SÃO PAULO - A demanda doméstica continuará a ser o principal fator de crescimento econômico brasileiro no próximo ano, situando-se no patamar de 5,6% do PIB (Produto Interno Bruto), ante 4,7% previsto para este ano, apontou a nova edição do boletim "Economia Brasileira em Perspectiva", divulgada nesta sexta-feira (9) pelo Ministério da Fazenda. Ainda segundo os dados da pesquisa, os investimentos em infraestrutura no Brasil deverão crescer substancialmente entre 2011 e 2014.

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) prevê crescimento de 54% em investimentos nos segmentos essenciais de infraestrutura, como energia elétrica, no período destacado anteriormente. Além desses, os investimentos nos setores de Petróleo & Gás e Químico também deverão crescer de forma considerável, cerca de 60%, nos próximos três anos.

A expansão da economia no próximo ano será capitaneada pelo investimento, que, na avaliação da SPE (Secretaria de Política Econômica), que edita o boletim, crescerá mais do que o consumo das famílias em 2012. Esse quadro contribuirá para a expansão sustentada da capacidade produtiva do País.