sábado, 1 de outubro de 2011

Governo: 50 mil podem perder ano letivo por protestos no Chile

Cerca de 50 mil secundaristas do Chile podem perder o ano letivo por causa das manifestações por melhorias na educação realizadas desde maio passado, informou neste sábado fontes oficiais. Os alunos prejudicados seriam os que não conseguiram se inscrever no plano Salvemos o Ano Letivo, implementado pelo governo para estudantes de colégios municipais, segundo o subsecretário de Educação Fernando Rojas. O prazo para se cadastrar termina neste sábado, de acordo com o funcionário.

Até o momento, cerca de 20 mil alunos se inscreveram no plano. De acordo com o programa, os alunos poderão recuperar as aulas em colégios que não estão parados, em locais especialmente criados para receber os estudantes e através da internet, e depois realizarem os exames correspondentes. "Dos 70 mil alunos que corriam risco de perder o ano, 20 mil já se inscreveram. Esperamos que neste sábado se repita os números de sexta, quando 7 mil estudantes se cadastraram", afirmou Rojas, acrescentando que o Ministério da Educação não pode obrigar ninguém a voltar a estudar.

O governo esperava que, com o início do diálogo com o movimento estudantil, as ocupações de colégios e universidades acabassem, mas os manifestantes condicionaram a volta às aulas a soluções concretas para suas demandas.
Hugo Chávez reitera apoio a 'irmão' Muammar Kadafi


 Presidente venezuelano Hugo Chávez discursa no Palácio de Miraflores, em Caracas, durante evento para a entrega de eletrodomésticos a mais de 2,3 mil .... Foto: David Fernández/EFE
Presidente venezuelano Hugo Chávez discursa no Palácio de Miraflores, em Caracas, durante evento para a entrega de eletrodomésticos a mais de 2,3 mil famílias
Foto: David Fernández/EFE
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reiterou neste sábado seu apoio ao líder líbio, MuamMar Kadafi, e enviou sua solidariedade ao presidente da Síria, Bashar al Assad, os quais descreveu como "irmãos". "Peço a Deus pela vida de nosso irmão Kadafi. Estão tentando matá-lo. Não se sabe por onde Kadafi anda, acredito que ele foi para o deserto", comentou o presidente durante um ato transmitido pela emissora oficial VTV.

O líder líbio, derrocado do poder após um movimento de protesto contra seu regime, está foragido desde agosto, apesar de ter se manifestado recentemente, afirmando que sua intenção era continuar combatendo contra os ex-rebeldes até morrer como um "mártir".

Chávez, que propôs uma missão de paz à Líbia, insistiu que apenas reconhecerá o governo de Kadafi, e recentemente chamou de "marionete" o representante do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio diante da ONU, Ibrahim Dabbashi. Ele assegura que a Otan interveio no conflito líbio para se apoderar de seus recursos petrolíferos.

O presidente venezuelano disse também que na noite de sexta-feira ligou para o presidente sírio, que resiste "às agressões do imperialismo ianque e seus aliados europeus". "Daqui, enviamos nossa solidariedade ao povo sírio, com o presidente Bashar (al Assad)", completou o presidente.

Chávez lembrou também que os chanceleres dos oito países da Aliança Bolivariana para as Américas (Aba) viajarão à Síria com o propósito de impedir "essa loucura bélica do presidente (Brarack) Obama que tem como objetivo destruir o povo sírio".

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 26 milhões na quarta


Ninguém acertou as dezenas do concurso 1.324 da Mega-Sena, sorteadas na noite deste sábado. Para a próxima edição, na quarta-feira, estimativa de prêmio é de R$ 26 milhões. Confira as dezenas sorteadas hoje:

18 - 29 - 31 - 44 - 51 - 57

De acordo com a Caixa Econômica Federal, 86 apostas acertaram cinco dezenas e vão receber R$ 23.149,62 cada. Outras 5.421 apostas fizeram a Quadra e receberão R$ 524,64 cada.

Renalt/Nissan quer 13% do mercado brasileiro até 2016


O presidente mundial da Renault/Nissan, Carlos Ghosn, afirmou há pouco que as companhias pretendem dobrar sua participação conjunta no mercado brasileiro até 2016, chegando a 13%. Segundo ele, as empresas têm 10% do mercado mundial, mas no Brasil a fatia de marcado atual é de cerca de 6,5%.

Após encontro com a presidente Dilma Rousseff para anunciar investimentos na ampliação da fábrica da Renault no Paraná e a construção de uma planta da Nissan no Estado do Rio de Janeiro, Ghosn acrescentou que as companhias também pretendem aumentar o porcentual de conteúdo nacional nos veículos das duas marcas. 'Nós consideramos o Brasil um dos mercados mais estratégicos em desenvolvimento de quantidade, mas também de tecnologia', afirmou o executivo.

Atualmente, a Renault tem 5,5% do mercado nacional, enquanto a Nissan possui 1%. De acordo com Ghosn, o objetivo é levar a Renault para um patamar acima de 8% e a Nissan para mais de 5%. 'Pretendemos investir no desenvolvimento tecnológico não só do flex fuel, mas também de carros elétricos e híbridos. Temos liderança em termos de desenvolvimento do carro elétrico a nível mundial', concluiu. (Eduardo Rodrigues e Célia Froufe)

Em campanha publicitária online, modelo te desafia a não olhar para seus seios

Kate Upton (Foto: Reprodução)
Kate Upton (Foto: Reprodução)

Muitas empresas aproveitam o poder de viralização da Internet para fazer campanhas publicitárias online. Muitas vezes o nome (ou o produto) são meros coadjuvantes ou nem aparecem, mas são responsáveis por sensacionais ideias virtuais e conseguem, de forma espontânea, fixar a marca na mente das pessoas.

Esse é o caso da SoBe, marca de chás e sucos, pertencente à empresa Pepsi. Para lançar um novo sabor de bebida, eles criaram uma competição de encarar bem "quente" na sua página principal. A brincadeira é a seguinte: a bela modelo Kate Upton ficará te encarando e você precisará fazer o possível para manter o contato visual com ela (usando o cursor do mouse).

Caso não resista ao charme da musa e encarar seus seios, você perde! Se conseguir permanecer firme e não olhar para baixo, verá um ensaio em vídeo com a modelo.

Se estiver interessado em participar da brincadeira, basta acessar ao site oficial da SoBe, mas se quiser apenas encarar os belo decote da Kate Upton, sem medo de perder, confira o vídeo no Youtube logo abaixo.

Igreja evangélica é assaltada pela quinta vez em Cariacica, ES

Criminosos arrobaram o templo deixaram um prejuízo de mais de R$ 6 mil.
O vício do crack pode ter motivado o arrombamento da igreja.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Uma igreja evangélica foi assaltada no bairro Santana, em Cariacica, na Grande Vitória, na madrugada deste sábado (1). Esta é a quinta vez que o local é roubado. Os criminosos arrobaram o templo e deixaram um prejuízo de mais de R$ 6 mil. Os fiéis rezam para que o policiamento seja reforçado na região. A Polícia Militar orientou os moradores a registrarem todas as ocorrências de furto e roubo. A partir destes dados, o efetivo da PM pode ser reorganizado.
 
Segundo os fieis, o vício do crack pode ter motivado o arrombamento da igreja. Os criminosos levaram um piano digital, um amplificador e uma mesa de som. Os homens arrancaram o sensor do alarme e cortaram os fios dos microfones.

As vítimas acreditam algum imprevisto assustou os assaltantes e eles saíram correndo, deixando pra trás uma ferramentas que usaram para arrombar as grades e uma bolsa que eles usariam para carregar objetos da igreja. Os homens deixaram também um cachimbo para fumar droga.

A cada roubo, os fieis investem em mais equipamentos de segurança. Mas o que eles queriam mesmo é mais policiamento no bairro.

Igreja é assaltada pela 5ª vez em Cariacica (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Igreja é assaltada pela 5ª vez em Cariacica (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Aprovação de Dilma sobe de 67% para 71%, aponta Ibope


Segundo a pesquisa, aprovação do governo aumentou de 48% para 51%.
Instituto ouviu 2.002 eleitores; margem de erro é de dois pontos percentuais.

A presidente Dilma Rousseff é aprovada por 71% dos eleitores, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta sexta-feira (30). A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que significa que a aprovação da presidente pode ser de 69% a 73%.

Na comparação com levantamento realizado em julho e divulgado em agosto, a aprovação da presidente subiu quatro pontos percentuais - o índice era 67%.

Dos entrevistados na pesquisa atual, 21% disseram desaprovar a presidente e 8% não souberam ou não responderam. O percentual de desaprovação em julho, que era de 25%, caiu quatro pontos percentuais conforme o Ibope.

Entre 16 e 20 de setembro, o Ibope ouviu 2.002 eleitores com 16 anos ou mais em 141 municípios de todas as regiões do país.

