sábado, 21 de maio de 2011

15 filmes que todo administrador deve ver

Professores da área de Administração e Negócios recomendam as obras que consideram indispensáveis para os profissionais que ocupam cargos de gerência

"O cinema é a arte do século XX e a Administração a disciplina. Ambos têm feito uma aliança para mostrar o empresário ou o administrador ao mundo". Assim define María Elena Carballo, ex-ministra da Cultura da Costa Rica e professora do Incae Business School, a relação entre o cinema e a Administração de Empresas.

Carballo explica que a sétima arte tem se interessado desde o início do século pelas figuras do empresário e do administrador, e as mostra para prover um campo de análise. E, na maioria das vezes, o faz de uma forma crítica, para que possamos estudar seu comportamento.

"Na vida real, não se pode fechar as pessoas em um globo para experimentar como em "O show de Truman", porque é antiético, mas você pode estudar sua acção com antecedência e, em seguida, traduzi-lo em uma obra, quer seja no cinema ou na literatura", disse Carballo.

Um dos ensinamentos que há no cinema, explica a acadêmica, é que ele mostra as múltiplas dimensões de quem tomas as decisões. "É a grande diferença que tem com os estudos de caso, onde você vê os resultados da empresas e do gerente em uma única dimensão. No cinema você vê sua vida íntima, como se esforçam para fazer sua empresa prosperar, mas também como traem, se enfurecem, algo que se aproxima muito mais dos seres humanos", afirma.

Para ela, isso é o que interessa conhecer nas escolas de negócios, e explica também que se abordam constantemente os temas que estão por trás do sucesso, como a solidão.

"Quando uma família faz uma homenagem ao empresário latinoamericano o pinta como um santo, e isso o distancia totalmente da realidade. Em geral, eles são pessoas com as mesmas falhas que temos todos, e isso é o interessante, seus problemas, seus erros, e como chegam a formar grandes conglomerados empresariais lidando com isso", explica a professora.

Nos Estados Unidos, aponta a ex-ministra, é muito mais fácil abordar esses temas no cinema, porque eles conseguem ver como heróis personagens como Bill Gates. Na América Latina, se exalta mais o herói militar ou o religioso. "Nós praticamente não temos filmes sobre administradores, porque se tende a pensar que são pessoas pouco interessantes ou desonestas, e esse mito tem que ser mudado ensinando as pessoas histórias de empresários que têm feito coisas boas, mas que cometeram erros também", defende.

Estudos de caso

O professor da escola equatoriana Espae-Espol Francisco Alemán, orientador de um cine-fórum para estudantes de MBA chamado "Hollywood e Administração", crê que o uso de filmes pode ajudar na compreensão de determinados modelos teóricos, mas também de como os personagens são influenciados pelos comportamentos organizacionais e as motivações gerenciais, que são parte desse mundo real.

"O cinema é um bom meio de descrever os comportamentos humanos, organizacionais, os processos de tomada de decisões, a comunicação, os estilos de liderança e tudo que tem relação com um tema específico", afirma o professor. Além do mais, explica que o tema dos estudos das escolas de negócios são os casos, e o cinema dá um maior realismo a esses casos.

Os filmes que um administrador não pode perder:

Divulgação
Cena de "Amor sem escalas", com George Clooney




1 – Amor sem escalas (Up in the air, 2009)

Trata de um executivo que viaja o mundo com a missão de demitir trabalhadores de empresas multinacionais, e, de repente, chega em seu departamento uma mulher que resolve implantar um processo de demissões por videoconferência. Entra em cena um conflito entre gerência tradicional e gerência nova, que salta das escolas de negócios transformando as relações. "George Clooney (o protagonista) representa a geração que se defende muito bem das mudanças tecnológicas e consegue, nesse sentido, se sustentar", afirma Alemán.

Outro conflito presente é o da comunicação. O personagem tem um esquema de comunicação em que não escuta, não lê os sinais, o que resulta em um grande erro. Segundo Carballo, mostra um problema psicológico do personagem. "Ao fazer essa coisa tão horrível que é despedir as pessoas, se protege viajando constantemente sem ter relações interpessoais constantes. Assim, desenvolve uma armadura para não se comprometer emocionalmente com ninguém, e quando se compromete já é tarde", afirma.

