quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Previdência: saiba como se preparar para a aposentadoria

Previdência: saiba como se preparar para a aposentadoria

Para algumas pessoas, a saída para manter o padrão de vida é a previdência privada

Mesmo com o aumento da empregabilidade e da renda do brasileiro, a preocupação com a aposentadoria permanece. Os motivos se devem, principalmente, à queda das taxas de natalidade, ao envelhecimento da população e ao déficit da previdência social. No entanto, para quem quer manter seu padrão de vida, há a possibilidade do investimento em previdência privada.

No entanto, é preciso que o profissional observe até que ponto esse investimento vale a pena, pois isso depende do seu rendimento. A advogada Lúcia D'Angelo Mazará explica que é importante entender que o plano de previdência privada ou complementar é vantajoso para os profissionais que recebem, durante o período de trabalho, valor superior ao teto que a previdência social paga, ou seja, aproximadamente R$ 1.000,00. Para aqueles que sobrevivem com valores inferiores, não é tão atraente.

"Como a previdência privada se baseia no acúmulo dos valores depositados para receber o benefício no futuro, como uma poupança de longo prazo, o quanto antes o profissional se preocupar em iniciar o investimento, menor será o valor que terá que dispor com o passar do tempo, para lhe garantir uma boa aposentadoria. A recomendação é sempre dedicar parte do salário para a previdência complementar, e não mexer até a aposentadoria", complementa.

Os planos atuais de previdência privada, cujos valores serão revertidos em benefícios – no caso de entidades abertas, chamados PGBL e VGBL, e nos fundos fechados, planos de contribuição definida –, garantem ao participante uma boa rentabilidade durante o período de acumulação. Muitas vezes, equiparam-se às aplicações financeiras, resultando, assim, em um benefício considerável na aposentadoria.

Apesar dos benefícios, alguns cuidados devem ser observados no momento de contratar um plano de previdência complementar, tais como: o participante deve se preocupar primeiro com o valor das taxas de administração financeira e do plano; analisar a rentabilidade dos planos administrados pela entidade nos últimos anos; e verificar as formas de conversão do valor acumulado em aposentadoria, atendimento, confiabilidade e segurança da instituição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...