sábado, 9 de fevereiro de 2013

Caso da carne de cavalo


Caso da carne de cavalo, um escândalo de dimensões europeias

Neste sábado, o grupo sueco Findus anunciou, através de sua subsidiária na França, que entrará com um processo contra um fornecedor não revelado

 
©afp.com / Andrew Yates
Lasanha da Findus contaminada com carne de cavalo

PARIS (AFP) - A descoberta de carne de cavalo em lasanhas supostamente produzidas com carne bovina colocou em questão uma cadeia alimentar complexa, tomando uma dimensão europeia na forma de escândalo no Reino Unido, queixa na justiça na França, matadouros identificados na Romênia, investigações e ameaças de sanções.

Neste sábado, o grupo sueco Findus anunciou, através de sua subsidiária na França, que entrará com um processo contra um fornecedor não revelado, após a descoberta de carne de cavalo em seus produtos que deveriam ser feitos com carne exclusivamente bovina.

"Fomos enganados", declarou France Matthieu Lambeaux , CEO da Findus em um comunicado. "Há duas vítimas: a Findus e o consumidor. Apresentaremos queixa", acrescentou.

A descoberta de carne equina provocou um escândalo no Reino Unido, onde os cavalos são muito respeitados e comer sua carne é tabu. Foram retirados dos supermercados todos os produtos produzidos na França, de onde veio a carne, e na Suécia.

Enquanto isso, Spanghero, o importador de carne estabelecido no sudoeste da França também anunciou que vai processar o seu próprio fornecedor romeno.

"Compramos carne bovina de origem europeia e a revendemos. Se era carne de cavalo, vamos processar o fornecedor romeno", declarou à AFP Barthélémy Aguerre, presidente da Spanghero.
O presidente não indicou o nome do fornecedor.

Na noite de sexta-feira, outro personagem desta cadeia alimentar longa e complexa, a empresa francesa Comigel, especializada em congelados e que fornece desde 2011 lasanha de carne bovina para Findus, disse que a carne envolvida neste escândalo era proveniente da Romênia, via Spanghero.

As lasanhas foram preparadas no Luxemburgo por uma filial da Comigel. Esta fraude pode ter começado em agosto de 2012, segundo a Findus, citando uma carta do seu fornecedor Comigel.
A empresa insistiu que não estava "ciente do problema de contaminação com carne de cavalo". Enquanto isso, a Romênia começou a se defender neste sábado.

"Tenho certeza de que o importador (francês) sabia que não era vaca, já que o cavalo tem um sabor, cor e textura diferentes", disse à AFP Sorin Minea, presidente da associação Romalimenta, que reúne empresários do setor alimentício.

Segundo Minea, na Romênia há três matadouros que abatem cavalos e exportam carne para países da União Europeia, especialmente França e Itália.

"É uma operação que é legal sob as regras em vigor", ressaltou. O uso de carne de cavalo é, provavelmente, devido a razões econômicas. "O cavalo é menos caro do que o boi", considerou Sorin Minea.

Já o ministério da Agricultura romeno afirmou que estava conduzindo uma investigação sobre o caso. Na França, a direção da luta contra a fraude, vinculada ao ministério da Economia, declarou que também abriu uma investigação para identificar a origem do "engano".

"Todo o engano constitui uma fraude prejudicial à confiança depositada na indústria como um todo e deve ser severamente punido", disse o ministro francês da Agricultura, Stéphane Le Foll.

O ministro britânico do Meio Ambiente, Owen Paterson, realizou neste sábado uma reunião de emergência com as autoridades de saúde e varejistas. O ministro exigiu resultados até o final da semana que vem. Ele também pretende abordar a delicada questão da rastreabilidade, no coração de este escândalo.

Inflação em alta pode levar BC a reajustar os juros

Inflação em alta pode levar BC a reajustar os juros

No mês passado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,86%, a maior variação mensal desde abril de 2005, quando a alta tinha somado 0,87%

 
REUTERS/Ueslei Marcelino
O presidente do BC, Alexandre Tombini, comparece a uma audiência na Comissão Mista do Orçamento na Câmara dos Deputados em Brasília
O presidente do BC, Alexandre Tombini

Brasília – A alta da inflação, que em janeiro atingiu o maior nível em quase oito anos, pode mudar os rumos da política econômica no governo da presidenta Dilma Rousseff, marcada até agora pela queda dos juros. Segundo especialistas, caso os preços continuem aumentando acima do esperado, o Banco Central (BC) voltará a reajustar os juros básicos, atualmente no menor nível da história.

No mês passado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,86%, a maior variação mensal desde abril de 2005, quando a alta tinha somado 0,87%. Dezembro, no entanto, também tinha registrado inflação expressiva, de 0,79%. Com o resultado de janeiro, o IPCA acumulado em 12 meses passou para 6,15%, contra inflação de 5,84% registrada em todo o ano passado.

