sábado, 13 de abril de 2013

Quero viver



IBM realiza evento virtual a fim de encontrar talentos

IBM realiza evento virtual a fim de encontrar talentos

IBM Career Exploration mostrará aos universitários as oportunidades de carreira dentro da corporação

 
No próxima segunda-feira (15), a IBM realizará um evento virtual a fim de promover o intercâmbio de informações com universitários brasileiros. OIBM Career Exploration tem como objetivo mostrar, através da internet, todas as oportunidades de carreira que um profissional pode desenvolver na IBM, além de identificar novos talentos para fazer parte da equipe da companhia no Brasil. O evento terá todo o conteúdo em português e acontecerá das 14h às 18h.

“O ambiente online permite que o candidato conheça a empresa de uma forma inovadora. Mostraremos como a IBM proporciona um ambiente estimulante para interação e colaboração com os seus especialistas ao redor do mundo, aproveitando a inteligência coletiva para criar valor para clientes e sociedade. O evento permitirá aos universitários enxergarem na IBM a construção de uma carreira profissional que atenda os seus ideais”, afirma Rodrigo Souto, Gerente de Recrutamento da IBM Brasil.

Os participantes terão a oportunidade de explorar o desenvolvimento de carreira e os programas de educação continuada da IBM, além de trocar experiências e ampliar suas redes de contato. Essas ações têm como objetivo auxiliá-los a ingressar no mercado de trabalho altamente competitivo.

Para se inscrever, acesse:http://engage.vevent.com/index.jsp?eid=1705&seid=664

Heineken lança garrafa interativa com LED

Heineken lança garrafa interativa com LED

A Heineken Ignite se mantém sincronizada com a música e acesa até o momento em que o consumidor a solta

 
 
Durante a Milan Design Week, a Heineken apresentou um novo conceito de interação por meio de suas garrafas. Chamada de ‘Heineken Ignite’, o objeto foi feito com LED e sensores que acendem e apagam conforme o ritmo da música, tudo isso através de uma conexão Wi-Fi.
A garrafa se mantém sincronizada com a música e aceso até o momento em que o consumidor a solta. A empresa fabricou 200 unidades da Heineken Ignite.

Não é a primeira vez que a marca realiza esse tipo de ação. Durante o Lollapalooza, a Heineken distribuiu pulseiras que acendiam em determinado momento do show e acompanhavam o ritmo da música que estava tocando.

Assita abaixo o vídeo de ação:


Com informações da Comunicadores

Cachaça com nome de Cachaça

Produtores brasileiros vão substituir nome de brazilian rum por cachaça em rótulos para exportação

Em troca do reconhecimento da cachaça, o governo brasileiro publicou decreto definindo o bourbon e o tenessee whiskey como destilados de origem exclusiva dos Estados Unidos

 
Os produtores brasileiros de cachaça estão substituindo a denominação genérica brazilian rum pelo nome cachaça nos rótulos dos novos estoques, segundo informação do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac). Vicente Bastos, presidente da entidade, acredita que em um período de seis meses a um ano a transição estará completa e todas as garrafas à venda nos Estados Unidos trarão a nova designação. Em fevereiro, o governo norte-americano divulgou em suas mídias oficiais o reconhecimento do destilado como produto de origem exclusiva brasileira determinando que a medida tenha validade a partir de hoje (11).
Em troca do reconhecimento da cachaça, o governo brasileiro publicou decreto no final de março definindo o bourbon e o tenessee whiskey como destilados de origem exclusiva dos Estados Unidos. Segundo Vicente Bastos, com o aval para vender cachaça como produto exclusivo nacional, o próximo passo é tornar o destilado popular entre os norte-americanos. A cadeia produtiva da bebida ainda é pequena e ela não é conhecida em larga escala fora do Brasil.

“Quem conhece [a cachaça], no máximo ouviu falar de caipirinha. É preciso promovê-la, fazê-la conhecida, investir em divulgação”, diz. Segundo Bastos, a produção de cachaça emprega em torno de 600 mil pessoas no país e exporta em torno de US$ 20 milhões anuais. O Ibrac ainda não tem projeções de quanto as vendas externas podem aumentar com o reconhecimento dos EUA.

Atualmente, o Decreto n° 4.062/2001 regulamenta a produção da cachaça brasileira e a fiscalização das unidades fabricantes é feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). De acordo com Vicente Bastos, o setor privado discute a possibilidade de criar um Conselho Regulador formado por associações e produtores para reforçar as garantias de qualidade.

Ser diferente faz a diferença

Ser diferente faz a diferença

Cada vez mais diminui o espaço para o comum. Os consumidores querem produtos inovadores; as empresas querem profissionais diferenciados; a mídia quer divulgar o inusitado

 
 
Existem empresas que inauguram novas formas de se relacionar e que aplicam esse tipo de postura na cultura corporativa. Elas são diferenciadas, pois, além do produto que oferecem, agregam ideias e práticas inovadoras que fogem ao senso comum e estimulam uma nova modalidade de comportamento empresarial.
Na Google, por exemplo, é possível observar essa “atitude diferente” enraizada nas próprias instalações de seus escritórios, com direito a sala de relaxamento, escorregador e tantas outras opções. A Apple, por sua vez, tem revolucionado o mundo da tecnologia e das ideias, conquistado mercados de maneiras diferentes e personalizadas.

