quinta-feira, 13 de junho de 2013

Lula defende criação de ministérios em palestra em Canoas

Lula defende criação de ministérios em palestra em Canoas

Ex-presidente falou a participantes do Fórum Mundial de Autoridade Locais de Periferia


Lula defende criação de ministérios em palestra em Canoas Diego Vara/Agencia RBS

Estendeu-se por cerca de 50 minutos a palestra do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no encerramento no Fórum Mundial de Autoridades Locais de Periferia, realizado em Canoas. Apesar de ter se focado nos problemas enfrentados pelas metrópoles, Lula dedicou parte da fala à recordação de episódios e políticas do tempo em que estava à frente da Presidência da República (2003-2010). O discurso do petista também incluiu dezenas de piadas e brincadeiras com a plateia que lotava o auditório do Centro Universitário Unilasalle.

Dirigindo-se aos prefeitos presentes, incluindo representantes de outros países, Lula valorizou as iniciativas da sua gestão para se aproximar de lideranças municipais. Citou a criação do Ministério das Cidades, focado em projetos de obras das prefeituras, e disse que antes do seu governo os prefeitos eram recebidos em Brasília "por cães pastores que mordiam os seus traseiros".

Sobre os problemas enfrentados pelas grandes cidades, Lula citou a questão da habitação. Afirmou que está cada vez mais dificil fazer políticas públicas para o setor, tanto para o governo federal quanto para os municípios, devido ao alto custo dos terrenos. Abordando um tema que está causando uma série de protestos contra o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, seu afilhado político, Lula classificou o transporte coletivo como problema grave. Disse que a busca por soluções que tornem o transporte público barato e eficiente é um dos desafios para administração pública.

O líder petista ainda defendeu a criação de ministérios no governo federal — já são 39 pastas no primeiro escalão de Dilma. O estabelecimento de ministérios, que costuma ser utilizado para distribuir cargos aos aliados políticos, gera críticas ao Planalto, mas Lula diz que considera isso uma forma de facilitar o acesso da população ao governo federal.

— Por que eu posso ter um Ministério da Indústria e não ter o da Mulher? Tem de colocar pessoas específicas para cuidar de coisas específicas. Num país de costa de marítima de 8 mil quilômetros, não faria sentido não ter o Ministério da Pesca — afirmou.

Após a palestra, Lula foi direto para o Centro Esportivo São Luís, também em Canoas, onde participou de um encontro com catadores de resíduos sólidos da Associação Cataforte.

O petista valorizou o trabalho dos catadores, ressaltou que os lixões terão de ser extintos até o final de 2014 e foi assediado por dezenas de admiradores que queriam pedir autógrafos e posar para fotos. Usando um boné da associação de catadores, Lula atendeu a todos.

Encerrado o ato, ele se preparou para deixar o Estado rumo a Curitiba.

Criação de novos partidos

Maioria no Supremo se manifesta a favor de tramitação de projeto que inibe a criação de novos partidos

Corte suspende a liminar que interrompeu andamento da proposta, assim que chegou ao Senado


 A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou nesta quinta-feira a tramitação do projeto de lei que inibe a criação de partidos. Com a decisão, a Corte suspende a liminar concedida em abril pelo ministro Gilmar Mendes, que interrompeu o andamento do projeto assim que o texto chegou ao Senado.

O julgamento foi retomado nesta tarde com as considerações do ministro Teori Zavascki, que abriu divergência do voto apresentado na quarta-feira por Gilmar Mendes. Para Zavascki, o Supremo não pode impedir a discussão de projetos no Legislativo e só deve atuar como filtro depois que a norma estiver pronta.

— Quanto mais evidente e grotesca for a inconstitucionalidade do projeto de lei, como a pena de morte, citada pelo relator, e a descriminalização da pedofilia, menos se deve duvidar do exercício responsável do Poder Legislativo de aprovar e do Executivo de vetar. Partir da suposição contrária seria menosprezar por inteiro a seriedade e o senso de responsabilidade desses dois Poderes — disse Zavascki.

O ministro também criticou o uso de mandado de segurança para fazer o controle prévio de leis. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que ingressou com a ação, alegava que tinha o direito de não participar da discussão de lei considerada inconstitucional.

— O que se busca é inibir a própria tramitação do projeto, o que significa não apenas o impetrante, mas todos os parlamentares, de discutir e votar a proposta — analisou Zavascki. + Também defenderam a manutenção do trâmite do projeto os ministros Rosa Weber, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e Joaquim Barbosa.