Desde outubro do ano passado, a taxa Selic (que determina os juros básicos da economia) está em 7,25% ao ano. Até agora, as instituições financeiras acreditavam que a taxa Selic chegaria ao fim do ano no nível atual, segundo o Boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado divulgada pelo Banco Central. Para os especialistas, o comportamento da inflação nos próximos meses determinará a necessidade de o BC aumentar os juros antes do esperado.

O que diverge os economistas é o risco de a inflação fugir do controle. Para Newton Rosa, economista-chefe do Banco Sulamérica Investimentos, o IPCA de janeiro foi bastante influenciado por reajustes típicos de início de ano. “Sem dúvida, o resultado do mês passado aumentou o risco de o Banco Central ser obrigado a rever a política monetária, mas acredito que a pressão sobre os preços deve arrefecer a partir do segundo trimestre, e a inflação oficial deve fechar o ano entre 5,5% e 6%, na faixa prevista pelo governo”, diz.

O professor de economia Fábio Gallo, da Fundação Getulio Vargas (FGV), no entanto, acredita que a inflação já está fora de controle. “O próprio IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] mostra que, em janeiro, houve aumento em 75% dos itens pesquisados. Isso mostra que a inflação está bastante disseminada na economia”, critica.

Para Gallo, a interrupção da trajetória de queda da taxa Selic é inevitável. “Os juros são o remédio mais rápido para conter a inflação, e o governo não terá como escapar”, avalia. Segundo ele, a inflação atual reflete erros da política econômica “Em vez de conter os gastos públicos, o governo concedeu reduções paliativas de impostos para estimular a economia. Isso impulsionou o consumo, e a população hoje está disposta a pagar mais porque tem mais dinheiro”, explica.

Newton Rosa não descarta a possibilidade de aumento de juros, mas acredita que o governo antes tentará outros instrumentos para conter a inflação. “A redução das tarifas de energia e a possível isenção de impostos da cesta básica ajudarão a inflação a cair nos próximos meses. O governo tem usado outras medidas para conter a inflação, como permitir a queda do dólar para menos de R$ 2”, ressalta.

Neve despejada por tempestade nos EUA chega a quase um metro

Neve despejada por tempestade nos EUA chega a quase um metro

Número de casas sem energia subiu para 700 mil e serviços de meteorologia mantêm alerta


O número de casas e empresas sem energia por causa da nevasca que atinge o nordeste dos Estados Unidos aumentou para 700 mil. A neve acumulada já se aproxima de um metro. Duas pessoas em Nova York e duas no Canadá morreram por acidentes em decorrência da tempestade.


AP
Casal cava neve que cobriu carro em Boston neste sábado (9)

A nevasca se estende desde os Grandes Lagos até a costa do Atlântico e despejou mais de 90 centímetros de neve em todo o Nordeste, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano.

Os meteorologistas alertam para ventos mais fortes e nevascas ainda neste sábado, especialmente perto de Boston, onde até 76 centímetros de neve eram esperados em algumas áreas, assim como em Nova York, Connecticut e Maine.

A tempestade concentrou sua fúria em Connecticut, Rhode Island e Massachusetts, com até 95 centímetros de neve em Milford, Connecticut. Na primeira morte atribuída à tempestade de neve, um homem de 70 anos foi morto quando um motorista perdeu o controle de seu carro e o acertou em Poughkeepsie, Nova York, informou a imprensa.

Uma mulher de 80 anos de idade, que limpava a calçada em Prospect, em Connecticut, morreu na sexta-feira, quando foi atingida por um motorista que fugiu do local, disse um porta-voz dos serviços de emergência do estado.

Voos

No Brasil, voos foram cancelados na sexta-feira e no sábado: três voos da companhia American Airlines e cinco da TAM. Segundo a companhia aérea, os voos foram reprogramados.

Quase 2.000 voos foram cancelados ao todo, de acordo com FlightAware, que acompanha os atrasos dos voos. Dois aeroportos internacionais em Boston e Connecticut foram fechados por causa da nevasca.

Peter Judge, porta-voz da Agência de Gerenciamento de Emergências de Massachusetts, disse que as comunidades costeiras estavam sendo evacuados de Salisbury para Hull por causa do temor com a inundação da maré alta combinada com uma tempestade.

A tempestade levou os governadores de Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, Nova York e Maine a declararem estado de emergência.