Tem até brasileiro que virou referência nas revistas de negócios internacionais quando o assunto é gestão inovadora. O executivo Ricardo Semler, na década de 1980, trouxe uma forma não-convencional para a administração da Semco S/A. Para você ter ideia, dentre outras coisas, ele criou na empresa um comitê chamado “C tá loko”. O princípio era bem simples. Um fórum de ideias diferentes que só poderia sair alguma coisa aprovada se alguém falasse a frase “Você está louco!”.

São pessoas e empresas que pensam diferente, buscam estar fora do quadrado e fogem do tradicional. A verdade é que hoje cada vez mais diminui o espaço para produtos medianos voltados a pessoas comuns. Os consumidores querem produtos inovadores; as empresas querem profissionais diferenciados; a mídia quer divulgar o inusitado.
Tive o privilégio, recentemente, de assistir uma palestra do Philip Kotler e entre várias declarações e ensinamentos que ele transmitiu, um deles me chamou bastante atenção: "Se você inovar frequentemente terá muitos fracassos, mas se você não inovar, sairá do mapa. Então, você não tem escolhas".
"Realmente soa muito como A teoria da evolução de Darwin e, no fundo, realmente é isso que acontece na prática. Ser diferente realmente passa a fazer a diferença.
Vale a leitura
O especialista em marketing Seth Godin escreveu recentemente em seu artigo publicados na revista Administradores nº 19 que o "rídiculo é o novo expecional". Para Seth, empurrar uma ideia por meio de um anúncio implacável já não é suficiente. A alternativa: produtos e serviços notáveis, onde “notável” significa que alguém está o evidenciando. Vale a pena a leitura em http://adm.to/todasasediçõesADM

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Até 2017, Rio Grande do Sul deve receber R$ 51,9 bilhões em investimentos


Até 2017, Rio Grande do Sul deve receber R$ 51,9 bilhões em investimentos

Grande dúvida é sobre a morosidade nos projetos, que atrasam execução das obras


Pesquisa da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) apresentada nesta quarta-feira em Porto Alegre indica que, entre este ano e 2017, o Estado terá R$ 51,9 bilhões em investimentos, principalmente em infraestrutura. O levantamento da entidade, que reúne fabricantes de equipamentos pesados para construção e empreiteiras, aponta 438 obras concluídas ou em andamento no período.
O valor calculado para Rio Grande do Sul representa 6,2% do que é projetado para todo o país nos próximos cinco anos. A fatia, no entanto, pode aumentar porque muitos investimentos da Petrobras, como a construção de novas plataformas, ainda não têm definição sobre local. A pesquisa foi apresentada em um encontro para divulgar a Construction Expo 2013, evento que será realizado entre os dias 5 e 8 de junho, em São Paulo.
Para Brian Nicholson, coordenador do estudo, a grande dúvida em relação à velocidade na execução dos investimentos é a remoção de entraves como demora na formatação dos projetos, licitações e licenças ambientais. Rui Toniolo, diretor da Sobratema para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, aponta a morosidade na concepção e elaboração dos projetos como principal barreira.
— A BR-488 deve ficar pronta este ano, mas não temos a segunda ponte sobre o Guaíba — exemplifica.
Invetimentos por setor
Petróleo e Petroquímica    R$ 26,6 bilhões
Energia                           R$ 9,6 bilhões
Transportes                     R$ 6,5 bilhões
Saneamento                    R$ 4,3 bilhões
Transporte urbano            R$ 3,5 bilhões
Industria                          R$ 0,7 bilhão
Desenvolvimento urbano   R$ 0,4 bilhão
Infraestrutura esportiva     R$ 0,3 bilhão

As 100 empresas mais notáveis


As 100 empresas mais notáveis, segundo Reputation Institute

Em 2013, a BMW foi eleita empresa com melhor reputação no mundo; nenhuma empresa brasileira consta do ranking do Reputation Institute


