sábado, 4 de junho de 2011

Dia do profissional de RH

03 de Junho, é dia do Profissional de
RECURSOS HUMANOS.


UM PAÍS CHAMADO RH


Existe um país chamado RH. Nele "mora" um povo especial: legisladores, educadores, técnicos, gente que cuida do pessoal.

Gente que recruta, seleciona e contrata, também paga, desconta e aposenta.

Povo que cuida da saúde, do alimento, providencia o transporte, cuida de quem bebe, de quem fuma, de quem tem problemas e pendências.

Povo que treina, desenvolve e recicla, que briga pelo salário e pelo benefício, conversa com o sindicato e com a direção.

Fiel da balança entre o Capital e o Trabalho.

Cuida de um, pensando no outro.

Gente que apesar de tanta função, prática e burocrática, sonha e procura conectar a alma das pessoas, "reinventar" a motivação, resgatar o brilho no olhar, gente que acredita no ser humano e garimpam talentos.

Seu grande desafio é fazer o concreto e sonhar com o abstrato, receber na chegada e desligar na saída, satisfazer o empregado e o patrão, "um olho na missa e o outro no padre", tempo para educar e tempo para punir.

Plural e Singular.

A sina do RH é atuar na contradição, "ser empregado esquecendo que o é, ser patrão lembrando que não o é".

Chamam este País e seu povo de Recursos Humanos, alguns dizem que chamar o homem de "recurso" não pega bem, inventaram Departamento de Gente, Setor de Pessoas, Gestão de Pessoas, nomenclaturas onde o que conta são as posturas.

Polêmicas e contradições à parte, eu sei que para ser RH é preciso vocação, trabalhar como missão, exercer o ofício com sensibilidade e razão.

Ter nervos de aço, ser a régua e o compasso.

Victoriano Garrido Filho
Diretor de Educação Corporativa da ABRH-BA”

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Trabalho em equipe

Você sabe trabalhar em equipe? Dificuldades podem comprometer carreira

Trabalhar em equipe é exigência comum no mercado de trabalho, mas nem todos os profissionais tem essa habilidade

Infomoney
 
Com as áreas das empresas cada vez mais integradas, ter a habilidade de trabalhar em equipe é pré-requisito para se dar bem na carreira. Aliar os conhecimentos do seu departamento com as necessidades de outros exige uma habilidade de conciliar pontos de vista que só quem sabe trabalhar em equipe consegue fazer. E quem não consegue lidar com essa realidade, pode não se dar bem.

“As habilidades comportamentais é o que mais difere os profissionais que tecnicamente são muito parecidos”, afirma a coordenadora de treinamento e desenvolvimento da Personal Service, Bianca Lemos. “Saber compartilhar, trocar informações, criar interfaces e alianças faz com que os objetivos sejam alcançados com maior facilidade”.

Para a consultora de Recrutamento e Seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Vanessa Mello Roggeri, quem não consegue trabalhar em grupo pode perder oportunidades. “Porque ele não consegue se colocar nos projetos e não sabe fazer o marketing pessoal”.

Ela explica que a lógica é que o profissional que não trabalha bem em grupo, não consegue se expor e impede o próprio desenvolvimento profissional. Embora não pareça, o problema é grave. Mas pode ser resolvido. “O profissional deve fazer uma autoavaliação para tentar perceber como ele trabalha em equipe, como ele se sente quando é colocado nessa situação”.

Não são raros os casos em que os profissionais pensam que sabem lidar com trabalhos em grupo e só descobrem o contrário quando a dificuldade se torna um problema.

Jacob Wackerhausen/ iStockPhoto
Trabalhar em equipe é exigência comum no mercado de trabalho, mas nem todos os
profissionais tem essa habilidade 


Os sinais

E como saber se é o profissional sabe lidar ou não com trabalhos em grupo? Para as especialistas consultadas, existem casos em que apenas terceiros conseguem identificar o problema. Mas é possível que o próprio profissional consiga identificar a questão, basta ficar atento aos sinais.



Se no decorrer do trabalho ocorrerem conflitos, avalie se eles não foram gerados por você. Perceba se você ouve com facilidade as ideias dos outros integrantes da equipe e se aceita com facilidade as críticas dos demais.

Para Bianca, profissionais com dificuldades de trabalhar em equipe costumam ser mais individualistas e são mais inseguros que o normal. “São pessoas mais centralizadoras e perfeccionistas, que não confiam nos colegas de trabalho”, diz a especialista.

