sábado, 26 de abril de 2014

Resolva um desses problemas para se tornar um milionário

Resolva um desses problemas para se tornar um milionário

De acordo com o Business Insider, existem dez desafios que farão de você um milionário caso os solucione. Confira quais são

 
 
 
Robôs, apps, baterias duradouras, pagamentos via dispositivos móveis, energia solar, compras online são algumas das tendências atuais que estão enchendo a conta bancária de empreendedores mundo afora. Porém, são artefatos que já existem e para lucrar com eles é preciso apenas achar um diferencial para o seu produto.

Encontrar saídas para problemas sem soluções, que estão sendo discutidos há décadas - ou mais - é o verdadeiro desafio, que, além de reconhecimento global, resultará em uma grande recompensa financeira.

De acordo com o Business Insider, existem dez problemas que farão de você um milionário caso os solucione. Leia a seguir:

1. Fonte de energia sem fio
De acordo com Tony Fadell, o criador do conceito inicial do iPod, investir na eficiência das baterias é uma armadilha. O que deve ser feito é se beneficiar da energia de outros objetos, assim como extrair mais 'eficiência' das outras partes de um dispositivo móvel.
Engenheiros da Universidade de Washington estão estudando como transformar transmissões de TV e celulares em fontes de energia, uma técnica que permite a comunicação entre esses dispositivos em uma nova escala, em locais que antes eram inacessíveis.

2. Internet para regiões rurais
O Google pretende enviar balões de energia renovável para o espaço, a fim de gerar uma rede de internet ao redor do globo, levando então o acesso à internet a partes remotas do planeta. O Facebook, com seu projeto Internet.org, pretende utilizar drones. Chegue antes deles e garanta seu futuro.

3. Energia solar barata e eficiente
Atualmente, energia solar ou é bastante cara ou é ineficaz. Contudo, pesquisadores australianos dizem ter alcançado eficiência solar em escala comercial com materiais de baixíssimo custo composto por perovskita, um mineral descoberto há um século, mas só agora foi designado para este uso, que é capaz de diminuir os gastos da energia solar em 75%, o equivalente a um watt por US$ 0,10.

4. Carvão limpo
Apesar de menos divulgada, a captura e armazenamento de gás carbônico (CCS) pode ser mais importante do que qualquer tecnologia de energia renovável nos próximos anos, tendo em vista que ela permitirá a queima do combustível mais abundante no mundo. No entanto, desenvolver o suporte e instalações para CCS confiável e em larga escala é demorado e extremamente caro.

5. Transações internacionais de baixo custo
Esse problema ainda não atinge diretamente o consumidor médio, todavia, grandes instituições financeiras perdem quantias relevantes com as taxas de transferências para o exterior. As empresas lucrariam bem mais caso o envio de dinheiro fosse promovido por um distribuidor descentralizado, livre de taxas de intercâmbio.

6. Pílula de emagrecimento (que realmente funcione)
Em 2012, cientistas da UCLA modificaram geneticamente cérebros de ratos com um componente atuante na queima de gordura. Os animais adotaram um estado de metabolismo bastante acelerado. De acordo com a pesquisadora Danielle Piomelli, mesmo sob uma dieta gordurosa e sem praticar exercícios físicos, os ratos resistiram à obesidade e se mantiveram magros. "Eles tinham ainda pressão sanguínea normal e não apresentaram risco de doença cardíaca ou diabetes", declarou Piomelli.

7. Dessalinização barata
Não há dúvidas de que a escassez de água é um dos assuntos mais urgentes do planeta. A dessalinização, caso suas últimas tentativas não tivessem se mostrado ineficientes e não fossem tão caras, seria uma excelente alternativa ao problema. Utilizando energia solar, a startup WaterFX descobriu uma maneira de retirar o sal e outro minerais da água gastando um quinto da energia usada nos processos que envolvem combustíveis fósseis.

8. Previsão de catástrofes naturais
Um livro que trata sobre a falha de Santo André - falha geológica tangencial que se prolonga por cerca de 1.290 km através da Califórnia - aborda a dúvida que paira sobre os estudiosos da sismologia a respeito da previsão de catástrofes naturais: algum dia será possível prever terremotos? Até hoje ninguém foi capaz disso. Entretanto, o número de eventos meteorológicos que custam em torno de milhões de dólares cresce em progressão aritmética.