2 – Ponto Final – Match Point (Match Point, 2005)

"Aí está o personagem arrivista, típico do século XIX, que vai chegar ao topo de qualquer jeito", diz o professor. O personagem principal, um tenista aposentado que dá aulas a milionários em Londres, é traído por sua própria ganância e, ao mesmo tempo, pelo sexo e a paixão.

3 - Enron: The Smartest Guys in the Room, 2003

Documentário sobre a fraude e posterior falência da empresa norte-americana Enron, um caso fantástico para tratar de ética profissional, indica Alemán.

4 – Treze dias que abalaram o mundo (Thirteen Days, 2000)

Aborda a crise dos mísseis em Cuba, em 1962. Explora o modelo de decisões do agente racional e expõe conceitos interessantes sobre tomada de decisões e estratégias.

5 - A Verdade dos Bastidores (The Quiz Show, 1994)

Trata de um caso real dos anos 50: um engano massivo da televisão, aborda o tema da corrupção. ""É para pensar o início da carreira. Nele, três jovens tomam decisões que serão definitivas para suas vidas profissionais", conta Carballo.

6 - Barbarians at the Gate, 1993

Descreve o golpe mais famoso na história da RJR Nabisco. Os temas interessantes para se analisar são: LBO, Teoria da Agência, Fusões e Aquisições.

7 – Encontro com Vênus (Venus Meeting, 1991)

"Um diretor da Europa Oriental chega para conduzir uma orquestra onde predomina a Europa Ocidental. Mostra o quanto é difícil conseguir o sucesso em outra região. Excelente filme para analisar a liderança intercultural", diz Carballo.

8 - Com o dinheiro dos outros (Other People's Money, 1991)

Trata de uma empresa adquirida de maneira fraudulenta e as transformações que decorrem disso. "Nele, aprendemos sobre gerência das mudanças, resistência às mudanças, os valores da empresa antiga e como resgatá-los", afirma Alemán.

9 – Crimes e pecados (Crimes and Misdemeanors, 1989)

Esse filme mostra dois homens de sucesso que devem enfrentar diferentes dilemas éticos. "Trata muito bem do tema crime e castigo", afirma Carballo.

10 - Tucker (Um homem e seu sonho, 1988)

Trata de um empresário que quis introduzir inovações nos automóveis de sua época para criar "o carro do futuro", potente, rápido e aerodinâmico, e se depara com diversos obstáculos, mas consegue desenvolver suas propostas.

11 – O último imperador (El Último Emperador, 1987)

É a história do último imperador chinês, que subiu ao trono aos três anos de idade. Serve para ver o estilo e entender como o líder nunca está só e encontra-se sempre rodeado de uma equipe que o molda.

12 – Wall Street 1 – Poder e cobiça (Wall Street, 1987)

Apresenta o homem ganancioso e inescrupuloso capaz de fazer o que seja por dinheiro. "Mostra muito bem o perigo que é o tema do manejo da informação confidencial no mercado de valores, e também diferentes faces da liderança", afirma Alemán.

13 - Gandhi (Gandhi, 1982)

Biografia do líder indiano que lutou contra os abusos da ocupação inglesa e junto a outros líderes levou finalmente a independência ao seu país em 1947. "Desse filme pode-se tirar grandes lições de liderança", afirma Carballo.

14 – Doze homens e uma sentence (Twelve Angry Men, 1957)

Nesse clássico pode-se explorar temas como eficiência da decisão coletiva, liderança, persuasão, comunicação.

15 – O cidadão Kane (Citizen Kane, 1941)

"É um filme extraordinário, que está entre os 10 melhores da história. É uma obra indiscutível de um cineasta jovem, cujo protagonista associa para sempre a solidão e o sucesso profissional, uma dicotomia real de que, se somos exitosos, somos solitários", explica Carballo.
 

http://www.administradores.com.br/informe-se/administracao-e-negocios/15-filmes-que-todo-administrador-deve-ver/44952/

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Habilidade de motivar está ligada à capacidade de conhecer pessoas

"Em uma equipe, o motivador é quem consegue entender qual tarefa traz mais satisfação para cada pessoa", diz especialista

Infomoney
 
Quando se fala em liderança, a habilidade de motivar é um dos primeiros quesitos que vem à cabeça. Contudo, como desenvolver a característica?

