sábado, 28 de julho de 2012

Novo cálculo para identificar `falsos magros`

Estudo da USP cria novo cálculo para identificar 'falsos magros'

IMC que inclui percentual de gordura previne para riscos da obesidade.
Pesquisadores de Ribeirão Preto aplicaram fórmula em 700 pacientes.

Rodolfo TiengoDo G1 Ribeirão e Franca
Comente agora
A nutricionista Mirele Savegnago desenvolveu um cálculo alternativo para medir a massa corporal. (Foto: Rodolfo Tiengo/ G1)A nutricionista Mirele Savegnago desenvolveu um cálculo alternativo para medir a massa corporal. (Foto: Rodolfo Tiengo/ G1)
Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto (SP) criaram um novo índice de massa corporal (IMC) que promete identificar os "falsos magros", pessoas que chegam a fazer bonito na balança e entre os amigos, mas que acumulam taxas preocupantes de gordura no organismo.
IMC 'clássico'IMC da USP
Fórmula

Peso (em kg) / altura (em metro) ao quadrado
Fórmula

3 x peso (em kg) + 4 x percentual de gordura / altura (em centímetros
Resultado
- até 18,5 (abaixo do peso)

- 18,6 a 24,9 (normal)

- 25 a 29,9 (sobrepeso)

- acima de 30 (obesidade)
Resultado

- 1,35 a 1,65 (abaixo do peso)

- 1,65 a 2 (normal)

- mais que 2 (obesidade)
A ideia foi recentemente publicada em uma tese de doutorado após quatro anos de estudos no departamento de clínica médica da universidade, onde a nutricionista Milene Savegnago Mialich Grecco, de 26 anos, com orientação do professor Alceu Afonso Jordão Junior, elaborou uma fórmula alternativa ao método tradicional criado no século 19.
A novidade leva em conta o percentual de gordura para calcular se o paciente é magro ou se está acima do peso. O perfil que mais deve ser beneficiado pela equação é o indivíduo que, por exemplo, tem 1,70 metro de altura e pesa em média 73 quilos e possui uma aparência magra, mas que com hábitos alimentares desregrados e baixa atividade física pode atingir percentuais de gordura acima dos 30%.
"O extremamente subnutrido e o muito obeso são captados pelo IMC tradicional. A grande preocupação são os que estão nas faixas intermediárias, que às vezes apresentam normalidade ou início de sobrepeso no teste convencional", explicou a pesquisadora. Testado até agora com 700 pessoas, o "IMC de gordura" busca apontar um resultado mais conclusivo e antecipar pacientes aos riscos da obesidade e de doenças como hipertensão e diabetes.
A fórmula, que segundo a pesquisadora é inédita no Brasil, compete com outras desenvolvidas fora do país, como o "índice de adiposidade corporal", dos EUA, que leva em conta a circunferência abdominal nos cálculos.
Estudos que tentam se adaptar aos hábitos da população do século 21. "Com isso a gente consegue prevenir ou mesmo evitar o desenvolvimento de muitas doenças, gerando um custo menor para o serviço de saúde."
Para que a fórmula tenha autoridade científica, Milene pretende realizar uma pesquisa mais ampla em seu projeto de pós-doutorado. "O primeiro estudo teve uma amostra bem homogênea, com uma população jovem. Agora a gente quer misturar perfis diferentes, indivíduos mais velhos e mais novos", disse.
A fórmulaA equação que define se você está ou não acima do peso é tão simples quanto a clássica, com a diferença de que você terá que descobrir seu percentual de gordura.
Isso pode ser feito por meio de uma avaliação física na academia – onde os professores utilizam medidores manuais de gordura, que embora sejam menos exatos são eficientes para o cálculo – ou por exames como tomografia e impedância – sistema que faz a medição através de ondas eletromagnéticas.
Para descobrir qual é seu IMC, é necessário somar o triplo do seu peso (em kg) ao quádruplo de seu percentual de gordura e dividir o resultado por sua altura (em centímetros). A equação, segundo Mirele, foi elaborada depois de serem testadas diferentes variáveis, focando uma fórmula que fosse simples para ser calculada em casa. "Queríamos algo correlato ao IMC tradicional", disse.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Regulamento polêmico do concurso de Primeira Prenda será votado sábado em Guaporé

Regulamento polêmico do concurso de Primeira Prenda será votado sábado em Guaporé


A retirada dos quesitos Beleza e Correção Gramatical na Expressão Oral das candidatas gerou debates


Regulamento polêmico do concurso de Primeira Prenda será votado sábado em Guaporé Adriano Carvalho/Especial
Debate reúne tradicionalistas de todo o Estado Foto: Adriano Carvalho / Especial


Duas proposições polêmicas serão votadas a partir das 10h de sábado, durante a Convenção Anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que acontece em Guaporé. O evento reúne tradicionalistas de todo o Estado desde a tarde de sexta-feira. Na pauta estão as proposições de retirar do concurso Primeira Prenda do RS, os quesitos beleza e correção gramatical na expressão oral.

A primeira convenção do MTG aconteceu em 1968, e ao longo dos anos, as resoluções votadas pelos tradicionalistas na ocasião foram incrementando regulamentos e estabelecendo novos eventos voltados à difusão do tradicionalismo gaúcho.

Todas as coordenadorias regionais do MTG apresentam proposições e tem direito a voto os componentes do Conselho Diretor, coordenadores regionais, conselheiros beneméritos, vaqueanos e a junta fiscal do MTG. Na tarde de sexta-feira, com um público ainda pequeno, foram discutidos regulamentos do movimento e na manhã deste sábado começam a ser votadas as proposições.

A 22ª Região tradicionalista defende a retirada dos quesitos beleza e correção gramatical na expressão oral, como critérios de escolha da Primeira Prenda. A convenção acontece no CTG Última Tropeada, em Guaporé. Durante a convenção também será lançada uma campanha de combate à corrupção, na praça Vespasiano Corrêa, e será realizado o sétimo encontro de comunicadores da cultura gaúcha e encontro de jovens tradicionalistas.

