quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Raiva pode causar males cardíacos

Pesquisa revela que raiva pode causar males cardíacos

Estudo mostra que pessoas com mais dificuldade de controlar temperamento são também as que mais sofrem com a saúde

Itamar Melo  |  itamar.melo@zerohora.com.br Uma pesquisa realizada no Instituto do Coração, em Porto Alegre, lança um alerta aos esquentadinhos: irritar-se pode fazer muito mal à saúde.

Ao revelar uma correlação expressiva entre a dificuldade de controlar a raiva e o desenvolvimento de doenças cardíacas, o trabalho traz indícios de que mudar o comportamento diante dos revezes e das frustrações de cada dia pode prevenir infartos e outros males do coração.

O estudo foi conduzido pela psicóloga Márcia Moura Schmidt, que avaliou a expressão de raiva em 523 pacientes com suspeita de problemas cardiovasculares.

Ao analisar os resultados, ela descobriu que aquelas pessoas com dificuldades para exercer controle sobre a emoção eram justamente as que apresentavam maior comprometimento coronário. Ou seja, enfurecer-se é comportamento de risco.

A pesquisadora planeja agora investigar se a oferta de técnicas de gerenciamento do estresse aos pacientes em risco pode melhorar seu prognóstico. Mas não são apenas os que já sofrem de males cardíacos que teriam a ganhar.

Segundo Márcia, adotar no dia a dia práticas esportivas, de relaxamento e de autocontrole capazes de reduzir o estresse pode ter como efeito blindar o coração contra muitos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...