sábado, 30 de junho de 2012

Saiba quais alimentos ajudam a aliviar a enxaqueca

Saiba quais alimentos ajudam a aliviar a enxaqueca

Médico orienta o que tirar da alimentação e quais alimentos incluir para evitar as temidas dores de cabeça.
 
  • Saiba quais alimentos contribuem para aliviar a enxaqueca
    Saiba quais alimentos contribuem para aliviar a enxaqueca
    Por MADSON MORAES

    “Estou com dor de cabeça” é uma frase que você costuma ouvir muito por aí no trabalho, em casa, na rua. O jeito mais fácil que muitos 'resolvem' essa dor é tomar aquele “comprimido mágico”. Mas as dores de cabeça que você tem começam, normalmente, em um dos lados da cabeça? São acompanhadas de outros sintomas como náusea, vômito e visão distorcida? E chegam a incapacitar você para o trabalho e até perturbar seu sono? Você pode sofrer crises de enxaquecas e vai precisar de tratamento.

    A enxaqueca, ou cefaleia crônica, não tem preferência por gênero nem idade e ataca homens, mulheres e crianças. Mas as mulheres têm de duas a três vezes mais enxaquecas que os homens. Alguns números revelam que a incidência é de 3 a 4 vezes maior nelas. Em crianças até 12 anos, a incidência é igual em meninos e meninas.

    O médico ortomolecular Clement Hajian, que também é homeopata, explica que há soluções para o mal. Pela análise molecular, podemos confirmar a presença de metais tóxicos que podem levar às enxaquecas. Já pela homeopatia, os fatores constitucionais são analisados minimizando quais podem desencadeá-las. Portanto, somente com um diagnóstico e tratamento corretos podemos ter a melhor solução para cada caso. Segundo Hajian, as dores de cabeça, quando permanecem constantes, devem ser analisadas por um médico o quanto antes.

    As dores de cabeça podem estar direta ou indiretamente relacionadas, entre outros fatores, à alimentação, que pode contribuir tanto para amenizar as crises como para o surgimento delas. A cervejinha do final do dia por causa do álcool, por exemplo. Sabe aquele tempero pronto que você utiliza na comida para ganhar tempo? Ele contém glutamato monossódico que pode desencadear uma crise de enxaqueca. Alimentos com nitritos, contidos nos embutidos e enlatados, a cafeína (não está apenas no café, mas também no chá mate, guaraná, cacau e chocolate) e os alimentos que contêm tiramina (queijos, chocolates, carnes em conservas, salsicha, entre outros) e adoçantes que contenham aspartame também podem desencadear enxaquecas.

    Mas, claro, adquirir bons hábitos alimentares é essencial para a manutenção da saúde e que podem contribuir para aliviar a enxaqueca. Tomar bastante agua ajuda. Já as pimentas têm uma substância responsável pelo ardor capaz de liberar endorfinas, que são analgésicos naturais do organismo. No geral, uma dica importante é anotar os alimentos que você come quando tem crises de enxaqueca, e depois de algum tempo será possível identificar se existem alimentos específicos que desencadeiam o seu problema.

    Cuba abre espaço à publicidade privada

    Cuba abre espaço à publicidade privada

    Sinais da abertura na 'ilha dos Castro'

    Efe (© Efe)
     
    Impensável até poucos anos atrás em um país de regime comunista, a publicidade privada começa a abrir espaços inéditos em Cuba, onde os micronegócios que emergiram com as reformas do presidente Raúl Castro ensaiam fórmulas de promoção comercial, embora todavia incipientes.

    Pela primeira vez na ilha, mais de 500 funcionários e pequenas empresas autônomas ('cuentapropismo', na gíria local) já se anunciam em uma seção especial das Páginas Amarelas da ilha, o diretório telefônico editado pela empresa de telecomunicações estatal Etecsa.
    A extensão do emprego privado, uma das principais medidas do general Castro para 'atualizar' a deprimida economia socialista cubana, avança pouco a pouco e, com isso, a necessidade de promover seus serviços: mais de 385 mil cubanos já atuam no 'cuentapropismo' e a expectativa é que outros 200 mil se somem a esta forma de economia não estatal ao longo deste ano.

    Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

    Prêmio Sebrae Mulher de Negócios segue com inscrições abertas até 31 de agosto

    A vencedora paranaense será conhecida em Foz do Iguaçu, durante a Convenção da Faciap, em setembro.

     
    Empreendedoras e empresárias paranaenses têm até o próximo dia 31 de agosto para se inscrever no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A premiação é voltada para micro e pequenas empresas e membros de grupos de associações e cooperativas com mais de um ano de funcionamento. A novidade desta edição é que as proprietárias de empreendimentos cujo faturamento bruto anual de até R$ 60 mil, também estarão aptas a concorrer.

    As vencedoras da etapa paranaense, que serão conhecidas em Foz do Iguaçu, durante a Convenção da Faciap, em setembro, se classificam para representar o estado na competição nacional, que acontece em 2013.

    As ganhadoras do troféu ouro, prata e bronze receberão uma viagem para capacitação em território nacional, um evento de mercado, no segmento de empreendedorismo e, ou, em gestão empresarial. As três ganhadoras nacionais receberão, além do troféu ouro, uma viagem internacional.

    As interessadas em participar devem acessar o site Mulher de Negócios.

    Classe C: enorme e inútil

    Classe C: enorme e inútil

    Com mudanças na economia brasileira, modelo de classificação já não reflete a realidade e dificulta bastante o trabalho dos profissionais de marketing

    O relevante crescimento da chamada classe C vem sendo objeto de atenção dos profissionais de marketing e comunicação do Brasil. A "classe" à qual você pertence é determinada pelo Critério de Classificação Econômica Brasil. O CCEB é um instrumento de segmentação econômica que utiliza o levantamento de características domiciliares (presença e quantidade de alguns itens domiciliares de conforto e grau de escolaridade do chefe de família) para diferenciar a população (definição da ABEP, responsável pelo critério).
    O critério atribui pontos em função de cada característica domiciliar e realiza a soma destes pontos. É feita então uma correspondência entre faixas de pontuação do critério e estratos de classificação econômica definidos por A1, A2, B1, B2, C1, C2, D, E . Trata-se de um critério simples e de fácil aplicação, bastante adequado às necessidades dos profissionais de marketing.

    A escala de pontuação do critério atual vai de zero a 46 pontos que são atribuídos conforme as tabelas a seguir:



    Com apenas 10 perguntas objetivas e que podem ser respondidas com razoável acuracidade por qualquer membro da família – nove relativas à posse de itens domésticos e uma relativa ao grau de instrução do chefe da família – o critério apresenta uma correlação de quase 80% com a renda familiar. É a maneira mais eficiente que os profissionais de pesquisa de mercado encontraram para identificar o "poder de compra" de um indivíduo, já que é muito difícil que alguém responda diretamente sobre sua renda e, mais ainda, que um jovem possa estimar a renda total de sua família.

    É comum utilizar a comparação com uma pirâmide quando nos referimos à renda das famílias no Brasil, sendo que a base (maior) corresponderia à grande maioria da população com baixa renda e o pico aos poucos privilegiados com renda. Essa analogia já foi útil, mas tal qual acontece para a distribuição das faixas etárias (que também costumavam ser representadas por uma pirâmide), está perdendo seu poder de representação.