Receita permitirá retirada de mercadorias sem inspeção nas alfândegas

Receita permitirá retirada de mercadorias sem inspeção nas alfândegas


Importador poderá requerer mercadorias que ultrapassaram, em média, oito dias do prazo


Para acelerar a liberação de entregas retidas nas alfândegas por causa da greve dos auditores fiscais, a Receita Federal permitirá a retirada de mercadorias não desembaraçadas (liberadas pela aduana) diretamente aos importadores. A medida foi publicada nesta sexta-feira, em portaria no Diário Oficial da União, que regulamenta o decreto que permite a substituição de servidores públicos em greve.

De acordo com a portaria, o importador poderá requerer a entrega caso o prazo de liberação da mercadoria ultrapasse em 30% o tempo médio de desembaraço registrado no primeiro semestre deste ano. Esse prazo médio varia conforme a unidade da Receita Federal e o tipo de fiscalização a que a mercadoria é submetida, mas, na maioria das situações, corresponde a oito dias.

Desta forma, caso o bem importado não seja liberado antes de dez dias e dez horas, o comprador pode pedir a retirada da mercadoria sem o desembaraço.

Segundo Ronaldo Medina, assessor do gabinete do secretário da Receita Federal para a Área Aduaneira, a entrega antes do desembaraço não estimulará a entrada de mercadorias proibidas no país, como drogas e agentes biológicos e químicos. Isso porque a retirada só poderá ser feita nos casos em que as pendências fiscais estiverem resolvidas e faltar apenas a assinatura do ato de desembaraço.

— No caso de cargas que necessitem de verificação física, a fiscalização continuará a ser feita segundo a análise de risco da Receita. Essa medida vale apenas para os casos em que todos os documentos foram entregues e todas as pendências resolvidas, mas apenas o despacho esteja parados por falta de prazo — explicou Medina.

De acordo com ele, caberá ao chefe de cada unidade da Receita analisar se a mercadoria pedida pelo empresário realmente não tem pendências. Caso o Fisco constate divergências de valores ou erros de classificação fiscal, a cobrança pode ser feita posteriormente.

— Se passar o prazo, todos os procedimentos de cobrança podem ser feitos documentalmente, mesmo que a mercadoria tenha sido entregue — alegou.

Segundo o subsecretário de Relações Internacionais da Receita Federal, Ernani Checcucci, a paralisação dos auditores fiscais não prejudicou as exportações. Por causa do atraso nos desembaraços, ele admitiu atraso na liberação das importações, mas disse que o estoque de declarações de importação em processamento aumentou apenas em 4 mil documentos, o que, segundo ele, representa cerca de 2% das declarações analisadas pelo Fisco desde o início da greve, em 18 de junho.

Souza Cruz lucra R$841,9 mi no 1o semestre


Souza Cruz lucra R$841,9 mi no 1o semestre

A receita líquida consolidada ficou em 2,984 bilhões de reais nos seis primeiros meses deste ano

 
Germano Lüders/EXAME.com
Fábrica da Souza Cruz
Fábrica da Souza Cruz: é possível crescer sem aumentar o volume

Rio de Janeiro - A Souza Cruz registrou lucro líquido consolidado de 841,9 milhões de reais no primeiro semestre deste ano alta de 7 por cento sobre os 783,6 milhões de reais verificados no mesmo período de 2011, informou a companhia nesta sexta-feira.

A receita líquida consolidada ficou em 2,984 bilhões de reais nos seis primeiros meses deste ano, elevando o montante ante os 2,679 bilhões de reais apurados pela fabricante de cigarros em igual período no ano passado.

De acordo com a empresa, o volume total de cigarros comercializados no mercado brasileiro na primeira metade deste ano teve queda de 2,7 por cento no semestre na comparação anual, devido aos aumentos de preços para compensar a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), em média, de 41 por cento, a partir de 1o de maio, e por conta da da desaceleração econômica no país no primeiro semestre.

"Essa redução resultou em uma queda de 3,8 por cento no volume de vendas da companhia no primeiro semestre de 2012 em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando um volume de 33,4 bilhões de cigarros comercializados", destacou a Souza Cruz em balanço divulgado nesta sexta-feira.

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no período entre janeiro e junho ficou em 1,3 bilhão de reais, 8 por cento superior ao totalizado um ano antes.

Mais 196 mil doses da vacina contra gripe A chegam ao Rio Grande do Sul

Mais 196 mil doses da vacina contra gripe A chegam ao Rio Grande do Sul

Novo lote será distribuído a partir de segunda-feira (30) para grupo de risco.
Segundo secretaria, Ministério da Saúde prometeu mais 100 mil doses.

Do G1 RS

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) recebeu nesta sexta-feira (27) mais um lote de vacinas contra a gripe. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o estado recebeu 196 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. A distribuição começará a ser feita a partir de segunda-feira (30).

A SES ainda não confirma para quais regiões serão enviadas as vacinas, mas é possível que as doses sejam concentradas nos municípios com maior circulação do vírus H1N1, como Porto Alegre, Cruz Alta, Santo Ângelo e São Borja, entre outros.

Nas unidades públicas de saúde, a imunização continuará priorizado o chamado grupo de risco, formado por idosos, crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes, indígenas e profissionais de saúde.

De acordo com a Secretaria da Saúde, uma nova remessa de 100 mil doses da vacina foi prometida pelo Ministério da Saúde, mas não tem previsão de chegada. No total, o Rio Grande do Sul já recebeu quase 1 milhão de doses extras, remanejadas de outros estados.

Até a quinta-feira (26), quando foi divulgado o último boletim da Vigilância Epidemiológica, 47 mortes por gripe A haviam sido confirmadas no estado em 2012. No total, o número de casos confirmados da doença chegou a 340.

Como a pesquisa pode fazer a diferença na hora de abrir um negócio

Como a pesquisa pode fazer a diferença na hora de abrir um negócio

Especialistas afirmam que um planejamento bem elaborado pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento

Por Fábio Bandeira de Mello, www.administradores.com.br
 
Você já parou para pensar como surge uma empresa? Primeiramente, alguém pensa em uma ideia ou tem um "estalo" em sua cabeça que pode vir influenciado por "N" fatores. Essa ideia se transforma em uma pergunta que a maioria dos empreendedores costuma fazer para si: "e se eu abrisse um negócio sobre isso?".

Pronto, a pedra fundamental do empreendedorismo é lançada e um mundo de possibilidades é aberto. Claro que - dessa fase de ter a ideia até o negócio efetivamente dar certo - a trajetória que o empreendedor precisa fazer é gigantesca e, pode ter certeza, não é nada fácil.