— Um sistema como esse é bizarro. E bizarra a intervenção de uma Corte impedindo o Legislativo de legislar — afirmou Barbosa, que preside o STF. + Já o voto de Gilmar Mendes, contra a tramitação do projeto, foi apoiado pelos ministros Dias Toffoli e Celso de Mello. Para eles, o Congresso Nacional está desrespeitando a decisão tomada pelo STF no ano passado sobre o mesmo tema.

— Quando se falava que essa liminar foi um atentado ao parlamento, na verdade o que se fez é um atentado do parlamento à decisão do Supremo — destacou Toffoli.

O projeto de lei de autoria do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) impede a transferência de fatia maior do tempo de televisão e rádio e de verba extra do Fundo Partidário a legendas recém-criadas que acolherem deputados federais eleitos por outra agremiação.

A aprovação do texto prejudicará a fundação da Rede Sustentabilidade, partido idealizado pela ex-senadora Marina Silva.

Durante o julgamento, Marina Silva destacou que a Corte está apenas autorizando a tramitação do projeto, mas que ainda não se posicionou definitivamente sobre o mérito da questão.

— Vários ministros já manifestaram que há uma inconstitucionalidade no projeto, que não pode ser tolerada — declarou ela, adiantando que haverá novo questionamento no STF assim que a lei for validada, caso o texto seja mantido como está.

Tribunal de Justiça do Estado decide manter suspenso o corte de oito árvores no Gasômetro

Tribunal de Justiça do Estado decide manter suspenso o corte de oito árvores no Gasômetro

A decisão poderá atrasar as obras da Avenida Beira-Rio


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) decidiu, na tarde desta quinta-feira, que manterá suspenso o corte das oito árvores remanescentes na Praça Júlio Mesquita, junto à Usina do Gasômetro.
Conforme o TJ, o recurso da prefeitura contra a decisão liminar da juíza Nadja Zanella, da 10ª Vara da Fazenda, para manter os vegetais em pé não foi analisado porque havia sido enviado fora do prazo.

Com o corte das árvores suspenso, o julgamento será realizado em 1º grau nas próximas semanas.
A Procuradoria-Geral do Município (PGM) irá apresentar defesa nos próximos dias, pois a prefeitura defende que a remoção das árvores é necessária para dar continuidade à duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), obra da Copa do Mundo de 2014.

O projeto inicial previa a derrubada de 115 vegetais, mas após uma série de protestos que ocorreram desde fevereiro, a prefeitura reduziu o número para 83. Até o momento, 75 já foram derrubadas.

Conforme o engenheiro Rogério Baú, coordenador técnico da secretaria de Gestão, a manutenção das oito árvores pode colocar em risco a duplicação:

— Não há possibilidade de desvio de traçado, pois o projeto não dá margem para implementar uma improvisação — explica.

Baú entende que esta é uma decisão provisória, e que logo será resolvida. Entretanto, o engenheiro afirma que a decisão do TJ de manter as árvores no local temporariamente pode causar atrasos na obra.

Facebook lança recurso de hashtags

Facebook lança recurso de hashtags

Novidade já está disponível, mas apenas em inglês, espanhol, turco e japonês


 Facebook lança recurso de hashtags Facebook/Reprodução

O Facebook lançou a sua função hashtag, que transforma em links assuntos escritos com o jogo da velha (#) em mensagens na timeline. O recurso estará disponível a partir desta quarta-feira, contudo, apenas em inglês, espanhol, turco e japonês.

Popular em outras redes sociais, como Instagram, Twitter, Tumblr, as hashtags permitem que o usuário contextualize um post dentro de um assunto em evidência. Ao clicar em uma hashtag no Facebook, "você verá um feed com o que outras pessoas e Páginas estão falando sobre aquele evento ou tópico", afirmou a empresa de Mark Zuckerberg em um comunicado.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Se eleição em SP fosse hoje, Alckmin venceria até Lul

Se eleição em SP fosse hoje, Alckmin venceria até Lula

Em levantamento do Datafolha, o ex-presidente recebeu apenas 26% das intenções de voto, enquanto o governador ficaria com 42%





O instituto Datafolha divulgou nesta segunda-feira (10) números sobre a avaliação do governo de Geraldo Alckmin em São Paulo e as intenções de voto para o cargo de governador do Estado no ano que vem. Alckmin tem sua gestão aprovada por 52% dos entrevistados. O número é superior ao início do mandato (48%), mas continua abaixo dos registrados em seus dois primeiros mandatos (64% e 66%, respectivamente). Na simulação eleitoral, ele apareceu bem e supera até Lula.