Vanessa ressalta que ainda faz parte do perfil desses profissionais que são mais introvertidos. “Nesse caso, não é que ele trabalhe mal em equipe, é que ele acaba não opinando ou não participando de projetos mais efetivamente por medo de errar ou por insegurança”, afirma.

Desenvolva a habilidade

Quem sabe trabalhar em equipe tem mais facilidade de lidar com pessoas, desenvolve de modo mais efetivo a criatividade, pela facilidade de trocar ideias com outras pessoas. “Para tentar ser mais participativo e sanar a dificuldade de trabalhar em equipe, os profissionais precisam passar pela autoavaliação”, ressalta Vanessa. “Somente ela permitirá que ele se conheça”.



A partir daí, aconselha a consultora, o comportamento só vai mudar se o profissional quiser. “Vai ter de partir dele querer participar mais, interagir mais”, afirma. Para ela, o profissional precisa perder o medo de opinar, tentar ouvir os colegas e enxergar o lado positivo de possíveis críticas.

Gestão por Competências

10 benefícios da Gestão por Competências

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br
Quando uma empresa assegura seu espaço no mercado de extrema competitividade, faz-se logo uma referência à forma de como essa companhia conduz seus talentos. E, diga-se de passagem, que essa gestão, certamente, valoriza tanto competências técnicas quanto comportamentais diante das tomadas de decisões que ocorrem em todas as esferas e hierarquias funcionais. Hoje, não é mais surpresa que parte significativa das organizações de destaque adotara a Gestão por Competências - um recurso que se adapta à realidade de cada companhia e que hoje pode ser aplicado, por exemplo, através de consultorias especializadas ou, então, pela aquisição de recursos tecnológicos. Confira abaixo alguns dos benefícios que a Gestão por Competências oferece!

1 - É uma ferramenta que auxilia a organização a enxergar o que realmente precisa para treinar os colaboradores, evitando-se com isso perda de tempo e de investimentos.
2 - Permite que seja realizada uma padronização tanto das competências técnicas quanto comportamentais, para que um profissional assumirá um determinado cargo. Possibilitando, ainda, a obtenção clara de dados para realizar o LNT (Levantamento das Necessidades de Treinamentos), utilizando-se os gap's das competências exigidas e existentes.

3 - Padronização do processo de recrutamento de avaliação por competências.

4 - Clareza nos requisitos de contratação que agreguem valor ao negócio, ao mesmo tempo em que torna a organização um local atrativo para captação e retenção de talentos.

5 - Estímulo ao aumento da produtividade individual e das equipes.

6 - O ambiente torna-se participativo, uma vez que as pessoas têm ciência da importância do papel que exercem na empresa.

7 - Comprometimento dos colaboradores torna-se evidente, pois passam a ver sentido e valor nas suas atividades, melhorando, consequentemente, a autoestima e a motivação dos profissionais.

8 - Os líderes e as equipes tornam-se mais fortalecidas e com maior capacidade de superar desafios, inclusive, aqueles que se não bem conduzidos podem levar a conflitos e um índice preocupante de estresse.

9 - Os profissionais atuam com foco em resultados, com maior chance de acertos e de identificação de pontos falhos que precisam ser trabalhados.

10 - Consciência de que a competitividade faz parte do dia a dia e deve ser a considerada como oportunidade, para que a organização apresente diferencial significativo no mercado.

Escolhas

BALDE, COLHER OU COPO?


HOSPITAL PSIQUIÁTRICO - O TESTE DA BANHEIRA.


Durante a visita a um hospital psiquiátrico, um dos visitantes perguntou ao diretor:

- Qual é o critério pelo qual vocês decidem quem precisa ser hospitalizado aqui?

O diretor respondeu:

- Nós enchemos uma banheira com água e oferecemos ao doente uma colher, um copo e um balde e pedimos que a esvazie. De acordo com a forma que ele decida realizar a missão, nós decidimos se o hospitalizamos ou não.

- Ah! Entendi. - disse o visitante. Uma pessoa normal usaria o balde, que é maior que o copo e a colher.
- NÃO! - respondeu o diretor - uma pessoa normal tiraria a tampa do ralo. O que o senhor prefere? Quarto particular ou enfermaria?


"AS VEZES A VIDA TEM MAIS OPÇÕES DO QUE AS OFERECIDAS, BASTA SABER ENXERGÁ-LAS".

Frase do dia

"Dinheiro só chama dinheiro,
não chama para um cineminha,
nem para tomar um sorvete."

