sábado, 27 de outubro de 2012

Cientista brasileira conquista prêmio internacional For Women in Science

Cientista brasileira conquista prêmio internacional For Women in Science

Fruto da parceria entre L'Oréal e UNESCO, a iniciativa já premiou 77 cientistas desde 1998

Por Redação , Administradores.com
 
A física brasileira Marcia Barbosa conquistou o For Women In Science, prêmio criado em 1998 pela UNESCO em parceria com a L´Oréal e dedicado a mulheres cientistas em todo o mundo. A brasileira foi a vencedora da América Latina e receberá como prêmio o valor de U$ 100 mil. A cada ano, cinco cientistas, uma por continente, são reconhecidas por suas contribuições ao progresso da ciência e pela excelência de suas pesquisas.

Em 28 de março de 2013, em Paris, serão homenageadas cientistas do Brasil (América Latina), Nigéria (África), Japão (Oceania), Reino Unido (Europa) e Estados Unidos (América do Norte). Elas foram indicadas e escolhidas entre pesquisadoras de 30 países pelo júri presidido pelo vencedor do Prêmio Nobel de Química (1999), Ahmed Zewail, e Linus Pauling, professor catedrático de Química e Física do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

"Essas cinco cientistas proporcionaram ao mundo uma melhor compreensão de como a natureza funciona. Suas pesquisas e descobertas pioneiras mudaram a forma como pensamos sobre as várias áreas das ciências físicas e abriram novas fronteiras dentro da ciência e da tecnologia. Seus estudos têm o potencial de transformar a sociedade. Que o trabalho e a dedicação delas sirva de inspiração para todos nós", disse a Diretora-Geral da UNESCO Irina Bokova no anúncio das cientistas laureadas este ano.

Já o presidente da L'Oréal e da Fundação L'Oréal, Jean-Paul Agon, afirmou estar muito orgulhoso de estar contribuindo para mudar o perfil dos cientistas, apoiando as mulheres nas Ciências. "A L'Oréal acredita nas mulheres e na ciência. Temos certeza de que a ciência e as mulheres trazem esperança e alimentam a descoberta, a inovação e a excelência. Todos os grandes talentos são convocados para cumprir essa missão," explicou ele.

Márcia Barbosa é professora e diretora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua pesquisa possibilitou a descoberta de uma particularidade da molécula da água: a anomalia de difusão. As partículas da água, em temperaturas negativas e ao aumentar a pressão surpreendem, fluindo mais rapidamente. Essa descoberta pode contribuir para o esclarecimento da estrutura das proteínas dentro do corpo humano e prevenir doenças, além de ajudar a entender a importância da água presente na crosta terrestre e os efeitos externos que modificam o comportamento dessa água, podendo provocar abalos no terreno.

Além de Márcia Barbosa, For Women in Science já reconheceu o trabalho de outras quatro brasileiras: Mayana Zatz, geneticista da USP (2001); Lucia Previato, biomédica da UFRJ (2004); Belita Koiller, física da UFRJ (2005); e a astrofísica Beatriz Barbuy, da USP (2009). Entre as 77 vencedoras do prêmio nesses 15 anos de existência, duas conquistaram em 2009 o Prêmio Nobel: Ada Yonath (Química) e Elizabeth Blackburn (Medicina).

Para Mulheres na Ciência

Além do reconhecimento às grandes cientistas mundiais, o programa, em desdobramentos nacionais, incentiva jovens cientistas. Mil e trezentas jovens pesquisadoras de 106 países já foram premiadas desde 1998. A versão brasileira do programa nasceu em 2006, com o nome Para Mulheres na Ciência, e já premiou 47 jovens cientistas com mais de R$1,5 milhão.

Laureadas Internacionais 2013:

• Professora Márcia BARBOSA, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (Brasil)
• Professora Francisca Nneka OKEKE, Universidade da Nigéria, Nsukka (Nigéria)
Por suas significativas contribuições para a compreensão das variações diárias das correntes de íons na atmosfera superior que poderão aprofundar a compreensão sobre mudanças climáticas.
• Professora Pratibha GAI, da Universidade de York (Reino Unido)
Por ter engenhosamente modificado o seu microscópio de elétrons, para a conseguir observar as reações químicas que ocorrem em átomos da superfície de catalisadores, o que vai ajudar os cientistas a desenvolver novos medicamentos e novas fontes de energia.
• Professora Reiko KURODA, Universidade de Ciências de Tóquio (Japão)
Por descobrir a importância funcional da diferença entre moléculas canhotas e moléculas destras, que têm amplas aplicações para a pesquisa de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
• Professora Deborah JIN, do Instituto Nacional de Normas e Tecnologia, e da Universidade do Colorado, em Boulder (EUA)
Por ter sido a primeira a resfriar moléculas ao ponto de possibilitar a observação de reações químicas em câmera lenta, o que contribuirá para a melhor compreensão dos processos moleculares que são importantes para a Medicina e para novas fontes de energia. 

Procurador-geral pede apreensão de passaportes dos réus do mensalão

Procurador-geral pede apreensão de passaportes dos réus do mensalão


BRASÍLIA - O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu nesta semana ao Supremo Tribunal Federal (STF) que determine a apreensão dos passaportes dos condenados no processo do mensalão. A medida, preventiva, tem como objetivo de evitar que os réus fujam do País para escapar da prisão.

O STF já sinalizou que fixará penas severas para os condenados a serem cumpridas em regime inicialmente fechado. Operador do esquema, o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza recebeu penas cuja soma é de 40 anos, 1 mês e 6 dias de prisão. Para o sócio dele Ramon Hollerbach o Supremo estabeleceu por enquanto penas num total de 14 anos, 3 meses e 20 dias.

O desejo de Gurgel é que os réus condenados sejam presos imediatamente após a proclamação do resultado do julgamento do mensalão, que não tem previsão para acabar. No entanto, o procurador-geral reconhece que dificilmente o tribunal determinará as prisões imediatas. A praxe da Corte é esgotar todos os recursos para, só então, expedir os mandados de prisão.

