terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Gisele faz Pantene crescer 10 vezes no Brasil

Gisele faz Pantene crescer 10 vezes no Brasil

Garota-propaganda da marca desde 2007, modelo é um dos destaques do portfolio de celebridades da P&G

Gisele Bündchen
Gisele Bündchen: modelo levou Pantene à vice-liderança em São Paulo e à liderança no Rio

São Paulo - Desde que se tornou embaixadora da marca de xampus e condicionadores Pantene, em 2007, a top model Gisele Bündchen multiplicou por dez a participação da linha no mercado brasileiro, segundo a Procter & Gamble.
 
Dona de 250 marcas no mundo, 25 delas vendidas no Brasil, a companhia fez em 2010 o maior investimento dos últimos 10 anos no país, lançando quatro novas marcas - Naturella, Olay, Febreze e Head&Shoulders - naquele ano e investindo desde então na associação de seus produtos e na marca corporativa com as principais celebridades brasileiras. Veja o que o Rodrigo Finotti, diretor de marketing da P&G Brasil, tem a dizer sobre a estratégia da empresa para ganhar terreno.

EXAME.com - Como foi o desempenho da P&G no mercado desde o megainvestimento do ano passado?
Rodrigo Finotti - Perto de completar um quarto de século no Brasil, a P&G fez grandes avanços para entender o que é mais relevante para os brasileiros. Hoje atingimos mais de 70% do mercado brasileiro, expandindo sete vezes em apenas uma década e apresentando um crescimento de dois dígitos em 2010.

EXAME.com – Por que concentrar as ações de marketing no fortalecimento da marca corporativa entrou na estratégia no Brasil?
Finotti – Porque fazendo isso mostramos ao consumidor as marcas que existem nessa grande família, e isso também nos ajuda ao trazer novas marcas para o país. Em 2010, lançamos a campanha multimarcas “Provou Gostou Avião do Faustão”, que impactou mais de 140 milhões de pessoas. Além de ampliar a consciência do brasileiro sobre tudo o que a P&G tem a oferecer, isso também contribuiu para que a empresa fosse reconhecida como anunciante do ano em 2010. Atualmente está no ar a terceira edição da campanha.

EXAME.com - A estratégia da P&G para todas as suas marcas passam por associá-las à imagem de celebridades. Qual o resultado disso? 
Finotti - Essa é uma estratégia importante para o crescimento da companhia e de suas marcas do Brasil. Temos o case de Pantene e a modelo Gisele Bündchen, que é garota-propaganda da marca desde 2007. A modelo é reconhecida como um ícone de beleza. Desde que foi contratada, a participação de mercado da Pantene cresceu 10 vezes. Pantene tem hoje 9% de market share no segmento de Hair Care (dados Nielsen), é a segunda marca de xampus e condicionadores no Brasil, e a primeira no Rio de Janeiro. Já Gillette, representada por Luciano Huck, é considerada a principal marca de barbear, com mais de 75% do mercado de lâminas e aparelhos de barbear.

EXAME.com – Como vocês identificaram que o uso de celebridades era o caminho?
Finotti - Em janeiro 2010, fizemos uma pesquisa com a Ipsos chamada Estudo Influencer Mapping Study, que avaliou os mercados do Brasil, México e Argentina e a importância das celebridades nesses países. A pesquisa avalou os top 10 endorses no mercado, e o Brasil é o país que possui o maior número de celebridades.  Entre os 10 top endorsers, no Brasil, sete são celebridades. No México e na Argentina, só dois são. Identificamos que o Brasil é o país mais influenciado por elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...