propostas e projetos de lei que podem auxiliar no combate a corrupção e na transparência da gestão pública. Acesse, confira e penhore seu apoio! 

      Para Zulmir Breda, presidente do CRCRS, a data escolhida para a mobilização não poderia ser outra. “Neste 7 de setembro ocorreram protestos em muitos Estados em torno de um único tema: a corrupção. A data foi propícia. Comemoramos a independência política conquistada em 1822. Em 2011, passados 189 anos, precisamos ratificar essa independência com ética e transparência na administração pública, acabando com a corrupção. Tenho certeza que este anseio é compartilhado por todos os brasileiros, portanto participe. No site no CRCRS tem o banner do movimento Agora Chega, acesse e empenhe o seu apoio aos projetos que lá constam”, conclama Breda.

Confira direitos e deveres na contratação de estagiários


A seleção dos estagiários pode ser efetuada diretamente pela organização ou auxiliada por agentes de integração, que visam aproximar empresas, instituições de ensino e estudantes.


A contratação por meio de estágio tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre as empresas. Segundo José Roberto de Arruda Filho, sócio da JR&M Assessoria Contábil, essa modalidade de contrato apresenta lados positivos tanto para os contratantes quanto para os estagiários, desde que observados pontos importantes previstos na “Lei do Estágio” (Lei 11.788/08), que regulamenta a atividade.

“Para as empresas, o estágio é vantajoso, pois ajuda a diminuir os gastos com a alta carga tributária das relações trabalhistas, além de possibilitar a adequação do contratado ao perfil organizacional”, comenta José Roberto. “Já para o estudante, trata-se da oportunidade de ampliar conhecimentos pessoais e profissionais, que muitas vezes só podem ser adquiridos dentro do mercado de trabalho”, completa.

Segundo a Lei desta modalidade, estágio é um ato educativo supervisionado, que busca preparar os estudantes para o trabalho produtivo e que integra o conteúdo pedagógico de cursos nos Ensinos Regular (ciclos Fundamental – anos finais – e Médio), Superior e Profissional. A seguir, o sócio da JR&M destaca os principais cuidados a serem observados pelas empresas, para que o estágio não se traduza em perda de tempo e de recursos.

Contratação

A seleção dos estagiários pode ser efetuada diretamente pela organização ou auxiliada por agentes de integração, que visam aproximar empresas, instituições de ensino e estudantes. Após a escolha do candidato para a vaga em aberto, deve ser firmado o Termo de Compromisso de Estágio, assinado pelo estagiário (ou seu representante legal, no caso de menores de 18 anos) e pelos representantes legais da parte concedente (empresa) e da instituição de ensino.

Durante o estágio

Iniciado o estágio, a Lei estabelece que a empresa cumpra as seguintes determinações:

Encarregar um profissional com conhecimento na área de trabalho do estagiário para orientar e supervisionar o contratado. Cada supervisor pode ser responsável por até dez estagiários simultaneamente;

Contratar seguro contra acidentes pessoais para o estudante, com apólice de valor compatível aos praticados pelo mercado;

Respeitar a duração máxima para a jornada de trabalho, sendo:

- 4 horas diárias (20 horas semanais) para o estudante de Educação Especial e dos anos finais do Ensino Fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos;

- 6 horas diárias (30 horas semanais) no caso de estudantes do Ensino Superior, da Educação Profissional de nível médio e do Ensino Médio regular;

- 40 horas semanais, para estágios relativos a cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não estiverem programadas aulas presenciais (desde que previsto no projeto pedagógico do curso do estagiário);

Estabelecer a duração do Termo de Compromisso assinado, que não pode ultrapassar dois anos de contrato com uma mesma concedente. A única exceção permitida é para estagiários portadores de deficiência, que podem ter seus contratos estendidos. O ideal é que a vigência do documento acompanhe a grade do curso do estudante (semestral ou anual), facilitando o controle de sua matrícula e frequência à instituição de ensino.

Direitos

O pagamento de bolsa-auxílio e auxílio-transporte é compulsório no estágio não obrigatório e facultativo no estágio obrigatório. Outros benefícios como auxílio refeição, alimentação ou assistência médica, podem ser concedidos ao estagiário sem que isso configure relação de emprego.