Divulgação
BMW M3 DTM Champion Edition
Em 2013, a BMW foi eleita a empresa com melhor reputação no mundo (Foto: BMW M3 DTM Champion Edition)
São Paulo – Manter a reputação das empresas frente aos clientes internos e externos nunca foi tão difícil.
Em tempos de redes sociais e toda a avalanche de informações que elas provocam, em poucos minutos uma experiência desagradável – seja de trabalho ou de consumo – está na rede e atinge bilhões de usuários em todo o mundo.
Em parceria com a Forbes, o Reputation Institute publica anualmente o ranking de empresas segundo a reputação de suas marcas junto aos clientes. Foram convidados 55 mil consumidores em 15 diferentes países para participar do estudo, que mede os sentimentos do cliente pelas marcas
As notas derivam de quatro indicadores emocionais: confiança, apreço, admiração e sentimento positivo. A média resultou no Global RepTrak Pulse, uma nota de zero a 100 que qualificou as empresas.
O Reputation Institute também analisou as sete dimensões da reputação corporativa, que envolvem a imagem da empresa e dos produtos na escolha dos consumidores.
Vencedora
Em 2013 campeã foi a BMW. Conhecida pelos carros de luxo, a montadora alemã está entre as dez melhores empresas em todas as sete dimensões analisadas pelo instituto.
O alcance da fama da marca também é grande: a empresa está entre as 10 melhores reputações em 9 dos 15 países analisados. 

Veja, a seguir, a lista das 100 empresas com melhor reputação segundo o Reputation Institute.
 
ColocaçãoEmpresaPaís de origemIndústriaNota
1BMWAlemanhaAutomotiva78.39
2The Walt Disney CompanyEstados UnidosTecnologia da Informação e Mídia77.76
3RolexSuíçaConsumo77.23
4GoogleEstados UnidosTecnologia da Informação e Mídia77.15
5Daimler (Mercedes-Benz)AlemanhaAutomotiva76.58
6SonyJapãoEletroeletrônicos76.30
7MicrosoftEstados UnidosComputação76.23
8CanonJapãoEletroeletrônicos76.02
9NestléSuíçaAlimentos75.21
10LEGO GroupDinamarcaCom75.02
11IntelEstados UnidosComputação74.98
12AppleEstados UnidosComputação74.65
13VolkswagenAlemanhaAutomotiva74.38
14Adidas GroupAlemanhaConsumo74.05
15Johnson & JohnsonEstados UnidosConsumo73.56
16Samsung ElectronicsCoreia do SulEletroeletrônicos73.39
17L?OréalFrançaConsumo73.37
18NikeEstados UnidosConsumo72.81
19Colgate-PalmoliveEstados UnidosConsumo72.73
20Philips ElectronicsHolandaEletroeletrônicos72.49
21MichelínFrançaAutomotiva72.49
22Amazon.comEstados UnidosVarejo72.32
23Giorgio Armani GroupItáliaVarejo72.22
24IBMEstados UnidosComputação72.19
25Kellogg CompanyEstados UnidosAlimentos72.00



Governo lança "agendas estratégicas" para 19 setores

Governo lança "agendas estratégicas" para 19 setores


A "agenda" prevê a extensão do Reintegra, a partir de dezembro de 2013, ao setor de papel e celulose, excluído no lançamento do programa.

Sergio Leo


O governo vai fortalecer exigências de conteúdo nacional, prorrogar ou ampliar incentivos fiscais, com redução de impostos e impor maior controle sobre importações para diversos setores, como estratégia para incentivar investimentos e ampliar a competitividade. As medidas e os prazos para seu detalhamento fazem das "Agendas Estratégicas Setoriais", para 19 setores da economia, que o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, deve apresentar hoje na reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, que reunirá autoridades e empresários na sede do ministério.

A ampliação do Reintegra para além do fim do ano, embora não conste explicitamente das "agendas", é esperada pelos responsáveis pelo planejamento estratégico do governo, segundo informaram a secretária de Desenvolvimento da Produção, do Ministério do Desenvolvimento, Heloísa Menezes, e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges. Pelo Reintegra, as empresas exportadoras recebem uma compensação equivalente a 3% do faturamento com as vendas externas, pelos tributos cobrados e não devolvidos durante a produção, como desconto de imposto ou devolução em dinheiro.

"Faz todo sentido que o Reintegra seja prorrogado", disse a secretária. A "agenda" prevê a extensão do Reintegra, a partir de dezembro de 2013, ao setor de papel e celulose, excluído no lançamento do programa.

Borges adiantou, porém, que algumas das medidas previstas nas "agendas estratégicas" ainda dependem de haver "espaço fiscal" no governo, embora a maioria tenha prazos para realização, a partir deste mês até o último dezembro do mandato da presidente Dilma Rousseff. "O governo não está se comprometendo a ferro e fogo com a realização de todas as medidas", avisou Borges. As agendas revelam, porém, as prioridades e preferências da política industrial.

No capítulo de estímulo ao investimento e modernização das empresas, o governo criou medidas especialmente para aumentar o consumo aparente de máquinas e equipamentos para a indústria e reduzir as importações desses produtos. No setor automotivo, anuncia um aperto na fiscalização do chamado conteúdo nacional, que dá direito ao desconto de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A criação de um sistema de "rastreamento" de peças é vista com temor por empresários do setor, que argumentam já estarem submetidos a forte competição e a novas exigências de equipamentos obrigatórios, que tendem a aumentar o preço dos veículos.

