terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Maiores vilões da inflação neste ano vão perder força em 2012

Maiores vilões da inflação neste ano vão perder força em 2012

Hortaliças e serviços terão peso reduzido no cálculo do IPCA

Vilões da inflação neste ano, hortaliças e alguns serviços vão perder força em 2012.

Se não nos preços, ao menos nos cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que reduzirá o peso de nove dos 15 itens com maior alta acumulada de janeiro a novembro.

Alguns dos alimentos mais comuns no cardápio dos brasileiros também perderão importância, como carne e leite. Da mesma forma, serviços como passagem aérea e hotéis, com forte aceleração de preços no acumulado do ano, terão menor relevância no cálculo do IPCA em 2012.

Alguns dos itens que apresentaram queda de preço entre janeiro e novembro, como arroz e feijão preto, ganharão peso. Segundo economistas, o novo cálculo trará uma folga entre 0,2 ponto percentual e 0,6 ponto percentual no indicador no próximo ano.

O índice é o termômetro para o Banco Central decidir os rumos do juro básico no país. Entre janeiro e novembro, o indicador chegou a 5,97%, próximo ao limite da meta de 6,5% do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...