quinta-feira, 19 de abril de 2012

Banco britânico lança mini cartão de crédito e débito acoplado no celular

Banco britânico lança mini cartão de crédito e débito acoplado no celular

Tecnologia permite que os usuários paguem despesas de até R$ 45 sem precisar entrar com nenhuma senha

BBC Brasil             

Um banco britânico lançou um "mini cartão de crédito e débito", que é acoplado ao telefone celular dos seus clientes, e usado para pagamentos imediatos de contas.

A tecnologia permite que os usuários paguem despesas de até 15 libras (cerca de R$ 45) sem precisar entrar com nenhuma senha. Basta passar o cartão próximo a uma máquina de pagamentos, sem nem encostar no equipamento. Por isso, o sistema é chamado "wave-and-pay" ("acene-e-pague", em português).

A tecnologia é semelhante à utilizada no Japão, que já adota o sistema desde 2004. O banco espera que o sistema repita na Grã-Bretanha o sucesso obtido no país asiático.

Por ora, poucos clientes do Barclaycard têm acesso ao "wave-and-pay" do banco, batizado de Barclaycard PayTag, mas o plano do banco é que milhões de pessoas adotem o sistema até o final do ano.

O mini cartão de crédito é mais parecido com um chip, e tem um terço das dimensões de um cartão de crédito normal. O cartão foi feito para ser encaixado em aparelhos celulares, mas pode também ser usado na carteira ou até mesmo em um anel.

Por ora, apenas alguns estabelecimentos selecionados - entre farmácias, supermercados e cafés - aceitam receber o pagamento pelo PayTag. O sucesso deste período de testes é importante para o banco, para que o sistema possa ser ampliado para outros estabelecimentos de comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...