Caso as eleições em São Paulo fossem hoje, Alckmin superaria qualquer um dos possíveis candidatos. No primeiro cenário, ele teria 52% dos votos, contra 16% de Paulo Skaf (PMDB), 9% de Gilberto Kassab (PSD) e 3% Alexandre Padilha (PT). Outros 14% votariam branco ou nulo e 5% disseram não ter opinião ainda.

Com Aloizio Mercadante na vaga do PT, Alckmin continua na liderança, com 50%, seguido por Paulo Skaf (15%), Mercadante (11%) e Kassab com 8%. 

Em um terceiro cenário, o ministro da Justiça José Eduardo Cardoso seria o candidato do PT. O resultado seria: Alckmim (52%), Paulo Skaf (16%), Kassab (8%) e José Eduardo (5%). 

Com Lula (PT) na disputa, Alckmin não conseguiria vencer no primeiro turno e teria 42% dos votos. O ex-presidente ficaria em segundo, com 26%, seguido por Skaf (13%) e Kassab (6%).

Revistas Playboy e Capricho poderão ser extintas pela Abril

Revistas Playboy e Capricho poderão ser extintas pela Abril





A editora Abril anunciou uma reestruturação empresarial que resultará no fechamento de onze revistas. Entre as publicações que deverão deixar de circular estão a Capricho, Playboy e a Contigo, que migrará para a Editora Caras.
De acordo com a empresa, essa reformulação tem como objetivo aumentar o "equilíbrio entre produção de conteúdo impresso e digital" e a "racionalização dos recursos". A partir de agora, a estrutura da Abril será dividida nas seguintes unidades: Veja, Exame, Abril Segmentadas, Assinaturas e Novos Negócios Digitais. A Exame responderá pela divisão de Negócios e Tecnologia.
 A empresa explicou que as divisões que estavam subordinadas à Abril Mídia passam a responder diretamente ao presidente da Abril S.A., Fábio Barbosa e que Victor Civita Neto será o novo presidente do conselho editorial. 

Em nota, a Abril afirmou que não há qualquer definição sobre o fechamento de títulos do seu portfólio.

Veja o ranking das empresas e líderes com melhores reputações no Brasil

Veja o ranking das empresas e líderes com melhores reputações no Brasil

Lista contou com a participação de mais de 1.700 ONGs, associação de consumidores, empresários e representantes setoriais

 
A pesquisa Ranking de Reputação Empresarial 2013 apontou a Natura como a empresa mais reputada do Brasil e o empresário Jorge Gerdau, presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau, como o líder mais reputado. Realizada pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco), em parceria com o Instituto Ibope e divulgada pela revista Exame, a pesquisa avaliou e ranqueou os 100 líderes e as 100 companhias mais citados pelos entrevistados.

Participaram da pesquisa mais de 1.700 pessoas, entre segmentos da sociedade civil (população em geral, associação de consumidores, ONGs); observadores e especialistas do segmento de atuação (analistas financeiros, jornalistas econômicos); e representantes do mercado (sindicatos, diretores do setor e da própria empresa). Cada um deles respondeu a um questionário com critérios pertinentes à sua função social — sendo assim, sindicatos julgam a qualidade do emprego na companhia; ONGs avaliam seu compromisso com a responsabilidade social; os analistas financeiros, resultados econômicos; jornalistas a transparência efetivamente praticada, e assim por diante.

“As corporações vêm priorizando o investimento em suas marcas ao invés da comunicação de características de seus produtos. A reputação de uma marca cada vez mais é sinônimo do valor da empresa”, diz Carlucci. “A reputação empresarial está atrelada a valores intangíveis, que dizem a respeito ao que acontece dentro da empresa, como ela lida com as comunidades e com seus funcionários. Isso porque hoje existe uma tendência pela qual o consumidor faz sua escolha baseado em informações sobre o que está por trás do processo produtivo, ele quer transparência.”