Foi incluída entre as metas da "agenda estratégica" para bens de capital a permissão, a partir de dezembro, para que as empresas possam fazer a depreciação integral, para fins de imposto de renda, das máquinas e equipamentos industriais comprados até 31 de dezembro de 2014, em 12 meses após o mês da compra. Em setembro do ano passado, o governo havia reduzido de dez para cinco anos o prazo para depreciação de bens de capital, mas só para compras feitas até dezembro de 2012.

O Ministério da Fazenda deverá apresentar, até dezembro, o pacote de incentivos tributários para compra de bens de capital nacionais. Os incentivos virão com uma nova metodologia, a ser criada até junho de 2014, para que o BNDES faça a aferição do conteúdo nacional nos projetos e compras financiados pelo banco.

A agenda inclui, ainda, a extensão, para até o fim de 2014, do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que financia a aquisição de bens de capital, a prazos e juros menores que os do mercado. Os detalhes da medida devem estar prontos até dezembro A agenda dá ao Ministério da Fazenda a tarefa de alongar progressivamente, também a partir de dezembro, o prazo de recolhimento de impostos federais no setor de bens de capital, para "adequá-los ao prazo médio de recebimento de vendas".

No pacote de medidas previstas para aplicação nos próximos meses, o governo prevê ainda criação de exigências maiores na importação de bens de capital. Os ministérios do Desenvolvimento e do Meio Ambiente, deverão estender aos bens de capital importados exigências de certificações hoje impostas aos fabricantes nacionais, de cumprimento de normas de resíduos sólidos e de defesa do consumidor, entre outros.

Até dezembro, deve ser revisto o mecanismo de importação de máquinas usadas, "considerando tecnologias prioritárias e atendimento a regulamentos técnicos vigentes". Até dezembro, também, o governo quer fixar margens de preferência nas compras governamentais para máquinas e equipamentos, segundo prioridades a serem definidas pelo Ministério do Desenvolvimento.

Tanto no setor automotivo quanto em outros como no de petróleo e gás, o governo prometerá que a maior exigência de conteúdo nacional será acompanhada de estímulos ao desenvolvimento de uma indústria de partes e componentes. São 16 medidas para "fortalecer e consolidar" a cadeia de autopeças, sete delas voltadas ao controle e fiscalização das importações, incluindo a elaboração, até dezembro de 2014, de regulamentos técnicos adicionais para autopeças.

Em relação aos produtores nacionais, há previsão de estímulos, como bônus de certificação para pequenas e médias empresas, a criação de linhas especiais de crédito para fusões, aquisições e parcerias estratégicas e um plano de saneamento fiscal para fabricantes de autopeças de menor porte - medidas para o último mês do mandato de Dilma.

No caso da cadeia produtiva de gás e petróleo, pretende-se estender os benefícios fiscais do Repetro - hoje restritos às operadoras de campos de petróleo na plataforma marítima - aos demais produtores de gás e aos fornecedores nacionais, inclusive em terra firme, uma velha reivindicação do setor, a ser adotada a partir de dezembro de 2013.

No setor de saúde, também estão previstas medidas para treinamento de pessoal qualificado e desenvolvimento de fornecedores. Há medidas, ainda, para setores como defesa, papel e celulose, etanol e química. Em alguns casos, as medidas são vagas, sem data definida. Em outros, atendem a produtos tão específicos como a água de colônia, que ganhará menos exigências da fiscalização sanitária.

Fonte: Valor Econômico

terça-feira, 9 de abril de 2013

Vaso sanitário brasileiro economiza 50% de água


Vaso sanitário brasileiro economiza 50% de água

Sistema criado pela empresa Acquamatic usa apenas 2 litro de água para dar descarga

Vanessa Daraya, de 

Sustainable sanitation/Flickr
Vaso sanitário ecológico
Vaso usa um basculante que despeja os dejetos no canal de esgoto do edifício pela própria dinâmica da água, sem usar eletricidade
São Paulo – A empresa brasileira Acquamatic criou um vaso sanitário que economiza mais de 50% da água. O sistema usa apenas 2 litros de água, enquanto os convencionais gastam de 6 a 10 litros.
Segundo a fabricante, a novidade pode ajudar a revolucionar o setor. Isso porque um dos grandes vilões das grandes empresas e centros empresariais é o consumo de água, que além de custar caro, contribui para o uso desnecessário da água. Nesses ambientes, o banheiro é o local com o maior desperdício, com torneiras, duchas e vasos sanitários desregulados.
O vaso usa um basculante que despeja os dejetos no canal de esgoto do edifício pela própria dinâmica da água, sem usar eletricidade. Tudo isso sem uso de sifonagem, método que usa um cano de plástico ou vidro com uma articulação capaz de escoar a água de um local para outro.
Além de usar metade da água que um vaso sanitário comum desperdiça, o vaso é feito em ABS, matéria mais leve e durável do que a louça. Por ser produzido com um polímero resistente, não polui o meio ambiente durante a produção ou no descarte.
O Projeto C.U.R.A, sigla para Consumo e Uso Racional da Água, idealizado pela Acquamatic, é uma concepção de Leonardo Sousa, atual diretor da empresa. Segundo o fabricante, a lista de clientes do projeto inclui Mercedes Benz, Johnson&Johnson, Porto Seguro, PUC, VIVO, Shoppings Centers, entre outros.

