sábado, 2 de fevereiro de 2013

Denúncias contra Renan vão ser arquivadas

Denúncias contra Renan vão ser arquivadas, avisa Jucá

Estratégia de aliados de presidente do Senado é passar 'rolo compressor' contra representações no Conselho de Ética
 
Os aliados do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) estão decididos a passar o rolo compressor sobre eventuais pedidos de investigação contra o novo presidente do Senado. A estratégia é arquivar sumariamente qualquer representação que venha a ser apresentada ao Conselho de Ética para apurar denúncia de que o peemedebista não tinha, em 2007, patrimônio suficiente para justificar os gastos com despesas pessoais decorrentes de um relacionamento extraconjugal.

"Vamos arquivar", disse ontem o senador Romero Jucá (PMDB-RR). Na época do escândalo, Renan foi acusado de ter esses gastos bancados por lobista de uma empreiteira e acabou renunciando à presidência do Senado para escapar de ter o mandato cassado. "Não adianta ficar remoendo o passado. Isso é matéria vencida e discutida no Senado", emendou Jucá.

Ele argumentou que Renan já foi absolvido pelas urnas ao se reeleger para o Senado em 2010. "Renan não pode ser presidente condenado, mas investigado não tem problema", disse Jucá, destacando que o próprio procurador-geral da República, Roberto Gurgel, é alvo de pedido de investigação no Senado.

É com base no argumento de que Renan já foi alvo de investigação da denúncia apresentada por Gurgel ao Supremo Tribunal Federal que seus correligionários planejam arquivar qualquer pedido de apuração no Conselho de Ética. A estratégia é pôr no comando do Conselho um peemedebista aliado de Renan. Até agora, nenhum partido anunciou a apresentação de representação contra Renan. O PSOL só irá se posicionar sobre o assunto depois do carnaval.

A apresentação de pedido de investigação contra Renan é um dos temores de seus colegas de Senado. A avaliação é que o caos será instalado na Casa, caso isso venha a ocorrer. A preocupação cresceu depois que o procurador-geral da República apresentou, há uma semana, denúncia contra o peemedebista no Supremo.

Gurgel sustenta que Renan não tinha patrimônio suficiente para justificar os gastos com despesas pessoais decorrentes do relacionamento extraconjugal que o fez renunciar à presidência do Senado.
'Confiante'. O senador do PMDB não quis comentar ontem a divulgação pela revista Época do conteúdo da denúncia criminal apresentada pelo procurador-geral. "Estou confiante, não vi a reportagem." Em 2007, o parlamentar apresentou notas fiscais para comprovar que o dinheiro obtido com venda de gado bancou os gastos com o relacionamento extraconjugal. A Procuradoria-Geral da República considerou, no entanto, que as notas eram "frias". Se a denúncia criminal for aceita pelo Supremo, Renan passará da condição de investigado para a de réu.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Renan Calheiros volta à presidência do Senado após 5 anos de sua renúncia

Renan Calheiros volta à presidência do Senado após 5 anos de sua renúncia

Parlamentar venceu disputa contra Pedro Taques (PDT-MT) por 56 votos a 18
 

  • Renan Calheiros volta à presidência do Senado após 5 anos de sua renúncia
    "No discurso, Renan ignorou denúncias que pesam contra ele e disse que ética 'é obrigação de todos'"

    BRASÍLIA - Os senadores decidiram nesta sexta-feira, 1, eleger o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) mais uma vez presidente do Senado. O peemedebista recebeu 56 votos a favor; o adversário Pedro Taques (PDT-MT), 18. Ocorreram ainda dois votos em branco e outros dois nulos. Renan Calheiros presidirá o Senado no biênio 2013-2014. Ele retorna ao comando da Casa cinco anos após renunciar ao cargo para não ser cassado pelos pares e uma semana após o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, tê-lo denunciado por peculato (desvio de dinheiro público), falsidade ideológica e uso de notas fiscais falsas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

    A eleição, feita em votação secreta por meio de cédulas, durou 35 minutos e contou com a presença de 78 dos 81 parlamentares. Faltaram à votação os senadores Humberto Costa (PT-PE), Luiz Henrique (PMDB-SC) e João Ribeiro (PR-TO).

    Lançado oficialmente candidato no início da noite de quinta-feira mas articulando a candidatura desde o ano passado, Renan fez um discurso em plenário no qual ignorou as acusações que pesam sobre ele e disse que ética "é obrigação de todos". Ele apresentou algumas de suas propostas para os dois anos de mandato e pediu votos. "Eu peço à nossa Casa, a Casa dos iguais, o apoio e o voto de vossas excelências, consciente de que a escolha de cada um das senhoras e senhores senadores é, acima de qualquer coisa, uma demonstração de prestígio, homenagem e celebração à democracia."

    O site da Revista Época publicou nesta sexta a íntegra da denúncia sigilosa oferecida por Gurgel contra Renan na semana passada. O procurador-geral sustenta que o peemedebista não tinha patrimônio suficiente para justificar os gastos com despesas pessoais decorrentes de um relacionamento extraconjugal. Na época do escândalo, em 2007, Renan foi acusado de ter esses gastos bancados por lobista de uma empreiteira.