O governador de Massachusetts, Deval Patrick, tomou a rara decisão de anunciar a proibição da maior parte de viagens de carro no início da tarde sexta-feira, enquanto o governador de Connecticut, Dannel Malloy, fechou rodovias do estado para todos os veículos, menos os de emergência.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Gigante de alimentos no Peru anunciará aquisição no Brasil

Gigante de alimentos no Peru anunciará aquisição no Brasil

Transação é estimada em 600 milhões de reais e deverá ser anunciada nos próximos dias

 
Divulgação
Linha de produtos da empresa de alimentos Santa Amália
Linha de produtos da empresa de alimentos Santa Amália: receita anual de 400 milhões de reais

São Paulo - A Alicorp, maior companhia de alimentos do Peru com faturamento de 3,4 bilhões de reais, anunciará em breve a sua entrada no Brasil com a aquisição da fabricante de massas Santa Amália, que tem receita anual de cerca de 400 milhões de reais.

O negócio, que vem sendo costurado há 9 meses, é estimado em 600 milhões de reais, considerando as dívidas da empresa mineira - que serão assumidas pela companhia peruana, segundo executivos próximos da fabricante de massas sediada em Machado, sul de Minas.

Listada na bolsa de Lima, a Alicorp, controlada pelo grupo peruano Romero, tem valor de mercado de 6 bilhões de reais. Nos últimos 12 meses, as ações da empresa subiram 47%.

A Alicorp foi assessorada pelo escritório Azevedo Sette Advogados e a Santa Amália, pela boutique de investimento Brasilpar. A auditoria foi realizada pela Deloitte.

Procurados, os envolvidos nessa operação não comentaram o assunto.

Com 600 mil assinaturas, petição pede impeachment de Renan

Com 600 mil assinaturas, petição pede impeachment de Renan

Novo presidente do Senado ainda não ganhou sossego para cuidar da Casa. Nova petição online que já coletou mais de 600 mil assinaturas pede que ele seja destituído do cargo

 
Antonio Cruz/ABr
Renan Calheiros, presidente do Senado
Renan Calheiros, presidente do Senado: as petições online contra ele não acabaram com a posse, há menos de uma semana

São Paulo – As mais de 400 mil assinaturas conseguidas em um abaixo-assinado online não impediram a eleição de Renan Calheiros à presidência do Senado na última sexta-feira. Agora, a movimentação na internet é para tirá-lo do comando da Casa. E já foram conseguidas mais assinaturas que na petição anterior.

Novo abaixo-assinado online coletou até o momento mais de 600 mil nomes na plataforma Avaaz, ferramenta de mobilização social.

Enquanto a primeira petição almejava chegar aos 100 mil, esta tem a intenção de coletar 1,3 milhão de assinaturas, o que representa 1% do eleitorado nacional.

O número é o requerido para que a população possa protocolar textos de leis no Congresso, nos chamados projetos de iniciativa popular.

Não tem, contudo, qualquer sentido prático para a petição. “Mas se 1.360.000 se juntarem a nós, poderemos causar um rebuliço na mídia, desafiar as restrições desta Iniciativa popular e exigir a revogação do presidente do Senado, Renan Calheiros”, diz no site o criador do abaixo-assinado, Emiliano Magalhães.

Ele promete entregar a petição ao Senado e à presidente Dilma Rousseff.

Renan Calheiros renunciou ao cargo de presidente do Senado em 2007, sob várias denúncias, entre elas a de que um lobista pagaria a pensão de sua filha com a jornalista Mônica Veloso.

As provas apresentadas por ele para provar a própria inocência lhe renderam uma denúncia protocolada pela Procuradoria Geral da República no Supremo Tribunal Federal há duas semanas. A PGR diz que as notas fiscais eram frias, mas o STF ainda não decidiu se aceita a abertura do inquérito.

Desde que foi eleito, veio à tona o uso da verba indenizatória do Senado para o pagamento de um escritório de advocacia em Alagoas sem registro na OAB do estado e cujos serviços ainda não foram esclarecidos por nenhuma das partes.

Para que serve um CRA?

Para que serve um CRA?

Para esclarecer essa dúvida que ronda muitos administradores, entrevistamos o presidente do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina

 
Divulgação
Presidente do CRA/SC fala sobre a função dos conselhos
Os profissionais de Administração integram uma das poucas categorias que contam com conselhos representativos no Brasil. O modelo, que é replicado em praticamente todos os segmentos que contam com esse tipo de representação, é composto por um conselho federal e conselhos regionais nos estados, sendo possível esses últimos terem representações em diferentes cidades. Para muitos administradores, entretanto, principalmente os que acabaram de ingressar na profissão, a função dos conselhos não é muito clara: O que fazem? Para que servem? Por que existem?
Para esclarecer essas e outras dúvidas, o Administradores.com entrevistou o presidente do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC), Antônio Carlos de Souza, que fala sobre o papel da entidade, quais são suas principais frentes de atuação, como se relacionam com as instituições de ensino, entre outras coisas. Confira abaixo:

Administradores.com - Qual é o papel da entidade na sociedade atualmente? De que maneira contribui?

Antônio Carlos de Souza - Somos um órgão consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão do administrador, uma autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira, que apoia, auxilia e defende os direitos dos administradores. Contribuímos garantindo o cumprimento da legislação da profissão do Administrador (Lei 4769/65 e Decreto 61.934/67).