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Esta acabando o QI

Com maior profissionalização, empresas têm deixado de lado o velho QI

Ter uma pessoa "costas-quentes" sem avaliação de competência é prejudicial para as relações de trabalho

Infomoney
 
No mercado de trabalho é comum que uma vaga seja preenchida por profissionais indicados. Entretanto, antes de serem aprovadas, estas pessoas participam do processo seletivo, assim como os demais candidatos. É o que afirma o headhunter da De Bernt Entschev Human Capital, Romulo Machado.

“Hoje, 85% das contratações são de indicações, mas as empresas avaliam as competências e o comportamento destes profissionais”, explica. As outras contratações são feitas por meio de busca de profissionais no mercado pelas consultadorias e uma minoria é realizada apenas pela recomendação de alguém.

De acordo com o professor de Gestão de RH (Recursos Humanos) da Veris IBTA, Cristiano Luiz Rosa, a contratação de pessoas baseadas apenas na recomendação tem diminuído na última década.
“Isto ainda acontece, mas não com tanta influência. Com a abertura de capitais, as empresas estão cada vez mais profissionais. Hoje as empresas buscam resultados”, diz. Ele acrescenta que a contratação baseada somente na confiança é comum em empresas em que não existe governança corporativa. “Estas empresas estão fadadas ao fracasso”, enfatiza.

  Imagem: PeskyMonkey (iStockphoto)  
  ind  
  Contratação de pessoas baseadas apenas na recomendação tem diminuído na
última década 
  


Falta de interação

Ter um profissional “costas-quentes”, por ser o indicado de alguém, prejudica em especial as relações de trabalho, principalmente se esta pessoa ocupa um cargo de liderança. Rosa compara esta situação com casos que acontecem no mundo do futebol.

“No mundo do futebol é comum a queda de técnicos que eram de confiança dos dirigentes do clube e de jogadores que eram de confiança dos técnicos. Só a confiança não basta. É necessário que haja uma integração com a equipe”, diz.

Já Machado afirma que, no caso da pessoa que tem um cargo de chefe, os problemas como falta de motivação da equipe acontecem somente se a pessoa não tiver a competência e o comportamento esperados tanta pela empresa como pelos colaboradores.

“Nesta situação, os profissionais apresentaram um descontentamento e desmotivação. A mensagem que a empresa irá passar é que naquela empresa não se cresce por merecimento, mas pelo famoso QI [Quem Indica]”.

Ele explica ainda que, em situações assim, não se formam bons profissionais. “Nada é melhor do que treinar os próprios profissionais. Os funcionários conhecem a cultura e os processos das empresas”.

Já no caso de profissionais que são indicados, mas não são chefes, o headhunter afirma que não a contratação deste colaborador não impacta negativamente na equipe. “Esta pessoa irá aprender, ele terá as mesmas oportunidades que os outros”, finaliza.

Frase do dia 2

"Seleção Brasileira estará desfalcada para amistoso,
convocação do Palocci foi suspensa
 pela Câmara dos Deputados."

Roubo a caixas eletrônicos

BC decide que notas manchadas por dispositivo antifurto não valem mais

O Banco Central diz que as notas manchadas devem ser entregues numa agência bancária. O cliente não vai receber o dinheiro de volta. Quem estiver com uma delas pode ser investigado.

 
O Banco Central fechou o cerco contra as notas de reais manchadas por dispositivos antifurto. A partir desta quarta-feira (1) elas não têm mais valor.

A tinta é rosa e começou a ser usada recentemente. É um mecanismo de defesa contra o furto de caixa eletrônico. Quando um caixa é arrombado, a tinta se espalha e mancha as notas, o que facilita a investigação.
Agora, para dificultar a circulação do dinheiro roubado, o Banco Central decidiu que notas manchadas pela tinta do dispositivo antifurto não valem mais. O Banco Central recomenda que as pessoas não aceitem essas notas. Quem estiver com uma delas pode ser investigado.

Em um supermercado, o gerente já avisou aos funcionários e desconfia das notas estranhas que recebe. “Não aceitei, estava muito rosa. estava como se fosse vermelho e tivesse lavado”, conta a caixa Alessandra de Souza.

O diretor do Banco Central, Altamir Lopes, diz que as notas manchadas devem ser entreques numa agência bancária e um detalhe importante: o cliente não recebe o valor de volta. A não ser que na investigação fique provado que ela não foi manchada pela tinta antifurto.

“Se essa cédula confirmadamente for objeto de dano por um dispositivo antifurto, essa cédula, evidentemente, será encaminhada às autoridades competentes para as providencias cabíveis”.

Alguns bancos colocaram alertas nos caixas eletrônicos. Quem por acaso sacar uma nota manchada, deve retirar um extrato e se dirigir ao gerente. Se o banco estiver fechado, uma boa precaução é fazer um Boletim de Ocorrência.