    Questionado antes da eleição pela reportagem, o ex-líder do PMDB não quis comentar sobre divulgação do conteúdo da denúncia criminal. "Estou confiante, não vi a reportagem", afirmou. Em 2007, o parlamentar apresentou notas fiscais para comprovar que o dinheiro obtido com venda de gado bancou os gastos extraconjugais. A Procuradoria-Geral da República considerou, no entanto, que as notas eram "frias". Se a denúncia criminal for aceita pelo Supremo Tribunal Federal, Renan passará da condição de investigado para a de réu.

    Na época do escândalo, o peemedebista acabou absolvido no plenário do Senado de dois processos de quebra de decoro. Foram essas acusações que o levaram a abdicar da Presidência da Casa.

    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

    Abaixo-assinado contra candidatura de Renan atinge quase 300 mil assinaturas

    Abaixo-assinado contra candidatura de Renan atinge quase 300 mil assinaturas

     
    Abaixo-assinado contra candidatura de Renan tem 300 mil assinaturas
     
    Um abaixo-assinado feito na internet contra a candidatura de Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência do Senado atingiu nesta quinta-feira, 31, a quase 300 mil assinaturas. Lançada na quinta-feira passada, a petição online pede que os parlamentares escolham um nome "ficha limpa" para ocupar o cargo. A eleição no Senado está marcada para esta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, dia em que organizadores do documento pretendem entregar o manifesto aos senadores.

    Segundo os movimentos anticorrupção que lançaram o documento, senadores que se opõem à candidatura de Renan se comprometeram a ler o abaixo-assinado no plenário da Casa se a petição conseguisse reunir os 100 mil nomes. Além do peemedebista, devem concorrer ao cargo os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

    Os mesmos grupos que estão coletando as assinaturas online, organizaram nesta quarta-feira, 30, um protesto em Brasília. Eles instalaram baldes e vassouras na frente do Congresso Nacional e pretendem fazer uma faxina simbólica lavando a rampa do Senado.
    Denúncias. A candidatura de Renan deve ser oficializada nesta quinta-feira pelo PMDB, mas a sua volta à presidência do Senado está sendo marcada por uma série de polêmicas.

    Na semana passada, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal acusando Renan de apresentar em 2007 notas fiscais frias relacionadas à venda de bois. O objetivo do senador era comprovar rendimentos que teriam sido utilizados para pagar pensão a uma filha que ele teve em um relacionamento fora do casamento, com a jornalista Monica Veloso. Na época, surgiu a suspeita de que a pensão teria sido custeada por um lobista. Por causa do episódio, Renan respondeu a processo de cassação e renunciou à presidência da Casa em dezembro daquele ano.

    Governo distribuirá 68,6 milhões de preservativos durante o carnaval

    Governo distribuirá 68,6 milhões de preservativos durante o carnaval

  • Governo distribuirá 68,6 milhões de preservativos durante o carnaval
    Governo distribuirá 68,6 milhões de preservativos durante o carnaval

    Rio de Janeiro, 31 jan (EFE).- O Governo entregou mais de 68,6 milhões de preservativos para estados e municípios para distribuição durante o carnaval, como parte de uma campanha de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis lançada nesta quinta-feira, informou o Ministério da Saúde.

    A campanha, intitulada 'A vida é melhor sem aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha', foi apresentada pelo ministério no Morro dos Prazeres, no bairro de Santa Teresa, um dos mais visitados do Rio durante as festividades.

    'A campanha pretende reforçar que o uso do preservativo deve ser um hábito e pode até melhorar a relação sexual É necessário derrubar o imaginário popular que praticar sexo sem preservativo é melhor', disse o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco.

    Por sua vez, o secretário de Vigilância Sanitária do ministério, Jarbas Barbosa, lembrou que a aids mata 12 mil pessoas por ano no Brasil e que, portanto, é preciso conscientizar a população adotando-se de medidas de prevenção.

    'Os jovens de hoje não viram tantas personalidades morrerem de aids como nos anos 80', destacou Barbosa, que advertiu que segundo pesquisas divulgadas nos últimos anos, o uso do preservativo em relações esporádicas caiu de 58% para 49% em todas as idades.

    A campanha será divulgada com cartazes em ônibus, táxis e aeroportos. Em rádios, serão veiculadas músicas em três dos principais ritmos típicos do carnaval: samba, frevo e axé.

    Consumo de frituras aumenta risco de câncer de próstata

    Consumo de frituras aumenta risco de câncer de próstata

    Estudo mostra que óleo libera compostos cancerígenos quando esquentado


    O consumo regular de alimentos fritos, como batata e frango, é um conhecido fator de risco à saúde cardiovascular e à manutenção do peso. Uma nova pesquisa desenvolvida por especialistas da Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriu que a ingestão desses alimentos também aumenta o risco de câncer de próstata. O estudo foi publicado na edição online da revista The Prostate no dia 28 de janeiro.

