terça-feira, 17 de abril de 2012

Repsol: expropriação é forma de disfarçar crise na Argentina

Repsol: expropriação é forma de disfarçar crise na Argentina
MADRI, 17 Abr 2012 (AFP) -O governo de Cristina Kirchner decidiu expropriar 51% da YPF, filial argentina do grupo espanhol Repsol, para "tapar a crise social e econômica que o paíse enfrenta, afirmou o presidente da empresa, o espanhol Antonio Brufau.

"A expropriação é apenas uma forma de tapar a crise social e econômica que a Argentina está enfrentando", insistiu Brufau em uma entrevista coletiva em Madri.
 
"Ao levantar a bandeira da expropriação e buscar um responsável na YPF esconde a realidade", completou.
 
Brufau disse que as autoridades argentinas entraram nas instalações da Repsol YPF "sob o amparo de uma lei de Videla", em uma referência ao ex-ditador Jorge Videla.
 
"Esta atuação não é própria de um país moderno. O povo deste país merece outra coisa".
 
A Repsol pedirá em uma arbitragem internacional uma compensação de mais de 10 bilhões de dólares.
"Estes atos não ficarão impunes", disse Brufau.
 
A empresa espanhola calculou sua participação de 57,4% na YPF em US$ 10 bilhões.
 
Brufau disse ainda que a campanha contra a empresa nas últimas semanas na Argentina foi "calculadamente planejada para provocar a queda da ação da YPF e facilitar a expropriação" com preço reduzido.
 
"É ilegítimo e injustificável".

O governo argentino acusou a empresa de não cumprir os compromissos de investimentos no país. Kirchner enviou na segunda-feira ao Congresso um projeto de lei para declarar 51% da YPF de utilidade pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...