Para evitar fugas, o procurador-geral pediu a apreensão de passaportes. Segundo pessoas próximas a ele, Gurgel começou a pensar na iniciativa ao saber, no mês passado, que um dos réus do processo, o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, estava na Itália desde julho, mesmo já tendo sido condenado pelo STF. Mas Pizzolato retornou ao Brasil às vésperas do primeiro turno da eleição municipal.

Mesmo com o retorno de Pizzolato, Gurgel quer se precaver para evitar episódios como a fuga do ex-banqueiro Salvatore Cacciola, que é italiano e fugiu para sua terra natal para escapar do risco de prisão após ter sido processado por crime contra o sistema financeiro. Cacciola somente foi extraditado para o Brasil depois de ter viajado para Mônaco.

Nem o gabinete de Joaquim Barbosa, relator do processo, nem a assessoria de imprensa da Procuradoria confirmaram oficialmente o pedido de Gurgel para apreensão de passaportes. Mas um dos integrantes do Supremo afirmou que o ofício chegou ao tribunal na última quarta-feira. O pedido poderá ser analisado por Barbosa sozinho ou ser levado por ele para apreciação do plenário, que atualmente é composto por dez ministros.

Não há previsão de quando a decisão sobre a apreensão dos passaportes será tomada. Após avançar pouco nesta semana na aplicação da pena para os 25 réus condenados, o julgamento do mensalão sofrerá uma interrupção na próxima semana e somente voltará a ocorrer no dia 7 de novembro. A suspensão deve-se a uma viagem de Joaquim Barbosa para a Alemanha, onde ele afirma que se submeterá a um tratamento de saúde.

Publicitário. No início das investigações do mensalão, em 2005, Marcos Valério chegou a apresentar para as autoridades seu passaporte e da sua família. O documento consta do primeiro dos 237 volumes do processo. Contudo, não é possível saber se o documento apresentado sete anos atrás não está vencido. O visto de entrada nos Estados Unidos de Valério, que consta do processo, venceu no dia 30 de junho deste ano.

O advogado Marcelo Leonardo, que defende Valério, afirmou que a decisão de reter o passaporte "não faz a menor diferença para o cliente". Leonardo confirmou que o empresário entregou o documento no inicio do escândalo, em agosto de 2005, à Procuradoria Geral da República. O documento consta do primeiro dos 237 volumes do processo do mensalão.

O defensor ainda lembrou que, nas duas vezes que Valério foi preso nos últimos anos, ele estava em casa. Questionado se o passaporte do empresário já não estaria vencido, uma vez que o documento tem cinco anos de vigência, o advogado disse que "não tem a menor ideia" se isso ocorreu. "Esse assunto não reflete a pessoa do Marcos Valério", afirmou.

França quer atrair empresas brasileiras inovadoras

França quer atrair empresas brasileiras inovadoras

A campanha "Diga OUI à França. Diga OUI à Inovação" será lançada por Fleur Pellerin, ministra-delegada encarregada na França das PMEs

Por Redação , Administradores.com
 
Duas organizações francesas, a IFA – Invest in France Agency (Agência Francesa para Investimentos) e o INPI - Institut National de la Propriété Industrielle (Instituto Francês de Marcas e Patentes) pela primeira vez uniram suas forças para lançar a campanha "Diga OUI à França, Diga OUI à Inovação", que visa promover a atratividade da França nos campos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e inovação. Também tem como objetivo incentivar novos empreendimentos e grandes empresas a escolherem a França como o destino principal para seus investimentos.  

"Diga OUI à França. Diga OUI à Inovação."

Por meio dessa campanha, investidores e outras importantes partes interessadas podem ter uma visão nova sobre a França e informações precisas a respeito do ambiente de investimentos, dissipando alguns mitos propagados. A campanha será implementada em cinco países estratégicos – Estados Unidos, Canadá, Índia, China e Brasil – em virtude de sua liderança no campo de pesquisa, desenvolvimento e inovação, bem como por seu potencial de investimento em inovação.

A campanha "Diga OUI à França. Diga OUI à Inovação" será lançada por Fleur Pellerin, ministra-delegada encarregada na França das PMEs, de inovação e de economia digital, durante a Conferência EmTech 2012, realizada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), no dia 25 de Outubro de 2012. Como os Estados Unidos é o líder mundial no campo da tecnologia e informação, a EmTech foi a escolha natural para manter o engajamento do país com tais setores.

Imagem: Thinkstock

O Diretor de Invest in France Agency David Appia fará uma visita ao Brasil em novembro para se engajar localmente com empresas e os principais formadores de opinião do país e promover a campanha "Diga OUI à França. Diga OUI à Inovação". Durante sua estadia, ele participará de dois grandes eventos locais da área de economia e inovação, primeiramente na cidade de Campinas, que é um centro importante de inovação, no dia 21 de novembro, em parceria com a prefeitura da cidade, e em São Paulo, no dia 22 de novembro, junto à Federação do Comércio (FECOMERCIO). Nas duas ocasiões, o Sr. Appia estará acompanhado de Philippe Lecourtier, Presidente da Câmara de Comércio França-Brasil na França, e mostrará aos participantes o ambiente positivo para investimentos em inovação que a França oferece, e sua posição de incubadora de tecnologia para o mundo.

"Atualmente, a França está mais comprometida do que nunca com o incentivo ao desenvolvimento de empresas estrangeiras inovadoras, oferecendo um sistema jurídico estável e favorável aos investimentos. Grandes incentivos tributários, como o melhor sistema de crédito fiscal para pesquisas na Europa, assim como um forte apoio do governo especificamente direcionado às pequenas e médias empresas e novos empreendimentos. A França já abriu seu mercado para 20 mil empresas estrangeiras. Em 2011, a França foi o principal destino das atividades industriais em todo o mundo (Fonte: Fortune Global 500, 2012). O objetivo de nossa campanha é promover a atratividade da França para manter sua posição de principal destino de investimentos na Europa e no mundo", declarou David Appia, Presidente da Invest in France Agency.

Yves Lapierre, Presidente do INPI declarou: "A proteção à propriedade intelectual é hoje mais do que nunca um fator fundamental para o crescimento sustentável. Graças a nossa colaboração intensa com nossos correspondentes em grandes países como os EUA, China, Índia e Brasil, buscamos oferecer a melhor proteção à criatividade com a melhor relação preço/qualidade".