Quais são as principais frentes de atuação de um CRA? A quem interessa a atuação do conselho?

A toda a comunidade, pois uma administração qualificada nas empresas garante ganhos econômicos e sociais e é um diferencial na gestão dos negócios. São obrigatoriamente registrados nos CRAs as empresas, entidades e escritórios técnicos que explorem, sob qualquer forma, atividades de administrador, que são definidas por lei, entre elas: empresas de consultoria (na área da Administração), empresas de locação de mão-de-obra; agências de empregos, administradoras de condomínios, administradoras de consórcios, cooperativas de trabalho, empresas de elaboração e aplicação de concursos públicos, empresas de pesquisas de mercado, factoring, holding, empresas que desenvolvem softwares em áreas privativas do administrador, administração de bens e valores, atividades de perícias técnicas administrativas e pareceres de viabilidade financeira e concessão de crédito.

Quanto às principais ações, temos a fiscalização, que atua preventivamente, orientando profissionais e empresas irregulares, e posteriormente autuando no caso de descumprimento da legislação vigente. E a informação, que é a melhor forma de prevenção. O CRA-SC também oferece benefícios, como aposentadoria, plano de saúde, descontos e convênios. Uma das nossas preocupações é encaminhar propostas para a melhoria das condições do exercício da profissão e fiscalizar a publicação de editais de empresas ou órgãos públicos que apresentem vagas com funções inerentes aos administradores.

No caso do CRA-SC, como vocês se relacionam com as instituições de ensino?

Buscamos estabelecer e manter uma relação com as IES para servir de apoio, principalmente, na hora de determinarem a matriz curricular dos cursos de Administração. Uma pesquisa recente realizada pelo CRA-SC revelou discrepâncias na formação dos administradores catarinenses. O conselho tem um representante em cada uma destas instituições de ensino para manter uma política de proximidade e mantém contato com os coordenadores do curso de Administração destas instituições. Nossa principal solicitação às IES é que o coordenador do curso seja bacharel em Administração e também esteja registrado no CRA-SC.

Você defende que devemos batalhar pela profissionalização da administração nas mais variadas esferas. Por quê?

Porque é o diferencial de competitividade na gestão empresarial, porque quando uma empresa é bem organizada administrativamente, por meio de bons gestores, garante a sua sobrevivência, promove o desenvolvimento econômico e social do seu município, da sua região, reduzindo as diferenças sociais, promovendo a inclusão social, a qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais, pois temos um compromisso ético perante a sociedade. Defendemos a profissão para que os administradores tenham a garantia de que estarão atuando nas áreas para as quais tiveram formação adequada, e para que nenhum outro profissional possa, de forma irregular, exercer esse direito que é do administrador.

Dicas para fazer reformas verdes

Quatorze dicas para fazer reformas verdes em prédios antigos

Com pequenas adaptações, especialistas garantem mais economia para o edifício sustentável
 
 
A palavra sustentabilidade é associada a grande parte dos novos empreendimentos. Mas, segundo o gerente técnico do Green Building Council Brasil, organização não-governamental que fomenta a indústria da construção sustentável no País, Marcos Casado, e a arquiteta e sócia-diretora da Casa do Futuro.com, Rosana Corrêa, as antigas edificações, até as cinquentenárias, podem fazer algumas adaptações para entrarem no mundo sustentável. Os gastos podem ser pequenos, a partir de R$ 100.

Tudo vai depender em que o prédio pretende investir. Pensando nisso, veja aqui 14 dicas que a dupla de especialistas listou para síndicos, moradores e administradoras de condomínios que desejam realizar reformas nessas construções tão comuns nas grandes cidades brasileiras.

Até as edificações antigas podem fazer algumas adaptações para entrarem no mundo sustentável (Fotos: Thinkstock)

“O primeiro passo para que os condomínios tomem medidas com vistas à sustentabilidade seria a conscientização de moradores e funcionários para que todos entendam os reais valores e importância das ações, assim como as vantagens que trazem para o meio ambiente, para o bolso e para a saúde“, acrescenta Rosana Corrêa.

1. Implantação de bicicletário;

2. Coleta e aproveitamento de águas de chuva e de drenos de ar condicionados, com filtragem simples para lavagem de carros e irrigação. Isso vai depender da estrutura fisica dos prédios; se é fácil colocar mais uma caixa d’agua; se tem estrutura que aguenta. Em alguns prédios, é preciso passar tubulação nova. O custo gira em torno de R$ 15 mil;

3, Uso de tintas e vernizes com baixo composto orgânico volátil;

4. Medições individuais de água;

5. Automação simples e “inteligente” de iluminação.

Lâmpadas que consomem menos devem ser colocadas em áreas onde há maior fluxo de pessoas

“Conheço um condomínio onde as lâmpadas eram acesas pelo interruptor tipo minuteria. A síndica instalou sensores de presença e agora, mesmo com a luz do dia, as lâmpadas acendem automaticamente. Para piorar, são lâmpadas fluorescentes, que não devem ser acesas com frequência, pois têm sua vida útil reduzida e consomem muita energia para acender. Enfim, a tecnologia instalada aumentou o consumo em vez de reduzir”, conta Rosana.
De acordo com Marcos Casado, esses sensores devem ser instalados em locais de menor fluxo, como garagens, corredores e depósitos.

