quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mantega descarta mudanças na poupança com Selic a 9%

Mantega descarta mudanças na poupança com Selic a 9%

De acordo com ministro da Fazenda, enquanto taxa de juros estiver nesse patamar, governo não pensa em alterar a poupança

Valor Online
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse há pouco que, com uma taxa básica de juros de 9% ao ano, ele não vê necessidade de rever agora a regra de remuneração da caderneta de poupança. "Com os juros básicos de 9%, não há a necessidade de mudar a regra da poupança", disse Mantega, que está em Washington para participar da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

Para muitos economistas, a regra atual de remuneração da poupança, baseado na taxa referencial (TR) mais 0,5% ao mês, pode ser um obstáculo à queda adicional dos juros. Um dos receios é que haja uma migração em massa de recursos dos fundos de investimentos para a caderneta de poupança.

Ontem, o Banco Central reduziu a taxa básica de juros de 9,75% para 9% ao ano e indicou que poderá haver mais cortes daqui por diante. Mantega evitou indicar qual seria o nível mínimo de juros básicos que exigiria mudanças nas regras da remuneração da poupança.

Ele lembrou que há outras variáveis de ajuste em jogo, como a taxa de administração cobrada pela indústria de fundos de investimentos. Mantega evitou comentar a decisão do BC, mas se disse satisfeito com o corte de juros anunciados pelos bancos. "Estamos no bom caminho", disse o ministro, que vem cobrando dos bancos privados a redução dos "spreads" cobrados nos empréstimos bancários. (Alex Ribeiro | Washington)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...