O estudante que assina contrato com duração igual ou superior a um ano tem direito a 30 dias de recesso, que podem ser concedidos de forma contínua ou fracionada, de preferência no mesmo período das férias escolares. Para estágios com duração inferior a 12 meses, há concessão de recesso proporcional. Em ambos os casos, deve haver remuneração (para estágios em que se concede bolsa-auxílio).

“Tomando-se os cuidados apresentados, a relação de estágio torna-se uma modalidade de contratação vantajosa, que pode ser utilizada nas organizações que tenham perfil formador de profissionais e estejam dispostas a aplicar recursos para treinar estes estudantes, que podem tornar-se profissionais importantes em um futuro próximo”, conclui Arruda Filho.

Fonte: Canal Executivo

Gorjetas fazem parte da remuneração do empregado


Por isso, o empregador deve repassá-las imediatamente ao trabalhador e incluí-las nos recibos salariais.


As gorjetas, sejam as cobradas pelo estabelecimento na nota de serviço, sejam as oferecidas espontaneamente pelos clientes, fazem parte da remuneração do empregado e geram reflexos nas demais parcelas, com exceção do aviso prévio, do adicional noturno, das horas extras e do repouso semanal remunerado. Por isso, o empregador deve repassá-las imediatamente ao trabalhador e incluí-las nos recibos salariais. Adotando esse entendimento, a 7a Turma do TRT-MG deu provimento parcial ao recurso de um garçom que não havia se conformado com a sentença desfavorável ao seu pedido de diferenças salariais, pela falta de repasse integral das gorjetas e pela ausência de repercussão total dos valores que foram pagos nas demais parcelas.

Explicando o caso, o juiz convocado Manoel Barbosa da Silva esclareceu que o trabalhador pediu o pagamento de diferenças salariais, alegando que a reclamada, além de não repassar aos garçons a integralidade dos valores pagos pelos clientes, não fazia constar nos recibos salariais o montante que chegava a lhes entregar. Ou seja, o pagamento, quando ocorria, era realizado "por fora", sem gerar reflexos nas demais parcelas trabalhistas. A empresa, por sua vez, negou que cobrasse taxa de serviço de seus clientes, assegurando, ainda, que não controlava, nem interferia nas gorjetas dadas, espontaneamente, pelos fregueses. Por fim, acrescentou que a própria convenção coletiva da categoria proíbe o empregador de administrar as gorjetas espontâneas.

Mas o relator decidiu que quem está com a razão é o reclamante. Conforme ressaltou, tanto o artigo 457, da CLT, quanto a Súmula 354, do TST, estabelecem que a gorjeta compõe a remuneração do empregado, sem fazerem distinção entre as espontâneas e as obrigatórias. E o magistrado constatou que o restaurante tinha conhecimento das gorjetas pagas pelos clientes. Isso porque os documentos anexados pelo trabalhador demonstraram que o valor do cupom fiscal incluía, além das refeições e produtos consumidos, a taxa de serviços, sob o falso título de "troco". A simples comparação entre o cupom e a nota fiscal deixou claro que o "troco" correspondia, na verdade, a 10% da despesa. A reclamada registrava no cupom o valor da despesa e o suposto "troco", mas emitia a nota fiscal no valor integral.

Para o juiz, não há dúvida, trata-se de uma simulação, pois não é usual dar "troco" em contas pagas com cartões de crédito e débito. A cláusula 14a da convenção coletiva proíbe a utilização da "caixinha" para arrecadação e distribuição das gorjetas espontâneas, bem como a sua retenção para posterior rateio. Os valores devem ser entregues imediatamente ao empregado que a mereceu, mesmo quando incluídas nas contas pagas por cheques ou cartões de crédito. O relator frisou que a cláusula 12a, por meio de seu parágrafo 1o, determina que o estabelecimento deve adotar meios hábeis para registro das gorjetas repassadas aos empregados. Com se não bastasse tudo isso, as testemunhas declararam que a reclamada controlava o pagamento das gorjetas, que eram distribuídas de acordo com critérios definidos pela empresa.