    A distribuição dos pontos do CCEB nas regiões metropolitanas brasileiras (e, portanto, da renda familiar), calculada com base no Levantamento Sócio Econômico realizado pelo IBOPE em 2005, é ilustrada pelo gráfico a seguir:



    A seleção dos pontos de cortes correspondentes às classes é determinada pela conveniência do "usuário" do critério. No caso, os profissionais de pesquisa de mercado a serviço dos interesses dos
    profissionais de marketing.

    Quando esse procedimento foi adotado pelo mercado na década de 1970, a proposta era dividir a população em 3 grupos proporcionais de acordo com seu poder aquisitivo, sendo que o terço mais alto e o mais baixo eram subdivididos em dois grupos, formando 5 classes sociais: A, B, C, D e E. O agrupamento de A com B, a classe C e o agrupamento de D com E deveriam ter aproximadamente o mesmo tamanho (perto de 33% da população).

    De lá para cá o critério passou por diversas revisões e as alterações efetuadas procuraram manter a maior correlação possível entre as versões, de forma a preservar a possibilidade de efetuar análises históricas.

    Na última grande revisão, implementada em 2008, a classe C já se apresentava um pouco maior do que a proposta original. Com base no LSE de 2005, o agrupamento AB correspondia a 29% da população, a classe C (agora dividida em C1 e C2) a 43% e o grupamento DE a 28%.

    O que se faz nessas revisões é substituir alguns itens e revisar a pontuação de cada um deles, buscando preservar a capacidade do critério de representar a renda familiar. Diga-se a favor das revisões que o critério de 96 apresentava uma correlação de 76% com a renda familiar contra os 79% da revisão implementada em 2008.

    Nos últimos 6 anos, com a economia estável, crédito facilitado, redução das taxas de desemprego, valorização da moeda e subsídios governamentais às famílias de baixa renda, adquirir os bens da lista do CCEB ficou mais fácil. Com isso, de acordo com o critério, muitas famílias estão deixando as classes D e E passando a "engordar" a classe C, que hoje corresponde a quase 50% da população dos grandes centros urbanos, restando apenas pouco mais de 10% dos brasileiros nas classes menos favorecidas (D e E).

    Há duas considerações importantes a fazer sobre essa situação. A primeira se refere à condição em que esses egressos chegam à nova classe. Boa parte deles tem uma parcela significativa de suas rendas comprometidas com o financiamento dos bens que adquiriram, e uma parcela considerável terá dificuldades para honrar seus compromissos, como demonstra a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da Confederação Nacional do Comércio:



    Sempre é bom lembrar que uma renda familiar de 10 salários mínimos coloca você na Classe B. Ou seja, as famílias de classe C, com renda abaixo de 4 salários mínimos, estão em situação ainda mais desconfortável, particularmente para aqueles que chegaram nessa classe adquirindo bens financiados nos últimos anos. Portanto, seria recomendável observar uma certa cautela no entusiasmo com o crescimento da classe C.

    A segunda consideração relevante deve ser feita com relação ao próprio critério.

    Países mais desenvolvidos não utilizam renda familiar (ou posse de bens como atalho) para classificar consumidores. Esse procedimento é adequado para países subdesenvolvidos, onde a renda familiar tem forte correlação com vários outros aspectos determinantes do consumo (como educação, hábitos e atitudes).

    Num país desenvolvido todas as famílias têm condição financeira para adquirir a grande maioria dos produtos e serviços oferecidos pelas grandes empresas (que são os usuários do critério).

    Elementos como idade, profissão e etnia são bem mais importantes do que renda nesses países, e estamos caminhando para essa direção. No Brasil, onde a etnia é menos relevante do que em países como os Estados Unidos, o geo-referenciamento e a "tribalização" (agrupamento por interesses comuns) desempenham um papel que vem sendo subestimado. E não precisamos comparar Belém com Porto Alegre para chegar a essa conclusão. Uma pequena incursão pela vida noturna de uma cidade como São Paulo pode dar uma boa ideia do cenário. Músicas, roupas e comportamentos são bastante diferentes quando nos movemos entre as zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro.

    Decididamente, a vida dos profissionais de marketing era bem mais fácil quando seus consumidores podiam ser divididos em cinco classes sociais (ou 3 grandes grupos).

    A classe C cresceu, mas isso significa apenas que essa classificação não é mais útil para embasar as estratégias de marketing.

    sexta-feira, 29 de junho de 2012

    Lamborghini é arrematada em leilão da Receita por R$ 900 mil

    Lamborghini é arrematada em leilão da Receita por R$ 900 mil

    Leilão aconteceu nesta sexta-feira (29) em Taubaté, no interior do estado.
    Segundo Receita, evento arrecadou R$ 2,05 milhões.

     
    Carros serão leiloados em São Paulo (Foto: Divulgação)
    Na cor amarela, Murciélago foi arrematado por quase R$ 1 milhão (Foto: Divulgação)

    Um homem, que não quis se identificar, arrematou uma Lamborghini L147 Murciélago na cor amarela por R$ 900 mil em um leilão realizado pela Receita Federal em Taubaté, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (29). O veículo havia sido apreendido de uma pessoa física e acabou indo para leilão público. Um outro superesportivo da mesma marca - L140 Gallardo na cor preta - também foi leiloado. O valor arrecadado foi de R$ 680 mil.

    O leilão começou por volta das 10h, no auditório do Sistema Educacional de Desenvolvimento Social (Sedes), no Jardim Jaraguá. Além dos veículos, foram leiloadas joias em ouro amarelo, ouro branco e diamante; motocicletas, câmeras digitais, relógios, aparelhos eletrônicos, utensílios domésticos, filmadoras e aparelhos de GPS. De acordo com a Receita, todos os 100 lotes foram arrematados.

    Joias que vão a leilão em Taubaté  (Foto: Receita Federal/ Divulgação)
    Joias que foram a leilão em Taubaté
    (Foto: Receita Federal/ Divulgação)

    O valor total arrecadado no evento foi R$ 2,05 milhões, cerca de 37% acima do que era esperado. A Receita acredita que o baixo valor dos lances iniciais tenha atraído bastante público para o evento. As Lamborghinis tinham como lances mínimos R$ 180 mil e R$ 170 mil.

    Os produtos ficaram expostos no depósito de mercadorias apreendidas até quarta-feira (27). Puderam participar do leilão apenas pessoas físicas no exercício pleno de sua capacidade civil e inscritas no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda – CPF/MF e no Registro Geral – RG, com originais desses documentos ou outros correspondentes. As mercadorias adquiridas deveriam ser destinadas ao uso ou ao consumo do arrematante. Não era permitida a comercialização ou industrialização dos bens.

    Governo prorroga IPI baixo para linha branca e móveis

    Governo prorroga IPI baixo para linha branca e móveis

    Sem prorrogação, IPI menor para linha branca terminaria neste sábado.
    Corte de tributos representa perda de R$ 684 milhões em arrecadação.