    Análises anteriores exploraram a relação entre a doença e os métodos de cozimento em altas temperaturas, mas esta é a primeira vez em que se investiga a ligação entre câncer de próstata e alimentos fritos. Para isso, foram avaliados dados médicos de 1.549 homens diagnosticados com o problema e 1.492 homens saudáveis que funcionaram como grupo de controle. A idade dos participantes variava entre 35 e 74 anos. Todos foram questionados sobre os hábitos alimentares, inclusive em relação a alimentos fritos específicos.

    Os resultados mostraram que a ingestão de fritura uma ou mais vezes por semana aumentava entre 30 e 37% o risco de desenvolver câncer de próstata. Além disso, nesses casos o câncer costumava ser dos tipos mais agressivos. De acordo com a equipe de pesquisadores, o óleo submetido a altas temperaturas gera compostos potencialmente cancerígenos. A quantidade de substâncias aumenta conforme o óleo é reutilizado.

    Lista suja do trabalho escravo tem 409 empregadores

    Lista suja do trabalho escravo tem 409 empregadores; saiba quem são eles

    Calcula-se que os citados no cadastro empregam 9,1 mil trabalhadores, em setores majoritariamente agropecuários – como na criação e no abate de animais, no plantio e no cultivo de espécies vegetais, segundo apurou a Agência Brasil

     
    No Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, lembrado ontem (28), 409 empregadores estão na lista suja do trabalho escravo, elaborada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Instituto Ethos, a Organização Não Governamental (ONG) Repórter Brasil e o Ministério do Trabalho. A lista reúne empresas ou contratantes (pessoa física) que mantêm trabalhadores em condições análogas às de escravidão.

    Calcula-se que os citados no cadastro empregam 9,1 mil trabalhadores, em setores majoritariamente agropecuários – como na criação e no abate de animais, no plantio e no cultivo de espécies vegetais, segundo apurou a Agência Brasil. Ainda há empresas de extração mineral, comércio e construção civil.

    A lista suja do Trabalho Escravo está disponível na íntegra na internet, e pode ser consultada por qualquer pessoa por meio do nome da propriedade, do ramo de atividade, do nome do empregador (pessoa jurídica ou física), dos cadastros de Pessoa Física (CPF) ou de Pessoa Jurídica (CNPJ), do município ou do estado. A lista foi criada em 2004 por meio de resolução do Ministério do Trabalho.

    O infrator (pessoa física ou empresa) é incluído na lista após decisão administrativa sobre o auto de infração lavrado pela fiscalização. Os dados são atualizados pelo setor de Inspeção do Trabalho do ministério. Quando entra na lista, o infrator é impedido de ter acesso a crédito em instituições financeiras públicas, como os bancos do Brasil, do Nordeste, da Amazônia, e aos fundos constitucionais de financiamento. O registro na lista suja só é retirado quando, depois de um período de dois anos de monitoramento, não houver reincidência e forem quitadas todas as multas da infração e os débitos trabalhistas e previdenciários.

    Na última sexta-feira (25), foi publicado no Diário Oficial da União o resultado das auditorias fiscais do trabalho em 2012. De janeiro a dezembro do ano passado, foram cerca de 757,4 mil ações. Do total, 241 foram para combater o trabalho escravo.

    Durante esta semana, serão promovidos diversos eventos em várias cidades do país para debater a questão. O ministro do Trabalho, Brizola Neto, se reuniu hoje com membros da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), em Belo Horizonte, para discutir os desafios e os avanços do tema - como o trâmite no Congresso Nacional da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Trabalho Escravo, que prevê a expropriação de terras urbanas e rurais onde for comprovado o uso desse tipo de trabalho. A PEC já foi aprovada pela Câmara e precisa passar pelo Senado, o que está previsto para ocorrer ainda este ano.

    Na próxima quinta-feira (31), estão previstos debates com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Maria do Rosário, em São Paulo, quando será levado ao prefeito da cidade, Fernando Haddad, a necessidade de avanços da Carta-Compromisso contra o Trabalho Escravo, firmada em agosto de 2012, ainda quando o petista era candidato à prefeitura da capital paulista.

    É considerado trabalho escravo reduzir uma pessoa à essa situação, submetendo-a a trabalhos forçados, jornada exaustiva, condições degradantes, restringir sua locomoção em razão de dívida com o empregador ou por meio do cerceamento de meios de transporte, manter vigilância ostensiva no local de trabalho e reter documentos ou objetos do trabalhador com o intuito de mantê-lo no local.

    Ataques virtuais maliciosos exploram tragédia de Santa Maria

    Ataques virtuais maliciosos exploram tragédia de Santa Maria

    Os e-mails contêm um link para um suposto vídeo do momento da tragédia, mas que distribui um trojan bancário que se instala no computador

     
    A Kaspersky Lab divulgou um comunicado alertando usuários sobre uma ação de cibercriminosos brasileiros que tem circulado, desde a manhã de ontem. São mensagens de e-mail maliciosas utilizando a tragédia acontecida no último domingo em Santa Maria/RS para benefício financeiro.