"Se era da empregadora a obrigação de documentar o repasse das gorjetas, também era seu, no plano processual, o ônus de apresentar esses documentos. Trata-se da aplicação do princípio da aptidão para a prova", destacou o relator. Como a empresa nada apresentou, o juiz convocado presumiu verdadeiros os fatos afirmados pelo trabalhador e concluiu que, de fato, as gorjetas não eram integralmente repassadas e o que era repassado não constava nos recibos. Nesse contexto, e levando em conta as declarações das testemunhas, o magistrado fixou em R$300,00 o valor semanal das gorjetas recebidas pelo reclamante e condenou o restaurante ao pagamento das diferenças salariais pelos reflexos em férias, 13o salários e FGTS. Além disso, arbitrou em R$150,00 o valor semanal das diferenças de gorjeta, condenando o restaurante ao pagamento desses valores e dos reflexos nas parcelas salariais.


( 0001574-55.2010.5.03.0113 RO )

Fonte: TRT-MG

Foto - Che Guevara e Fidel

Hiperinflação: Um arranjo para tirar dinheiro da sociedade

* Para todos que não viveram no período em que o Brasil tinha hiperinflação, o site do jornal Estadão fez uma reportagem sobre a origem e como foi controlado este mal.
   No primeiro link está uma entrevista com o colunista Celso Ming e no segundo link está a reportagem com gráficos e manchetes de jornais.
    Boa leitura.

TV Estadão

Celso Ming, colunista do Estadão, fala sobre a solução do problema e o risco sempre presente de descontrole inflacionário.

Acesse o link abaixo para assisitir o vídeo.


Acesse o link abaixo para ler a reportagem.


Conceito automotivo coloca airbag no exterior do carro


A evolução tecnológica no setor automotivo proporcionou uma série de aparatos de segurança que já salvaram milhares de vidas. Um conceito chamado Easpace, entretanto, sugere a inclusão de mais um item: um novo airbag. A diferença é que, dessa vez, os amortizadores de impacto protegeriam o exterior do veículo.

Easpace (Foto: Divulgação)
Easpace (Foto: Divulgação)

A ideia é bastante simples. Da mesma forma que o airbag interno, trata-se de uma enorme bolsa de ar, só que instalada na traseira. No momento de uma colisão, o sistema inflaria a bolsa, que seria capaz de amenizar os danos causados, exatamente como o projeto mais tradicional. Além de proteger a lataria, o Easpace, em teoria, conseguiria amortecer a batida. Seria uma forma de também garantir a segurança do motorista e passageiros, e diminuir o número de mortes causadas por acidentes.

Outro ponto interessante no projeto é o acréscimo de uma luz de LED vermelha, ativada no momento em que um segundo carro se aproxime mais do que é considerado seguro. Como forma de chamar a atenção de motoristas mais distraídos, o sistema parece válido. Além disso, os desenvolvedores ainda sugeriram incluir um adesivo que indicasse a presença de passageiros especiais, tais como idosos, crianças e gestantes.

O conceito nunca chegou a ser desenvolvido de fato e, por isso, a sua eficácia ainda é um mistério. Embora interessante, o Easpace, por enquanto, está longe de tornar-se um item de segurança obrigatório.

De pantufas, jovem fica nu em protesto na Colômbia

Manifestação foi realizada na quarta-feira em Bogotá.
Jovem participou de marcha em defesa da educação pública.

Do G1, em São Paulo
 
Um estudante protestou nu na quarta-feira (7) em Bogotá, na Colômbia, durante uma marcha nacional em defesa da educação pública. O jovem usava apenas uma espécie de pantufas.

Jovem participou de marcha em defesa da educação pública. (Foto: Luis Acosta/AFP)
Jovem participou de marcha em defesa da educação pública. (Foto: Luis Acosta/AFP)

Kadhafi vendeu mais de 20% das reservas de ouro da Líbia

Ex-presidente está desaparecido desde que opositores ocuparam Trípoli

Nos últimos dias, o ditador líbio Muammar Kadhafi vendeu mais de 20% das reservas de ouro do país. A informação foi confirmada pelo presidente do Banco Central Qassem Azzoz, baseada em dados do final de agosto. Segundo Azzoz, o total dos bens é US$ 115 bilhões, dos quais US$ 90 bilhões estão no exterior.