“Dessa maneira, manchando essas notas, ela tende a dificultar e o objetivo é esse, dificultar o curso dessa nota no mercado financeiro como um todo”, fala o diretor técnico da Febraban, Wilson Gutierrez.

Frase do dia

"Não é justo fazer declarações anuais ao Fisco
e nenhuma para quem você ama."

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Distribuidora de combustíveis ALE abre inscrições para programa de trainee com vagas para Administradores

Prazo se encerrará no dia 12; as vagas são para as cidades de Natal, Belo Horizonte e São Paulo

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br
 
A distribuidora de combustíveis ALE está com inscrições abertas para o Programa Trainee 2011. A empresa selecionará novos talentos para atuar nas unidades administrativas ou filiais da companhia em Natal (RN), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever, até o dia 12 de junho, nos sites http://www.ale.com.br/ ou www.focotalentos.com.br/ale2011.

Os trainees serão contratados ainda em 2011 e passarão por treinamentos e práticas em todas as áreas da empresa: operações, administrativo/financeiro, comercial/marketing e jurídico. "Este é o segundo ano consecutivo em que realizamos o processo de seleção de trainees, uma forma eficiente de atrair novos talentos para colaborar com o crescimento contínuo e acelerado da empresa", destaca o gerente executivo de RH da ALE, Vladimir Barros. Ele informa que a companhia vai contratar trainees com perfil empreendedor, visão estratégica de negócio, comprometimento, capacidade de inovar, trabalhar em equipe, potencial de liderança e foco no cliente.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter concluído, entre junho de 2007 e junho de 2011, graduação em administração de empresas, marketing (correlatos), publicidade (correlatos), ciências econômicas, engenharia (s), direito, tecnologia da informação (e correlatos), ciências contábeis e direito. É preciso ter domínio do pacote Office e disponibilidade para trabalhar em horário integral. Pós-graduação e conhecimentos de inglês são qualificações desejáveis.

O processo seletivo contará com testes on-line, dinâmicas de grupo e painel com "business case". A ALE irá oferecer aos selecionados remuneração compatível com o mercado, programa de participação nos lucros e resultados, previdência privada, assistência médica e odontológica, alimentação e seguro de vida. 

Educação x Renda

Gráfico em movimento: Educação e renda,

o caminho do desenvolvimento no Brasil e no RS


                Zero Hora mostra que educação e renda andam de mãos dadas no Brasil, trilhando o caminho para uma nação menos desigual. Pilar para o desenvolvimento de qualquer país, a evolução da escolaridade acompanha o avanço nos ganhos dos brasileiros nestes 18 anos. É um período marcado por queda de um presidente, o nascimento do real, crises econômicas e ascensão do Brasil como potência emergente.

Clique no linke para ver o vídeo:

Saúde

Trabalhar 11 horas por dia pode aumentar risco de infarto, diz pesquisa

Pessoas que costumam esticar o expediente estão mais propensas a sofrer ataque cardíaco do que as demais, segundo estudo britânico

Amanda Luz, 
  São Paulo -  Pesquisadores britânicos dão mais um bom motivo para as pessoas não prolongarem as horas do expediente. Quem trabalha mais do que 11 horas por dia tem 66% maiores chances de sofrer ataque cardíaco, apontou estudo recente publicado na Annals of Internal Medicine e divulgado no New York Times.

Enquanto isso, aqueles que têm apenas sete a oito horas de expediente sofrem menor risco. Os pesquisadores acompanharam 7 mil adultos com idade entre 39 e 62 anos por doze anos para medir a probabilidade de um indivíduo sofrer infarto.

Desses, 10% informaram trabalhar mais de 11 horas por dia. Ao fim do período, 29 pessoas morreram de infarto e 163 sofreram ataque cardíaco.

Segundo a pesquisa, aqueles que esticavam o expediente não apresentavam maiores riscos, quando considerados outros fatores, de sofrer infarto do que os que trabalhavam poucas horas. Mesmo assim, se destacaram como a maioria (66%) das vítimas no grupo pesquisado.

"A experiência crônica de stress geralmente associada com longas horas de trabalho afetam os processos de metabolismo ou provoca depressão e problemas do sono', disse ao New York Times Mika Kivimaki, professor da University College London que liderou a pesquisa.

Apesar disso, Kivimaki ponderou que não ficou claro, com a pesquisa, se trabalhar até mais tarde aumentava o risco de infarto ou era simplesmente um indicador que prevê risco de ataque cardíaco.