     
    É bom o pessoal ir às compras"
    Guido Mantega, ministro da Fazenda

    O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta sexta-feira (29) que será prorrogada por mais dois meses a redução das alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca, como geladeira e fogão. Sem a prorrogação, o IPI menor terminaria neste sábado.

    O governo também prorrogou, por mais três meses, a redução das alíquotas do IPI para móveis, laminados, papel de parede e luminárias. O anúncio foi feito após o ministro se reunir na tarde desta sexta, em São Paulo, com representantes da indústria de eletrodomésticos, móveis e varejo.

    “É bom que a população aproveite porque está terminando. É bom o pessoal ir às compras”, disse Mantega.aos jornalistas.

    Mantega fala à imprensa nesta sexta (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
    Mantega fala à imprensa nesta sexta (Foto: Darlan
    Alvarenga/G1)

    O ministro informou também que tentará incluir no novo decreto a redução de 5% para zero ad alíquota de IPI para painéis de madeira. A "tentativa", segundo o ministro, é porque o decreto com os anúncios desta sexta já estava pronto, e precisará ser alterado para incluir o item. Mantega garantiu, porém, que o produto também terá IPI zero até setembro.

    A redução do IPI para os painéis foi uma solicitação da indústria de móveis, segundo Mantega, uma vez que o item é considerado uma das principais matérias primas na fabricação de móveis.

    Mantega também anunciou a prorrogação, até o final do ano, da isenção de cobrança do PIS e da Cofins sobre massas, que valeria até este sábado. A alíquota, que era de 9,25%, foi reduzida em dezembro do ano passado. A isenção de PIS/Cofins sobre os pães já tinha validade até dezembro deste ano.

    arte prorrogação IPI linha branca móveis (Foto: Editoria de Arte/G1)

    Contrapartidas

    Mantega destacou que, com a prorrogação dos tributos menores, tanto a indústria quanto o varejo se comprometeram a manter o repasse da redução de imposto ao consumidor, bem como a manter o nível de emprego, com expansão. Os empresários firmaram ainda o compromisso de manter o nível de nacionalização dos produtos.

    Os empresários presentes ao encontro informaram que, com a redução da tributação, as vendas da linha branca cresceram 22% de janeiro a maio na comparação com o ano anterior. Já no setor de móveis, houve alta de 2,5% na produção da indústria no acumulado do ano. O setor acredita que com a prorrogação do incentivo poderá crescer até 6% neste ano.

    Renúncia fiscal

    A redução de tributos deve custar ao governo uma perda de R$ 684 milhões em arrecadação. A renúncia fiscal sobre a linha branca deve ficar em R$ 180 milhões para os dois meses. Para os móveis, sem incluir os painéis, a renúncia deve somar R$ 197 milhões.

    Outros R$ 22 milhões representam os cortes de imposto sobre luminárias, laminados a papel de parede. Já a isenção de PIS e Cofins sobre as massas deve somar R$ 285 milhões.

    Motivos

    A redução do imposto para linha branca foi anunciado, inicialmente, na primeira etapa da crise financeira, em 2009. Posteriormente, voltou a ser implementado no fim do ano passado, sendo renovado em março deste ano por mais três meses.

    Por trás da redução da cobrança, está a intenção do governo de combater os efeitos da crise financeira internacional na economia brasileira e estimular o Produto Interno Bruto (PIB), que sente o impacto da crise financeira internacional. No primeiro trimestre deste ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento, calculado sobre os três últimos meses do ano passado, foi de apenas 0,2%.

    Na semana passada, Mantega tinha negado que uma nova prorrogação da medida pudesse ocorrer. Segundo ele, o governo não "pensa" em prorrogar o IPI baixo.

    Os empresários, no entanto, pressionaram pela renovação. No último dia 20, o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, se reuniu com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, para pedir a renovação da medida.

    Questionado sobre o crescimento da economia no ano, o ministro da Fazenda afirmou que continua otimista. “Eu vou falar de projeção do segundo semestre. No segundo semestre, nós estaremos crescendo 3,5% a 4%”, disse Mantega.

    Sobre o crescimento do PIB no ano, Mantega disse que a meta é ficar “acima do que nós crescemos no ano passado”, quando ficou em 2,7%.

    Questionado se as projeções da Fazenda para o ano não estariam otimistas demais, uma vez que o próprio Banco Central (BC) já projeta que o crescimento do país no ano ficará em 2,5%, o ministro disse acreditar que o conjunto de que estão sendo aplicadas pelo governo ajudarão na retomada do crescimento.

    “Não é otimismo, é realismo. Na verdade, nós temos que trabalhar para conseguir atingir essas metas”, disse Mantega. “Se trabalharmos, se continuarmos reduzindo a taxa de juros, os spreads dos bancos – isso já está acontecendo –, se conseguirmos aumentar o crédito, se continuarmos reduzindo tributos e aumentando a competitividade da indústria brasileira, nós vamos conseguir atingir metas mais ambiciosas”, completou.

    Mercosul suspende Paraguai e anuncia adesão da Venezuela

    Mercosul suspende Paraguai e anuncia adesão da Venezuela

    Paraguai fica de fora do bloco até eleições presidenciais de abril de 2013.
    Venezuela entra como membro pleno do bloco comercial em 31 de julho.

     

    O Mercosul decidiu suspender temporariamente o Paraguai até as novas eleições presidenciais do país, em 2013, e afirmou que a Venezuela será incorporada ao bloco como "membro de pleno direito" em 31 de julho.

    Os anúncios foram feitos pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner, ao fechar o encontro de cúpula semestral do bloco na cidade argentina de Mendoza.

    O Mercosul "suspendeu temporariamentoo Paraguai até que se leva a cabo o processo democrático que novamente instale a soberania popular" no país, disse a presidente argentina, ao lado da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e do presidente do Uruguai, José Mujica.

    A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, discursa nesta sexta-feira (29) na Cúpula do Mercosul, em Mendoza (Foto: AP)
    A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, discursa nesta sexta-feira (29) na Cúpula do Mercosul, em Mendoza (Foto: AP)

    As medidas contra o Paraguai ocorrem em resposta ao processo de impeachment do presidente Fernando Lugo, ocorrido na semana passada e que foi repudiado pelos países sul-americanos.
    O Mercosul confirmou o que havia sido adiantado na véspera pelo chanceler brasileiro, Antonio Patriota, suspendendo o Paraguai, mas sem aplicar sanções econômicas que pudessem castigar a população.

    Segundo Cristina, a suspensão não diminui o compromisso do bloco com o desenvolvimento econômico do Paraguai.

    "De acordo com o estabelecido no protocolo, a plena vigência democrática é condição essencial para o processo de integração", diz a resolução da cúpula. "O espírito do protocolo é o restabelecimento da institucionalidade, sem que ele menoscabe o funcionamento do bloco."
    Nenhum representante do novo governo paraguaio, agora presidido por Federico Franco, ex-vice de Lugo, participou da cúpula.

    Venezuela

    A Venezuela será incorporada ao bloco em cerimônia que será realizada no Rio de Janeiro, em 31 de julho, disse Kirchner.

    Ela argumentou que a decisão de incorporar a República Bolivariana da Venezuela, quinto maior exportador de petróleo do mundo, vai permitir que o bloco regional se fortaleça perante os embates da crise internacional.