Todas as informações sobre a campanha estão disponíveis no link: www.sayouitofrance-innovation.com.

Empresas brasileiras na França

As empresas brasileiras continuam sua expansão internacional, com mais de 40 empresas já realizando negócios na França e mais de 3 mil pessoas contratadas, segundo as agências. Quatro projetos brasileiros de investimento na área de criação de empregos foram confirmados em 2011. A região da Ile de-France (em Paris) é o local que tem acolhido a maioria dos projetos do Brasil no país desde 2008.

Em 2011, o número de investimentos brasileiros na Europa permaneceu limitado, mas a França foi o principal destino escolhido no continente (33% dos projetos).

Alexandro Giuseppe Carlucci, presidente da Natura, explicou o motivo pelo qual a Natural optou investir no país: "A França é um mercado sofisticado no qual você precisa inovar para ter sucesso. Portanto, foi o local que escolhemos para testar muitas iniciativas novas em nosso negócio". 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Contos - A metade, o dobro e o triplo...

A metade, o dobro e o triplo...

Um ocidental em visita a China, ficou surpreso de ver a quantidade de velhos saudáveis, e curioso a respeito da milenar medicina chinesa, indagou de um experiente médico qual o segredo para se viver mais e melhor.

Ouviu do mesmo a sábia resposta:

É muito simples:

É só:  Comer a METADE, andar o DOBRO e rir o TRIPLO.

Depois de quase sumir do mercado, Parmalat está de volta com nova campanha

Depois de quase sumir do mercado, Parmalat está de volta com nova campanha

Com o slogan "Parmalat. Porque nós somos humanos" empresa quer redefinir posicionamento

Por Simão Mairins, Administradores.com
 
A última década não foi nada feliz para a Parmalat, que faliu na Itália e entrou em recuperação judicial no Brasil, onde, poucos anos depois, se viu envolvida em denúncias sobre um esquema de adulteração de leite. Desde então, a marca sumiu da mídia (na verdade, quase desapareceu do mercado). No entanto, o tempo passou, novos donos assumiram a marca – tanto no Brasil quanto na Itália – e agora a marca vai voltar à tona.

A Parmalat anunciou à mídia o retorno com um novo slogan: "Parmalat. Porque nós somos humanos", criado pela agência Santa Clara. O gerente de marketing da LBR, detentora da marca no Brasil, Rodrigo Araújo, falou sobre o conceito da campanha. "A ideia é dar continuidade à estratégia de comunicação da marca, que sempre esteve vinculada às relações humanas e ao elo emocional dos consumidores com a categoria de leites. A história começou com a campanha 'Mamíferos', que mostrava a importância do leite na vida das crianças, agora damos um passo à frente, apresentando a relevância da Parmalat na vida dos 'humanos' de todas as idades", disse.
 
O presidente da agência Santa Clara conta como foi trabalhar esse retorno da marca. "A responsabilidade do relançamento da Parmalat no mercado brasileiro não está focada somente no fato de que a marca faz parte da história da propaganda brasileira. E sim no fato de que ela faz parte da infância de uma geração que, hoje, já tem filhos e uma memória afetiva com a Parmalat", disse Ulisses Zamboni.

Foto: reprodução

A veiculação da campanha ocorrerá nas principais emissoras de TV a partir desta terça-feira (23) no estado de São Paulo, e de 1º de novembro para o Rio de Janeiro, ficando no ar até dezembro de 2012.

O filme

Fernando Campos, diretor de criação da Santa Clara, antecipa a criação do filme: "O novo filme da Parmalat apresenta diversos 'humanos' em suas atividades rotineiras que, quando estão precisando de ajuda ou afeto procuram a força em outro ser humano, em um abraço e até mesmo em um copo de leite. A campanha é narrada por um dos mamíferos da Parmalat que agora aparece como fã dos humanos. Ao final, é apresentada a nova assinatura e portfólio de produtos da marca", explica Campos.

Outras novidades

Além da nova campanha, a Parmalat apresenta uma renovação de seu portfólio, com o lançamento de diversos produtos, dentre os quais seu leite em pó e o creme de leite light Parmalat, além de uma linha de bebidas lácteas aromatizadas focada no público adulto. 

Nível de inglês de brasileiro é considerado "muito baixo" em ranking

Nível de inglês de brasileiro é considerado "muito baixo" em ranking

A lista revela que o País que sediará a Copa do Mundo e as Olimpíadas está em 46º lugar entre 54 países e fica atrás de países como Síria e Vietnã


Infomoey
 
Prestes a sediar a Copa do Mundo da FIFA, em 2014, e a Olimpíada, em 2016, o Brasil apresentou um dos piores resultados em um ranking internacional sobre conhecimento da língua inglesa, divulgado nesta quarta-feira (24). De acordo com o Índice EF English Proficiency Index (EF EPI), o País está em 46º lugar entre 54 países, com pontuação inferior, por exemplo, ao Vietnã, Peru, México, Argélia e Síria.

Segundo dados do estudo, que mediu o domínio da língua inglesa de cada País entre 2009 e 2011, o Brasil caiu 15 posições e obteve pontuação de 46.86, muito abaixo da registrada no estudo anterior de 2007 a 2009. Nele, o Brasil estava na 31ª posição, com 47.27 pontos. Com isso, o País foi rebaixado da categoria “proficiência baixa” para “muito baixa”.

Por outro lado, com o objetivo de fortalecer a educação multilinguística para todos os cidadãos, a Europa lidera o ranking, com 11 países presentes nas melhores posições, como a Suécia, Dinamarca e Holanda, respectivamente em 1º, 2º e 3º lugar na lista.

América Latina apresenta baixo desempenho

Junto ao Brasil, mais sete países latino-americanos apresentaram “proficiência muito baixa”, como a Venezuela, El Salvador, Equador, Colômbia e Guatemala. Já Uruguai, Peru, Costa Rica e México apresentaram “proficiência baixa” e apenas a Argentina foi classificada em “proficiência moderada”.

O estudo vincula o baixo desempenho à importância da língua espanhola na região, pois o idioma compartilhado já permite atividades de comércio internacional e viagens e pode diminuir a motivação para aprender inglês.