Frase do dia

"O amor é a força mais abstrata e também
a mais sutil que há no mundo."
Mahatma Gandhi

terça-feira, 31 de maio de 2011

Aberto concurso para cargo cujos rendimentos mensais podem chegar R$ 100 mil

Cargo é para prático, profissional encarregado de orientar os comandantes dos navios que chegam ou saem de um porto

Infomoney
 
Desde a última quarta-feira (25) estão abertas as inscrições para o concurso público que vai selecionar 81 pessoas para o cargo de prático, cujos ganhos podem chegar a R$ 100 mil por mês.

Conforme publicado pela Agência Brasil, o prático é o profissional encarregado de orientar os comandantes dos navios que chegam ou saem de um porto ou navegam por determinados rios.

A remuneração depende da movimentação do porto, mas, além do rendimento mínimo mensal, o profissional conta com ganhos extras e participação nos lucros. Em Santos, no litoral sul paulista, onde funciona o maior porto da América Latina e trabalham 41 práticos, o ganho mínimo mensal é de R$ 16 mil.

Quem pode participar?

Para concorrer a uma vaga, o candidato deve ter formação superior completa em qualquer área e possuir, até o fim do prazo de inscrições, a habilitação para navegar em embarcações de esporte ou lazer (mestre amador).

As inscrições terminam em 13 de junho e custam R$ 200. Aqueles que forem selecionados participarão de um programa de treinamento, que dura de 12 a 20 meses. Durante esse período, o profissional recebe apenas uma ajuda de custo e ainda deve ser aprovado no exame de habilitação final. Feito isso, o profissional torna-se sócio de uma das várias associações de praticagem do país.

Apesar de admitidos por meio de seleção organizada pela DPC (Diretoria de Portos e costas) da Marinha, os práticos não são servidores públicos nem militares. Mais informações sobre o processo seletivo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site http://www.dpc.mar.mil.br/.
 
http://www.administradores.com.br/informe-se/oportunidades/aberto-concurso-para-cargo-cujos-rendimentos-mensais-podem-chegar-r-100-mil/45193/

Sarney está tentando alterar a história do Brasil

Senado retira impeachment de Collor da nova galeria de fatos históricos

Nova galeria do ‘túnel do tempo’ foi inaugurada nesta segunda.
Para presidente da Casa, José Sarney, fato 'não é tão marcante'.

Robson Bonin Do G1, em Brasília
 
O impeachment do ex-presidente e atual senador Fernando Collor (PTB-AL) foi retirado dos painéis de fatos históricos da nova galeria do chamado “túnel do tempo” do Senado, inaugurada nesta segunda-feira (30) pelo presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP).
Para Sarney,  o impeachment de Collor “foi um acidente que não deveria ter acontecido” e, por tal motivo, foi retirado da lista de fatos expostos nos 16 painéis da galeria.
 “Túnel do tempo” é como ficou conhecido o amplo corredor que passa sob o Eixo Monumental, em Brasília, onde estão as salas das comissões permanentes e gabinetes dos parlamentares. O espaço integra o roteiro da visita guiada ao Congresso Nacional e abriga textos e imagens de momentos importantes da história do Brasil e do Senado.
De acordo com a assessoria de Comunicação do Senado, é um dos locais que mais despertam o interesse dos visitantes. Segundo dados da Casa, apenas em abril, o Senado recebeu 20 mil visitas.
O painel retirado da galeria tinha fotos panorâmicas de manifestantes nas ruas pedindo o impeachment do ex-presidente Collor. O painel relatava que, em 29 de dezembro de 1992, o Senado aprovou por 76 votos a cinco a perda do cargo por Collor e de seus direitos políticos até 2000. Collor renunciou ao mandato antes do início do julgamento, mas a sessão teve continuidade.
A exposição de painéis com fatos históricos no chamado "túnel do tempo" do Senado (Foto: Celso Júnior / Agência Estado)
Mostra de painéis com fatos históricos no  "túnel do tempo" do Senado (Foto: Celso Júnior / Agência Estado)

“Não posso censurar os historiadores que foram encarregados de fazer a história. Agora, acho que talvez esse episódio seja apenas um acidente que não deveria ter acontecido na história do Brasil. Mas não é tão marcante como foram os fatos que aqui estão contados, que foram os que construíram a história, não os que de certo modo não deveriam ter acontecido”, afirmou Sarney ao ser questionado sobre a retirada do episódio da cassação de Collor dos painéis.
No final da tarde, a  assessoria do Senado divulgou a seguinte nota:
"Os fatos históricos da mais antiga Casa legislativa do país são narrados em dezesseis painéis, com textos e imagens, seguindo a linha cronológica da história do Brasil desde 1822. A partir da Constituição de 1988, a opção dos historiadores foi destacar os fatos marcantes da atividade legislativa. O foco da exposição é mostrar a produção legislativa do Congresso Nacional . A discussão e aprovação das leis é a essência do que faz o parlamento como poder republicano."

