Copom baixa juros em meio a esforços do governo para diminuir custo de crédito
"Casa da Moeda | Foto: Abr"

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu nesta quarta-feira a taxa básica de juros, a Selic, em 0,75 ponto percentual, levando-a de 9,75% a 9% ao ano, de acordo com as expectativas do mercado.

A redução, que já havia sido sinalizada pelo Comitê em sua reunião anterior, chega em meio a esforços do governo para diminuir o custo do crédito no país.

A menor taxa histórica da Selic foi de 8,75% ao ano, de julho de 2009 até o final de abril de 2010, quando foi elevada para 9,5% ao ano.

Além da expansão do crédito a taxas menores, como, por exemplo, no financiamento de automóveis, as manobras do Banco Central têm como objetivo controlar a inflação, cuja meta é de 4,5% para 2012. A meta é medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Entre as atribuições do BC estão os esforços para que a inflação anual fique dentro da meta, dispondo para isso das oscilações na Selic e de outros instrumentos.

O Copom diminui a Selic quando julga que a inflação está sob controle e deseja estimular a atividade econômica.

Quando o Comitê avalia que a economia está muito aquecida, com alta dos preços, a taxa é elevada para incentivar a poupança, desestimular o consumo e manter sob controle a inflação.