Pequim, 10 dez (EFE).- O presidente da China, Hu Jintao, pediu neste domingo que o mundo reconheça a China plenamente como economia de mercado e relaxe as restrições na exportação de alta tecnologia ao país, em seu discurso para comemorar o décimo aniversário do ingresso na Organização Mundial do Comércio (OMC).
Hu ressaltou que a entrada da China, sexta maior economia mundial em 2001 e segunda na atualidade, 'foi um marco no processo de reforma e abertura' do regime comunista, iniciando 'uma nova etapa histórica' para a potência asiática.
No discurso, pronunciado em um fórum organizado para comemorar a data, o líder destacou que a China continuará a reforma e abertura de sua economia, que foi se acelerando desde a entrada na OMC, e porá em prática estratégias mais ativas para promover os intercâmbios com o resto do mundo.
A China entrou para a Organização Mundial do Comércio no dia 11 de dezembro de 2001, o mesmo dia em que também o fez seu histórico rival Taiwan, e após um árduo processo de 15 anos de negociações. EFE