Brasileiro cruza a fronteira atrás de tomate mais barato


Brasileiro cruza a fronteira atrás de tomate mais barato

Preço recorde do quilo da fruta leva consumidores de Foz do Iguaçu a cruzar a fronteira para comprar o produto na Argentina


Joe Raedle/Getty Images
Mulher carrega balde cheio de tomates
Tomate: nesta terça-feira, o tomate era vendido nos mercados de Puerto Iguazú por cerca de R$ 3 o quilo. No Brasil o preço já passa dos R$ 8.
Foz do Iguaçu - O preço recorde do quilo do tomate, que em algumas cidades do Paraná passou dos R$ 8 nesta semana, tem levado consumidores de Foz do Iguaçu a cruzar a fronteira para comprar o produto na Argentina. Nesta terça-feira, o tomate era vendido nos mercados de Puerto Iguazú por cerca de R$ 3 o quilo e, com o aumento repentino da procura, tornou-se mercadoria rara no comércio da cidade vizinha.
"Estamos vendendo o que temos e não é muito", contou o comerciante Antonio Garrido, que somente esta semana disse ter triplicado o estoque e já pensa em reforçar os pedidos aos fornecedores. "Se não conseguir, o jeito vai ser aumentar um pouco os preços porque o tomate está começando a faltar em algumas regiões. Segundo ele, em outros municípios argentinos que fazem fronteira com o Brasil a procura pelo produto também está bem acima do normal.
Apesar de a estratégia de apelar para os países vizinhos em épocas de alta de preços ser bastante comum em regiões de fronteira, a prática neste caso é considerada contrabando, alertam as autoridades brasileiras.
Segundo o chefe do Ministério da Agricultura em Foz do Iguaçu, Antônio Garcez, quem comprar o tomate na Argentina pode perdê-lo, já que o certificado fitossanitário internacional exigido para este tipo de produto só é fornecido no processo de exportação convencional.

Coreia do Norte pode lançar míssil qualquer momento, diz EUA


Coreia do Norte pode lançar míssil qualquer momento, diz EUA

O porta-voz da Casa Branca explicou hoje que o governo americano continua tomando medidas em resposta à "retórica belicosa" e as ações norte-coreanas


Chip Somodevilla/Getty Images
Porta-voz Jay Carney, da Casa Branca
Carney especificou que o reposicionamento dos equipamentos antimísseis de seu país continuam, da mesma forma que os voos de reconhecimento
Washington - Os Estados Unidos consideram que a Coreia do Norte pode lançar algum de seus mísseis balísticos a qualquer momento, já que as informações mais recentes de seu serviço de inteligência revelam que é provável que o governo norte-coreano tenha completado os preparativos, informou nesta terça-feira a rede "CNN" citando fontes oficiais que pediram anonimato.
O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, explicou hoje que o governo americano continua tomando medidas em resposta à "retórica belicosa" e as ações norte-coreanas.
Carney especificou que o reposicionamento dos equipamentos antimísseis de seu país continuam, da mesma forma que os voos de reconhecimento para que tanto a defesa dos EUA como a de seus aliados "esteja garantida".
"A declaração da Coreia do Norte na qual aconselha os estrangeiros que deixem Seul faz parte de sua retórica inútil que só serve para aumentar as tensões. Este tipo de retórica só isola ainda mais a Coreia do Norte da comunidade internacional", insistiu.
Nesta terça, o comandante Samuel Locklear, que dirige as forças dos EUA no pacífico, declarou que as ameaças da Coreia do Norte são "claras" e apontam de maneira "direta para a segurança nacional dos EUA e à paz e estabilidade regional".
Locklear, que compareceu hoje em uma audiência do Comitê de Serviços Armados do Senado americano, advertiu que os movimentos das últimas semanas executados pela Coreia do Norte "ressaltam a necessidade de uma defesa antimísseis eficaz", mas se mostrou satisfeito com a preparação dos EUA perante um eventual ataque.
Por sua vez, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, advertiu hoje que o nível de tensão na península coreana é "muito perigoso" e que um pequeno incidente pode gerar "uma situação incontrolável".