6. Reaproveitamento de materiais já existentes ou compra de materiais de reuso, assim como de madeiras certificadas ou de reflorestamento;

7. Aproveitamento da luz e ventilação natural, com novas aberturas no empreendimento;

Coleta seletiva

8. Substituição do telhado comum por telhas claras. Ou coberturas vegetadas (telhados verdes). Com técnicas e sistemas atuais, é possível ter telhados verdes para áreas de lazer ou não, sem necessidade de reforço estrutural ou grandes obras. Esta característica pode revitalizar importantes espaços não ocupados dos condomínios e valorizar os imóveis, além de contribuir para redução de cargas térmicas e do efeito ilha de calor das cidades. A manutenção não é cara, deve ser feita a cada três meses;

9. Aproveitamento de água pluvial para reuso;

10. Troca de bacias sanitárias antigas por novas com capacidade de 6 litros ou a vácuo;

11. Inspeção ou troca de torneiras, chuveiros e vasos sanitários. Ou instalação de aeradores e restritores de vazão, o que é bem barato. O gasto gira em torno de R$ 100;

12. Troca “inteligente” de lâmpadas. A troca tem que ser bem estudada, recomenda Rosana.

13. Automação de irrigação e bombas. Não é caro, basta, em alguns casos, instalar temporizadores (timmers);

14. Coleta seletiva (separação de lixo e óleo de cozinha).

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Kia usa escrava de Salve Jorge em comercial e gera polêmica

Kia usa escrava de Salve Jorge em comercial e gera polêmica

Montadora foi criticada por, durante merchandising, contratar modelo traficada como garota-propaganda

 
Reprodução
Merchandising da Kia na novela Salve Jorge
Merchandising da Kia na novela Salve Jorge: reação negativa na internet

São Paulo - Uma peça promocional da Kia veiculada durante a novela Salve Jorge na noite da terça-feira causou polêmica entre alguns telespectadores.

O merchandising, representado em meio à trama como comercial falso, foi encenado por personagens do núcleo de vítimas do tráfico internacional de mulheres, forçadas a se prostituir na Turquia.

A personagem Rosângela, interpretada pela atriz Paloma Bernardi, participou da gravação de um vídeo para a montadora (e patrocinadora da novela) em trajes sensuais ao lado da sua “cafetina”, papel da atriz Vera Fischer. Um outro personagem tenta conseguir o telefone da moça, mas é driblado pela chefa da modelo.

Enquanto a cena de dois minutos ainda estava no ar, internautas começaram a criticá-la. Pegou mal a associação entre a marca e a contratação de mulheres escravizadas como garotas-propaganda.

“Então quer dizer que, segundo a novela Salve Jorge, a Kia contrataria agencias de modelos traficadas? Ótima propaganda!”, chegou a dizer um dos tuítes. "Parabéns para a Rede Globo pela propaganda da Novela Salve Jorge. Comprando um veiculo da Kia Motors você contribui com a prostituição", postou outro perfil

Produção de veículos aumenta 7,7% em janeiro

Produção de veículos aumenta 7,7% em janeiro

No acumulado de 12 meses, a produção cresceu 0,9% ante o período anterior, para 3,41 milhões de unidades

 
Simon/Getty Images
Autoindústria: fábrica da BMW na Alemanha
A Anfavea ainda que as exportações do setor automotivo brasileiro, em valores, somaram US$ 1,002 bilhão em janeiro

São Paulo - A produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no mercado brasileiro somou 279.332 unidades em janeiro, uma alta de 7,7% na comparação com dezembro e avanço de 31,9% ante igual mês de 2012.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No acumulado de 12 meses, a produção cresceu 0,9% ante o período anterior, para 3,41 milhões de unidades.

Considerando apenas automóveis e comerciais leves, a produção chegou a 263.505 unidades, alta de 6,3% ante o mês anterior e de 27,1% sobre janeiro do ano passado.

A produção de caminhões atingiu 12.705 unidades - elevação de 42,7% ante dezembro e alta de 269,5% sobre janeiro de 2012. No caso dos ônibus, foram produzidos 3.122 unidades em janeiro, aumento de 19,5% sobre o mês anterior e de 189,9% ante janeiro do ano passado.