Nesse início de percurso, uma etapa que pode fazer a diferença para obter sucesso no empreendimento é a pesquisa de mercado. De acordo com o administrador Rodolfo Ohl, country manager Brasil da SurveyMonkey, empresa especializada em questionários on-line, a pesquisa pode diminuir as margens de erro e oferecer mais garantias sobre se o negócio está ou não no caminho certo.

"A importância de realizar pesquisas é para facilitar e embasar as decisões da empresa com dados e não só em conceitos vagos e achismo. A partir do momento que você tem informações e dados sobre o seu cliente, ou seu potencial cliente ou até mesmo internamente da empresa, você toma melhores decisões", afirma Rodolfo.

E por incrível que pareça, a realização de uma pesquisa mercadológica antes do inicio de qualquer negócio é muito pouco discutida entre os empreendedores. De acordo com estatísticas do Sebrae, a maior parte dos empreendimentos quebram no primeiro ano de funcionamento por falta de conhecimento do negócio e não por falta de crédito, como muitos acreditam.

"Tenha em mente que a informação é a bússola do seu empreendimento. Uma ideia na cabeça combinada ao seu espírito empreendedor é um ponto de partida poderoso, só que o negócio pode naufragar se não for bem conduzido ao longo da rota", destaca Regina Paes, sócia-diretora da Visão Pesquisa & Gestão da Informação.

Mas como começar?

Os tradicionais e já conhecidos formulários fazem parte da primeira etapa desta pesquisa. E um meio bastante promissor é aproveitar as plataformas que oferecem esse serviço na internet pela rapidez e preço.

De acordo com Rodolfo Ohl, "o primeiro passo é definir o mercado que será pesquisado no início - público-alvo, concorrente, fornecedor - e os objetivos da pesquisa a ser realizada. Na sequência é preciso identificar o tipo de informação que será precisa para compor sua pesquisa. E na sequência é preciso elaborar as perguntas básicas de acordo com os tipos de informações relevantes". (Veja o box abaixo).

Mas não é só para lançar um produto ou abrir um negócio que é possível utilizar as pesquisas. Os usuários podem gerar diversas opções de questionários, como pesquisa de satisfação de clientes ou funcionários, desempenho de produtos e serviços, planejamento de eventos, avaliação de treinamento, trabalhos científicos e acadêmicos, dentre várias outras possibilidades.

Um negócio feito na pesquisa

Quem seguiu o script da pesquisa para fomentar todas as suas etapas de criação foi a startup Easy Taxi, primeira plataforma da América Latina desenvolvida para chamada de um táxi pelo próprio passageiro por meio do celular ou internet.

A Easy Taxi utilizou a ferramenta de pesquisas para aplicar a metodologia Lean Startup, que orienta o modelo de negócios a buscar respostas através da validação de hipóteses. O principal motivo dessa busca é o movimento chamado Pivô, em que você vai "pivotando" seu modelo de negócios até encontrar o mais rentável e escalável possível.

Nesse processo, chegou-se a plataforma que facilita o acesso do passageiro ao taxista com apenas alguns cliques e na média de dez minutos. "Esse é um mercado promissor e com muita oportunidade de crescimento, já que no Rio de Janeiro existem mais de 36 mil taxistas, dos quais 75% são autônomos, sem vínculo com nenhuma cooperativa", comenta Tallis Gomes, CEO da Easy Taxi.

A perspectiva do executivo é que o projeto ganhe ainda mais proporções em dois anos. "Isso será um diferencial nos eventos esportivos que acontecerão no Rio de Janeiro nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014, quando teremos um grande número de turistas no País", acrescenta.

Etapas


Cinco etapas para fazer uma pesquisa satisfatória

   1ª – Decisão  Identificar qual a decisão você pretender tomar.
2ª – Dados e informaçõesQuais dados e informações seriam importantes para tomar essa decisão bem fomentada.
3ª - QuestionárioElaborar as perguntas pertinentes para a pesquisa. Existem modelos já prontos disponíveis por empresas de questionários.
4ª - Coleta das respostasEscolher os meios que distribuirá os formulários. E-mail, pessoalmente, através de um link no site, rede social etc.
5º - Análise A partir dos relatórios, analisar os resultados e fazer os cruzamento das informações. 


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Gelo na Groelândia derrete 97% em julho e espanta até a NASA

Gelo na Groelândia derrete 97% em julho e espanta até a NASA

Derretimento de gelo na superfície da Groenlândia no mês de julho é o maior já registrado nos últimos 30 anos. Surpresa, a agência espacial chegou a suspeitar de falha na medição

  Divulgação/ Nasa
Imagens da Nasa mostram derretimento de gelo na Groelândia
Em 8 de julho, cerca de 40% da camada de gelo (em branco) havia derretido (rosa escuro); apenas quatro dias depois, quase todo o gelo havia sumido

São Paulo - Cientistas da agência espacial americana NASA levaram um susto ao verificar imagens dos satélite que monitoram o derretimento de gelo na superfície da Groelândia. Captadas no mês de julho, em pleno verão europeu, elas mostram que 97% da cobertura de gelo desapareceu num ritmo sem precedente para o período. A perda é a maior já registrada nos últimos 30 anos.

Os mapas mostram que em 8 de julho, cerca de 40% superfície da camada de gelo havia derretido. Apenas quatro dias depois, quase todo o gelo havia sumido. O declínio radical alarmou os cientistas, aprofundando os temores sobre o ritmo e as consequências futuras das mudanças climáticas.

Em comunicado postado no site da NASA, os cientistas admitiram que os dados eram tão supreendentes que eles chegaram a pensar que houve erro técnico na medição.“Este cenário era tão extraordinário que no começo eu questionei o resultado: foi realmente isto ou houve um erro de dados?”, disse Son Nghiem, analista da Agência.

Em média, durante o verão, cerca de metade da superfície de gelo da Groenlândia derrete naturalmente. Em altitudes elevadas, a maior parte da água rapidamente recongela e volta ao lugar. Segundo o comunicado, os pesquisadores ainda não determinaram se este evento afetará o volume global de perda de gelo e se contribuirá para a elevação do nível do mar.