Abilio Diniz é o novo presidente do conselho da BRF


Abilio Diniz é o novo presidente do conselho da BRF

Abilio entra no lugar de Nildemar Secches, que esteve à frente da Perdigão por quase duas décadas e promoveu a fusão com a Sadia


Abilio Diniz

São Paulo - Os acionistas da empresa de alimentos BRF aprovaram a nomeação do empresário Abilio Diniz para a presidência do conselho de administração da companhia no biênio 2013-2015. A votação, ocorrida na tarde desta terça-feira em assembleia geral ordinária e extraordinária não foi unânime.
O fundo de pensão dos funcionários da Petrobras (Petros) se absteve de votar a nomeação do empresário à frente do conselho. Desde a formação da chapa, o fundo, que detém 12,22% do controle acionário da BRF, teve dúvidas se o empresário é o nome correto para conduzir o atual plano de expansão da alimentícia e chegou a procurar apoio para se oporem ao nome de Abilio à frente do colegiado.
O nome do fundador e presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar foi indicado em uma aliança formada pelo fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (Previ) e pelo fundo de investimento Tarpon, que, juntos, detém 20,21% do capital da BRF.
Abilio entra no lugar de Nildemar Secches, que esteve à frente da Perdigão por quase duas décadas e promoveu a fusão com a Sadia.
Ele já havia comunicado à Previ sua intenção de sair, mas ficou aborrecido porque só soube da articulação em torno do nome de Abilio pelos jornais.
Apesar das diferenças de personalidade e gestão entre ambos, alterações drásticas em termos de estratégia da companhia não são aguardadas, já que o presidente do conselho não tem poder executivo e qualquer decisão deverá ser feita por maioria de votos.
Votação
Os acionista votaram primeiramente a chapa que formará o novo conselho da companhia e depois, em separado, a presidência e da vice-presidência do colegiado. Os acionistas da empresa de alimentos nomearam, além de Abilio Diniz, o ex-presidente do Previ, Sérgio Rosa, como vice-presidente do conselho, indicado pelo próprio fundo. Abilio e Rosa foram aprovados por 76,66% do quórum presente.
No mercado, a entrada de Abilio no conselho da BRF é bem vista institucionalmente e operacionalmente, pois pode impulsionar a internacionalização da companhia, já que, após a aprovação da fusão da Sadia com a Perdigão, que deu origem à empresa, o avanço no País está limitado em alguns segmentos para evitar a concentração de mercado.
A própria BRF acredita que o empresário pode contribuir para esse movimento. Nesse ano, a empresa começará a desenhar seu novo plano de longo prazo, o BRF 15, que deverá tratar da organização global da companhia e as estratégias de expansão da presença mundial. A entrada de Rosa também foi considerada positiva pelo fato de o executivo ter bom relacionamento com diversos fundos.
Atualmente, a BRF possui capital pulverizado - dentre os principais acionistas estão Petros, com 12,22%; Previ, com 12,19%; Tarpon (8,02%) e BlackRock (5,13%) e Valia (2,54%).

Morre Margaret Thatcher, a "Dama de Ferro"


Morre Margaret Thatcher, a "Dama de Ferro"

Ela foi a primeira mulher a ocupar o posto de premier do Reino Unido, onde permaneceu por três mandatos consecutivos, entre 1979 e 1990; causa da morte possivelmente foi um derrame cerebral



A ex-primeira ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher, faleceu na manhã desta segunda-feira (8) aos 87 anos. Ela foi a primeira mulher a ocupar o posto, onde permaneceu por três mandatos consecutivos, entre 1979 e 1990. A possível causa da morte foi um derrame cerebral.
Desde 2002 a "Dama de Ferro" - apelido pelo qual ela ficou conhecida por conta de sua austeridade - tem problemas de saúde decorrentes de uma série de derrames. Debilitada, ela passou a ter confusões e lapsos de memória, o que a afastou das aparições públicas e das audiências.
Margaret Hilda Roberts, seu nome de batismo, nasceu em 13 de outubro de 1925, na cidade de Grantham, Lincolnshire. Com uma orientação política conservadora, ela se formou advogada em 1954 e era membro ativo do Partido Conservador, que representou no Parlamento de Finchley entre 1959 até 1992.
A alcunha "Dama de Ferro" foi conquistada graças a uma série de medidas austeras tomadas durante o tempo em que foi primeira-ministra. Ela retirou diversos privilégios dos trabalhadores e até o leite da merenda diária das crianças nas escolas públicas. Também foi criticada pela invasão das ilhas Malvinas, na Argentina, onde o exército britânico massacrou o argentino.
Ela renunciou ao cargo de primeira-ministra em 1990, após o país passar por uma recessão, evento aliado a problemas de liderança e uma eventual queda de popularidade. O filme "A Dama de Ferro", de 2011, com Phyllida Lloyd na direção e Meryl Streep  no papel principal, narra a trajetória da britânica durante o tempo em que ficou no poder.

Conheça os caminhos da Receita para pegar quem tenta burlar o IR

Conheça os caminhos da Receita para pegar quem tenta burlar o IR


Os erros mais comuns que fazem a declaração ficar retida acontecem na informação de bens e nas deduções

Tabata Pitol


A cada ano, a Receita Federal aprimora seus processos para identificar inconsistências nas declarações dos contribuintes. Os cruzamentos de informações efetuados pelo fisco têm tal grau de refinamento que pequenos erros no preenchimento da declaração podem levar à malha fina. De acordo com o consultor tributário e sócio da Crowe Horwath Brasil, Leandro Cossalter, os erros mais comuns se dão na informação de bens e das deduções. “Muitas vezes o contribuinte, por falta de informação, não sabe diferenciar os diversos tipos de investimentos existentes hoje em dia, ou até mesmo se confunde com as siglas utilizadas pelas instituições financeiras como, por exemplo: VGBL, BGBL, investimento em bolsa, entre outros”, afirma.