    Os e-mails contêm um link para um suposto vídeo do momento da tragédia, mas que distribui o arquivo "vídeo.zip", um trojan bancário que se instala no computador do usuário e que redireciona a vítima para sites falsos de bancos. A primeira mensagem detectada ocorreu na manhã de segunda-feira, às 9h, e trazia o título "Vídeo mostra momento exato da tragédia em Santa Maria no Rio Grande do Sul":Redes sociais

    A Kaspersky Lab alertou ainda para potenciais ataques no Facebook, também explorando a tragédia de Santa Maria, em breve. As redes sociais são conhecidas pela rápida disseminação de conteúdo entre os usuários, inclusive de links maliciosos. Dessa forma, é importante notar que fatalidades que geram grande comoção social são usadas indevidamente para que criminosos realizem golpes em ataques no Facebook e no Twitter.

    quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

    Maslow na internet

    CRA-RJ disponibiliza gratuitamente clássico de Abraham Maslow na internet

    Maslow divide as necessidades humanas em cinco níveis: fisiológicas, segurança, sociais, estima e autorrealização

     
    A obra de Abraham Maslow está disponível em português no site da Biblioteca Virtual do CRA-RJ. O livro “Motivation and Personality” apresenta a pirâmide de hierarquia das necessidades e é considerado um dos clássicos do autor.


    Maslow divide as necessidades humanas em cinco níveis: fisiológicas, segurança, sociais, estima e autorrealização. Para ele, o indivíduo tem que ter a sua necessidade do nível inferior satisfeita, ou quase integralmente satisfeita, para sentir a necessidade do nível superior.

    Para ler o livro na íntegra, http://www.cra-rj.org.br/site/leitura/textos_class/traduzidos/MOTIVATIVACAO_PERSONALIDADE/index.html

    terça-feira, 29 de janeiro de 2013

    Protesto pedindo justiça reúne centenas de pessoas no Centro de Santa Maria

    Protesto pedindo justiça reúne centenas de pessoas no Centro de Santa Maria


    Cerca de 300 manifestantes com faixas e cartazes pediram investigação séria da tragédia


     

    Protesto pedindo justiça reúne centenas de pessoas no Centro de Santa Maria Lauro Alves/Agencia RBS
    Delegado Marcelo Arigony falou aos manifestantes quando protesto chegou à frente da delegacia Foto: Lauro Alves / Agencia RBS


    Um protesto pedindo justiça reuniu cerca de 300 pessoas no centro de Santa Maria no final da tarde de hoje. Ao contrário da manifestação do dia de ontem, em que 35 mil pessoas se reuniram de branco também no centro da cidade, a orientação para hoje foi de que os amigos e familiares das vítimas da tragédia em Santa Maria vestissem preto. Além disso, as faixas e discursos dos manifestantes cobravam justiça das autoridades.

    O protesto saiu da frente da Câmara dos Vereadores de Santa Maria por volta das 17h, depois os manifestantes percorrem o centro da cidade e foram até a Rua Alberto Pasqualini, onde fica localizada a Delegacia Regional de Santa Maria. O Delegado Regional Marcelo Arigony saiu para a rua e fez um discurso para os participantes. Ele afirmou que está fazendo tudo o que é possível para que a justiça seja cumprida.

    — Vamos trabalhar incansavelmente para que todas as responsabilidades sejam apuradas — disse o delegado, com o megafone.

    Pablo Bizzi Mahmud , organizador do protesto, argumentou que a manifestação era pacífica e tinha o objetivo de buscar leis mais severas no país. Além disso, ele também pretende fazer um projeto com a ajuda de amigos para que um memorial seja construído no local em que ocorreu a tragédia.

    — Queremos a criação de leis federais para que não aconteçam mais tragédias e, também, uma investigação que responsabilize também o governo — argumentou.

    Por fim, a manifestação parou em frente ao prédio da Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV), onde fica localizado o gabinete do prefeito, e pediram que Cezar Schirmer, prefeito de Santa Maria, se pronunciasse. Manifestantes mais exaltados pediram também a saída do prefeito. A chefe de gabinete do prefeito, Magali Marques da Rocha, conversou com os manifestas e mostrou documentos que, segundo ela, eximem a culpa do governo municipal.

    Petrobrás reajusta gasolina em 6,6% e diesel em 5,4% nas refinarias

    Petrobrás reajusta gasolina em 6,6% e diesel em 5,4% nas refinarias

     
    Novos preços entram em vigor a partir de 0h desta
    RIO - A Petrobrás anunciou nesta terça-feira um reajuste de 6,6% para a gasolina e de 5,4% para o diesel nos preços de venda nas refinarias. Os novos valores entram em vigor a 0h desta quarta-feira, 30 de janeiro. Analistas calculam que a alta da gasolina na bomba deverá ficar entre 4% e 5,3%.

    O economista e sócio da Tendências Consultoria, Juan Jensen, projeta que nos postos o reajuste será de 4,2%. Como o peso da gasolina dentro do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de 3,89%, isso deve provocar um impacto total na inflação de 0,16 ponto porcentual.

    Já o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, avalia que o reajuste impactará 0,13 ponto no IPCA e levará a uma alta de cerca de 4% na bomba. O economista Fábio Romão, da LCA Consultores, por sua vez, calcula um reajuste para o consumidor de 5,3%.

    Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.

    Segundo nota da Petrobrás, esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo.