De acordo com antigos colaboradores de Kadhafi, com o dinheiro da venda do ouro o líder pretende pagar por segurança. Não há detalhes sobre essa intenção. O cerco ao presidente está cada vez mais fechado, pois a maior parte da Líbia está sob o comando da oposição.

Kadhafi está desaparecido desde que opositores ocuparam Trípoli, a capital líbia. Mas ontem a voz dele foi transmitida por uma emissora de televisão da síria. Na entrevista, o líder negou que tenha fugido para o Níger e prometeu manter-se em combate.

Porém, a mulher de Kadhafi e três de seus filhos pediram abrigo na Argélia. Dois dias depois de a família chegar ao país vizinho à Líbia, Aisha, filha de Kadhafi, deu à luz o quarto filho – uma menina. O governo argelino argumentou que abrigou a família por “razões humanitárias”.

Brasil vence favorita Argentina em jogo emocionante

Seleção derrotou os donos da casa por 73 a 71 pelo Pré-Olímpico de basquete

Brasil derruba favoritismo e vence a Argentina no Pré-Olímpico<br /><b>Crédito: </b> Maxi Failla / AFP / CP
Brasil derruba favoritismo e vence a Argentina no Pré-Olímpico
Crédito: Maxi Failla / AFP / CP
 
O Brasil foi muito além das expectativas e projeções. Jogando na casa do inimigo, em Mal del Plata, derrotou a chamada "Geração Dourada" da Argentina em grande jogo nesta quarta-feira, pelo Pré-Olímpico de basquete masculino. A seleção esteve quase sempre à frente do placar, mas tomou um sufoco no final, fechando o jogo por 73 a 71. O resultado quebrou um jejum de 16 anos em Mundiais e Pré-Olímpicos.

Se vencer Porto Rico na quinta-feira, o time brasileiro avança às semifinais com a melhor campanha, para pegar, no sábado, um adversário teoricamente mais fraco em busca da vaga olímpica que não vem desde 1996. Exatamente um ano atrás, o Brasil havia perdido para a Argentina nas oitavas de final do Mundial da Turquia, em Istambul.

Na ocasião, o grande nome do jogo foi o argentino Luis Scola, que fez 37 pontos. Nesta noite, ele até foi o cestinha da partida, com 24 pontos, mas não conseguiu ser decisivo. Muito melhor jogou Rafael Hettsheimer, dono de 19 pontos, sempre em momentos decisivos. Além disso, a defesa brasileira mostrou amadurecimento, marcou muito bem as principais jogadas da rival e foi soberana na maior parte da partida.


Brasileiros superaram a chamada 'Geração Dourada' da Argentina | Foto: Maxi Failla / AFP / CP

Logo no primeiro toque na bola, Andres Nocioni, um dos grandes nomes argentinos, tropeçou em Tiago Splitter ao pisar no chão após a bola ao alto, torceu o tornozelo e deixou a quadra para não mais voltar. Com facilidade no garrafão, tudo que o Brasil arriscava era cesta. Tanto que o time brasileiro abriu 14 a 8. Quando começou a errar demais, passou cinco minutos sem pontuar, levou o empate, mas conseguiu fechar o primeiro quarto com vantagem de 19 a 17.

No segundo quarto, tudo deu errado - para os dois times. O Brasil tentou nove arremessos de três e errou todos. Splitter deixou a quadra com cinco arremessos, todos errados. Mas Luis Scola também não conseguia jogar bem. Mesmo assim, a Argentina fechou o primeiro tempo com vantagem de 28 a 27.

Na volta do intervalo, o Brasil voltou mais consciente. Parou de arriscar demais da linha dos três e passou a tentar mais à média distância. Voltou à frente do placar e não deixou mais a Argentina igualar. Se Scola melhorou seu aproveitamento, Rafael Hettsheimer respondia à altura, com aproveitamento de nove acertos em onze tentativas de quadra. Foi ele também que recebeu a maioria das faltas de Scola, o que eliminou o argentino dos minutos finais.

Nos últimos segundos, a Argentina começou a acertar tudo que tentava, tirou a diferença, mas o Brasil soube bater bola, ser eficiente no ataque e vencer por dois pontos de diferença.

