Por Leila Coimbra
RIO DE JANEIRO (Reuters) - As importações de gasolina pela Petrobras atingiram o volume recorde de 70 mil barris diários em dezembro, afirmou à Reuters nesta quinta-feira o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa.

"Neste ano houve crescimento de 19 por cento no consumo de gasolina em função do aumento da frota de carros, da redução da mistura de etanol na gasolina de 25 por cento para 20 por cento e também por conta da quebra da safra de cana que deixou os preços do etanol desvantajosos em relação aos outros combustíveis", disse Costa.

O diretor da Petrobras estima que em 2012 este cenário de alta do consumo de gasolina se mantenha. As expectativas da empresa são de um aumento de 21 por cento na demanda, na comparação com este ano.
"O consumo subiu 19 por cento em 2011 e sobre este valor ainda teremos um incremento de 21 por cento no próximo ano".

Segundo Costa, esse pico de importação de 70 mil barris diários para abastecer a demanda interna deverá arrefecer a partir de março do próximo ano.

"O auge do consumo de gasolina costuma ser nas férias de verão, onde as pessoas costumam viajar de carro. Depois essa demanda cai e a de diesel aumenta, em função do início da colheita das safras agrícolas", disse.

A média de importação de gasolina em 2012 está estimada em 55 mil barris diários. Neste ano, a média até novembro ficou em 45 mil barris por dia, segundo o executivo.

Esse volume é cinco vezes maior que a média do ano passado, de apenas 9 mil barris por dia importados.
Um outro agravante para 2012, segundo o diretor da Petrobras, é o limite da capacidade de refino da estatal, que atingiu 91 por cento de fator de utilização, um dos maiores do mundo.

"Aumentamos neste ano a capacidade da Revap ( Refinaria Henrique Lage, em São Paulo) e da Replan (Refinaria de Paulinia, também em SP). Mas não há mais como fazer novas ampliações nas plantas já existentes e a próxima refinaria, a Abreu e Lima (PE), começará a produzir em 2013 e apenas diesel, não gasolina".