A publicação também ressalta que a baixa qualidade da educação pública primária aumenta a dificuldade de introdução à língua inglesa em países como o Brasil, que descobriu no estudo de 2007 que 52% dos estudantes tinham níveis baixos ou muito baixos de habilidade com a própria língua portuguesa. Em todas as regiões, os baixos níveis de educação dos pais e a etnia dos estudantes tiveram forte impacto em leitura.

Ainda, foi constatado que as mulheres latino-americanas tiveram maiores pontuações do que os homens, com 48.94 contra 47.48. A diferença acompanha o índice mundial, no qual as mulheres pontuaram 53.90 e os homens 52.14.

Lista parcial
Veja a seguir os cinco países melhores colocados e os cinco últimos do ranking:
PosiçãoPaíses (melhores colocações)Pontuação

1Suécia68.91
2Dinamarca67.96
3Holanda66.32
4Finlândia64.37
5Noruega63.22


PosiçãoPaíses (piores colocações)Pontuação
*EF EPI
50Colômbia45.07
51Panamá44.68
52Arábia Saudita44.60
53Tailândia44.36
54Líbia42.53 

Metodologia


O EF EPI calcula o nível de habilidade com a língua inglesa a partir de três testes de inglês diferentes que incluem seções de gramática, vocabulário, leitura e audição. Participaram dos testes mais de 1.668.769 cidadão de 52 países e dois territórios. Clique aqui para acessar o relatório completo.

Demitido terá contrato de rescisão mais detalhado a partir de novembro

Demitido terá contrato de rescisão mais detalhado a partir de novembro

O documento, bem mais detalhado, terá um campo específico até para as gorjetas, caso tenham sido recebidas, e para as férias vencidas e proporcionais, por período de aquisição.


Para poder receber o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, os trabalhadores que forem demitidos de uma empresa, a partir de 1º de novembro, terão que assinar um novo Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho - TRCT. O documento, bem mais detalhado, terá um campo específico até para as gorjetas, caso tenham sido recebidas, e para as férias vencidas e proporcionais, por período de aquisição.

De acordo com a advogada trabalhista da IOB Folhamatic, Ydileuse Martins, as empresas deverão ainda adotar dois formulários: o Termo de Quitação e o Termo de Homologação. “O Termo de Quitação deverá ser utilizado em conjunto com o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, que será válido quando o empregado tiver menos que um ano de serviço", diz.

"Por sua vez, o Termo de Homologação será usado para as rescisões de contrato das pessoas que têm mais de um ano de serviço. Nesses casos também é obrigatório a assistência e homologação pelo sindicato profissional da categoria ou pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE".

A advogada alerta que os termos de rescisão de contrato de trabalho elaborados pelas empresas só poderão ser aceitos até o dia 31 de outubro de 2012. Ydileuse explica que os novos TRCTs foram estabelecidos pela Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego nº 1.057/2012, publicada no Diário Oficial da União do dia 9 de julho, e retificada no dia 12 de julho de 2012.

“A medida inseriu um novo código de causa e afastamento no documento, para preenchimento respectivamente nos campos 22 e 27: o ‘NC0, que corresponde à causa do afastamento de rescisão por nulidade do contrato de trabalho, declarada em decisão judicial”, relata.

A partir de 1º de novembro, os sindicatos, as Superintendências Regionais do Trabalho e a Caixa Econômica Federal exigirão os novos modelos de TRCT e os Termos de Quitação e Homologação. Para a especialista, “o novo modelo deixa mais claro para o trabalhador o que está sendo pago na rescisão”, finaliza Ydileuse Martins.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A vida é um barato. Você ganha 80 anos dela e ainda reclama?", diz Ziraldo

A vida é um barato. Você ganha 80 anos dela e ainda reclama?", diz Ziraldo

Cartunista completa oito décadas nesta quarta-feira


"A vida é um barato. Você ganha 80 anos dela e ainda reclama?", diz Ziraldo Daryan Dornelles,Revista Gol/Divulgação
Ziraldo faz aniversário nesta quarta-feira Foto: Daryan Dornelles,Revista Gol / Divulgação
- A vida é esse barato, você ganha 80 anos dela e ainda reclama! - diz Ziraldo, ao telefone. Enquanto conversa com a reportagem de ZH sobre as oito décadas de vida que completa nesta quarta-feira (24/10), o cartunista, chargista, jornalista e dramaturgo esbanja vitalidade.

Ao saber que preparamos cards com frases conhecidas de sua autoria, para os leitores de ZH compartilharem no Facebook, dispara:

- Você botou "ler é mais importante que estudar"? Essa é minha frase mais importante! - dispara, antes de passar a analisar os ditos escolhidos pela equipe do Segundo Caderno:

- Esta de "o livro alimenta a alma" é meio autoajuda, mas é verdade. Tanto que sugeri ao governo botar livro na cesta básica! Mas vou te dar outra frase boa: a palavra é o átomo da alma.

Para os 80 anos, o homem que teve a sensibilidade de criar o Menino Maluquinho e a audácia de manter publicações como O Pasquim e Bundas, diz ter bolado uma frase nova:

- A natureza seria realmente sábia se a cabeça do homem envelhecesse junto com o corpo.

Justiça seja feita: se não dissesse que cinco stents garantem o funcionamento de seus vasos sanguíneos, ninguém imaginaria. Ainda na ativa, Ziraldo passa o dia no estúdio desenhando. Mas não esconde que seu filho preferido é uma criação que já acumula algumas décadas de vida:

- Meu pai tinha oito filhos e gostava de todos, mas eu era o que dava mais alegria para ele. Então é assim: eu gosto de todos meus personagens, mas o que mais me deu alegria é o Menino Maluquinho.

Pesquisa CNT mostra piora no estado de conservação das rodovias gaúchas

Pesquisa CNT mostra piora no estado de conservação das rodovias gaúchas

Estudo foi realizado entre 25 de junho e 31 de julho deste ano


Dados da pesquisa CNT de Rodovias 2012 mostram em números o que os usuários de estradas e rodovias gaúchas sentem na prática. Desde 2010, a cada ano, os índices ótimo e bom sobre o estado geral de conservação dos trechos pioram.

