quarta-feira, 18 de abril de 2012

Geração de energia reduz drasticamente no Estado

Geração de energia reduz drasticamente no Estado


Reservatórios de usinas do sul do país estão com apenas 30,3% de sua capacidade. Índice é o menor dos últimos 12 anos



A seca que atinge o Estado e também Santa Catarina reduziu a 30,3% a capacidade dos reservatórios de usinas hidrelétricas do sul do país. O índice é o menor em, pelo menos, 12 anos.

Para manter o abastecimento de energia elétrica normalizado, o Operador Nacional do sistema (ONS) está utilizando energia produzida em outras usinas do país, situadas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

A situação mais grave é a da Usina Elétrica Machadinho, na divisa entre Maximiliano de Almeida (RS) e Piratuba (SC). A hidrelétrica está com apenas 7% de volume útil de água em seu reservatório. Desde o dia 5, a produção de energia está paralisada e não há previsão do retorno.

As usinas de Itá, na divisa entre Aratiba (RS) e Itá (SC), e Passo Fundo, em Entre Rios do Sul, no norte do Estado, também estão com o nível dos reservatórios baixos.

- Em Itá, estamos com apenas 12% do nosso volume útil. Se não houver normalização da chuva e recuperação do nível, também há risco de parada - explica Elinton Chiaradia, responsável pelo gerenciamento das três usinas.

A Usina Foz do Chapecó, que já sofreu com outras paradas, ficou três dias sem gerar energia na última semana e oscila a produção de acordo com o volume de água.

Responsável por gerar 34,5% da energia produzida no Rio Grande do Sul, a CEEE também sofre. Atualmente a companhia opera com 64% de sua garantia física. O reservatório do Passo Real, no leito do Rio Jacuí, que regula a operação em três hidrelétricas do grupo, está 10,4 metros abaixo do nível normal.

A operação das hidrelétricas é regulada pelo ONS, que administra o Sistema Interligado Nacional, responsável por controlar a geração de energia no país e também o envio entre os Estados. Como a produção nas demais regiões está normalizada, o Rio Grande do Sul não corre risco de desabastecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...