Segundo ele, o que a população não sabe é que o fisco tem informação sobre todos esses investimentos através de declarações enviadas para a Secretaria da Receita Federal pelas instituições financeiras, que informam por meio da Declaração de Informações sobre Movimentações Financeiras, todas as movimentações efetuadas por pessoa física superiores a R$ 5 mil por mês.

Outro cruzamento comum – que leva muita gente à malha fina - é o de despesas médicas, que são cruzadas com a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde. Nesse caso, o contribuinte tem de ter certeza sobre o que está informando na declaração, pois o fisco terá a informação dos consultórios médicos para verificar a veracidade da informação. Há ainda outros cruzamentos de dados feitos pela Receita. Entre eles, o cruzamento com as despesas em que é registrado o CPF para obtenção da nota fiscal eletrônica. “Esse é um risco comum quando a pessoa atribui a seu CPF despesas de terceiros superiores ao seu rendimento. Além disso, há os cruzamentos com as despesas com cartão de crédito, o cruzamento com informações obtidas no cartório no caso da compra de imóveis e também o cruzamento com os dados do DETRAN no caso de compra de veículos.”

O consultor afirma que a melhor forma do contribuinte evitar a malha fina é ter bem organizada a sua documentação. Ele alerta que a riqueza de cruzamento de dados é cada vez maior e mais eficaz. “A prova disso é que a partir de 2014 as declarações simplificadas do IRPF serão preenchidas pela própria Receita Federal. O contribuinte fará apenas uma validação das informações.”

Fonte: Infomoney

domingo, 7 de abril de 2013

Jovem ingere por ano 26 kg de açúcar em bebidas


Jovem ingere por ano 26 kg de açúcar em bebidas

Crianças e adolescentes estão bebendo cada vez menos leite e água e cada vez mais refrigerantes e sucos industrializados


Sxc.hu
Lata de refrigerante
Lata de refrigerante: estudo avaliou o consumo de bebidas entre crianças e adolescentes de 3 a 17 anos
São Paulo - As crianças e os adolescentes brasileiros estão trocando o consumo de água e leite por bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados ou em pó - o que têm aumentado consideravelmente os casos de obesidade infantil, além dos riscos para o desenvolvimento de doenças antes observadas em adultos, como diabete tipo 2 e hipertensão. A constatação - que reforça a necessidade de mudanças de hábitos alimentares - está no primeiro estudo epidemiológico brasileiro que avaliou o consumo de bebidas entre crianças e adolescentes de 3 a 17 anos em cinco capitais: São Paulo, Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. A pesquisa, desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e do Instituto da Criança do HC, foi publicada no BMC Public Health.
O Ministério da Saúde considera a obesidade infantil uma epidemia. Os dados mais recentes (referentes a 2009) indicam que uma em cada três crianças brasileiras entre 5 e 9 anos está acima do peso ou obesa.
Os resultados da pesquisa são alarmantes. Mostram que, além de o leite e a água praticamente desaparecerem da dieta dos jovens, na média geral, as crianças e os adolescentes consomem cerca de 21 quilos de açúcar por ano só considerando as bebidas. A pesquisa indica, por exemplo, que um adolescente de 11 a 17 anos ingere cerca de 26 quilos de açúcar por ano com as bebidas - quase 45% a mais do que ele poderia consumir no período (18 quilos), considerando o açúcar presente em todo tipo de alimento, não apenas nas bebidas.
"Estamos vivendo um fenômeno universal de aumento dos casos de sobrepeso e obesidade infantil. No Brasil, isso vem se acentuando nos últimos 20 anos, especialmente em decorrência da maior oferta de alimentos e das melhores condições econômicas das famílias", diz Cláudio Leone, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e um dos autores do estudo.
Segundo o professor, muitas famílias substituem o refrigerante por sucos industrializados por considerarem mais saudável, sem ter ideia de que esse tipo de produto muitas vezes tem tanto açúcar ou mais do que uma latinha de refrigerante. "As mães acham que o fato de ter uma fruta estampada na embalagem significa que é saudável", diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Governo libera R$ 12 mi para tratamento contra tabagismo


Governo libera R$ 12 mi para tratamento contra tabagismo

Recursos serão direcionados para que até 30 mil Unidades Básicas de Saúde passem a oferecer tratamento contra o vício em tabaco