    Quando o plano de negócios da estatal para o período de 2012 a 2016 foi fechado, no ano passado, a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster, afirmou que o preço da gasolina estava com uma defasagem de 15%. Parte disso foi recomposta ainda em 2012, com o reajuste de 7,8% dado às refinarias. Esse reajuste não chegou ao consumidor: o governo zerou o principal tributo cobrado do setor, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Agora sem a Cide, a elevação vai chegar aos postos.

    Já o diesel recebeu dois reajustes desde então. Um de 3,94%, em 25 de junho e outro de 6%, em 16 de julho. Apesar de o porcentual de reajuste da gasolina ser pouco abaixo do previsto no Plano de Negócios, o aumento concedido no diesel poderá compensar o resultado. O diesel é o combustível com maior impacto no balanço da companhia.

    Os reajustes eram altamente desejados pela Petrobrás, que condiciona a pesada carga de investimentos previstos no plano de negócios da companhia (US$ 236 bilhões entre 2012 e 2016) a um preço mais alto do combustível vendido no País. Em 2013, a estatal deve investir entre R$ 85 bilhões e R$ 90 bilhões.

    Preocupada com a demora no reajuste, reclamado diversas vezes pela presidente Maria das Graças Foster, a diretoria da Petrobrás pediu ao Conselho de Administração, presidido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, um aumento rápido, ainda para este mês, para não ter que cortar projetos.

    O reajuste, contudo, não acaba com a defasagem de preços dos combustíveis vendidos pelas refinarias em relação ao mercado internacional, mas garante a continuidade de projetos e investimentos. Além de aliviar o caixa da companhia, que registra prejuízo de cerca de US$ 1 bilhão ao mês com a diferença entre os preços de importação de diesel e gasolina e os praticados no mercado doméstico.

    Barbosa cobra demissão de fichas sujas dos tribunais

    Barbosa cobra demissão de fichas sujas dos tribunais

     
     
    O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Joaquim Barbosa, decidiu cobrar de tribunais de todo o País que informem as providências adotadas para cumprir uma resolução do órgão que proibiu condenados de ocuparem cargos de confiança, comissionados e terceirizados no Judiciário. A norma veda os chamados fichas sujas na Justiça.

    O prazo dado pelo CNJ para que os tribunais fizessem o recadastramento dos ocupantes dos cargos terminou na segunda-feira. As demissões deveriam ser feitas até 9 de fevereiro. Mas 19 tribunais, entre os quais o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Superior Tribunal Militar (STM), não prestaram informações.

    "Existe um número expressivo de tribunais como o TSE e o STJ que ainda não informaram. Não dá para dizer que não começaram, mas não temos informações. Num universo de quase cem tribunais, são 96 em todo o País, é um número bem inexpressivo, por isso devemos continuar a cobrar", afirmou o conselheiro Bruno Dantas. "Alguns tribunais apontaram algumas dificuldades técnicas no recadastramento e o ministro Joaquim Barbosa concedeu prazos adicionais para alguns poucos tribunais", acrescentou.

    De acordo com Bruno Dantas, se mesmo com o prazo adicional os tribunais não prestarem as informações, um procedimento poderá ser aberto para apurar quem são os responsáveis pela omissão. O resultado poderá ser a exoneração de funcionários e a abertura de processos disciplinares contra os presidentes dos respectivos tribunais.

    Dos órgãos que fizeram o recadastramento, apenas o Tribunal de Justiça de Roraima dispensou um servidor que tinha uma condenação definitiva por ato de improbidade administrativa. Os outros que prestaram informações disseram que não tinham colaboradores fichas sujas. Joaquim Barbosa deu um prazo de 15 dias para um grupo de tribunais informe se também foi analisada a situação dos prestadores de serviços contratados pela forma terceirizada.

    A aplicação da Lei da Ficha Limpa a cargos de confiança do Poder Judiciário foi decidida pelo CNJ em julho do ano passado. De todos os órgãos do Judiciário brasileiro, apenas o Supremo Tribunal Federal (STF) está dispensado de cumprir a resolução. Isso porque o STF, órgão da cúpula do Judiciário, não está submetido às decisões do CNJ.

    Aprovada em 2010 a partir de um projeto de iniciativa popular, a Lei da Ficha Limpa estabelece critérios de inelegibilidade para quem se candidata a um cargo eletivo. Pela norma, os políticos condenados por órgãos colegiados não podem se candidatar.

    Andador ameaça a segurança dos bebês

    Andador ameaça a segurança dos bebês

    Nos EUA, acessório é responsável por 20 mil atendimentos a cada ano

    Por Minha Vida
    Andador aumenta risco de quedas e acidentes
     
    As polêmicas que rondam o acessório são grandes. E ainda existem pais e educadores que não veem perigo na utilização do andador. Mas, de acordo com fisioterapeutas e pediatras, o brinquedo pode ser um grande inimigo da saúde e bem-estar das crianças. Há pelo menos um caso de traumatismo para cada três crianças que usam o andador, segundo a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.
    "Os pais ficam muito ansiosos para presenciar os primeiros passos do bebê, mas não há uma idade exata para isso acontecer", explica o pediatra Moisés Chencinski, homeopata e autor do livro "Gerar e Nascer Um Canto de Amor e Aconchego". O ideal é que a criança possa iniciar seus primeiros passos entre os nove e os 18 meses. "Cada criança apresenta seu ritmo e isso depende de desenvolvimento neuropsicomotor adequado, bem como de uma nutrição favorável e estímulos próprios para isso, sendo dispensável o uso de andador", aponta o profissional.
     