Samsung vende duas vezes mais smartphones que a Apple

Samsung vende duas vezes mais smartphones que a Apple

A Samsung não revela seus números, mas uma estimativa indica que ela vendeu 52 milhões de smartphones no segundo trimestre, o dobro do que vendeu a Apple

Divulgação
Smartphone Galaxy S III, da Samsung
Samsung teve as vendas impulsionadas por seu modelo Galaxy S III

São Paulo - A Samsung teria vendido mais smartphones do que a Apple, segundo dados da empresa de pesquisa e análise Juniper Research divulgados nesta quinta-feira, 26. De acordo com a previsão (a fabricante sul-coreana não revela oficialmente seus números), foram 52,1 milhões de aparelhos, pouco mais de o dobro de iPhones vendidos.

No entanto, dois pontos precisam ser considerados. Enquanto a Samsung teve as vendas impulsionadas por seu modelo top Galaxy S III em junho, a Apple está em um período de véspera de apresentação de um novo iPhone. Outra questão é que a fabricante sul-coreana investe mais em smartphones de entrada, com recursos mais básicos e menor preço no varejo, alcançando um maior público principalmente em mercados emergentes.

De acordo com o balanço financeiro da Apple, divulgado na última terça-feira, a companhia de Cupertino vendeu 26 milhões de smartphones. Atualmente, a marca vende os modelos 3GS, 4 e 4S. A Juniper afirma que o próximo modelo de iPhone precisará de uma característica "matadora" como teria sido o recurso de voz Siri, como uma tela equiparada a dos concorrentes Android (o Galaxy S3 tem 4,8 polegadas, contra um display de 3,5 polegadas do atual iPhone).

Enquanto isso, outros fabricantes não conseguem tanta projeção quanto Samsung e Apple. A RIM entregou 7,4 milhões de smartphones no segundo trimestre e, de acordo com a consultoria, tem problemas para se adaptar na transição para a "era touchscreen", além de um sistema operacional que "deixa a desejar na base de usuários para atrair desenvolvedores". Já a Nokia, com 10,2 milhões de aparelhos no mercado durante os meses de abril a junho, ainda precisa mostrar uma "indicação clara" sobre os benefícios de ter mudado do Symbian para o Windows Phone 7, ainda segundo a Juniper.

A firma diz que, ao todo, foram 132,9 milhões de smartphones chegando ao mercado durante o segundo trimestre de 2012, 105,2 milhões a mais do que no ano passado.

BC vai lançar moeda comemorativa com tema olímpico

BC vai lançar moeda comemorativa com tema olímpico

Moedas de um e cinco reais vão homenagear a entrega da bandeira olímpica ao Brasil, após os jogos de Londres

  Divulgação BC
Imagem ilustrativa das moedas comemorativas com valor de face de um e cinco reais
Imagem ilustrativa das moedas comemorativas: moeda de cinco reais será vendida a 195,00 reais

Brasília – Em agosto, o Banco Central vai lançar duas moedas comemorativas em homenagem à entrega da Bandeira Olímpica ao Brasil. As moedas terão valor de face de um e cinco reais e ilustrações com a temática olímpica.

Nessa semana, o BC já havia anunciado as novas notas de 10 e 20 reais – da segunda família do Real – que vão substituir as notas antigas e circulam normalmente no país. Não será esse o caso das moedas que serão lançadas em agosto, logo após a entrega da bandeira olímpica ao Brasil, no final das Olimpíadas de Londres.

Da edição especial de um real, 2 milhões de moedas vão circular normalmente em todo o país. Mas, além dessas, haverá uma quantidade - entre 10.000 e 80.000 moedas - que será comercializada em embalagens especiais para colecionadores, ao preço de 9,50 reais. A moeda de cinco reais será vendida para colecionadores, ao preço de 195,00 reais. Será possível adquirir as moedas "de colecionador" no Banco Central e no site do Banco do Brasil.

A moeda de cinco reais será confeccionada em prata e terá tiragem inicial de 5.000 peças (no máximo, serão produzidas 20.000 unidades, segundo o BC). Em um de seus lados há a bandeira olímpica e a legenda “Entrega da Bandeira Olímpica” e a logomarca dos Jogos Rio 2016. No verso, há a Tower Bridge, representando Londres, e o Cristo Redentor, representando o Rio de Janeiro, que será sede das próximas Olimpíadas.

A moeda de um real terá duas cores e, em um de seus lados, no núcleo prateado, a legenda “Brasil” com a logomarca dos Jogos Rio 2016 e, no centro da composição, a Bandeira Olímpica. No anel dourado haverá as legendas “Entrega da Bandeira Olímpica” e “Londres 2012-Rio 2016”.

3 dicas de um medalhista olímpico para os empreendedores

3 dicas de um medalhista olímpico para os empreendedores

Com quatro medalhas olímpicas e 19 pan-americanas, o ex-nadador Gustavo Borges afirma que sonhar é importante tanto no empreendedorismo quanto no esporte

 

Estados e municípios terão receita menor

Estados e municípios terão receita menor


Ribamar Oliveira


A desaceleração da economia e as desonerações tributárias feitas pelo governo federal estão afetando também as receitas de Estados e municípios. Ainda não é conhecida a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em junho, mas o resultado de janeiro a maio mostrou um aumento real muito pequeno da receita total do tributo, em comparação com igual período do ano passado, embora o comportamento não tenha sido homogêneo, com alguns Estados tendo um desempenho melhor do que outros. Ao mesmo tempo, a projeção do governo para as transferências da União aos governos estaduais e às prefeituras foi reduzida em R$ 6,3 bilhões, em relação àquela inicialmente divulgada.

Quando editou o primeiro decreto de contingenciamento das dotações orçamentárias, em fevereiro, o governo estimou que as transferências constitucionais e legais da União para Estados e municípios ficariam em R$ 182,6 bilhões. No relatório de avaliação de receitas e despesas relativo ao terceiro bimestre, a estimativa caiu para R$ 176,3 bilhões. Nesse total, estão incluídos os repasses ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) e ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os subsídios aos fundos constitucionais, o salário educação, as compensações financeiras (royalties), a receita da CIDE-Combustível e outras menos relevantes.