Governo
A aprovação do governo Dilma também subiu entre julho e setembro. O percentual de entrevistados que consideram o governo ótimo ou bom aumentou de 48% para 51%. Segundo o levantamento, 11% consideraram o governo Dilma ruim ou péssimo, contra 12% na pesquisa anterior.

As expectativas com relação ao restante do governo Dilma continuam positivas, segundo a pesquisa, e praticamente no mesmo nível da pesquisa anterior. O percentual de entrevistados que acreditam que o restante do governo será ótimo ou bom passou de 55% para 56%.

A região Sul passou a ter o mais alto percentual de ótimo ou bom: 57%, a maior entre os entrevistados. Também houve crescimento da avaliação positiva na região Sudeste. Nas regiões Norte/Centro-Oeste e Nordeste houve queda na avaliação positiva da presidente.

O percentual de ótimo ou bom na região Sudeste foi de 52%, na região Nordeste foi de 50% e na região Norte/Centro-Oeste chegou a 43%. A região Sul também apresenta o melhor índice de aprovação da presidente -75%-, seguida pela região Nordeste, com 73%, e da Sudeste, com 69%. Na região Norte/Centro-Oeste, a aprovação de Dilma é de 67%.

A pesquisa aponta que a avaliação do governo é melhor entre os mais velhos, com 50 anos ou mais. Dentre os entrevistados nesta faixa etária, 55% consideram o governo ótimo ou bom. A avaliação também é melhor nas pequenas cidades e nos interior dos estados. O levantamento mostra ainda que quanto menor o nível de renda familiar do entrevistado, melhor a avaliação do governo Dilma.

O tema corrupção foi o assunto mais citado, com 19%, enquanto 13% citaram a 'faxina' contra a corrupção promovida pela presidente

Corrupção
O tema corrupção foi o assunto mais lembrado pelos eleitores quando perguntados sobre as notícias do governo Dilma publicadas nas últimas semanas. Denúncias de corrupção foram citadas por 19% dos entrevistados e 13% citaram a “faxina” contra a corrupção promovida pela presidente.

Entre o fim de julho, quando a última pesquisa foi realizada, e o fim de setembro, data da pesquisa atual, dois ministros deixaram o governo por suspeitas de envolvimento em corrupção: Wagner Rossi, da Agricultura, e Pedro Novais, do Turismo.

Nelson Jobim saiu da Defesa após a crise política motivada por declarações – que ele nega ter dado – de que as colegas de ministério Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) eram “fraquinhas".

A terceira notícia mais citada, com 10%, foi sobre os investimentos para obras da Copa do Mundo, tais como reforma e construção de estádios e privatização de aeroportos. Os atrasos no cronograma das obras foram citados por 6% dos eleitores.

Governos anteriores
A avaliação do governo Dilma no primeiro mês de setembro do mandato é superior a de seus antecessores – Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso – em igual período do mandato. O percentual de entrevistados que considera o governo Dilma ótimo ou bom é de 51%. Lula teve 43% no primeiro mandato e 48% no segundo mandato. FHC registrou 40% no primeiro mandato e 16% no segundo mandato.

A aprovação da presidente Dilma também é maior que a de Lula e FHC no mesmo período. Lula teve aprovação de 69% no primeiro mandato e de 63% no segundo. FHC foi aprovado por 57% dos eleitores no primeiro mandato e 26% no segundo. Dilma tem 71% de aprovação.

Oferta de internet popular começa neste sábado em 344 cidades

PNBL vai oferecer internet de 1 Mbps com assinatura mensal de R$ 35.
Governo prevê que 544 cidades serão atendidas até o fim de 2011.


Fábio Amato Do G1, em Brasília
O Ministério das Comunicações informou nesta sexta-feira (30) que a oferta da banda larga popular, com assinatura mensal máxima de R$ 35 e velocidade de 1 Mbps, começa neste sábado em 344 cidades do país.

Segundo o ministério, a expectativa é que, até o final do ano, o número de municípios atendidos pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) chegue a 544.

O acordo do PNBL foi fechado com as concessionárias de telefonia fixa no final de junho. Depois, TIM e Claro, empresas de telefonia móvel, anunciaram a adesão ao programa. O PNBL tem o objetivo de massificar o acesso à internet em todo o país até o final de 2014.
 
O limite de download (capacidade de baixar arquivos e de navegação na internet) dentro dos planos previstos no PNBL vai aumentar gradativamente.

No caso da Telefonica, o limite de download da conexão fixa vai começar em 300 MB, depois passa a 600 MB até chegar a 1 GB (gigabite) na metade de 2013. Na conexão móvel, essa evolução vai ser de 150 MB, 300 MB e 500 MB.

Já os pacotes da Oi prevêem, para a banda larga fixa, limite de 500 MB e, depois, 1 GB. Para a móvel, a variação vai ser de 150 MB, 200 MB e 300 MB.

Quando o assinante atingir esses limites, vai ter a opção de pagar um adicional para manter a velocidade da conexão. Caso contrário, a velocidade será reduzida, mas o serviço será mantido. O contrato não prevê, porém, a obrigatoriedade de as concessionárias manterem uma velocidade mínima.

O acordo autoriza ainda as concessionárias a oferecer combos (banda larga mais telefone fixo). O pacote vai custar aos clientes entre R$ 65 (Telefonica) e R$ 69,90 (Oi).

De acordo com o Ministério das Comunicações, a lista completa dos municípios com oferta de banda larga popular será divulgada na próxima semana.

Dólar sobe mais de 2% no dia e acumula alta de 18% em setembro

Na terceira alta seguida, moeda fechou o dia vendida a R$ 1,8815.
Alta mensal é a maior desde setembro de 2002.


Da Reuters
 
O dólar subiu pelo terceiro dia seguido e superou R$ 1,88 nesta sexta-feira (30), terminando o instável mês de setembro com alta de mais de 18%. A moeda norte-americana fechou a R$ 1,8815 para venda, com alta de 2,09% ante quinta-feira.
No mês, o dólar acumulou valorização de 18%, a maior variação mensal desde setembro de 2002, quando avançou 24% em meio à campanha presidencial que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva pela primeira vez. No pior momento da crise de 2008, também em setembro, o dólar teve alta de 16,8%.
No trimestre encerrado em setembro, a valorização acumulada do dólar ante o real é de 20%.

Crise na Europa
A disparada da moeda norte-americana foi provocada pelo medo crescente de um calote na Grécia, que poderia pôr em risco, de acordo com as previsões mais pessimistas, a própria integridade da zona do euro.
A desaceleração da economia global também pesou. As commodities, cujos preços refletem a expectativa de demanda nas principais economias do mundo cujo comportamento é bastante relacionado ao real, caíram 13% no mês, pior desempenho para o período desde outubro de 2008.
Fatores locais como a queda surpreendente da Selic, hoje em 12% ao ano, e as dificuldades impostas pelo governo à venda de dólares no mercado futuro alimentaram o movimento. No momento mais agudo do mês, o dólar chegou a R$ 1,95.

Outubro
A chave para o desempenho do câmbio no próximo mês continua a ser o mercado internacional. "As economias global e locais estão prestes a entrar em uma nova fase", escreveu o analista da corretora Raymond James Mauricio Rosal. "Qualquer previsão está sujeita a níveis incomuns de incerteza".
Na opinião do Citigroup, "a queda das commodities e o aumento da aversão a risco sugerem que parte da recente queda do real se prove mais persistente". O banco elevou de R$ 1,70 para R$ 1,82 a previsão do dólar no final do ano.

Concessionárias devem assumir aeroportos até maio de 2012

Aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília serão leiloados.
Governo divulgou minuta de edital de licitação nesta sexta-feira.


Fábio Amato Do G1, em Brasília
 
As empresas vencedoras dos leilões dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília devem assumir a administração desses locais até maio de 2012, informou nesta sexta-feira (30) o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys.
Os leilões estão previstos para dezembro, serão simultâneos e vão acontecer na Bolsa de Valores de São Paulo. O governo federal publicou nesta sexta-feira, em edição extra do Diário Oficial da União, a minuta do edital de licitação dos três aeroportos. A minuta ficará em consulta pública pelos próximos 30 dias.

As concessões serão feitas por meio de Sociedades de Propósito Específico (SPEs), a serem constituídas por investidores privados, com participação de até 49% da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A SPE, que será uma empresa privada, ficará responsável por novos investimentos e pela gestão desses aeroportos.

Preços e prazo de concessão
O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, disse nesta sexta-feira, durante entrevista, que detalhes como preço mínimo do valor de lance e prazo de concessão serão divulgados na segunda semana de outubro. Ele adiantou, entretanto, que esse prazo de concessão deve ficar entre 20 e 30 anos.
Em entrevistas anteriores, Bittencout havia previsto a realização do leilão dos três aeroportos no dia 22 de dezembro. Nesta sexta-feira, questionado se mantinha a previsão, o ministro evitou confirmar a data. Ele apontou que a SAC precisa agora aguardar parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a minuta do edital.