9. Senhas impossíveis de serem "hackeadas"
Hackers têm se mostrado capazes de acessar praticamente todos os firewalls que já foram criados. Por isso, engenheiros de todo o planeta trabalham avidamente para dar fim a essas invasões. Enquanto alguns especialistas trabalham no desenvolvimento do "obfuscation", criptografia que mascara o funcionamento interno de um programa de computador, o Google, por sua vez, continua pesquisando meios de transformar os smartphones e outros dispositivos em um computador estilo "chave de carro".

10. Morte
Recentemente o Google - sim, mais uma vez o Google - contratou a biofísica Cynthia Kenyon da UCSF para fazer parte do projeto antienvelhecimento Calico. Os experimentos de Kenyon são responsáveis por uma lombriga cuja idade equivale a 80 anos humanos, que age como se tivesse 40 anos de idade.

Com informações do Business Insider.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Collor é absolvido de todos os crimes

Maioria no Supremo absolve Collor de desvio de dinheiro

Ação penal contra ex-presidente foi julgada no Supremo quase duas décadas depois de seu impeachment
 
Maioria no Supremo absolve Collor de desvio de dinheiro
 
Brasília - (atualizado às 21h10) O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello viu nesta quinta-feira, 24, ser encerrado no Supremo Tribunal Federal o último capítulo do escândalo de corrupção que culminou no seu impeachment, em 1992. De lá para cá, o hoje senador pelo PTB de Alagoas enfrentou 14 inquéritos, 8 petições criminais e 4 ações penais. Collor foi absolvido em todos os casos, incluído o processo decidido ontem pelo STF.

Por falta de provas, Collor foi absolvido da acusação de envolvimento num esquema de desvio de verba pública por meio de contratos de publicidade. Conforme a denúncia, o dinheiro beneficiava empresários que, em troca, pagavam despesas pessoais do presidente, como a pensão alimentícia a um filho que Collor tivera fora do casamento.

O dinheiro seria depositado na conta de sua secretária Ana Acioli e em contas pessoais. De acordo com as acusações, esses valores seriam repassados por Paulo César Farias, tesoureiro da campanha de Collor à Presidência, morto em 1996. Em troca, pessoas ligadas a PC Farias tinham liberdade de ação para buscar em órgãos públicos federais e na iniciativa privada contribuições também ilegais.

O ex-presidente era acusado de falsidade ideológica, corrupção passiva e peculato por fatos ocorridos em 1991 e 1992. Em razão da demora na investigação e no julgamento do caso, estavam prescritos os crimes de falsidade ideológica (desde 2008) e corrupção passiva (desde 2012). Collor só poderia ser condenado por peculato (desvio de dinheiro por agente público), cuja pena vai de 2 a 12 anos.

Apesar da prescrição, parte dos ministros insistiu no julgamento do mérito de todos os crimes, a começar pela relatora do processo, Cármen Lúcia. Em seu voto, a ministra afirmou não ter o Ministério Público produzido provas suficientes para comprovar o envolvimento de Collor nos crimes denunciados. E chegou a criticar o trabalho do MP neste caso. "Não é um primor de denúncia", disse.

Pelos crimes de falsidade ideológica e corrupção passiva, cinco ministros votaram pela absolvição por falta de provas – Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski. Outros três ministros apenas declaravam a prescrição dos crimes, sem analisar as provas e argumentos da acusação e da defesa. Pelo crime de peculato, todos os ministros votaram pela absolvição.

Demora. A ação penal julgada nesta quinta foi aberta em 2000, oito anos depois dos fatos suspeitos. Inicialmente, o processo tramitou na primeira instância. Com a eleição de Collor ao Senado, em 2006, o processo foi desmembrado. Os demais investigados continuaram a responder às denúncias na primeira instância.

As acusações contra Collor foram remetidas ao STF em 2007. Inicialmente, o caso foi relatado pelo ministro Menezes Direito. Com sua morte, o caso foi redistribuído para Cármen Lúcia.

De outubro de 2009 a novembro de 2013, o andamento do processo não indica nenhuma movimentação. Somente depois de quatro anos, a relatora liberou o processo para ser revisado pelo ministro Dias Toffoli. Um dia depois de receber o caso, ainda em novembro passado, Toffoli liberou o processo para ser julgado.

"Os fatos são de 1991 e 1992 e a denúncia foi recebida oito anos depois. Apenas faço essa referência porque se alega demora excessiva no julgamento. Isso não foi do Supremo. A própria apresentação da denúncia do Ministério Público já datou de quase uma década depois dos fatos", justificou a relatora do processo no STF.