As transferências do FPE e do FPM estão caindo, em relação ao programado inicialmente, por causa do fraco desempenho da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 2012. Esses fundos recebem percentuais das receitas desses dois tributos. O governo espera arrecadar menos R$ 8,7 bilhões de IR este ano, em relação ao que estimou no primeiro decreto de contingenciamento, de acordo com o relatório do terceiro bimestre. Para o IPI, a frustração de receita prevista é de R$ 2,05 bilhões.

O comportamento da arrecadação do IR reflete a baixa rentabilidade das empresas neste ano, fruto da desaceleração econômica. Houve uma queda significativa do IR e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das empresas que apuram os dois tributos pelo lucro real (estimativa mensal e balanço trimestral). A frustração da receita do IPI está relacionada não apenas com o desaquecimento da economia, mas também com as desonerações feitas pelo governo federal.

As alíquotas do IPI foram reduzidas para os veículos automotores novos, eletrodomésticos da linha branca, móveis, luminárias e papel de parede. A Receita Federal ainda não estimou o estrago efetivo produzido na arrecadação do IPI por essas desonerações. O único dado disponível é a arrecadação do IPI-automóveis, que caiu 73,7% em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Empresas terão nova obrigação acessória

Empresas terão nova obrigação acessória


Laura Ignacio


Os trabalhadores terão que receber mensalmente todas as informações sobre o pagamento de contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além da retenção de 11% sobre os salários, as empresas devem prestar contas do recolhimento de 20% sobre a folha de salários. A nova obrigação acessória foi criada pela Lei nº 12.692, publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União (DOU).

A nova norma, que altera a Lei nº 8.212, de 1991, sobre contribuições previdenciárias, prevê ainda que o INSS está obrigado a enviar a empresas e trabalhadores, quando solicitado, extrato relativo ao recolhimento da contribuição. Para ser colocada em prática, porém, a medida ainda precisa ser regulamentada pelo governo. É necessário ainda definir de que forma as informações serão prestadas.

Para o secretário de Políticas de Previdência Social do Ministério da Previdência, Leonardo Rolim, a nova obrigação acessória vai auxiliar o trabalhador a monitorar o recolhimento ao INSS pelas empresas. "Isso vai ajudar o trabalhador a não ter uma surpresa negativa de que a empresa não recolheu os valores", afirma Rolim, acrescentando que os correntistas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil já conseguem ter acesso a esses extratos. Os trabalhadores também podem conseguir essas informações nos sindicatos.

A Receita Federal, segundo advogados, edita há anos normas nessa linha, que fazem do contribuinte um fiscal. Para o advogado Rodrigo Rigo Pinheiro, do Buccioli & Advogados Associados, a nova lei cria mais burocracia para o empregador. "Há também o receio de que, além de ter mais um dever, as empresas passem a correr o risco de ter que arcar com mais uma multa, caso não preste essa informação adequadamente", afirma.

No fim de junho, a Receita Federal já havia criado outra obrigação acessória. Determinou que pessoas físicas e empresas informem sobre transações com estrangeiros que envolvam a prestação de serviços ou cessão de direitos, como royalties, que impactem seu patrimônio.

Instituída pela Instrução Normativa da Receita nº 1.277, caso não seja cumprida, o contribuinte será multado em R$ 5 mil por mês de atraso no envio das informações, mais 5% do valor da operação com o exterior. (Colaboraram Thiago Resende e João Villaverde, de Brasília)

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cachorro-quente mais caro do mundo custará US$ 2.300

Cachorro-quente mais caro do mundo custará US$ 2.300

Verba arrecadada com a venda do lanche, feito por um restaurante de Nova York, será doada a uma instituição de caridade

Eduardo Monteiro/EXAME
Cachorro-quente
Muito diferente dos cachorros-quentes comuns, como o da imagem, o mais caro do mundo leva ingredientes finos no preparo, como caviar e champagne

São Paulo – Quanto você pagaria para apreciar um cachorro-quente? O restaurante nova-iorquino 230 FIFTH vai cobrar 2.300 dólares pelo lanche, que será colocado à venda no dia 30 de julho e é considerado o mais caro do mundo.

O estabelecimento criou uma receita exclusiva com ingredientes raros e sofisticados. O sanduíche medirá 30 centímetros e terá uma salsicha especial, feita de carne de boi da raça japonesa Wagyu, maturada pelo processo dry-age por 60 dias, e de trufas negras.

O pão será um brioche torrado com pinceladas de manteiga de trufa branca e lambuzado de ketchup da marca “W” e mostarda francesa. Entre os recheios, estão cebolas caramelizadas com champgne Dom Perignon e vinagre balsâmico de 100 anos de idade, chucrute caseiro refogado com champagne misturado a um caviar raro, e relish caseiro de picles. O toque final é dado por uma folha de ouro colocada sobre a iguaria.

Além de provar o cachorro-quente mais caro do mundo, a compra ainda vai ajudar pessoas carentes.O dinheiro arrecadado com a venda dos cachorros-quentes será doado à City Harvest, instituição de caridade que cuida de adultos e crianças que passam fome, em Nova York.

Mas não adianta chegar de surpresa. Para experimentar o prato, será preciso ligar e fazer o pedido com 48 horas de antecedência.

Concessionárias do Brasil lideram lista de vendas da BMW

Concessionárias do Brasil lideram lista de vendas da BMW

Após chegar ao quinto mercado mundial, o Brasil conquista posição de liderança no ranking mundial de vendas por concessionário

Getty Images/Scott Olson
BMW
BMW: concessionária Caltabiano lidera vendas dos carros da marca no mundo

São Paulo – Cinco das dez concessionárias que mais vendem carros da BMW no mundo são brasileiras, de acordo com um ranking divulgado pela montadora hoje. A lista foi feita com base nas vendas realizadas no primeiro semestre deste ano.

No Brasil, a BMW Motorrad fechou o semestre com 3.335 unidades comercializadas, um crescimento de 76,5% com relação ao mesmo período do ano passado. Hoje, o mercado nacional já é o quinto para a marca em nível mundial e está representado no ranking por cinco revendas.

Delas, a concessionária Caltabiano é o destaque. Primeira do ranking pela segunda vez consecutiva, a revenda comercializou 598 motocicletas no primeiro semestre de 2012, enquanto a segunda, a BMW ROMA, somou 453 unidades vendidas no período.