    O processo de ingresso da Venezuela havia se iniciado em 2006, após ser solicitado um ano antes, mas estava parado por conta da negativa do Congresso do Paraguai a ratificá-lo.

    O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que a entrada do país no bloco era uma "derrota para o imperialismo e as burguesias".

    Um diplomata da região disse à agência Reuters que com a Venezuela, o bloco incorporará uma economia de peso, fortemente demandante e importadora de todo tipo de bens, especialmente alimentos, e serviços, o que tornará sua economia mais conectada com as Brasil e Argentina.

    Mais cedo, em Assunção, Federico Franco disse que, se a suspensão paraguaia se confirmasse, o país iria buscar novos parceiros comerciais. Franco também prometeu manter o cronograma eleitoral no país.

    A presidente Dilma Rousseff disse que esperava que as eleições paraguaias sejam "democráticas, livres e justas."

    Nike tem receita recorde e queda no lucro


    Nike tem receita recorde e queda no lucro

    Segundo a empresa, reestruturação da operação no Leste Europeu e aumento nos tributos afetaram o resultado no 4º trimestre fiscal

    Valor Online









     
    A Nike registrou a maior receita para um trimestre durante o último período do ano fiscal de 2012, segundo informações divulgadas pela empresa hoje. Mesmo assim, seu lucro líquido durante os três meses foi 8% menor em bases anuais, fechando em US$ 549 milhões, ou US$ 1,17 por ação.
    No acumulado do exercício, o resultado final da fabricante americana de materiais esportivos foi positivo em US$ 2,22 bilhões, ou US$ 4,73 por papel, uma alta de 4% na mesma comparação.
    A companhia informa que a redução na linha final de seu balanço foi causada, principalmente, por cobranças da reestruturação da operação no Leste Europeu e por um aumento nos tributos atribuídos a sua operação.
    No período finalizado em 31 de maio, a receita líquida do grupo chegou a US$ 6,47 bilhões, 12% a mais do que um ano antes e marcando o recorde histórico da empresa para um trimestre. No ano fiscal, o avanço foi ainda maior, de 16%, para US$ 24,13 bilhões.
    De acordo com o balanço anunciado, todos os segmentos da Nike, seja de produtos ou de distribuição geográfica, venderam mais. A marca principal da companhia teve receita 12% maior em 12 meses, em US$ 5,60 bilhões.
    Enquanto a América do Norte continuou a ser a região com maior faturamento, de US$ 2,42 bilhões, o crescimento mais relevante foi observado na China, para US$ 667 milhões. Se for considerado o acumulado do exercício, porém, os mercados emergentes em geral, excluindo os chineses, tiveram desempenho superior ao resto do mundo: expansão de 25%, para US$ 3,41 bilhões.
    “Entregamos um número incrível de produtos e serviços que mudaram o mercado, o que impulsionou a receita recorde da companhia”, avaliou Mark Parker, presidente-executivo da Nike, em nota.
    Durante o trimestre, apesar de as despesas gerais e administrativas terem crescido 12% em bases anuais, a porcentagem do faturamento sobre a qual elas incidiram foi o mesmo, de 30,7%. A taxa de cobrança de impostos à qual a americana se referia era sobre seu lucro operacional — ela foi de 23,2% no ano fiscal de 2011 para 26,1% em 2012.

    InBev assume cervejaria mexicana Modelo


    AB InBev assume Grupo Modelo por US$ 20,1 bilhões

    Preço oferecido pelas ações do Grupo Modelo representa um prêmio de cerca de 30% em relação à cotação dos papéis

    Agência Estado

    A Anheuser-Busch InBev, controladora da fabricante de cervejas Ambev, confirmou que está adquirindo as participações remanescentes no Grupo Modelo por US$ 9,15 por ação - em um negócio que totaliza US$ 20,1 bilhões.
    O Modelo é a maior cervejaria do México, com um valor de mercado de US$ 23 bilhões. Em um comunicado conjunto à imprensa, as duas companhias informaram que a fusão será "concluída através de uma série de medidas que vão simplificar a estrutura societária do Grupo Modelo, seguido por uma oferta em dinheiro pela AB InBev para todas as ações pendentes da companhia."
    As empresas informaram que o preço oferecido pelas ações do Grupo Modelo representa um prêmio de cerca de 30% em relação à cotação dos papéis no fechamento do dia 22 de junho. A AB InBev já detém uma participação não controladora de 50% no Grupo Modelo. O controle da companhia estava nas mãos de uma família. A nova empresa combinada seria a maior do setor, com estimativa de receitas de US$ 47 bilhões neste ano e operações em 24 países, de acordo com as companhias. As informações são da Dow Jones.

    União quebra tabu ao divulgar salários federais


    Apesar de falhas, União quebra tabu ao divulgar salários federais

    Esperada desde maio, quando entrou em vigor a Lei de Acesso à Informação, a divulgação da folha de pagamento de servidores apresenta problemas, mas deve servir de modelo para órgãos de todo o país, inclusive no RS


    Apesar disso, a adesão ainda deixa a desejar em Estados como o Rio Grande do Sul, e o sistema começou a operar com problemas: o acesso é burocrático, há dados incompletos e não é possível estabelecer ranking nem discriminar os números por Estado.

    Se o cidadão tiver sorte, consegue descobrir quanto ganha um funcionário da União depois de dar seis cliques no site www.portaldatransparencia.gov.br – o ideal, segundo especialistas, seriam no máximo dois. 

    Já é possível saber a remuneração bruta e líquida, as deduções do Imposto de Renda e da Previdência e as gratificações – entre elas, os jetons. Mas as verbas indenizatórias ainda não estão disponíveis.

    — A divulgação, por si só, é um avanço e merece elogios. Isso não significa que o sistema não precise melhorar — avalia a jornalista Marina Atoji, secretária executiva do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas.

    Prefeitura divulga até terça-feira

    Em resposta às críticas, a Controladoria-Geral da União (CGU) garante que os técnicos trabalham para aprimorar o banco de dados. Mesmo com deficiências, a iniciativa foi recebida com indignação nos corredores de órgãos federais e nas redes sociais.

    No Twitter, multiplicaram-se comentários sobre a diferença entre o valor líquido pago à presidente Dilma Rousseff – de R$ 19.818,49 – e a remuneração de alguns ministros. Contemplado com dois jetons de R$ 8,2 mil cada, o titular da Fazenda, Guido Mantega, acaba recebendo mais do que a chefe – R$ 36.297,94 líquidos.

    Por tornar públicas situações como essa, a divulgação das folhas de pagamento ainda é motivo de controvérsia no Legislativo, no Judiciário e nos Executivos estaduais e municipais. 

    Na quinta-feira, órgãos como os tribunais de Justiça e de Contas do Estado, a Assembleia e o Ministério Público continuavam sem data definida para revelar os contracheques.

    — Estamos esperando que o Supremo Tribunal Federal tome a frente e estabeleça critérios — explicou o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga.

    Somente o Palácio Piratini e a prefeitura da Capital apresentaram prazos. No caso do primeiro, a promessa é abrir os arquivos até o fim do ano. A demora é justificada por “dificuldades técnicas”. 