A demora em todo o processo, conforme Barroso, evidencia as falhas na justiça criminal. "Punir alguém em 2014 por fatos ocorridos em 1991 é quase como punir outra pessoa", afirmou o ministro.

Último. Advogado desde a primeira ação penal julgada no Supremo, Fernando Neves afirmou não haver mais nenhum processo relativo a irregularidades na Presidência de Collor. A principal dessas ações foi julgada em 1994. "Esse era o último", confirmou o advogado.

O senador, porém, é alvo em casos não relacionados à sua passagem pela Presidência.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

15 frases marcantes de Steve Jobs

15 frases marcantes de Steve Jobs

O empresário e inventor foi o co-fundador e CEO da Apple e faleceu em 2011, vítima de câncer no pâncreas

 
 
 
Steve Jobs foi um dos líderes mais admirados no mundo dos negócios. O empresário foi o responsável pela criação da Apple, junto com os magnatas Steve Wozniak e Ronald Wayne. Considerado por muitos um gênio, Jobs revolucionou a indústria da tecnologia em seus mais variados ramos. Computadores pessoais, telefones celulares, tablets, filmes de animação e música, em todos esses setores Jobs aplicou suas ideias e mostrou a força e excelência da sua liderança.

O empresário também era fonte de inspiração através de suas declarações e frases de efeito, o que fortalecia ainda mais sua marca pessoal e mostrava a capacidade de cumprir um de seus desejos: repassar o conhecimento aos seus seguidores. Jobs faleceu em 6 de outubro de 2011, aos 56 anos, devido a um câncer no pâncreas.
Veja abaixo 15 frases marcantes dele:
1) “Às vezes a vida te bate com um tijolo na cabeça. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me fez continuar foi que eu amava o que fazia. Você precisa encontrar o que você ama."

2)“Criatividade é apenas conectar coisas. Quando você pergunta a uma pessoa criativa como elas criaram algo, elas se sentem culpadas, pois não criaram algo de fato, apenas viram alguma coisa. Isso parece óbvio a elas depois de algum tempo.”

3)“Eu penso que, se você faz algo e isso se torna realmente bom, então você deve realizar mais alguma coisa incrível, sem se apoiar nisso por muito tempo. Apenas descubra o que está por vir”.

4)“Meu trabalho não é ser fácil com as pessoas. Meu trabalho é torná-las melhores.”
5)“Qualidade é mais importante que quantidade. No basquete, uma cesta de lance livre vale um ponto, mas uma cesta feita a grande distância vale três pontos.”

6)“Em nosso negócio, uma pessoa só não pode fazer nada. Você cria uma equipe a seu redor. Sua responsabilidade é pela integridade do trabalho da equipe. Todos efetivamente tentam realizar o melhor trabalho possível.”

7)“O seu trabalho vai ocupar grande parte da sua vida, e a única maneira de ser realmente satisfeito é fazer aquilo que você acreditar ser um ótimo trabalho. E a única maneira de realizar um ótimo trabalho é amar aquilo que você faz. Se você ainda não encontrou isso, continue procurando. Não se acomode. Assim como em todos os assuntos do coração, você vai saber quando achar. E como em qualquer grande relacionamento, só fica melhor com o passar dos anos. Portanto, continue procurando até encontrar isso. Não se acomode.”

8)“Muitas empresas optaram por diminuir de tamanho e, talvez, essa tenha sido a decisão certa para elas. Escolhemos um caminho diferente. Nossa crença era que, se continuássemos a pôr ótimos produtos na frente dos clientes, eles continuariam a abrir a carteira.”

9)“Quando eu tinha 17 anos, li uma citação que dizia o seguinte: ‘Viva cada dia da sua vida como se fosse o último, um dia você com certeza vai estar certo’. Aquilo me impressionou e, desde então, nos últimos 33 anos, eu me olho no espelho toda manhã e pergunto para mim mesmo: ‘Se hoje fosse o meu último dia de vida, eu gostaria de fazer o que eu tenho que fazer? ’. Sempre que a resposta é ‘não’ por muitos dias seguidos, eu sei que preciso mudar alguma coisa”.

10)“Às vezes, ao inovar, você comete erros. É melhor reconhecê-los logo e partir para melhorar suas outras inovações.”

11)“Cada sonho que você deixa para trás, é um futuro que deixa de existir.”