Confira o ranking mundial das 10 maiores concessionárias BMW Motorrad em 2012:
País Revenda Cidade Volume de vendas 1º Semestre 2012
Brasil Caltabiano São Paulo, SP 598
Itália BMW Roma Roma 453
Brasil Autokraft Rio de Janeiro, RJ 400
Brasil Eurobike São Paulo, SP 341
Itália BMW Motorrad Milano Milão 337
França BMW Motorrad Etoile Paris 319
Brasil Power Motorrad São Paulo, SP 316
Russia Avtodom Moscow 259
Chile Williamson Balfour Motors Santiago 249
Brasil Euroville Belo Horizonte, MG 235

Arrecadação da Receita Federal no RS atingiu R$ 3,7 bilhões em junho

Arrecadação da Receita Federal no RS atingiu R$ 3,7 bilhões em junho


No primeiro semestre, total atingiu R$ 23,9 bilhões no Estado


A arrecadação total das receitas administradas pela Receita Federal do Brasil no Rio Grande do Sul em junho atingiu R$ 3,740 bilhões, num aumento nominal de 8,1% relativamente a junho/2011, e representando redução de 7,0% comparativamente a maio/2012. De janeiro a junho, a arrecadação federal totalizou no Estado (RS) R$ 23,9 bilhões.

Em valores corrigidos pelo IPCA, a arrecadação mensal foi 3,1% superior a junho/2011. Em Impostos, o total recolhido no mês alcançou R$ 1,192 bilhão (31,9% das receitas), quantia 1,9% inferior ao arrecadado em junho/2011. Outros R$ 2,547 bilhões (68,1% da arrecadação) corresponderam a Contribuições, com crescimento de 13,6%. As Contribuições Previdenciárias totalizaram R$ 1,376 bilhões, o que representou 36,8% da arrecadação regional, com aumento de 28,2% sobre junho/2011.

A arrecadação regional correspondeu a 4,7% do total Brasil. A arrecadação Fazendária teve participação de 4,3% na arrecadação nacional, enquanto a Previdenciária representou 5,8 %.

Massa de ar polar traz mais frio ao Rio Grande do Sul na quinta-feira

Massa de ar polar traz mais frio ao Rio Grande do Sul na quinta-feira


Mínimas ficam abaixo de zero na Campanha e Fronteira Oeste


A entrada de uma massa de ar polar formada no Uruguai mantém o frio intenso no Rio Grande do Sul na quitna-feira. A exemplo desta quarta, quando fez -1,8ºC em Bagé, os termômetros devem registrar temperatura negativa na Campanha e na Fronteira Oeste, conforme a Somar Meteorologia.

Além da previsão de formação de geadas amplas ao amanhecer, a mínima pode baixar aos -2ºC em Bagé e -1ºC em Santana do Livramento. Na Serra, a temperatura mais baixa ficará em torno dos 3ºC em São José dos Ausentes, Bom Jesus e Caxias do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros devem marcar entre 4ºC e 17ºC.

Mesmo com temperaturas abaixo de zero, o sol brilhará em todas as regiões, exceto no Extremo Norte, que ainda sofre a ação da frente fria estacionada entre o Rio Grande do Sul e o Paraná desde segunda-feira. Não está descartada a ocorrência de pancadas de chuva fracas e isoladas na área de Erechim.

À tarde, o tempo aberto eleva a temperatura, que pode chegar aos 18ºC em Passo Fundo, e em Iraí, no Norte. Na Região Metropolitana, Missões e Litoral Norte, a máxima pode chegar a 17ºC. No Sul, na Campanha e na Serra, a temperatura não deve passar dos 14ºC.

No fim de semana, a sensação de frio diminui, mas uma nova frente fria traz chuva à Metade Norte.

Previsão para os próximos dias

Sexta-feira:
Dia ensolarado e com previsão de geada no Norte. Mínima de -2ºC, na Campanha, e máxima de 19ºC, no Oeste.

Sábado: Céu com poucas nuvens e diminuição na sensação de frio. Áreas de instabilidade podem provocar chuva no Norte. Mínima de 3ºC e máxima de 20ºC.

Como conseguir o melhor de cada funcionário?

Como conseguir o melhor de cada funcionário?

O articulista da revista Times Jeff Haden ensina como buscar o melhor desempenho da equipe sem que o chefe precise recorrer a mensagens prontas

Por Redação Administradores, www.administradores.com
Você provavelmente já se viu nessa situação. Encarando um papel em branco e se esforçando para escrever um discurso motivacional que vai inspirar todos os funcionários da empresa. Em texto publicado na revista Time, o articulista Jeff Haden ensina como não passar por esse sufoco e conseguir o melhor desempenho da equipe sem precisar recorrer a palavras prontas.
Confira as dicas:

CEO por um dia

Ontem gerente regional, hoje seu funcionário é o CEO. O que eles fariam para melhorar a companhia? Haden afirma que muitas respostas estão relacionadas ao trabalho exercido por cada um, mas outros assuntos são bem mais amplos. Lembre-se de que cada membro da equipe está mais sujeito a expressar sua opinião indiretamente, para não ofender ninguém.

Ele afirma que em companhias em que essa experiência foi realizada, os chefes obtiveram feedbacks bem diferenciados. Funcionários relataram que, como chefes, descobriam um lado de seus colegas antes desconhecido, além de compreenderem melhor a dinâmica dos negócios.

Imagem: Thinkstock

Head destaca que os chefes também aprenderam com a inversão de papéis. Eles puderam perceber que muitos funcionários enxergam a empresa como uma família e que fortalecer esse laço pode ser bastante positivo para melhorar o desempenho de cada um. Ele cita o exemplo de um executivo que passou por 30 setores da empresa, como vendas, contabilidade e também trabalhou como motorista. Esse processo o fez entender as necessidades da companhia.

Saiba o que aborrece sua equipe

Conhecendo seus funcionários, você poderá eliminar o que os deixa insatisfeitos no trabalho e impede que deem o melhor de si. Invista em escritórios satélites em outras cidades para que a empresa possa recrutar novos talentos. Contratar alguém que esteja fora do seu meio pode acrescentar muito à companhia.

Se você estiver disposto a promover o "CEO por um dia", diga a cada empregado quais ideias eles gostariam de implantar. Seja aberto e honesto, e responda atenciosamente "sim ou não" e, mais importante, "por quê".