    No caso do Paço Municipal, o compromisso é mais enfático. Disposto a seguir à risca a iniciativa da União, o prefeito José Fortunati disse ter determinado a publicação até a terça-feira:

    — Entendemos que é um direito do contribuinte. Afinal, é ele quem paga o nosso salário.

    Eike Batista perde R$ 5 bilhões


    Eike Batista perde R$ 5 bilhões e sofre quedas no Índice de Bilionários da Bloomberg

    Em março, o brasileiro estava na 10º posição, mas na terça-feira já amargava o 14º lugar e hoje acordou em 21º

     
    Uma queda nas ações das empresas do Grupo EBX resultou numa perda de R$ 5 bilhões para o empresário Eike Batista. De acordo com a Economatica, OGX Petróleo, OSX, LLX Logística, MPX Energia, MMX Mineração e CCX Carvão perderam R$ 8,151 bilhões em valor de mercado na última quarta-feira (27).
    As companhias do homem mais rico do Brasil já perderam de janeiro para cá R$ 16,5 bilhões. Isto significa, que a fortuna de Eike encolheu em R$ 4,957 bilhões ontem e R$ 11,328 bilhões no ano.

    Se a perda se concretizar - se ele não vendeu as ações, não existiu prejuízo – isto poderá atrapalhar a ambição do empresário de chegar a primeira posição no ranking das pessoas mais ricas do mundo.
    Eike já ocupa a sétima posição na lista anual da revista Forbes, mas tem sofrido quedas no Índice de Bilionários da Bloomberg que é atualizada diariamente. Em março, o brasileiro estava na 10º posição, mas na terça-feira já amargava o 14º lugar e hoje acordou em 21º.

    Com informações do Estadão 
     
     Imagem: divulgação

    Administradores dizem que são desprestigiados em concursos


    Administradores reclamam de "desprestígio à profissão" em concursos. O que você pensa sobre o assunto?

    Segundo o CFA, vários concursos destinam a qualquer profissional com formação superior vagas que seriam exclusivas para administradores profissionais

    Por Redação, www.administradores.com.br
     
    O Tribunal Superior do Trabalho (TST) divulgou recentemente a abertura de um concurso público com vagas para analista e técnico-judiciário. O certame visa preencher 37 oportunidades imediatas e formação de cadastro de reserva para funções de níveis médio e superior.

    Das vagas oferecidas, uma é para Analista Judiciário – Área Administrativa, cujos requisitos para concorrer são apenas ter diploma de curso superior em qualquer graduação fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. Muitos administradores graduados e registrados, entretanto, discordaram do edital, defendendo que as atribuições do cargo são exclusivas da profissão e procuraram o Conselho Federal de Administração (CFA) para falar sobre o assunto.

    Segundo o CFA, "essa não é a primeira vez que um concurso público desprestigia o administrador. As últimas seleções realizadas pelo Ministério Público da União (MPU), em 2010, e pelo Senado Federal, em 2012, também ofereceram cargos para Analista Administrativo para candidatos com qualquer formação superior".

    (Imagem: Revista Administradores)

    TSE decide que 'contas-sujas' poderão ser candidatos


    TSE decide que 'contas-sujas' poderão ser candidatos


    BRASÍLIA - Com o voto decisivo do ministro Dias Toffolli, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem por...

    BRASÍLIA - Com o voto decisivo do ministro Dias Toffolli, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem por 4 x 3 que quem tem contas eleitorais sujas poderá ser candidato nas eleições municipais deste ano. De acordo com estimativa do TSE, cerca de 21 mil políticos integram o cadastro da Justiça Eleitoral de contas rejeitadas.

    O veto aos chamados contas sujas estava previsto em instrução baixada pelo próprio tribunal em março passado. A norma impedia de concorrer ao pleito os candidatos que não conseguiram ter aprovadas, pela Justiça eleitoral, as prestações de contas de campanhas anteriores. O pedido de reconsideração da instrução foi feito pelo PT, com o aval posterior de outros 17 partidos.

    A votação, que começou na última terça-feira, estava empatada em 3 X 3 e foi suspensa com pedido de vista do ministro Dias Toffoli, que, além de integrar o TSE, é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta quinta-feira, 28, ele deu o voto decisivo, ficando vencidos os ministros Nancy Andrighi, relatora do processo, Carmen Lúcia Rocha e Marco Aurélio Mello, estes dois últimos também do STF.

    Toffoli seguiu a tese dos ministros Henrique Neves, Gilson Dipp e Arnaldo Versiani, para os quais, basta ao candidato a apresentação das contas para obtenção da quitação eleitoral. Dipp explicou que as consequências da rejeição das contas estão previstas na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições). O artigo 30-A da norma estabelece que cabe ao Ministério Público verificar se é ou não caso de gasto ilícito e apresentar denúncia perante a Justiça Eleitoral.

    "Todas essas questões serão examinadas pelo Ministério Público. Se houver um grave ilícito na prestação de contas, o Ministério Público ajuizará a ação e essa sim é capaz de chegar à inelegibilidade do candidato", disse o ministro.

    A mensagem que você tentou imprimir está protegida com o Gerenciamento de Direitos de Informação. O remetente não lhe concedeu os direitos necessários para imprimir a mensagem.

    Em março, o TSE mudou uma interpretação que estabelecia como condição para o registro de candidaturas apenas a apresentação das contas, e não a necessidade de que tenham sido aprovadas. Após as eleições, todos os candidatos têm de prestar contas sobre gastos e arrecadações da campanha.

    "Quem não tiver quitação eleitoral (conta aprovada), não terá o registro (da candidatura)", resumiu na ocasião o então presidente da Corte, Ricardo Lewandowski.

    A restrição derrubada ontem após o recuo do TSE se somaria à da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados por órgãos colegiados e de políticos que renunciam para evitar processos de cassação, chancelada em fevereiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

    Os partidos alegaram que a decisão anterior da Corte ignorava o prazo da anualidade, pela qual a legislação eleitoral deve ser adotada pelo menos um ano antes do pleito.

    Na representação ao TSE, o PT afirmou que a lei em vigor, de 2009, entende como quitação eleitoral a apresentação das contas, "afastando, pois, de modo definitivo, a exigência de julgamento do mérito". "Estar quite é apresentar a prestação de contas", insistiu o partido, que ontem, junto com as demais legendas, viu a tese ser vitoriosa com o recuo dos ministros do TSE.

    quinta-feira, 28 de junho de 2012

    Estudantes elegem as empresas mais atraentes para trabalhar

    Estudantes elegem as empresas mais atraentes para trabalhar

    Um estudo realizado com base nos dados da rede LinkedIn, avaliou quais empresas têm atraído mais a atenção dos jovens recém-formados

    Por Redação Administradores, www.administradores.com.br
     
    Novos profissionais, cada vez mais conectados dão um novo sentido ao termo "Conhecedor tecnológico", se há 10 anos, as pessoas utilizavam a internet apenas para pesquisar sites de emprego e enviar currículos por e-mail, hoje, através das redes sociais é possível aprender mais sobre o funcionamento das empresas, explorar tendências e obter informações privilegiadas sobre a carreira de colegas de classe, amigos e familiares.