Khaled Desouki/AFP
Homem fumando cigarro
Homem com cigarro: desde o início do programa, em 2005, 304 mil pessoas deixaram de fumar
São Paulo – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou hoje (7) uma portaria que disponibiliza recursos para que até 30 mil Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passem a oferecer tratamento contra o vício em tabaco. Atualmente, três mil unidades oferecem o serviço, que inclui apoio psicológico, medicamentos, atendimentos educativos e terapêuticos.
O investimento do ministério para a ampliação do tratamento será de R$ 12 milhões, em 2013, e poderá alcançar até R$ 60 milhões, dependendo da quantidade de cidades que optem para que suas UBSs ofereçam o tratamento contra o vício. Todas as unidades que participam do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (Pmaq) poderão passar a oferecer o serviço.
Segundo o ministério, até o momento, cerca de cinco mil municípios manifestaram interesse em ter o tratamento. Os gestores municipais devem inscrever a cidade interessada em receber o programa, durante o mês de abril.
Em 2012, 175 mil pessoas foram atendidas em unidades básicas que oferecem o tratamento, em 1.159 municípios. Desde o início do programa, em 2005, 304 mil pessoas deixaram de fumar. A meta do ministério é reduzir a quantidade de fumantes, que hoje é de 15% da população, para 9% até 2022.
O ministro destacou que a atividade física tem papel fundamental em quem quer deixar de fumar. “A atividade física é decisiva para quem quer parar de fumar. Primeiro porque a pessoa faz uma atividade e isso faz com que ela se afaste do vício. Além disso, a atividade física exige maior capacidade respiratória e esse é um estímulo para que a pessoa pare de fumar. Combinar atividade física para parar de fumar é fundamental a uma saúde boa”, disse o ministro no Parque Ibirapuera, onde assinou a portaria no fim da manhã.
Antes, Padilha participou da 12ª Caminhada Agita Mundo, que partiu da avenida Paulista e foi até o parque Ibirapuera. O evento foi promovido para conscientizar a população sobre os riscos do sedentarismo e estimular a prática de atividades físicas. O movimento acontece simultaneamente em diversos países das Américas, Europa e África, e em pelos menos 36 cidades paulistas.

O empreendedor do galinheiro


O empreendedor do galinheiro

No final da década de 80, Leandro Pinto vendeu um carro e um caminhão para comprar uma pequena granja no interior de Minas Gerais. Foi a origem da Mantiqueira, que no ano passado faturou cerca de 330 milhões de reais vendendo ovos


Germano Lüders / EXAME
Carlos Cunha e Leandro Pinto, donos da Granja Mantiqueira
Cunha e Leandro, donos da Mantiqueira
São Paulo - O mineiro Leandro Pinto costuma dizer que as crises no agronegócio não duram mais de 6 horas. “É o tempo que a gente leva para ter fome depois de uma refeição e a voltar a consumir alimento”, afirma ele.
Em pouco mais de duas décadas, Leandro transformou uma pequena granja no interior de Minas Geraisnuma das maiores produtoras de ovos do mundo. Hoje a empresa abriga em seus galpões 10,8 milhões de galinhas.
No ano passado, suas receitas chegaram a 330 milhões de reais, segundo estimativas. Neste depoimento a Exame PME, Leandro conta um pouco de sua trajetória, como atraiu um sócio que ajudou a empresa a mudar de patamar e o que está fazendo para profissionalizar a gestão.  
Parece até que era meu destino virar avicultor. Quando nasci, minha família tinha um galinheiro no quintal de casa, em Itanhandu, no interior de Minas Gerais. A vida não era fácil, e meu pai vendeu adubo feito com os dejetos das galinhas para comprar meu enxoval. Comecei a trabalhar ainda menino. Fui engraxate, lavador de carros e office boy. Aos 17 anos, abri meu primeiro negócio, uma loja de máquinas agrícolas. Eu era muito inexperiente, e em menos de dois anos a empresa estava quebrada. 
Foi quando as galinhas voltaram a cruzar o meu caminho. Um amigo tinha uma granja de 30 000 aves em Itamonte, cidade vizinha a Itanhandu. Ele sofreu um enfarte e decidiu parar de trabalhar. Por isso, me ofereceu o negócio. Fiquei interessado, mas fui franco — disse que estava quebrado e sem dinheiro para comprar a granja.
Ele não viu nenhum problema nisso. Eu podia comprar só as galinhas e pagar um aluguel pelos galpões, que continuariam pertencendo a ele. Vendi um caminhão velho e um Fiat Uno para levantar uma quantia hoje equivalente a 50 000 reais. Dei o dinheiro como entrada e assumi a granja.
A granja tinha uma clientela pequena, mas fiel. Eram feirantes, donos de padarias e de pequenos restaurantes. Para sobrar algum dinheiro no final do mês, eu fazia tudo. Tirava os pedidos, comprava a ração para as galinhas e entregava os ovos de caminhão. Nos primeiros dois anos, trabalhei muito e descansei pouco. Minha mulher, a Rogéria, me dava um bocado de apoio. Ela é fisioterapeuta, mas ajudava na granja nas horas de folga. Na época, a produção era pequena. Demorava meia semana para encher um caminhãozinho de ovos.

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