O estudo, elaborado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) entre 25 de junho e 31 de julho deste ano, em todo o país, mostrou que 58,7% dos 8.150 quilômetros de estradas federais e estaduais do Rio Grande do Sul estão em bom ou ótimo estado. Em 2011, este índice era de 62%.

De 2011 para cá, o percentual das rodovias ótimas baixou de 18,4% para 11%, enquanto as boas subiram de 43,6% para 47,7%. As regulares passaram de 28,1% para 31,8%. As ruins caíram de 7,6% em 2011 para 7,2% em 2012 e as péssimas se mantiveram em 2,4%.

Em todo o Brasil, foram avaliados 95.707 quilômetros de estradas. Os pesquisadores avaliaram aspectos do pavimento, da sinalização e da geometria da via, o que permite a classificação qualitativa dos trechos.

— A pesquisa se propõe a subsidiar a elaboração de políticas públicas de manutenção de rodovias pelos governos federal, estaduais e municipais, assim como a criação de marcos legais que traduzam as necessidades de uma infraestrutura rodoviária que a sociedade tanto necessita e deseja para o desenvolvimento econômico e social do país — diz o presidente da CNT, senador Clésio Andrade.

Foram analisados 100% da malha federal pavimentada e as principais rodovias estaduais. Também estão incluídas na pesquisa as rodovias concessionadas.

Catarinense receberá R$ 1,6 milhão por virgindade leiloada na internet

Catarinense receberá R$ 1,6 milhão por virgindade leiloada na internet

Catarina Migliorini participou de leilão que foi encerrado nesta quarta-feira na Austrália


Catarinense receberá R$ 1,6 milhão por virgindade leiloada na internet Divulgação/Arquivo Pessoal
Catarina se inscreveu no concurso há dois anos e diz não saber ao certo o que fazer com o valor Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal
 
A jovem Catarina Migliorini, 20 anos, que ofereceu a virgindade em um leilão no site da Austrália Virgins Wanted receberá US$ 780 mil, o equivalente a RS 1,6 milhão. O vencedor é o japônes Natsu, que na véspera do leilão ofereceu US$ 350 mil e nos últimos instantes aumentou o valor ganhando a disputa. O leilão iniciou em setembro e além da catarinense, o jovem russo Alexander também foi escolhido para participar. Ele receberá US$ 3 mil pela virgindade de um brasileiro identificado apenas como Nene B.

Na Austrália desde o dia 16 deste mês, a catarinense de Itapema batizada como Ingrid e apelidada de Catarina, diz ter certeza da escolha. Na véspera do leilão, em entrevista por telefone, afirmou que não levantava expectativas em saber quem seria o vencedor, mas qual seria o maior lance.

Quanto ao valor que receberia, Catarina disse não pensar muito no que fazer com ele, mas que pretendia retomar os estudos, ingressar em uma faculdade de medicina e voltar a ter uma vida normal.

Dilma prorroga IPI reduzido para setor automotivo até 31 de dezembro

Dilma prorroga IPI reduzido para setor automotivo até 31 de dezembro

Anúncio foi feito no discurso de encerramento do Salão do Automóvel de São Paulo

 
Dilma prorroga IPI reduzido para setor automotivo até 31 de dezembro  Roberto Stuckert Filho/PR/Divulgação
Dilma Rousseff durante durante visita a estandes no 27º Salão Internacional do Automóvel 2012 em São Paulo Foto: Roberto Stuckert Filho/PR / Divulgação
 
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira a prorrogação da alíquota reduzida do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor automotivo, que venceria no dia 31. Agora, o benefício irá vigorar até 31 de dezembro.

O anúncio foi feito no encerramento do discurso de Dilma no Salão do Automóvel de São Paulo, principal evento do setor na América Latina. Assim que fez o anúncio, foi muito aplaudida pela plateia, composta por empresários do segmento.

Dilma afirmou que a distribuição de renda no Brasil, nos últimos anos, fez a diferença e criou um mercado de consumidores que tem uma demanda reprimida.

— Somos um país com praticamente 200 milhões de habitantes, que tem uma riqueza fantástica e um mercado vigoroso — disse.

Dilma afirmou que o Brasil deve ser um país de classe média e comparou esta classe ao de países desenvolvidos. Ainda segundo a presidente, o Salão do Automóvel de São Paulo reflete o sucesso da indústria automotiva no Brasil e cria perspectivas extraordinárias ao setor, diante da ascensão dos milhões de brasileiro ao crédito.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Carro ou táxi: o que vale mais a pena em 5 regiões?

Carro ou táxi: o que vale mais a pena em 5 regiões?

Levantamento mostra que, em média, se a distância diária percorrida é de até 10,5 km por dia é mais barato usar apenas o táxi


São Paulo – Manter um carro não é barato. São gastos com impostos, manutenção, seguro, combustível, estacionamento, além de outros gastos variáveis e imprevisíveis. Por isso, fica a dúvida se financeiramente não é mais vantajoso abandonar o carro e usar apenas táxis. Para solucionar a questão, EXAME.com realizou, em parceria com a escola de educação financeira Academia do Dinheiro, uma comparação sobre os custos anuais de manter um carro e de utilizar táxis para ir e voltar do trabalho em dias úteis em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Como conclusão, o levantamento mostra que nesses locais, em média, quem percorre até 10,5 quilômetros por dia gasta menos se utilizar apenas táxis.
Mauro Calil, consultor financeiro e fundador da Academia do Dinheiro, afirma que a comparação pode ser mais interessante para quem já tem um carro e pensa se vale a pena investir na compra do segundo veículo.

“Para uma família é importante ter um carro porque pode haver alguma emergência e não ter um carro nessas horas pode ser um problema. Mas, se a família já tem um carro, ela pode pensar em apenas o marido ou a esposa andar de carro e o outro usar táxi. Assim, eles podem economizar mais e em vez de ter dois carros populares, podem até pensar em ter apenas um único carro, mais confortável e com isso ter um aumento de status”, explica.

Veja na tabela abaixo até qual distância percorrida por dia seria mais vantajoso andar de táxi em cada localidade.