    Pais devem estimular os primeiros passos sem andador
     
    O principal problema dos andadores está relacionado ao número de acidentes que ele provoca. "Os andadores, apesar de serem conhecidos há muito tempo e de, supostamente, estimularem o andar nas crianças, não representam um método seguro e adequado para esse desenvolvimento", explica Moisés Chencinski. "Nos Estados Unidos, onde existem pesquisas mais sérias sobre o assunto, o índice é de quase 20.000 atendimentos infantis por ano em pronto-socorros causados por andadores", alerta.
     
     
    "Os bebês, quando resolvem dar os primeiros passinhos, o fazem mesmo sem o uso do andador", afirma o pediatra. O andador não estimula criança nenhuma a andar. É apenas uma comodidade para os pais, já que eles não precisam ficar constantemente ajudando a criança a andar. Quando o bebê quiser e estiver pronto para os primeiros passos ele se apoiará nas grades do berço, nos sofás, nas mãos dos familiares... "Nenhum modelo de andador é seguro", frisa Moisés.

     

    Perigos para articulações

     
    Você já deve ter ouvido falar que os andadores sugerem problemas na coluna e nos joelhos da criança, mas Moisés Chencinski explica que isso só acontece em casos especiais. "Problemas desse porte só acontecem quando a criança é exposta a condição dos andadores por muitas horas", afirma o pediatra. "O uso normal do acessório não costuma causar esses problemas, mas quando a criança já apresenta algum problema, o quadro pode piorar."

     

    Estimulando os primeiros passos

     
    Mesmo sabendo que é preciso respeitar o tempo das crianças, os pais não se aguentam de ansiedade para ver os pequenos andando por aí. E essa é a fase mais importante na vida da criança, em busca da independência, da liberdade e da autonomia. De acordo com o pediatra, é possível estimular essa etapa sem precisar de andadores: "Ofereça apoios seguros, em locais mais lisos - diminuindo a chance de tropeçar -, porém não escorregadios, com calçados apropriados para proteger os pés e permitir o equilíbrio".

    segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

    Trabalhadores da Coca-Cola ameaçam greve nacional

    Trabalhadores da Coca-Cola ameaçam greve nacional

    Por meio de entidade do setor, funcionários alegam não ter recebido participação dos lucros indevidamente e já pediram reunião com empresa

     
    Reprodução
    Garrafas de Coca-Cola num supermercado
    Coca: greve afetaria a distribuição da bebida nos estados de SP, MG e MS

    São Paulo - Já imaginou algum dia ficar sem encontrar os produtos da Coca nas gôndolas em alguns supermercados do país? Pode parecer quase impossível, mas cerca de 15.000 funcionários da Femsa, engarrafadora dos produtos da Coca-Cola no Brasil, ameaçam fazer greve se a empresa não revisar o processo de participação nos lucros e resultados com o principal sindicato da categoria, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins).

    A confederação encaminhou na última quinta (24/01), ofício destinado à companhia para pedir esclarecimento e marcar uma reunião emergencial entre os representantes sindicais e os gestores da empresa para discutir o assunto.

    “Não havendo uma solução que atenda às necessidades dos trabalhadores, as entidades envolvidas estarão mobilizando os trabalhadores, o que não descarta a possibilidade de uma greve geral no setor”, afirma o presidente da CNTA Afins, em nota enviada à imprensa. Os estados de São Paulo, Belo Horizonte, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais seriam os principais afetados com a possível mobilização.

    De acordo com Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA Afins, a proposta atual apresentada pela empresa, referente ao pagamento de 25% em relação ao salário de aproximadamente 1.700,00 reais não agradou os trabalhadores do setor, que agora buscam uma nova negociação. A PLR é uma remuneração variável feita com base nas metas de resultados da companhia.

    “É inadmissível um grupo com um potencial de produção e consumo como a Coca-Cola dizer que os
    trabalhadores não atingiram metas para fazer jus a um valor digno”, diz Bueno.

    A Femsa no Brasil ainda não se manifestou sobre as informações até a publicação desta nota.

    Yahoo! anuncia lucro de US$ 273 mi no 4º trimestre

    Yahoo! anuncia lucro de US$ 273 mi no 4º trimestre

    No mesmo período de 2011, lucro havia sido de US$ 295,6 milhões


    Fred Prouser/Reuters
    Logotipo de Yahoo!
    Yahoo!: a empresa registrou receita de US$ 1,346 bilhão no quarto trimestre do ano passado

    Sunnyvale, Califórnia - A provedora de serviços na internet Yahoo! Inc. informou nesta segunda-feira que teve um lucro líquido de US$ 272,3 milhões no quarto trimestre de 2012, ou US$ 0,23 por ação, de US$ 295,6 milhões no mesmo período de 2011 (US$ 0,24 por ação).