Confira a lista dos vinte primeiros lugares em cada categoria:

Empresas

1º Natura
2º Vale
3º Petrobras
4º Itaú
5º Nestlé
6º Gerdau
7º AmBev
8º Google
9º Coca-Cola
10º Bradesco
11º Unilever
12º Embraer
13º Apple
14º Banco do Brasil
15º O Boticário
16º Johnson & Johnson
17º Pão De Açúcar
18º Brasil Foods
19º Votorantim
20º Microsoft

Líderes

1º Jorge Gerdau (Grupo Gerdau)
2º Eike Batista (Grupo EBX)
3º Roberto Setúbal (Itau Unibanco)
4º Abílio Diniz (Grupo Pão de Açúcar*)
5º Antônio Ermírio de Moraes (Votorantim)
6º Fábio Barbosa (Grupo Abril)
7º Graça Foster (Petrobras)
8º Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza)
9º Roger Agnelli (Vale)
10º Alessandro Carlucci (diretor-presidente da Natura)
11º Guilherme Leal (membro do conselho de administração da Natura)
12º Ivan Zurita (Nestlè)
13º Jorge Paulo Lemann (3G Capital)
14º João Castro Neves (AmBev)
15º Luiz Carlos Trabuco Cappi (Bradesco)
16º Murilo Ferreira (Vale)
17º Cledorvino Belini (Fiat)
18º André Esteves (BTG Pactual)
19º Marcelo Odebrecht (Odebrecht)
20º Silvio Santos (Grupo Silvio Santos)
*Abílio Diniz ocupou a presidência do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar durante todo o período em que a pesquisa foi feita (ago/2012 a fev/2013)

Usar aparelho móvel para fazer pagamentos é tendência que avança rapidamente no Brasil e, no futuro, deve se tornar o principal meio de transações. Essa foi a conclusão de especialistas que se reuniram quinta-feira (6) no evento Mobile Payment & Marketing, realizado pelo Conselho de Criatividade e Inovação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio/SP).

Dispositivos móveis se tornarão principal meio de pagamento, dizem especialistas

A tendência dos pagamentos móveis (mobile payments) é fruto da grande difusão e utilização de celulares no mundo

 
 
Usar aparelho móvel para fazer pagamentos é tendência que avança rapidamente no Brasil e, no futuro, deve se tornar o principal meio de transações. Essa foi a conclusão de especialistas que se reuniram quinta-feira (6) no evento Mobile Payment & Marketing, realizado pelo Conselho de Criatividade e Inovação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio/SP).

A tendência dos pagamentos móveis (mobile payments) é fruto da grande difusão e utilização de celulares no mundo. Com eles, segundo o presidente do Conselho de Criatividade e Inovação da FecomercioSP, Adolfo Melito, surge possibilidade de utilização de internet móvel, força propulsora dessa revolução no setor. "As vantagens do uso de aparelhos para pagamentos são a interatividade, mobilidade e conveniência para o usuário".

Para o diretor da PagSeguro, Ricardo Dortas, o desenvolvimento de soluções para que essa tendência se popularize tem ganhado atenção e investimentos de diversas companhias, tanto grandes como pequenas. A empresa, por exemplo, lançou no ano passado solução baseada no sistema de NFC (Near Field Communication), chip embutido em smartphones que permite transações a partir da aproximação com outro celular e autorização das operações por meio de aplicativo. No começo de abril, a PagSeguro também apresentou produto com leitor acoplado ao celular que permite receber pagamentos via cartão de crédito, transformando o aparelho em máquina de cartões regular.

"Acreditamos que em curto e médio prazo o leitor de cartões será mais popular, pois existe uma grande demanda para o uso do plástico. Porém, no futuro, o NFC tende a ser mais usado pela sua facilidade", diz Dortas. Ainda segundo o diretor, os pagamentos móveis estão se tornando realidade capaz de suplantar todas as outras formas de pagamento. "Quem não aderir vai perder espaço", completa. Para o CEO da Glue Device, Maurício Ghetler, as pessoas comprarão não só com o celular, mas pela TV, pela internet e de forma presencial. "A infraestrutura e a tecnologia vão acompanhar essas demandas".

O CEO da FingerTips, Ricardo Longo, falou sobre os desafios do varejo nessa era dos celulares. Além de poder comprar com o aparelho, ele é um canal efetivo para ações de marketing, com diferentes ferramentas e táticas, como o uso de SMS interativo, aplicativos, cupons de desconto, realização de pesquisas, ações de promoção e fidelização. "Entramos em uma nova fase da revolução da informação, em que as fronteiras entre on-line ou off-line são derrubadas. Por isso, todos terão que repensar seus negócios e o varejo é o primeiro a ser impactado". O diretor da Movile, Leonardo Sales, também aposta na tendência, mas ainda enxerga alguns desafios, como a maior adesão dos usuários brasileiros aos smartphones pelo alto custo dos aparelhos. "As velocidades das redes também precisam melhorar".