Em janeiro de 2012, praticamente não houve produção de caminhões e ônibus, pois as montadoras anteciparam a fabricação desses veículos para dezembro de 2011, como modo de escapar das normas mais rígidas de emissão, que entraram em vigor no início do ano passado.

Exportação recua em valores

A Anfavea informou ainda que as exportações do setor automotivo brasileiro, em valores, somaram US$ 1,002 bilhão em janeiro, uma queda de 5,4% em relação a dezembro e também um recuo de 6,1% na comparação com janeiro de 2012. Os valores consideram as exportações de autoveículos e máquinas agrícolas.

O mês de janeiro encerrou com 36.232 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus exportados, um recuo de 12% ante dezembro e uma alta de 9,5% sobre o mesmo período do ano passado. 

Apple e Vivo podem ser multadas por não trocarem iPhones

Apple e Vivo podem ser multadas por não trocarem iPhones

Recusa de troca de iPhones com defeito se torna problema judicial para Apple e Vivo

 
Photopin
iPhone: multa por defeito pode chegar até R$ 10 mil por dia
iPhone: multa por defeito pode chegar até R$ 10 mil por dia

São Paulo – A fabricante Apple e a operadora Vivo poderão ser multadas em até R$ 10 mil por dia para cada pedido de troca efetuado por um consumidor e recusado pelas empresas.

A ação, expedida pelo Ministério Público de São Paulo, foi proposta no dia 24 de janeiro a partir de uma representação efetuada por uma consumidora, que informou ter adquirido um iPhone na loja da operadora e que com apenas dois dias de uso apresentou problema.

Ao procurar a loja da Vivo, a cliente foi informada que a nova política adotada pelas duas empresas era de não efetuar trocas, mesmo dentro do prazo de garantia do produto.

Em audiência realizada na Promotoria do Consumidor, as duas empresas confirmaram o acordo entre ambas. Segundos os advogados, “conforme ajustado pelas duas empresas, quando o consumidor detecta algum vício de qualidade do produto, terá que recorrer ao fabricante do aparelho celular para resolver o problema, no caso, a Apple, ou seja, não poderá recorrer à loja da Vivo em que comprou o aparelho”.

No entanto, tal declaração das empresas, de acordo com a promotoria, configura na confissão do não cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece a troca do produto na loja onde o cliente comprou, sem a necessidade de acionar a fabricante.

Além disso, o MP também solicita que essa troca seja efetuada para todos os consumidores que tenham pleiteado, junto às lojas, a troca de produtos, no prazo retroativo de um ano, mesmo que o prazo de garantia já tenha expirado.

A promotoria informou que tentou a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta com as empresas, mas que a proposta não foi aceita.

A liminar foi divulgada no último dia 31 de janeiro e as empresas têm até o dia 15 de fevereiro para recorrerem da decisão ou apresentarem sua defesa.

A Vivo, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que irá se pronunciar ainda hoje sobre a decisão. A Apple Brasil também foi procurada por INFO, mas disse que não iria comentar o assunto.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Governo anunciará pacote de R$ 30 bilhões à inovação

Governo anunciará pacote de R$ 30 bilhões à inovação

Meta geral do novo pacote do governo é elevar, até o fim de 2014, os investimentos gerais (públicos e privados) do País em inovação para algo como 2% do Produto Interno Bruto (PIB)


A presidente Dilma Rousseff deve anunciar até o fim do mês um conjunto de medidas que inclui uma linha de crédito subsidiado de quase R$ 30 bilhões para financiar investimentos das empresas em inovação e pesquisa. Os recursos serão direcionados a seis setores produtivos, e a linha estará aberta até o fim de 2014.

No pacote, o governo também vai anunciar a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que será responsável pela intermediação das empresas com os institutos tecnológicos federais, e de um "Observatório da Inovação", que vai acompanhar o avanço da pesquisa e desenvolvimento (P&D) no País.

Além disso, o governo deve estender às empresas optantes do programa Simples Nacional os benefícios tributários previstos na Lei do Bem, que reduz impostos para empresas que apliquem em P&D e registrem patentes.

A meta geral do novo pacote do governo é elevar, até o fim de 2014, os investimentos gerais (públicos e privados) do País em inovação para algo como 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Hoje, o investimento em inovação é de 1,4% do PIB. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Henrique Eduardo Alves, do PMDB, é eleito presidente da Câmara

Henrique Eduardo Alves, do PMDB, é eleito presidente da Câmara

Com apoio do governo e da base aliada, PMDB agora tem o comando do Congresso; assim como Renan, eleito presidente do Senado na sexta, deputado também foi alvo de denúncias


Parlamentar mais antigo da Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi eleito nesta segunda-feira presidente da Casa para um mandato de dois anos. Ele obteve 271 votos e sucede o petista Marco Maia (RS) no cargo. A eleição de Alves, que teve o apoio do Planalto e dos partidos da base aliada, coloca o Congresso sob o comando do PMDB. Na sexta-feira, o Senado elegeu o peemedebista Renan Calheiros (AL), que volta à presidência cinco anos após renúncia.