“Eu respeito muito as instituições. Nós temos, obviamente, o TCU, que terá que se manifestar sobre isso [analisar a minuta do edital]. Mas quero dizer que até agora cumprimos todos os nossos prazos. Estamos absolutamente dentro do nosso cronograma”, disse.

O ministro confirmou que as administradoras dos aeroportos terão que repassar, anualmente, um percentual da receita obtida com as operações ao Fundo Nacional de Aviação Civil, que financia obras em aeroportos de menor movimento, sob controle principalmente de estados e municípios.

Ainda de acordo com o ministro, será criada uma taxa de conexão, que será paga pelas empresas aéreas aos administradores dos aeroportos. Bittencourt disse, porém, que não haverá aumento de tarifa para passageiros. Ele informou também que empresas aéreas não vão poder ser sócias na administração dos aeroportos.

Entrevista com o Diretor Presidente da Fruki - Nelson Eggers

Nelson Eggers
Diretor Presidente da Fruki



Entrevista de SetembroO ano de 2011 ficará marcado na história da Bebidas Fruki como aquele em que, provavelmente, a empresa obteve maior visibilidade em seus 86 anos de história. Não apenas por ter sido agraciada com o Troféu Ouro do Prêmio Qualidade RS, do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade. A fábrica de refrigerantes sediada em Lajeado, no Rio Grande do Sul, foi notícia mundial em maio, quando o jogador inglês David Beckham foi flagrado com um lata de guaraná Fruki ao sair de um restaurante na cidade americana de Venice. O marketing involuntário, que levou a marca Fruki ao topo dos assuntos mais comentados do Twitter em todo o mundo, alegrou a direção da empresa, sem fazê-la tirar os pés do chão. Em seus planos de expansão a Fruki projeta consolidar-se no mercado gaúcho para só depois investir no mercado nacional. Não há previsão de ampliar suas exportações, hoje direcionadas a gaúchos saudosos que vivem no Uruguai, Japão, China e Estados Unidos. Na entrevista a seguir, o diretor presidente da Fruki, Nelson Eggers, fala dos planos da empresa para 2012 e sobre o reconhecimento obtido com o Prêmio Qualidade RS.

“Os consumidores associam diretamente a excelência na gestão à qualidade das bebidas que a Fruki comercializa e esse é um reconhecimento que impulsionou as nossas vendas”

Equipe Editorial - Com a conquista do Troféu Ouro do Premio Qualidade RS a Fruki passa a ser benchmark e referência para a maior parte das empresas associadas ao PGQP. Na sua visão, quais são os principais diferenciais da empresa em relação a sua gestão?
Nelson Eggers -
Com relação aos diferenciais de gestão que temos, e que não tínhamos antes de aderir ao PGQP é, fundamentalmente, a vocação forte que a empresa tem hoje em planejar estrategicamente metas. Além disso, o que procuramos aperfeiçoar constantemente, também orientados pelos conceitos do Programa, são os aspectos de liderança, relacionamento com os clientes e valorização das pessoas que “constroem” a Fruki. Sei que antes tínhamos organização e até acertávamos em muitas coisas, mas isso passava despercebido. Passamos a conceber os negócios sob novas perspectivas a partir da adesão ao PGQP. Atualmente, nosso trabalho de gestão é bem mais focado em cinco eixos principais: pessoas (RH), clientes, acionistas, sociedade e fornecedores.

Equipe Editorial - Que aspectos se diferenciam na gestão em um negócio com estrutura familiar? Como profissionalizar o processo e manter a liderança com a família, que cuidados são essenciais?
Nelson Eggers -
Eu, naturalmente, me interesso pelo assunto e já assisti a seminários com o tema da sucessão em empresas familiares. Algo que aprendi e concordo é que os filhos, ou outros familiares, para serem conduzidos à gestão da empresa têm que ter interesse e, sobretudo, paixão pelo negócio em questão. Mas também tenho a convicção de que os sucessores devem ser qualificados porque a gestão não pode ser familiar e, sim, profissional. E profissional é aquele que se prepara bem.  Quem atua na Fruki, hoje, são pessoas que estudaram e se capacitaram bastante, inclusive com formações no exterior. Os filhos jovens dos diretores estão em programas trainees e assumirão funções começando pela base. Não se tornarão “chefes” de uma hora para outra, pois têm que conhecer todos os processos da empresa para subir os degraus do crescimento. Assim é que estarão bem preparados para a liderança, no futuro.

Equipe Editorial - Como e quando a Fruki começou a atuar com ferramentas da qualidade?
Nelson Eggers -
Ingressamos no PGQP no ano de 2002. Acompanhávamos o trabalho da entidade atentos ao fato de que as empresas adeptas eram premiadas, reconhecidas pelos bons resultados e sempre registravam crescimento. Então, percebemos que, através desse caminho, certamente cresceríamos mais, como desejávamos. 

Equipe Editorial - De que forma a implantação dos processos de gestão pela qualidade se refletem nos resultados da empresa?
Nelson Eggers -
Temos crescido bastante, ano a ano, e a evolução na qualidade da gestão é, com certeza, um dos fatores que contribuiu para isso. Também, é interessante verificar que os destaques positivos da empresa junto ao PGQP renderam uma valorização do nosso produto. Os consumidores associam diretamente a excelência na gestão à qualidade das bebidas que a Fruki comercializa e esse é um reconhecimento que impulsionou as nossas vendas. O faturamento da empresa hoje é, aproximadamente, três vezes maior do que o registrado em 2002. Somente em 2010, o faturamento foi 22% maior do que no ano anterior. Em 2011, a meta é superar em 18% o valor alcançado no ano passado, com aumento de 10% no volume. Temos conseguido atingir as projeções, que são altas, em função de uma gestão muito bem conduzida.

Equipe Editorial - Quais são os planos da empresa em relação ao trabalho de gestão para que continue no patamar da excelência?
Nelson Eggers -
Como já somos Ouro, estamos motivados e num esforço concentrado, para conquistar o troféu Diamante. Talvez, esperemos um ano para concorrer. nos candidatando somente em 2013. A fase, agora, é de preparação e de conhecimento. A nossa a equipe está estudando as novas exigências e necessidades de mudanças para que estejamos adequados à avaliação que nos possibilite ganhar o novo prêmio. 

Equipe Editorial - Quais as principais metas e novos projetos da Fruki para 2012?
Nelson Eggers -
Neste ano, iniciamos a construção do nosso centro de distribuição em Canoas, que será um prédio com 12 mil metros quadrados de área construída. No ano que vem vamos construir uma fábrica nova, mas o município de localização ainda não está definido. O que já está programado é que a esta unidade, que estará pronta em 2013, produzirá sucos, chás, energéticos e bebidas à base de soja. Vamos atuar nesse nicho segmentado para diversificar o mix que temos hoje. A linha de produção atual soma 44 produtos entre sabores e tamanhos diferenciados de refrigerantes, água mineral e energéticos. Para 2013, também está prevista a ampliação da fábrica sede, em Lajeado. Esta é uma necessidade que identificamos devido às taxas de crescimento. Certamente, no ano que vem atingiremos o limite de nossa capacidade produtiva que é de, atualmente, 300 milhões de litros de bebidas ao ano.

Equipe Editorial - A empresa pretende modificar o foco no mercado regional e expandir suas ações de venda/produção para fora do Rio Grande do Sul?
Nelson Eggers -
Por enquanto, não. Nós ainda temos condições de ampliar bastante as nossas vendas aqui. Avaliamos que é possível crescer entre 50% e 60% no Estado. Somente depois disso, é que pretendemos partir para outros mercados e planejaremos fábrica fora do Rio Grande do Sul. A participação da Fruki no mercado gaúcho de bebidas é de 13%. Trabalhamos com o objetivo de que essa fatia represente 21% em alguns anos.

Equipe Editorial - A Fruki exporta poucas quantidades para países como Uruguai, Japão, China e Estados Unidos, em busca de brasileiros com saudades de guaraná. Como funciona esse processo? A empresa espera ampliá-lo?
Nelson Eggers -
Na verdade, são quantidades muito pequenas de produtos exportados, algo que não interfere significativamente em nosso movimento de produção e lucratividade. Essas vendas têm acontecido e até geraram alguma repercussão para a marca, com o episódio do jogador Beckham, mas não são, definitivamente, expressivas para o nosso negócio. A empresa não deve investir para ampliar isso porque os produtos não têm muito valor agregado e frete a longa distância altera muito os preços, o que acaba tirando a competitividade.


