quarta-feira, 18 de abril de 2012

Primeira mulher a presidir o TSE

Primeira mulher a presidir o TSE, Cármen Lúcia toma posse em cerimônia com Dilma


Mineira assumiu no lugar do ministro Lewandowski e conduzirá os trabalhos até novembro de 2013



Primeira mulher a presidir o TSE, Cármen Lúcia toma posse em cerimônia com Dilma  Roberto Stuckert Filho/Presidência da República
Dilma participou de cerimônia de posse de Cármen (presidente) e Marco Aurélio (vice) no TSE Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência da República

Primeira mulher a presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha tomou posse no cargo a na noite desta quarta-feira, no plenário da Corte, em Brasília. A cerimônia contou com a presenta da presidente Dilma Rousseff.

A mineira de Montes Claros assumiu a Presidência do Tribunal no lugar do ministro Ricardo Lewandowski e conduzirá os trabalhos da Corte até novembro de 2013. Após a execução do Hino Nacional, Lewandowski empossou oficialmente Cármen. Em seguida, a ministra, que é a atual vice-presidente da Corte, passou o cargo para o ministro Marco Aurélio.

Primeira mulher no TSE
Cármen é a primeira mulher a presidir o TSE em 67 anos de história da Corte. Eleita pelo Plenário do TSE durante a sessão administrativa de terça-feira, ela agradeceu a confiança dos colegas e se comprometeu a cumprir o cargo com "honestidade e absoluta dedicação".

A ministra lembrou que, há 80 anos, o Brasil passou a permitir o voto feminino, quando, no dia 24 de fevereiro de 1932, pela primeira vez, a mulher teve direito ao voto.

— Nós tínhamos uma população de 40 milhões de habitantes e tivemos, em 1934, quando a mulher votou pela primeira vez, 1,5 milhão de votos. Oitenta anos depois, somos quase 52% dos eleitores brasileiros, a despeito de os cargos de representação serem muito poucos exercidos por mulheres — destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...