12)“Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço de evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão que o impeça de seguir seus sonhos.”
“Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso daqueles mal sucedidos é a pura perseverança. ”

13)"A morte é um destino que todos nós compartilhamos. Ninguém conseguiu escapar dela. E assim é como deve ser porque a morte é talvez a melhor invenção da vida. É o agente que faz a vida mudar. É eliminar o velho para dar espaço ao novo. Neste momento, o novo são vocês, mas algum dia não tão longe, vocês gradualmente serão o velho e darão espaço para o novo. Desculpa eu ser tão dramático, mas é a verdade” – discurso durante formatura em Stanford, 2005

14)“Você não pode juntar os pontos olhando para frente; você pode conectá-los apenas olhando para trás. Então, você deve confiar que os pontos vão se conectar de alguma forma no seu futuro. Você precisa confiar em alguma coisa — nos seus colhões, destino, vida, carma, qualquer coisa. Essa abordagem nunca me deixou para baixo e fez toda a diferença na minha vida.”

15)“Ser o homem mais rico do cemitério não importa para mim... Ir para a cama à noite dizendo que fizemos algo maravilhoso... Isso é o que importa para mim.”

10 blogs que todo administrador precisa conhecer

10 blogs que todo administrador precisa conhecer

Confira as dicas que a nossa equipe organizou para você

 
 
Inspiração. Essa foi a palavra-chave que elegemos quando decidimos elaborar aqui uma lista com indicações de blogs que achamos que vale a pena você, administrador, acompanhar. Os bancos da universidade ensinam muito e são fundamentais para a formação de grandes profissionais. Mas, muitas vezes, um pequeno texto de 10 linhas tem um poder transformador maior do que uma disciplina inteira.
Confira abaixo nossas indicações:

Geração de Valor

Parte de um projeto maior homônimo idealizado pelo empresário Flávio Augusto da Silva, o blog Geração de Valor (carinhosamente chamado por seus leitores de GV) reúne insights e textos inspiracionais escritos por Flávio com o objetivo de motivar jovens empreendedores. Um escritor tão ávido quanto empreendedor, ele publica praticamente todos os dias e tem uma legião de seguidores. Para se ter uma ideia, só no Facebook, são mais de 2 milhões.
http://geracaodevalor.com/blog/

Richard Branson

O blog do fundador da Virgin também reúne textos inspiracionais escritos por ele, além de divulgar as novas iniciativas desse empreendedor compulsivo. Branson é uma das figuras mais admiradas do mundo dos negócios e acompanhar o que ele escreve é uma ótima maneira de buscar inspiração.
http://www.virgin.com/richard-branson

ZenHabits

Outro blog interessantíssimo é o do americano Leo Babauta, o ZenHabits. Eleito como o blogueiro mais influente dos EUA, Leo não fala diretamente sobre negócios ou métodos científicos de gestão. Mas suas experiências bem sucedidas em questões como organização do tempo, planejamento de carreira, motivação e combate ao estresse o creditam como autoridade nesses assuntos, que são estratégicos para empreendedores.
http://zenhabits.net/
Você pode ler alguns textos de Leo Babauta em português no Administradores.com.

FÊliz com a Vida

Escrito pela publicitária brasileira Fernanda Nêute, o blog é mais um da lista que não fala diretamente sobre negócios. Mas, com sua linguagem direta e com base em experiências reais vividas pela autora, o blog é uma fonte riquíssima de inspiração para quem está naquela fase entre deixar um emprego e construir um negócio. Se você precisa de um empurrãozinho para criar coragem de fazer o que sempre quis, com certeza vai encontrar lá.
http://www.felizcomavida.com/

Marcelo Toledo

Uma das principais referências do Brasil quando o assunto são startups, Marcelo escreve sobre questões técnicas que todo empreendedor iniciante precisa conhecer, principalmente os que empreendem na área de tecnologia.
http://marcelotoledo.com/

Dan Waldschimidt

Depois de reunir conhecimentos sobre negócios ao longo de cerca de 20 anos como executivo de grandes empresas americanas, Dan resolveu compartilhar isso em seus livros, palestras e no blog. Suas dicas podem ajudar bastante na hora de tomar uma decisão importante em seu negócio.
http://danwaldschmidt.com
Você pode ler alguns textos de Dan Waldschimidt em português no Administradores.com.