CidadeSão PauloCuritibaBelo HorizonteRio de JaneiroBrasíliaMédia
Quilometragem máxima percorrida para ser mais vantajoso andar de táxi7,5 km/dia9,5 km/dia8 km/dia14,5 km/dia13 km/dia10,5 km/dia
Custo anual do carro12.237,7812.411,4111.914,6615.685,1714.144,6813.278,74
Custo anual de táxi12.064,8012.144,0011.520,9615.496,8014.097,6013.064,83

Abaixo, veja os gastos anuais de manter um carro. Na página seguinte, os gastos anuais de se locomover apenas de táxi. Os custos mostrados nas duas tabelas a seguir consideram para cada cidade as quilometragens máximas percorridas por dia para ser mais vantajoso andar de táxi, conforme os dados da tabela acima. Isto porque, se fossem usadas nas tabelas distâncias pelo menos 0,5 quilômetro maiores, o uso do táxi já deixaria de ser a opção mais barata.

CidadeSão PauloCuritibaBelo HorizonteRio de JaneiroBrasília
Valor do carro (R$)30.000,0030.000,0030.000,0030.000,0030.000,00
Distância percorrida 7,5 km/dia9,5 km/dia8 km/dia14,5 km/dia13 km/dia
Depreciação Anual (%)8,00%8,00%8,00%8,00%8,00%
Depreciação Anual (R$)2.400,002.400,002.400,002.400,002.400,00
Combustivel (R$/litro)2,6202,4892,6922,8132,829
Consumo (km/Litro)5,005,005,005,005,00
Combustivel Anual (R$)2.137,922.572,632.343,124.437,794.001,34
Licenciamento (R$)62,7058,1466,3896,2262,70
Seguro Obrigatório (R$)101,16101,16101,16101,16101,16
IPVA (R$)1.200,00750,001.200,001.200,001.050,00
Manutenção anual (R$) 1.200,001.200,001.200,001.200,001.200,00
Seguro Anual (R$)1.450,001.450,001.450,001.450,001.450,00
Estacionamento Anual (R$)3.686,003.879,483.154,004.800,003.879,48
Custo Anual do Carro (R$)12.237,7812.411,4111.914,6615.685,1714.144,68


CidadeSão PauloCuritibaBelo HorizonteRio de JaneiroBrasília
Distância percorrida 7,5 km/dia9,5 km/dia8 km/dia14,5 km/dia13 km/dia
Bandeirada (R$)4,104,003,904,703,30
Tarifa (R$/km)2,502,002,241,701,80
Preço por corrida (R$)22,8523,0021,8229,3526,70
Corridas no mês (1 ida e 1 volta)4444444444
Custo anual do táxi (R$)12.064,8012.144,0011.520,9615.496,8014.097,60

Justiça condena Kraft por pedaço de metal em Club Social

Justiça condena Kraft por pedaço de metal em Club Social

Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que companhia pague R$ 7 mil reais por danos morais e materiais a autor do processo


Divulgação/KraftFoods
Biscoito Club Social
Kraft foods: Justiça condenou companhia a indenizar cliente que encontrou um pedaço de metal no biscoito Club Social

São Paulo – O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou que a Kraft Foods indenize em 7.000 reais um consumidor que encontrou um pedaço de metal maciço no meio de um biscoito da marca Club Social.  O caso ocorreu em 2003, e uma criança de dois anos chegou a mastigar o metal e quebrar um dos dentes ao tentar comer o biscoito.

De acordo com a Justiça, o laudo pericial do processo conduz ao entendimento de que havia dentro do alimento fabricado pela Kraft material metálico que lesionou o dente da criança. A Kraft já havia sido condena em primeira instância a pagar 5.000 reais ao autor do processo, mas o valor foi revisto pelo relator do caso. O processo ainda cabe recurso.

No início desse ano, a Justiça paranaense também condenou a Kraft a pagar indenização de 18.000 reais a um consumidor que encontrou larvas dentro de uma barra de chocolate da marca Shot - o produto ainda estava dentro do prazo de validade.

Procurada por EXAME.com, a Kraft Foods ainda não vai ser pronunciar sobre o caso, pois alega que não foi notificada pela Justiça até o momento

Lucro do Itaú é o segundo maior da história do setor

Lucro do Itaú é o segundo maior da história do setor

No acumulado até setembro, banco só perde do resultado que ele mesmo gerou no ano passado


Divulgação
Agência do Itaú no Shopping Villa-Lobos
Agência do Itaú: banco domina a lista dos dez maiores lucros acumulados até setembro

São Paulo – O lucro líquido do Itaú Unibanco, no acumulado de janeiro a setembro, é o segundo maior da história dos bancos brasileiros para o período, com base em levantamento da consultoria Economática.
 
O Itaú Unibanco lucrou 10,102 bilhões de reais no acumulado até setembro. A cifra é 7,65% menor que os 10,940 bilhões obtidos nos nove primeiros meses do ano passado. Ainda assim, foi suficiente para colocar o número no ranking dos maiores já apresentados por um banco no país.

O desempenho só perde para o lucro que o próprio Itaú Unibanco apresentou no ano passado. Ontem, a Economática havia listado o lucro de 8,488 bilhões de reais apresentado pelo Bradesco, no acumulado do ano, como o quarto maior da história. Com a divulgação do Itaú Unibanco hoje, o banco é deslocado para o quinto lugar.

Veja, a seguir, como fica o ranking com os números divulgados hoje pelo Itaú:

BancoLucro acumulado (R$ bilhões)Ano
Itaú Unibanco10,942011
Itaú Unibanco10,1022012
Itaú Unibanco9,4332010
Banco do Brasil9,2082011
Bradesco8,4882012
Bradesco8,3032011
Banco do Brasil7,7012010
Bradesco7,0352010
Itaú Unibanco6,8542009
Itaú Unibanco6,4442007

Empresa pernambucana transforma resíduos em produtos criativos

Empresa pernambucana transforma resíduos em produtos criativos

Bolsas, acessórios e peças para cenografia e intervenções urbanas viram design nas mãos de artesãs pernambucanas

Por Luciana Barbo, Agência Sebrae
 
Banners, discos de vinil, garrafas PET, disquetes, CDs e todo tipo de material que iria para o lixo vira design na cabeça de Ana Borba, criadora da Lixiki. Quarenta artesãs fazem parte da rede da capacitação dessa empresa pernambucana que tem como principal característica a preocupação com o meio ambiente e com a geração de renda.