    A receita da empresa alcançou US$ 1,346 bilhão no quarto trimestre de 2012, de US$ 1,324 bilhão no mesmo período do ano anterior. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ficou em US$ 509,0 milhões no quarto trimestre do ano passado, de US$ 469,4 milhões no mesmo período de 2011

    No ano de 2012, a Yahoo! teve um lucro líquido de US$ 3,945 bilhões (US$ 3,28 por ação), de US$ 1,049 bilhão no ano anterior (US$ 0,82 por ação). O Ebitda ficou em US$ 1,699 bilhão em 2012, de US$ 1,655 bilhão no ano anterior. A receita alcançou US$ 4,987 bilhões em 2012, de US$ 4,984 bilhões em 2011.

    O informe de resultados da Yahoo! foi divulgado depois do fechamento da Bolsa de Nova York. No pregão regular, as ações da empresa haviam caído 0,34%. No after hours, depois do anúncio do balanço, os papéis subiram 4,5%. As informações são da Dow Jones.

    Dólar fecha na menor cotação desde julho de 2012

    Dólar fecha na menor cotação desde julho de 2012

    Venda de contratos de swap tradicional promovida pelo BC foi interpretada como sinal de que a inflação está incomodando a autoridade monetária

    Fabrício de Castro, do
     
    Marcos Santos/USP
     
    Imagens                  Notas de Dólar - dinheiro
    Notas de dólar: a divisa norte-americana encerrou a sessão com variação negativa de 1,38% no balcão

    A atuação do Banco Central (BC) no período da manhã, que surpreendeu muitos profissionais da área de câmbio, determinou a queda do dólar ante o real nos mercados à vista e futuro, em meio à percepção de que a autoridade monetária está bastante preocupada com a inflação no Brasil.

    Ao vender 37 mil contratos de swap cambial tradicional, em um total de US$ 1,847 bilhão, numa operação que equivale à venda da moeda americana no mercado futuro, o BC rolou antecipadamente os contratos que vencem em 1º de fevereiro. Com isso, o dólar terminou o dia em baixa de 1,38% e fechou cotado a R$ 2,0020 no balcão, no menor patamar desde 2 de julho de 2012, quando estava em R$ 1,9890.

    Na máxima do dia, vista pela manhã, a moeda americana marcou R$ 2,0370 (+0,34%) e, na mínima, verificada à tarde, atingiu R$ 2,0010 (-1,43%). Da máxima para a mínima, a moeda americana oscilou -1,77% no balcão. Pouco depois das 16h30 (horário de Brasília), a clearing de câmbio da BM&F registrava giro financeiro de US$ 2,468 bilhões, sendo US$ 2,113 bilhões. Já o dólar pronto da BM&F, com apenas quatro negócios, fechou em baixa de 0,81%, a R$ 2,01650. No mercado futuro, o dólar com vencimento em fevereiro era cotado a R$ 2,00250, em baixa de 1,52%.

    domingo, 27 de janeiro de 2013

    Após tragédia em Santa Maria, Planeta Atlântida é cancelado

    Após tragédia em Santa Maria, Planeta Atlântida é cancelado
           
     
    Ivete Sangalo estava entre as atrações do festival, que foi temporariamente cancelado Foto: Roberto Filho / AgNews Ivete Sangalo estava entre as atrações do festival, que foi temporariamente cancelado
    Foto: Roberto Filho / AgNews
     
    Através de seu site oficial, o grupo RBS divulgou comunicado neste domingo (27) afirmando estar consternado com a tragédia ocorrida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e suspendeu temporariamente a edição 2013 do festival de música Planeta Atlântida.

    "Em respeito à memória das vítimas e em solidariedade a seus familiares e amigos, o Grupo RBS comunica que todos os eventos que seriam por ele realizados, ou por intermédio de seus veículos, incluindo o Planeta Atlântida, estão suspensos nos próximos sete dias, acompanhando o período de luto oficial decretado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul. O Grupo RBS está trabalhando para reprogramar os eventos e tão logo seja possível informará amplamente as novas datas por meio de seus veículos de comunicação", informa a carta.

    O evento, que é realizado anualmente no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, estava marcado para os dias 1 e 2 de fevereiro e incluía atrações como Ivete Sangalo, Thiaguinho, Naldo, Fresno, Sambô e Luan Santana.

    Incêndio em casa noturna

    Um incêndio de grandes proporções deixou ao menos 233 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.

    Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

    A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile para seguir a Santa Maria.

    Em um ano, arrecadação de igrejas passou dos R$ 20 bi

    Em um ano, arrecadação de igrejas passou dos R$ 20 bi

    Segundo Folha de São Paulo, templos de diferentes religiões receberam, ao longo de 2011, o equivalente a quatro vezes o orçamento do Estado do Acre

     
    Getty Images
    Mão segura crucifixo
    Em 2011, 3 bilhões de reais da receita das igrejas vieram da venda de produtos e serviços

    São Paulo – Entre dízimos, doações, vendas de produtos e aplicações financeiras, as igrejas de diferentes religiões do Brasil arrecadaram R$ 20,6 bilhões em 2011. É o que revela levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo com base em informações da Receita Federal.