Conheça as carreiras mais estressantes e como os profissionais se comportam

Em lista dos EUA, piloto é o mais estressado; no Brasil, consultor aponta 'controle da situação' como fator que aumenta o estresse

Infomoney
 
As dez profissões mais estressante dos Estados Unidos. Esse foi o tema da última pesquisa realizada pelo site americano Careercast.com, que avaliou 200 carreiras e selecionou as dez com os maiores índices de estresse.

O primeiro lugar da lista ficou com os pilotos de aviões comerciais. O site justifica o alto nível de estresse, afirmando que esses profissionais têm de garantir a segurança dos diversos passageiros, ao mesmo tempo em que precisam manter os voos sem atrasos, apesar das condições climáticas adversas.

Apesar de ser uma profissão altamente estressante, segundo o site, o consultor do Instituto de Qualidade de Vida, Artur Zular, não concorda que, no Brasil, essa seja a carreira que deveria liderar a lista de profissões com maior nível de estresse. Zular observa que os pilotos têm quase tudo sob controle. “É possível ter muito controle da situação, está quase tudo nos manuais”, comenta.

Controle da situação

Para Zular, as profissões realmente estressantes são aquelas relacionadas com vidas, sim, mas que possuem muito menos possibilidade de controle da situação, como bombeiros, policiais e médicos. Dentro da carreira médica, os profissionais que lidam com emergência são os que possuem níveis de estresse mais elevados. Essa carreira foi citada como a nona mais estressante na lista norte-americana.

A área de obstetrícia também é um das mais estressantes, principalmente por conta dos riscos que extrapolam a prática. Isso quer dizer que, mesmo o profissional sendo extremamente cuidadoso, dando seu máximo, isso não vai garantir que os procedimentos ocorram sem nenhum problema. De uma forma geral, “as profissões onde os indivíduos possuem menos controle sobre seus atos geralmente são as mais estressantes”, afirma Zular.

Essa avaliação extrapola a área médica, ou seja, qualquer função que não dá ao profissional controle sobre seus atos será estressante. Nesse sentido, é possível citar os altos executivos, que dependem de um grande número de pessoas para que seu trabalho seja executado. “Até uma ordem ser finalmente executada, ela passa por dezenas de pessoas e o resultado final nem sempre é igual ao previsto”, afirma Zular, lembrando que essa falta de controle é um forte elemento gerador de estresse.

Mercado financeiro

Os operadores de ações são outros que estão na lista dos norte-americanos, e, no Brasil, a profissão também é vista como altamente estressante. As pessoas que atuam no mercado financeiro lidam, sobretudo, com o dinheiro de terceiros e precisam mostrar resultados minuto a minuto. Este é o principal gerador de estresse por aqui. Apesar disso, Zular afirma que pesquisas realizadas com profissionais dessa área mostraram que eles também se sentem completamente viciados nisso e não gostariam de mudar de área.
“Viciado” é a palavra que descreve exatamente o que eles se sentem. Zular explica que o estresse libera adrenalina e esse hormônio é viciante, o que acaba configurando certa contradição, já que ao mesmo tempo que esses profissionais reconhecem que trabalham em algo altamente estressante, eles não têm vontade de parar.

Falando em mudar de profissão, é possível notar que muitas pessoas, apesar de terem carreiras altamente estressantes, não estão dispostos a partir para outra. Isso acontece por alguns fatores, conforme avalia Zular. Em primeiro lugar, a recompensa psicológica por salvar uma vida ou de ver um projeto finalizado muitas vezes compensa o alto nível de estresse.

Ao contrário do que muitos podem pensar, a remuneração alta dificilmente justifica a permanência dos profissionais em carreiras com alto índice de estresse, “O indivíduo não muda de profissão, pois tem um sentimento de gratificação muito grande com o que ele faz”, finaliza Zular.
Veja as 10 profissões mais estressantes dos Estados Unidos:

As 10 profissões mais  estressantes
 Posição Profissão
Piloto Comercial
Diretor de Relações Públicas
Executivo Corporativo
Fotojornalista
Apresentador de notícias
Executivo de Publicidade
Arquiteto
Corretor de ações
Técnicos de emergência médica
10°Agente imobiliário
 
http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/conheca-as-carreiras-mais-estressantes-e-como-os-profissionais-se-comportam/47790/

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...