Para o coordenador de consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Samuel Artus, desenvolver a habilidade requer conhecimento de si próprio e das pessoas, entendendo que elas são diferentes em seus motivadores essenciais, mesmo que desempenhem o mesmo trabalho.

“Creio que todos possuímos aspectos motivadores, invariavelmente. Contudo, esses motivadores são distintos de uma pessoa para outra. Em uma equipe, o motivador é quem consegue entender qual tarefa/ atividade, função, traz mais satisfação para cada pessoa, convergindo para que os resultados sejam alcançados”, explica.

Só os líderes motivam?

Ainda na avaliação de Artus, apesar de ser fundamental para quem ocupa posição de liderança, a habilidade de motivar não é exclusiva destes profissionais, sendo que, para desenvolvê-la, cursos de autoconhecimento e gestão de pessoas podem ajudar.

Sobre o fato de a habilidade ser investigada em processos seletivos, ele informa que há esta possibilidade, sendo que a avaliação pode ser feita por meio de testes psicológicos, postura verbal e corporal do candidato.

Contudo, ressalta, mais do que a capacidade de motivar os outros, em uma entrevista de emprego é observado se “os motivadores essenciais do profissional serão valorizados no novo desafio profissional”.
 
http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/habilidade-de-motivar-esta-ligada-a-capacidade-de-conhecer-pessoas/44906/

Vamos aderir a essa prática



Com a marca de 93,5% de cidades do Rio Grande do Sul participando, a atividade contará com programação em 464 municípios gaúchas. Evento anual propõe a quebra da rotina com a prática de exercícios durante 15 minutos.

No dia 25 de maio, 464 municípios gaúchos estarão envolvidos em atividades de promoção da qualidade de vida através da prática de atividades físicas no Dia do Desafio 2011. Esta edição é recorde Estado com adesão de 93,5% das cidades.

O projeto é realizado pelo Sesc em todo o Brasil, em parceria com as prefeituras. No Rio Grande do Sul, a iniciativa conta também com a parceria do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer e da Assembleia Legislativa.

Neste ano, o objetivo é superar a marca de 4 milhões de pessoas mobilizadas na edição anterior. O lançamento oficial do evento ocorreu na manhã desta segunda-feira, 09, e contou com a presença do velejador medalista olímpico, Lars Grael.

Segundo o diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia, mais do que incentivar os 15 minutos de exercícios, o Dia do Desafio é uma forma de fazer com que as comunidades incluam à sua rotina a prática saudável. “A proposta do Dia do Desafio vai ao encontro da nossa missão que é a promoção da qualidade de vida com ações de esporte, cultura, saúde, cidadania, educação e turismo”, comenta o dirigente.

O Dia do Desafio

Realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio, o evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de confronto entre duas cidades de mesmo porte populacional.

O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Todos os municípios participantes recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades, em cada cidade, recebem o Certificado de Participação.

As atividades deverão acontecer entre 0h e 20h30 do dia 25 de maio. A participação poderá ser individual ou coletiva, sendo imprescindível o registro junto ao Sesc ou ao centro coordenador da cidade.

O Dia do Desafio integra o calendário oficial do Estado por força da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini. Outras informações podem ser obtidas nas 39 Unidades Operacionais do Sesc ou nos 21 Balcões Sesc/Senac.

Maiores informações entre no site do SESC-RS

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dai a....

"Dai a Cesar o que é de Cesar,
Dai a Palocci o que é do Povo."

Palocci é o cara forte do governo

Por 266 votos contra 72, Câmara rejeita convocação de Palocci


Após impedir que requerimentos fossem apreciados nas comissões, governo derrubou pedido no plenário; votação teve 8 abstenções

O governo conseguiu derrubar no plenário da Câmara dois requerimentos para que o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, dê explicações sobre a notícia de que multiplicou seu patrimônio por 20 em um período de quatro anos. Na apreciação do primeiro pedido, apresentado pelo líder do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), o placar foi de 266 votos contrários, 72 a favor e 8 abstenções. Já a derrota do segundo pedido, feito pelo líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), veio em votação simbólica.




O caso foi parar no plenário após o líder do governo na Casa, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), anunciar a abertura da sessão nesta manhã, impedindo assim que as comissões apreciassem individualmente pedidos de convocação do ministro.