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) obteve 165 votos; Rose de Freitas (PMDB-ES), 47 votos; e Chico Alencar (PSOL-RJ), 11 votos.

Uma das primeiras tarefas de Alves será apaziguar os ânimos após o racha no PMDB com a escolha do líder do partido no último domingo. Aliados de Eduardo Cunha (RJ), que saiu vitorioso, e do derrotado Sandro Mabel (GO) admitiram a disputa interna. Assim como Renan, Alves também foi alvo de suspeitas. A empresa de um de seus assessores foi beneficiada por emendas parlamentares do próprio Alves. O assessor pediu demissão do cargo.
 
Agência Brasil
Alves atribuiu a 'fogo amigo' denúncias contra ele durante campanha pela presidência da Câmara
Em seu discurso no plenário da Câmara, Alves atribuiu ao "fogo amigo" as denúncias que surgiram contra ele no último mês. Nesta segunda-feira, os deputados encontraram em seus gabinetes uma publicação com cópias de reportagens de supostas irregularidades cometidas por Alves no exercício do mandato.
 
Ele classificou a publicação apócrifa de "pequena", "mesquinha" e de um "comportamento sem cara, sem rosto, clandestino e subterrâneo". Disse ainda que "as labaredas" desse fogo amigo não resistem às "chuvas de verão".

O deputado afirmou que no último mês quiseram construir um novo Henrique com a publicação das reportagens. "No mês eleitoral, quiseram rediscutir o Henrique, quiseram refazer o Henrique, construir um outro Henrique", disse. Afirmou, no entanto, que essas denúncias não chamuscam o alicerce que ele construiu em sua vida e defendeu a liberdade de imprensa.

O deputado fez um discurso para o público interno, em defesa do Parlamento. Ele foi aplaudido ao prometer criar uma comissão para analisar propostas sobre o chamado orçamento impositivo para as emendas parlamentares, uma antiga reivindicação dos deputados, que contraria os interesses do governo federal. Com o orçamento impositivo, a presidente Dilma Rousseff não poderá mais segurar a liberação de dinheiro do Orçamento quando se tratar das emendas individuais parlamentares aprovadas na lei orçamentária.

Para os demais cargos da Mesa Diretora, foram eleitos todos os indicados pelos partidos ou blocos parlamentares: Andre Vargas (PT-PR), 1ª vice-presidência; Fábio Faria (PSD-RN) , 2ª vice-presidência; Marcio Bittar (PSDB-AC), 1ª secretaria; Simão Sessim (PP-RJ), 2ª secretaria; Maurício Quintella Lessa (PR-AL), 3ª secretaria; Biffi (PT-MS), 4ª Secretaria.

Petrobras tem lucro de R$ 21,1 bilhões em 2012, o menor desde 2004

Petrobras tem lucro de R$ 21,1 bilhões em 2012, o menor desde 2004

No quarto trimestre, estatal teve lucro 53,4% maior que em igual período do ano anterior



AE
Para a empresa, resultado é reflexo da alta do dólar e do aumento na importação de combustíveis

A Petrobras registrou lucro de R$ 21,182 bilhões em 2012, o menor desde 2004 (veja o gráfico abaixo). No quarto trimestre, a estatal teve um lucro de R$ 7,7 bilhões, cifra 53,4% maior que em igual período de 2011, de acordo com balanço divulgado na noite desta segunda-feira.

Segundo comunicado da empresa, o resultado reflete "os efeitos da depreciação cambial, maior participação de derivados importados no volume de vendas e aumento das despesas operacionais com maiores baixas de poços secos/subcomerciais".

A alta na importação de derivados impacta negativamente o resultado porque a Petrobras vende mais barato no mercado doméstico o combustível que compra no exterior. “Os resultados do segmento de abastecimento da empresa refletiram, nesses últimos anos, uma incapacidade de dar conta da alta na demanda doméstica”, afirma Bruno Piagentini, analista da Coinvalores.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Diretor da Fiat anuncia fusão com a Chrysler

Diretor da Fiat anuncia fusão com a Chrysler para 2014

A Fiat possui mais de 60% da Chrysler e espera assumir seu controle total até 2015

 
©afp.com / Joe Raedle
Concessionária da Chrysler Jeep na Flórida
Marchionne disse que ainda não pensou no futuro nome do grupo ao ser questionado se seria Fiat ou Chrysler

O diretor do grupo italiano Fiat, Sergio Marchionne, anunciou em uma entrevista que espera concretizar a fusão da montadora com a filial americana Chrysler no ano de 2014.

"Vamos conseguir. Com o Veba (um fundo do poderoso sindicato automotivo americano UAW que é acionista da Chrysler) temos opiniões diferentes sobre o valor da Chrysler, mas resolveremos o problema em 2014", afirmou Marchionne ao jornal La Repubblica.