Equipe Editorial - Um dos grandes diferenciais da área de vendas da Fruki é o atendimento direto ao cliente. Como se dá o processo de gestão desta grande equipe  (quantos são?) e como motivá-los para, a cada dia terem melhores resultados?
Nelson Eggers -
Temos 30 mil clientes e nós visitamos diretamente, uma vez por semana, cada um deles. Seis mil visitas todos os dias. São 200 vendedores, que devem realizar, em média, 30 visitas diárias. O nosso representante visita o comprador durante o dia, à noite se carregam os caminhos e, no seguinte, é feita a entrega. Esse processo de proximidade é extremamente importante para nós. Para isso, a empresa tem 240 motos, 60 automóveis e uma frota própria de 60 caminhões e mais 80 caminhões em contratações de terceiros. Com os vendedores e supervisores são realizadas reuniões matinais e no final do dia para orientar, motivar e repassar metas.

Equipe Editorial - De que forma a Fruki atua na valorização e manutenção de sua equipe de profissionais na empresa?
Nelson Eggers
- Temos planos de premiação para metas atingidas e oferecemos um programa de participação de resultados entre os funcionários. Também damos muita importância para o crescimento profissional através do conhecimento. Investimos em treinamentos para qualificar e valorizar nossa equipe. Esse ano, por exemplo, cada funcionário da Fruki terá 39 horas de participação em capacitações. Outro incentivo importante é a promoção. Quando há a necessidade de preencher uma vaga, procuramos, primeiro, identificar se um funcionário pode assumir esse cargo e o promovemos. Temos 680 colaboradores e a ideia é que todos possam crescer na empresa.
PF prende 11 no Maranhão em operação contra fraudes no INSS


POR OSWALDO VIVIANI e JULLY CAMILOA Força-Tarefa Previdenciária do Maranhão (Polícia Federal, Ministério Público Federal e Ministério da Previdência Social) desencadeou, na madrugada de hoje (29), a Operação Duas Caras, de combate a fraudadores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As fraudes, segundo a PF, causaram um prejuízo aos cofres públicos de pelo menos R$ 16,5 milhões.
Dos 14 mandados de prisão temporária (5 dias, podendo ser prorrogados), expedidos pela 1ª Vara Criminal da Seção Judiciária Federal do Maranhão, 11 foram cumpridos, assim como 18 de busca e apreensão. O operação aconteceu em três municípios da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar) e em Icatu (a 103 km de São Luís).
A PF informou que constatou a utilização, em agências do INSS das cidades mencionadas, de documentos falsos, com modificação de dados pessoais de beneficiários, para obtenção de benefícios fraudulentos.
A PF não divulgou oficialmente a relação dos presos, mas o JP apurou que dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Icatu e da Colônia de Pescadores de Paço do Lumiar estão entre os presos.

Foto: G. Ferreira

Mais de R$ 330 mil em espécie também foram apreendidos
Um dos detidos teve uma evolução patrimonial mais do que suspeita: com salário de R$ 2 mil conseguiu comprar um apartamento de R$ 1 milhão, numa área nobre de São Luís. Na casa dele, a PF encontrou R$ 200 mil em espécie. O total de dinheiro apreendido pela polícia na operação foi de mais de R$ 330 mil.
Além de dinheiro, a PF apreendeu seis veículos: uma caminhonete Hilux, um Polo, um Corsa Classic, um Agile, uma picape Strada e uma moto Yamaha.

Foto: G. Ferreira

legenda vem aqui
A Operação Duas Caras contou com 75 policiais federais e 17 técnicos do Ministério da Previdência Social.
O nome da operação ("Duas Caras") é uma alusão à grande quantidade de documentos falsos utilizados pelos quadrilheiros.
Cooptação fraudulenta – De acordo com o delegado federal Cláudio Carvalho, da Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários do Maranhão, responsável pela Operação, as investigações tiveram início em dezembro de 2009, depois que a Ouvidoria-Geral da Previdência Social apontou a existência de fraudes na concessão dos benefícios previdenciários. Ele explicou que a quadrilha seria composta por representantes de um sindicato rural, uma colônia de pescadores, agenciadores, intermediários e servidores do INSS.
“Os agenciadores cooptavam pessoas comuns e fraudulentamente as transformava em pescadores ou lavradores, utilizando documentos adulterados, como comprovantes de endereço e certidões. Por sua vez, o servidor, ciente da irregularidade, concedia o benefício sem agendamento e, em alguns casos, até sem o comparecimento do segurado”, afirmou o delegado.

Foto: G. Ferreira

Na agência do INSS de São José de Ribamar, a documentação era fraudada
Carvalho afirmou que em torno de 600 benefícios fraudulentos foram detectados. Todos serão cancelados.
“Os benefícios concedidos por meio dessa modalidade criminosa serão auditados e posteriormente cancelados. Já os beneficiários serão responsabilizados criminalmente e individualmente pela ação. A maioria dos envolvidos nem residia na zona rural ou nas colônias e nunca exerceu a profissão de pescador ou lavrador”, disse o delegado.
Dos 11 mandados de prisão cumpridos, quatro foram em São Luís, três em Paço do Lumiar e quatro (todos servidores do INSS) em São José de Ribamar.
A PF informou que os presos serão conduzidos para o Centro de Triagem em Pedrinhas logo após a tomada de depoimentos.
Eles serão responsabilizados pelos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informação da Administração Pública, estelionato previdenciário e formação de quadrilha.
O atendimento nas agências do INSS visitadas pela PF hoje pela manhã foi prejudicado. Muita gente teve de voltar para casa sem ser atendida.

MTE quer mais rigidez no pagamento do seguro-desemprego

SÃO PAULO – O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) quer mais rigidez na lei do seguro-desemprego, que estabelece que o trabalhador desempregado que rejeitar uma proposta de emprego poderá perder o benefício, caso não justifique a recusa.

A medida já estava prevista na lei 7.988 de 1990. Entretanto, a sua aplicação era baixa porque não existe um cadastro de emprego integrado em todo o País. Uma maneira de solucionar o problema foi o Portal Mais Emprego, que oferece vagas de trabalho e auxilia na recolocação do profissional no mercado de trabalho.

De acordo com o MTE, o Portal já está em funcionamento em todo o País. Nesta semana, foi finalizada a implantação do sistema em São Paulo.

Sobre o Portal

O portal integra, em um único banco de dados, informações do Sine (Sistema Nacional de Emprego), das SRTEs (Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego), da Caixa Econômica Federal e entidades de qualificação profissional.

Além de poder se inscrever para uma vaga de emprego disponível nos postos do Sine, o trabalhador poderá fazer consultas, obter informações sobre seu benefício, elaborar e imprimir o currículo, obter informações sobre abono salarial e acompanhar seu processo de intermediação de mão de obra. Já o empregador poderá enviar requerimento de seguro-desemprego, disponibilizar vagas, consultar currículos e acompanhar os processos de seleção das vagas disponibilizadas.

Suspensão do seguro-desemprego

Por meio do Portal, o trabalhador, ao dar entrada no requerimento do seguro-desemprego nas agências do MTE, na Caixa Econômica ou nas agências do Sine, estará automaticamente inscrito no processo de intermediação de emprego.

O diretor do Departamento de Emprego e Salário do MTE, Rodolfo Torelly, explica que o profissional poderá ser convocado a participar de processos de seleção e ser encaminhado às vagas que foram ofertadas pelos empregadores ao Sine. “Com a implantação do Portal, o trabalhador estará automaticamente inscrito na intermediação de emprego, independente de onde der entrada”, explica.

A suspensão do benefício ocorrerá caso o trabalhador não compareça a três convocações consecutivas. Com isso, ele deverá se apresentar ao Sine mais próximo de sua residência, a fim de atualizar o seu cadastro e justificar o não comparecimento. Se a recusa for “sem justificativa”, o benefício será suspenso.

O profissional poderá justificar o motivo pelo qual está recusando a vaga, por meio de recurso administrativo e, dependendo da justificativa, o benefício poderá ser liberado ou cancelado. A medida é válida também para quem recusar uma vaga de emprego que seja compatível com a qualificação e o salário anterior.

“É muito melhor voltar ao trabalho do que ficar no seguro-desemprego. Quem troca o trabalho formal para receber o beneficio é o maior prejudicado. O programa do seguro-desemprego faz parte das políticas ativas, pois visa ao retorno do trabalhador no mercado de trabalho via Sine e qualificação profissional”, finaliza Torelly.

Hyundai Elantra chega para disputar mercado de sedãs

Sedã coreano entra no segmento dominado pelos japoneses Honda Civic e Toyota Corolla

Bruno Roberti, da
Divulgação via Quatro Rodas
O carro Hyundai Elantra
O sedã chega ao Brasil a partir de R$ 71.700

O Hyundai Elantra, novo sedã da marca, já começa a ser vendido de forma oficial por aqui. O modelo, que já foi vendido no mercado brasileiro na década de 90, no início das importações, chega para concorrer com sedãs já consagrados, como Honda Civic e Toyota Corolla.
 
A quinta geração do Elantra, apresentada no Salão de Los Angeles, abusa dos vincos e linhas volumosas, que representa uma evolução do conceito inaugurado pelo Sonata de "Escultura Fluida". Por dentro, o Elantra mantém a profusão de linhas, que se misturam a diferentes tipos de materiais no acabamento.