Um requerimento seria votado pela Comissão de Fiscalização e Controle. A Comissão da Agricultura, presidida pelo DEM, também tentou abrir a sessão e votar a convocação de Palocci, mas foi impedida porque já tinha começado a Ordem no Dia no plenário. "O governo quer colocar uma mordaça na oposição", queixou-se ACM Neto. "Fez ato autoritário e cancelou todas as comissões. O governo quer esconder o Palocci", afirmou.

O deputado Pepe Vargas (PT-RS) criticou a intenção da oposição de tentar obstruir os trabalhos. Segundo ele, a convocação do ministro é descabida, uma vez que a Comissão de Ética Pública da Presidência da República já se manifestou sobre o assunto. "O ministro Palocci não quer esconder nada. O aumento de patrimônio está colocado em sua declaração de renda", afirmou.

Tensão

As tensões em função dos requerimentos ficaram evidentes quando, no fim da manhã, a segurança da Casa contestou a colocação de cartazes com a inscrição "Blindagem de Palocci" nas comissões temáticas pelo líder do PPS, Rubens Bueno (PR). "A Polícia Legislativa não pode se tornar tropa de choque do governo. Não pode desrespeitar o direito de livre manifestação", protestou Bueno no plenário. Ele afirmou que pretende representar contra a Polícia Legislativa na Mesa da Câmara.

Já o deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA) criticou a explicação enviada ontem por Palocci a parlamentares. Diante da repercussão envolvendo sua evolução patrimonial e a atuação de uma empresa de sua consultoria, o ministro enviou e-mail a senadores citando nomes de ex-ministros e ex-presidentes do Banco Central para dizer que a passagem por um ministério é um elemento de valorização no mercado.

Entraram na lista figuras como Pedro Malan, Armínio Fraga e Henrique Meirelles. "Os nomes citados por ele estão em atividades privadas de forma pública, em escritórios definidos e de conhecimento público. Palocci tinha uma atividade secreta", disse o tucano.

Críticas

Enquanto o ex-governador José Serra e o senador Aécio Neves, principais nomes do PSDB, evitaram subir o tom contra Antonio Palocci, o ex-governador de São Paulo, Alberto Goldman, acusou um dos principais assessores da presidenta Dilma Rousseff de exercer "tráfico de influência" no governo. Em seu blog, Goldman admite que participar de atividades privadas durante o mandato parlamentar é "perfeitamente lícito", mas que Palocci "não é uma figura qualquer".

*Com informações da Agência Estado e da Agência Câmara

Conto que te conto




 
"Mãe, eu juro de pés juntos que não fui eu."
A expressão surgiu através das
torturas executadas pela Santa Inquisição, nas quais o acusado de heresias
tinha as mãos e os pés amarrados (juntos) e era torturado pra dizer nada
além da verdade. Até hoje o termo é usado pra expressar a veracidade de algo
que uma pessoa diz.

"Pode ir tirando seu cavalinho da chuva" porque não vou deixar você sair hoje!
No século XIX, quando uma visita iria ser breve, ela deixava o cavalo
ao relento em frente à casa do anfitrião e se fosse demorar, colocava o
cavalo nos fundos da casa, em um lugar protegido da chuva e do sol. Contudo,
o convidado só poderia pôr o animal protegido da chuva se o anfitrião
percebesse que a visita estava boa e dissesse: "pode tirar o cavalo da chuva".
Depois disso, a expressão passou a significar a desistência de alguma coisa.

"Nossa, que cara mais barbeiro!"
No século XIX, os barbeiros faziam não somenteos serviços de corte de cabelo e barba, mas também, tiravam dentes, cortavamcalos, etc, e por não serem profissionais, seus serviços mal feitos geravammarcas. A partir daí, desde o século XV, todo serviço mal feito era
atribuído ao barbeiro, pela expressão "coisa de barbeiro". Esse termo veio
de Portugal, contudo a associação de "motorista barbeiro", ou seja, um mau
motorista, é tipicamente brasileira."

"Dar com os burros n´água"
A expressão surgiu no período do Brasil colonial, onde tropeiros que
escoavam a produção de ouro, cacau e café, precisavam ir da região Sul à
Sudeste sobre burros e mulas. O fato era que muitas vezes esses burros,
devido à falta de estradas adequadas, passavam por caminhos muito difíceis e
regiões alagadas, onde os burros morriam afogados. Daí em diante o termo
passou a ser usado pra se referir a alguém que faz um grande esforço pra
conseguir algum feito e não consegue ter sucesso naquilo.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Será que o problema não é de todos?