Linha do tempo
Os painéis da galeria contam a história a partir de uma linha do tempo, que exibe as antigas sedes do Senado até a atual Praça dos Três Poderes. A exposição também conta com um painel que mostra como o cidadão pode participar do trabalho parlamentar e conhecer as leis diariamente discutidas e aprovadas na Casa.
As fotos e textos que relatam o impeachment de Collor foram suprimidos do painel que conta os fatos históricos de 1991 a 2011. O espaço cita leis importantes como a que estipulou o tratamento gratuito para portadores de HIV, a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal e do Código de Trânsito, em 1997, e do Estatuto da Micro e Pequena Empresa, em 1999. Entre 1991 e 1996, período no qual está o governo Collor, o painel não oferece registros históricos.

História para pensar

Imagine que é uma típica tarde de sexta - feira e você está  dirigindo em direção à sua casa.Você sintoniza o rádio. O noticiário está falando de coisas de pouca importância.  


Você ouve que numa cidadezinha distante morreram 3 pessoas de uma gripe, até então, totalmente desconhecida. Não presta muita atenção ao tal acontecimento e esquece o assunto. Na segunda-feira, quando acorda, escuta que já não são 3, mas 30.000, as pessoas mortas pela tal gripe, nas colinas remotas da Índia. Um grupo do Controle de Doenças dos EUA foi investigar o caso. Na terça-feira, já é a notícia mais importante, ocupando a primeira página de todos os jornais, pois já não é só na Índia, mas também no Paquistão, Irã e Afeganistão.

      Enfim, a notícia se espalha pelo mundo. Estão chamando a doença de " La Influenza Misteriosa ", e todos se perguntam: Que faremos para controlá-la?  
Então, uma notícia surpreende a todos: A Europa fecha suas fronteiras.. A França não recebe mais vôos da Índia, nem de outros países dos quais se tenham comentado de casos da tal doença. Por causa do fechamento das fronteiras,você está ligado em todos os meios de comunicação, para manter-se informado da situação e, de repente, ouve que uma mulher declarou que num dos hospitais da França, um homem está morrendo por causa da tal "Influenza Misteriosa".. Começa o pânico na Europa. As informações dizem que, quando você contrai o vírus, é questão de uma semana de vida. Em seguida, as pessoas têm 4 dias de sintomas horríveis e morrem. 


      A Inglaterra também fecha suas fronteiras, mas já é tarde. No dia seguinte, o presidente dos EUA fecha também suas fronteiras para Europa e Ásia, para evitar a entrada do vírus no país, até que encontrem a cura.No dia seguinte, as pessoas começam a se reunir nas igrejas, em oração pela descoberta da cura, quando, de repente, entra alguém na igreja, aos gritos: " Liguem o rádio! Liguem o rádio! Duas mulheres morreram em Nova York !".  
Em questão de horas, parece que a coisa invadiu o mundo inteiro.Os cientistas continuam trabalhando na descoberta de um antídoto, mas nada funciona. 

    De repente, vem a notícia esperada: conseguiram decifrar o código de DNA do vírus. É possível fabricar o antídoto! É preciso, para isso, conseguir sangue de alguém que não tenha sido infectado pelo vírus. 
  