Sob o capô, o sedã coreano conta com propulsor 1.8 com duplo comando de válvulas e quatro cilindros, que entrega 160 cv de potência e 18,2 mkgf de torque a 4.700 rpm. A transmissão pode ser manual de seis marchas ou automática também com seis velocidades.

Entre os itens de série, a versão de entrada do Elantra vem com ar-condicionado dual zone, CD com MP3 e controles no volante, piloto automático, computador de bordo com tela LCD, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, airbag duplo, ABS e sensor de estacionamento. A versão intermediária acrescenta airbags laterais e de cortina, alarme, acendimento automático dos faróis, controle de estabilidade, câmera de ré, bancos em couro com regulagem elétrica e partida por meio de botão. Já a topo-de-linha acrescenta apenas com teto solar com cortina.

O Elantra custa R$ 71.700 na versão mecânica, de entrada, R$ 81.800 na automática sem teto solar e R$ 84.200 na topo-de-linha com teto.

STF processa Maluf e família por lavagem de dinheiro

O MPF sustentou que a família se envolveu num esquema de lavagem de recursos desviados de obras públicas da época em que Maluf administrou a capital

AGÊNCIA BRASIL
Paulo Maluf
Maluf e os parentes passarão da condição de investigados para a de réus

São Paulo - O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu hoje um processo criminal contra o deputado federal e ex-prefeito Paulo Maluf (PP-SP), a mulher dele, Sylvia, quatro filhos do casal e mais dois parentes por suspeita de lavagem de dinheiro. O Ministério Público Federal sustentou que a família se envolveu num esquema de lavagem de recursos desviados de obras públicas da época em que Maluf administrou a capital.
 
Como consequência da decisão, Maluf e os parentes passarão da condição de investigados para a de réus. O ex-prefeito e a mulher ficaram livres da acusação de formação de quadrilha porque, segundo os ministros, em razão da idade deles já ocorreu a prescrição. Mas os outros também responderão por formação de quadrilha.

Relator do processo, o ministro Ricardo Lewandowski destacou os valores "astronômicos" dos supostos desvios. Ele citou que o prejuízo ao erário foi de cerca de US$ 1 bilhão. Também disse que há informações de que a família Maluf teria movimentado no exterior cerca de US$ 900 milhões, valor superior ao Produto Interno Bruto (PIB) de muitos países, como Timor Leste, Guiné Bissau e Granada.

O ministro destacou que o total de recursos consumidos com a obra da avenida Águas Espraiadas foi de R$ 800 milhões. Mas que as suspeitas são de que cerca de US$ 1 bilhão teriam sido lavados. Além dos valores altíssimos, o ministro mostrou ter ficado surpreso com o fato de o caso envolver mais de uma dezena de empresas off shore.

Carisma de ódio

O destaque da sessão foi o advogado José Roberto Leal de Carvalho, que defende Maluf. "É muito difícil defender Paulo Maluf. Paulo Maluf carrega um carisma de ódio, desde a Copa de 1970 (quando ele presenteou jogadores com automóveis Fusca). Começa o calvário dele lá", disse Carvalho.

O advogado também criticou o fato de o Ministério Público Federal ter denunciado por formação de quadrilha oito integrantes da família Maluf. "A quadrilha só vai acabar quando matarem todos e restarem três", disse.

José Roberto Batocchio, advogado do filho do deputado, Flávio Maluf, também tratou do assunto. "No Brasil, transformaram formação de família em formação de quadrilha", disse. Batocchio reclamou do uso pelo Ministério Público de provas fornecidas pela Suíça. Defensor também de Jaqueline Maluf, o advogado disse que ela é uma dona de casa. "É uma dona de casa que só acompanhou o marido e se dedicou a cuidar dos filhos e a administrar o seu lar', disse.

Ricardo Teixeira é internado no Rio de Janeiro

O presidente da CBF chegou em carro particular, estava lúcido e deve ficar internado, em observação, por 48 a 72 horas

 
Fábio Grellet, da
Eduardo Monteiro/Placar
Ricardo Teixeira
Ricardo Teixeira tem histórico de problemas do coração

Rio de Janeiro - O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, foi internado às 18h30 desta quinta-feira no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo (zona sul do Rio). Ele procurou a emergência da unidade após sentir dores abdominais.
 
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Ricardo Teixeira chegou em carro particular, estava lúcido e deve ficar internado, em observação, por 48 a 72 horas. O dirigente é acompanhado pelo cardiologista Jorge Castro Yperez.

Ricardo Teixeira tem um histórico de problemas cardíacos. Ele tinha como seu médico particular o cardiologista e ex-presidente do Fluminense, Roberto Horcades. O relacionamento entre eles esfriou depois que este vetou a ida de Muricy Ramalho, então no Flu, à seleção brasileira.

Frase do dia

"Há os que se queixam do vento. Os que esperam que ele mude. E os que procuram ajustar as velas." William G. Ward

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ponto eletrônico entra em vigor no dia 3 de outubro

Quase dois anos depois de anunciada, a nova legislação ainda é motivo de discussão e muita dúvida.


A partir de 3 de outubro, empresas que fazem o controle eletrônico de ponto devem estar adequadas às normas da Portaria nº 1.510/09. Composto por 31 artigos, o documento estabelece regras que devem ser obedecidas tanto pelo empregador como pelo funcionário para que o registro eletrônico de ponto seja eficiente e confiável. Segundo o Ministério do Trabalho, o objetivo do sistema é impedir que horários anotados na entrada e saída do expediente de trabalho sejam alterados.

Para José Chapina Alcazar, presidente Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e coordenador do Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor, a obrigatoriedade de adesão ao novo sistema é absurda.

“Entre outras medidas abusivas, as empresas terão de manter equipamento com capacidade de funcionamento de 1,4 mil horas ininterruptas em casos de falta de energia e a disponibilizar impressora de uso exclusivo para impressão de qualidade para durabilidade de cinco anos de todas as marcações feitas.”
Quase dois anos depois de anunciada, a nova legislação ainda é motivo de discussão e muita dúvida. Há inclusive um Projeto de Decreto Legislativo em trâmite no Senado Federal, apresentado pela senadora Niura Demarchi (PSDB-SC) para sustar os efeitos da Portaria nº 1.510/09.

O Sescon-SP e o Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor continuarão na luta pela anulação da obrigatoriedade, que traz ônus às empresas, não garante o fim das fraudes trabalhistas e ainda afeta o meio ambiente. “As novas regras contêm medidas onerosas, complexas e que demandam grandes investimentos das organizações, principalmente, das micro e pequenas”, argumenta Chapina Alcazar.

Fonte: Canal Executivo

ITR 2011: Prazo para entregar a declaração termina sexta-feira

A Receita Federal recebeu, até a manhã de hoje (28), 4.677.696 de Declarações do Imposto Territorial Rural ( DITR).O prazo para entregar a DITR começou em 22 de agosto.


Para preencher a Declaração do Imposto Territorial Rural (DITR), o contribuinte tem de baixar o Programa Gerador da Declaração (PGD), que é enviado por meio do aplicativo Receitanet.
A Receita Federal recebeu, até a manhã de hoje (28), 4.677.696 de Declarações do Imposto Territorial Rural ( DITR).O prazo para entregar a DITR começou em 22 de agosto. A expectativa é que até 30 de setembro 5 milhões de declarações sejam entregues.O programa ITR2011 está disponível no endereço, http://www.receita.fazenda.gov.br/
 
Utilização obrigatória do programa ITR2011:
&10132;Pessoa Física cujo imóvel rural tenha área total igual ou superior a:
1.000 ha, se localizado em município situado na Amazônia Ocidental ou no Pantanal mato-grossense ou sul-mato-grossense;
500 ha, se localizado em município situado no Polígono das Secas ou na Amazônia Oriental;
200 ha, se localizado em qualquer outro município.
&10132; Pessoa Jurídica, independentemente da extensão da área do imóvel.
&10132; Qualquer condômino, quando participar do condomínio pelo menos uma pessoa jurídica.

Caso o contribuinte não esteja enquadrado nas hipóteses de obrigatoriedade de envio através do PGD, poderá entregar a declaração em mídia removível, nas agências do Banco do Brasil S.A. ou da Caixa Econômica Federal, durante o expediente bancário; ou em formulário que deve ser entregue nas agências e lojas franqueadas dos Correios, durante o seu horário de expediente, ao custo de R$ 6 . Quem perder o prazo ou fizer declaração retificadora, a qualquer tempo, estará obrigado a apresentar a declaração pela internet.A multa para quem perder o prazo é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido - não podendo o seu valor ser inferior a R$ 50 , no caso de imóvel rural sujeito à apuração do imposto, além de multa e juros. No caso de imóvel rural imune ou isento, a não apresentação da declaração no prazo implica em multa de R$ 50.

