quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Grupo preso com meia tonelada de maconha

Grupo preso com meia tonelada de maconha teria ligação com facção criminosa da Região Metropolitana

Conforme a Inteligência do Centro de Policiamento Metropolitano, as cinco pessoas manteriam contato com a organização "Os Manos"

Grupo preso com meia tonelada de maconha teria ligação com facção criminosa da Região Metropolitana Comando de Policiamento Metropolitano da Brigada Militar/Divulgação
Grande quantidade de maconha foi recolhida no km 297 da rodovia Soledade-Lajeado (BR-386) Foto: Comando de Policiamento Metropolitano da Brigada Militar / Divulgação
 
As cinco pessoas presas na operação em conjunto da Brigada Militar (BM) com o Ministério Público Estadual (MPE), que resultou na apreensão de cerca de meia tonelada de maconha no Vale do Taquari, teriam ligação com a facção criminosa da Região Metropolitana "Os Manos", conforme a Inteligência do Centro de Policiamento Metropolitano (CPM).

Os quatro homens e uma mulher — todos eles gaúchos — manteriam algum tipo de relacionamento com a organização, a qual atua dentro e fora de presídios, ligada a homicídios, tráfico de drogas e armas na região.

Segundo o chefe do Setor de Inteligência do CPM, major Adriano Klafke, o monitoramento de movimentações de droga entre os Estados da Região Sul vinha sendo feito há meses, com foco na repressão.

Em função desse trabalho foi possível acompanhar e planejar a melhor forma de abordagem aos dois automóveis que se deslocavam desde o Mato Grosso do Sul, passando por Paraná e Santa Catarina, até chegar a Canoas, onde os entorpecentes deveriam ser redistribuídos.

— O flagrante foi planejado em Pouso Novo, na BR-386, por várias razões. Entre elas, queríamos um local em que uma possibilidade de fuga pudesse ser evitada e, em consequência disso, causasse algum acidente de trânsito — explica Klafke.

O major conta ainda que a abordagem deveria rechaçar qualquer tipo de confronto entre a polícia e os suspeitos, o que poderia causar a exposição eventual de civis. Outra questão estratégica da Inteligência foi identificar se havia a composição de um comboio ainda maior de automóveis seguindo para a Região Metropolitana.

— Identificamos que havia somente os dois carros. Mas, segundo os próprios presos, um outro veículo, com pane mecânica, tinha ficado no Paraná com quantidade equivalente de drogas. Avisamos também a Polícia Rodoviária Federal e foi possível localizar esse automóvel — diz Klafke, o qual acredita que apenas uma parcela da maconha que estava no Paraná pôde ser apreendida.

A operação, chefiada pelo comandante de policiamento metropolitano, coronel Silanus Mello, teve a participação do Batalhão de Operações Especiais (BOE) para garantir a segurança dos envolvidos durante a abordagem. Para Klafke, o planejamento prévio foi crucial para que o grupo sequer reagisse:

— Quando é planejada, a abordagem não permite qualquer tipo de reação.

O material foi encaminhado pela Polícia Civil ao Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), em Porto Alegre. A droga está avaliada em R$ 250 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...