Homem perde salário de R$ 221 mil e é rejeitado em 700 vagas de emprego

Homem perde salário de R$ 221 mil e é rejeitado em 700 vagas de emprego

Britânico de 50 anos e sua família passaram a comer uma refeição por dia depois de o profissional ficar três anos sem conseguir se recolocar

 
Contador (Foto: Internet/Reprodução)
 
 
Depois de ficar três anos desempregado, um executivo britânico está fazendo apenas uma refeição por dia com sua família para sobreviver. Pai de dois filhos, Colin Timpson, 50 anos, é um contador altamente qualificado, que recebia um salário de R$ 221 mil por ano, em seu último emprego.

Desde então, suas tentativas de se recolocar no mercado de trabalho têm sido infrutíferas. Ele concorreu a 700 vagas de emprego, foi chamado para 20 entrevistas e não foi aprovado em nenhuma.

Além de comer apenas uma refeição por dia, alguns luxos também tiveram de ser abandonados. A família deixou de comer fora e dar presentes de aniversários e cancelou o plano de saúde.

Timpson, sua esposa Ania, 35 anos, seus filhos Matthew, 15 anos, e Sebastian, 11 anos, estão optando por comidas mais baratas, como sopas. Os filhos não se adaptaram às mudanças. Em agosto do ano passado, o mais velho ficou tão nervoso com a situação que foi hospitalizado depois de deixar de comer por oito semanas e repetir de ano.

“Tudo isso tem sido devastador. Entretanto, eu não culpo o Colin por perder seu emprego”, afirmou a esposa ao tablóide “Daily Mail”.

De acordo com o britânico, todos os luxos se foram. “Foi muito difícil para nos ajustarmos a um estilo de vida mais simples”, disse.

Contador (Foto: Internet/Reprodução)

Ele suspeita que um dos motivos de não conseguir emprego é a sua idade. Timpson tem uma longa carreira de sucesso na área de finanças. Vítima da recessão no Reino Unido, em 2009, seu último cargo foi como responsável da área de finanças da empresa de distribuição White Clover Group.

Quando perdeu o emprego, ele achou que seria fácil conseguir uma recolocação, visto sua alta qualificação. Ele se candidatou inicialmente a mais de 100 vagas por dois meses sem sucesso. Então, decidiu contratar uma consultoria para ajudá-lo, mas a estratégia também foi em vão. Depois de tentar mais de 700 vagas, ele ainda procurou trabalhos manuais, mas foi rejeitado em todos por conta de seu alto nível de qualificação.

“Muitas empresas me disseram que eu era muito experiente para a vaga e muitas outras apenas disseram que não podiam me pagar por conta da recessão”, contou.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Justiça proíbe bloqueios em estradas federais no Estado


Justiça proíbe bloqueios em estradas federais no Estado

Decisão atende a pedido da Advocacia Geral da União contra ações do Movimento União Brasil Caminhoneiro


A Justiça proibiu o Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC) de ocupar, obstruir ou dificultar a passagem em qualquer trecho de rodovia federal no Rio Grande do Sul. A decisão da 6ª Vara Federal de Porto Alegre ocorreu nesta terça-feira, atendendo a um pedido da Advocacia Geral da União, às vésperas de uma paralisação de caminhoneiros em todo o país. A ação é organizada pelo MUBC e tem a intenção de mobilizar 600 mil profissionais. Na quarta-feira, é comemorada o Dia do Motorista. A medida liminar, chamada de interdito proibitório, estabelece que em caso de descumprimento a entidade poderá ser multada em R$ 50 mil por hora de indevida ocupação ou interdição.
A paralisação é um protesto contra mudanças regulatórias no transporte rodoviário aprovadas ou em estudo no Congresso Nacional e implementadas pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), como o fim da carta-frete e o cumprimento dos intervalos de 30 minutos a cada quatro horas ao volante.
A Polícia Rodoviária Federal e o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado (Setcergs) avaliam que há pelo menos nove trechos de rodovias no Rio Grande do Sul que poderão sofrer ação de caminhoneiros, como bloqueios (confira abaixo).
No pedido, a Advocacia Geral da União alegou ter informações de que haveria protestos, piquetes ou bloqueios em pontos "como a BR-158, no município de Júlio de Castilhos, em Uruguaiana, no km 720 da BR-290, entroncamento com a Br-472, trevo que fica próximo ao acesso ao Porto Seco Rodoviário, não estando descartado o bloqueio da Ponte Internacional Uruguaiana e Paso de los Libres e dos acesso às empresas transportadoras no municípios, dentre outros".
Trechos das estradas que podem sofrer bloqueio nesta quarta-feira:
Na BR-392: entre Pelotas e Rio Grande, entre Santa Maria e São Sepé e entre Santa Maria e Cruz Alta
Na BR-101, em Três Cachoeiras
Ponte de Uruguaiana — Argentina
BR-392, acesso a Julho de Castilhos
BR-101, em Terra de Areia
BR-287, acesso a Ijuí



Dilma abre os cofres para acabar com as greves


Dilma abre os cofres para acabar com as greves



Grevistas no Planalto: sinal verde de Dilma (Foto: ABr)

despeito da frustração do mercado com o crescimento do PIB este ano, a equipe econômica está, até agora, arrancando elogios de analistas devido à política fiscal, sobretudo na recusa do governo em oferecer reajustes aos servidores públicos.
Um dos analistas que destacaram esse ponto, em entrevista ao Poder Econômico, foi o economista-chefe do Itau-Unibanco, Ilan Goldfajn, também ex-diretor do Banco Central.
- O governo está começando a expandir, mas não estou vendo os gastos explodirem este ano. Há controle dos gastos com funcionalismo – tanto que tem várias áreas em greve – disse Goldfajn.
No entanto, como percebeu o presidente da Federação Nacional dos Urbanitários, Franklin Moreira, em conversa com o Poder Econômico, o governo está claramente com outra postura – talvez por ser obrigado a lidar com tantas greves em ano eleitoral.
Hoje, o governo atendeu reivindicações dos professores. Amanhã, será a vez dos eletricitários. Ou seja, mesmo com certa “parcimônia”, como se diz no BC, Dilma Rousseff abriu os cofres.
No Ministério do Planejamento, a ordem do Palácio do Planalto é clara. A negociação está mais para o lado dos funcionários grevistas. O governo está calculando, segundo um integrante da equipe de Miriam Belchior, que a continuação do quadro de paralisação, especialmente nas agências reguladoras (Anvisa, principalmente, por causa dos portos), pode prejudicar a retomada da economia no segundo semestre.
Para acabar com as greves, o cálculo preliminar do Ministério da Fazenda é que a folha de pagamento da União pode aumentar em até R$ 90 bilhões, quase a metade do total pago hoje a funcionários federais.
O governo não deve ceder um montante desses, mas Dilma teria acordado em repassar algum aumento para amenizar os ânimos de olho no desempenho da economia entre janeiro e dezembro. Ou nas urnas em outubro
.

