sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Mesmo elevada, arrecadação de novembro interrompeu série de recordes mensais

Mesmo elevada, arrecadação de novembro interrompeu série de recordes mensais

Na comparação com outubro deste ano, a arrecadação caiu 8,38%, em termos reais

Por Sabrina Craide, Agência Brasil
Pela primeira vez no ano, a arrecadação das receitas federais não bateu recorde. Segundo a secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Bastos Manatta, o resultado de novembro só não bateu o recorde mensal da série histórica porque novembro de 2009 foi um mês atípico, por causa da transferência de depósitos judiciais para o Tesouro.

Mesmo assim, ela considerou o resultado do mês passado compatível com o que a Receita esperava. "Isso deve levar o crescimento da arrecadação no ano para 11%, 11,5%". Os dados divulgados hoje (15) pela Receita Federal mostram que a arrecadação em novembro somou R$ 78,968 bilhões, aumento de 6,39% em relação a novembro do ano passado, descontada a inflação. Na comparação com outubro deste ano, a arrecadação caiu 8,38%, em termos reais.

De acordo com a Receita, os fatores que contribuíram para o resultado da arrecadação no mês passado estão ligados aos principais indicadores macroeconômicos, como massa salarial (que avançou 15,6%), produção industrial (+0,88%) e vendas de bens e serviços (+8,1%).

A expectativa da Receita é arrecadar ainda mais em 2012, mas a secretária adjunta admitiu que não será fácil, diante do cenário de dificuldades da economia mundial e dos reflexos da crise externa no Brasil. "A Receita procurará ajustar cada vez mais sua forma de trabalhar para conseguir fazer frente às demandas do governo, para que a gente possa responder às necessidades do país em investimento e custeio. Vamos ter um bom desafio em 2012 e vamos trabalhar para responder a esse desafio".

De janeiro a novembro, a arrecadação somou 873,275 bilhões, alta de 11,69% na comparação com os onze primeiros meses do ano passado, também considerando a evolução da inflação medida pelo indicador oficial, o Índice de preços ao Consumidor Ampliado (IPCA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...