    Deste total, R$ 14,2 bilhões vieram direto do bolso dos fiéis por meio de dízimos (R$ 3,47 bilhões) e outras doações aleatórias. Além disso, R$ 3 bilhões são oriundos da venda de produtos e serviços, enquanto R$ 460 milhões, de rendimentos com ações e outras aplicações financeiras.

    Segundo a Folha de São Paulo, o valor arrecadado em 2011 é equivalente a quatro vezes o orçamento de 2013 do estado do Acre ou 90% do orçamento disponível para o Bolsa Família.

    Desde 2006, segundo o levantamento, a receita das igrejas teve um crescimento real de 11,9%. Em 2008, as igrejas atingiram seu pico financeiro com uma arrecadação de R$ 21 bilhões. No ano seguinte, contudo, a arrecadação foi impactada pela crise e caiu para R$ 19,5 bilhões.

    Santa Maria - 233 vítimas

    Ministro da Saúde diz que prioridade é salvar feridos no incêndio de boate


    Alexandre Padilha foi a local onde corpos estão sendo reconhecidos, no RS.
    Segundo Defesa Civil, 233 pessoas morreram: 120 homens e 113 mulheres.


    O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou neste domingo (27), em entrevista coletiva, que a prioridade é salvar a vida das pessoas que ficaram feridas no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), ocorrido durante a madrugada. Autoridades da Defesa Civil do Rio Grande do Sul informaram que 233 pessoas morreram na tragédia, 120 homens e 113 mulheres.

    Segundo Padilha, 92 feridos no incêndio estão internados em hospitais de Santa Maria. Outras 14 pessoas foram transferidas para a capital Porto Alegre.

    Ele alertou ainda que é possível que as pessoas expostas à fumaça possam sofrer da chamada pneumonia química (quando há inalação de fumaça tóxica).

    Conforme informações preliminares da tragédia, o incêndio teria começado por volta das 2h30, durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico.

    As faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, e iniciado o fogo, que se espalhou pelo estabelacimento em poucos minutos. O incêndio provocou pânico, e muitos presentes não conseguiram acessar a saída de emergência.

    O número de pessoas que estavam na boate ainda não foi confirmado. A festa "Agromerados" reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.

    Prioridade é 'salvar vidas'
    Padilha disse que, além de salvar vidas dos feridos, agentes de saúde também ficarão focados no atendimento aos familiares das vítimas e no monitoramento do estado de saúde daqueles que estavam no local do incêndio. "A primeira prioridade é buscar salvar as vidas que podemos salvar ainda", disse o ministro.

    "Temos 92 pacientes internados nos hospitais de Santa Maria. [...] A maior parte desses pacientes por intoxicação respiratória. Neste momento, pacientes queimados são minoria", afirmou Padilha. Ele esclareceu que cerca de 20% do total de feridos internados, 16 pessoas, são "grandes queimados".

    As unidades que receberam os feridos em Santa Maria foram Hospital de Caridade, Hospital Universitário de Santa Maria, UPA 24 horas, Hospital do Exército e Hospital São Francisco. O ministro afirmou que cerca de 30 pacientes internados respiram com a ajuda de aparelhos.

    Segundo Padilha, os 14 feridos transferidos para Porto Alegre têm características de queimaduras. Na capital gaúcha, segundo o ministro, foi montada uma estrutura de referência de UTI para pacientes que precisavam de maior suporte médico.

    O ministro informou ainda que, dos 92 internados na cidade da tragédia, mais 11 devem ser levados para Porto Alegre. "São pacientes que têm queimaduras, mas cuja principal gravidade é a intoxicação. Cinco estão no Hospital Caridade e seis no Hospital Universitário", disse. "Vamos continuar avaliando e, se existir necessidade, faremos a remoção de mais pacientes".

    Apple perde posto de empresa mais valiosa do mundo para a Exxon Mobil

    Apple perde posto de empresa mais valiosa do mundo para a Exxon Mobil


    Valor da gigante dos eletrônicos ficou em US$ 413,7 bilhões, abaixo dos US$ 417 bilhões da Exxon

     
    Apple perde posto de empresa mais valiosa do mundo para a Exxon Mobil Kimihiro Hoshino/AFP
    Apesar do crescimento nas vendas do iPad Mini, receita da Apple subiu menos que o esperado Foto: Kimihiro Hoshino / AFP
    A Apple deixou de ser a empresa mais valiosa do mundo após forte queda no valor de suas ações. A companhia americana perdeu o posto nesta sexta-feira para a compatriota Exxon Mobil, gigante dos hidrocarbonetos.

    Os papéis da Apple caíram 2,22%, a US$ 440,50. Com isso, o valor de mercado da companhia ficou em US$ 413,7 bilhões, abaixo dos US$ 417 bilhões da Exxon.

    Apesar de ter atingido faturamento e lucro líquido recordes, o preço médio dos produtos mais vendidos foi reduzido, o que justificou a queda. O crescimento de vendas das versões "mini" do iPad, por exemplo, fez com que a receita subisse apenas 22%, mesmo que o volume de aparelhos vendidos tenha aumentado em 48%.

    Vai sair de linha em 2019

    Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...