Marchionne disse que ainda não pensou no futuro nome do grupo ao ser questionado se seria Fiat ou Chrysler.

No fim de janeiro, quando anunciou um lucro líquido de 1,4 bilhão de euros para a Fiat em 2012, graças essencialmente aos ganhos da Chrysler, Marchionne reafirmou o caráter irreversível da união entre os dois grupos.

A Fiat possui mais de 60% da Chrysler e espera assumir seu controle total até 2015.

A Chrysler teve bons resultados no ano passado, com um lucro líquido de 1,7 bilhão de dólares e vendas em alta de 20%, a 65,8 bilhões de dólares.

Graças aos sólidos resultados, a Chrysler tem metas otimistas para este ano, no qual espera obter um lucro de 2,2 bilhões de dólares e vendar ao redor de 72 bilhões de dólares.

Metade dos gastos do Brasil vai para programas sociais

Metade dos gastos do Brasil vai para programas sociais

Valor, que chegou a R$ 405,2 bilhões, foi distribuído entre o regime geral de previdência, o amparo ao trabalhador e assistência, segundo Folha de S. Paulo

 
ROBERTO SETTON /EXAME
Família que usa o Bolsa Família
Bolsa Família: reformulação do programa contribuiu para aumento do gasto

São Paulo - Pela primeira vez na história do país, os recursos destinados aos programas sociais de transferência de renda do governo equivalem a 50,4%, mais da metade de tudo o que foi gasto pelo Brasil, segundo o jornal Folha de S. Paulo de hoje.

O valor foi impulsionado pelo reajuste do salário mínimo e pela reformulação do programa Bolsa Família, destinado para famílias carentes.

O montante chegou a 405,2 bilhões de reais no ano passado, distribuídos entre o regime geral de previdência, o amparo ao trabalhador e assistência - valor que equivale a 9,2% do Produto Interno Bruto (tudo que foi recebido da população e de empresas instaladas no país).

Vale lembrar que as cargas de impostos no Brasil giram em torno de 35%, sendo que na maior parte dos países latinos e asiáticos a porcentagem fica em torno de 20% a 25%.

Como assistir ao Super Bowl 47 neste domingo

Como assistir ao Super Bowl 47 neste domingo

Final da liga nacional de futebol americano será entre os times San Francisco 49ers e Baltimore Ravens

 
Getty Images
Capacetes e taça do Super Bowl
Baltimore Ravens e San Francisco 49ers se enfrentam neste domingo para disputar a taça do Super Bowl

São Paulo – Para selar o fim da temporada de futebol americano de 2012, o Super Bowl 47 será realizado neste domingo, às 21h30 (horário de Brasília). Os jogadores do San Francisco 49ers e Baltimore Ravens se enfrentarão para decidir quem leva a taça da liga nacional de futebol americano (NFL), no estádio Mercedes-Benz Superdome, em Nova Orleans. O evento ainda vai contar com uma apresentação de Beyoncé.

E os brasileiros que não estão nos Estados Unidos também poderão acompanhar a partida mais importante do ano no país. Pela televisão, o canal a cabo ESPN e a emissora de TV aberta via parabólica Esporte Interativo serão responsáveis por transmitir a partida.

Pela internet, o site Esporte Interativo Plus também vai exibir a disputa. Para quem nunca acessou o site, o primeiro mês de uso é gratuito e as parcelas dos próximos custam 9,90 reais. É possível ainda assistir à programação por smartphones e tablets, por meio do aplicativo do Esporte Interativo.

Para os que gostam de conferir os jogos fora de casa, há estabelecimentos que farão a transmissão ao vivo do Super Bowl. O principal deles é o Applebee’s, que firmou uma parceria com a ESPN e vai ligar os aparelhos de TV de todas as cidades onde há unidades do restaurante para os clientes acompanharem todos os lances.

Conar proíbe merchandising com participação de crianças

Conar proíbe merchandising com participação de crianças

Alteração em código entra em vigor a partir de 1º de março.
Proibição acontece apenas em ações destinadas ao público infantil.


O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) proibirá ações de merchandising com a participação de crianças de até 12 anos ou com elementos do universo infantil dirigidas a esse público-alvo.

De acordo com o conselho, a mudança no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBAP) entrará em vigor no dia 1º de março e valerá para ações em qualquer veículo de comunicação (apesar de ações de merchandising serem mais comuns na TV).

O Conar esclarece que, quando se tratar de conteúdos segmentados (criados e programados para crianças), a publicidade dos produtos deve ficar restrita aos intervalos e espaços comerciais, qualquer que seja a mídia utilizada.

Apesar de não terem caráter punitivo, as recomendações do Conar são seguidas pelo mercado publicitário, diz o conselho.

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...