Blog do Buffer

O Buffer é uma espécie de agregador de redes sociais, que permite que os usuários utilizem todas as suas contas em apenas uma plataforma. Mas o blog não tem (necessariamente) nada a ver com isso. Lá, os executivos e outros membros publicam textos sobre diversos assuntos relacionados ao mundo dos negócios, de dicas de motivação a análises complexas de organizações, eles escrevem de tudo um pouco. Vale acompanhar.
http://blog.bufferapp.com/
No Administradores.com você pode ler textos de dois autores do blog: Leonhard Widrich e Belle Cooper.

Jovem Administrador

Escrito pelo jovem administrador Diego Andreasi, o blog está aqui nesta lista por um motivo chave: o autor é um dos leitores de obras de Administração e Negócios mais ávidos que já conhecemos. Todas as semanas tem uma análise nova de algum livro por lá. Vale a pena acompanhar:
http://jovemadministrador.com.br/

Blog do Hiller

Escrito pelo professor Marcos Hiller, o blog reúne diversos textos sobre Marketing e, em especial, sobre branding, área foco das pesquisas do autor, que costuma discutir o assunto à luz de acontecimentos do dia a dia de uma maneira bastante perspicaz.
http://blogdohiller.blogspot.com.br/

Blog da Administração

Para encerrar com chave de ouro, listamos aqui o blog do administrador Wagner Siqueira, atual presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA/RJ). Com textos mais densos, ele mergulha fundo nos assuntos bem específicos da profissão e é uma leitura fundamental para você, administrador, refletir sobre sua profissão.
http://www.admwagnersiqueira.com/

terça-feira, 22 de abril de 2014

5 truques para você tirar máximo proveito do Google

5 truques para você tirar máximo proveito do Google

Motor de buscas possibilita o uso de ferramentas chamadas operadores, que refinam os resultados

 
 
 
Bilhões de pessoas utilizam o Google todos os dias. A maioria, no entanto, sem tirar proveito sequer da metade do potencial da ferramenta de buscas. O motor da companhia possibilita o uso de ferramentas chamadas operadores de buscas, que refinam os resultados e podem ser combinados para especificar ainda mais o assunto.

Os esforços da companhia nos últimos anos são direcionados para tornar a busca mais intuitiva e menos técnica, tendência irreversível da Web semântica. Porém ainda existem operadores que podem facilitar muito sua vida e poupar tempo. Por exemplo: sabia que é possível refinar a pesquisa por tipo de arquivo, especificando apenas para PDF ou PPT?

Confira abaixo uma lista com alguns dos operadores de pesquisa mais úteis para você. Não incluímos palavras com funções restritas ou as que já fazem parte do vocabulário do motor de buscas (como o OR, por exemplo). Se você sabe de mais algum, diga nos comentários.

Aspas - Uma palavra ou termo entre aspas deverá aparecer integralmente, na ordem exata nos resultados. É uma mão na roda para pesquisar palavras-chave compostas omitindo resultados inúteis, como "Administração Estratégica em Micro e Pequenas Empresas", por exemplo.

- (exclusão) - Às vezes uma pesquisa de um termo vem com outro agregado, porém indesejado. O booleano "-" (sinal de 'menos') evita essa incidência. Quer testar? Digite Apple -iPad no Google (com o sinal colado na segunda palavra).

Procurar em site - Permite procurar um termo em um site específico sem precisar usar a busca interna (às vezes inexistente). Digite www.administradores.com:planejamento e veja a mágica acontecer. O browser Chrome oferece essa função automaticamente para alguns sites. Se você começar a digitar www.administradores.com.br no endereço, ele irá sugerir que você pressione a tecla "tab" para fazer a busca interna no site direto pela barra de URL.

Tipo de arquivo - Você quer uma fonte fiel para utilizar no seu TCC? Esse operador pode ser útil para procurar livros e textos em PDF, formato utilizado em livros digitalizados e artigos publicados em bases de dados. É só digitar o termo desejado seguido de filetype:pdf. Também vale para outros tipos de arquivo, como DOC e PPT.

Em cache - Quando uma página está indisponível ou foi retirada do ar, às vezes é possível ver o seu conteúdo pelo cache do próprio Google. A página não é exibida integralmente, mas o conteúdo sim. Cache é uma aplicação web para acesso rápido às informações sem ir ao local original onde a informação está armazenada. É como deixar um livro que você está lendo na cabeceira em vez de colocá-lo na estante cada vez que terminar um capítulo. Quando a página original é deletada ou tem acesso restrito, suas informações podem ficar salvas no cache.

É preciso lembrar que mais importante do que conhecer os operadores de busca é saber quando usá-los para obter melhores resultados. Esses são apenas alguns operadores. Qual deles você mais usa?

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...