segunda-feira, 28 de julho de 2014

Como calcular o capital de giro

Como calcular o capital de giro?

Entenda o que é e como definir o da sua empresa




Um dos setores mais importantes de um negócio é o financeiro. Afinal, sem dinheiro, fatalmente uma empresa não consegue sobreviver por muito tempo. Para que isso não aconteça, é importante fazer um levantamento de todos os custos necessários para a operação do negócio e também a previsão de receita, para assim definir como calcular o capital de giro necessário para manter as operações do dia a dia do negócio, bem como decidir como calcular o capital de giro inicial de um novo empreendimento.
Mas, antes de tudo, o que é capital de giro? “De maneira bem simples e didática, o capital de giro pode ser definido como sendo o valor que a empresa tem para custear /manter suas despesas operacionais, sejam elas fixas ou os gastos necessários para produção, comercialização ou prestação do serviço. A empresa precisa de caixa para efetuar suas atividades”, indica a especialista Dora Ramos.

Como calcular o capital de giro líquido?

Normalmente, o capital de giro líquido (CGL) é influenciado pelo volume de vendas, compras, custo das vendas, pelos prazos médios de estocagem e pagamento de compras. Essas ocorrências podem variar bastante. Por isso, especialistas indicam que ele precisa ser monitorado com frequência para que surpresas desagradáveis não afetem o negócio. O capital de giro líquido e o fluxo de caixa estão diretamente ligados.
É simples a fórmula do capital de giro líquido:
CGL = AC – PC
AC: ativo circulante (caixa, bancos, aplicações financeiras, contas a receber etc.)
PC: passivo circulante (fornecedores, contas a pagar, empréstimos etc.)

Capital de giro e liquidez da empresa

“A determinação do volume dessa reserva financeira deve levar em conta o grau de proteção que se deseja para o capital de giro. Também uma análise do tipo ‘o que aconteceria ao capital de giro se...’ poderia ser bastante útil para se formular a estimativa do volume da reserva financeira”, destaca Lúcio Fernandes, presidente do Sescon-RJ (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Rio de Janeiro).
Algumas dicas para prevenir a insuficiência do capital de giro estão em manter o controle da inadimplência, renegociar dívidas para o longo prazo e adotar uma política para reduzir custos e despesas. Existe uma prática de colocar, em média, 30% a 40% do total dos ativos de uma empresa em um capital de giro. Mas isso varia muito de negócio a negócio.
Dúvidas do tipo “Como calcular o capital de giro inicial da minha empresa?” ou
Passo a passo para calcular o Capital de Giro, de acordo com Lúcio Fernandes:
1º - Primeiro é necessário ter um fluxo de caixa detalhado para conhecer a fundo a empresa. O fluxo de caixa é a base para conhecer suas despesas, já que de lá você conseguirá tirar suas informações essenciais.

2º - Segundo passo é saber o quanto de recursos estão entrando na empresa, o seu lucro. Com isso, você poderá enxergar como o seu capital de giro é alimentado, tanto em termos de tempo, como em quantidade.

3º - Depois disso é necessário definir quanto tempo que esse recurso deve durar para que seja suficientemente reposto constantemente.
Conteúdo Administradores.com produzido com exclusividade para o meuSucesso.com

4 empregos que dão dinheiro

4 empregos que dão dinheiro e você não sabia que existem

Se você sempre sonhou em ser um avaliador de toboáguas profissionais, saiba que é possível



Alguns sonhos são impossíveis de realizar. Outros são possíveis e você apenas não sabia. O siteFast Company montou uma lista de coisas que você pode fazer - e ganhar dinheiro - e provavelmente não sabe. Confira abaixo:
1 - Ser uma estrela do Youtube
O jovem Felix Arvid Ulf Kjelberg, conhecido no Youtube como PewDiePie, publica vídeos em que joga e comenta videogames. Ele tem mais de 28 milhões de seguidores e, de acordo com uma estimativa do The Wall Street Journal, ganha 4 milhões de doláres por ano. Sim, o rapaz ganha milhões apenas gravando algo que gosta de fazer. Com uma boa ideia (e um pouco de sorte), é possível ficar milionário com um canal no Youtube.
2 - Fotografar com drones
Drones são geralmente usados em operações militares ou para fiscalizar as ruas, mas tem gente ganhando muito dinheiro usando os aparelhos para fotografar. Com um drone, fotos que só seriam possíveis se o fotógrafo escalasse montanhas ou sobrevoasse cidades ficam muito mais fáceis de serem tiradas. O fotógrafo Eric Cheng, entretanto, afirmou à revista Popular Photography que a tarefa não é tão fácil, por que os drones podem falhar de forma catastrófica.
3 - Cuidar de pandas
Sempre quis cuidar de pandas durante o ano inteiro? Na China você pode, no Centro de Pesquisa e Proteção dos Pandas Gigantes. Mas é preciso passar por várias eliminações, que incluem listas de top 500, top 50 e top 10 concorrentes. Depois de contratado, é preciso fazer um ano de treinamento para aprender a cuidar dos animais.
4 - Testar toboáguas
Se você amava brincar em toboáguas quando criança, saiba que tem pessoas que fazem disso uma profissão. Nesse trabalho, você deve testar os brinquedos e a adrenalina que causam e o impacto que você sofre quando cai na água. De acordo com o jornal ABC News, o estudante Seb Smith derrotou 2 mil concorrentes em uma competição e hoje trabalha para o resort SplashWorld, testando toboáguas em diversos países, sem nenhum gasto e ganhando 30 mil doláres por ano.

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...