Ainda participaram do evento, o CEO da Vale Presente, Rodrigo Borges, e o CEO da AcessoCard, Sérgio Kulikovsky, falando sobre cartões pré-pagos e o potencial de crescimento desse mercado. O primeiro explicou sobre o uso de cartões de presente customizados e o segundo ponderou sobre as vantagens do produto para pessoas que não tem contas bancárias, mas podem se beneficiar do uso de um pré-pago para, por exemplo, comprar na internet e pagar contas.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Quem dobrou o seu paraquedas hoje?

Quem dobrou o seu paraquedas hoje?
 
Charles Plumb era piloto e, certa vez, seu avião foi derrubado, durante uma missão de combate. Ele saltou de paraquedas, salvando a vida. Caiu em campo inimigo, foi capturado e passou seis anos como prisioneiro.
 
Sobreviveu e ao retornar ao seu país, começou a fazer palestras, relatando a sua odisseia e o que a prisão lhe ensinara. Certo dia, em um restaurante, foi saudado por um homem: “Olá, você é Charles Plumb, o piloto que teve seu avião derrubado, não é mesmo?”
“Sim”, respondeu. “como você sabe?”
“Ora, era eu quem dobrava o seu paraquedas. Parece que funcionou bem, não é verdade?”
O piloto ficou boquiaberto.
“Claro que funcionou, caso contrário eu não estaria aqui hoje.”
 
Naquela noite, ele não conseguiu dormir, pensando e pensando. “Quantas vezes vi esse homem no porta-aviões e nunca lhe disse ‘bom dia?’. Eu era um piloto arrogante e ele, um simples marinheiro.”
Pensou nas horas que o marinheiro passou humildemente no barco, em meio a tantos outros pilotos, tão senhores de si, como ele próprio se considerava. Mas a sua tarefa bem realizada era a responsável por vários deles continuarem a viver. Todos os que haviam precisado de um paraquedas, um dia.
Hoje, quando Plumb inicia as suas palestras, o faz perguntando à plateia:
 
“Quem dobrou o seu paraquedas hoje?”

A comparação não é um bom negócio...

A comparação não é um bom negócio...
 
Um dos maiores erros cometidos por nós, seres humanos, é a comparação. A medição de si mesmo de acordo com os padrões, os feitos ou as realizações das outras pessoas. Desde pequeno somos comparados aos nossos irmãos, aos filhos dos vizinhos ou a qualquer outra pessoa. Este espírito comparativo continua durante a adolescência e a idade adulta, tornando-se traumatizante porque passamos a maior parte de nossas vidas tentando competir com os outros, comparando nossas realizações com outras pessoas do nosso meio, e tentando viver de acordo com os seus padrões de aceitação.
 
Sempre que você compara os seus talentos e habilidades com os outros, quer favorável ou desfavoravelmente, desperdiça a oportunidade de se tornar melhor tentando tornar iguais pessoas que são totalmente diferentes.
 
Quando éramos crianças minha família e eu viajávamos de carro e tínhamos o hábito de ficar pedindo para que o pai ultrapassasse todo mundo. Torcíamos para que ele conseguisse e comemorávamos muito fazendo caretas para o carro que acabávamos de deixar para trás. Mas, teve um dia que um carro passou por nós tão rápido que eu e o meu irmão ficamos de boca aberta.
 
A lição aqui não é que o verdadeiro sucesso não é medido pelo quanto você fez ou realizou em comparação ao que outros fizeram; o verdadeiro sucesso é o que você fez comparado ao que você poderia ter feito. Em outras palavras, viver em plenitude é competir com você mesmo.
 
Em vez de sermos nós mesmos, ficamos preocupados em ser o que os outros acham que deveríamos ser. Sempre existirão pessoas, as quais iremos superar e outras que nos superarão. Se competirmos com nós mesmos, e não com os outros, então não importa quem está atrás ou na frente; nossa meta é nos tornarmos tudo aquilo que somos capazes de ser e de realizar, e isto se torna a medida da nossa satisfação. Todas as experiências que você terá durante a sua vida, não eliminarão a sua capacidade de fazer tantas vezes quantas forem preciso.

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...