Fonte: Receita federal

AGORA CHEGA

 

Alinhe-se ao movimento de combate à corrupção e em defesa da ética e da moralidade na administração pública - Agora Chega! -, composto por entidades e representantes da sociedade civil organizada. Por meio do site www.agorachega.org.br, é possível manifestar o apoio a Projetos de Lei que tramitam no Congresso. No portal também podem ser efetuadas denúncias. Acesse o link do Observatório da Corrupção e saiba como. Participe. Colabore para a construção de um Brasil melhor e mais justo.

INSS quer que motorista infrator pague indenização a vítima de acidente de trânsito

 
Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve ajuizar nos próximos dias as primeiras ações para o pagamento de indenizações a vítimas de acidentes de trânsito pelos motoristas infratores. A ideia é que eles tenham que arcar com os custos de auxílio-doença ou pensão por morte, por exemplo, informou hoje (28) o presidente da autarquia, Mauro Hauschild.

De acordo com ele, a Advocacia-Geral da União (AGU) estuda a forma como será feita a cobrança. Segundo Hauschild, atualmente, o INSS gasta R$ 8 bilhões por ano com as despesas decorrentes de acidentes de trânsito. "Não é justo para a sociedade que o INSS, que arca com pesado déficit de suas contas para dar garantias aos segurados, tenha que custear essas despesas, causadas pela má conduta de motoristas que dirigem embriagados, em alta velocidade, provocando graves acidentes com vítimas, ou que trafegam na contramão.”

O presidente do INSS espera que o trabalho envolva a parceria do Ministério Público, da Polícia Rodoviária Federal, dos departamentos de Trânsito estaduais (Detrans), entre outros, para que os processos sejam bem embasados.

"Não se trata de sair procurando quaisquer acidentes culposos [para responsabilizar motoristas]. Não vamos nos aventurar a expor as pessoas a situações desnecessárias", ressaltou ele, em entrevista ao programa Brasil em Pauta, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

O presidente do INSS observou que "essa transferência de responsabilização” já vem ocorrendo em situações envolvendo empresas que, por inobservância da lei, expõem empregados a riscos, acarretando mortes e lesões. Segundo ele, o instituto vem ganhando causas desse tipo, o que também deverá ocorrer no caso de motoristas que provocam acidentes de trânsito com vítimas.

Hauschild destacou que a medida terá caráter educativo, assim como a Lei Seca, que estabeleceu sanções como o pagamento de multa, a suspensão da carteira de habilitação e a prisão, para o motorista que é flagrado dirigindo embriagado. "As causas provocadas por irresponsabilidade, com certeza, têm que ser custeadas por quem assumir o risco de provocar mortes ou lesões", defendeu.

Edição: Juliana Andrade

Google irá financiar projetos de energia solar para residências

Financiamento permitirá a participação inicial de 3 mil proprietários para a instalação de painéis solares nos telhados

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br
 
Dono de um parque de servidores com cerca de 1 milhão de unidades (diz o Gartner), o Google pretende investir fortemente em negócios sustentáveis além dos seus próprios portões. A empresa anunciou na última terça-feira (27) que vaifirmar uma parceria junto à Clean Power Finance (CPF) para criar um fundo no valor de US$ 75 milhões com o objetivo de financiar projetos residenciais de captação da energia solar.

O financiamento permitirá a participação inicial de 3 mil proprietários para a instalação de painéis solares nos telhados, segundo comunicado divulgado por ambas as empresas.

Para Rick Needham, diretor de Operações de Negócios Verdes do Google, "muitos instaladores que não tiveram a possibilidade de ter esse tipo de financiamento poderão oferecê-lo, o que os ajudará a aumentar significativamente os seus negócios. É também uma plataforma que pode trazer outros financiadores", espera.

Com informações da Agência Reuters.

Empresários comemoram aprovação do Supersimples

Avaliação é de que ganhos são para empresas, governos e sociedade

Por Dilma Tavares, Agência Sebrae
 
A aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 77/11, que ajusta a lei do Supersimples (Lei Complementar 123/06), permite a manutenção de empresas e de empregos. A avaliação é de lideranças empresariais que comemoram a aprovação do projeto pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) nesta terça-feira (27).

Entre as mudanças, o projeto amplia em 50% as faixas de tributação até o teto da receita bruta anual das empresas do Simples Nacional – sistema especial de recolhimento de impostos dos micro e pequenos negócios e que, hoje, conta com mais de 5,4 milhões de empresas. O teto da microempresa sobe de R$ 240 mil para R$ 360 mil e o da pequena passa de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões.

O presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Comicro), José Tarcísio da Silva, explica. "Sem os ajustes propostos pelo projeto, principalmente a ampliação do Supersimples, as empresas perdem competitividade e, numa situação dessas, normalmente a primeira providência é corte de gastos com pessoal". Ele lembra que a aprovação do projeto pela CAE "é uma batalha vencida, mas falta vencer a guerra com a aprovação do PLC pelo plenário do Senado".

O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Minas Gerais, Marcelo de Souza e Silva, rebate as alegações de governadores - inclusive do governador do seu estado - contrários à ampliação do Supersimples sob alegações de perda de arrecadação. "Quanto mais se desonera as micro e pequenas empresas mais se incentiva a formalidade e se amplia a arrecadação", destaca. Esse, afirma Marcelo, será o resultado das mudanças estabelecidas pelo projeto aprovado pela CAE. "Trata-se de garantir a sobrevivência das empresas e de evitar que muitas caiam na informalidade".

Impulsionado por empréstimos públicos, crédito volta a crescer em agosto

As operações de crédito voltaram a bater recorde em relação ao que o país produz

Por Wellton Máximo, Agência Brasil
 
Depois de reduzir, em julho, o ritmo de crescimento, o volume de crédito do sistema financeiro voltou a crescer em agosto. Segundo dados divulgados há pouco pelo Banco Central, as operações de crédito aumentaram 1,7% no mês passado, o que elevou o crescimento acumulado em 2011. Nos oito primeiros meses do ano, a expansão foi 10,7%. Até julho, o crescimento acumulado estava em 8,7%.

As operações de crédito voltaram a bater recorde em relação ao que o país produz. Em agosto, o volume de crédito correspondeu a 47,8% do Produto Interno Bruto (PIB), contra 47,3% em julho. Em valores absolutos, o volume de crédito fechou o mês passado em R$ 1,889 trilhão.

De acordo com o Banco Central, a expansão do crédito permaneceu sustentada, principalmente, pelo crescimento das carteiras com recursos direcionados, como crédito habitacional, financiamentos rurais e empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O crédito direcionado aumentou 3,2% em agosto para pessoas físicas e 1,8% para as empresas. Já o crédito com recursos livres (não direcionados) expandiu-se em ritmo menor: 1,3% para pessoas físicas e 1,4% para pessoas jurídicas.

Os bancos públicos concentraram 42,2% do crédito do sistema financeiro. Os bancos privados nacionais responderam por 40,6%. Já as instituições estrangeiras foram responsáveis por 17,2% do crédito total.

Itaú compra operação de varejo do HSBC no Chile

Banco brasileiro ganha 5.500 clientes e carteira de US$ 20 milhões

 
Pedro Zambarda/EXAME.com
Banco Itaú
Itaú: mais um passo no avanço internacional do banco

São Paulo – O Itaú comprou a operação de varejo do HSBC no Chile. De acordo com o jornal Valor Econômico, o negócio foi confirmado pelo banco britânico. Já o Itaú não comenta a informação.

A negociação foi divulgada nesta quarta-feira pelo jornal chileno El Mercurio. Segundo a publicação, o acordo faz sentido para as duas instituições. O HSBC pretende concentrar sua atividades no Chile em empréstimos corporativos. Já o Itaú avançará no segmento de varejo premium, com 5.500 clientes e uma carteira de 20 milhões de dólares em crédito.

A fatia do HSBC no varejo bancário do Chile, segundo a Dow Jones, é bastante pequena: apenas 0,03% da clientela. Já o Itaú detém 3,33% do mercado sul-americano.

Motivação e Liderança - Gansos

Duas vezes por ano, cinco milhões de gansos enfrentam uma verdadeira maratona. Durante três meses, percorrem mais de cinco mil Km, migrando das regiões árticas para lugares mais quentes e voltando novamente na primavera para procriar. A motivação para essa jornada é garantir a própria vida. O ambiente é de cooperação. Em grupo, adotam uma formação em V na qual todos de beneficiam do impulso gerado pela batida das asas de seus companheiros. Assim, o trabalho de cada animal facilita a vida de seus companheiros. Todos dão o máximo de si para alcançar o objetivo. Quando está voando sozinho, o ganso sente a resistência do ar e se cansa rapidamente. O trabalho de cada um é valorizado. Quando o ganso que lidera o grupo cansa, rapidamente outro chega para ajudá-lo, ocupando seu lugar. Quando um animal fica doente, gansos saem da formação e o acompanham para protegê-lo. Voando na formação em V, os gansos fazem um grande barulho. O objetivo? Animar os companheiro e manter o ritmo de vôo. E você? Gostaria que seus companheiros de trabalho fossem como os gansos?