   Corre por todo o mundo, a notícia de que as pessoas devem ir aos hospitais fazer análise de seu sangue e doar para a fabricação do antídoto.  
Você vai de voluntário com toda sua família, juntamente com alguns vizinhos, perguntando-se, o que acontecerá. Será este o final do mundo? De repente, o médico sai gritando um nome que leu em seu caderno. O menor dos seus filhos está ao seu lado, se agarra na sua jaqueta, e lhe diz:
     Pai? Esse é meu nome!  
E antes que você possa raciocinar, estão levando seu filho, e você grita:  
"Esperem!"  
E eles respondem:  
"Tudo está bem! O sangue dele está limpo, e é sangue puro.  
     Achamos que ele tem o sangue que precisamos para o antídoto."  
Depois de 5 longos minutos, saem os médicos chorando e rindo ao mesmo tempo.  
E é a primeira vez que você vê alguém rindo em uma semana.O médico mais velho se aproxima de você e diz: - "Obrigado, senhor! O sangue de seu filho é perfeito, está limpo puro, o antídoto finalmente poderá ser fabricado."  
A notícia se espalha por todos os lados. As pessoas estão orando e rindo de felicidade. Nisso, o médico se aproxima de você e de sua esposa, e diz:  
-"Posso falar-lhes um momento? Não sabíamos que o doador seria uma criança e precisamos que o senhor assine uma autorização para usarmos o sangue de seu filho."  
      Quando você está lendo, percebe que não colocaram a quantidade de sangue que vão usar, e pergunta:  
"Mas, qual a quantidade de sangue que vão usar?"  
O sorriso do médico desaparece e ele responde:  
- "Não pensávamos que fosse uma criança. Não estávamos preparados....Precisamos de todo o sangue de seu filho..."Você não pode acreditar no que ouve e trata de contestar:"Mas...mas..."  
O médico insiste:  
-"O senhor não compreende? Estamos falando da cura para o mundo inteiro! Por favor, assine! Nós precisamos de todo o sangue!"  
Você, então, pergunta:-"Mas vocês não podem fazer-lhe uma transfusão?"E vem a resposta:"Se tivéssemos sangue puro, poderíamos. Assine! Por favor, assine!" Em silêncio, e sem ao menos poder sentir a caneta na mão, você assina.  
     

Perguntam-lhe: -"Quer ver seu filho agora?"  
Ele caminha na direção da sala de emergência onde se encontra seu filho, que está sentado na cama, e ele diz: -"Papai!? Mamãe!? O que está acontecendo?"  
O pai segura na mão dele e fala: -"Filho, sua mãe e eu lhe amamos muito e jamais permitiríamos que lhe acontecesse algo que não fosse necessário, você entende?" O médico regressa e diz:-"Sinto muito senhor, precisamos começar, gente do mundo inteiro está morrendo, o senhor pode sair?"  
Nisso, seu filho pergunta: -"Papai? Mamãe? Por que vocês estão me abandonando?"  
E na semana seguinte, quando fazem uma cerimônia para honrar o seu filho, algumas pessoas ficam em casa dormindo, e outras não vêm, porque preferem fazer um passeio ou assistir um jogo de futebol na TV. 
       E outras veêm, mas como se realmente não estivessem se importando. Aí você tem vontade de parar e gritar: 

- MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!! NÃO SE IMPORTAM COM ISSO?
Talvez isso é o que DEUS nos quer dizer:
     É curioso como você consegue enviar centenas de piadas através de um correio eletrônico, mas quando recebe uma mensagem a respeito de Deus, pensas duas vezes antes de compartilhá-la com os outros.   
É curioso como a luxúria, crua, vulgar e obscena, passa livremente através do espaço, mas a discussão pública de DEUS é suprimida nas escolas e locais de trabalho.
CURIOSO, NÃO É?     É curioso como me preocupo com o que as pessoas pensam de mim, mas não me preocupo com aquilo que DEUS possa pensar de mim. Depois de terminar de ler esta mensagem, se realmente sentir em seu coração que deve compartilhá- la, envie aos seus amigos. Talvez eles estejam precisando, exatamente, de ler uma mensagem como esta.
Pensem nisso...  
 

  
    SOMENTE REPITA ESTA FRASE E VEJA COMO SE MOVE DEUS 
   "SENHOR, TE AMO E NECESSITO DE TI, ESTÁS EM MEU CORAÇÃO , ABENÇOE MINHA FAMÍLIA, MINHA CASA, MINHAS FINANÇAS E OS MEUS AMIGOS.   
EM NOME DE JESUS ,
     AMÉM!"
-MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!! NÃO SABEM O QUANTO EU OS AMO?  É curioso como é simples para algumas pessoas debocharem de Deus, e dizer que não entendem como o mundo caminha de mal para pior. É curioso como acreditamos em tudo aquilo que lemos nos jornais, mas questionamos as palavras de Deus. É curioso como todos querem ir para o Céu, mas nada fazem para merecê-lo. É curioso como as pessoas dizem: "Eu creio em Deus!", mas com suas ações, mostram totalmente o contrário.  
 

Colaboração: Marcelo Leindecker, aluno ADM

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Qualidade de vida

VIDA MAIS EQUILIBRADA


Depois de ter conquistado o aumento da expectativa de vida, o homem do século 21 tem como desafio aprender a viver bem. Equilibrar os diversos setores de sua vida é o primeiro passo para viver com qualidade.