Ana Borba deixou a Engenharia Civil depois de 15 anos para se dedicar ao projeto, que hoje desenvolve acessórios, como bolsas, nécessaires, bijuteria; objetos para casa e cenografia; e intervenção urbana. "Tudo começou em 2004, quando quis chamar a atenção para a coleta seletiva. Criamos bolas a partir de fundos de garrafas PET e instalamos na Praça do Parnamirim, em Recife. A partir daí, recebemos muitos convites para capacitar comunidades e começamos a fazer projetos sazonais", conta a designer.

Em 2008, depois de um projeto que envolveu 36 comunidades da região metropolitana de Recife, ela decidiu priorizar essa atividade. "Montei uma empresa para desenvolver produtos para o dia a dia, não só eventos. A intenção era proporcionar geração de renda para pessoas que estavam fora do mercado de trabalho", diz Ana.

Atualmente, o objetivo da empresa é criar grupos produtivos constantes para que eles possam, além de produzir os artigos da Lixiki, desenvolver e comercializar linhas com identidade própria. "A gente não quer só fazer projetos pontuais, mas manter uma chama acesa dentro das comunidades para que elas possam gerar renda", destaca Ana Borba.

Em novembro, a Lixiki terá uma pop-up store em um dos shoppings da cidade. A ação faz parte de um projeto que capacitou a comunidade do entorno do centro comercial para a produção de peças que vão decorar uma praça adotada pela instituição. "Nessa loja vão estar os produtos das comunidades do entorno e de outras unidades produtivas que fazem parte da rede Lixiki", conta a empreendedora.

A empresa participa da mostra Luiz Gonzaga, uma das atrações da Feira do Empreendedor de Pernambuco, do Sebrae, que termina neste sábado (20), em Olinda. O espaço aponta de que forma o compositor e músico serve de exemplo para vários empreendedores ao reunir empresas que usam a criatividade e o capital intelectual como principais instrumentos para a criação de produtos e serviços. A exposição também é composta pelo painel que destaca fases e ações de Luiz Gonzaga, nas quais características empreendedoras foram decisivas para sua trajetória de sucesso.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dirceu, Genoino, Delúbio e mais sete réus são condenados por formação de quadrilha

Dirceu, Genoino, Delúbio e mais sete réus são condenados por formação de quadrilha

Voto de Ayres Britto definiu a condenação dos réus


No último ato do escândalo do mensalão, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta segunda-feira, por 6 a 4, os operadores do esquema pela formação de uma quadrilha que atuou no governo e foi comandada pelo ex-chefe da Casa Civil José Dirceu. Ele sofreu condenação por chefiar o esquema, auxiliado na cadeia de comando pelo ex-presidente do PT José Genoino, pelo ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares e pelo publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza.

Sete anos depois das primeiras denúncias, o STF desfechou o escândalo com 25 réus condenados e julgou que a gestão do ex-presidente Luiz Inácio da Silva comprou votos no Congresso para a aprovação de projetos de interesse da administração federal. De acordo com o ministro Celso de Mello, decano do tribunal, "um dos episódios mais vergonhosos da história política do País", operado por "homens que desconhecem a República, pessoas que ultrajaram as suas instituições e que, atraídos por uma perversa atração do controle criminoso do poder, vilipendiaram os signos do Estado Democrático de Direito e desonraram com seus gestos ilícitos e ações marginais a ideia que consignam o republicanismo na nossa Constituição".

Um grupo que reuniu 11 réus no total para a prática de crimes de lavagem de dinheiro, contra a administração pública - peculato e corrupção - e contra o sistema financeiro - gestão fraudulenta de banco.

— Tenho, para mim, que, neste perfil, reside a verdadeira natureza dos membros dessa quadrilha, que, em certo momento histórico de nosso processo político, ambicionou tomar o poder, a constituição e as leis do País em suas próprias mãos. Isso não pode ser tolerado — afirmou Mello.

— Ninguém tem legitimidade para transgredir as leis e a Constituição de nosso país. Ninguém está acima da autoridade do ordenamento jurídico do estado — continuou.

No entendimento do STF, o desvio de recursos públicos, os empréstimos bancários fraudados, a lavagem desse dinheiro e a distribuição para deputados, tudo foi montado para angariar apoio ao governo Lula e ampliar o poder do PT. Na sessão desta segunda-feira, o Supremo julgou a última fatia do processo. Condenou Dirceu e outros dez réus por integrar o que o decano do STF classificou como "uma sociedade de delinquentes".

— Formou-se na cúpula do poder, à margem da lei e ao arrepio do direito, um estranho e pernicioso sodalício (sociedade de pessoas que vivem em comum), constituído por dirigentes unidos por um comum desígnio, um vínculo associativo estável que buscava eficácia ao objetivo espúrio por eles estabelecidos: cometer crimes, qualquer tipo de crime, agindo nos subterrâneos do poder como conspiradores, para, assim, vulnerar, transgredir, lesionar a paz pública — afirmou Mello.

O grupo foi integrado por Dirceu, Delúbio, Genoino, Valério, dirigentes do Banco Rural e das agências de publicidade que ajudaram a capitalizar o mensalão. Votaram pela condenação dos réus pelo crime de formação de quadrilha os ministros Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Carlos Ayres Britto (presidente).

— No caso, houve a formação de uma quadrilha das mais complexas, envolvendo, na situação concreta, o núcleo dito político, o núcleo financeiro e o núcleo operacional — afirmou Marco Aurélio Mello.

— Mostraram-se os integrantes em número de 13. É sintomático o número — acrescentou o ministro, lembrando o número do PT, mas ignorando que dois dos 13 réus foram absolvidos.

Conforme a maioria dos ministros, o esquema envolvia divisão de tarefas entre cada um dos núcleos, pressupunha a união estável entre os réus para a prática de crimes que atentaram contra a paz pública.

— Havia um projeto delinquencial de natureza política — afirmou Fux.