    Um estudo realizado com base nos dados da rede LinkedIn, avaliou quais empresas têm atraído mais a atenção dos jovens recém-formados. Os resultados foram alcançados através da atividade dos internautas, incluindo o comportamento na procura de emprego, as empresas que eles seguem e as suas visitas nas Páginas de Empresas e perfis de participantes. Para 35% dos estudantes é uma fonte primária LinkedIn na busca por trabalho – um aumento de 700% desde 2010.

    Estudantes e recém-formados são o grupo que mais cresce no LinkedIn, hoje com mais de 20 milhões de oriundos de aproximadamente 20.000 escolas em todo o mundo. Desde que o "social" é o novo "conhecedor tecnológico", empresas que constroem marcas fortes de empregabilidade nos meios sociais onde os alunos navegam irão se destacar e atrair a próxima geração de talentos.

     

    Além das gigantes globais, foi lançado um ranking das 10 empresas de médio porte (de 1.000 a 10.000 funcionários) preferidas.Veja os resultados:

    • BCG e Facebook têm maior apelo global para estudantes e recém-formados - qualquer uma delas aparece em todas as listas de Top 10, exceto no Brasil.

    • O Brasil é o único país cuja lista Top 10 apresenta exclusivamente empresas nacionais.

    • Enquanto os estudantes nos Estados Unidos (EUA) estão mais propensos a seguir marcas sociais, de entretenimento e mídia, estudantes do Reino Unido estão mais interessados em moda e varejo.

    • Na Índia, os alunos focam em empresas sediadas nos EUA, junto com as empresas de TI e de tecnologia.

    • As empresas de energia e de engenharia estão no topo da lista dos estudantes australianos.

    • Os estudantes alemães querem trabalhar para empresas de consultoria - e para a Red Bull. 

    Mudança na aposentadoria pode acabar com tempo de contribuição

    Mudança na aposentadoria pode acabar com tempo de contribuição

    Hoje, a idade média de quem se aposenta por tempo de contribuição é de 55 anos (homens) e 52 anos (mulheres).

     
     Ao negociar com o Congresso para acabar com o fator previdenciário — mecanismo criado no início dos anos 2000 para inibir aposentadorias precoces no setor privado (INSS) —, o governo federal propôs nesta quarta-feira, em contrapartida, mudanças substanciais para os trabalhadores que ainda vão ingressar no mercado de trabalho: acabar com a possibilidade de o segurado requisitar aposentadoria ao completar 30 anos de contribuição (mulheres) e 35 anos (homens), independentemente da idade; e estabelecer a idade mínima para aposentadoria, sendo 60 anos para mulheres e 65 anos para homens.
     


    Hoje, a idade média de quem se aposenta por tempo de contribuição é de 55 anos (homens) e 52 anos (mulheres). Além da aposentadoria por tempo de contribuição, o INSS paga o piso previdenciário (salário mínimo) a quem atinge 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens), e tenha um tempo mínimo de contribuição — benefício normalmente pago a donas de casas, por exemplo.
     
    Para os trabalhadores atuais, a regra do fator previdenciário (que considera idade, tempo de contribuição e expectativa de vida para calcular o benefício) seria substituído pela chamada “Fórmula 85/95”. Ela consiste na soma do tempo de contribuição com a idade: assim, mulheres poderiam se aposentar quando o total chegar a 85 e os homens, 95. Hoje, o valor máximo de aposentadoria pago pelo INSS é R$ 3,9 mil.

    quarta-feira, 27 de junho de 2012

    Os 4 passos da Havaianas para dobrar as vendas em 4 anos


    Os 4 passos da Havaianas para dobrar as vendas em 4 anos

    Como a Alpargatas planeja faturar entre R$ 5 bilhões e R$ 6 bilhões em 2016

     
    Exame
    Havaianas Alpargatas
    Loja da Havaianas: a Alpargatas olha agora para a outra metade do mercado

    São Paulo – A Alpargatas é, atualmente, a maior fabricante de sandálias e calçados do país. Dona de marcas poderosas no Brasil, como a Havaianas e a Topper, a empresa encerrou 2011 com receita líquida de 2,6 bilhões de reais. Mas ela quer mais – na verdade, quer pelo menos o dobro disso até 2016.

    É isto o que consta em um documento apresentado nesta quarta-feira à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Nele, a Alpargatas apresenta a meta de obter uma receita líquida consolidada entre 5 e 6 bilhões de reais em 2016. O número exclui eventuais fusões e aquisições. Além disso, a empresa buscará uma margem de ebitda de 20% naquele mesmo ano.

    A Alpargatas traçou, em linhas gerais, quatro iniciativas para cumprir seu plano. Veja quais são:
    1. Bombar as vendas da Havaianas
    Principal marca da empresa, a Havaianas responde por 45% a 50% do mercado brasileiro de sandálias. Mas a Alpargatas quer avançar sobre a outra metade dos consumidores. Para isso, vai investir no lançamento de novas coleções a cada ano.

    A empresa também vai reposicionar a marca, com o objetivo de fazer com que os consumidores vejam as Havaianas não como um produto “funcional”, isto é – um simples chinelo para não andar descalço. A ideia é que as pessoas vejam Havaianas como “uma marca aspiracional” – algo que elas querem ter, seja lá por quê.

    Ampliar as parcerias, buscando empresas como a Disney, Warner e Missoni, também está entre as iniciativas. Por último, a empresa está construindo uma nova fábrica, a fim de ampliar a capacidade produtiva e a escala da Havaianas.

    2. Expandir a marca Havaianas no exterior
    A Havaianas já é exportada para 81 países. No ano passado, a marca vendeu 28,1 milhões de pares no exterior. O plano da Alpargatas é avançar sobre os Estados Unidos e a Europa. A empresa avalia que somente esses dois mercados tem um potencial de 125 milhões de pares de sandálias de tiras – o que representaria 800 milhões de euros.

     Nos Estados Unidos, a Havaianas já é encontrada em 3.000 pontos de venda. Na Europa, são 6.000 lojas.

    3. Fortalecer a Topper e a MIzuno na América do Sul
    A Alpargatas é dona de duas marcas esportivas – a Topper e a Mizuno. E elas não ficaram de fora do esforço da empresa de dobrar de faturamento em quatro anos. Nesta área, a companhia espera transformar essas marcas em potências da América do Sul.

    Segundo a Alpargatas, o Brasil já é o maior mercado para calçados esportivos da região, mas os outros países ainda estão bem atrás. Como comparação, a empresa afirma que os sul-americanos consomem menos de um par de calçado esportivo por ano. Nos Estados Unidos, essa média é de seis pares.

    No caso da Topperr, a Argentina deve servir como plataforma de exportações para o resto do continente. Já no caso da Mizuno, a ideia é fortalecer a marca em modalidades esportivas como vôlei e futebol, no Brasil, e em corrida, na Argentina.

    4. Expandir a rede de lojas
    A Alpargatas também está investindo na criação de uma rede própria de lojas. Atualmente, a companhia conta com 312 pontos-de-venda em todo o mundo. Segundo a empresa, as lojas oferecem aos clientes “uma completa experiência com as marcas da Alpargatas”.