Ver a expressão, “qualidade de vida” estampada na porta das academias ou programas de saúde de empresas dá a impressão de que nosso bem-estar está na mão de outras pessoas. No entanto, são as nossas decisões em relação à mudança de comportamento e escolhas (no trabalho ou na vida pessoa, por exemplo) que são responsáveis pela maneira como vivemos.

Temos o poder de controlar 50% da nossa qualidade de vida, diz o médico, Alberto Ogata, presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV). O restante depende de herança genética, tipo de assistência médica e condições ambientais e sociais do lugar onde vivemos. Se pararmos para pensar que a escolha dos dois últimos itens dependem de escolhas pessoais, não é exagero nenhum dizer que a conquista do bem-estar está em nossas mãos.

Como cada pessoa tem sua percepção de mundo e suas prioridades, não existe uma fórmula universal para atingir o equilíbrio. O melhor a fazer é investir em uma autoavaliação: saber o que é mais importante no atual momento e reconhecer as áreas que são mais carentes de atenção são dois passos fundamentais para planejar como é possível viver com prazer, saúde e disposição para melhor desenvolver seu potencial no trabalho e na vida pessoal.

Pense nisso!


Fonte: Gabriel Colle


Emita sua opinião sobre este assunto: acesse esta notícia no site! Clique aqui!

Barão de Itararé II

Quem foi o Barão?

Um dos criadores da imprensa alternativa



Barão de Itararé – pseudônimo irreverente do jornalista gaúcho Apparício Torelli (1895-1971) – é considerado um dos criadores do jornalismo alternativo no país e o pai do humorismo brasileiro. Com os jornais A Manha e Almanhaque, ele ironizou as elites, criticou a exploração e enfrentou os governos autoritários. Preso várias vezes, ele nunca perdeu o seu humor. Itararé é o nome da batalha que não houve entre a oligarquia e as forças vitoriosas na revolução de 1930.

Frasista genial, ele cunhou incontáveis pérolas. Cansado de apanhar da polícia secreta do Estado Novo, colocou na porta do seu escritório uma placa com a hoje famosa frase “entre sem bater”. Político sagaz, ele percebeu a guinada progressista de Getúlio Vargas e respondeu aos críticos udenistas: “Não é triste mudar de ideias; triste é não ter ideias para mudar”. Militante do Partido Comunista do Brasil (PCB), Apparício foi eleito vereador pelo Rio de Janeiro em 1946 com o lema “mais leite, mais água e menos água no leite” – denunciando fraudes da indústria leiteira.

Seu mandato foi combativo e irreverente. Segundo o então senador Luiz Carlos Prestes, “o Barão não só fez a Câmara rir, como as lavadeiras e os trabalhadores. As favelas suspendiam as novelas para ouvir as sessões que eram transmitidas pela rádio”. Ele teve o mandato cassado juntamente com a anulação do registro do PCB, em 1947, e declarou solenemente: “Eu saio da vida pública para entrar na privada”. O seu jornal, A Manha, foi novamente empastelado e, com dificuldades financeiras, escreveu: “Devo tanto que, se eu chamar alguém de ‘meu bem’, o banco toma”.

Diante da crise que resultou no suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, ele afirmou: “Há qualquer coisa no ar, além dos aviões de carreira”. Barão de Itararé foi um crítico dos jornais golpistas de Assis Chateaubriand e Carlos Lacerda e um entusiasta da imprensa alternativa. Após o golpe de 1964, ele passou por várias privações, mas manteve a sua máxima: “Nunca desista de seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra”. Faleceu em 27 de novembro de 1971.

Barão de Itararé I

A vida exige muito mais compreensão do que conhecimento...

No Curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta:

-Quantos rins nós temos?

-Quatro! - Responde o aluno.

-Quatro? - Replica o professor, arrogante, daqueles que sentem prazer em tripudiar sobre os erros dos alunos. Traga um feixe de capim, pois temos um asno na sala. - ordena o professor a seu auxiliar.

-E para mim um cafezinho! - Replicou o aluno ao auxiliar do mestre. O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala. O aluno era, o 'Barão de Itararé'.

Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furioso mestre:

-O senhor me perguntou quantos rins 'nós temos'. 'Nós' temos quatro: dois meus e dois seus. 'Nós' é uma expressão usada para o plural. Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim.

Às vezes as pessoas, por terem um pouco a mais de conhecimento ou 'acreditarem' que o tem, se acham no direito de subestimar os outros.

Frase do dia

"Não somos o que a sociedade e o acaso fizeram de nós,
e sim o que escolhemos ser,
desde o mais profundo do nosso ser."
Peter Koestenbaum

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...