— Esse projeto delinquencial foi assentado aqui pelo plenário como existente. Todos sabiam o que estavam fazendo. Todos foram condenados por isso — disse.

Quatro integrantes da Corte não julgaram que o grupo constituiu uma quadrilha. Para os ministros Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli, os réus não se juntaram com o fim de integrar um grupo destinado à prática indeterminada de crimes. A partir de agora relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, começa a revelar as penas que defende que sejam impostas a cada um dos réus. Deve começar pelo ministro da Casa Civil. Barbosa já adiantou que aqueles que estavam no topo da cadeia de comando do esquema terão tratamento mais severo. Somente depois de todo o julgamento, os ministros discutirão se os condenados começam imediatamente a cumprir as penas, como defendeu o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ou se aguardam em liberdade o trânsito em julgado do processo, o que deve ocorrer apenas em 2013.

BMW produzido em Santa Catarina poderá ser até 40% mais barato

BMW produzido em Santa Catarina poderá ser até 40% mais barato


SÃO PAULO - Nesta segunda-feira (22), o governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, deverá apresentar o projeto de instalação de fábrica da BMW no Estado à presidente Dilma Rousseff. Segundo informou o governo catarinense, os preços dos automóveis da BMW deverão ser reduzidos entre 15% e 40% por conta da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e também devido às cotas diferenciadas oferecidas aos importadores.

O investimento de cerca de R$ 1 bilhão deverá ser aplicado na cidade de Araquari, no norte do Estado. De início serão produzidos três modelos: Sedan Série 3, Hatch Série 1 e X1 Crossover. A nova fábrica deverá gerar 1,5 mil empregos diretos, informou o site do governo de Santa Catarina, que embora seja o Estado com 3,2% da população, é o que responde por 10% das vendas da BMW no Brasil.

Colegas de exílio defendem Dirceu

Colegas de exílio defendem Dirceu


Colegas de exílio defendem Dirceu
"Para José Ibrahim, Dirceu vive 'linchamento político'"
Na semana em que o julgamento do mensalão no STF chegará ao fim, com a possibilidade de condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu por formação de quadrilha, ex-presos políticos exilados com o então líder estudantil no México e, depois, em Cuba saem em defesa do velho companheiro.

Eles aparecem lado a lado na histórica foto de 6 de dezembro de 1969, no auge da ditadura militar, quando Dirceu e outros 12 foram trocados pelo embaixador americano sequestrado Charles Elbrick. Depois de mais de quatro décadas, recebem com pesar a possibilidade de vê-lo novamente preso, agora em pleno regime democrático.

"Dirceu é inocente, aquilo não tinha nada a ver com ele", diz o ex-deputado Vladimir Palmeira, defendendo "absoluta ausência de provas" para condenar o antigo companheiro e ainda amigo. Palmeira deixou o PT em junho de 2011, em protesto pela reintegração do ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, pivô do mensalão, à legenda seis anos após ser expulso por envolvimento no escândalo.

Ele diz que o PT age como um "partido autocrático, acima da lei", concorda que houve caixa 2, mas poupa Dirceu. "Era evidente que o Delúbio tinha culpa, no processo está claro. Mas quem conhece bem o PT, quem conviveu ali, sabe que o Delúbio nunca foi ligado ao Dirceu", diz, chamando de "piada" a acusação de formação de quadrilha contra o ex-ministro da Casa Civil pelo ministro Joaquim Barbosa.

Palmeira acha que José Dirceu foi vítima de uma "ampla campanha para desestabilizar o governo do PT" e que "os juízes (do STF) sem dúvida foram envolvidos numa atmosfera política da grande imprensa e da opinião pública". Para ele, condenar Dirceu como chefe de quadrilha mostra que a democracia - a mesma democracia que os dois amigos dizem ter ajudado a conquistar - "tem erros".

Na mesma linha, o jornalista e escritor Flávio Tavares, outro companheiro da época, diz-se decepcionado com a degradação política brasileira, da qual Dirceu seria um "bode expiatório". "O mensalão é o fato mais gritante, mas não é o único. E os que exigiram ser subornados para integrar a base 'alugada' do governo? Eram de vários partidos!"
"Durante a ditadura tínhamos dois partidos e eleições nas capitais, o mesmo simulacro político que existe hoje, em que os partidos operam por pequenas vantagens e a política é feita visando às eleições. Isso não é democracia, mas partidocracia", diz Tavares.

O jornalista enxerga no velho companheiro Dirceu, hoje abatido e com a fala bem menos assertiva do que quando era o homem forte do governo Lula, a mesma coragem dos tempos de militante contra a ditadura. Naquele 6 de dezembro de 1969, na base aérea do Galeão, no Rio, antes de serem trocados por Elbrick e partirem para o exílio no México, Tavares cochichou aos ouvidos dos colegas presos políticos que mostrassem as algemas. Somente José Dirceu o fez. "Depois disso, a grande mostra de coragem do Dirceu foi ele voltar ao Brasil clandestino em 1972, quando nenhum de nós ousou voltar. Era a morte." Para o companheiro, Dirceu ainda "se sacrificou em 2005 ao renunciar para não prejudicar o presidente Lula. Ele blindou o governo do PT em pleno tiroteio e, assim, assumiu toda a responsabilidade sobre o escândalo". "Foi um ato de extrema coragem", diz.

Tavares, porém, não poupa o amigo: "Dirceu é um homem corajoso, valoroso, mas entrou na política e, ao fazê-lo, assumiu todos os vícios graves inerentes à partidocracia, da qual os maiores nomes são Paulo Maluf, Roberto Jefferson, José Sarney, Fernando Collor...".

José Ibrahim, dirigente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e um dos 13 presos políticos na foto com Dirceu, acredita que o companheiro e amigo esteja vivendo "um linchamento político". "Vejo tudo isso com enorme tristeza, mas isso faz parte da política. O Zé (José Dirceu) fez um jogo muito arriscado e está sendo julgado por isso, mas vai saber levar mais essa fase com dignidade, como sempre o fez".

O ex-deputado pelo PT Ricardo Zarattini, outro ex-preso político e ex-funcionário de Dirceu na Casa Civil, também defende o amigo: "Chamá-lo de chefe de quadrilha é inadmissível".

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...