"Apostar na China é uma boa estratégia, mas não é tudo"


"Apostar na China é uma boa estratégia, mas não é tudo", diz economista

Para economista José Antonio Ocampo, economia chinesa não deve se manter nos níveis atuais no médio prazo; BNDES aposta em crescimento mínimo de 7,5% em 2012 para China





“Apostar na China é uma boa estratégia, mas não é tudo”. A afirmação, do economista colombiano e professor da Columbia University, José Antonio Ocampo, deu o tom da preocupação demonstrada com a manutenção do atual ritmo de crescimento da economia chinesa durante as comemorações dos 60 anos de criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.
Ocampo acredita que o ciclo de boom de mercadorias e de commodities deve acabar em menos de dez anos. “Os mercados internos se tornaram um ativo cada vez mais importante. No entanto, o comércio não vai crescer tanto no futuro. Em algum momento, nos próximos anos, vai ocorrer uma desaceleração e uma reversão dos preços das commodities”, afirmou.
Para o economista, a redução do crescimento econômico da China vai afetar um pouco a expansão da América Latina. “Mas não será um impacto tão dramático como muitos analistas acreditam”, disse Ocampo durante o seminário “O Brasil e o Mundo em 2022”, patrocinado pelo BNDES como parte das comemorações dos 60 anos da instituição
Já o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou que espera um crescimento mínimo de Ásia e China entre 7,5% e 8% em 2012. “Isso permitiria manter os termos de comércio favoráveis”, disse. “No entanto, precisamos estar preparados, pois esse cenário de crescimento [da Ásia e China] não vai durar para sempre”, ressaltou.
Coutinho defendeu ainda mais investimentos em infraestrutura e energia. “Temos muitos gargalos que representam oportunidades. Tenho confiança que podemos melhorar a relação investimentos e PIB”, disse.

Lucro da Apple sobe 21% no trimestre, para US$ 8,8 bilhões


Lucro da Apple sobe 21% no trimestre, para US$ 8,8 bilhões

Receita avança 23%, para US$ 35 bilhões, mas resultado fica abaixo do esperado






Valor Online
Agência Estado
Getty Images
Tim Cook, CEO da Apple
O lucro líquido da Apple aumentou de 21% no terceiro trimestre fiscal encerrado em junho, para US$ 8,82 bilhões, mas o resultado ficou abaixo das expectativas dos analistas.
O lucro por ação foi US$ 9,32, ante US$ 7,79 no mesmo intervalo do ano anterior.
A receita líquida no trimestre foi de US$ 35 bilhões, 22% superior ao resultado do terceiro trimestre do ano anterior. A margem bruta foi de 42,8%, comparada a 41,7% um ano antes.
Analistas consultados pela Thomson Reuters previam um lucro por ação de US$ 10,35 e receita de US$ 37,2 bilhões. Às 18h08 (horário de Brasília), as ações eram negociadas a US$ 568,8 no pós-mercado, em queda de 5,3%.
No trimestre, a companhia registrou um incremento de 28% nas vendas de iPhones, para 26 milhões de aparelhos. Após a AT&T reportar vendas de 3,7 milhões de smartphones no trimestre, Piper Jaffray, analista da corretora Gene Munster, elevou a estimativa de vendas da Apple para 29 milhões de iPhones, ante uma previsão anterior de 25 milhões a 27 milhões. Ainda assim, o número ficou abaixo dos 35 milhões registrados no segundo trimestre fiscal deste ano.
As vendas de iPad no terceiro trimestre totalizaram 17 milhões, 84% acima do verificado há um ano. A Apple também registrou aumento de 2% nas vendas de Macs, para 4 milhões de unidades, e de 10% em iPods, para 6,8 milhões de unidades.
A Apple informou ainda que fará distribuição de dividendos de US$ 2,65 por ação. O dividendo será pago em 16 de agosto. Para o quarto trimestre, a companhia projeta receita de US$ 34 bilhões e lucro por ação de US$ 7,65.

Demissões na GM terão impacto no Plano Brasil Maior


Demissões na GM terão impacto no Plano Brasil Maior


A decisão da General Motors de dispensar 1.500 empregados em sua unidade de São José dos Campos terá impacto no Plano Brasil Maior.
Os representantes do setor automotivo estavam ontem em Brasília preocupados com a demora na publicação do decreto com as regras do programa no Diário Oficial. O combinado com o Ministério do Desenvolvimento era que isso seria feito logo depois da aprovação das MPs 563 e 564, na semana passada.
Sem regras em forma de lei, a indústria fica de mãos atadas para definir investimentos… e já estamos em agosto. O atraso coloca o país em desvantagem na concorrência global.
A decisão da GM pega a negociação em um momento delicado e é mais um ruído com o setor.
O governo e a Anfavea estão discordando sobre uma questão importante nas regras: a eficiência energética dos automóveis que terão vantagens fiscais no Brasil Maior.
A Anfavea defende o conceito de “rendimento energético” e o governo o de “eficiência”. É um nível de detalhe que, na opinião dos fabricantes, o governo está despreparado tecnicamente para avaliar com precisão.
Como já sabia que a GM poderia tomar esta decisão e complicar ainda mais o ambiente, a Fiat saiu na frente e anunciou, na semana passada, 600 contratações em Betim (MG). Uma forma de se diferenciar das concorrentes e melhorar o diálogo com o governo.
Mas a atitude foi, até agora, incapaz de apressar as definições oficiais quanto ao Brasil Maior
.

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...