    O Brasil ainda detém a maioria das lojas da Alpargatas: 229 da marca Havaianas e 18 da Timberland.
    Além dos canais próprios de vendas, a Alpargatas também está em 250.000 lojas multimarcas no país, e 12.500 outras nos Estados Unidos, Europa e Argentina.

    Volta ao mundo em 11 notícias

    Volta ao mundo em 11 notícias

    Confira os acontecimentos desta quarta-feira em diversos países

     
    Paul Faith/AFP
    Elizabeth II cumprimenta Martin McGuinness em Belfast
    Foto histórica: Elizabeth II cumprimenta Martin McGuinness em Belfast

    1. Elizabeth II cumprimenta ex-dirigente do IRA
    Um gesto histórico registrado em uma fotografia. O aperto de mãos entre a rainha britânica e Martin McGuinnes representa um novo marco no processo de paz na Irlanda do Norte.

    2. Crackers atacam sites do Paraguai e mudam agenda de Franco
    Piratas virtuais invadiram páginas oficiais do novo governo paraguaio. Durante o ataque, jornalistas receberam enviada uma mensagem falsa sobre um possível anúncio de Federico Franco

    3. Berlusconi e seu filho são absolvidos de fraude fiscal
    O Tribunal de Roma considerou que não houve irregularidade na compra e venda de direitos televisivos da Redes Televisivas Italianas, nos contratos de 2004. A RTI é controlada pelo Mediaset, grupo do ex-primeiro ministro italiano.

    4. Japão ajudará Vietnã a realizar reformas constitucionais
    Tóquio convidará um grupo de pesquisadores vietnamitas para visitar o país. Assim, eles poderão aprender como funciona o sistema constitucional. Essa é a primeira vez em que o Japão ajuda uma nação comunista em suas reformas constitucionais.

    5. Ex-presidiário processa Nova York por comida em prisão
    Segundo Michael Isolda, ex-prisioneiro da Rickers Island, na cadeia os presos tinham apenas quatro minutos para fazer as refeições. Agora, já em liberdade, ele processa a cidade em 80 milhões de dólares por "danos causados em seu sistema digestivo".

    6. Desmoronamentos causam 94 mortes em Bangladesh
    Fortes chuvas castigam a província de Chittagong, no sudeste do país. Por causa delas, quase cem pessoas morreram soterradas. Em um dos casos, 11 indivíduos que perderam a vida eram da mesma família.

    7. Warren Buffett canta e toca ukulele em dueto com Bon Jovi nos EUA
    Quem disse que os magnatas não podem soltar a voz? Warren Buffet provou o contrário ao se juntar ao cantor Bon Jovi em um evento filantrópico. A música escolhida? "The Glory of Love", de Benny Goodman. O vídeo foi postado no YouTube.

    8. 123 pessoas são resgatadas em naufrágio na Austrália
    Dezenas de imigrantes estavam a bordo de um barco que naufragou em território australiano no Oceano Pacífico. Mais de 100 deles já foram resgatados.

    9. Cinco toneladas de marfim são incineradas no Gabão
    Peças esculpidas e presas em estado bruto foram queimadas pelas autoridades do país africano. O valor total estimado é de 10 milhões de euros. O ato pretende mostrar a luta contra a caça ilegal de elefantes.

    10. Russos protestam contra prisão por música punk anti-Putin
    100 artistas da Rússia se manifestaram em defesa das integrantes do grupo Pussy Riot. Elas foram presas após cantarem uma "oração punk" contra o presidente, na catedral de Moscou.

    11. Companhia de dança espalha piano por Londres e surpreende pedestres
    A Sydney Dance Company está surpreendendo os cidadão e visitantes da capital britânica. 50 pianos foram espalhados pela cidade, com o propósito de serem tocados pelos passantes. Além disso, espetáculos e aulas gratuitas estão sendo feitos pela rua.

    Unilever pagou R$ 1,9 milhão para patrocinar Fátima Bernardes

    Unilever pagou R$ 1,9 milhão para patrocinar Fátima Bernardes

    Empresa, que garantiu a única cota do programa, promove a marca Dove

     
    Divulgação
    Fátima Bernardes apresenta seu novo programa
    "Encontro com Fátima Bernardes": atração é patrocinada por Unilever

    São Paulo - A Unilever pagou 1,9 milhão de reais para colocar a marca Dove no "Encontro com Fátima Bernardes", que estreou na última segunda-feira (25), na rede Globo. A empresa garantiu a única cota de patrocínio nacional comercializada pelo programa.

    Por enquanto, a atração ainda não possui quadros de merchandising e inserções comerciais feitas pela própria Fátima, dentro do período do programa, mas nada impede a exploração desses formatos publicitários no futuro.

    Fátima Bernardes se ausentou do Jornal Nacional no fim do ano passado, depois de 14 anos como âncora, ao lado do marido, William Bonner. Foi quando a apresentadora começou a traçar o projeto, um cruzamento de jornalismo e entretenimento.

    O programa estreou com média de com 10,1 pontos, levantando a audiência da Globo - o horário, antes reservado à TV Globinho, costumava dar à emissora uma média de 6 pontos.

    Apesar de ter batido a programação infantil do SBT na segunda-feira, no entanto, a atração vem agora perdendo espectadores para a emissora de Silvio Santos já pelo segundo dia consecutivo, de acordo com dados do Ibope.

    O que um vendedor nunca deve fazer?

    O que um vendedor nunca deve fazer?

    Assuntos pessoais ou perguntas constrangedoras devem ser evitados, diz especialista

    Editado por Priscila Zuini, de
     
    GettyImages                 
    Homem com fita na boca
    O que um vendedor nunca deve fazer?

    Respondido por Marcelo Cherto, especialista em vendas

    Um bom vendedor jamais deve atender o celular enquanto estiver conversando com um cliente, a não ser que seja uma chamada já esperada, sobre um assunto urgente e de suma importância, sobre a qual ele já tenha prevenido o cliente no início da conversa.

    Um bom vendedor nunca deve fazer perguntas cujas respostas poderia encontrar facilmente na internet. Dá impressão de desinteresse e amadorismo.

    Um bom vendedor jamais deve discutir política, religião ou futebol com seus clientes. Esses assuntos a gente só deve discutir com amigos próximos e olhe lá.

    Um bom vendedor nunca deve falar mais do que ouve ou portar-se com arrogância ou desinteresse.
    Um bom vendedor nunca deve se considerar um fracasso. Deve encarar cada insucesso como uma oportunidade de aprender algo novo: uma nova abordagem, um novo argumento de venda, uma nova “pergunta poderosa” a ser incluída em seu repertório ou uma nova visão do mundo (ou de um problema específico).

    Um bom vendedor jamais deve mentir. Se não for honesto por virtude, que o seja por esperteza. Afinal, o mundo está cada vez menor, os clientes estão cada vez mais informados e a internet deixa qualquer mentira com as pernas cada vez mais curtas. Se mentir, o vendedor logo será desmascarado e sua credibilidade irá a zero. Quem não tem credibilidade não pode sequer se considerar um vendedor.

