domingo, 15 de abril de 2012

Cúpula das Américas termina com pedido de aliança entre EUA e América Latina

Cúpula das Américas termina com pedido de aliança entre EUA e América Latina

Presidente colombiano propôs parceria no G20 e em outros fóruns para criar ambiente de "confiança com impacto muito positivo"

EFE
Foto: ASSOCIATED PRESS/APAmpliar
Presidenta Dilma ao lado do premiê canadense, Stephen Harper

A 1ª Cúpula Empresarial das Américas terminou neste sábado em Cartagena, na Colômbia, após dois dias de debates nos quais ficou claro a força da América Latina para atrair investimentos e o desejo dos Estados Unidos de não perderem terreno na região. Cerca de 700 empresários do continente participaram do fórum.

A reunião foi encerrada oficialmente com uma conversa entre a presidenta Dilma Rousseff e os líderes dos EUA, Barack Obama, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, pouco antes do início da 6ª Cúpula das Américas. Diversos líderes discursaram no fórum, como o presidente do México, Felipe Calderón; do Chile, Sebastián Piñera; da Guatemala, Otto Pérez Molina; da Costa Rica, Laura Chinchila; de El Salvador, Mauricio Funes; e do Peru, Ollanta Humala.

O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, também participou da cúpula empresarial, assim como diretores de algumas das empresas mais poderosas do mundo. O colombiano Santos propôs a Obama e Dilma uma aliança entre os países latino-americanos e os Estados Unidos no G20 e outros fóruns, o que criaria um ambiente de "confiança com um impacto muito positivo".

Para o líder colombiano, políticas econômicas pouco responsáveis e os sistemas políticos latino-americanos foram obstáculos para alianças com os Estados Unidos, mas hoje em dia a região já "avançou nestas duas frentes". Além disso, Santos conclamou os países latino-americanos a "deixarem para trás o estereótipo de que os yankees são os imperialistas" e os americanos a deixarem de pensar que os países da América Latina "estão cheios de problemas".

"Somos parceiros trabalhando por objetivos comuns e essa atitude é uma tremenda diferença pois abre caminhos para se conseguir os objetivos", afirmou. Dilma falou da necessidade de alianças entre América Latina e os EUA, mas ressaltou que elas devem ser feitas "entre iguais". Ela reconheceu, no entanto, "a importância da economia dos Estados Unidos", que, de acordo com a presidenta, segue desempenhando um papel muito importante na América Latina e da qual destacou sua "imensa flexibilidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...