 
A Fábula do Rato
 
Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria ali.

Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado.

Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:

- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!

A galinha disse:

- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.

O rato foi até o porco e disse:

- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira !

- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranqüilo que o Sr. Será lembrado nas minhas orações.

O rato dirigiu-se à vaca. E ela lhe disse:

- O que ? Uma ratoeira ? Por acaso estou em perigo? Acho que não !

Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima.

A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego.

No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher… O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre.

Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.

Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.

Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.

A mulher não melhorou e acabou morrendo.

Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.

“Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda corre risco. O problema de um é problema de todos.”
 
"Se você está procurando uma grande oportunidade,
descubra um grande problema."
Martinho Lutero


COMPROMETIMENTO E MOTIVAÇÃO


Comprometimento e Motivação


Procuram-se pessoas comprometidas! Este poderia perfeitamente ser anúncio de classificados nos jornais. A carência deste profissional, destes seres diferenciados é realmente muito grande.

Mas o que falta para alguém ser comprometido? Estar motivado com aquilo que precisa fazer? Certamente a combinação das duas coisas contribui muito para que tenhamos sucesso naquilo que estamos fazendo, mas não é necessariamente a garantia dele. Acredito que comprometimento é algo muito particular, tem a ver com a essência da pessoa e independe de fatores externos.

Assim como não existe confiança pela metade, do tipo “confio no fulano, mas não para cuidar do meu dinheiro”. Ou você confia ou não confia. Ou você é comprometido com aquilo que faz ou não é.

Existem aquelas pessoas que “comprometem-se” apenas com o que lhes convém. Para essas pessoas, o comprometimento é confundido com interesse. Na verdade ela não está comprometida com aquilo, ela tem interesses. Ou seja, não é uma questão de comprometimento e sim de interesses pessoais. Isso não é garantia de que ela se comprometerá em outros momentos.

A nossa essência é que determina as nossas atitudes. O comprometimento não diz respeito apenas à execução de um compromisso assumido, mas também com o hábito de dar retorno para as pessoas. Você pode perfeitamente deixar de fazer algo, mas só será considerado descomprometido a partir do momento em que não informar com antecedência ou deixar de delegar tal tarefa para outra pessoa fazer.

Portanto, esqueça aquela história de que “só faço se estiver motivado”, pois na verdade você só fará se for comprometido e isso estiver na sua essência. Independente de fatores externos. Se quiser de fato fazer a diferença na vida das pessoas, demonstre que está comprometido com elas independente da situação que esteja vivendo. Organize-se para atender os compromissos assumidos, e faça a diferença!


Fonte: Graciela O. Roth Colle

Colaboração: Jader Costa, aluno da Administração Ulbra - Guaporé

domingo, 15 de maio de 2011

Idade no trabalho

Até onde a idade pode influencia no trabalho

      Vemos seguidamente profissionais sendo demitidos por estarem com a idade acima do desejado, contrata-se jovens com salários menores e experiências menores. Esses profissionais, com muita qualidade, passam a frequentar filas de emprego e em alguns casos não são admitidos por serem velhos e em outros casos por terem muita experiência.
      Poucas empresas sabem valorizar a experiência, aproveitando todo este conhecimento para que esses profissionais organizem setores, ensinem equipes e sejam valorizados de uma forma que eles se orgulhem de fazer parte da empresa.
      Por outro lado, se o profissional não se atualizar em programas de informática, ERPs, trabalhar em equipe e ser um líder organizador, otimista, apaixonado pelo o que faz, realmente estes funcionários estão fadados a ficar sem emprego e terão que aceitar qualquer emprego para voltar a ativa.
      Hoje vimos um exemplo no futebol onde o zagueiro Índio passou por um período onde foi contestado pela sua idade (36 anos) que estaria refletindo em seu desempenho dentro de campo. Ele aceitou a reserva e trabalhou muito, ficando sempre a disposição do treinador e no momento decisivo quando foi chamdo ele estava pronto, voltando a ser titular e sendo Campeão Gaúcho.

Ricardo Chaves



Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...