    Governo fará R$ 6,6 bilhões em compras extras para estimular economia

    Governo fará R$ 6,6 bilhões em compras extras para estimular economia

    Áreas de saúde, educação e defesa serão beneficiadas pela ampliação no orçamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)

     
    Paulo Whitaker/Reuters
    Ministro da Fazenda, Guido Mantega, presente no Reuters Latam Investment Summit em São Paulo
    O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anuncia novos recursos para o PAC

    São Paulo – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira que o governo gastará 6,6 bilhões de reais em compras adicionais neste ano para estimular a economia. Ao todo, o governo gastará 8,4 bilhões de reais, priorizando as áreas de saúde, educação e defesa.

    Com os novos gastos, o orçamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) ultrapassará os 50 bilhões de reais neste ano, fazendo deste o maior PAC da história, segundo o ministro.

    Na educação, 8.570 ônibus serão adquiridos para o programa Caminhos da Escola. Também será adquirido mobiliário escolar. O projeto também prevê a aquisição de equipamentos, como retoescavadeiras e motoniveladoras, para melhorar estradas e ajudar o escoamento de produção de municípios.

    Na área da defesa, serão adquiridos blindados Guaranis para o Ministério da Defesa e, na área de saúde, serão adquiridas mais de 2 mil ambulâncias e mil furgões odontomóveis para o SUS (Sistema Único de Saúde). Será dada preferência para o produto brasileiro nas compras da saúde.

    Além disso, a taxa de juros de longo prazo do BNDES, que hoje está em 6%, será reduzida para 5,5%.

    O último boletim Focus, que mostra as expectativas do mercado, apontou para um crescimento de apenas 2,18% do PIB nesse ano, abaixo do desempenho de 2011, quando o PIB aumentou 2,7%. Foi a sétima redução da expectativa do mercado.

    Veja os setores beneficiados:

    Equipamentos Quantidade Valor (R$ milhões) Destinação % produção semestre
    Caminhões 8.000 unidades 2.280,20 Equipar as Forças Armadas e para Estados e Municípios com problemas climáticos (seca etc.) 8,40%
    Patrulha agrícola 3.000 unidades 870 Aumentar a produtividade da agricultura dos Municípios 20%
    Retroescavadeiras 3.591 unidades 650 Melhorar as estradas vicinais e o escoamento da produção dos Municípios 48%
    Motoniveladoras 1.330 unidades 638,6 Melhorar as estradas vicinais e o escoamento da produção dos Municípios 66%
    Perfuratrizes 50 unidades 13,5 Perfuração de poços para região da seca
    Furgão: ambulância 2.125 unidades 326,3 Sistema Único de Saúde 12%
    Furgão: Unidade Odonto Móvel 1.000 unidades 154,2 Sistema Único de Saúde
    Trens urbanos 160 vagões 721 CBTU e Transurb
    Motocicletas 500 unidades 22,3 Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal
    Blindado Guarani 40 unidades 342,4 Defesa 100%
    Veiculo Lançador de Míssil 30 unidades 246 Defesa 100%
    Ônibus 8.570 unidades 1.714,00 Programa Caminho da Escola 36%
    Mobiliário escolar 3.000.000 unidades 456 Equipar as escolas 20%

    Igrejas devem pagar impostos?

    Igrejas devem pagar impostos?

    No artigo 150 da Constituição Federal de 1988 é determinado que templos de qualquer culto sejam isentos da cobrança de impostos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios

     
    Diversas instituições religiosas são muito bem sucedidas financeiramente e conseguem inclusive alinhar os cultos ou missas com a realização de atividades extras, como a venda de CDs e livros, e até oferecem algum tipo de serviço à comunidade, como aulas de reforço para estudantes, oficinas de teatro e aulas de música. Em uma instituição comum enquadrada como pessoa jurídica essas práticas seriam subordinadas a encargos tributários, mas, para os templos, essa obrigação também é aplicada?

    No artigo 150 da Constituição Federal de 1988 é determinado que templos de qualquer culto sejam isentos da cobrança de impostos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Isso as permite realizarem suas atividades sem a necessidade deste pagamento extra ao governo que qualquer outra empresa precisaria pagar.

    Vale lembrar apenas que a isenção não inclui as contribuições de melhorias, como a cobrança pelo asfalto de uma rua, por exemplo. As taxas sociais ou parafiscais, que consistem em custear serviços de empresas privadas com fins sociais, também não estão imunes de pagamentos.

    Imagem: Thinkstock

    No caso dos trabalhos paralelos exercidos pelos órgãos religiosos, como os cursos oferecidos por eles e lojas de venda de artigos dentro da instituição, os pagamentos de impostos permanecem isentos desde que as ações desenvolvidas tragam benefícios à entidade, isto é, componham a renda do local.

    Outra vantagem em prol das igrejas é com relação às propriedades que ocupam. Apesar da imunidade, alguns municípios insistem em cobrar impostos como o IPTU (imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana), porém o ato provavelmente será contestado e derrotado se a cobrança for levada a Justiça.

    Embora a isenção seja pleiteada pela Constituição, as instituições têm o dever de apresentar anualmente para a Receita Federal a DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica). Por isso é recomendável que, mesmo não tendo as mesmas obrigações que a maioria das empresas, as igrejas possuam um serviço de contabilidade e estejam atentas às determinações da lei para não haver más interpretações que possam levar ao erro e punições legais. 

    terça-feira, 26 de junho de 2012

    Presidente da Nissan tem o maior salário do Japão pelo terceiro ano seguido

    Presidente da Nissan tem o maior salário do Japão pelo terceiro ano seguido

    O presidente da segunda maior fabricante de veículos do Japão ganhou no ano fiscal passado US$ 12,4 milhões

     
    Carlos Ghosn (Foto: Getty Images)

    O presidente da Nissan, o brasileiro naturalizado francês Carlos Ghosn, 58 anos, é pelo terceiro ano consecutivo o diretor mais bem remunerado entre as empresas que cotam na Bolsa de Valores de Tóquio, segundo anunciou nesta terça-feira a junta de acionistas da montadora.

    O diretor ganhou no ano fiscal passado 987 milhões de ienes (US$ 12,4 milhões), o que, segundo o diário "Yomiuri", o torna o executivo de maior salário pelo terceiro ano seguido.

    O presidente da segunda maior fabricante de veículos do Japão ganhou no último ano 0,51% mais que no ano anterior e 9,7% mais que em 2009.

    Os vencimentos de Ghosn superam em muito os 136 milhões de ienes (US$ 1,7 milhão) contabilizados por Akio Toyoda, presidente da Toyota.

    O número é maior até que os 972 milhões de ienes (US$ 12,2 milhões) que ganharam conjuntamente os 27 membros da junta diretiva da Toyota, a maior fabricante de veículos japonesa e a terceira do mundo.

    Durante a junta realizada hoje em Yokohama, onde a Nissan tem sua sede, Ghosn lembrou, em declarações recolhidas pela agência "Kyodo", que 2011 foi um ano "recorde" e que a empresa pôde aumentar os salários dos diretores para assegurar a permanência do pessoal mais qualificado.

    Graças a sólidas vendas em escala global, a Nissan registrou lucro líquido de 341,43 bilhões de ienes (US$ 4,3 bilhões) no último ano fiscal, acima dos 283,56 bilhões de ienes (US$ 3,56 bilhões) contabilizados por sua rival Toyota.

    Vai sair de linha em 2019

    Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...