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Renault apresenta linha 2012 de utilitários com preços mais baixos

"O segmento de comerciais leves ganha cada vez mais importância na estratégia de expansão da Renault no mercado nacional", destaca executivo da empresa

A linha 2012 de veículos utilitários da série Renault Master foi lançada com várias novidades, entre as quais a ampliação da lista de equipamentos de série, que, a partir de agora, incluirá o trio elétrico (vidros, travas das portas e espelhos retrovisores). Além disso, a gama 2012 teve um reposicionamento de preços e conta, entre as versões transformadas, com um modelo destinado ao transporte executivo.

"O segmento de comerciais leves ganha cada vez mais importância na estratégia de expansão da Renault no mercado nacional, por isso estamos investindo em uma linha de veículos utilitários que tem na versatilidade, robustez e baixo custo de manutenção as suas principais características", destaca o Vice-Presidente Comercial da Renault do Brasil, Gustavo Schmidt.

Duas boas notícias para os consumidores têm impacto direto no bolso. Uma delas é a redução do preço do Pack Climatização e do Pack Segurança. O Pack Climatização, que inclui ar condicionado dianteiro e traseiro, passa de R$ 9.300 para R$ 8.700. O Pack Segurança, composto de freios ABS e airbag duplo, cai de R$ 4.300 para R$ 2.900.

Já a inclusão do trio elétrico como equipamento de série, com o reposicionamento de preços, representou um acréscimo de apenas R$ 500,00 no valor sugerido dos veículos, contra R$ 1.700,00, quando este item era oferecido opcionalmente.

Master Minibus L3H2
Com a filosofia de oferecer verdadeiras unidades móveis de trabalho autônomas, dotadas de equipamentos para a realização das tarefas características dentro de cada tipo de especialização, a linha de veículos transformados do Renault Master passa a contar com mais uma opção: o Master Minibus L3H2 Executivo (L3H2 = chassi longo e teto alto).

Voltado principalmente para o segmento de transporte de passageiros Executivo ou Urbano, o Renault Master Minibus L3H2 oferece grande número de itens de série e alto padrão de conforto, conforme exigência do público para o qual é destinado.

O Master Minibus L3H2 é o único da categoria a contar com bagageiro de 1.700 litros, obtido com o posicionamento elevado da última fila de bancos.

Kangoo Express 1.6 16V Hi-Flex
Completa a linha de comerciais leves da Renault do Brasil o Kangoo Express. Ideal para os centros urbanos, este utilitário tem uma das maiores capacidades de carga útil do seu segmento (800 kg) e 2,8 m³ de volume total. Disponível em uma única versão de acabamento, o modelo tem porta traseira assimétrica, para facilitar a operação de carga e descarga em espaços reduzidos, e pode ser adquirido com ou sem porta lateral deslizante.

Direção hidráulica, ar quente, regulagem elétrica dos faróis com comando interno (imprescindível para manter a visibilidade noturna quando o veículo está carregado), terceira luz de freio, rodas de aro 14 (165/70) e protetor de cárter são itens que já saem de fábrica.

Por que eu tenho que mudar?

“A única coisa permanente é a mudança”, já diz a filosofia budista

Temos que mudar simplesmente porque o mundo em que nós nascemos não é mais o mundo em que estamos vivendo. Estes são tempos de transição, instabilidade, renovação, inovação e de pluralidade.
Ao folhar uma revista, um jornal ou mesmo assistir televisão, nos deparamos diariamente com matérias ligadas direta ou indiretamente à mudança. Mais da metade dos livros de gestão, que foram publicados nos últimos três anos, têm a mudança inserida em seu título ou no subtítulo. Também não faltam seminários, palestras, cursos, encontros de marketing, de Administração ou de RH sem que o tema mudança não seja tratado.

Em qualquer empresa, instituição ou mesmo na vida pessoal alguma coisa mudou, está mudando ou precisa mudar. As coisas mudam, as competências exigidas mudam, o ambiente externo torna-se menos favorável, você fica mais complacente e se acomoda. Rivais inesperados, tão ambiciosos quanto você já foi um dia, encontram um modo de alterar as regras e destruir criativamente as coisas que você fez para permanecer eternamente no mercado. Se quiser permanecer na onda de sucesso, você precisa mudar - ou não sobreviverá.

Segundo Max Gehringer devemos aprender com as mulheres. Observe o exemplo delas em sua escalada no mundo dos negócios. Um levantamento feito em 400 empresas demonstrou que atualmente mais de 50% das empresas têm como sua principal executiva uma mulher. Na década de 70 esse percentual era zero. Numa única geração elas decidiram ser melhores do que haviam sido em toda a história, desde as cavernas. Essa lição vale para todos. Quando a gente acorda de manhã querendo ser o melhor acaba conseguindo.

Mas mudar não é fácil
Não é fácil mudar porque, primeiro, a mudança nos remete para fora da nossa zona de conforto, rumo ao desconhecido, sem certezas e garantias de resultados, gerando assim medo e ansiedade. Segundo, porque a maioria das pessoas não tem a menor idéia do motivo pelo qual estão mudando, são apenas levados pelo fluxo da multidão.

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Maridav/ iStockPhoto 
  "A única coisa permanente é a mudança", já diz a filosofia budista 

Será que ainda não entendemos que as mudanças, hoje tão necessárias às empresas e à vida pessoal, para serem realmente eficazes devem passar por um processo de maturação lenta e gradual? E que essas mudanças serão oriundas da soma das pequenas mudanças diárias na forma de agir sobre comportamentos que, não repentinamente, mas aos poucos, alterarão a mentalidade e as atitudes?

Mudar não se restringe simplesmente a acionar um botão de liga ou desliga, envolve um processo psicológico baseado em motivos pessoais. Isto é: só muda quem quer.

É importante agir cada um a seu ritmo, no ritmo que é possível naquele exato momento. Cada um precisa de tempos diferentes para decidir, para perceber claramente esse processo de mudança. É um processo que não se deve apressar ou forçar de fora, mesmo que pareça evidente a solução. Podemos informar, dar nosso parâmetro, nosso apoio, mas não devemos induzir ninguém a decidir. A pessoa saberá quando é o momento dela. E se não souber, continuaremos apoiando-a, até que esse momento se descortine naturalmente frente aos olhos desta pessoa.

O homem, por medo do sofrimento, parece ter se rendido à vontade de não crescer, não envelhecer, não sentir dor, não se cansar, não se aborrecer. Era o que Nietzsche pensava. "Crescer dói, descobrir dói, amar dói, se apaixonar dói muito".

Desafios e mudanças caminham junto com oportunidades e crescimento. Não aceitar mudanças pode significar bloquear seu futuro. Atualmente, quem se adapta às mudanças apenas sobrevive, para se sobressair temos que promover a mudança.

Viver é estar diante do eterno paradigma ameaças x oportunidades. Toda mudança traz a semente do novo, do medo, do desconhecido, do ridículo, do falível. Mas por outro lado também traz a oportunidade da experimentação, da inovação, da vitória, do sucesso, da curiosidade, da espontaneidade e da originalidade.

Como diz um provérbio chinês, "Não se salta um precipício em dois laces"
O professor de lingüística da Universidade de Berkeley e um dos mais respeitados pensadores do mundo atual, George Lakoff defende a tese de que as pessoas só mudam suas idéias e postura de vida trocando um modelo mental por outro. A Neurociência vem nos mostrando que os conceitos que estruturam nosso pensamento são construídos em sinapses no cérebro, explica ele. Para mudar um comportamento X, temos de construir outros modelos em nossa mente. Não basta simplesmente sermos apresentados a novos fatos se eles não fizerem sentido. Eles precisam ser absorvidos para compor um novo modelo mental, algo que só acontece se a pessoa estiver aberta a aprender. Daí ser tão importante estar sempre abastecendo o cérebro com novos conhecimentos de forma a deixá-lo preparado para o diferente.

Mas ainda assim é importante questionar os novos modelos antes de adotá-los. Manter a mente aberta não significa atirar-se ao que é novo só porque é novo. É preciso avaliar bem o momento de "pular o precipício". E, recorrendo às palavras de Shakespeare, "a prudência é a melhor parte da ousadia". Senão corre-se o risco de cair na conversa de qualquer guru de plantão.

As pessoas simplesmente não enxergam que a vida recomeça a cada manhã e que, sim, tudo pode mudar!
Tudo começa pela humildade, admitindo que ninguém é dono da verdade, inclusive você. Sendo assim, temos sempre o que melhorar , seguindo o exemplo da filosofia Kaizen*.

Para isso, comece observando as pessoas ao seu redor, sejam profissionais de sua área, não necessariamente somente do seu ramo de atividade, até empreendedores do terceiro setor, desde que sejam considerados excelentes. Aprenda com as atitudes dos outros.

Busque conhecimento através de livros, revistas, artigos, cursos, palestras, internet, enfim, onde for possível. Mas lembre-se: existem dois pontos importantes a se considerar. O primeiro é que existe uma tendência em buscarmos conhecimento apenas em assuntos diretamente relacionados ao nosso ramo, profissão ou dia-a-dia e com isso perdendo muitas oportunidades de aprender lições fora da nossa área. Por exemplo, se você é engenheiro, busque novos conhecimentos na área de filosofia, deste modo você consegue alterar a sua estrutura de pensamento e por sua vez reelaborar seus modelos mentais.

O segundo ponto é que nenhum conhecimento é útil se não puder ser aplicado no seu dia-a-dia e com isso venha agregar valor ao seu cotidiano.

Essa é uma questão que pode ser avaliada sob o prisma de tendências x pendências. Você sabe a diferença entre elas?

Tendência é o que eu ainda não sei. Já pendência é aquilo que eu já sei, mas ainda não implementei.
Pare! Faça uma auto-análise. Quantas coisas você sabe e aprendeu, mas não aplica em sua vida? Com certeza você estudou, se formou , fez uma pós-graduação, concluiu MBA, talvez até um mestrado e um doutorado, já leu centenas, talvez até milhares de livros até agora, assistiu infinitas palestras, participou de dúzias de cursos e workshops. Enfim, sua bagagem de conhecimento é imensa, mas você está conseguindo implementá-lo? Quanto deste conhecimento já está ultrapassado?

É possível conhecer alguma coisa de verdade ou só achamos que a conhecemos?
Esta é uma das questões mais antigas e mais duradouras da filosofia. Nem todos os filósofos concordam. Alguns acreditam que sim, podemos conhecer de verdade, outros que não. Entre aqueles que acreditam que sim, temos duas correntes principais: o ceticismo e o dogmatismo. Já os niilistas acreditam que não.
O constante acúmulo de novas informações pode levar a uma mudança no seu conhecimento sobre o assunto. Você pode apenas acrescentar coisas novas ao seu arquivo mental, bem como pode fazer mudanças com elas. É possível que você passe então a acreditar em outras coisas. Isso significa que durante a sua vida você verá seu conhecimento mudar e com ele sua razão. Ou seja: sua forma de pensar. Quem sabe você até não começa a ver as coisas por outro ângulo?

Conforme o pensamento muda, mudam os conhecimentos e assim mudam as verdades.

A própria verdade muda. Nem sempre o que um povo acha ser verdade é o mesmo que o outro acha. Nem sempre o que uma pessoa acha ser verdade a outra também acha. Mais ainda: nem sempre a verdade corresponde à realidade.

Se até a verdade muda porque você não haveria de mudar?

Abercrombie & branding: que nome é esse?

Quando te perguntarem qual a origem do nome de uma marca qualquer e você não souber, recomendo que responda sempre o seguinte: "a origem do nome dessa marca é o sobrenome de seu criador"

Por Marcos Hiller, www.administradores.com.br
 
Quando te perguntarem qual a origem do nome de uma marca qualquer e você não souber, recomendo que responda sempre o seguinte: "a origem do nome dessa marca é o sobrenome de seu criador". Certamente você não errará, pois é assim que acontece com a maioria das marcas que conhecemos. Eis alguns exemplos: Bauducco, Adidas, Bic, Nestlé, Colgate, Ford, Trevisan, Renner, Kellog's e JBS.

Na indústria da moda, então, creio que esse percentual cresce para uns 90% dos casos. Vejamos: C&A, Dolce & Gabanna, Calvin Klein, Tommy Hilfiger, Valentino, Dior, Stella McCartney e Alexander McQueen, dentre outros vários. E neste setor, que movimenta cifras bilionárias no mundo hoje, uma marca em especial faz um trabalho de branding de maneira fantástica: a Abercrombie & Fitch. Adivinhem a origem do nome? É o cara que a inventou? Em partes: Abercrombie é o sobrenome de David Abercrombie, o fundador da marca. Fitch é o sobrenome de Erza Fitch, simplesmente uma das primeiras clientes da loja.

A Abercrombie & Fitch começou como uma pequena loja de fábrica no dia 4 de junho de 1892, na Lower Manhattan, em Nova Iorque. Essa marca vem ganhando um brilho no varejo de moda. Suas lojas, mais precisamente a localizada no coração da Quinta Avenida, em Nova Iorque, é o que eu considero ser "estado da arte" em termos de branding e construção de marca no ponto de venda.

Tudo é cirurgicamente pensado: o cheiro da loja é espetacular e dá muita personalidade à marca, as roupas são lindas, a disposição e a arrumação dos produtos nas prateleira é impecável, os vendedores são muito bem treinados, a músicaambiente é impactante, e há modelos da marca desfilando pela loja. Ou seja,todos os 'touch points' da marca muito bem planejados e bem calibrados. O resulta não poderia ser outro: loja sempre lotada e com filas dando voltas nos imensos quarteirões de Midtown, em Manhattan.

Fazer branding não é um processo simples. Dá trabalho e pode custar caro, mas, hoje, branding é uma filosofia fundamental para qualquer empresa que almeja sucesso e longa vida. Uma pena que poucas empresas sabem disso. O sr. Abercrombie sabia.

Para jovens, internet e redes sociais são tão vitais quanto ar, água, alimento e moradia, aponta estudo

Levantamento ouviu universitários e profissionais de vários países

Por Redação, www.administradores.com.br
 
Um estudo mundial realizado pela Cisco entre universitários e jovens profissionais aponta que 33% dos entrevistados consideram a Internet um recurso essencial para o ser humano, como ar, água, alimento e moradia. E o relatório considera ainda que mais da metade não conseguiria viver sem a Internet e a cita como uma "parte integrante de sua vida" – em alguns casos, mais importante do que carros, namoro e "baladas".

Em sua segunda edição, o estudo realizado anualmente investiga a relação entre o comportamento humano, a Internet e a difusão das redes, dando uma ideia do pensamento, expectativas e comportamento da próxima geração da mão de obra mundial e como ela influenciará o mundo corporativo.

Os resultados fornecem também uma ideia dos desafios da empresa para manterem-se competitivas, levando em conta o futuro das comunicações corporativas, mobilidade e segurança, com tecnologias capazes de fornecer informações em cada vez mais lugares – de data centers virtualizados e computação em nuvem a redes com e sem fio tradicionais.

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iStockPhoto/ Ensiferum 
 Levantamento ouviu universitários e profissionais de vários países 

A pesquisa foi realizada em 14 países com universitários e profissionais com até 30 anos de idade dos EUA, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, Itália, Rússia, Índia, China, Japão e Austrália. 

Norma coletiva não pode tratar de forma desigual empregados da mesma empresa

Segundo o ministro Emmanoel, os princípios constitucionais da isonomia e da não discriminação foram desrespeitados

Lilian Fonseca


Pelo entendimento da maioria dos ministros que integram a Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, é ilegal negociação coletiva que trate de forma desigual empregados de uma mesma empresa. No caso analisado pela Turma, havia norma coletiva prevendo o pagamento de determinado valor de auxílio-alimentação aos empregados da Minas Gerais Administração e Serviços que trabalhassem na sede da empresa e outro, em valor inferior, aos que atuassem nas empresas tomadoras de serviços.


O relator do recurso de revista da empresa, ministro João Batista Brito Pereira, defendeu a validade da norma coletiva, tendo em vista a garantia constitucional do reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho (artigo 7º, inciso XXVI da Constituição da República), como mencionado pela empresa. Para o presidente da Turma, devem ser observadas as condições ajustadas em normas coletivas que não violem dispositivo de lei, e, na hipótese, o ajuste de pagamentos diferenciados de auxílio-alimentação em função dos locais de prestação de serviço dos empregados não era ilegal.


Contudo, durante o julgamento, o ministro Emmanoel Pereira divergiu da interpretação do relator. De acordo com o ministro, a situação discutida não se restringia à aplicação de norma coletiva, mas sim da existência de cláusula discriminatória. Como a Minas Gerais contestou a obrigação de ter que pagar a ex-empregado o mesmo valor recebido pelos trabalhadores que atuavam na sede da empresa com base no artigo 7º, inciso XXVI, da CF, o ministro Emmanoel concluiu que não houve violação a esse dispositivo.

Segundo o ministro Emmanoel, os princípios constitucionais da isonomia e da não discriminação foram desrespeitados – o que torna ilegal a negociação coletiva que trate de forma desigual trabalhadores da mesma empresa. Por essa razão, o ministro votou pela rejeição (não conhecimento) do recurso e foi acompanhado pela ministra Kátia Magalhães Arruda.


Com essa decisão na Quinta Turma, prevalece a decisão de mérito do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG) no sentido de que a empresa deve pagar ao trabalhador as diferenças de auxílio-alimentação, considerando o valor de fato recebido (R$5,24) e o valor pago aos empregados que prestam serviços na sede (R$10,00).




Processo: RR-161200-38.2009.5.03.0019
Fonte: TST

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